Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

evento

Cidades

Fórum regional realizado em Novo Hamburgo debate inclusão e acessibilidade

Por Jonathan da Silva 22/05/2026
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo sediou o 216º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (21). O encontro ocorreu no Sest Senat, no bairro Vila Nova, e reuniu representantes de 14 municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Rio dos Sinos. O evento promoveu debates sobre políticas públicas inclusivas, acessibilidade, educação, trabalho e empreendedorismo voltados às pessoas com deficiência e com altas habilidades.

Participaram do fórum representantes do poder público, profissionais das áreas de assistência social, saúde e educação, além de integrantes da sociedade civil e pessoas com deficiência. A programação incluiu painéis, diagnósticos regionais, debates e elaboração de propostas para fortalecimento das políticas de inclusão na região.

O que é o fórum

O fórum foi promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do RS (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (Sedes), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) de Novo Hamburgo.

O evento faz parte de uma agenda itinerante realizada em diferentes regiões do estado para discutir políticas públicas e promover a troca de experiências entre municípios. Durante o encontro, os participantes também trabalharam na construção de uma carta de intenções com demandas e propostas regionais.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Novo Hamburgo, Anne Saul, destacou o trabalho das equipes envolvidas na organização do encontro. “Agradeço à equipe da SDSH, que organizou com muito carinho esse evento. É um dia de muito aprendizado e de lutar por essa causa tão necessária”, afirmou a titular da pasta.

Troca de experiências

O diretor-presidente da Faders, Marquinho Lang, ressaltou que o fórum permitiu o compartilhamento de experiências entre os municípios participantes. “Trabalhamos questões importantes desses municípios: aquilo que vem dando certo, o que precisa melhorar, e fechamos a carta de intenções com aquilo que ainda falta para a região”, expressou Lang. Segundo a organização, o documento final ainda passará por revisão antes de ser divulgado oficialmente.

A gerente de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência de Novo Hamburgo, Josiane Nobre, afirmou que o encontro reforça a integração entre diferentes setores na promoção da inclusão. “Quando unimos poder público, sociedade civil e profissionais de diferentes áreas, conseguimos avançar na garantia de direitos, oportunidades e participação social. Esse encontro também reforça o papel de Novo Hamburgo como referência regional na promoção da inclusão e da acessibilidade”, analisou Josiane.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2026 0 Comentários 94 Visualizações
Variedades

Loja Tendência destaca experiências imersivas na Feira Brasileira do Varejo

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

A 12ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) apresenta a Loja Tendência, um espaço imersivo criado pelo Sebrae RS para demonstrar como tecnologias, personalização e experiências sensoriais já influenciam o comportamento de consumo e os resultados das empresas. Com cerca de 126 metros quadrados, o ambiente simula situações reais de atendimento, exposição de produtos e integração entre os meios físico e digital, dentro da programação do evento promovido pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS. A FBV ocorre até esta sexta-feira, dia 22, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre.

A proposta da Loja Tendência é apresentar aplicações práticas para o varejo contemporâneo, abordando recursos ligados à inteligência artificial, análise de comportamento do consumidor, customização de produtos e ambientação sensorial. O espaço conta, por exemplo, com inteligência artificial própria da FBV, produtos personalizáveis e ferramentas como mapas de calor para monitorar circulação e permanência dos clientes no ambiente comercial.

Comportamento do consumidor

Dados apresentados durante a feira reforçam as mudanças no perfil dos consumidores. Pesquisa da Serasa Experian aponta que 59,4% dos consumidores já percebem as lojas físicas como ambientes de relacionamento e experimentação. Já levantamento da CNDL e SPC Brasil indica que 76% dos consumidores têm maior propensão a comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas.

Outro estudo citado na programação, da McKinsey, mostra que empresas que investem em personalização podem elevar receitas entre 5% e 15%, além de ampliar índices de retenção e fidelização. Pesquisa da Deloitte também indica que consumidores emocionalmente conectados às marcas possuem até quatro vezes mais valor ao longo da relação comercial.

A coordenadora de projetos do Sebrae RS, Daniela Santos Machado, afirma que a proposta do espaço é aproximar tendências da realidade das empresas. “O grande diferencial da Loja Tendência está justamente em tornar tangível aquilo que muitas vezes parece distante da realidade do empresário. Queremos mostrar que tendências não são conceitos futuristas, mas ferramentas concretas que já podem ser adaptadas e implementadas em negócios de diferentes portes”, destaca Daniela.

Bem-estar no varejo

Além da inteligência artificial e dos recursos de personalização, a Loja Tendência também apresenta soluções voltadas ao bem-estar no varejo. A ambientação utiliza iluminação, aromas, identidade sonora e disposição estratégica dos espaços para demonstrar como estímulos sensoriais podem influenciar o comportamento de compra e o tempo de permanência do consumidor nas lojas.

A estrutura integra ainda tecnologias aplicadas ao atendimento e ao checkout, reforçando a adoção de ferramentas digitais como estratégia de competitividade no setor. A edição de 2026 da FBV deve reunir cerca de 12 mil participantes de diferentes regiões do país para discutir inovação, experiências de consumo e transformação do varejo.

Serviço

  • O quê: 12ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) e espaço Loja Tendência
  • Quando: até 22 de maio
  • Onde: Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre
  • Inscrições: plataforma Sympla
Foto: Eduardo Rocha/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 91 Visualizações
Ensino

Abertura do Torneio de Integração do Colégio Mauá reúne mais de 2 mil pessoas

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Colégio Mauá realizou a cerimônia oficial de abertura do 39º Torneio de Integração na noite desta quarta-feira (20), no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O evento reuniu mais de 2,4 mil alunos, professores, familiares e ex-alunos em uma programação marcada por apresentações artísticas, desfile das equipes Chaparral, Atlântis e Cometa e homenagens a integrantes da comunidade escolar. A solenidade também marcou o início oficial das atividades esportivas do torneio, que segue até o dia 3 de junho.

A abertura começou ao som de “Summon The Heroes” e contou com transmissão ao vivo pelo canal do colégio no YouTube. Um dos primeiros momentos da cerimônia foi a homenagem à professora Gabriele Bredow, eleita Princesa da 41ª Oktoberfest no último domingo (17). O diretor-geral do Colégio Mauá, professor Nestor Raschen, participou da homenagem à representante da festa.

Como foi a cerimônia

Inspirada no conceito do sol, símbolo presente na identidade visual da instituição, a cerimônia destacou mensagens relacionadas à renovação e continuidade. A frase “Raízes que sustentam histórias e inspiram futuros” conduziu parte da narrativa apresentada pelo professor Rafael Luz durante o evento.

A programação contou ainda com a participação do grupo de Escoteiros do Colégio Mauá, responsável pela entrada inicial no ginásio. O vice-diretor Mártin Goldmeyer conduziu a bandeira da escola, enquanto o Conjunto Instrumental executou o Hino Nacional ao vivo.

Na sequência, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio representaram as equipes Chaparral, Atlântis e Cometa em desfiles com coreografias, músicas e efeitos visuais. O Chaparral entrou ao som de “Animals Remix”, o Atlântis utilizou “I’m Good Remix” e o Cometa apresentou-se com “Time Remix”.

Outro momento da cerimônia foi o juramento do atleta, conduzido pela presidente do Grêmio Estudantil de 2026, Anna Carolina Araújo. A atividade destacou valores relacionados ao jogo limpo, inclusão e respeito.

A programação também incluiu apresentações dos departamentos de dança, ginástica rítmica e ginástica de trampolim, além da participação do mascote Mauazito.

Encerramento com fogo simbólico

O encerramento da solenidade foi marcado pela entrada do fogo simbólico do torneio, em referência à chama olímpica. O funcionário Rui Jackisch, apontado como o colaborador mais antigo da instituição, conduziu a chama acompanhado do neto Guilherme Jackisch Flores. A homenagem também fez referência “in memoriam” a Eduardo Spall, conhecido como “Ducca”.

Na sequência, o professor Nestor Raschen recebeu o fogo simbólico, representando mais de quatro décadas de atuação no Colégio Mauá.

Importância histórica

Em seu pronunciamento, o diretor-geral Nestor Raschen ressaltou a importância histórica do torneio para a instituição. “O Torneio de Integração é uma tradição do Colégio Mauá que nos enche de orgulho. Uma demonstração amor ao esporte e um sentimento de pertencimento que atravessa gerações”, afirmou Raschen.

A programação do torneio inclui disputas de vôlei, basquete, futebol, atletismo e xadrez, além de um show artístico marcado para o dia 27 de maio, às 19h30min, no Teatro do Mauá.

Serviço

  • O quê: 39º Torneio de Integração do Colégio Mauá
  • Quando: de 14 de maio a 3 de junho; encerramento em 3 de junho, às 14h
  • Onde: Colégio Mauá e Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul
  • Quanto: evento aberto à comunidade
Foto: Alencar da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 93 Visualizações
Variedades

Mostra Elite Design apresenta tendências do morar contemporâneo em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

A 8ª edição da Mostra Elite Design 2026 segue aberta ao público até o dia 27 de junho, em Porto Alegre, reunindo profissionais de arquitetura, design e paisagismo em uma programação voltada às transformações do morar contemporâneo. Realizado na Rua Dom Pedro II, 1010, no bairro Higienópolis, o evento apresenta 28 ambientes autorais que exploram conceitos como neuroarquitetura, design sensorial, biofilia e arquitetura emocional. A proposta é discutir como os espaços residenciais vêm sendo planejados para estimular bem-estar, conforto emocional e experiências sensoriais.

Com o conceito “Sentir. Habitar. Pertencer.”, a mostra reúne projetos assinados por arquitetos, designers de interiores e escritórios gaúchos. Os ambientes abordam temas ligados à convivência, acolhimento, funcionalidade e conexão com a natureza, refletindo tendências que ganham espaço no setor de arquitetura e interiores.

Arquitetura sensorial e emocional

Entre os destaques da edição estão ambientes que utilizam iluminação cênica, texturas, sons e aromas para criar experiências imersivas. Projetos como Exílio de Kronos, Entre Páginas e Silêncios e La Cumparsita Café Lobby Hotel trabalham a ideia de contemplação e desaceleração por meio da composição dos espaços.

O ambiente Exílio de Kronos, assinado pelos profissionais Augusto Donato e Shaylon Lima, utiliza tons terrosos, grafites e iluminação suave para propor uma experiência de introspecção e pausa diante da rotina acelerada. Já o espaço Entre Páginas e Silêncios, desenvolvido por Mozara Nascimento, foi concebido como um ambiente voltado à leitura, ao silêncio e à contemplação.

No La Cumparsita Café Lobby Hotel, os profissionais Lucas James Becker e Caroline Oliveira, do Atelier Comum Arquitetura, apostam em tons terrosos e iluminação âmbar para criar uma atmosfera inspirada em lobbies e resorts.

Biofilia e neuroarquitetura

A integração entre natureza e arquitetura também aparece como uma das principais tendências da mostra. Ambientes como Caminhos da Arquitetura, Dormitório Florescer e Bioma Pampa exploram conceitos ligados à neuroarquitetura e ao design biofílico.

No Dormitório Florescer, a profissional Anelise Becon da Cunha utiliza princípios da metodologia montessoriana e da neuroarquitetura para desenvolver um espaço voltado ao desenvolvimento infantil. O ambiente conta com iluminação planejada para respeitar o ciclo circadiano e elementos que estimulam autonomia e criatividade.

Já o lounge Caminhos da Arquitetura, assinado pelos arquitetos Cezar E. M. de Araújo e Sergio Souza, da ZA Arquitetos, foi criado como espaço para talks e encontros ao longo da mostra. O projeto utiliza referências de neurociência aplicada e elementos inspirados em florestas para estimular percepções sensoriais e criatividade.

Espaços de convivência

A edição de 2026 também evidencia ambientes voltados à convivência e à personalização dos espaços residenciais. Projetos como O Gesto de Reunir, Wine Bar – Entre Taças e Histórias e Garagem Conceito CarHouse apresentam propostas de integração social e uso multifuncional da casa contemporânea.

No Wine Bar – Entre Taças e Histórias, os profissionais Tiara Pozzebon, Larissa Paganotti e Daniel Levandoski desenvolveram um espaço híbrido voltado à permanência e ao convívio. Já a Garagem Conceito CarHouse, assinada por Eduardo Fernandez Arquitetura, transforma a garagem em área de recepção e convivência.

Ambientes com propostas visuais marcantes também integram a mostra. O espaço Black Essence, criado por Larissa Balbé Martins, Dionatan Figueiredo Maciel e Émerson Ibarr de Paula, utiliza tons escuros, iluminação contrastante e materiais como pedra e madeira para construir uma estética minimalista. Já Texas Territory, de Marlon Krake, explora referências do lifestyle texano por meio de elementos ligados ao universo rural e equestre.

Serviço

  • O quê: 8ª Mostra Elite Design 2026
  • Quando: até 27 de junho; visitação de quintas a domingos, das 14h às 20h30min
  • Onde: Av. Dom Pedro II, 1010, bairro Higienópolis, em Porto Alegre
  • Quanto: ingressos inteiros a R$ 90 e meia-entrada a R$ 45; descontos especiais para categorias participantes e entrada gratuita para crianças menores de 10 anos
  • Ingressos: Blue Ticket
  • Mais detalhes: telefones (51) 99203-7625 e (51) 3516-5393
Foto: Edu Liotti/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 96 Visualizações
Projetos especiais

Feevale promove feira de empregabilidade em Novo Hamburgo de 26 a 28 de maio

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale realizará a 18ª edição do Trame – Trabalho e Mercado, feira de empregabilidade voltada à conexão entre estudantes, egressos, comunidade e empresas da região. O evento ocorrerá entre os dias 26 e 28 de maio, no Câmpus II, em Novo Hamburgo, com uma programação gratuita focada em carreira, desenvolvimento profissional, recrutamento e networking. Organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante, a iniciativa busca aproximar o ambiente acadêmico das demandas do mercado de trabalho.

A abertura da programação ocorre na terça-feira, dia 26, às 19h30min, no auditório do prédio Azul, com a palestra “Felicidade como estratégia de gestão: resultados, carreira e adequação à NR-1”, ministrada pela administradora Ana Paula Teló Bellissimo. A atividade será realizada em parceria com o Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul (Sindaergs).

Feira de oportunidades

Nos dias 27 e 28 de maio, das 12h às 21h, a Rua Coberta do Câmpus II receberá a Feira de Empregabilidade. No espaço, estudantes e integrantes da comunidade poderão conhecer vagas de estágio e emprego ofertadas por empresas da região, além de conversar com profissionais da área de Gestão de Pessoas.

A programação também contará com atividades de elaboração de currículos e orientação profissional promovidas pelo Sest Senat. As ações ocorrerão na quarta-feira, dia 27, das 13h às 17h, e na quinta-feira, 28, das 14h às 18h.

Palestras e talks

Além da feira, o evento terá palestras e talks gratuitos em dois espaços simultâneos: o Palco Trame, na Rua Coberta, e o Palco Sicredi, no Espaço Sicredi. Os encontros abordarão temas relacionados à empregabilidade e ao desenvolvimento de carreira, como saúde mental no ambiente de trabalho, inclusão, educação financeira, liderança, protagonismo profissional, carreira em tecnologia, comunicação assertiva e mercado de trabalho.

As palestras serão ministradas por representantes das empresas participantes e valerão horas complementares para os estudantes.

Participação das empresas

Segundo a Universidade Feevale, 18 empresas já confirmaram participação no evento. Organizações interessadas em integrar a feira ainda podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 6545.

Mais detalhes sobre a programação podem ser consultados no site trame.feevale.br.

Serviço

  • O quê: 18ª edição do Trame – Trabalho e Mercado
  • Quando: de 26 a 28 de maio
  • Onde: Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, nº 2755, no bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo)
  • Quanto: participação gratuita
Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/DIvulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 121 Visualizações
Cultura

Festival Santa Cruz de Cinema divulga filmes da Mostra Competitiva

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

O 9º Festival Santa Cruz de Cinema anunciou os 21 filmes selecionados para a Mostra Competitiva da edição de 2026. Ao todo, 18 produções integram a Mostra Nacional e outras três foram escolhidas para a Mostra Olhares Daqui, dedicada à valorização do cinema regional. O festival será realizado entre os dias 16 e 19 de junho, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com entrada gratuita e programação voltada à exibição de curtas-metragens, debates e atividades do setor audiovisual.

Nesta edição, o festival registrou 1.282 obras inscritas, enviadas por realizadores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Para a organização, o número reforça o alcance nacional do evento e a diversidade da produção audiovisual contemporânea no país.

O diretor do Sesc Santa Cruz do Sul, Fabrício Gianezini, afirmou que a participação de produções de diferentes regiões demonstra a consolidação do evento no cenário cultural. “Receber produções de todos os estados demonstra a consolidação do Festival Santa Cruz de Cinema como um ambiente democrático e representativo do audiovisual brasileiro”, comentou Gianezini.

Homenagem a Reginaldo Farias

A programação desta edição também prestará homenagem ao ator e diretor Reginaldo Farias, reconhecido pela atuação em produções do cinema nacional como “Assalto ao trem pagador” e “Lúcio Flávio, o passageiro da agonia”.

Debates estão na programação

Além das exibições, o festival contará com cerimônia de premiação, debates com realizadores e atividades voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual, incluindo rodadas de negócios, mercado e sessões de pitching. A programação completa será divulgada posteriormente pela organização.

O jornalista, escritor e documentarista Renato Dorneles, que integrou o júri do festival em 2025, destacou a relevância do evento para o circuito nacional de curtas-metragens. “Participar como jurado do Festival Santa Cruz de Cinema foi uma experiência incrível. Há alguns anos eu ouvia falar ou lia a respeito deste festival, mas não havia tido a oportunidade de, de alguma forma, acompanhar. Em 2025 tive essa chance e pude perceber o quanto o evento tem se consolidado como um dos principais festivais de curtas do país, com uma grande participação de realizadores e de público, principalmente jovens e estudantes. Destaco também o alto nível das obras”, afirmou Dorneles.

Quais são os filmes selecionados

Mostra Nacional
  • A Tempestade (RS), de Diego Müller
  • Bela LX-404 (RJ), de Luiza Botelho
  • Brasa (SP), de Diane Maia
  • Cabeça de Boi (MG), de Lucas Zacarias
  • Como nasce um rio (BA), de Luma Flôres
  • Concreto Vivo (RS), de Amanda Viegas
  • FrutaFizz (SP), de Kauan Okuma Bueno
  • Girassóis (RJ), de Jessica Linhares e Miguel Chaves
  • Manoel e Betinha (RS), de Marta Haas
  • Na sombra do Set (RS), de Bella Bauer
  • O Jogo (RS), de Marfell
  • Presépio (RJ), de Felipe Bibian
  • Quando eu for grande (PR), de Mano Cappu
  • Samba Infinito (RJ), de Leonardo Martinelli
  • Tapando Buraco (AL), de Pally e Laura Fragoso
  • Trapo (RS), de João Chimendes
  • VBP – Vacas Brancas Preguiçosas (SP), de Asaph Luccas
  • Visagens e Visões (PA), de Rod Rodrigues
Mostra Olhares Daqui
  • O Pintor, de Victor Castilhos
  • A Salvadora das Florestas, de Letícia Mendes
  • E se fosse você?, de Gabriela Tassinari

Realização do festival

O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado pelo Sesc/RS, por meio do Sesc Santa Cruz do Sul, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a produtora Pé de Coelho Filmes. O evento conta com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, além de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), via edital da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. O patrocínio é da JTI e da Corsan.

Foto: Alencar da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 113 Visualizações
Cultura

Orquestra Rosariense se apresenta na Santa Casa de Porto Alegre no Dia do Abraço

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra Rosariense, do Colégio Marista Rosário, participará da programação especial do Dia do Abraço promovida pela Santa Casa de Porto Alegre. A apresentação ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 16h, na Praça Central da Cidade da Saúde, reunindo estudantes, colaboradores, integrantes do corpo clínico e lideranças da instituição. A ação busca levar música e atividades culturais ao ambiente hospitalar durante a programação alusiva à data.

O convite para a participação da orquestra retoma uma parceria construída em ações anteriores entre a instituição de ensino e a Santa Casa. Segundo o Colégio Marista Rosário, a iniciativa também reforça a proposta de ampliar a atuação da orquestra para além dos espaços escolares, aproximando os estudantes de diferentes públicos e contextos sociais.

Formação musical e humana

O regente e professor de música Estêvão Grezeli afirmou que as apresentações externas contribuem para a formação artística e pessoal dos alunos envolvidos no projeto. “Quando a orquestra se apresenta em espaços como a Santa Casa, os estudantes entendem que a música também pode acolher, emocionar e transformar ambientes. É uma oportunidade muito importante de crescimento artístico e humano, porque eles passam a perceber o impacto que a arte pode gerar na vida das pessoas”, destacou Grezeli.

Fundada em 2013, a Orquestra Rosariense reúne estudantes do 4º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O projeto pedagógico trabalha com instrumentos sinfônicos e populares e desenvolve atividades ligadas à prática musical coletiva.

Projeto pedagógico

Sob a regência do professor Estêvão Grezeli, a orquestra também desenvolve ações voltadas à formação de habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e empatia entre os estudantes participantes.

A apresentação integra a programação do Dia do Abraço organizada pela Santa Casa de Porto Alegre na Cidade da Saúde.

Serviço

  • O quê: Apresentação da Orquestra Rosariense no Dia do Abraço
  • Quando: Sexta-feira, dia 22, às 16h
  • Onde: Praça Central da Cidade da Saúde, na Santa Casa de Porto Alegre
  • Quanto: Gratuito
Foto: Buena Vista Produtora/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 115 Visualizações
Cidades

Estância Velha promove primeira edição do “Vem Brincar na Rua” no sábado

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha realiza a primeira edição do programa “Vem Brincar na Rua” no próximo sábado, dia 23, das 14h às 17h, na Avenida Presidente Vargas, em frente à Praça 1º de Maio, no Centro da cidade. A iniciativa integra a Semana Municipal do Brincar de 2026 e prevê o fechamento parcial ou total de vias públicas para transformá-las temporariamente em espaços de convivência, lazer e desenvolvimento infantil. A ação é promovida pelo Grupo Intersetorial Cidade das Crianças e faz parte da política pública voltada à valorização da primeira infância no município.

O programa foi instituído pelo Decreto 60/2026 e integra a política pública que posiciona Estância Velha como Cidade das Crianças. A proposta reconhece o brincar como um direito ligado ao desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças.

A coordenadora do Grupo Intersetorial Criança na Cidade, Jaqueline Hansen, afirmou que a ação também faz parte das atividades da Semana Municipal do Brincar. “Essa ação celebra também a potência dos encontros da Semana Municipal do Brincar de Estância Velha”, destacou Jaqueline.

Política pública para a infância

Segundo a Prefeitura, o programa nasce como uma política estruturada e alinhada às diretrizes nacionais voltadas à primeira infância. A coordenação ficará a cargo do Grupo Intersetorial “Criança na Cidade”, formado por diferentes secretarias municipais para garantir ações integradas e contínuas.

A proposta busca ampliar os espaços urbanos destinados às crianças e incentivar atividades ao ar livre. Durante o período do evento, as ruas serão utilizadas para brincadeiras, circulação de bicicletas, jogos coletivos e convivência entre famílias e moradores.

O prefeito Diego Francisco (PSD) afirmou que a proposta busca fortalecer vínculos comunitários e ampliar os espaços destinados ao brincar. “O decreto busca ampliar, estimular e fortalecer vínculos, brincar ao ar livre e promover o senso de pertencimento”, pontuou o chefe do executivo estanciense.

Serviço

  • O quê: Vem Brincar na Rua
  • Quando: Sábado, dia 23, das 14h às 17h
  • Onde: Avenida Presidente Vargas, em frente à Praça 1º de Maio, no Centro de Estância Velha
  • Quanto: Gratuito
Foto: Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 93 Visualizações
Variedades

Shopping Total recebe evento sobre segurança digital para público 50+ nesta quinta

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Shopping Total promove uma edição do programa Papo de Responsa voltada à segurança digital do público com mais de 50 anos nesta quinta-feira, dia 21 de maio, em parceria com a Polícia Civil. O encontro acontecerá das 14h às 16h, na Loja 2203 do shopping, em Porto Alegre, com orientações sobre prevenção de golpes e fraudes no ambiente virtual.

A atividade será gratuita e aberta ao público. Segundo a organização, o objetivo é orientar a comunidade sobre o uso consciente da tecnologia e ampliar o acesso a informações relacionadas à segurança digital.

Cuidado com os golpes

Durante o encontro, especialistas abordarão cuidados relacionados ao uso de redes sociais, aplicativos de mensagens e segurança em transações bancárias.

A proposta do evento é promover um diálogo educativo com o público sênior, apresentando medidas práticas para ampliar a proteção no ambiente digital e reduzir riscos de fraudes eletrônicas.

De acordo com os organizadores, a iniciativa também busca incentivar o uso mais seguro das ferramentas tecnológicas por pessoas acima dos 50 anos.

Evento é aberto ao público

O encontro será realizado na Loja 2203 do Shopping Total e poderá ser acompanhado gratuitamente por frequentadores do shopping e demais interessados.

Serviço

  • O quê: Papo de Responsa – Segurança Digital 50+
  • Quando: Quinta-feira, 21 de maio, das 14h às 16h
  • Onde: Shopping Total, Loja 2203, em Porto Alegre
  • Quanto: gratuito e aberto ao público
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 98 Visualizações
Esporte

Picada Café recebe etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro neste sábado

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

O município de Picada Café sediará uma etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro neste sábado, 23 de maio. A competição será realizada nas proximidades do Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, com início previsto para as 10h, reunindo pilotos de diferentes categorias em provas disputadas em trilhas e estradas do município. A expectativa da organização é reunir mais de 130 competidores.

Os pilotos serão liberados para a largada em intervalos de um minuto e percorrerão um circuito composto por três voltas. A previsão é de que a prova seja encerrada por volta das 16h30min, seguida da cerimônia de premiação.

Competição terá categorias adultas e infantis

Além das categorias adultas, o evento contará com provas infantis, que serão realizadas dentro do Parque Jorge Kuhn. Segundo a organização, a proposta é ampliar a participação de jovens atletas na modalidade.

O público poderá acompanhar gratuitamente a movimentação dos competidores, incluindo as largadas e chegadas dos pilotos.

A etapa de Picada Café corresponde à terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro, organizado pela Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro (AGPE) e pela Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), com apoio da administração municipal.

Retorno ao calendário oficial

O evento marca o retorno de Picada Café ao calendário oficial do campeonato após onze anos. O município já havia sediado etapas da competição em 2013, 2014 e 2015.

Segundo a Prefeitura, a retomada da prova na cidade busca fortalecer o calendário esportivo regional e ampliar a participação de pilotos e público na modalidade.

O local de largada da competição fica nas proximidades do Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn. Mais detalhes sobre o acesso podem ser consultados no mapa do local de largada.

Serviço

  • O quê: terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro
  • Quando: sábado, 23 de maio, a partir das 10h
  • Onde: proximidades do Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café
  • Quanto: entrada gratuita
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 91 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO