Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Hospital Municipal de NH

Cidades

Nova UTI neonatal é entregue em Novo Hamburgo

Por Gabrielle Pacheco 17/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Municipal de Novo Hamburgo teve mais uma etapa de sua renovação entregue hoje (17), com a inauguração da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal foi inaugurada. A entrega foi feita pela prefeita Fátima Daudt. “Queria ter uma varinha de condão para reformar o hospital inteiro, mas, devido ao fluxo do hospital, precisamos ir por etapas. Gradativamente, estamos promovendo uma evolução na saúde, e a UTI Neonatal é mais um exemplo de nossa busca para o bem-estar de nossa população”, disse.

Gradativamente, estamos promovendo uma evolução na saúde, e a UTI Neonatal é mais um exemplo de nossa busca para o bem-estar de nossa população.

A unidade passa de 20 para 25 leitos, cinco a mais pelo projeto Canguru. Com isso, a UTI Neonatal do Hospital Municipal é a segunda do Estado – a outra é a Santa de Casa de Porto Alegre – a contar com espaço propício para um contato humanizado dos pais com seus filhos, até que estes possam receber alta hospitalar. Além disso, o pai e a mãe podem permanecer juntos 24 horas ao lado do bebê – antes era um de cada vez.

O secretário de Saúde, Naasom Luciano, ressaltou a importância da parceria com a Universidade Feevale para a finalização da obra e o funcionamento da unidade de saúde via SUS. “Nossa missão é transformar o hospital e estamos fazendo uma mudança da água para o vinho. Fazer saúde de qualidade e obras em um hospital de 228 leitos, mais de mil internações por mês e 100% SUS não é fácil, mas estamos mostrando um SUS que dá certo”, citou, acrescentando que 25 leitos é um número expressivo em comparação com cidades do mesmo porte de Novo Hamburgo que oferecem 10 ou 8 leitos.

Nossa UTI é de uma grandeza ímpar e conta com profissionais capacitados e habilitados para fazer a diferença.

O dr. Pierre Prunes, coordenador da UTI Neonatal do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, comparou a Unidade a “um tesouro”. “O que temos aqui, em termos de equipamentos, nem mesmo hospitais privados de porte possuem, como bombas de infusão e os babypuffs, que proporcionam maior segurança na reanimação do bebê. Nossa UTI é de uma grandeza ímpar e conta com profissionais capacitados e habilitados para fazer a diferença e oferecer o que há de melhor para uma população de 21 municípios (ver abaixo), dos quais somos referência de gestação de alto risco desde o ano passado”, afirmou.

A UTI Neonatal, que integra a Rede Cegonha, é dividida em três unidades: Terapia Intensiva (10 leitos), Cuidado Intermediário Convencional (10 leitos) e Cuidado Intermediário Canguru (5 leitos). As unidades recebem recém-nascidos considerados de alto/médio risco, os quais necessitam, na maioria das vezes, aguardar recuperação nutricional e maturidade pulmonar ou neurológica. Os bebês que utilizam o espaço são de partos realizados no Hospital Municipal e também vindos de outras cidades, seguindo regulamentação e direcionamento da Central de Leitos do Estado.

Números

Localizado junto à Maternidade e ao Centro Obstétrico, o espaço possui 356,28 metros quadrados, 261% a mais que a área antiga, de 136,49 metros quadrados. O investimento foi de R$ 1.295.110,59, sendo R$ 818.780,00 do governo federal, R$ 208.179,09 dos cofres municipais e R$ 268.151,50 da Universidade Feevale, que repassou o valor para a aquisição de mobiliário, painéis de gases, sistema IT-Médico e instalações de telecom, elétrica e esperas de câmeras, que serão instaladas em breve.

Foto: Lu Freitas/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/10/2019 0 Comentários 980 Visualizações
Cidades

Hospital Municipal de NH engajado no Setembro Amarelo

Por Gabrielle Pacheco 12/09/2018
Por Gabrielle Pacheco

Celebrado na segunda-feira, 10, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio abre uma série de atividades de prevenção e conscientização. No Hospital Municipal de Novo Hamburgo, o dia foi marcado pela distribuição de fitas amarelas aos profissionais de saúde, simbolizando o alerta do Setembro Amarelo, ação que terá continuidade na semana.

“Há resistência e até mesmo na negação do tema. Porém, o fato é que muitas pessoas tentam provocar o fim da própria vida. Isso é realidade e precisa de atenção”, afirma o psiquiatra Mateus Messinger, da Fundação Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH).

De janeiro a agosto deste ano, 93 tentativas de suicídio foram notificadas pelo HMNH. E, de 817 internações psiquiátricas em 2017, cerca de 40% foram por transtornos de humor, um dos principais desencadeadores do ato. Pelos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre adolescentes.

“Precisamos entender que o suicídio é a consequência final, mas que pode ser evitado com a busca de ajuda. Por isso, é importante falar sobre esse assunto, mas principalmente do que vem antes. Hoje, percebe-se um distanciamento dos pais, a falta de vínculos, de intimidade. O jovem passa por etapas. A ausência de perspectivas e o estar fragilizado pode ser um indutor”, comenta o dr Messinger, acrescentando que os idosos são o segundo grupo na tabela de estatísticas.

O Rio Grande do Sul registra três suicídios por dia. O psiquiatra relata, ainda, que um número expressivo de condutas suicidas entram como notificações apenas de acidentes de trânsito. Hoje, não é preciso esperar sinais visíveis para buscar ajuda na saúde mental, até porque todas as unidades de saúde estão aptas a escutar e fazer os encaminhamentos necessários.

“Pessoas próximas, sejam familiares ou amigos, podem identificar fatores ou comportamentos de risco, valorizando os sinais de sofrimento psicológico, o que é o primeiro passo para se evitar o suicídio. O Hospital é a ponta final para reverter este risco eminente”, diz. A equipe de Saúde Mental do HMNH é formada por três psiquiatras, uma assistente social, uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional.

No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo. A maior parte das pessoas que tenta colocar fim à vida sofre de algum tipo de transtorno mental. O uso de álcool e drogas é o segundo fator depois das doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, que leva ao aumento de suicídios.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/09/2018 0 Comentários 890 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO