Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

serra gaúcha

Variedades

Família Fioreze lança curadoria imobiliária na Serra Gaúcha

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Família Fioreze, conhecida pela atuação no setor hoteleiro em Gramado, lançou uma nova vertical de negócios voltada à curadoria imobiliária na Serra Gaúcha. A iniciativa surge a partir da relação construída ao longo de décadas com hóspedes que visitam a região e demonstram interesse em morar ou investir em cidades como Gramado e Canela. A proposta busca unir atendimento consultivo, conhecimento da região e experiência em hospitalidade para atender famílias, investidores, aposentados e profissionais que trabalham remotamente.

Segundo o gerente comercial Matheus Fiorezze, a ideia começou a partir das conversas mantidas com clientes das unidades hoteleiras da família. “Foi da relação construída ao longo de décadas com os nossos hóspedes que nasceu esta curadoria imobiliária. Aos poucos, as orientações que prestamos em conversas espontâneas deixaram de ser exceção e percebemos que estávamos participando de algo muito mais profundo do que uma experiência de hospedagem. Estávamos acompanhando pessoas no início de uma mudança de vida”, afirmou Fiorezze.

Perfil dos clientes

De acordo com o gerente comercial, a procura envolve diferentes perfis de consumidores interessados na região. Entre eles estão famílias em busca de qualidade de vida, investidores atentos ao crescimento urbano da Serra Gaúcha, aposentados e profissionais que atuam em home office e desejam trocar grandes centros urbanos por cidades menores.

Fiorezze também afirma que houve aumento na procura de pessoas de outros estados, principalmente da região sudeste e de Santa Catarina. Segundo o empresário, turistas argentinos e uruguaios que já frequentam a Serra Gaúcha também passaram a demonstrar interesse em adquirir imóveis na região.

Atendimento consultivo

A nova operação atuará com foco em atendimento próximo e análise personalizada do perfil de cada cliente antes da apresentação dos imóveis. “Primeiro entendendo as histórias, as rotinas, os sonhos e as expectativas antes mesmo de apresentar um imóvel. Nosso objetivo não é apenas intermediar negócios, mas ajudar pessoas a encontrarem um lugar onde se imaginam viver de verdade, construir raízes e novas memórias”, enfatizou o gerente comercial.

Segundo Fiorezze, fatores ligados à rotina e à experiência cotidiana também serão considerados durante o processo de orientação. Entre os aspectos analisados estão incidência solar, sensação térmica, perfil dos bairros e dinâmica das cidades da Serra Gaúcha. “Questões que muitas vezes passam despercebidas por quem vem de fora da Serra Gaúcha acabam sendo consideradas essenciais durante a orientação ao cliente”, pontuou o empresário.

Atuação na região

A curadoria imobiliária terá atuação principal em Gramado e Canela, além de acompanhar cidades próximas que apresentam crescimento urbano e potencial de desenvolvimento. O portfólio reunirá imóveis próprios da Família Fioreze e empreendimentos de terceiros, conforme o perfil dos clientes e oportunidades de investimento.

Segundo a empresa, a seleção dos empreendimentos considera critérios de credibilidade e qualidade. O portfólio inclui apartamentos, casas, imóveis de alto padrão, áreas de terra e opções voltadas à geração de renda e valorização patrimonial.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 104 Visualizações
Gastronomia

Chef pâtissier Jean Michelon passa a atuar em Gramado

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

O chef pâtissier Jean Michelon passou a atuar em Gramado com foco em eventos privados, desenvolvimento de sobremesas para o setor de hospitalidade e consultoria em confeitaria. O profissional, que possui trajetória em hotéis e restaurantes internacionais, também ampliará o atendimento no Vale dos Vinhedos e em Porto Alegre. A movimentação acompanha o crescimento da demanda por serviços gastronômicos personalizados em segmentos ligados ao turismo e à hotelaria de alto padrão na Serra Gaúcha.

O trabalho do renomado confeiteiro conta com criação de sobremesas autorais, curadoria para eventos, desenvolvimento de cardápios e consultoria técnica para empreendimentos gastronômicos.

Quem é Jean Michelon

Natural de São Marcos, Jean Michelon iniciou a carreira fora da gastronomia e posteriormente migrou para a confeitaria após realizar formação técnica na Suíça.

No exterior, atuou na confeitaria Demel, em Viena, e integrou equipes de operações como o Opryland Gaylord, nos Estados Unidos. Em Londres, trabalhou no The Savoy e no restaurante Isabel, com atividades ligadas à padronização de processos e controle de qualidade.

Atuação na Serra Gaúcha

Radicado na Serra Gaúcha, o chef passa a direcionar os serviços ao mercado de eventos e hospitalidade. Entre as áreas de atuação estão a execução de sobremesas autorais para eventos exclusivos, serviços de chef pâtissier sob demanda, curadoria de mesas de doces contemporâneas e consultoria em confeitaria.

O portfólio também inclui desenvolvimento de sobremesas para hotéis e restaurantes, degustações técnicas guiadas, criação de doces finos em edições limitadas, treinamentos, workshops e participação em eventos gastronômicos.

A proposta gastronômica prioriza combinações entre textura, temperatura e acidez, com destaque para o uso de frutas nas composições.

Turismo impulsiona demanda gastronômica

A chegada do profissional ocorre em um período de expansão do turismo em Gramado e na Serra Gaúcha, regiões que mantêm fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Cidades

Observatório aponta mais de 300 mil visitantes em Gramado durante Páscoa e Tiradentes

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Observatório do Turismo de Gramado registrou mais de 300 mil visitantes em Gramado durante os feriados de Páscoa e Tiradentes de 2026. Os dados, elaborados com base em informações da Claro Geodata, apontam intensa movimentação turística no município ao longo de abril, com destaque para turistas brasileiros e visitantes internacionais vindos principalmente da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Segundo o levantamento, os dois períodos movimentaram a cadeia turística local, ampliando o número de visitantes, pernoites e a permanência média dos turistas na cidade.

Páscoa reuniu 147 mil visitantes

Durante o feriado de Páscoa, Gramado recebeu cerca de 147 mil visitantes únicos. O levantamento identificou 6.940 turistas internacionais no período analisado, principalmente da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Entre os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul liderou o fluxo de visitantes, seguido por Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O sábado, 4 de abril, foi o dia de maior movimentação, com registro de 104.031 visitantes. Os dados apontam ainda que o fluxo começou a crescer já na quinta-feira, indicando antecipação na chegada dos turistas ao município.

O estudo também identificou 88.832 turistas com pernoite entre quinta-feira e domingo, totalizando mais de 231 mil pernoites e média de permanência de 2,61 noites.

Tiradentes teve mais de 158 mil visitantes

No feriado de Tiradentes, realizado entre 16 e 21 de abril, Gramado contabilizou 158.147 visitantes únicos.

Entre os turistas interestaduais, São Paulo liderou o fluxo, seguido por Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. No mercado internacional, a Argentina apareceu novamente como principal origem dos visitantes estrangeiros, seguida por Uruguai e Paraguai.

O domingo, 19 de abril, registrou o maior fluxo do período, com 100.650 visitantes. O levantamento também apontou 97.501 turistas com pernoite, totalizando 281.038 pernoites e média de permanência de 2,88 noites.

Movimentação mais equilibrada

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, afirmou que a distribuição dos feriados ao longo do mês contribuiu para uma movimentação mais equilibrada no calendário turístico. “Diferentemente de 2025, quando a coincidência entre a Páscoa e Tiradentes concentrou um volume muito elevado de visitantes em um único grande feriadão, neste ano observamos uma distribuição mais equilibrada do fluxo ao longo de abril. Tanto a Páscoa quanto o feriado de Tiradentes apresentaram movimentação relevante, contribuindo para uma circulação turística mais distribuída ao longo do mês, com reflexos positivos na permanência dos visitantes e na ocupação do destino”, observou o titular da pasta.

Impacto econômico

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), destacou o impacto econômico dos períodos festivos para o município. “Nós preparamos a nossa cidade com muito carinho para receber os visitantes nesses feriados e o resultado foi ótimo. Datas como estas aquecem a nossa economia e movimentam o comércio”, afirmou o chefe do executivo gramadense.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 75 Visualizações
Cidades

Ninho das Águias é aberto para realização de eventos em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis regulamentou o uso do Ninho das Águias para a realização de eventos particulares. O decreto foi publicado na sexta-feira (15) e permite que produtoras e empresas promovam atividades culturais, gastronômicas e de entretenimento no local. A medida foi anunciada pela administração municipal como forma de ampliar o uso turístico do espaço e atrair novos negócios ligados ao setor de eventos e experiências ao ar livre.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a iniciativa acompanha a demanda crescente por experiências turísticas em ambientes naturais e com identidade local. Com a regulamentação, o Ninho das Águias poderá receber festivais gastronômicos, encontros de vinhos e espumantes, apresentações musicais e projetos culturais.

Uso do espaço

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), afirmou que a proposta busca ampliar a movimentação econômica e turística do município. “O Ninho das Águias sempre foi um símbolo da nossa cidade. Agora, damos um passo importante ao permitir que ele também seja palco de grandes experiências, gerando movimento econômico e projetando ainda mais Nova Petrópolis no cenário turístico”, comentou o chefe do executivo nova-petropolitano.

O vice-prefeito Alexandre da Silva destacou a relação entre o potencial natural do local e o desenvolvimento do turismo. “Estamos criando oportunidades para atrair novos negócios e fortalecer o turismo de forma inteligente, valorizando um espaço que é único e que agora se projeta ainda mais”, afirmou Silva.

Experiências turísticas

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali, ressaltou que a regulamentação amplia as possibilidades de utilização do espaço para eventos ligados à natureza e à cultura. “Estamos abrindo uma vitrine extraordinária. O Ninho das Águias é um dos cenários mais impactantes do estado e agora passa a ser também um espaço para experiências únicas. Queremos atrair eventos que tenham identidade, que dialoguem com a natureza e que gerem conexão com as pessoas”, expressou o titular da pasta.

Como solicitar o espaço

De acordo com a Prefeitura de Nova Petrópolis, empresas interessadas em realizar eventos no Ninho das Águias devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com antecedência mínima de 30 dias. O contato pode ser feito pelo telefone (54) 3281-8403.

As regras para utilização do espaço estão previstas no Decreto Municipal 069/2026, disponível no Diário Oficial do Município de Nova Petrópolis.

Foto: Marcelo Farinha/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 116 Visualizações
Moda e beleza

Tricofest recebe mais de 21 mil visitantes no segundo fim de semana em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Tricofest recebeu mais de 21 mil visitantes no segundo fim de semana de programação em Nova Petrópolis, entre os dias 15, 16 e 17 de maio, no Centro de Eventos do município. Consumidores, expositores e turistas foram ao evento em busca de lançamentos e tendências em malhas tricot. Impulsionada pelo clima de outono e pela divulgação dos primeiros dias da feira, a programação conta com mais de 70 expositores, praça de alimentação, espaço kids e atrações culturais.

Os visitantes encontraram opções de vestuário e acessórios voltados para a temporada de inverno, além de novidades apresentadas pelas malharias participantes. A programação segue até 21 de junho, sempre nos finais de semana.

Busca por tendências

A enfermeira Josiane Santos Rosa, de Caxias do Sul, esteve presente em mais uma edição da Tricofest. Frequentadora do evento há vários anos, ela afirmou que costuma pesquisar tendências de inverno antes de visitar a feira. “Eu vejo as revistas antes de vir para cá e sempre encontro as malhas que eu quero”, afirmou a visitante.

Turismo de compras

As amigas Carlota Vieira e Solange Salame, de Porto Alegre, participaram do evento por meio de uma excursão que também incluiu visitas a cidades da Rota Romântica. O passeio foi encerrado na tarde de domingo na Tricofest. “Eu já vim pensando nas malhas que queria comprar, especialmente um vestido”, comentou Solange. Carlota contou que não havia planejado as compras, mas decidiu adquirir uma blusa após ser atraída pelas cores da peça.

Programação continua

A programação da Tricofest terá continuidade nos dias 22, 23 e 24 de maio. Entre as atrações previstas estão os desfiles de tendências no Espaço Malha da Tricofest, programados para o domingo, às 14h e às 16h.

O evento ocorre no Centro de Eventos de Nova Petrópolis até 21 de junho, com funcionamento das 10h às 19h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

A Tricofest é realizada pela Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e patrocínio de Ave Serra, Sicredi, Banrisul e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: Tricofest – Nova Petrópolis
  • Quando: até 21 de junho, de sextas-feiras a domingos, além do feriado de Corpus Christi, em 4 de junho, das 10h às 19h
  • Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis
  • Quanto: entrada e estacionamento gratuitos
Foto: Marcelo Farinha/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 113 Visualizações
Variedades

Técnico da Snowland Academy participará de programa internacional nos Estados Unidos

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

O técnico da Arts and Sports Snowland Academy, Eduardo Garcia, foi selecionado para participar do Impact Summit 2026, evento promovido pela U.S. Figure Skating que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de maio, no Colorado, nos Estados Unidos. Considerado um dos principais encontros internacionais voltados à educação, liderança e desenvolvimento da patinação artística no gelo, o programa reunirá treinadores, atletas, árbitros, dirigentes, gestores de rinques, líderes de clubes, pais e voluntários. A participação do profissional brasileiro ocorre em razão do trabalho desenvolvido na formação de atletas e no fortalecimento da modalidade no Brasil e na América Latina.

O encontro será realizado na chamada “Olympic City USA” e contará com trilhas específicas para diferentes perfis de participantes. A programação inclui conteúdos sobre técnicas de saltos e piruetas, componentes de programa, desenvolvimento de atletas em longo prazo, atualização de regras, governança, gestão de clubes e práticas voltadas à segurança e ao bem-estar dos atletas.

Quem é Eduardo Garcia

Garcia iniciou sua trajetória na patinação artística como atleta e conquistou o título de campeão brasileiro em 1984. Posteriormente, atuou durante quase 30 anos como patinador profissional em produções internacionais, entre elas Holiday On Ice e Disney On Ice, onde também ocupou a função de diretor de Performance.

Desde 2017, Garcia atua integralmente como treinador da Arts and Sports Snowland Academy, projeto apoiado pela Gramado Parks. Além do treinamento de atletas, ele também é responsável pela supervisão dos espetáculos Snowland On Ice.

Sob sua orientação, atletas da academia conquistaram 43 títulos em competições nacionais e internacionais, incluindo campeonatos brasileiros, sul-americanos e latino-americanos. Os patinadores também participaram de competições como o ISU Junior Grand Prix e os Winter World University Games.

Reconhecimento internacional

Membro da Professional Skaters Association (PSA), Eduardo Garcia recebeu em 2023 o reconhecimento de “Melhor Técnico da América Latina”, concedido pela União Internacional de Patinação (ISU) durante um seminário internacional realizado no Brasil.

A diretora artística da Gramado Parks, Cris Garcia, afirmou que a participação do treinador no evento internacional representa um avanço para a modalidade no país. “Sua seleção reflete o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho realizado na ASA, e está alinhada à necessidade de investir continuamente na formação de treinadores como base para uma estrutura mais sólida e sustentável da modalidade no país”, avalia Cris.

Segundo a executiva, a participação do técnico também fortalece o posicionamento da academia no cenário internacional da patinação artística. “A participação de Eduardo Garcia reforça o papel da Academia como referência na América Latina, ao unir espetáculos profissionais e a formação de atletas de alta performance, posicionando o Brasil de forma cada vez mais consistente no cenário internacional dos esportes no gelo”, finaliza Cris Garcia.

Foto: Arts and Sports Snowland Academy/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Cidades

Canela anuncia investimento de R$ 2,7 milhões na requalificação da Rua Adolfo Seibt

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela anunciou um investimento de mais de R$ 2,7 milhões para a requalificação da Rua Adolfo Seibt, no bairro São José. A obra foi apresentada recentemente pelo prefeito Gilberto Cezar (PSD) e tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos em um dos acessos ao município, além de desafogar o trânsito na ligação entre a Rodovia Don Luiz Guanella e os bairros São José e Santa Marta. Os recursos serão provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), contratado junto à Caixa Federal.

Segundo a administração municipal, o projeto de revitalização já foi concluído e o processo para licitação da obra deverá ser encaminhado nos próximos dias. A Rua Adolfo Seibt é considerada uma via alternativa importante para o tráfego urbano e, conforme a Prefeitura, enfrenta dificuldades de circulação há anos.

Obra prevê drenagem e pavimentação

De acordo com o setor de Projetos da Prefeitura, a intervenção incluirá obras de drenagem, preparação da base da pista, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e implantação de sinalização viária.

O prefeito Gilberto Cezar afirmou que a estrutura da nova pavimentação foi planejada para suportar o fluxo de veículos da região. “A base será feita com 50cm de rachão e mais 20cm de brita, para que a pista tenha estrutura suficiente para receber o asfalto e se manter íntegra com o fluxo do trânsito”, detalhou o chefe do executivo canelense.

Segundo o prefeito, a necessidade de melhorias na Rua Adolfo Seibt é discutida há anos pela comunidade e pela administração municipal. “A boa notícia é que conseguimos concluir o projeto de requalificação e estamos encaminhando para licitar a obra o mais breve possível”, garantiu Gilberto Cezar.

Via é considerada alternativa para o acesso à cidade

A Rua Adolfo Seibt conecta a Rodovia Don Luiz Guanella, um dos principais acessos a Canela, aos bairros São José e Santa Marta. De acordo com a Prefeitura, a requalificação da via deverá contribuir para a distribuição do tráfego e para a redução do volume de veículos em outros pontos de entrada do município.

Foto: Júlio Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 91 Visualizações
Projetos especiais

Caxias do Sul recebe semana de debates sobre saúde mental e luta antimanicomial

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

Caxias do Sul sediará, entre os dias 16 e 23 de maio, a 5ª edição do Nós Louc@s e a 3ª edição do SUSpira, eventos voltados à promoção da saúde mental e ao debate sobre a luta antimanicomial. A programação ocorrerá em diferentes espaços da cidade, com atividades presenciais e virtuais organizadas pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) Núcleo Serra Gaúcha e pela Frente em Defesa da Saúde Mental da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O objetivo é promover reflexões sobre cuidado em liberdade, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além de ampliar o debate público sobre políticas de saúde mental e combate ao estigma relacionado à loucura.

As atividades incluem palestras, mesas de debate, aulas abertas, manifestações artísticas e bate-papos, reunindo usuários da saúde mental, familiares, trabalhadores, estudantes, pesquisadores, coletivos culturais e integrantes da comunidade.

Debates sobre saúde mental e reforma psiquiátrica

A edição deste ano propõe discussões sobre os 25 anos da Lei 10.216, considerada marco da Reforma Psiquiátrica Brasileira, e os 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, apontada como fundamental para a construção do SUS.

De acordo com a organização, as ações buscam reafirmar a saúde mental como um direito construído a partir do cuidado comunitário, do vínculo social e da liberdade.

A programação terá início no dia 16 de maio, com o Seminário de Apresentação de Pesquisas em Saúde Mental Coletiva, promovido pelo Curso de Especialização em Saúde Mental Coletiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O encontro acontecerá às 8h30min, na Sala 404 do Bloco F da instituição.

O seminário reunirá pesquisas sobre temas como apoio matricial no SUS, luta antimanicomial, desigualdades sociais, saúde mental na infância, adolescência e velhice, práticas integrativas, institucionalização da pessoa idosa e prevenção ao suicídio.

Programação da semana

Na segunda-feira, 18 de maio, será exibido o programa Café com Letras, às 11h, pela TV Câmara e YouTube. No mesmo dia, às 18h30min, ocorrerá a abertura oficial do evento no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com contextualização histórica da luta antimanicomial.

Ainda na segunda-feira, a Livraria e Café Arco da Velha receberá uma edição da Órbita Literária com bate-papo conduzido pelo escritor e rearticulador do FGSM Serra, Roque Júnior. O encontro abordará a relação entre corridas de rua e saúde mental.

Na terça-feira, 19 de maio, o Centro de Cultura Ordovás sediará a 3ª edição do SUSpira Caxias, das 14h às 17h, com atividades voltadas a usuários e familiares da RAPS de Caxias do Sul.

Às 19h do mesmo dia, uma mesa virtual discutirá os 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde e os 25 anos da Lei 10.216, com participação de Károl Veiga Cabral e Elizabete Bertele.

A programação continua na sexta-feira, 22 de maio, com a atividade “RESpira o Cuidado em Liberdade”, aula aberta marcada para as 14h, na sala 501 do Bloco S da UCS. O encontro contará com a participação da profissional de saúde e militante da luta antimanicomial Margarete de David, do escritor e militante Roque JR e convidados.

No sábado, 23 de maio, será realizada uma atividade voltada à saúde mental das mulheres, mediada pelo coletivo “Nós, juntas”. O encontro ocorrerá às 14h30min, na ENCA — Entidade Assistência à Criança e Adolescente, no bairro Belo Horizonte.

A programação ainda poderá receber novas atividades e confirmações. As ações são gratuitas e abertas ao público interessado.

Por trás do evento

A Semana Municipal da Luta Antimanicomial foi instituída pela Lei nº 9.134 e passou a integrar o calendário oficial de Caxias do Sul em junho de 2024.

O evento conta com apoio da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Associação Gaúcha de Usuários da Saúde Mental (AGUSM-RS), Câmara Municipal de Caxias do Sul, Órbita Literária, Do Arco da Velha Livraria e Café e Mental Tchê.

Criado em 2019, o Nós Louc@s foi inspirado em iniciativas históricas da luta antimanicomial no Rio Grande do Sul e propõe espaços de arte, cultura e participação social como forma de enfrentamento ao preconceito e às violências institucionais.

Já o SUSpira é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial, com foco na valorização do SUS e da saúde mental pública e comunitária.

Serviço

  • O quê: Semana Municipal da Luta Antimanicomial – 5º Nós Louc@s e 3º SUSpira
  • Quando: De 16 a 23 de maio
  • Onde: Caxias do Sul, com atividades presenciais e virtuais
  • Quanto: Gratuito
  • Mais detalhes: Instagram @fgsmserra
Foto: FGSM Serra/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 140 Visualizações
Cidades

Canela recebe nota máxima do Sebrae em avaliação da rede hoteleira

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

Canela recebeu nota máxima no quesito hotelaria em uma pesquisa do Radar Turístico, desenvolvida pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. O resultado foi divulgado após um mapeamento e análise da estrutura de hotéis, pousadas e meios de hospedagem da cidade, tornando Canela o primeiro município gaúcho avaliado pelo estudo a alcançar conceito 5, classificação considerada de excelência. Os dados também serão utilizados na atualização do Plano Municipal de Turismo.

O levantamento analisou a infraestrutura turística da cidade a partir de entrevistas com representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, além de pesquisa de campo realizada nos atrativos e empreendimentos turísticos do município. Conforme o Sebrae, foram avaliados 100 critérios distribuídos em oito dimensões, incluindo hotelaria, gastronomia, economia, eventos, acesso, apoio ao turista, aspectos históricos e culturais e atrativos naturais.

Avaliação da hotelaria

De acordo com o relatório, fatores históricos contribuíram para o desempenho da cidade na avaliação. Entre eles estão a fundação do Grande Hotel Canela no início do século XX, a consolidação do Hotel Laje de Pedra nas décadas de 1980 e 1990 e a instalação da Escola de Hotelaria Castelli, apontados como elementos que ajudaram a estruturar o setor hoteleiro local.

A pesquisa também destacou a diversidade de opções de hospedagem disponíveis no município, atendendo diferentes perfis de visitantes e faixas de renda. Segundo o estudo, aspectos como limpeza, atendimento e infraestrutura de recepção oferecida pelos empreendimentos foram considerados diferenciais positivos.

Além da nota máxima em hotelaria, Canela recebeu conceito “muito bom” em infraestrutura e atrativos turísticos. Nos demais critérios avaliados, como gastronomia, apoio ao turista, conveniência e acesso, o município apresentou desempenho acima da média em comparação com cidades gaúchas de porte semelhante, como Santa Rosa, Vacaria e Venâncio Aires.

Planejamento turístico

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSD), afirmou que o reconhecimento ocorre em um momento de fortalecimento do turismo gaúcho. “Vivemos um momento importante de retomada e fortalecimento do turismo gaúcho, e Canela tem se destacado pela organização, pela qualidade dos serviços e pela capacidade de inovar. Receber essa nota máxima do Sebrae reforça a confiança no potencial do município e no trabalho sério realizado por toda a cadeia turística”, destacou o chefe do executivo canelense.

A diretora de Turismo da Prefeitura, Débora Toffoli, ressaltou os pontos apontados pela avaliação. “Na avaliação, destacaram-se especialmente os atrativos naturais e econômicos, com ênfase nos parques vinculados aos ativos de natureza e nos parques temáticos, responsáveis por atrair visitantes durante todo o ano”, afirmou Débora.

Com os resultados do estudo, a Secretaria de Turismo e Cultura de Canela pretende atualizar o Plano Municipal de Turismo em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o trade turístico local. O documento irá orientar as ações do setor para os próximos dez anos.

O secretário de Turismo de Canela, Athos Cunha, afirmou que o estudo servirá como base técnica para o planejamento do município. “Vamos trabalhar com base em evidências, facilitando a organização das ações e permitindo a construção de estratégias mais bem fundamentadas”, pontuou o titular da pasta.

O que é o Radar Turístico

O Radar Turístico é uma pesquisa desenvolvida pelo Sebrae para avaliar diferentes aspectos da atividade turística em municípios gaúchos. O estudo já foi aplicado em 97 cidades do Estado e, até então, nenhum município havia alcançado nota 5 em qualquer uma das áreas avaliadas, como ocorreu com Canela no quesito hotelaria.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 100 Visualizações
Cidades

Gramado busca reconhecer pão com linguiça como patrimônio cultural imaterial

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado iniciou o processo para reconhecer o pão com linguiça como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A primeira reunião técnica sobre o tema ocorreu nesta terça-feira (12), durante a programação da Festa da Colônia, e reuniu representantes das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, além da Emater e de representantes dos fornos coloniais do Centro e da Várzea Grande. O objetivo é formalizar o registro do alimento como símbolo da identidade gastronômica e cultural da cidade.

Durante o encontro, foi estabelecida uma parceria intersetorial que ficará responsável pela condução das etapas do processo de patrimonialização. As equipes atuarão na realização de pesquisas históricas, coleta de depoimentos de produtores locais e elaboração de um dossiê técnico que será encaminhado aos órgãos responsáveis pelo reconhecimento oficial.

Levantamento histórico

Segundo os organizadores da iniciativa, o trabalho inclui o levantamento de informações sobre a presença do pão com linguiça na cultura local ao longo das décadas. O material reunirá registros sobre a produção artesanal, os modos de preparo e a relação do alimento com as famílias coloniais da região.

Também serão coletados relatos de produtores e representantes dos fornos coloniais que mantêm a tradição gastronômica em Gramado. O dossiê técnico servirá como base para análise do pedido de reconhecimento como patrimônio cultural imaterial.

Símbolo da cultura local

De acordo com os envolvidos no processo, o pão com linguiça é considerado um dos elementos mais presentes na identidade gastronômica do município. Comercializado em festas, feiras e espaços públicos da cidade, o alimento é associado ao saber-fazer das famílias coloniais e à tradição culinária local.

A proposta de patrimonialização busca preservar a prática cultural relacionada à produção e comercialização do pão com linguiça, além de reconhecer sua importância histórica e social para Gramado.

Integração entre órgãos e produtores

A reunião marcou o início formal da articulação entre poder público, entidades técnicas e produtores locais para a condução do processo. Participam da iniciativa representantes da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Agricultura, Emater e responsáveis pelos fornos coloniais da cidade. O reconhecimento como patrimônio imaterial pretende contribuir para a valorização da cultura alimentar do município e para a preservação das tradições ligadas à imigração e à produção colonial em Gramado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 87 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO