Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

evento

Esporte

Gramado conquista terceiro lugar em etapa do Circuito Gaúcho de Taekwondo

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação Gramadense de Taekwondo conquistou o terceiro lugar geral por equipes na segunda etapa do Circuito Gaúcho de Taekwondo, realizada no domingo (17), em Rolante. A competição reuniu 28 equipes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, que disputaram pontos no ranking estadual nas modalidades Poomsae, de formas, e Kyorugi, de luta esportiva.

A delegação de Gramado garantiu medalhas de ouro e prata durante a competição, resultado que assegurou o troféu de terceiro lugar geral por equipes. Este foi o terceiro compromisso oficial da equipe gramadense em 2026.

Preparação para competição internacional

A participação em Rolante faz parte do calendário de preparação da equipe para o Festival Internacional de Jaquirana, previsto para julho. O evento deve reunir mais de 700 atletas de sete países.

De acordo com a associação, a sequência de treinos e competições faz parte da estratégia de preparação dos atletas para torneios estaduais e internacionais ao longo da temporada.

Reflexo do trabalho local

O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, afirmou que o desempenho da equipe reflete o trabalho desenvolvido no município. “O desempenho da equipe gramadense em Rolante mostrou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido com o Taekwondo em nossa cidade. Ver nossos atletas levando o nome de Gramado ao pódio estadual, competindo em alto nível contra tantas delegações, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Seguimos apoiando as nossas associações para que o esporte continue transformando vidas e trazendo orgulho para a nossa comunidade”, destacou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Gastronomia

Restaurante Santo Antônio celebra 91 anos com evento em Esteio

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Restaurante Santo Antônio realizará um evento para celebrar os 91 anos de história da marca no dia 25 de maio, em Esteio. A programação especial será realizada no novo espaço Cavalo Crioulo by Santo Antonio, instalado na sede da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), no Parque de Exposições Assis Brasil, e contará com o lançamento oficial de um livro sobre a trajetória da família Aita, além de apresentações musicais e serviço de churrasco e bebidas em formato open bar e open food.

A celebração busca reunir elementos ligados à história do restaurante, à cultura gaúcha e à gastronomia desenvolvida pela família desde 1935. Os ingressos estão disponíveis por meio do aplicativo BaladApp.

Programação terá gastronomia e música ao vivo

A programação terá início com um coquetel volante de boas-vindas, com canapés inspirados nas entradas servidas pela casa. Em seguida, será realizado o tradicional churrasco gaúcho de fogo de chão, preparado pela equipe do restaurante.

O evento também contará com apresentação musical de Carluz Freitas, em voz e violão, com repertório voltado ao regionalismo e à música contemporânea. Na sequência, o DJ Lê Araujo será responsável pela trilha sonora da celebração.

O ponto central da noite será o lançamento oficial do livro que revisita a trajetória da família Aita e do Restaurante Santo Antônio ao longo de nove décadas. A programação prevê uma sessão de autógrafos em um lounge preparado para convidados e leitores.

Livro aborda história da churrascaria

A obra apresenta pesquisas historiográficas sobre a origem do restaurante e reúne relatos sobre a trajetória da empresa familiar. O conteúdo aborda a criação do tradicional filé preparado em latas de azeite recicladas, receitas clássicas adaptadas para leitores e episódios relacionados ao período de crise enfrentado pela empresa antes da retomada conduzida pela quarta geração da família.

O livro foi produzido pela Critério – Resultado em Opinião Pública, responsável pela concepção editorial, pesquisa, redação e gerenciamento do projeto. Participaram da elaboração Mateus Colombo Mendes, Guilherme Petrikicz, Eduarda Silveira Búrigo, Edivan Rosa e Maicon Hinrichsen, além de integrantes da família Aita, funcionários e clientes entrevistados.

O exemplar será vendido por R$ 91, valor definido em referência ao aniversário da marca. As primeiras 91 pessoas que adquirirem ingresso para o evento receberão um exemplar gratuitamente.

Novo espaço representa expansão da marca

A comemoração também marcará a inauguração do Cavalo Crioulo by Santo Antonio, espaço remodelado para receber eventos sociais, corporativos e institucionais de médio e grande porte.

Instalado na sede da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, dentro do Parque Assis Brasil, o local passou por um processo de modernização estrutural e operacional. O projeto inclui climatização, cozinha industrial, fechamento em vidro integrado ao parque, bar estruturado e layouts flexíveis com capacidade para até 400 pessoas sentadas.

O espaço está preparado para receber convenções empresariais, confraternizações corporativas, almoços, jantares executivos, festas comemorativas, eventos culturais e encontros institucionais.

O evento conta com apoio das marcas Salton, Brahma, Dudu das Caipiras, Coqueiro, Santa Fé e da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.

Serviço

  • O quê: evento “A chama que nos une – 91 anos do Santo Antônio”
  • Quando: 25 de maio, às 19h
  • Onde: Cavalo Crioulo by Santo Antonio – sede da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, no Parque de Exposições Assis Brasil (Avenida Celina Chaves Kroeff, 1951, Novo Esteio, Esteio)
  • Quanto: Individual, R$ 300 | Ingresso + livro, R$ 391 | Infantil até 10 anos, isento | De 10 a 15 anos, R$ 160
  • Vendas: BaladApp
  • Estacionamento: gratuito no local
Fotos: Agência Deli e Estúdios Combo/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 234 Visualizações
Variedades

Evento “Eu, Elas & Eles Integração” é atração em São Leopoldo no sábado

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A terceira edição do evento “Eu, Elas & Eles Integração” será realizada neste sábado, 23 de maio, em São Leopoldo. O encontro ocorre das 9h às 18h, no Centro Mariápolis, localizado na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 3555, próximo à Unisinos, reunindo terapeutas holísticos, expositores e público interessado em terapias integrativas, desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional. A programação contará com atendimentos individuais e coletivos, feira de produtos e serviços, rodas de conversa, música ao vivo e vivências sensoriais.

Idealizado e promovido pela consultora empresarial Tatiane Martins, por meio dos projetos Movimento Alquimia Holística e A Busca da Essência, o evento busca ampliar o acesso do público a diferentes práticas terapêuticas e fortalecer a conexão entre profissionais do segmento.

Segundo a organizadora, a proposta é oferecer diferentes experiências aos participantes ao longo do dia. “Nosso objetivo é que as pessoas tenham um dia de conexão, de expansão da consciência e de nutrição da sua essência, mas com escolha sobre o que desejam usufruir”, afirma Tatiane.

Participação masculina

De acordo com Tatiane, a edição deste ano também busca ampliar a participação do público masculino e de casais nas atividades. A programação contará com ações direcionadas a esses participantes, incluindo uma vivência surpresa. “Percebemos que é preciso oferecer mais oportunidades e espaços para estes públicos. Por este motivo o título do evento destaca esta presença. É um engano considerar que atendimento holísticos são feitos ou oferecidos somente por e para mulheres”, destaca a organizadora.

A programação prevê vivências terapêuticas coletivas e individuais, além de atendimentos gratuitos e agendados. Os participantes também terão acesso à feira holística com produtos e serviços oferecidos por terapeutas e fornecedores do segmento.

Atendimentos e feira holística

Os expositores estarão distribuídos em estandes no salão principal do Centro Mariápolis. No local, ocorrerão atendimentos individualizados, cujos ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

Segundo Tatiane, o objetivo do encontro também é incentivar o empreendedorismo entre terapeutas holísticos e ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido por esses profissionais. “Estamos fazendo um movimento para fortalecer o empreendedorismo destes profissionais”, ressalta a organizadora.

Os ingressos para o evento custam R$ 55, com opção de desconto na compra de dois ingressos. Conforme a organização, as primeiras 90 pessoas inscritas poderão participar gratuitamente de uma vivência terapêutica, escolhendo entre a Cerimônia do Cacau ou a constelação familiar.

Estrutura do evento

A organização informa que o espaço contará com praça de alimentação por adesão e estacionamento pago separadamente. O Centro Mariápolis também possui áreas abertas destinadas à circulação e contemplação dos participantes.

Tatiane Martins orienta o público a levar itens pessoais para maior conforto durante o evento. “Os participantes podem levar itens como mantas ou almofadas, garrafa de água, repelente e protetor solar. E claro, é permitido levar chimarrão”, afirma a organizadora.

O evento é aberto ao público a partir dos 12 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99775-6766 e pelas redes sociais dos perfis @abuscadaessencia e @movimentoalquimiaholistica.

Programação

  • 9h — Abertura e Credenciamento
  • 9h às 18h – Feira holística
  • 9h30min — Abertura Oficial & Boas-vindas
  • Apresentação com Tatiane Martins e apresentação do Clube Alquimia Holística
  • 10h às 11h — Show com Banda Lua Mágica
  • 10h30min — Constelação Familiar – Escolhida no momento da aquisição do ingresso

Local: Auditório C

  • 11h — Jaya Yoga & Meditação com Jaya Krisna

Local: Palco principal – Vivência Gratuita

  • 11h40min — Movimento Sistêmico | Integração do Masculino e Feminino
  • 12h — Primeira rodada de Reiki & Benzimento – Gratuito
  • 12h às 14h — Praça de Alimentação Aberta
  • Lanches rápidos e ala minuta (mediante encomenda)
  • 13h30min — Meditação gratuita guiada com tambores – com Kacau, facilitadora de Círculos do Sagrado Feminino
  • 13h45min — Segundo Show com Banda Lua Mágica
  • 14h30min — Roda do Rapé Gratuita com o terapeuta Paka
  • 15h às 16h — Segunda rodada de Reiki  & Benzimento – Gratuito
  • 15h20min — Cerimônia do Cacau – Escolhida no momento da aquisição do ingresso | Duração aproximada: 1h10

Local: Auditório C

  • 16h30min — Vivência Surpresa para casais – Gratuita
  • Com Karine Cunha & José Ramos • Palco
  • 17h — Sorteio de Brindes dos Expositores
  • 17h30min — Show de Encerramento com Banda Lua Mágica
  • 18h — Encerramento Oficial

Serviço

  • O quê: evento “Eu, Elas & Eles Integração”
  • Quando: sábado, 23 de maio, das 9h às 18h
  • Onde: Centro Mariápolis (Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 3555, próximo ao Portão 8 da Unisinos, em São Leopoldo)
  • Quanto: ingressos a R$ 55, com desconto para a compra de dois ingressos
  • Mais detalhes: telefone (51) 99775-6766, Instagram @abuscadaessencia e @movimentoalquimiaholistica
Foto: Bianca Sonntag/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 113 Visualizações
Cidades

Ninho das Águias é aberto para realização de eventos em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis regulamentou o uso do Ninho das Águias para a realização de eventos particulares. O decreto foi publicado na sexta-feira (15) e permite que produtoras e empresas promovam atividades culturais, gastronômicas e de entretenimento no local. A medida foi anunciada pela administração municipal como forma de ampliar o uso turístico do espaço e atrair novos negócios ligados ao setor de eventos e experiências ao ar livre.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a iniciativa acompanha a demanda crescente por experiências turísticas em ambientes naturais e com identidade local. Com a regulamentação, o Ninho das Águias poderá receber festivais gastronômicos, encontros de vinhos e espumantes, apresentações musicais e projetos culturais.

Uso do espaço

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), afirmou que a proposta busca ampliar a movimentação econômica e turística do município. “O Ninho das Águias sempre foi um símbolo da nossa cidade. Agora, damos um passo importante ao permitir que ele também seja palco de grandes experiências, gerando movimento econômico e projetando ainda mais Nova Petrópolis no cenário turístico”, comentou o chefe do executivo nova-petropolitano.

O vice-prefeito Alexandre da Silva destacou a relação entre o potencial natural do local e o desenvolvimento do turismo. “Estamos criando oportunidades para atrair novos negócios e fortalecer o turismo de forma inteligente, valorizando um espaço que é único e que agora se projeta ainda mais”, afirmou Silva.

Experiências turísticas

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali, ressaltou que a regulamentação amplia as possibilidades de utilização do espaço para eventos ligados à natureza e à cultura. “Estamos abrindo uma vitrine extraordinária. O Ninho das Águias é um dos cenários mais impactantes do estado e agora passa a ser também um espaço para experiências únicas. Queremos atrair eventos que tenham identidade, que dialoguem com a natureza e que gerem conexão com as pessoas”, expressou o titular da pasta.

Como solicitar o espaço

De acordo com a Prefeitura de Nova Petrópolis, empresas interessadas em realizar eventos no Ninho das Águias devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com antecedência mínima de 30 dias. O contato pode ser feito pelo telefone (54) 3281-8403.

As regras para utilização do espaço estão previstas no Decreto Municipal 069/2026, disponível no Diário Oficial do Município de Nova Petrópolis.

Foto: Marcelo Farinha/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 116 Visualizações
Moda e beleza

Tricofest recebe mais de 21 mil visitantes no segundo fim de semana em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Tricofest recebeu mais de 21 mil visitantes no segundo fim de semana de programação em Nova Petrópolis, entre os dias 15, 16 e 17 de maio, no Centro de Eventos do município. Consumidores, expositores e turistas foram ao evento em busca de lançamentos e tendências em malhas tricot. Impulsionada pelo clima de outono e pela divulgação dos primeiros dias da feira, a programação conta com mais de 70 expositores, praça de alimentação, espaço kids e atrações culturais.

Os visitantes encontraram opções de vestuário e acessórios voltados para a temporada de inverno, além de novidades apresentadas pelas malharias participantes. A programação segue até 21 de junho, sempre nos finais de semana.

Busca por tendências

A enfermeira Josiane Santos Rosa, de Caxias do Sul, esteve presente em mais uma edição da Tricofest. Frequentadora do evento há vários anos, ela afirmou que costuma pesquisar tendências de inverno antes de visitar a feira. “Eu vejo as revistas antes de vir para cá e sempre encontro as malhas que eu quero”, afirmou a visitante.

Turismo de compras

As amigas Carlota Vieira e Solange Salame, de Porto Alegre, participaram do evento por meio de uma excursão que também incluiu visitas a cidades da Rota Romântica. O passeio foi encerrado na tarde de domingo na Tricofest. “Eu já vim pensando nas malhas que queria comprar, especialmente um vestido”, comentou Solange. Carlota contou que não havia planejado as compras, mas decidiu adquirir uma blusa após ser atraída pelas cores da peça.

Programação continua

A programação da Tricofest terá continuidade nos dias 22, 23 e 24 de maio. Entre as atrações previstas estão os desfiles de tendências no Espaço Malha da Tricofest, programados para o domingo, às 14h e às 16h.

O evento ocorre no Centro de Eventos de Nova Petrópolis até 21 de junho, com funcionamento das 10h às 19h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

A Tricofest é realizada pela Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e patrocínio de Ave Serra, Sicredi, Banrisul e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: Tricofest – Nova Petrópolis
  • Quando: até 21 de junho, de sextas-feiras a domingos, além do feriado de Corpus Christi, em 4 de junho, das 10h às 19h
  • Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis
  • Quanto: entrada e estacionamento gratuitos
Foto: Marcelo Farinha/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 115 Visualizações
Cidades

Dia da Família reúne a comunidade em 15 escolas de Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

15 escolas da rede municipal de Santa Cruz do Sul foram palco de atividades em alusão ao Dia Internacional da Família, celebrado em 15 de maio. As ações ocorreram ao longo do sábado (16), com a participação de pais, alunos, professores e comunidade escolar. A iniciativa contou com apresentações artísticas, exposições de trabalhos e atividades de integração. A secretária municipal de Educação, Jane Sabin, acompanhou parte da programação nos educandários.

Uma das escolas que realizou atividades foi a Emef Leonel Brizola, no Bairro Vila Nova. A instituição atende 490 estudantes do ensino fundamental e organizou uma programação em parceria com empresas e entidades da comunidade. Durante a manhã, o pátio da escola recebeu exposições de trabalhos dos alunos e uma feira de economia criativa, com participação de moradores da localidade.

Entre os participantes esteve a artesã Angelina Maria Horn, de 72 anos, avó da estudante Luiza, de 6 anos, que levou seus produtos para exposição. “Gostei do convite porque vim com minha neta, minha filha, meu genro, estar em família é muito bom”, afirmou Angelina.

Parceiros foram parte do evento

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) esteve entre os parceiros da iniciativa e participou do evento com a presença do mascote Senaquito. A analista comercial de Relações com os Clientes do Senac, Daiana Padilha, destacou que a entidade oferece cursos gratuitos para estudantes e adultos em diferentes áreas, com opções de capacitação em gastronomia e informática para estudantes, além de cursos para adultos, como auxiliar de cozinha, educador social e Libras. “Hoje é importante estarmos aqui, porque conseguimos atender a todos os públicos, para que as pessoas possam se matricular, pois temos opções de cursos nos três turnos”, explicou Daiana.

Integração entre escola e famílias

A diretora da Emef Leonel Brizola, Rosângela Jochims, destacou a importância da aproximação entre famílias e escola durante a atividade. “O Dia da Família é um momento em que a gente une toda a comunidade escolar, trazendo as famílias, os estudantes, fazendo algumas atividades para realmente mostrar a importância da escola, porque o nosso trabalho precisa ser em conjunto. A gente não consegue desenvolver uma boa atividade na escola se a família não estiver presente. Então, por isso, a gente valoriza tanto esse dia para trazer a comunidade, para ver o que as crianças fazem e conhecer o trabalho que é desenvolvido”, ressaltou Rosângela.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 127 Visualizações
Cultura

Rock de Galpão apresenta nova turnê autoral em Novo Hamburgo neste sábado

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

O grupo Rock de Galpão apresenta a turnê “De Boina, Alpargata e Bombacha” neste sábado, 23 de maio, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo. O espetáculo começa às 20h e marca uma nova fase da banda, com um repertório inédito e releituras de músicas que fizeram parte da trajetória do grupo ao longo de mais de 18 anos de carreira. O evento também contará com uma arrecadação de alimentos por meio do ingresso solidário, em parceria com o projeto Marmitas do Bem.

O novo espetáculo reúne canções autorais do disco produzido pela banda em parceria com o cantor, compositor e multi-instrumentista Esteban Tavares. O trabalho foi gravado entre Porto Alegre e São Paulo e reúne participações de Luiz Coronel, Mário Pirata, Cabo Déco, Túlio Urach e Tiago Bra. O álbum também traz uma releitura da música “Trovinha Lunar”, de Thadeu Martins e Lenin Nunez.

Nova fase da banda

O show foi concebido para unir elementos da tradição gaúcha com referências contemporâneas. A apresentação contará com cenografia virtual e projeções em telão alinhadas ao conceito do novo álbum.

No palco, o repertório combinará músicas inéditas com composições já conhecidas do público. Entre as faixas apresentadas estão “No Rastro de Uma Nação”, “Pachamama Soul” e “Vikings do Jarau”, em uma proposta musical que mistura rock, milonga e influências da canção latino-americana.

A banda afirma que o novo trabalho representa um momento de maturidade criativa e reforça a identidade construída pelo grupo ao longo da carreira na música regional do sul do Brasil.

Evento terá ação solidária

Além da apresentação musical, o evento terá arrecadação de alimentos por meio da modalidade de ingresso solidário. A iniciativa será realizada em parceria com o Marmitas do Bem, projeto voltado à assistência social na região.

O show tem apresentação de Rio Grande Seguros e Previdência, patrocínio de Banrisul, Icatu e FeF Engenharia, além de apoio cultural da Basso e do Marmitas do Bem.

Serviço

  • O quê: Show da turnê “De Boina, Alpargata e Bombacha”, do Rock de Galpão
  • Quando: Sábado, 23 de maio, às 20h
  • Onde: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Ingressos a partir de R$ 55, no Sympla
  • Classificação: Livre
Foto: Zé Carlos de Andrade/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 114 Visualizações
Variedades

Fenasul Expoleite e Fenovinos levaram 200 mil pessoas a Esteio

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A 19ª Fenasul, a 46ª Expoleite e a 38ª Fenovinos foram encerradas neste sábado (17), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com o desfile dos animais campeões das diferentes espécies participantes das feiras. Os eventos ocorreram entre os dias 13 e 17 de maio e reuniram mais de 1,4 mil animais, além de representantes de diferentes cadeias da pecuária gaúcha. Segundo a organização, o público estimado ao longo dos cinco dias de programação foi de 200 mil visitantes.

O encerramento contou com manifestações de lideranças do setor agropecuário, representantes do governo estadual e autoridades municipais. Durante o desfile dos campeões, foram apresentados animais das espécies bovina, bubalina, ovina, caprina, equina e pequenos animais.

Reconhecimento aos produtores

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e da Federação Brasileira das Associações dos Criadores de Animais de Raça (Febrac), Marcos Tang, destacou o trabalho dos produtores rurais durante seu pronunciamento. “Os animais aqui perfilados, produtoras e produtores, o nosso respeito tem que ser enorme. Vocês, representando todos que ficaram no galpão, todos da agricultura, da pecuária, que não importa o tamanho, de um hectare a mil hectares, trabalhadores incansáveis, vocês são e representam o Brasil que dá certo”, afirmou Tang.

O dirigente também declarou que o setor agropecuário depende de decisões tomadas por pessoas que, segundo ele, muitas vezes não conhecem a realidade do campo.

O presidente do Sistema Farsul, Domingos Velho Lopes, ressaltou a importância das feiras para apresentar o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais. “Gostaria de parabenizar o trabalho aqui apresentado pelos senhores e senhoras cabanheiros. Nós não devemos nada para nenhum lugar do mundo”, comentou Velho Lopes.

Nós somos extremamente eficientes dentro das nossas porteiras, mas precisamos mostrar que somos uma potência produtora mundial. O mundo depende de nós, e precisamos colocar isso em evidência”, expressou Domingos Velho Lopes.

O dirigente também mencionou o período eleitoral e opinou que o setor deve escolher candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado que valorizem o trabalho realizado no campo.

Participação do público

O prefeito de Esteio, Felipe Costella (PL), destacou a realização da feira no município e a participação do público ao longo da programação, destacando como a cidade recebeu visitantes interessados nas exposições, competições e atrações promovidas durante os cinco dias. “Mesmo sendo a menor cidade do Rio Grande do Sul em território, com apenas 27 quilômetros quadrados, Esteio recebe uma das maiores feiras do estado e mostra sua capacidade de acolher grandes eventos”, afirmou o chefe do executivo local. “Esse é o objetivo de uma feira como essa. Mostrar aquilo que produzimos, criamos e desenvolvemos para todo o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, completou o prefeito.

Espero sinceramente que todos tenham sido recebidos da forma que merecem e que a gente possa seguir fortalecendo essa feira, mostrando o potencial do nosso estado, da nossa cidade e principalmente de cada produtor e criador que esteve aqui expondo seus animais”, concluiu Felipe Costella.

Representatividade da pecuária gaúcha

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do governo estadual, Márcio Madalena, afirmou que a feira representa a pecuária e a genética animal produzidas no estado. “Por parte do estado, sempre teremos um trabalho incansável não só de reconhecimento, mas também de enaltecer a produção agropecuária. Também foi muito bom ter recebido a Fenovinos junto com a feira. A Região Metropolitana recebe a feira e devolve ao interior. No ano que vem, será em São Borja, com muito orgulho de ter sediado essa edição”, pontuou Madalena.

O secretário também disse que o governo estadual acompanha as discussões em Brasília sobre a renegociação das dívidas dos produtores rurais e a tramitação do Projeto de Lei 5122.

Animais em exposição

As feiras reuniram mais de 1,4 mil animais de diferentes espécies. Entre os exemplares presentes estavam bovinos de leite, bubalinos, ovinos, caprinos, equinos e pequenos animais, como coelhos, aves e chinchilas.

Somente da raça Holandesa, participaram 125 animais em julgamentos de morfologia e no concurso leiteiro. Na exposição de ovinos, foram apresentados cerca de 500 animais de 13 raças, incluindo quatro variedades naturalmente coloridas. O evento também contou com a participação de sete búfalas, uma delas acompanhada de terneiro ao pé.

Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 117 Visualizações
Cultura

Feira do Livro de Morro Reuter chega à 33ª edição de 21 a 24 de maio

Por Jonathan da Silva 15/05/2026
Por Jonathan da Silva

A 33ª Feira do Livro de Morro Reuter será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, na Rua Bento Gonçalves, no Ginásio Municipal de Esportes e no entorno, com programação voltada ao incentivo à leitura e à promoção de atividades culturais para diferentes públicos. O evento contará com contações de histórias, espetáculos, oficinas, bate-papos, atividades lúdicas e espaços temáticos, além da participação de livreiros e expositores. Neste ano, a feira terá como tema “Nossas raízes são feitas de histórias, pessoas e vínculos” e terá como patrono o historiador Sandro Blume.

A programação terá um espaço multissensorial voltado ao acolhimento e estímulo de pessoas neurodivergentes. O atendimento será realizado por profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante todos os dias da feira.

Onde será o evento

O palco principal ficará localizado na Rua Bento Gonçalves. Já no ginásio municipal estarão os estandes dos livreiros, o palco secundário, o Espaço Multissensorial para Neurodivergentes, a mostra de trabalhos escolares, a RBT Digital Experience e o espaço “Jogos de Ontem e Hoje: encontros entre gerações”.

Além da programação principal, o evento contará com atividades paralelas. Entre elas estão o projeto Arte na Praça, nos dias 23 e 24 de maio; a Biblioteca Móvel Abelhuda, no dia 24, das 14h às 17h; e a atividade Kit Casinha Sicredi, no dia 23, também das 14h às 17h.

Durante todos os dias da feira, o público poderá visitar a mostra de trabalhos escolares, a Rua do Brincar, o projeto Raízes em Movimento, a exposição fotográfica, o museu itinerante e o espaço de jogos intergeracionais.

Distribuição de vale-livros

A organização também confirmou a distribuição de 1.200 vale-livros no valor de R$ 30 cada, totalizando R$ 36 mil. Os vales serão destinados a estudantes das redes municipal, estadual e conveniadas, além de profissionais da educação e universitários, para aquisição de livros junto aos livreiros participantes.

O prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn (PP), destacou a importância da iniciativa. “O vale-livro oportuniza que todas as famílias possam adquirir obras na feira em uma forma de democratizar o acesso à leitura tão importante na formação da sociedade”, afirmou o chefe do executivo local.

Realização

A feira é realizada pela Prefeitura Municipal de Morro Reuter e pela Associação Cultural de Morro Reuter. O evento conta com financiamento do Pró-Cultura, da Secretaria da Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Também participam como patrocinadores a RBT Internet e o Frigorífico Madu. Sicredi atua como apoiador e Nutrifrango como apoio cultural.

Programação

Quinta-feira, 21 de maio
  • 8h – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 8h30min – Contação de história com Bárbara Catarina – Palco Secundário
  • 9h – Bate-papo com autor Celso Gutfreind – Palco Principal
  • 9h45min – Espetáculo musical “Fantasmagórico” de Antônio Carlos Falcão – Palco Principal
  • 10h45min – Contação de história com Bárbara Catarina – Palco Secundário
  • 13h30min – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 13h30min – Contação de história com Bárbara Catarina – Palco Secundário
  • 14h15min – Bate-papo com autor Celso Gutfreind – Palco Principal
  • 14h – Bate-papo com a autora Chris Dias – Centro de Cultura
  • 14h45min – Espetáculo de teatro de bonecos “O urso com música na barriga” – Cia Atimonautas

Centro de Cultura

  • 15h – Espetáculo musical “Fantasmagórico” de Antônio Carlos Falcão – Palco Principal
  • 15h50min – Contação de história com Bárbara Catarina – Palco Secundário
  • 19h – Abertura oficial e Espetáculo teatral de sombras “Criaturas da Literatura”- Grupo Teatro Lumbra – Palco Principal
Sexta-feira, 22 de maio
  • 8h – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 8h30min – Bate-papo com a autora Fernanda Veríssimo – Palco Principal
  • 8h45min – Contação de histórias com Jhonatan Gomes – Palco Secundário
  • 9h15min – Espetáculo teatral “Piá Farroupilha e Outras Histórias” – Palco Principal
  • 10h30min – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 10h15min – Bate-papo com a autora Ângela Xavier – Palco Secundário
  • 11h – Contação de histórias com Jhonatan Gomes – Palco Secundário
  • 13h30min – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 13h30min – Bate-papo com o autor Cláudio Levitan – Palco Secundário
  • 13h45min às 16h15min – Oficina de escrita criativa com Vanessa Silla – Biblioteca Pública
  • 14h – Bate-papo com a autora Ângela Xavier – Palco Principal
  • 14h30min – Contação de histórias com Jhonatan Gomes – Palco Secundário
  • 14h45min – Espetáculo teatral “As aventuras do avião vermelho” – Teatro Girassol – Palco Principal
  • 15h45min – Contação de histórias com Jhonatan Gomes – Palco Secundário
  • 16h – Bate-papo com o autor Cláudio Levitan – Palco Principal
  • 19h – Bate-papo com a autora Fernanda Veríssimo – Palco Principal
  • 20h – Show musical com Lucas & Felipe – Palco Principal
Sábado, 23 de maio
  • 8h30min – Mediação de leitura com participação do Cacique Maurício Salvador Vén Tánh e Abertura da Semana Municipal do Brincar
  • 9h45min – Celebrando o Brincar – 1ª estação – “A ancestralidade caminha conosco”
  • 10h – Nossos Artistas na Feira: Escolas
  • 11h – Celebrando o Brincar – 2ª estação – “A corda que tece encontros”
  • 14h – Show musical infantil “Opereta Pé de Pilão” – Turma do Pé Quente – Palco Principal
  • 15h – Nossos Artistas na Feira: Escolas
  • 16h – Celebrando o Brincar – 3ª estação – “Entre rodas e canções”
  • 15h às 17h – Lançamento do Livro “Minha vida, meu legado – histórias de superação” – escritora Maria Vera Schneider – Centro de Cultura
  • 16h30min – Acústico Luciano Camargo – Palco Principal
  • 19h – Apresentação da Invernada Juvenil e Adulta do CTG Garrão da Serra
  • 19h30min – Show com o grupo Tchê Guri – Palco Principal
Domingo, 24 de maio
  • 9h30min – Orquestra Municipal de Morro Reuter – Palco Principal
  • 10h – Apresentação da Invernada Pré-Mirim e Mirim do CTG Garrão da Serra
  • Apresentação de Danças Folclóricas Alemãs das Escolas – Palco Principal
  • 11h – Celebrando o Brincar – 4ª estação – “Jogos que atravessam gerações”
  • 13h45min – Celebrando o Brincar – 5ª estação – “Movimentos que nos conectam”
  • 14h – Apresentação do Ballet Fernanda Selbach – Palco Principal
  • 15h15min – Show Musical Grupo Somencanto – Palco Principal
  • 15h e 16h – Contação de história na Abelhuda – Biblioteca Móvel
  • 16h30min – Show com a Banda Lady Whiskey – Rock and Roll Band
  • 18h – Encerramento

Serviço

  • O quê: 33ª Feira do Livro de Morro Reuter
  • Quando: 21 a 24 de maio
  • Onde: Rua Bento Gonçalves, Ginásio Municipal de Esportes e entorno, em Morro Reuter
  • Quanto: entrada gratuita
Foto: Daniela Moraes/PMMR/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2026 0 Comentários 117 Visualizações
Cultura

Inventor da música blues house, Derrick “Big” Walker faz show em Porto Alegre no sábado

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

O músico Derrick “Big” Walker se apresenta neste sábado, 16 de maio, no Gravador Pub, em Porto Alegre, com o espetáculo “Uma Noite em Oklahoma”. O evento começa às 20h e propõe uma imersão na atmosfera musical do sul dos Estados Unidos, reunindo referências do blues tradicional e de outros gêneros ligados à música americana. A programação contará ainda com show de abertura da banda Money Man & The Cash Makers, às 19h, e participações especiais dos pianistas João Maldonado e João “Little John” Vicente, de 12 anos.

Conhecido pela criação do estilo musical blues house, Big Walker apresentará um repertório que percorre influências do blues, country, soul, folk e rock n’ roll. O artista também incorpora ao espetáculo elementos do blues de Chicago, especialmente em suas performances no saxofone.

O estilo vocal do músico remete a artistas como Muddy Waters e Little Walter. Já nas execuções instrumentais, as influências incluem nomes como King Curtis, Eddie Shaw e Clarence Clemons.

Serviço

  • O quê: Show “Uma Noite em Oklahoma”, com Derrick “Big” Walker
  • Quando: Sábado, 16 de maio, às 20h
  • Onde: Gravador Pub (Rua Ernesto da Fontoura, 962, bairro São Geraldo, Porto Alegre)
  • Quanto: ingressos entre R$ 70 e R$ 250
Foto: Zé Carlos de Andrade/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 64 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO