Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

programa itinerante

programa
Variedades

Programa itinerante percorre 112 municípios gaúchos e catarinenses

Por Gabrielle Pacheco 05/11/2020
Por Gabrielle Pacheco

A coleta itinerante do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos encerrou a agenda no Sul do Rio Grande do Sul e, após uma breve pausa, reinicia as atividades no noroeste gaúcho. Assim, entre 9 e 26 de novembro, produtores de tabaco de 71 municípios da região poderão realizar a devolução das embalagens tríplice lavadas com comodidade e segurança, em pontos de coleta localizados próximos às propriedades rurais. Além disso, a partir do dia 30 de novembro, o programa percorre o litoral gaúcho e catarinense, com programação em 41 municípios até o dia 15 de janeiro de 2021.

NOROESTE RS

9 a 26 de novembro 2020
Municípios: Alecrim, Alegria, Alpestre, Ametista do Sul, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamim Constant, Boa Vista das Missões, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Braga, Caiçara, Carlos Gomes, Centenário, Cerro Grande, Constantina, Crissiumal, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões, Doutor Maurício Cardoso, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Gaurama, Getúlio Vargas, Horizontina, Humaitá, Independência, Iraí, Itatiba do Sul, Jaboticaba, Liberato Salzano, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Miraguaí, Nonoai, Novo Machado, Novo Tiradentes, Paim Filho, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Rondinha, Sananduva, São João da Urtiga, São Paulo das Missões, Seberi, Sede Nova, Sertão, Severiano de Almeida, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Arroios, Três de Maio, Três Passos, Trindade do Sul, Tucunduva, Tuparendi, Viadutos, Vicente Dutra e Vista Alegre.

LITORAL

30 de novembro 2020 a 15 de janeiro 2021
Municípios: Anitápolis, Araranguá, Armazém, Balneário Gaivota, Braço do Norte, Caraá, Cocal do Sul, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Grão Pará, Içara, Imaruí, Jacinto Machado, Jaguaruna, Lauro Müller, Mampituba, Maquiné, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Morro Grande, Nova Veneza, Orleans, Pedras Grandes, Praia Grande, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Santa Rosa do Sul, Santo Antônio da Patrulha, São Bonifácio, São João do Sul, São Ludgero, São Martinho, Sombrio, Terra de Areia, Timbé do Sul, Treze de Maio, Tubarão, Turvo e Urussanga. Confira o roteiro detalhado

No momento da entrega, os produtores recebem comprovantes para apresentação aos órgãos ambientais, atendendo aos preceitos estabelecidos no decreto 4.074/2002. “Além do cumprimento da legislação, o programa é um investimento das empresas associadas ao SindiTabaco. Assim, caminhamos em direção à preservação da saúde e segurança dos produtores e à proteção ambiental, objetivos prioritários do programa”, afirma o coordenador Carlos Sehn.

Atualmente, 117 mil produtores de tabaco do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são atendidos pela coleta itinerante. Assim, o programa abrange 411 municípios com cerca 1,8 mil pontos de recebimento no meio rural nos dois Estados. Além disso, no Paraná iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco.

20 ANOS

Pioneiro, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos foi criado no ano 2000, antecedendo a regulamentação da legislação sobre o tema. Assim, desenvolvido de forma itinerante pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o programa percorre dez roteiros distintos que abrangem todas as regiões produtoras de tabaco gaúchas e catarinenses. Em 20 anos de atuação já foram mais de 17 milhões de embalagens corretamente destinadas.

Foto: Junio Nunes/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/11/2020 0 Comentários 610 Visualizações
Variedades

Embalagens vazias de agrotóxicos serão recolhidas em 65 municípios gaúchos

Por Gabrielle Pacheco 24/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

A partir da próxima segunda-feira, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos percorre duas regiões gaúchas: de 27 de julho a 10 de agosto estará na região Serra Planalto e de 12 de agosto a 28 de outubro no Sul do Rio Grande do Sul. No período serão atendidos 65 municípios pela ação desenvolvida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Prestes a completar 20 anos em outubro, o programa já destinou corretamente mais de 16,5 milhões de embalagens e contribui para a preservação do meio ambiente e da saúde e segurança do produtor e sua família. Cerca de 2 mil pontos de coleta em localidades rurais dos municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são visitados anualmente, beneficiando quase 120 mil produtores. No Paraná, iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco.

A coleta segue as novas regras de distanciamento social e os produtores são orientados a comparecer aos pontos fazendo uso de máscara facial. “Temos adotado todos os procedimentos de segurança definidos pelas autoridades de saúde, como a sinalização de distanciamento, utilização da máscara e disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos dos produtores”, destaca Carlos Sehn, coordenador do programa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/07/2020 0 Comentários 681 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO