Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

marcha dos prefeitos

Política

Marcha dos Prefeitos terá debate sobre cadeia produtiva do tabaco

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

A cadeia produtiva do tabaco será tema de uma arena temática durante a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada pela Confederação Nacional de Municíios (CNM) entre os dias 18 e 21 de maio, em Brasília. A programação específica sobre o tabaco ocorrerá no dia 20 de maio, das 14h às 18h, na Arena 10, reunindo prefeitos, gestores públicos, especialistas e representantes de iniciativas ligadas ao setor para discutir os impactos econômicos, sociais, ambientais e educacionais da produção de tabaco nos municípios brasileiros.

A atividade integra a programação oficial do evento municipalista e busca ampliar o debate nacional sobre a relevância da cadeia produtiva do tabaco, especialmente nos municípios da região sul. Entre os temas previstos estão educação, desenvolvimento social, preservação ambiental e os impactos do mercado ilegal na arrecadação e nas economias locais.

Debate sobre desenvolvimento regional

O presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker (PSD), destaca que a presença do tema na programação da CNM representa uma oportunidade de ampliar o entendimento sobre a realidade dos municípios produtores. “Estamos falando de um espaço que reúne prefeitos, parlamentares e gestores públicos de todas as regiões do País. É uma oportunidade de furar a bolha e apresentar o tabaco dentro de uma visão ampla de desenvolvimento, mostrando como essa cadeia impacta diretamente a economia, a educação, a arrecadação, o meio ambiente e a permanência das famílias no meio rural”, afirma Becker.

Segundo o dirigente, a arena temática também pretende apresentar experiências práticas desenvolvidas em municípios produtores, especialmente nas áreas de sustentabilidade, sucessão rural e proteção social. “Existe uma visão muito limitada quando o assunto é tabaco. Precisamos mostrar que existem municípios organizados, projetos ambientais reconhecidos, programas educacionais estruturados e milhares de famílias que dependem diretamente dessa atividade. Levar esse debate para dentro da Marcha é fazer com que o Brasil conheça melhor essa realidade”, completa o presidente da Amprotabaco.

Programação temática

A programação será dividida em três painéis temáticos. O primeiro abordará educação e boas práticas nos municípios produtores, com participação da coordenadora do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, além de secretários municipais dos três estados do sul.

Na sequência, o debate tratará de agricultura, desenvolvimento social e meio ambiente, incluindo a apresentação do projeto Protetor das Águas, desenvolvido pelo município de Vera Cruz em parceria com o Ministério Público. Também participará o influenciador digital e vereador catarinense Emerson Gabriel Woiecechovski, da página Fumicultores Unidos.

O terceiro painel discutirá o mercado ilegal e os impactos econômicos aos municípios brasileiros.

O secretário executivo da Amprotabaco, Vinícius Pegoraro, destaca que a construção da arena temática envolveu diferentes instituições ligadas ao setor e busca ampliar o diálogo com gestores públicos de todo o país. “A cadeia produtiva do tabaco possui forte impacto na arrecadação, na geração de renda e na manutenção das economias locais. Estar presente em um espaço como a Marcha dos Prefeitos significa ampliar o diálogo institucional e levar informações técnicas e experiências concretas para gestores públicos de todo o país”, pontua Pegoraro.

Serviço

  • O quê: Arena temática “Produção de Tabaco e o Desenvolvimento Econômico Social para os Municípios”, durante a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
  • Quando: 20 de maio, das 14h às 18h
  • Onde: Arena 10, em Brasília
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 137 Visualizações
Política

Prefeito de São Leopoldo busca repactuação de dívidas e investimentos em Brasília

Por Jonathan da Silva 22/05/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco (PL), participou nesta quarta-feira (22) da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, onde cumpriu uma série de compromissos institucionais com foco na renegociação de dívidas e na captação de investimentos para o município. Durante a manhã e parte da tarde, o prefeito esteve reunido com os diretores do Banco do Brasil, Marcelo Botelho e Elias Almeida, e com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Tiago Cordeiro Oliveira, acompanhado do secretário da Fazenda, Roberto Calazans, e da procuradora-geral do município, Fernanda Luft.

Segundo Heliomar Franco, foram entregues documentos que detalham as operações de crédito contratadas pelo município com as duas instituições. “Entregamos para ambas instituições por escrito um levantamento das operações de crédito contraídas junto a estas instituições pelo município de São Leopoldo. Fizemos um estudo detalhado dessas operações, na Secretaria da Fazenda, e, diante das circunstâncias demonstradas, torna-se imperiosa a repactuação dos prazos e índices contratuais e isso que fomos buscar”, afirmou o prefeito.

Encontro com autoridades nacionais

No início da manhã, Heliomar Franco também se reuniu com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Zukoski, e com o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, para tratar de temas relacionados às necessidades habitacionais de São Leopoldo.

Palestra sobre enchentes e governança ambiental

Às 14h, na sala 337 do Centro de Eventos Internacionais, o chefe do executivo de São Leopoldo palestrou para prefeitos, vereadores e secretários municipais de diferentes regiões do país. Na apresentação, relatou os impactos da enchente de maio de 2024 no município, as consequências da catástrofe e as ações adotadas na recuperação. Também abordou a experiência de governança ambiental descentralizada aplicada no município leopoldense.

Nova agenda com banco alemão

Na quinta-feira, 23 de maio, o prefeito Heliomar Franco segue com a agenda na Marcha e participa de uma reunião com representantes do banco alemão KFW, com o objetivo de buscar investimentos para projetos em São Leopoldo.

Foto: Douglas Dalua/Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2025 0 Comentários 388 Visualizações
Política

Cisvale apresenta ações de resposta à crise climática na Marcha dos Prefeitos em Brasília

Por Jonathan da Silva 21/05/2025
Por Jonathan da Silva

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) apresentou, nesta terça-feira (20), em Brasília, as ações regionais implementadas no Rio Grande do Sul em resposta aos eventos climáticos extremos ocorridos em 2024. A participação ocorreu durante a 26ª edição da Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e teve como foco a atuação conjunta que originou o Comitê Pró-Clima.

O presidente do Cisvale, Gilson Becker, conduziu a apresentação ao lado do vice-presidente do consórcio e prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), da diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, e do prefeito de Sinimbu, Wilson Molz (PSB). O município de Sinimbu foi o primeiro a ser apresentado no painel, com destaque para sua reconstrução após os desastres naturais.

Segundo o presidente do Cisvale, a participação do consórcio no evento reafirma a relevância das ações realizadas em âmbito regional. “Até agora, as apresentações e debates nos quais estivemos presentes ocorriam sempre dentro das nossas regiões e estado. Nesta tarde apresentamos tudo que foi feito para uma plateia formada por gestores de todo o país.” Becker também destacou o interesse imediato de outros participantes: “Várias pessoas pedindo contatos e informações a nosso respeito”, ponderou Gilson Becker.

Ações iniciadas em abril de 2024

Durante a apresentação, Becker relatou que as ações começaram ainda no final de abril de 2024, após o temporal que antecedeu as enchentes. Entre as medidas adotadas, foram mencionadas a coordenação da ajuda humanitária, a criação do Pix Solidário e parcerias com diversas entidades para socorrer os municípios atingidos. Esses esforços culminaram na criação do Comitê Pró-Clima.

O consórcio apresentou ainda os projetos desenvolvidos pelo comitê e as estratégias de captação de recursos voltadas à recuperação da região. De acordo com o presidente do Cisvale, “o conjunto de ações implementadas no Vale do Rio Pardo tornou-se um modelo nacional de resposta e ação aos eventos climáticos extremos”.

Evento com participação nacional

A Marcha dos Prefeitos reúne mais de 15 mil participantes de todo o Brasil e é considerada uma das principais agendas voltadas à gestão pública municipal. Nesta terça-feira (20), os debates contaram com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O evento teve como pauta principal o enfrentamento de crises climáticas e as políticas públicas de apoio aos municípios.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2025 0 Comentários 392 Visualizações
SaúdeVariedades

Comusa participa de encontro da Assemae em Brasília

Por Marcel Vogt 30/03/2023
Por Marcel Vogt

Os desafios do saneamento no Brasil foi uma das pautas do encontro realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), nesta última semana de março, em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos. O evento contou com a participação de representantes de autarquias de todo o Brasil, de bancos públicos, além do vice-prefeito e diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, acompanhado do diretor de Atendimento ao Cliente, Silvio Klein, e da diretora Administrativo-Financeira, Andrea Braun. 

 

Em sua fala, Márcio afirmou que há escassez de recursos para financiamento de grandes obras e que isso trava o progresso para atingir as metas do Marco Regulatório do Saneamento. “É preciso deixar claro a importância da manutenção dos contratos existentes e da oportunização, por parte do Governo Federal, através dos agentes financiadores públicos, na concessão de financiamentos diretos para autarquias”, explica. Atualmente, a Comusa conta com recursos da Caixa e Banrisul para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, mas que, nos últimos anos, o governo acabou com o financiamento público para obras de saneamento, o que dificulta a obtenção de novos recursos.

 

“O que precisa ficar claro é que não queremos apenas atingir o Marco Regulatório, mas sim, trazer mais efetividade para o saneamento no Brasil.” 

A comitiva da Comusa ainda se reuniu com a Secretaria de Saneamento para apresentar projetos e definir estratégias para obtenção de recursos. 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/03/2023 0 Comentários 498 Visualizações
Política

Helena Hermany participa da Marcha dos Prefeitos

Por Marcel Vogt 29/03/2023
Por Marcel Vogt

Do dia 28 ao dia 30 de março ocorre a Marcha de Prefeitos de 2023 em Brasília. Esse evento ocorre desde março de 1998, com o objetivo de apresentar as demandas dos municípios. Esse evento é o maior da América Latina em números de autoridades.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, prestigiou a 24ª Marcha dos Prefeitos em Brasília, que ocorre até a próxima quinta-feira, 30. Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro tem como principal objetivo debater a reforma tributária. Na abertura do evento, que ocorreu na manhã de terça-feira (28), o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, enalteceu a evolução do movimento e das Marchas. Segundo ele, as mobilizações dos municípios já resultaram em um ganho de R$ 1,4 bilhão aos cofres municipais, além de evitar a perda de R$ 8 bilhões no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por conseguirem evitar a dedução do aumento da Cofins no IPI.

A expectativa, segundo Ziulkoski, é também a de garantir parecer favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) para a redistribuição do ISS dos serviços do sistema financeiro. Outras pautas como a evolução das emendas constitucionais, que agora têm pagamento obrigatório, além da possibilidade de garantir verba para a manutenção da frota de ônibus escolar, também serão discutidas. Entre hoje e amanhã, a prefeita Helena Hermany se encontrará com ministros e deputados federais para apresentar demandas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/03/2023 0 Comentários 521 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO