Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Integração

Cultura

Jogos Coloniais da 17ª Fenavinho exaltam integração de comunidades

Por Stephany Foscarini 03/05/2022
Por Stephany Foscarini

O envolvimento comunitário para erguer a Festa Nacional do Vinho em 1967, ano de sua primeira edição, foi um dos maiores legados deixados pelo evento à cidade. Às vésperas de mais uma edição, a 17ª da história, esse congraçamento entre comunidades vem à tona mais uma vez para edificar, além da Fenavinho, uma das programações mais divertidas da festa, os impagáveis Jogos Coloniais.

Ao todo, 42 comunidades do interior estão sendo estimuladas por líderes comunitários, entidades, poder público e membros da Fenavinho a se conectarem com a competição. Elas estiveram reunidas no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), na noite de 2 de maio, para o lançamento dos Jogos Coloniais e para demonstrar a confraternização que envolve o povo do interior com o evento. “Esse é um momento de trazer à tona o que significa a Fenavinho, uma festa feita a muitas mãos, que representa a todos nós e, também, a integração do nosso interior. Isso ocorre em dois momentos especiais, que são os jogos e o desfile cultural, ambos fomentados pelas lideranças dessas localidades. Com certeza, o interior vai fazer um grande espetáculo, da mesma forma que faz um trabalho brilhante com o cultivo da uva e seus subprodutos”, disse Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da 17ª Fenavinho e 30ª ExpoBento.

O calendário de provas começa com as etapas distritais, que iniciam dia 7 de maio (sábado), no Vale dos Vinhedos; prosseguem no domingo, 8, em Faria Lemos, e tornam a ocorrer nos dias 14 e 15, em Tuiuty e em São Pedro, respectivamente. Em cada distrito ocorrem eliminatórias para cada uma das oito modalidades dos jogos: Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Corrida de barricas; Fazendo bigoli; Cabo de guerra; Jogo de ferradura; Encher garrafão com taça; e Mini 48. As disputas podem ocorrer com times masculinos, femininos ou mistos. Os melhores em cada uma delas em seus respectivos distritos ficarão frente a frente para o desafio final dos Jogos Coloniais, dia 21 de maio, na Via del Vino, em meio à programação do Vinho Encanado.

Durante os eventos nos distritos também haverá brincadeiras para envolver as crianças, despertando a relação delas com a Fenavinho desde cedo. Elas poderão se divertir com as atividades Jogo das Argolas, Chute no Pneu, Pescaria e Corrida do Saco, realizadas apenas de modo recreativo. Esse movimento acompanha o trabalho que o comitê da 17ª edição tem priorizado a fim de reconectar verdadeiramente o evento à comunidade. “À medida que nos tornamos conhecedores da história, entendemos que a Fenavinho é muito mais do que uma Festa. Em sua essência, ela retrata a força e promove o desenvolvimento do setor vitivinícola de Bento Gonçalves e região. Queremos resgatar esse legado, bem como os valores do trabalho em conjunto, envolvendo todos os agentes – poderes públicos, setores privados e representativos, e comunidade – na consolidação de sua retomada”, diz o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior.

Desfile temático para cada distrito

Embora o desempenho dos distritos nas oito modalidades contará importantes pontos para definir o grande campeão, uma das maiores pontuações virá de uma nona modalidade, programada para ocorrer no dia 22 de maio: o antológico Desfile Cultural, uma das tradições que nasceram junto à primeira Fenavinho e que são um dos pontos altos da festa.

O Desfile Cultural é uma oportunidade de os distritos mostrarem no centro da cidade um pouco do que eles fazem e o que são, porque foi isso que tornou o que Bento Gonçalves é hoje. Foram esses valores da fé, do trabalho, da perseverança, e também do nosso vinho e da nossa gastronomia que tornam Bento uma vitrine para o país”.

A atração é especialmente significativa porque representa um espelho das origens do município, além de ser uma forma de os visitantes conhecerem a história de Bento Gonçalves. “O Desfile Cultural é uma oportunidade de os distritos mostrarem no centro da cidade um pouco do que eles fazem e o que são, porque foi isso que tornou o que Bento Gonçalves é hoje. Foram esses valores da fé, do trabalho, da perseverança, e também do nosso vinho e da nossa gastronomia que tornam Bento uma vitrine para o país. É uma oportunidade para as pessoas que estão em Bento verem quais são as caras das pessoas que contribuem para que esse legado seja mantido”, diz Bruna Cristofoli, responsável pelo setor de enologia e relações comunitárias da Fenavinho,

Na avenida, no caso a Rua Marechal Deodoro, os distritos enaltecem suas origens e a cultura do vinho e, quem obtiver uma boa performance, aumentará suas chances de ser declarado o campeão dos Jogos Coloniais da Fenavinho. Neste ano, cada distrito será responsável por levar à avenida um desfile temático. Os tópicos foram definidos previamente por sorteio, em reunião entre membros do comitê da Fenavinho e representantes da prefeitura, responsáveis por sortearem as matérias para cada distrito.

A passagem do Vale dos Vinhedos pelo Centro trará a Saída dos imigrantes da Itália e a sua Chegada às novas terras. Os temas para Faria Lemos são os Saberes e Fazeres e a Diversão. Tuiuty, por sua vez, será incumbido de fazer a representação do Vinho e da Gastronomia. Para São Pedro, coube a tarefa de trabalhar a Fé e o Trabalho no Campo. Obrigatoriamente, todos estão desafiados a levar à avenida dois carros alegóricos e, ao menos, duas alas. “Além de ser uma homenagem aos imigrantes que legaram nossas tradições e costumes, estamos estimulando que isso não se perca entre a nova geração, integrando comunidades com a Fenavinho e mantendo viva a herança deixada por eles”, comenta Gabrielle Signor, da área de eventos externos do comitê da 17ª Fenavinho. O grande campeão dos Jogos Coloniais levará para seu distrito uma premiação de R$ 10 mil. O segundo colocado receberá R$ 4 mil, enquanto os terceiro e quarto lugares serão recompensados com R$ 2 mil cada.

Todos os competidores nos Jogos Coloniais, bem como todos os inscritos para o Desfile Cultural, ganharão quatro ingressos para a Expobento/ Fenavinho – Vila Típica (9 a 19 de junho), assim como dois vale-taças de vinho/suco para o Vinho Encanado (20 a 22 de maio).

Foto: Bárbara Salvatti/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/05/2022 0 Comentários 833 Visualizações
Variedades

Assembleia aprova projeto que autoriza integração entre Brigada Militar e Guardas Municipais

Por Gabrielle Pacheco 23/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 22, o projeto de lei, de autoria do deputado Tiago Simon (MDB) que permite que a Brigada Militar atue na preparação das Guardas Municipais para o policiamento ostensivo nas ruas.

O texto aprovado cria um marco legal para integrar sistemas de comunicação e inteligência entre as duas polícias, a partir de convênios firmados entre Estado e Municípios.

“Nosso objetivo é somar esforços para avançar no combate à criminalidade. Esta é uma demanda da sociedade que quer que a Guarda Municipal também aja no policiamento das ruas, trocando informações e se somando ao trabalho da Brigada Militar”, explicou o deputado Tiago Simon.

O projeto autoriza a criação de um órgão específico na Brigada Militar para o fazer o treinamento, a fim de preservar o caráter civil das Guardas Municipais.

“É inconcebível, no atual momento, onde a otimização de recursos e a eficiência dos serviços públicos são uma necessidade, que duas instituições tão relevantes para a comunidade e com atuação tão similares não estejam mais integradas em todos os seus aspectos para trazer mais segurança à população”, acrescentou o parlamentar.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/07/2020 0 Comentários 593 Visualizações
Variedades

Em debate promovido pela Sergs, Presidente da Trensurb defende integração do transporte metropolitano

Por Gabrielle Pacheco 26/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

No final da manhã desta quinta-feira, 25, o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, participou de um debate promovido pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, realizado por meio de videoconferência. O evento teve como tema os desafios para a viabilidade e aprimoramento do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre. Também participaram do encontro: Antônio Augusto Lovatto, engenheiro de transportes da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre; João Carlos Nedel, vereador de Porto Alegre; João Fortini Albano, engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em sistemas de transportes; Rodrigo Mata Tortoriello, secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre; como mediador, Luís Roberto Ponte, presidente da Sociedade de Engenharia.

Pedro Bisch Neto começou sua fala destacando dois fatores que considera importantes para se tratar de transporte hoje em dia: o primeiro é a concentração da população em grandes centros e a existência de 64 regiões metropolitanas no Brasil; o segundo, a evolução da comunicação, com o surgimento dos telefones celulares e sua modernização e novas possibilidades. Em seguida, mencionou as alternativas ao transporte coletivo que ganham cada vez mais espaço: os carros com preços cada vez mais acessíveis ao longo das décadas e a popularização de motos, bicicletas e patinetes – que segundo Bisch, vieram pra ficar.

O diretor-presidente passou então a tratar das dificuldades de gestão do sistema de transportes como um todo, com destaque para o grande número de órgãos responsáveis, de diversas esferas, que nem sempre atuam de forma integrada. Isso gera, conforme ele, “o sombreamento dos sistemas das cidades que se interpenetraram. A conurbação é completa na região metropolitana e existe um aglomerado de dezenas de poderes concedentes e a malha toda interligado, ou seja, com muita irracionalidade”.

Bisch também criticou o que chamou de “gestão política” do transporte, que resulta na criação de diversos benefícios por serem medidas que contam com a simpatia da população e/ou atendem necessidade sociais relevantes. Porém, em geral, não são buscadas maneiras de financiar esses benefícios para além de aumentar tarifas para o usuário em geral.

Conforme ele, a primeira ação de enfrentamento a essa realidade é uma priorização, a nível nacional, do transporte coletivo sobre o individual. A segunda, para Bisch, “é a modernização tecnológica dos sistemas e a integração de modais”, incluindo a unificação dos sistemas de bilhetagem, urbanos e metropolitanos, buscando eliminar irracionalidades e proporcionar mais facilidade ao usuário. “Isso pressupõe uma visão de conjunto e eu me refiro, em particular, às regiões metropolitanas”, afirmou.

O diretor-presidente disse enxergar razões para otimismo em relação a avanços. “Há uma mudança conceitual de valores na sociedade, o automóvel deixou de ser objeto de consumo número um e está literalmente perdendo prestígio”, avaliou. Ao mesmo tempo, as pessoas procuram caminhar mais, andar mais de bicicleta. Nas grandes metrópoles do exterior, o transporte coletivo é visto como fundamental e usado por pessoas de todas as classes sociais. “Então, tudo isso tende à recuperação do prestígio do transporte coletivo, que é preciso aproveitar”, afirmou Bisch. “O sistema tem que se modernizar e, acima de tudo, os valores da sociedade têm que mudar e precisamos trabalhar em conjunto com isso. A solução disso tudo, eu acho que vai depender de como essas coisas vão ser articuladas e executadas”, completou, encerrando sua participação inicial.

Em um comentário posterior, o diretor-presidente da Trensurb reafirmou a importância da integração urbana e interurbana na Região Metropolitana de Porto Alegre: “Tem que ser um modelo harmônico e integrado, isso é a essência da engenharia e da solução logística para a região como um todo. Então, isso é muito importante, a questão número um do transporte na região metropolitana, eu diria”. Para ele, há inclusive um consenso de diversos atores nesse sentido, mas até agora faltou peso político e uma maior ênfase da opinião pública quanto a isso para haver avanços maiores. Mais tarde, Bisch também procurou deixar claro que “o problema é muito grande e ele vai ter que ser resolvido por etapas e por regiões”. Sobre isso, declarou: “Nós sabemos que não vai ter solução mágica e vai ser por etapas também, mas se adotarmos a idéia de que cada etapa é uma pequena vitória, resolvemos um problema, resolvemos em Viamão, em Canoas, isso pode nos dar uma ideia de dinâmica de acompanhamento e aí sim o programa vira permanente, de acompanhamento da evolução do sistema de integração metropolitana”.

Em sua última participação no evento, Bisch falou da importância da Metroplan para o planejamento metropolitano e lembrou o Estatuto da Metrópole. Instituído em 2015 pelo governo federal, segundo o diretor-presidente, o Estatuto “dá um panorama geral que diz respeito a todos os setores e cria guarda-chuvas legais maravilhosos falando de intergovernabilidade”. Bisch concluiu, declarando: “Sobre esse debate, o mais relevante é que todos queremos melhorar o sistema por uma razão única: o cidadão merece ter um serviço à altura. No fundo, é para defender o usuário, um sistema com mobilidade, mais barato, mais ágil, mais confortável. Em resumo, é isso”, finalizou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2020 0 Comentários 559 Visualizações
Variedades

CadÚnico será integrado à Pnad Contínua

Por Gabrielle Pacheco 30/08/2019
Por Gabrielle Pacheco

Uma parceria firmada nesta quinta-feira (29), em Brasília, entre o Ministério da Cidadania e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai ampliar o banco de dados com informações sobre a situação das famílias de baixa renda no País e tornar mais eficaz a identificação de suas demandas.

O Cadastro Único (CadÚnico), coordenado pelo Ministério da Cidadania, será integrado à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE. Desta forma, o governo federal poderá desenhar políticas públicas mais específicas e assertivas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social.

O CadÚnico reúne informações de mais de 76 milhões de brasileiros de baixa renda, tais como características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade e situação de trabalho e renda.

A Pnad Contínua produz indicadores trimestrais que apontam as flutuações e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, como educação, acesso à televisão e à internet, posse de telefone celular, se realiza trabalho voluntário ou se há trabalhadores jovens e crianças.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, afirma que a integração entre dois dos maiores bancos de dados do País permitirá uma visão ampla sobre a população vulnerável, gerando subsídios para que o governo federal elabore e implemente políticas que atendam esse público de maneira mais efetiva.

“Vamos criar o maior banco de dados da história do Brasil sobre pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nossos dados são atualizados diariamente por dezenas de miliares de assistentes sociais em todo o Brasil, e essa parceria com o IBGE vai formar um quadro gigante, e muito próximo da realidade, sobre a situação social do Brasil e como podemos agir com maior impacto”, comentou.

Também participaram da cerimônia de assinatura do documento técnicos do IBGE e os diretores de Gestão da Informação, Davi Lopes; de Monitoramento, Caio Nakashima; de Avaliação, Ronaldo Souza; e o Diretor do Cadastro Único, Walter Emura.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
30/08/2019 0 Comentários 842 Visualizações
CidadesVariedades

Reajustes da tarifa do metrô e dos ônibus de Porto Alegre alteram valores das integrações

Por Gabrielle Pacheco 12/03/2019
Por Gabrielle Pacheco

Com os reajustes da tarifa unitária da Trensurb para R$ 4,20 e das passagens de ônibus de Porto Alegre para R$ 4,70, ambos em vigor a partir de quarta-feira, 13, o valor da integração entre o metrô e os ônibus de Porto Alegre (realizada com a utilização dos cartões SIM ou TRI) passa de R$ 6,84 para R$ 8,01.

O desconto tarifário é de 10% na integração (a tarifa total sem o benefício é de R$ 8,90).

Já o valor da integração entre o metrô e os ônibus integrados operados pela Vicasa em Canoas (integração realizada com o cartão TEU) passa de R$ 7,37 para R$ 8,18. O desconto tarifário é de 6% na integração (a tarifa total sem o benefício é de R$ 8,70).

Para créditos adquiridos até esta terça-feira, 12, os valores a serem descontados seguem sendo os anteriores ao reajuste da tarifa do metrô por um período de 30 dias, tanto para a integração com os ônibus de Porto Alegre (R$ 6,84) como para a integração com os ônibus de Canoas (R$ 7,37) – e também para a passagem unitária do metrô (R$ 3,30).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2019 0 Comentários 861 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO