Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

santa cruz

Cultura

Santa Cruz do Sul celebra e reflete no 20 de novembro

Por Ester Ellwanger 22/11/2021
Por Ester Ellwanger

Santa Cruz do Sul presenciou uma tarde de celebração e sérias discussões no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest neste sábado, 20 de novembro. A data assinala o Dia da Consciência Negra e traz para o debate o combate ao preconceito e a promoção da igualdade racial.

Com o objetivo de estimular essa reflexão na sociedade, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promoveu o evento que reuniu representantes da comunidade negra para discussões, entrevistas, apresentações artísticas e oficinas diversas. O evento, aberto ao público, também teve transmissão pela página da prefeitura no Facebook.

Presente à atividade, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, enfatizou que a data de 20 de novembro não é apenas para celebração, mas também um momento de conscientizar a sociedade. Conforme Corá, a comunidade negra tem uma grande contribuição na construção da identidade nacional. Por isso, acredita que a discussão em torno da Consciência Negra deva ser algo incorporado ao dia-a-dia. “Precisamos analisar os avanços que já obtivemos e o que ainda precisa ser feito para alcançarmos a igualdade”, afirmou. O coordenador da pasta, Dinho Barbosa, destacou a importância de o município apoiar a programação alusiva à data. “A atividade de hoje é um reconhecimento à cultura negra, muito importante para a construção da cidade”, avaliou.

Uma das atrações da programação foi o estande com maquiagem para pele negra, organizado pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum. Conforme a consultora de beleza Elizabeth Rodrigues, é importante poder realçar a beleza da mulher negra com cosméticos específicos para a sua cor de pele. “Com este trabalho, conseguimos nos empoderar e mostrar que o negro tem que seguir lutando por seu espaço, respeitando suas raízes”, analisa.

Foto: Luiz Fernando Bertuol/ Divulgação | Fonte: Assessoria

22/11/2021 0 Comentários 648 Visualizações
Saúde

Santa Cruz ampliará Hospital de Monte Alverne

Por Ester Ellwanger 19/11/2021
Por Ester Ellwanger

A comunidade de Monte Alverne, 3º Distrito de Santa Cruz do Sul, recebeu ótimas notícias na noite da última quarta-feira, 17 de novembro. Em um evento que lotou o salão da Sociedade Esportiva Cultural Monte Alverne (SECMA), a prefeitura comunicou a destinação de recursos para a ampliação do hospital da localidade e a parceria que garantirá a implantação do plantão SUS no estabelecimento durante o ano de 2022.

O projeto de ampliação do Hospital de Monte Alverne, que passará a contar com uma área total de mais de 2 mil metros quadrados, está orçado em R$ 3 milhões. Com a alteração, a área do Instituto Regional de Otorrinolaringologia (Iro) será ocupada pelo Plantão SUS. A referência em otorrinolaringologia será transferida para o novo espaço e o local terá condições de receber novas referências. A reforma deve ser um marco, dando origem a um novo hospital, mais amplo e moderno, e com maior capacidade de atendimento.

Durante o evento, a prefeita Helena Hermany anunciou a destinação de R$ 1,5 milhão, recursos do próprio município, para a obra. “Esta verba é fruto de uma gestão austera, da economia que fazemos e do cuidado com o dinheiro público”, destacou. Helena lembrou a relação do ex-prefeito Arno Frantz com a localidade e a satisfação em anunciar as duas iniciativas. “Tenho certeza que o Tio Arno está muito feliz com o que está acontecendo aqui, na Monte Alverne dele”, declarou.

Os recursos que complementarão o total da obra já estão confirmados. O líder no governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, garantiu R$ 500 mil em emenda parlamentar do deputado federal Pedro Westphalen.”Essa obra vai viabilizar o Plantão SUS e a vinda de outras referências em que a Secretaria Municipal de Saúde já está trabalhando. Transformaremos Monte Alverne em uma potência da saúde”, afirmou.

Mais R$ 500 mil foram anunciados pelo vice-prefeito Elstor Desbessell, também por emenda parlamentar, destinada pelo deputado federal Giovani Cherini. “O anúncio destes recursos é a garantia de que a obra irá andar e a comunidade terá a saúde que merece”, declarou. Os R$ 500 mil finais para totalizar o investimento serão destinados pela Câmara de Vereadores. “Com a economia que fizemos na administração do parlamento, conseguimos os recursos para fazer parte deste esforço”, declarou o presidente do Legislativo municipal, vereador Ilário Keller.

O presidente do Instituto Regional de Otorrinolaringologia, Antônio César Fontoura, apresentou o projeto de ampliação do hospital. Além da recepção, a nova estrutura contará com seis consultórios, duas salas de exames e três salas de espera, entre outras dependências. Ele agradeceu à prefeita pelo apoio ao projeto. “A senhora está demonstrando à comunidade que o que se arrecada em impostos em Santa Cruz do Sul retorna ao cidadão em obras como essa”, afirmou. Também presente ao ato, o presidente do Hospital Monte Alverne, Lauri Storch, enfatizou o trabalho sério feito por gestões anteriores e pela atual na administração da entidade. “Com o avanço do Hospital, a nossa comunidade também cresce”, declarou.

 

Plantão SUS

A implantação do Plantão SUS no Hospital de Monte Alverne contará com a parceria da prefeitura de Santa Cruz do Sul e do Hospital Ana Nery. O hospital ajudará na implantação do novo serviço em Monte Alverne devido às experiências de sucesso nas gestões da UPA e do Hospitalzinho no município. A expectativa é que o serviço seja estabelecido ao longo do ano de 2022.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/11/2021 0 Comentários 841 Visualizações
Cidades

Santa Cruz participa de reunião da Amvarp com o presidente da Corsan

Por Ester Ellwanger 17/11/2021
Por Ester Ellwanger

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany participou, na manhã desta terça-feira, 16 de novembro, de reunião convocada pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) com o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti.

Durante o encontro, transcorrido na sede do Cisvale, os gestores esclareceram dúvidas sobre o termo aditivo que as cidades que mantêm contrato com a companhia devem, além de discussões sobre os reflexos da privatização da Corsan e suas implicações nos serviços que recebem. Também participaram da reunião representantes de Boqueirão do Leão, Encruzilhada do Sul, Herveiras, Mato Leitão, Pântano Grande, Rio Pardo, Sinimbu, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Helena ainda analisa a proposta recebida. Ela recorda que, quando prefeita em 2008, foi responsável por denunciar o contrato que o município mantinha com a Corsan, devido a problemas em sua execução. Depois de muitos anos, a prefeita considera que Santa Cruz do Sul obteve um novo contrato positivo para a cidade. Entretanto, ela cobra que as cláusulas constantes no documento sejam cumpridas à risca pela companhia.

Helena demonstrou-se simpática à proposta apresentada pelo presidente da Corsan de que a tarifa não tenha aumento real até 2027, uma forma de trazer melhorias com eficiência, sem onerar o contribuinte. Porém, a gestora municipal frisa que a administração ainda está estudando como proceder em relação à nova realidade na gestão da água e do saneamento do município, e que a Companhia precisa melhorar outros pontos do aditivo. “Ainda estamos analisando todos os detalhes do documento, porque queremos que realmente nossa comunidade fique satisfeita, e Santa Cruz do Sul seja bem assistida. É uma decisão que passa por décadas, por gerações. Por isso, a preocupação de fazer a melhor escolha”, explicou.

Conforme o representante da Corsan, o aditivo trata da adequação dos contratos vigentes ao novo marco regulatório do saneamento, estabelecido pela Lei Federal 14.026, e deve ser assinado até 31 de março de 2022. Entretanto, conforme decisão aprovada na Assembleia Legislativa em razão da privatização, aqueles que anteciparem a assinatura do aditivo até 16 de dezembro deste ano receberão como incentivo uma parcela de ações da companhia, que poderão ser vendidas ou mantidas. Barbuti, entretanto, considera que o maior benefício da adesão é a viabilização de um plano de investimentos em saneamento consistente. Ele estima que, para Santa Cruz, os recursos destinados possam chegar até R$ 500 milhões, dos quais R$ 400 milhões devem ser aplicados até 2033.

 

Fórum em Defesa da Água Pública

Já na tarde da terça-feira, a prefeita Helena Hermany recebeu, no Salão Nobre do Palacinho, representantes de vários sindicatos do município, que compõem o Fórum em Defesa da Água Pública, com o objetivo de debater o contrato da prefeitura com a Corsan. O encontro foi solicitado pelo próprio Fórum. O pedido principal dos representantes é para que a prefeita não permita a privatização da água em Santa Cruz do Sul.

“Agradecemos pela senhora ter nos recebido, diferente das gestões anteriores, quando não conseguíamos chegar para conversar”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Gilberto Saraiva, que também preside o Conselho Municipal de Saúde.

Em sua fala, a prefeita agradeceu as sugestões dadas pelos representantes, e reafirmou que nada será definido de forma precipitada. “É muito bom ouvir sugestões. Vocês podem ficar tranquilos, podem vir conversar comigo sempre que quiserem. Não vou tomar nenhuma decisão apressada, sem avaliar. Estamos trabalhando nesse assunto com muita responsabilidade, e, principalmente, com transparência. Por isso vamos submeter o contrato para apreciação da Câmara de vereadores, vamos também promover uma audiência pública, porque quero ouvir sugestões antes de tomarmos uma decisão”, assegurou a prefeita.

Foto: Guilherme Neuhaus / Divulgação | Fonte: Assessoria
17/11/2021 0 Comentários 520 Visualizações
Cidades

Santa Cruz faz mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Por Ester Ellwanger 16/11/2021
Por Ester Ellwanger

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz realizou, na última semana, um encontro com lideranças comunitárias, representantes de órgãos de segurança pública, como 7º BIB e Brigada Militar, agentes de endemias da Vigilância Sanitária, e representantes de diversas secretarias municipais, com o objetivo de organizar um mutirão de combate ao Aedes Aegypti. A reunião ocorreu no Sindicato dos Metalúrgicos.

O mutirão, a ser realizado no próximo dia 20, sábado, ocorrerá no Bairro Senai, onde, segundo a Vigilância Sanitária, há a maior incidência de focos do mosquito. A ação se dará em dois períodos: das 8h às 12h, e das 13h às 17h. A estimativa é de que 1.500 imóveis sejam visitados, entre terrenos, moradias e estabelecimentos comerciais.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Dumke, a ação terá enfoque educativo, e de orientação, mas também de eliminação de possíveis focos que serão encontrados. “Sabemos que só o mutirão não é o suficiente. Precisamos orientar e conscientizar as pessoas de que, neste momento, é importante que a população entenda a importância do papel de cada um”, afirmou.

Segundo números da Vigilância Sanitária, só neste ano, foram notificados 5017 casos positivos. A maior parte deles, nos meses de abril e maio. Outros 1.671 casos deram negativo. Atualmente, 52 casos aguardam resultado e há 6 casos suspeitos ativos. Além do Senai, os bairros com maior incidência do mosquito são Arroio Grande, Centro, Santa Vitória, Schulz, Bom Jesus e Ana Nery.

Entre as ações já realizadas para conscientizar a população, estão as mobilizações realizadas nas escolas municipais desde julho deste ano, com palestras organizadas por agentes de endemias. Segundo a Sesa, com o retorno das aulas presenciais, o trabalho de conscientização será ampliado para as escolas estaduais a partir do dia 25. Para prevenir o contágio, 2.100 repelentes estão sendo distribuídos pela Sesa em escolas da rede municipal e conveniadas.

 

Como será a força-tarefa

As visitas aos imóveis serão feitas por duplas, que ao ingressar nos pátios farão uma vistoria completa nos locais, a fim de detectar a existência de focos do mosquito. Eles ajudarão os moradores na limpeza mostrando como proceder na eliminação de possíveis criadouros, focos e no recolhimento de entulhos. Na incidência de criadouros fixos – onde seja impossível a remoção -, serão chamados os agentes de endemias para fazer aplicação de larvicida. E como é de praxe, todos os moradores serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar possíveis criadouros.

Moradores das ruas que serão contempladas na operação já podem ir se organizando e no início da manhã de sábado, poderão deixar em frente às suas casas materiais que possam acumular água e que serão recolhidos, como latas, baldes, pneus, tanques, etc. No entanto, não serão recolhidos materiais de construção, como telhas, tábuas e restos de tijolos. A concentração para a realização do mutirão será em frente ao Parque da Oktoberfest.

Foto: Guilherme Neuhaus e Andrei Barboza/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/11/2021 0 Comentários 827 Visualizações
Business

Ciclo de Conscientização reforçou orientações sobre saúde e proteção da criança e do adolescente

Por Ester Ellwanger 12/11/2021
Por Ester Ellwanger

Na tarde desta quinta-feira, 11 de novembro, a programação do Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente foi transmitida ao vivo pelo canal do SindiTabaco no Youtube. A programação fez parte de uma edição especial do Ciclo de Conscientização que, neste ano, devido a questões de segurança sanitária ligadas à pandemia da Covid-19, foi realizado em formato virtual.

O programa, conduzido pela jornalista Francine Rabuske, teve a participação da doutora Ana Paula Motta Costa, advogada, socióloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke; e do presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner. Além do bate-papo sobre proteção da criança e do adolescente, foi exibido o vídeo ‘O mundo do Dr. Niko Tino’ com orientações sobre saúde e segurança.

Iro Schünke falou que a qualidade de vida dos produtores de tabaco é importante para todos, inclusive porque a sustentabilidade na produção de tabaco no sul do Brasil está ligada ao bem-estar dos produtores e de suas famílias. Ele comentou que todas as recomendações do setor, como uso de EPIs e vestimenta de colheita, são fundamentais para proteger a saúde de todos que vivem e trabalham na propriedade. O executivo lembrou ainda que o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador e isso tem a ver com o produtor, que tem adotado as boas práticas ligadas à sustentabilidade.

Sobre a proteção da criança e do adolescente, Iro Schünke salientou que o ideal é que haja a base da formação de valores em casa, com os pais, e, na sequência, a ampliação do desenvolvimento do conhecimento na escola. “Os primeiros ensinamentos devem vir da família, como por exemplo o respeito, a disciplina e a honestidade, e é também muito importante todo o desenvolvimento proporcionado pela escola”, disse. “Quando começamos a trabalhar esse tema, 20 anos atrás, o lema já era ‘lugar de criança é na escola’”, acrescentou.

E Benício Werner, ao lembrar de ações como preservação do meio ambiente, proteção da criança e saúde do produtor, explicou que o projeto Verde é Vida foi o caminho encontrado para que as mensagens sobre sustentabilidade chegassem até as famílias. Conforme ele, os produtores estão conscientes da necessidade de seguir as orientações do setor e isso é importante porque o mercado do tabaco está olhando cada vez mais para as questões sociais e ambientais.

A seguir, a doutora Ana Paula Motta Costa tirou dúvidas sobre o conceito de trabalho infantil e porque a lei impede que menores de 18 anos trabalhem no tabaco. Segundo ela, há uma linha tênue entre e o trabalho infantil e realizar tarefas em casa. “Trabalho infantil é quando o trabalho de uma criança substitui o de um adulto”, esclareceu. Ao explicar a legislação, ela disse que a atividade no tabaco foi colocada na lista das piores formas de trabalho e, por isso, é proibida a menores de 18 anos. “Há mitos e um deles é que só se aprende a trabalhar trabalhando”, contou, lembrando que quem tem mais tempo de estudo e preparação, geralmente recebe mais pelo seu trabalho na vida adulta. “Para trabalhar quando adulto, precisa se preparar quando criança. O trabalho infantil é um problema não só para a pessoa, como também para a sociedade”, salientou.

Crescer Legal

Conforme Iro Schünke, oferecer oportunidades para os adolescentes foi o mote que guiou a criação do Instituto Crescer Legal. “Em 2014 nós começamos a estudar o que poderíamos oferecer para os adolescentes e criamos o Instituto Crescer Legal, com o Programa de Aprendizagem Profissional Rural e, depois de seis anos já se vê os resultados alcançados”, disse. “No curso que dura um ano, se vê diferenças muito grandes entre quando os jovens entram e quando saem, com horizontes muito mais ampliados”, disse.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

12/11/2021 0 Comentários 608 Visualizações
Cidades

Escolas de Santa Cruz recebem eletrônicos doados pela empresa Gam

Por Ester Ellwanger 11/11/2021
Por Ester Ellwanger

Duas escolas da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul foram contempladas com eletrônicos nessa terça-feira, 9 de novembro. A empresa GAM, que possui um centro de distribuição de medicamentos na cidade, fez a doação de 1 televisor de 50 polegadas, 1 notebook e 5 tablets para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Ferrugem, do Bairro Renascença. Já a Emef Frederico Assmann, do Bairro Belvedere, recebeu 7 notebooks.

O secretário de Educação, João Miguel Wenzel, acompanhou o ato de entrega dos materiais. “Ficamos felizes quando a iniciativa privada é parceira na educação. A pandemia nos mostrou a importância das tecnologias, que é uma ferramenta que vem qualificar ainda mais a educação da rede municipal”, afirmou.

A diretora da Emef José Ferrugem, Dulce Weigel Henn, agradeceu à empresa. “Fiquei muito emocionada quando lembraram da nossa escola. São pequenos gestos como este que fazem a diferença no nosso dia a dia, enquanto gestores da educação”, declarou.

Já a diretora da Emef Frederico Assmann, Aline Andreolli, também comemorou a conquista. “Em nome da escola, e em nome dos alunos, quero agradecer por esses materiais. Ele vão possibilitar que mais alunos tenham acesso às tecnologias”, afirmou.

Representando a empresa GAM, estiveram presentes o gerente do Centro de Distribuição, Haroldo Correa, e a consultora de Merchandising, Karine Portela.

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2021 0 Comentários 707 Visualizações
Esporte

Luvix União Corinthians de Santa Cruz vence no NBB

Por Ester Ellwanger 11/11/2021
Por Ester Ellwanger

Noite de quarta-feira, 10 de novembro de 2021, e o ginásio Poliesportivo Arnão de Santa Cruz do Sul com 1.170 torcedores para presenciar a primeira vitória da história da Luvix União Corinthians no Novo Basquete Brasil (NBB). Sob o comando do técnico Athos Calderaro, a equipe santa-cruzense venceu pelo placar de 70 a 55 (23×13, 11×11, 22×13, 14×18).
Os destaques do União Corinthians foram o ala/pivô Grantham Gillard com 16 pontos e 3 rebotes, e o ala/pivô Luis Gruber com 12 pontos e 2 rebotes.

O treinador Athos Calderaro manteve o quinteto titular das partidas anteriores, iniciando com Simms, Cafferata, Gillard, Teichmann e Gruber. Já o adversário teve Ronald, Arthur, Gemerson, Rava e Rojas. Começo forte do União Corinthians com três cestas de 3 seguidas e 9 a 0 no placar. O ótimo aproveitamento nos arremessos do perímetro (6/13) deu a vantagem para a equipe gaúcha ao fim do primeiro quarto, 23 a 13.

A segunda etapa foi marcada pelo equilíbrio. Liderados por Gillard, 11 pontos, o União Corinthians administrou a vantagem e manteve 10 de frente, 34 a 24. No outro lado, o Brasília teve o ala Arthur com 7 pontos. A volta do intervalo foi de intensidade do União Corinthians, rapidamente abrindo 16 pontos em cesta de 3 de Simms, com cerca de cinco minutos, encerrando o período com 19 de vantagem, 56 a 37.

O último quarto repetiu o roteiro de toda a partida. Controle do União Corinthians para confirmar a primeira vitória em seu retorno à elite do basquete nacional, 70 a 55.


O BRB/Brasília do treinador Ricardo Oliveira teve como principais nomes o ala/pivô Gemerson com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 rebotes, além do pivô João Pedro, 10 pontos e 3 rebotes.

Avaliação

O ala/pivô Guilherme Teichmann enfatizou a importância da vitória. “Fruto do trabalho, segunda (contra o Cerrado) quase vencemos e escapou entre os dedos, o time viu e mostrou caráter, é a primeira de muitas e esse clima aqui é espetacular”, destacou o atleta. Já o capitão Enzo Cafferata falou sobre o crescimento. “A gente está trabalhando muito. Vamos para frente e crescendo, que é o que sempre buscamos”, apontou o argentino.

No comando técnico, Athos Calderaro agradeceu o apoio da torcida. “Uma vitória importante, temos que agradecer a dedicação desse grupo, não é fácil com a montagem do time às pressas, cada dia é uma superação e essa vitória é para a nossa torcida. Que entende nossas dificuldades e está sempre nos apoiando”, frisou o coach.


O próximo confronto é quarta-feira, 17 de novembro, contra o Unifacisa, na Arena Unifacisa, em Campina Grande, Paraíba. A caminhada do União Corinthians no NBB é realizada em parceria com Luvix, Mor, Cristallux, KTO, Unisc, Unimed e Medlive, além do apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Foto: Vinícius Molz Schubert /Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2021 0 Comentários 806 Visualizações
Variedades

Santa Cruz realiza a 1ª Semana de Combate à Violência contra as Mulheres

Por Ester Ellwanger 10/11/2021
Por Ester Ellwanger

No período de 22 a 26 de novembro a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase) de Santa Cruz do Sul, e com o apoio de diversas outras secretarias, realiza a 1ª Semana Municipal de Combate à Violência contra as Mulheres. O objetivo é mobilizar a sociedade para refletir sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e denúncia contra todas as formas de violência doméstica.

A 1ª Semana Municipal de Combate à Violência contra as Mulheres contará com palestra, capacitação, roda de conversa e outros momentos voltados para o público em geral, mas especialmente para integrantes da rede de proteção à mulher, formada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Cmdm), Escritório da Mulher, Casa de Passagem, Brigada Militar, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (Dppa) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A programação começa no próximo dia 22, uma segunda-feira, com a divulgação das atividades junto à imprensa local e participação das conselheiras do Cmdm na sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Na terça-feira 23, representantes do órgão estarão presentes na reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (Cms), levando a pauta da 1ª Semana para engajar também os profissionais da saúde.

Já na quarta-feira 24, a diretora de Políticas Públicas para Mulheres do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, estará em Santa Cruz para conhecer no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (Cisp), a rede de proteção à mulher. Ao final da manhã ela será recebida pela prefeita Helena Hermany no Palacinho e à tarde, será a palestrante do 18º Seminário Municipal de Combate à Violência contra a Mulher, o ponto alto da programação.

O seminário, direcionado à rede de atendimento, é uma realização do Cmdm, em parceria com a Sehase. Na ocasião, além da palestra principal, cada entidade que compõe a rede de proteção à mulher fará uma explanação acerca do trabalho realizado, com a divulgação de números de atendimento. Devido às restrições de público, que ainda se mantém por conta da pandemia, interessados em garantir vaga no evento podem efetuar inscrição prévia junto ao Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, situado junto ao Cisp, na Rua Barão do Arroio Grande, nº 1509.

Já na quinta-feira 25, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, a atividade prevista será voltada para as agentes comunitárias de saúde. Elas receberão uma capacitação para reconhecer situações de violência que possam estar ocorrendo dentro das famílias por elas acompanhadas e saber para onde encaminhar os casos. O treinamento ficará a cargo de representantes do CMDM, da OAB e da Patrulha Maria da Penha. O evento será no anfiteatro do bloco 18 da Unisc.

Conforme a programação, o fechamento da 1ª Semana Municipal de Combate à Violência contra as Mulheres, na sexta-feira 26, terá como palco o Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest e as atividades programadas serão abertas ao público. Das 17h às 20h, mulheres de todas as faixas etárias poderão aprender um pouco sobre dicas de defesa pessoal com o sargento Diego da Cruz Araújo, da 2ª Companhia de Bombeiro Militar.

As pessoas que comparecerem nesse dia estarão convidadas a assistir apresentações culturais, acompanhar a confecção de painéis de grafitagem e participar da roda de conversa sobre conscientização para combate à violência contra a mulher, atividade que será conduzida pelo Cmdm.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/11/2021 0 Comentários 692 Visualizações
Saúde

Profissionais da Atenção Básica de Santa Cruz recebem treinamento

Por Ester Ellwanger 10/11/2021
Por Ester Ellwanger

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul deu continuidade às capacitações de Atendimento Básico de Vida e Suporte Básico de Vida para os profissionais da Atenção Básica no último sábado, 6 de novembro. O treinamento ocorreu no Parque da Oktoberfest, das 13h às 15h, com simulações de primeiros socorros, orientado por instrutores da empresa contratada para capacitar as equipes.

Participaram da capacitação enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e dentistas. De acordo com o Coordenador Adjunto da Atenção Básica Alexandre Butzke, que atua também no Samu como técnico em enfermagem há 11 anos, o projeto de capacitação foi criado dentro das necessidades da atenção básica, relacionado ao Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida (BLS). “Vimos a necessidade de capacitar todos os profissionais da rede, devido às situações causadas pela Covid-19, como acidentes, convulsões, entre outras situações que necessitem de atendimento imediato, especialmente quanto às crises respiratórias causadas pelo Covid-19, para que estejam preparados para realizar o primeiro atendimento”, explicou.

O curso iniciou no dia 19 de outubro, com aulas teóricas e práticas na Câmara de Vereadores. No total, são 330 profissionais das unidades de saúde que recebem a capacitação. O curso encerra na primeira quinzena de novembro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/11/2021 0 Comentários 549 Visualizações
Cidades

Santa Cruz do Sul avalia revitalização da Casa de Artes Regina Simonis

Por Ester Ellwanger 10/11/2021
Por Ester Ellwanger

Em preparação aos 100 anos do prédio que hoje abriga a Casa das Artes Regina Simonis, localizada na esquina das Ruas Marechal Floriano com a Júlio de Castilhos, a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz convidou a prefeita Helena Hermany para visitar o local na tarde desta terça-feira, 9 de novembro.

Helena iniciou a visita conferindo a exposição que enaltece o trabalho de três artistas locais, a mostra “Encontros”, no primeiro piso. Após, esteve no segundo piso, subaproveitado devido às condições do local.

O presidente da Associação, arquiteto Milton Keller, agradeceu a visita da prefeita e revelou o anseio de restaurar o complexo cultural até o próximo ano, quando se comemora o centenário do prédio. “A prefeitura tem contribuído muito com o funcionamento da casa, tanto nas exposições como nas ações que aqui desenvolvemos, e inclusive com a cedência de um funcionário. E contamos com a receptividade da dona Helena para que possamos revitalizar e restaurar este lugar que é emblemático para Santa Cruz”, afirmou Keller.

Ao circular pelos dois pavimentos, Helena atestou que há muito a ser feito para a completa revitalização do prédio, e se colocou à disposição para que a prefeitura seja parceira nas melhorias. “Temos um olhar muito especial para a cultura. Os artistas merecem, a cidade merece e a nossa comunidade que aprecia a arte também será contemplada”, disse Helena.

Ainda segundo Helena, que foi acompanhada pelo secretário de Cultura, Marcelo Corá, e pela chefe de Gabinete, Berenice Bohnen, é possível realizar a reforma do prédio através de parcerias, e já solicitou que os projetos já existentes sejam elaborados e encaminhados. “Vamos fazer por etapas, e queremos deixar este lugar o mais acolhedor possível”, finalizou.

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/11/2021 0 Comentários 645 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO