Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Litoral Norte

Casaqui
Cidades

Casaqui realiza campanha para garantir a segurança de crianças no litoral norte

Por Eduarda Ferreira 11/01/2021
Por Eduarda Ferreira

A campanha “A família ta on”, iniciativa da imobiliária Casaqui em parceria com as equipes de Salva Vidas do litoral norte e estabelecimentos comerciais, acontece aos sábados, durante toda a temporada do veraneio gaúcho. Dessa forma, serão distribuídas mais de 10 mil pulseiras de identificação com a tecnologia QR CODE para famílias com crianças, idosos ou vulneráveis nas praias de Capão da Canoa, Atlântida e Xangri-Lá.

O projeto visa facilitar e agilizar o reencontro de menores ou vulneráveis flagrados perdidos na praia, através da realização de um cadastro com nome, idade, informações do responsável, telefone para contato e a guarita mais próxima. Assim, basta acionar a câmera do smartphone para leitura do código localizado na pulseira que dá acesso aos dados cadastrados, além de facilitar o contato via WhatsApp com os responsáveis.

Neste verão, o número de casos de pessoas perdidas no litoral norte gaúcho cresceu mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar. A maioria dos eventos envolvem crianças. “Em contato com agentes comunitários e o Corpo de Bombeiros, descobrimos que durante os verões há um grande número de crianças perdidas nas praias do nosso litoral. “Foi a partir daí que surgiu a ideia da ação, onde as famílias podem cadastrar seus filhos, idosos ou pessoas com necessidades e retirar suas pulseiras com código de identificação gratuitamente, o que facilita e agiliza muito na localização dos responsáveis”, garante Eron Valim, CEO da imobiliária Casaqui e idealizador da campanha.

Foto: Steffany Cuacoski/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/01/2021 0 Comentários 1,6K Visualizações
capão da canoa
Cidades

Prefeitura de Capão da Canoa promove encontro com classe artística local

Por Eduarda Ferreira 11/01/2021
Por Eduarda Ferreira

A Prefeita de Capão da Canoa, Juliana Martin, e o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Itamar Trombetta, promoveram uma reunião com representantes da classe artística do município. Para isso, o encontro, que respeitou os protocolos de segurança sanitária, aconteceu no auditório do centro administrativo.

O objetivo foi alinhar uma política pública cultural, com foco na valorização  dos artistas de Capão da Canoa, bem como uma participação mais ativa nas decisões do poder público municipal. Além disso, os presentes buscaram projetar o calendário de eventos do município.

Conforme a Prefeita em exercício, Juliana Martin, a participação dos agentes culturais é fundamental para a composição de uma política pública eficiente. “Queremos que todos os artistas estejam junto de nós, para nos tornarmos ainda mais referência na área cultural em todo o Estado”, destaca.

Foto: Maria Luiza Lopes/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/01/2021 0 Comentários 756 Visualizações
litoral norte
Cidades

Municípios do litoral norte definem novo plano de enfrentamento à pandemia

Por Gabrielle Pacheco 21/12/2020
Por Gabrielle Pacheco

Através de uma reunião por videoconferência, os prefeitos dos municípios litoral norte do Rio Grande do Sul definiram um novo plano estruturado de prevenção e enfrentamento à pandemia do coronavírus. Para isso, o encontro ocorreu na quinta-feira (17) e a decisão foi tomada por meio da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).

Confira o novo plano

Locais públicos abertos (ruas, calçadas, parques, praças, faixa de areia, mar, lagoa, rio e similares)
  • Obrigatório uso de máscaras com distanciamento interpessoal de no mínimo 1 metro. Além disso, recomenda-se o distanciamento de 3 (três) metros entre núcleos familiares na beira mar;
  • Recomenda-se o menor tempo de permanência nos locais públicos.
Atividades físicas e caminhadas
  • liberadas, com o uso de máscara.
Quiosques
  • Proibida a utilização de mesas e cadeiras.
Música ao vivo
  • Critério a ser definido pelo município, conforme suas peculiaridades.
Locação de barracas, cadeiras e guarda-sóis
  • Critério a ser definido pelo município, conforme suas peculiaridades.
Vendedores ambulantes
  • Permitido;
  • Apoio da BM e Bombeiros na fiscalização.
Restaurantes a lá carte, prato feito e Buffet
  • Aberto ao público com encerramento total até à uma da madrugada;
  • Obrigatório o uso de máscara e distanciamento social;
  • Proibido dançar.
Lanchonetes, lancherias, bares e alimentos de rua (crepes, capetas, etc)
  • Aberto ao público com encerramento total até uma da madrugada;
  • Obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.
Hotéis e similares
  • Aberto ao público com 75% da capacidade de ocupação para estabelecimentos com Selo do Ministério do Turismo e todos os cuidados sanitários.
Comércio Varejista, centros comerciais, shoppings e comércio de rua
  • Aberto ao público até a meia noite;
  • Obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.
Feiras e exposições corporativas
  • Fechado.
Eventos sociais, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, bares e pubs ou similares
  • Fechado
Missas e serviços religiosos
  • 30% de ocupação intercalada de assentos, com 2m de distanciamento.
Parques Temáticos
  • Aberto ao público,  com 25% da capacidade total;
  • Obrigatório o uso de máscara e distanciamento social, com 25% de público.
Foto: Luiz Moraes/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/12/2020 0 Comentários 752 Visualizações
Aulas suspensas
Variedades

Aulas seguem suspensas no Litoral Norte

Por Gabrielle Pacheco 08/09/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) optou por seguir com as aulas suspensas. Em assembleia extraordinária realizada na sexta-feira (4), os prefeitos da região decidiram, por unanimidade, manter a rede de ensino pública e privada fechada até o próximo dia 30 de setembro. 

Na decisão, os prefeitos levaram em consideração todos os cuidados necessários para a reabertura das escolas e unidades de educação infantil. Além das medidas de distanciamento e cuidados necessários, os gestores também analisaram a redução das equipes de pessoal, tendo em vista os afastamentos de servidores integrantes do grupo de risco, entre outros aspectos.

“Todas estas questões precisam ser avaliadas e estudadas pelas equipes técnicas antes de se tomar qualquer decisão. Devemos lembrar que as aulas não estão paradas nos municípios”, alerta o presidente da Amlinorte e prefeito de Imbé, Pierre Emerim da Rosa. Segundo ele, os municípios estão mantendo as aulas de forma remota e com conteúdo encaminhado aos alunos, sendo que a carga horária deverá ser cumprida até o mês de dezembro. 

A Amlinorte deverá realizar, na próxima semana, reunião com a Promotoria Regional de Defesa da Educação, com a 18º Coordenadoria Regional de Saúde e com representante da UFRGS Campus Litoral Norte para debater o tema. O assunto também será discutido com integrantes da rede privada e pública de ensino. Dessa maneira, será formalizado um entendimento conjunto que auxilie os gestores na tomada de decisão sobre a melhor alternativa de Volta às Aulas no Litoral Norte.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/09/2020 0 Comentários 651 Visualizações
Cidades

Amlinorte aprova criação de comitê técnico em parceria com a UFRGS

Por Gabrielle Pacheco 31/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

Os prefeitos do Litoral Norte aprovam por unanimidade a criação de um comitê técnico, em parceria com a UFRGS Campus Litoral Norte, com objetivo de apresentar ao Estado um plano estratégico com critérios científicos para manter as medidas sanitárias e salvar a economia da região. A decisão é uma resposta a proposta de gestão compartilhada do Governo do Estado para o Modelo de Distanciamento Controlado, que estabelece semanalmente um conjunto de protocolos representados por bandeiras. Desta forma, a Amlinorte deverá consolidar a parceria com UFRGS, para a formação de um Comitê de Assessoramento Técnico e Científico. Essa equipe terá o compromisso de desenvolver estratégias de análise, que permitam apresentar alternativas sanitárias e protocolos seguros ao Modelo de Distanciamento Controlado, com dados e levantamentos da realidade local.

A decisão foi tomada em Assembleia Geral da Amlinorte online, realizada nesta quarta, dia 27 de julho de 2020, com a unanimidade dos 23 prefeitos da região presentes. Várias ponderações à proposta do Estado foram discutidas pelos prefeitos, como a demora em dividir com os municípios e demais setores as decisões sobre o isolamento social. “Mas entendemos que essa oportunidade nos dá a chance de defender nossa realidade local, com amparo técnico dos especialistas da UFRGS, sem desrespeitar os cuidados sanitários que o momento exige”, explica o presidente da Amlinorte, prefeito de Imbé, Pierre Emerim da Rosa.

A preocupação dos gestores diz respeito a manutenção da vida, da economia e dos empregos, que no litoral estão totalmente comprometidos devido a restrição dos setores de serviços e construção civil, que representam mais de 60% da renda local. A decisão dos prefeitos será encaminhada à Famurs e também ao Governo do Estado, demonstrando interesse em trilhar um caminho técnico científico adequado a realidade do Litoral Norte e respeitando as medidas protetivas ao Covid-19.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/07/2020 0 Comentários 539 Visualizações
Cidades

Amlinorte e UFRGS firmam parceria de assessoria técnica

Por Gabrielle Pacheco 29/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

Em reunião online realizada nesta terça-feira, 28, o presidente da Amlinorte, prefeito Pierre Emerim da Rosa, de Imbé, sugeriu uma parceria com a UFRGS Campus Litoral Norte. A ideia é formar um comitê técnico e científico na região. A proposta prevê que o Comitê de Assessoramento Técnico e Científico possa desenvolver estratégias de análise, que permitam apresentar alternativas sanitárias e protocolos seguros ao Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. “O objetivo é construir uma orientação técnica que contemple a segurança sanitária, preservação da vida, economia e empregos”, defende o presidente da Amlinorte, prefeito de Imbé, Pierre Emerim da Rosa.

Ele aponta que o Litoral Norte tem peculiaridades específicas, que envolvem a questão da sazonalidade de pessoas e uma economia baseada no setor de serviços e construção civil, que estão totalmente fragilizadas pelas medidas restritivas da bandeira vermelha. Segundo Pierre, a preocupação dos prefeitos com as medidas sanitárias é primordial, porém os municípios precisam oferecer alternativas para evitar um colapso da economia regional.

“Se não apresentarmos dados técnicos consistentes, não teremos como provar as nossas peculiaridades e estabelecer medidas de controle e distanciamento social adequado a nossa realidade”

A diretora geral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Campus Litoral Norte, Liane Ludwig Loder, se mostrou favorável ao projeto de auxílio técnico ao Litoral Norte, acompanhada de uma equipe de professores e coordenadores do corpo docente. A Amlinorte estará dando suporte no levantamento de dados dos municípios, para auxiliar no trabalho de pesquisa, e a equipe técnica deverá apresentar sugestões e metodologias de dados.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/07/2020 0 Comentários 739 Visualizações
CidadesSaúde

Municípios do litoral norte farão parceria para comprar 15 leitos de UTI

Por Gabrielle Pacheco 14/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

Na tarde de segunda-feira, 13, a Associação dos Municípios do Litoral Norte realizou uma reunião para tratar sobre as medidas de combate ao coronavírus. Ficou decidido que será feito um rateio para acrescentar 15 novos leitos de UTI, a fim de atender a região. O Secretário de Administração, Raphael Ayub, representou Capão da Canoa, que vai entrar com uma cota financeira proporcional.

Na próxima sexta-feira (17), dos 15 leitos, cinco já devem estar em operação. Com isso, somado à tese da sazonalidade, que comprova que o litoral tem o dobro de habitantes em relação ao número trabalho pelo Governo Estadual, a expectativa é que se reverta a bandeira vermelha e a região volte para a bandeira laranja. O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que o município está engajado e atuando em parceria com as demais cidades com o objetivo de normalizar a situação do comércio, bem como aprimorar o sistema de saúde. “Estamos trabalhando todos os dias, para trazer bem-estar para nossa população tanto na área financeira quanto na área da saúde”, diz.

Na última semana, o chefe do executivo de Capão da Canoa havia participado de uma reunião com o Governador Eduardo Leite e foram apresentadas propostas para a região. Nesta terça-feira, 14, às 9h, o Prefeito Amauri vai reunir presidentes de associações e representantes de segmentos para debater sobre a situação do município, buscando as melhores soluções para todos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/07/2020 0 Comentários 534 Visualizações
Cidades

Estudo da Amlinorte revela que Litoral Norte tem uma população superior a 700 mil pessoas

Por Gabrielle Pacheco 06/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Amlinorte encaminhou ao Governador do Estado um relatório com 600 páginas, demonstrando o aumento populacional que o Litoral Norte vem apresentando nos últimos meses. Os dados foram obtidos levando em consideração o aumento no consumo de energia elétrica na região, além do aumento na produção do lixo e também na cobertura da vacina da gripe da população idosa, que superou a casa dos 100%.

De acordo com o presidente da Amlinorte, prefeito Pierre Emerim da Rosa, de Imbé, somente no levantamento feito junto a CEEE, houve um aumento no consumo de energia elétrica na região na ordem de 25% nos últimos três meses, comparado com o mesmo período do ano passado. Além disso, o volume de resíduos sólidos coletados nos últimos seis meses também demonstra um acréscimo substancial, permitindo calcular, com base nos índices preconizados pelo Ministério do Meio Ambiente, que a população do litoral Norte já está em 716 mil pessoas e não 397 mil como previstos no IBGE 2019.

Os dados foram apresentados ao governador do Estado, através de uma videoconferência, que solicitou o encaminhamento dos estudos feitos pela Associação de Municípios, material compilado pelo escritório Sielichow Advocacia, pelos advogados Cristiano Sielichow e Rui Lang, que auxiliaram na elaboração do pedido administrativo junto ao Governo do Estado. A expectativa agora é de que o governo possa ajustar os cálculos e medidas adotadas para o Litoral Norte, tanto no combate ao coronavírus, quanto a liberação de leitos, imposição de bandeiras e até mesmo nos repasses de programas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/07/2020 0 Comentários 581 Visualizações
Cidades

Em votação, prefeitos decidem manter divisão de bandeiras no Litoral Norte

Por Gabrielle Pacheco 29/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

Em votação online na noite da última sexta-feira, 26, e finalizada na manhã de sábado, com diferença mínima de 12 votos contra 11, a maioria dos prefeitos da Amlinorte rejeitaram proposta técnica apresentada pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, em conjunto com os secretários municipais de Saúde do Litoral Norte. Os técnicos entendem ser equivocada a decisão do Estado em flexibilizar as regras de distanciamento para 11 municípios da região, além de apresentarem um conjunto de medidas restritivas de circulação e aglomeração e ações de reforço e qualificação nas equipes de vigilância dos municípios.

A proposta foi apresentada à associação pelos técnicos da 18ª CRS em conjunto com os secretários municipais após reunião com o Presidente da Amlinorte, Pierre Emerim da Rosa, prefeito de Imbé. “No rol de argumentos técnicos, se justifica a ineficiência em manter municípios limítrofes com bandeiras diferentes, o que só favorece a propagação do vírus devido a autorização para circulação de pessoas”, explica o presidente da Amlinorte. Ele destaca ainda que a capacidade de atendimento do sistema de saúde é limitada, com apenas 46 leitos de UTI para atender toda a população do litoral, sendo apenas 22 leitos destinados à UTI Covid-19.

A Amlinorte deve se reunir na próxima terça-feira (30) com o Governador do Estado, Eduardo Leite, para apresentar dados que comprovam a elevada migração de pessoas para o Litoral nos últimos três meses. Foram contrários a proposta de unificação para bandeira Vermelha 12 municípios, sendo 11 que estão autorizados a seguir os protocolos da bandeira Laranja, contra 11 votos daqueles municípios que estão na bandeira Vermelha. O presidente da Amlinorte vem defendendo desde março  que devem sempre serem tomadas medidas em bloco, para uma melhor eficiência e coerência nas ações comportamentais de toda a população litorânea.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/06/2020 0 Comentários 536 Visualizações
Cidades

Litoral Norte terá barreiras sanitárias no feriado

Por Gabrielle Pacheco 10/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

Os municípios do Litoral Norte estarão promovendo barreiras sanitárias neste feriado de Corpus Christi. O objetivo é orientar a população que se desloca sobre os riscos e cuidados contra o coronavírus. De acordo com o presidente da Amlinorte, prefeito Pierre Emerim da Rosa, de Imbé, a região está na Bandeira Laranja no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do RS, o que obriga as autoridades e à população a redobrar os cuidados.

Os municípios deverão montar barreiras sanitárias onde serão dadas as orientação das medidas restritivas para os visitantes. Também deve ocorrer a medição de temperatura e até a realização de testes rápidos, em caso de necessidade. O uso de máscaras é obrigatório, conforme o Decreto Estadual, e as medidas restritivas também devem ser observados, principalmente a de ficar em casa e sair apenas quando necessário. “Precisamos controlar a circulação de pessoas e reforçar os cuidados de higiene, para não sobrecarregar o sistema de saúde do Litoral”, explica o presidente da Amlinorte.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2020 0 Comentários 611 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO