Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

frança

Variedades

Médico brasileiro que atuou na implantação do SAMU no Brasil lança autobiografia

Por Gabrielle Pacheco 07/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Brasil, com a generalização do SAMU 192 em todos os estados, tem a maior rede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do mundo, com mais de 190 unidades em todo o país. O médico Paulo Ernani Rezende de Rezende foi um dos principais atores na implantação do projeto no país, a partir de inspiração no modelo francês de atendimento a casos de urgência. Em sua autobiografia, lançada recentemente no Brasil, Rezende, hoje com 80 anos e radicado na França, revela os bastidores deste grande projeto e detalhes de sua trajetória profissional, bem como sua atuação política – que o levou ao autoexílio na década de 60. O livro “Do Pinheiro Torto ao vasto mundo” está disponível nas livrarias e no site da Libretos Editora.

“Considero que foi uma grande aventura a implantação no Brasil do SAMU após o ano de 1995. Muitas vezes, eu me pergunto: como é que um brasileiro (depois também francês, a partir de 1979) que chegou à França como exilado político e terminou conselheiro de diferentes ministros da Saúde, tanto de esquerda quanto de direita, participou dessa jornada magnífica? Até hoje tenho muito orgulho dessa aventura”, afirma Rezende em seu livro.

Na obra, o autor comenta que “a Política Nacional de Atenção às Urgências foi começada no governo do presidente Fernando Henrique e implantada definitivamente na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. A implantação do SAMU 192 provocou grande demanda de qualificação das equipes de regulação médica e de atendimento das urgências pré-hospitalares”.

Rezende obedecia o confinamento imposto durante a  pandemia do coronavirus, em Strasbourg, na França, quando finalizou suas memórias. Ele viria ao Brasil para o lançamento do livro, tanto em Passo Fundo quanto na Feira do Livro de Porto Alegre, mas os planos precisaram ser adiados.

Grandes feitos pelo mundo afora

O médico saiu de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul (de uma região chamada Pinheiro Torto, que deu nome à propriedade de seus antepassados), muito jovem, com 19 anos. Em 1960 partiu para Moscou, na Rússia, para cursar Medicina na Universidade da Amizade dos Povos Patrice Lumumba (UAPPL). Mais tarde se tornou membro da Comissão de Saúde Nacional e participou ativamente da construção do sistema francês de saúde.

Na África, foi um dos líderes do programa Esther para atender as pessoas vivendo com o HIV. Paulo Ernani Rezende de Rezende sempre teve um amor instintivo pelas viagens, tendo conhecido todos os continentes, exceto Antártica e Oceania. Nesta autobiografia registra sua trajetória e, revendo suas memórias, pôde comprovar que foi persistente na busca de unidade entre ação e pensamento, desde quando saiu do Pinheiro Torto para enfrentar e conhecer este vasto mundo. 

Na obra, Rezende apresenta também a experiência dos sistemas de urgência franceses na ocasião dos atentados em Paris, em 2015, em material da revista The Lancet, e trata também da diáspora de brasileiros que fugiram para a França na década de 1960.

Uma trajetória de forte atuação política

Em tempos de Guerra Fria, corrida espacial e grandes tensões, Rezende sempre se manteve atuante, dentro e fora da universidade. Naqueles momentos de efervescência política internacional, especializou-se, na França, como médico anestesista reanimador e retornou a um Brasil diferente, no ano de 1967, em meio a uma ditadura militar. Rezende chegou a ser preso em Porto Alegre e em São Paulo, mas optou pelo autoexílio, tendo, inclusive, obtido a cidadania francesa. Na época, filiou-se ao PS (Partido Socialista).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/07/2020 0 Comentários 1,2K Visualizações
Variedades

Campeão do Aberto de Xadrez de Campo Bom participou direto da França

Por Gabrielle Pacheco 03/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

“Com cerca de sete anos meu pai me ensinou as regras, jogávamos alguns domingos na casa da minha vó e, aos nove, participei do meu primeiro campeonato”. Assim começou a relação do hamburguense estudante de engenharia eletrônica, Ian Fischer Schilling, de 23 anos, com o xadrez que o fez campeão da edição online do Aberto Campo Bom de Xadrez, promovido pela prefeitura, no mês de junho. Morando em Bordeaux, na França, desde setembro de 2019, ele conta que ficou sabendo da competição promovida pela Prefeitura pelas redes sociais e logo se interessou em participar.

O prefeito Luciano Orsi diz que a ideia da versão on-line da disputa faz parte de uma Campo Bom que não para e busca sempre por maneiras de se adequar ao novo. “O ambiente virtual é uma forte tendência de aderência, diante do cenário de pandemia, sabendo que temos ótimos enxadristas na nossa cidade, utilizamos esse recurso para poder manter a competição”, destacou. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Rodrigo da Silva, diz que o xadrez sempre foi um destaque na população de Campo Bom. “E essa versão virtual nos permitiu dar continuidade à competição da modalidade”, afirmou.

Seis vezes campeão gaúcho, duas sub-14, duas sub-16 e duas sub-18, Ian participou de diversos campeonatos e conta que o resultado vem de muita prática. “Com 12 anos fiquei em terceiro lugar em um campeonato de Novo Hamburgo, em que conheci o professor de xadrez Marcelo Konrath e comecei a ter aulas com ele”, explica Schilling. A partir daí, o interesse só aumentou, somando práticas on-line e uma aula presencial a cada duas semanas, em média. Ian também relata que estava um tempo sem praticar e foi recentemente que voltou a jogar com mais frequência, estudando e jogando bastante online.

Aprender a perder

Para ele, além de aprimorar sentidos como criatividade e raciocínio lógico, o xadrez trouxe a lição de aprender a perder. “Acredito que o xadrez me ajudou muito com minha concentração, raciocínio lógico e criatividade, além de ter me ensinado que perder é parte do jogo e respeitar o adversário”, pontua. Sobre a iniciativa da Prefeitura, que permitiu o enxadrista participar mesmo de outro continente, ele avalia que o formato deve agregar cada vez mais participantes, tornando a dinâmica mais competitiva. “Achei muito legal a iniciativa, e mal posso esperar para participar de próximos campeonatos”, finaliza.  A premiação foi entregue pelo secretário Silva ao pai de Ian, o engenheiro Roberto Afonso Schilling, 61 anos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/07/2020 0 Comentários 852 Visualizações
Cultura

França enviará quatro especialistas em museus ao Rio de Janeiro

Por Gabrielle Pacheco 14/09/2018
Por Gabrielle Pacheco

O governo francês enviará quatro especialistas na área de museus ao Rio de Janeiro, para apoiar o governo brasileiro na estruturação de ações de salvaguarda do Museu Nacional e seus acervos. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura da França, Françoise Nyssen, durante encontro com o ministro da Educação do Brasil, Rossieli Soares, nesta quarta-feira, 12, em Paris.

“Reafirmo a solidariedade do governo da França com o Brasil, pelo incidente do incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro”, disse Nyssen.

O ministro Rossieli relatou sobre o encontro com o diretor do Museu do Louvre, Jean-Luc Martinez, na última segunda-feira, 10. “Na ocasião, expus ao diretor Martinez que, no processo de reconstrução e recuperação do Museu Nacional, ter um projeto em que possamos ter uma ala com acervo do Louvre, seria de uma magnitude sem precedentes”, destacou.

A ministra Nyssen colocou o Ministério da Cultura da França à disposição do governo brasileiro, sinalizando a ida imediata de quatro especialistas ao Rio de Janeiro. “Vamos colocar nossa rede de especialistas que podem e devem ajudar o Brasil nesse processo, a médio e longo prazo”, destacou a ministra da cultura da França.

Para o ministro Rossieli Soares, contar com o apoio do governo da França, que é um dos países com maior expertise em museus na atualidade, é uma das melhores formas para se reconstruir o Museu Nacional. “O governo francês poderá nos ajudar de muitas formas, seja em medidas emergenciais, como na identificação das peças e avaliação do estado; seja em orientações para instalação de infraestruturas adequadas para dar suporte às ações emergenciais e de recuperação do Museu Nacional e suas atividades”, destacou.

Ainda nesta quarta-feira, o ministro da Educação, Rossieli Soares, realizou reunião com o diretor-geral do Conselho Internacional de Museus (IcoM), Peter Keller, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris.

O Icom é associado à Unesco e é formado por membros de organizações não-governamentais, que estabelece padrões profissionais e éticos para atividades de museus em todo o mundo.

Com a chegada de especialistas em patrimônio da Unesco de Paris ao Rio de Janeiro, nesta semana, MEC e Icom acordaram que haverá reuniões por videoconferência entre as equipes, para alinhamento de ações.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
14/09/2018 0 Comentários 520 Visualizações
Cidades

França será temática de jantar do projeto Cozinha Criativa

Por Gabrielle Pacheco 14/08/2018
Por Gabrielle Pacheco

A Universidade Feevale, em parceria com o Novo Hamburgo Business Hotel, realizará o jantar com a temática Prochain Arrête: France. A atividade, que integra o projeto Cozinha Criativa, será comandada pelas acadêmicas de Gastronomia da Feevale, Kalyni Stock dos Reis, Marlise Ferreira Araújo e Oneide Maria Alves da Silva. A prática ocorrerá no dia 23 de agosto, às 20h, na Sala de Café do hotel. As reservas já podem ser feitas pelos interessados.

O projeto Cozinha Criativa consiste em proporcionar aos estudantes uma noite de prática na estrutura do hotel, por meio da elaboração de um jantar, objetivando valorizar as competências dos acadêmicos do curso de Gastronomia da Instituição. Cada grupo, composto por três acadêmicos previamente inscritos, prepara a entrada, o prato principal e a sobremesa aos participantes, e os harmoniza com bebidas sugeridas. Os trios devem planejar seus jantares com criatividade, customizar o ambiente e indicar uma playlist de músicas para a ocasião. Os concorrentes utilizarão a cozinha e a Sala de Café do NH Hotel, onde serão avaliados pelos participantes do evento. Os acadêmicos são orientados pelo coordenador do curso de Gastronomia da Feevale, professor Daniel Bonho.

Serviço

O quê: Jantar com temática francesa no Novo Hamburgo Business Hotel

Quando: 23 de agosto, 20h

Onde: Novo Hamburgo Business Hotel, Rua Joaquim Nabuco – 1555, Novo Hamburgo

Quanto: Ingresso, R$ 62,00 / crianças até 10 anos, R$ 31,00 / crianças de colo, isento.

Contato: novohamburgohotel.com.br / (51) 3594 – 7822

Foto: Débora Berlitz | Fonte: Imprensa Universidade Feevale
14/08/2018 0 Comentários 538 Visualizações
CulturaVariedades

Obra lançada na França conta com participação de professor da Feevale

Por Gabrielle Pacheco 22/06/2018
Por Gabrielle Pacheco

O professor do curso de Jornalismo da Universidade Feevale, Marcos Emilio Santuario, escreveu um capítulo do livro Animação Brasileira – 100 filmes essenciais, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O lançamento da obra aconteceu durante o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, no dia 11 de junho.
Santuario, que é membro fundador da Abraccine, contribuiu com a escrita de um capítulo sobre o curta-metragem Castillo y El Armado. Esse é o quarto livro que Santuario integra, sendo os anteriores: 100 Melhores Filmes Brasileiros, Bernardet 80 e Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2018 0 Comentários 553 Visualizações
BusinessCidades

Abicalçados busca parceria com agentes de importação na França

Por Gabrielle Pacheco 15/06/2018
Por Gabrielle Pacheco

Com o objetivo de encontrar agentes e distribuidores para inserção de marcas no mercado francês, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levou 19 marcas para uma Missão na França. Os encontros, que aconteceram entre os dias 11 e 13 de junho, são resultado de um Estudo de Mercado realizado pela entidade calçadista, que apontou a necessidade de intermediação de parceiro local para o incremento das vendas de calçados naquele país.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressalta que foram realizados bons contatos com agentes não somente do mercado francês, mas da Bélgica e Suíça. “Temos ciência da dificuldade que é inserir marca própria em um mercado dominado por private label – quando no produto vai a marca do importador – e por isso a missão foi tão relevante para abrir espaço para o Made In Brazil não só na França, mas na Europa”, avalia.

Uma das empresas com maior destaque foi a Jorge Bischoff, que já trabalha com marca própria no país. “Já tivemos parceiro local que foi fundamental para o processo de inserção da nossa marca. Neste evento conhecemos novos potenciais parceiros que podem nos aproximar ainda mais do consumidor francês”, ressalta a trader Mariana Martins.

O gerente de exportação da Democrata, Anderson Melo, conta que durante a missão teve a oportunidade de conversar com um importante agente local, que trabalha com lojas e boutiques de alto nível. “Ele enxergou na Democrata algumas linhas de produtos com as quais pode desenvolver um projeto”, comemora.

A Pegada foi outra marca que saiu satisfeita com o evento. Segundo o gerente de exportação da marca, Gustavo Spohr, foram realizados dois contatos promissores com agentes locais. “A Pegada pode complementar o portfólio com o qual esse agente já trabalha”, avalia.

Participaram da Missão França as marcas Sollu, Bibi, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Luz da Lua, Rider, Cartago, Grendha, Zaxy, Copacabana, Pegada, Democrata, Werner, Raphaella Booz, Dumond, Capodarte, Ortopé, Suzana Santos e Renata Mello.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2018 0 Comentários 565 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO