Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

recursos

Cultura

Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo concorre a emenda parlamentar

Por Jonathan da Silva 15/12/2025
Por Jonathan da Silva

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo, projeto que oferece aulas de música para mais de 400 crianças e adolescentes, está concorrendo a recursos no Edital Participa 2026, uma iniciativa da deputada federal Denise Pessôa (PT). A escolha dos projetos que receberão emendas parlamentares ocorre por meio de uma votação popular online, que segue até o dia 19 de dezembro.

Como participar da votação

Para votar no Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo, os interessados devem acessar o site participa.denisepessoa.com.br/processes/participa-2026/f/8/proposals. O projeto busca novas fontes de financiamento para manter suas atividades.

Foto: IAR/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/12/2025 0 Comentários 248 Visualizações
Política

Prefeito articula R$ 20 milhões para a saúde de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 11/12/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), viajou a Brasília na terça-feira (9) para articular a destinação de R$ 20 milhões em recursos para a área da saúde do município. O montante, previsto por meio de financiamento junto ao BNDES com parte dos juros subsidiados pelo governo federal, está vinculado ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções e deverá ser submetido ao Legislativo municipal em regime de urgência.

Segundo o prefeito, o valor será destinado a adequações no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), à reforma de oito Unidades de Saúde da Família (USFs), à construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Santo Afonso e Canudos e à aquisição de mobiliário. “São recursos muito importantes para ampliarmos o cuidado com a nossa gente. Sabemos que a Saúde precisa avançar e estamos trabalhando em várias frentes para proporcionarmos o melhor à população nesta área”, destacou Finck.

Aplicação dos recursos

A Prefeitura detalhou a aplicação prevista dos R$ 20 milhões: R$ 8 milhões para adequações e reformas estruturais no Hospital Municipal; R$ 4 milhões para a reforma de oito USFs; R$ 6 milhões para a construção das duas novas UBSs; e R$ 2 milhões para a aquisição de equipamentos e mobiliário para equipar as novas unidades de saúde.

Próximos passos

Para dar continuidade ao processo, o executivo deverá encaminhar um projeto de lei ao legislativo em regime de urgência. “Os vereadores têm sido sensíveis às pautas e causas importantes do Município”, complementou o prefeito Finck.

Além dos recursos para a saúde, o município também obteve a aprovação de projetos para receber mais de R$ 31 milhões destinados a obras e melhorias no Sistema de Abastecimento de Água (SAA), segundo informações da prefeitura.

Foto: PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/12/2025 0 Comentários 248 Visualizações
Cidades

Governo do Estado libera R$ 2,13 milhões para equipamentos hospitalares em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 11/12/2025
Por Jonathan da Silva

O Governo do Estado liberou R$ 2.130.204,04 para a Prefeitura de Campo Bom adquirir novos equipamentos para o Hospital Dr. Lauro Reus. O recurso é proveniente do Programa Avançar Mais na Saúde e foi oficializado em um ato com a presença do prefeito Giovani Feltes (MDB) e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, no dia 14 de novembro. A confirmação da disponibilidade do crédito ocorreu nesta semana.

O investimento permitirá a aquisição de um conjunto de equipamentos hospitalares. A lista inclui um ecógrafo portátil, 14 ventiladores pulmonares, 15 monitores multiparamétricos, sete camas Fowler pediátricas, 22 camas Fowler adultas, um sistema de vídeo endoscopia e um raio-X fixo digital. A Prefeitura afirma que os equipamentos ampliarão a capacidade de diagnóstico e cuidado da instituição, permitindo mais exames e maior agilidade nos procedimentos.

Estamos trabalhando firmes para fortalecer cada vez mais a estrutura do nosso hospital. Esses equipamentos significam mais exames, mais qualidade no cuidado e mais resolutividade. É um ganho direto para cada família campo-bonense, porque melhora o atendimento, reduz esperas e qualifica o serviço prestado. Agradecemos ao Governo do Estado por essa parceria que traz resultados concretos para a nossa gente”, afirmou o prefeito Giovani Feltes.

Impacto esperado para o hospital

Com a chegada dos novos equipamentos, a expectativa da administração municipal é que o Hospital Dr. Lauro Reus amplie sua capacidade técnica. A Prefeitura avalia que o investimento reforçará o papel da instituição na rede de saúde do Vale do Sinos, garantindo mais dignidade, eficiência e qualidade no atendimento à população de Campo Bom.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/12/2025 0 Comentários 255 Visualizações
Cidades

Morro Reuter conquista R$ 240 mil pela Consulta Popular

Por Jonathan da Silva 24/10/2025
Por Jonathan da Silva

O município de Morro Reuter garantiu R$ 240 mil em recursos por meio da Consulta Popular 2025, cuja votação ocorreu entre os dias 6 e 12 de outubro. O processo, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), define os projetos que receberão investimentos no orçamento estadual de 2026.

Do total conquistado, R$ 120 mil serão destinados ao Programa de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos, enquanto os outros R$ 120 mil serão aplicados na Recuperação de Estradas Vicinais. As duas frentes de investimento visam ampliar as políticas públicas municipais voltadas ao bem-estar animal e à melhoria da infraestrutura rural.

Participação popular acima do mínimo exigido

Entre os 5.301 eleitores aptos a participar da votação em Morro Reuter, 533 registraram seus votos, o que representa 10,05% do eleitorado — percentual significativamente superior ao mínimo de 2% exigido para validação do processo.

O resultado foi comemorado pela administração municipal, que agradeceu o engajamento da população e destacou a importância da mobilização comunitária na definição das prioridades locais. Morro Reuter integra o Corede Paranhana Encosta da Serra, responsável pela articulação regional das propostas participantes da Consulta Popular.

Foto: Daniela Moraes/PMMR/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2025 0 Comentários 264 Visualizações
Política

Novo Hamburgo busca recursos para a saúde em reunião com o governo estadual

Por Jonathan da Silva 17/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo apresentou as principais demandas da área da saúde ao Governo do Estado em reunião realizada nesta quinta-feira (16) entre a secretária municipal de Saúde, Betina Espindula, e o diretor da Assessoria de Gestão e Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Péricles Stehmann Nunes, acompanhado de sua equipe técnica. O encontro tratou da articulação de recursos estaduais para obras, reformas e melhorias estruturais em unidades de saúde do município, com foco em entregas previstas para 2025.

Durante a reunião, foram apresentadas as prioridades locais e as solicitações de repasses financeiros necessários para a execução dos projetos. De acordo com a secretária Betina Espindula, o processo de análise dos pedidos é conduzido pela equipe estadual, que avalia o mérito e as necessidades de cada município. “A equipe estadual, que recebe as solicitações de recursos, avalia os projetos municipais para decidir sua inclusão no orçamento, levando em conta o mérito e as necessidades locais”, explicou a titular da pasta da saúde.

A secretária também ressaltou a importância de alinhar as ações municipais ao apoio do governo estadual. “É fundamental planejar iniciativas que possam ser executadas já em 2025 e também pensar em 2026, com foco em resultados rápidos para a comunidade”, afirmou Betina.

Visitas técnicas e andamento de obras

A agenda do encontro incluiu visitas à Secretaria Municipal de Saúde e ao Anexo 2 do Hospital Municipal. Betina informou que o investimento estadual destinado a essa obra é de R$ 10,6 milhões e que o projeto está atualmente em fase de análise documental para a licitação de uma nova empresa responsável pela execução.

Durante a visita, foram apresentados também o andamento das obras e as principais demandas do hospital, entre elas a reforma da Unidade Águia, que deve receber convênio estadual ainda em 2025. “A reunião foi voltada para encaminhamentos e planejamento”, concluiu a secretária.

Foto: Gustavo Steffens/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/10/2025 0 Comentários 321 Visualizações
Política

Estância Velha solicita apoio do estado para revitalização de vias

Por Jonathan da Silva 09/10/2025
Por Jonathan da Silva

Uma comitiva da Prefeitura de Estância Velha esteve na Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (8), para tratar da obtenção de recursos destinados à revitalização da Rua Presidente Lucena e da Rua Rincão. O encontro ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari e teve como objetivo fortalecer a parceria entre o município e o estado para viabilizar melhorias na infraestrutura viária local.

Participaram da reunião o prefeito Diego Francisco (PSD), o secretário municipal de Obras, Deivid Aguiar, e o diretor executivo de Projetos Estratégicos do Gabinete, Renan Mallmann. A comitiva foi recebida pelo secretário estadual de Transportes, Juvir Costella, com quem foram discutidas alternativas de investimento para recuperação e modernização das duas vias, consideradas importantes corredores de ligação e circulação urbana em Estância Velha.

De acordo com o prefeito Diego Francisco, o diálogo com o estado reforça o comprometimento conjunto em buscar melhorias para o município. “O encontro foi muito promissor, confirmando e fortalecendo cada vez mais a parceria entre o Governo do Estado e a nossa cidade”, afirmou o chefe do executivo de Estância Velha.

Vias consideradas estratégicas para a mobilidade urbana

As ruas Presidente Lucena e Rincão têm papel central na mobilidade urbana de Estância Velha, concentrando fluxo de veículos e acesso a diferentes bairros e áreas comerciais. A revitalização busca garantir mais segurança, fluidez e durabilidade ao tráfego, além de atender à demanda da população por vias em melhores condições de conservação.

Foto: Cleberton Baruffi/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/10/2025 0 Comentários 263 Visualizações
Cidades

Campo Bom garante R$ 10,2 milhões do Novo PAC para drenagem

Por Jonathan da Silva 19/09/2025
Por Jonathan da Silva

A cidade de Campo Bom foi contemplada com R$ 10,2 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Drenagem Urbana, do Governo Federal, valor anunciado como o maior já destinado pela União neste programa ao município. O investimento, confirmado em setembro, prevê obras em pontos críticos de alagamentos em diferentes bairros da cidade e terá contrapartida de apenas R$ 110 mil por parte da Prefeitura.

O recurso foi viabilizado após articulação do prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes (MDB), que apresentou o projeto ao ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). Também participaram do processo os deputados federais Márcio Biolchi (MDB) e Marcon (PT), além da Secretaria-Geral de Governo, responsável pela captação de recursos, e da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, que organizou os projetos técnicos.

É uma vitória de toda a comunidade de Campo Bom. Foi a união de esforços para buscar investimentos que realmente façam diferença no dia a dia das pessoas. Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo, articulando, planejando e garantindo que nossa cidade receba obras fundamentais para resolver problemas históricos de alagamentos”, afirma o prefeito Giovani Feltes.

Obras previstas

As intervenções incluem drenagem e contenção de alagamentos no bairro Operária, instalação de galerias no bairro Barrinha e implantação de nova canalização na Rua 13 de Maio, com reflexos diretos na diminuição de alagamentos na Avenida Brasil.

Compromisso da gestão

A secretária-geral de Governo de Campo Bom, Beatriz Fagundes, ressaltou os próximos passos do planejamento. “Recebemos com alegria o anúncio oficial da destinação do recurso, mas sabemos que agora inicia uma nova etapa. Vem pela frente um processo intenso, de atender todas as exigências, cumprir cada fase e dar o andamento necessário para que o valor chegue efetivamente ao município e se transforme nas melhorias que a nossa comunidade tanto precisa”, detalhou a titular da pasta.

Já o secretário de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, Paulo Gomes, avaliou os impactos das obras. “Essas intervenções vão transformar a realidade de bairros que sofrem há décadas com alagamentos. É uma resposta concreta para a comunidade e uma conquista que mostra a força do planejamento aliado à boa gestão dos recursos”, pontuou Gomes.

Mais investimentos em 2025

Com a soma dos aportes do Novo PAC, Campo Bom já acumula mais de R$ 17 milhões em investimentos para 2025. Além dos R$ 10,2 milhões destinados à drenagem, estão previstos R$ 2,593 milhões para a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), R$ 158 mil para aquisição de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde e cerca de R$ 3,5 milhões para a construção da Escola de Educação Infantil Pastor Waldemar Ramão.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/09/2025 0 Comentários 292 Visualizações
Política

Gramado garante novos recursos em Brasília

Por Jonathan da Silva 11/09/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), e o secretário municipal da Saúde, Jeferson Moschen, receberam a confirmação da destinação de novos recursos federais para a cidade durante agenda em Brasília nesta semana, que segue até esta quinta-feira, 11 de setembro. Em encontros com representantes do Ministério da Saúde, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, foram assegurados repasses para a área da saúde, infraestrutura urbana e aquisição de equipamentos.

Na noite de terça-feira (9), Tissot e Moschen participaram de uma reunião no Ministério da Saúde, onde foram recebidos pelo chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha, Richard Back. Os representantes de Gramado apresentaram dados sobre a demanda municipal e destacaram a necessidade de ampliar o Teto MAC, que define os repasses da União para custear serviços de Média e Alta Complexidade no sistema público de saúde.

Recursos assegurados pelo Senado

No Senado Federal, a comitiva esteve no gabinete do senador Luis Carlos Heinze (PP). Na ocasião, o assessor Tiago Zanotelli confirmou o repasse de R$ 800 mil ao município, sendo R$ 400 mil destinados à área da saúde e R$ 400 mil para a pavimentação da estrada da Linha Tapera.

Apoio de emenda parlamentar

Também em Brasília, Tissot se reuniu com o deputado federal Pedro Westphalen (PP). O encontro serviu para agradecer a emenda parlamentar já paga no valor de R$ 500 mil, que será utilizada para a compra de equipamentos destinados às Secretarias de Obras e Agricultura.

O prefeito destacou a receptividade encontrada nos gabinetes. “Mais uma vez as portas dos Gabinetes e Ministérios estão abertas para Gramado. Estes dois dias estão sendo extremamente positivos e retornaremos com a confirmação de um montante significativo de recursos para investimentos em nossa cidade”, afirmou Nestor Tissot.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/09/2025 0 Comentários 288 Visualizações
Política

Gramado receberá R$ 100 mil do governo estadual para eventos culturais populares

Por Jonathan da Silva 27/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado foi contemplada com R$ 100 mil do Edital de Coinvestimento para Eventos Culturais Populares, promovido pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (25), em solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre, que contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSD), do secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, e de dirigentes culturais de todo o estado. De acordo com a administração do município serrano, o recurso será destinado à realização de eventos culturais populares.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa de Gramado, Jonas da Silva, o valor será utilizado para a contratação de artistas e outros profissionais ligados ao setor. A verba, oriunda do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), será transferida para o Fundo Municipal de Cultura. “De forma democrática, vamos debater com os conselheiros para avaliar quais segmentos e eventos serão contemplados. Este recurso é um incentivo significativo para os nossos artistas e a cultura gramadense”, afirmou o titular da pasta.

Critérios e parceria

Os municípios contemplados no edital precisaram comprovar contrapartida financeira e a existência de um Sistema Municipal de Cultura. Em Gramado, a aplicação dos valores será definida pela administração municipal em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural.

Reconhecimento ao estado

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), destacou a parceria do Governo do Estado na área cultural. “Gramado é um polo cultural e o Governo do Estado tem sido um grande parceiro do município, contribuindo com a classe artística e os nossos eventos. Obrigado ao governador Eduardo Leite e ao secretário Eduardo Loureiro pela atenção e o carinho com nossa cidade”, expressou o chefe do executivo gramadense.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/08/2025 0 Comentários 255 Visualizações
Cidades

Estância Velha realizará leilão eletrônico para captar recursos para novos investimentos

Por Jonathan da Silva 04/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha promoverá no próximo dia 14 de agosto um leilão eletrônico, do tipo maior lance, com o objetivo de transformar o patrimônio ocioso do município em recursos para aplicação em áreas prioritárias. O edital já foi publicado, e o evento será realizado de forma virtual, pelo site portaldecompraspublicas.com.br.

O leilão inclui terrenos e edificações que deixaram de cumprir função pública ou social e que atualmente estão desocupados ou em desuso. Segundo o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), a iniciativa busca otimizar recursos municipais e atender demandas antigas da comunidade. “Temos muito trabalho e projetos para serem realizados, como a continuação da qualificação da Rua Portão, que é uma demanda de muitos anos da comunidade”, afirmou o chefe do executivo estanciense.

O prefeito destacou que manter imóveis sem utilidade gera custos desnecessários para o município. “São gastos com manutenção, segurança e vigilância, além do risco de depredação”, explicou Diego Francisco.

Destinação dos recursos

A Prefeitura estuda direcionar os valores arrecadados para obras de infraestrutura, saúde, educação e outras áreas de impacto direto para a população. Além do retorno financeiro, a iniciativa também pode estimular o desenvolvimento urbano, permitindo que os imóveis sejam reaproveitados pela iniciativa privada para moradia, comércio ou serviços, contribuindo para a dinamização da economia local e valorização das regiões onde estão localizados.

Todos os imóveis foram avaliados por uma comissão técnica, e o processo será aberto e amplamente divulgado, garantindo igualdade de condições aos interessados. “A medida não representa perda de patrimônio público, mas sim uma forma inteligente e legal de reverter imóveis sem função em investimentos que gerem benefícios concretos para a comunidade”, afirmou o prefeito Diego Francisco.

Como participar

Interessados em obter informações sobre o leilão podem entrar em contato com a Secretaria de Gestão, Governança e Finanças (SGGF), no Departamento de Licitações e Contratos (Deplic), pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3561-4050 ou acessar o edital completo no Portal da Transparência, no site estanciavelha.rs.gov.br.

Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
04/08/2025 0 Comentários 448 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO