Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

posicionamento

Saúde

SBD-RS reforça alerta contra uso de PMMA em procedimentos estéticos

Por Jonathan da Silva 02/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) manifestou apoio ao posicionamento nacional contrário ao uso do polimetilmetacrilato (PMMA) para fins estéticos e cosmiátricos. O alerta foi reforçado após a confirmação de uma nova morte associada à utilização da substância em um procedimento estético realizado em São Paulo. Segundo a entidade, o caso evidencia a necessidade de ampliar a informação à população sobre os riscos relacionados ao produto e de fortalecer o controle sanitário e regulatório sobre sua utilização.

De acordo com a SBD-RS, o PMMA é um preenchedor permanente e não absorvível, característica que faz com que a substância permaneça no organismo por tempo indeterminado. A entidade destaca que o material pode estar associado a complicações imediatas e tardias, incluindo processos inflamatórios, infecções, granulomas, deformidades, sequelas permanentes e, em situações mais graves, complicações sistêmicas com risco de morte.

Caso em São Paulo

O posicionamento da entidade ocorre após a morte de uma maquiadora de 48 anos, registrada na capital paulista. Conforme informações divulgadas, a vítima passou por um procedimento de remodelação glútea e de coxas com aplicação de PMMA no bairro Brooklin, na zona sul de São Paulo. A médica responsável informou à polícia ter utilizado 100 seringas da substância durante o procedimento.

A SBD-RS afirmou que o episódio reforça a importância de priorizar a segurança do paciente, a boa prática médica e a medicina baseada em evidências nas discussões sobre procedimentos estéticos.

Defesa de maior controle regulatório

A entidade gaúcha também declarou apoio à posição da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que defende o endurecimento do controle sanitário e regulatório do PMMA junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a SBD-RS, embora existam propostas para restringir o uso da substância a determinadas especialidades médicas, essa medida não elimina os riscos inerentes ao produto, especialmente quando empregado com finalidade estética.

Orientação aos pacientes

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul ressalta que procedimentos dermatológicos e cosmiátricos exigem avaliação médica criteriosa, indicação responsável e informações claras sobre benefícios, limitações e possíveis complicações.

Para a entidade, a busca por resultados estéticos deve estar acompanhada de critérios de segurança, principalmente em casos que envolvem substâncias permanentes e de difícil manejo diante de reações adversas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/06/2026 0 Comentários 86 Visualizações
Business

Grupo Solar anuncia novo posicionamento ao completar 60 anos de história

Por Jonathan da Silva 07/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Grupo Solar anunciou um novo posicionamento de marca em meio às comemorações pelos 60 anos de atuação da empresa, completados em 2026. Com mais de mil colaboradores, o grupo apresentou o slogan “Força local, negócio global” como parte de uma estratégia voltada à expansão e à integração de suas operações. O anúncio foi realizado no Dia do Trabalhador, em 1º de maio, marcando um novo ciclo para a organização de origem familiar fundada em 1966.

Segundo o grupo, o reposicionamento busca fortalecer a conexão entre os diferentes negócios e ampliar a atuação da empresa além das fronteiras regionais. A proposta também consolida a organização como um ecossistema integrado de negócios, com foco em crescimento sustentável e sinergia entre as áreas de atuação.

Estratégia de expansão

Atualmente na quarta geração de gestão, o Grupo Solar é comandado pelo CEO João Carlos Müller, responsável pelo processo de transformação e expansão da companhia. Conforme a empresa, a nova estratégia será desenvolvida ao longo do ano por meio de campanhas em canais digitais e mídias tradicionais.

João Carlos Müller afirmou que o movimento representa uma evolução na estrutura organizacional do grupo. “Este é um momento muito importante para o Grupo Solar. Ao completarmos 60 anos, damos um passo estratégico ao integrar ainda mais nossas operações e fortalecer nosso posicionamento como grupo. Mais do que uma evolução de marca, estamos conectando nossas empresas, nossas culturas e nosso propósito, respeitando a essência de cada negócio. Seguimos com o compromisso de crescer de forma sustentável, valorizando pessoas e ampliando nossa presença no mercado”, destacou o executivo.

Rede de negócios

Entre os negócios do grupo está a Lojas Solar, que atua nos segmentos de materiais de construção, ferramentas, móveis, eletrodomésticos e bazar. A rede possui 42 lojas físicas distribuídas nas regiões do Vale do Caí, Vale do Taquari, Vale dos Sinos, Encosta da Serra e Região Metropolitana, além de operações no comércio eletrônico.

O ecossistema também reúne as marcas Naturovos e Uêvo. A Naturovos possui unidades em Salvador do Sul e Vacaria, com capacidade para classificar cerca de 4,8 milhões de ovos por dia. A empresa mantém parceria com mais de 120 produtores e atua no mercado nacional e internacional.

Já a Uêvo é voltada ao mercado de suplementos alimentares e registra expansão da presença em diferentes regiões do país. A marca atua em feiras e eventos esportivos, além de operar no varejo físico e digital.

Foto: Agência Argerick/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2026 0 Comentários 88 Visualizações
Variedades

Uultis apresenta novo posicionamento ao completar 10 anos

Por Jonathan da Silva 31/03/2026
Por Jonathan da Silva

Ao completar 10 anos de atuação, a Uultis apresentou a evolução do seu posicionamento de marca durante a Abimad 2026, realizada em São Paulo. O lançamento foi desenvolvido em parceria com a Evolgo e integra uma estratégia para ampliar a presença da marca, especialmente nos mercados do Brasil e dos Estados Unidos, além de reforçar sua proposta de valor no segmento de mobiliário de alto padrão.

O trabalho de branding foi conduzido ao longo de seis meses e incluiu etapas de diagnóstico e construção estratégica. Ao longo de 2025, o projeto entrou na fase de execução, sendo preparado para lançamento junto a uma nova coleção de produtos apresentada na feira.

A Evolgo foi responsável por definir orientadores de negócio, estruturar a estratégia de marca, identidade conceitual, posicionamento, manifesto, slogan e planos de ação. O processo também incluiu consultas com arquitetos, especificadores e lojistas do segmento.

Segundo o estrategista de marcas e cofundador da Evolgo, Felipe Schmitt-Fleischer, o reposicionamento busca consolidar atributos da marca. “O resultado evidencia que, além do altíssimo padrão de qualidade e design presente em sua coleção de produtos, a Uultis se posiciona como uma marca que abraça as expressões de vida das pessoas, traduzidas em uma sofisticação contemporânea, sensível e atemporal”, afirmou Schmitt-Fleischer.

Posicionamento da marca

O novo posicionamento da marca tem como base o conceito expresso no manifesto “O propósito de elevar o viver”, que orienta a comunicação e o desenvolvimento de produtos.

De acordo com o presidente do Grupo Herval, José Agnelo Seger, o slogan reforça os valores da marca. “O slogan da Uultis declara sua paixão pelas experiências, sua inspiração na natureza, o apreço pelos detalhes e a rejeição aos excessos. A marca escolhe a serenidade no fazer, valoriza o caminho autoral e reafirma sua produção feita no Brasil, com calma, alma e consciência”, ressaltou Seger.

Mercado de atuação

A atualização do posicionamento busca acelerar o crescimento da Uultis em seus principais mercados e tornar mais claros seus diferenciais competitivos. A marca atua no segmento de mobiliário de alto padrão, combinando processos industriais com acabamento artesanal.

O que é a Evolgo

A Evolgo foi fundada em Porto Alegre por Gilnei Silva e Felipe Schmitt-Fleischer, com atuação em posicionamento e identidade visual de marcas. A empresa desenvolve projetos para diferentes setores, incluindo moda, alimentos, logística, tecnologia e serviços, e já atendeu clientes como Carrano, FishTV, Frumar, Poly, Pac Log, Petite Jolie, The South Base, Conline e Sorrifácil.

O que é o Grupo Herval

A Uultis integra o Grupo Herval, fundado em 1959, em Dois Irmãos, e que reúne mais de 25 marcas, atuando nos segmentos de indústria, varejo, serviços e operações financeiras. O grupo mantém presença em todas as regiões do país e também opera no comércio eletrônico.

Foto: Uults/Divulgação | Fonte: Assessoria
31/03/2026 0 Comentários 164 Visualizações
Variedades

Feira Feito em Gramado apresenta nova identidade visual e posicionamento

Por Jonathan da Silva 12/03/2026
Por Jonathan da Silva

Para a 14ª edição, a “Feito em Gramado – Feira de Produtos de Origem” contará com uma nova identidade visual e um reposicionamento estratégico que busca ampliar a forma como a produção local do município é comunicada ao público. O evento ocorrerá de 30 de abril a 17 de maio, no Expogramado, reunindo expositores de diferentes segmentos ligados à produção local.

A feira, tradicionalmente associada ao artesanato, passa a adotar um conceito mais amplo, com a proposta de representar a diversidade de produtos e matérias-primas que compõem a cultura produtiva da cidade. Entre os materiais representados estão madeira, couro, cerâmica, ferro, tecidos, fibras e elementos naturais.

Nova identidade visual

A nova identidade visual foi desenvolvida pelo setor de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Gramado. O conceito gráfico foi elaborado a partir da ideia de origem e transformação da matéria-prima, utilizando elementos orgânicos associados à natureza.

O pontilhado presente na marca faz referência ao contorno das montanhas da região e também aos pontos do trabalho manual, conectando o território às técnicas utilizadas na produção artesanal e industrial.

Posicionamento do evento

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, André Castilhos, afirmou que a mudança busca refletir a evolução da feira e ampliar a forma de apresentação da produção local. “O novo posicionamento da Feito em Gramado reflete a maturidade da nossa produção local. Queremos destacar não apenas o produto final, mas o processo, a autoria e a identidade cultural que cada expositor carrega. É uma vitrine que fortalece o microempreendedor e valoriza a economia do nosso município”, pontua o titular da pasta.

Inscrições para expositores

As inscrições para expositores estão abertas e são realizadas exclusivamente de forma online. A definição da localização dos estandes ocorrerá por meio de sorteio público presencial.

Os interessados devem apresentar documentação fiscal, como a Certidão Negativa de Débitos (CND), para garantir benefícios de desconto. A inscrição para expositores comerciais pode ser feita por meio do link forms.gle/bK3mph5MwqV4i7w59.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2026 0 Comentários 153 Visualizações
Variedades

Protarget celebra 43 anos com nova identidade visual e posicionamento

Por Jonathan da Silva 24/10/2025
Por Jonathan da Silva

A agência de comunicação Protarget, com sede em Novo Hamburgo, apresentou sua nova identidade visual e o posicionamento “Brand Makers. Para marcas de futuro.” em recente evento que reuniu fundadores, colaboradores e clientes. A mudança marca a celebração dos 43 anos da empresa e reforça o propósito de construir futuros possíveis para marcas, negócios e pessoas.

De acordo com o diretor de Criação e Estratégia da Protarget, Ricardo Müller, o novo conceito simboliza a missão da agência em criar narrativas estratégicas e criativas. “Unimos o que há de mais atual — como o metaverso pop, cores vibrantes, blocos 3D e ícones de construção — para formar nossa identidade. É como se cada job desenvolvido para nossos clientes se transformasse em um bloco na construção do futuro”, afirma Müller.

A estética visual foi inspirada no universo da construção civil e evolui para o conceito “Future Makers”, com elementos digitais e pixelados que remetem a games como Minecraft.

Expansão permanente

Reconhecida por desenvolver estratégias para grandes marcas, a agência segue ampliando sua atuação para novos mercados em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No primeiro semestre de 2025, registrou crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. “A expertise que construímos posicionando marcas de atuação regional e nacional nos dá confiança para expandir horizontes e conquistar novos mercados”, destaca a diretora de Relacionamento e Novos Negócios, Annie Müller.

Entre os clientes atendidos estão as prefeituras de Gramado e Caxias do Sul, a Fenac – Feira Nacional da Indústria Calçadista – e empresas como DoctorClin, Pegada e Mississipi. Em 2024, a Protarget assinou mais de 50 campanhas e mantém atualmente mais de 15 clientes fixos.

História familiar

Fundada em 1982 por Maria Helena e Osvaldo Müller, a Protarget está hoje sob a gestão dos filhos do casal, Annie e Ricardo Müller, que unem tradição e inovação na condução dos negócios. Maria Helena segue atuando no conselho e nas decisões estratégicas. “Iniciamos há mais de quatro décadas e o mercado era outro. Hoje, nossos filhos conduzem o negócio sob o olhar atento às provocações de um momento pulsante. Mesmo assim, seguimos na retaguarda porque amamos o nosso trabalho”, afirma a fundadora.

Foto: Protarget/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2025 0 Comentários 248 Visualizações
Variedades

Amprotabaco convoca audiência para discutir posição do Brasil na COP-11

Por Jonathan da Silva 16/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) realizará uma audiência pública no dia 9 de julho, no Plenário do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir o posicionamento oficial do Brasil na 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-11), que será realizada em novembro, em Genebra, na Suíça. A mobilização, liderada pela entidade, contará com a participação de prefeitos, vereadores e representantes da cadeia produtiva do tabaco dos três estados do sul do país e da Bahia.

De acordo com o presidente da Amprotabaco, Gilson Becker, o objetivo é cobrar transparência sobre o posicionamento do Brasil e garantir que representantes do setor produtivo tenham acesso às discussões da conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Precisamos ter certeza de qual será a posição do Brasil durante a realização da COP-11, assim como garantir que o setor produtivo, representado pelos municípios, indústria e produtores, tenha oportunidade de acompanhar a realização da conferência”, afirmou o dirigente da entidade.

Produtos com tabaco aquecido e dispositivos eletrônicos preocupam

Entre os temas de interesse da cadeia produtiva que devem ser debatidos na conferência estão a regulamentação dos produtos com tabaco aquecido e dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). “São questões que têm impacto direto na região, pois estão ligadas à venda de produtos irregulares e ilegais no Brasil. Queremos saber como será a participação do país durante a COP, pois tudo que se decide neste momento passa a valer como regra nos países que participam da convenção”, pontuou Becker.

Participação de ministérios e entidades

A audiência pública foi proposta à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a partir de requerimento do deputado federal Rafael Pezenti (MDB-SC). A mobilização começará ainda na manhã da quarta-feira, 9 de julho, com encontros entre lideranças das regiões produtoras.

Estão previstas as participações dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; das Relações Exteriores; e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Também devem participar representantes da Câmara Setorial do Tabaco, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), dos sindicatos SindiTabaco-RS e SindiTabaco-BA, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), dos governos estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das Assembleias Legislativas dos três estados do sul.

Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2025 0 Comentários 347 Visualizações
Variedades

OAB/RS realiza ato em defesa da sustentação oral contra resolução do CNJ

Por Jonathan da Silva 22/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS) realizará um ato público em defesa do direito à sustentação oral no dia 28 de janeiro, às 10h, no OAB Cubo, em Porto Alegre. A mobilização ocorre em resposta à Resolução nº 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite a inclusão de processos no plenário virtual e delega aos relatores a decisão de manter ou retirar casos deste modelo de julgamento.

No modelo virtual proposto pelo CNJ, os advogados podem anexar vídeos com suas sustentações orais para apreciação dos magistrados, o que substitui a apresentação ao vivo, presencial ou telepresencial. A OAB/RS critica duramente a medida, afirmando que o formato fere o direito de defesa e as prerrogativas da advocacia, além de comprometer a interação direta com os julgadores.

Segundo o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a resolução ameaça o acesso à Justiça e o pleno exercício da advocacia. “Se um advogado ou uma advogada é impedido de realizar uma sustentação oral, quem está sendo calado é o cidadão defendido por aquele profissional”, afirmo. Lamachia, que também apontou que a sustentação oral ao vivo é essencial para que advogados possam acompanhar debates entre magistrados, apresentar questões de ordem ou de fato e exercer sua função de forma completa.

Campanha e mobilização nacional

Em 2023, a OAB/RS lançou a campanha “Vídeo Gravado Não é Sustentação Oral”, divulgando o impacto negativo da resolução em rádios e redes sociais. A Ordem levou o debate ao Conselho Federal da OAB (CFOAB), que nacionalizou a pauta, e a questão chegou ao Senado Federal com a tramitação da PEC 30/2024, que propõe assegurar o direito de sustentação oral em qualquer sessão de julgamento.

A entidade também emitiu nota pública em outubro de 2024 contra a Resolução nº 591/2024 e segue promovendo ações para sensibilizar a sociedade e os poderes sobre os riscos da medida.

O que diz o CNJ

De acordo com o CNJ, a Resolução nº 591/2024 busca acelerar o andamento processual no país, justificativa que foi rebatida por Lamachia. Ele afirmou que, embora a celeridade seja importante, ela não pode ser obtida às custas do direito à ampla defesa e das prerrogativas da advocacia.

O ato público do dia 28 de janeiro integra os esforços da OAB/RS para garantir que a sustentação oral permaneça um instrumento pleno e acessível de defesa nos tribunais.

Fotos: Fabrikasimf/Freepik e OAB-RS/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/01/2025 0 Comentários 503 Visualizações
Saúde

Simers manifesta preocupação com novas vagas em cursos de Medicina no RS

Por Jonathan da Silva 18/11/2024
Por Jonathan da Silva

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) expressou preocupação com a qualidade do ensino de Medicina no estado, após o anúncio da abertura de 60 novas vagas em cursos de Medicina, autorizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). A autorização foi publicada nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União e decorre do fim da moratória dos cursos de Medicina, encerrada em abril de 2024.

A moratória anterior, estabelecida pela Portaria nº 328/2018, buscava controlar e planejar a criação de novas vagas e escolas de Medicina no Brasil. Com o seu término, diversas universidades e centros universitários intensificaram esforços para ofertar novas vagas, sendo que mais de 200 cursos aguardam autorização para operar, dos quais 10 estão no Rio Grande do Sul.

O vice-presidente do Simers, Fernando Uberti, destacou a necessidade de regulamentação criteriosa para garantir a qualidade do ensino médico. “O ensino da Medicina demanda investimentos contínuos em infraestrutura, recursos humanos, educação continuada, e boas condições de trabalho. As escolas que não atenderem aos padrões mínimos devem sofrer sanções, inclusive com o fechamento dos cursos”, afirmou Uberti.

O Simers alerta que a expansão de vagas sem a devida fiscalização pode resultar na proliferação de cursos de qualidade questionável, o que traria riscos para a saúde pública. A entidade defende que o foco deve ser na qualificação da formação médica e não na ampliação irrestrita de vagas.

Além disso, Uberti ressaltou que problemas como más condições de trabalho, insegurança nos contratos e baixa remuneração contribuem para a falta de médicos no interior. “Somar profissionais a um contexto de precariedade não resulta numa população atendida de forma digna. O problema no Brasil não será resolvido apenas com mais médicos, mas com a reestruturação do sistema, incluindo a criação de um plano de carreira para atrair e fixar esses profissionais, garantindo segurança e remuneração adequada”, concluiu o vice-presidente da entidade.

O Simers defende que antes de expandir o número de vagas, o MEC deveria reforçar a fiscalização e o cumprimento das normas vigentes para assegurar a excelência no ensino médico.

Foto: Freepik/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/11/2024 0 Comentários 514 Visualizações
Política

CDL Santa Cruz se posiciona contra proposta de redução da jornada de trabalho 6×1

Por Jonathan da Silva 13/11/2024
Por Jonathan da Silva

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul manifestou-se contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca encerrar a jornada de trabalho no modelo 6×1, reduzindo o limite semanal de 44 para 36 horas. A proposta, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), encontra-se em fase de coleta de assinaturas para tramitação no Congresso e gerou repercussão nas redes sociais.

O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, argumenta que a mudança aumentaria os custos operacionais das empresas, o que, segundo ele, pode levar à diminuição de postos de trabalho. “A proposta impacta diretamente o setor de comércio e serviços, pois, para manter as operações, o setor precisaria contratar mais pessoas sem garantia de aumento no faturamento, o que implica mais custos e pode resultar em desemprego”, afirma Bartz, avaliando que o atendimento ao consumidor também seria afetado com a jornada reduzida.

Outro ponto de vista levantado por Bartz é a preocupação com a flexibilidade das atividades comerciais. O executivo enxerga que a semana reduzida de quatro dias dificultaria o atendimento às demandas dos consumidores e comprometeria a competitividade do setor. Bartz também analise possíveis impactos da proposta sobre micro e pequenas empresas, que, de acordo com ele, seriam diretamente afetadas pela elevação dos custos operacionais sem redução de salários.

A CDL Santa Cruz também compartilha a posição da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre o tema. Segundo Bartz, a CNDL defende a valorização dos trabalhadores e o bem-estar das famílias brasileiras, ressaltando que a proposta pode causar prejuízos à estabilidade das empresas e aumentar a informalidade. “Para a CNDL, a PEC trará grandes prejuízos, pois afetará o horário de funcionamento do comércio e poderá reduzir salários e aumentar o custo de vida dos trabalhadores”, acrescenta Bartz.

A CNDL também alerta que a proposta de redução da carga horária semanal se baseia em modelos de países europeus e norte-americanos, que, segundo a entidade, possuem contextos econômicos e trabalhistas distintos da realidade brasileira. A entidade pede um debate mais amplo no Congresso Nacional para encontrar alternativas que preservem o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Brasil.

Projeto de redução da jornada

Atualmente, a Constituição Federal prevê uma jornada de trabalho de 8 horas diárias e um total de 44 horas semanais. O projeto da deputada Erika Hilton visa reduzir a jornada semanal para 36 horas, mantendo as 8 horas diárias. O texto da PEC permite a “compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

A deputada defende que a jornada reduzida melhoraria o bem-estar dos trabalhadores e criaria novas oportunidades de emprego para jovens, especialmente para cobrir folgas. Erika apresentou a proposta em 1º de maio deste ano e já obteve 134 assinaturas de parlamentares, restando 37 para alcançar as 171 necessárias para iniciar a tramitação no Congresso. A proposta altera o artigo 7º da Constituição, que atualmente define o limite de 44 horas semanais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/11/2024 0 Comentários 401 Visualizações
Política

ACI pede transparência em debate sobre a reforma tributária

Por Jonathan da Silva 17/09/2024
Por Jonathan da Silva

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI) encaminhou na quinta-feira (12) uma correspondência ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, em que manifesta preocupação com a falta de transparência nas discussões em torno da reforma tributária, que tramita na casa.

No documento, assinado pelo presidente Robinson Klein, a entidade enfatiza que qualquer proposta de reforma deve ser amplamente debatida, sendo sua aprovação condicionada à efetiva redução da carga tributária para o empresariado, a fim de garantir a competitividade das empresas brasileiras no cenário global e estimular o crescimento econômico. “A magnitude dessa reforma exige um debate claro, franco e aberto com a sociedade civil organizada, com a participação de todos os setores impactados pelas mudanças propostas”, diz a correspondência.

A ACI-NH/CB/EV/DI afirma que estará atenta ao andamento dessa reforma e cobrará ações claras e objetivas que assegurem a transparência do processo legislativo, a inclusão de todos os interessados nas discussões e o cumprimento da finalidade maior de uma verdadeira reforma tributária, a redução da carga tributária para o setor produtivo e o alívio do peso burocrático que asfixia os negócios no país. “Reforçamos que o empresariado brasileiro está disposto a colaborar com ideias e sugestões, mas exige que essa colaboração ocorra em um ambiente de diálogo aberto e conjunto que resulte em uma solução e providências nesse sentido. Contamos com a sua atenção e providências nesse sentido”, conclui o documento.

Foto: ACI/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/09/2024 0 Comentários 392 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO