Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

esteio

Variedades

Cachaçaria de Lomba Grande conquista dois prêmios na Expointer

Por Jonathan da Silva 08/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Invito Cachaça, empreendimento de Lomba Grande, conquistou dois primeiros lugares no 13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, realizado durante a 48ª Expointer, em Esteio. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (5), no Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a programação da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.

A marca hamburguense recebeu o 1º lugar na categoria Cachaça Envelhecida – Carvalho, com um blend de carvalho francês e americano, envelhecido em barris que antes armazenavam vinho. Também ficou em 1º lugar na categoria Licor à base de cachaça, com um licor fino de ervas elaborado pela família Thiesen em homenagem aos 200 anos da imigração alemã, comemorados em 2024. Esta foi apenas a segunda participação da Invito na Expointer.

O produtor Guilherme Thiesen destacou o empenho da família para alcançar o reconhecimento. “Todas cachaçarias possuem excelentes produtos, então fizemos as inscrições com esperança, mas conscientes do ótimo trabalho de todos produtores”, ressaltou Thiesen.

O produtor contou que a expectativa era alcançar, no máximo, uma terceira colocação. “Torcemos para ganharmos em alguma categoria pelo menos um terceiro lugar. Mas não esperávamos em duas categorias a primeira colocação. Foi uma surpresa muito bem recebida”, admitiu Thiesen.

Outros destaques de Novo Hamburgo

Além da Invito, outras famílias de Novo Hamburgo foram premiadas na feira. A Cabanha Rancho Vistaço, da família Lazzaretti, recebeu os títulos de Futura Campeã e de Reservada de Campeã Ovino Jovem com exemplares da raça Hampshire Down. Já o produtor Carlos Eduardo Pereira obteve o 1º lugar com uma Novilha Mirim meio sangue da raça Girolando. Cassiel Nerbas, da Cabanha Nerbas, conquistou o 3.º lugar na categoria Melhor Fêmea Jovem Gir Leiteiro.

Expointer e agricultura familiar

O Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar reuniu 232 inscrições em 16 categorias e é considerado uma das principais vitrines para pequenos produtores. Ao todo, ao menos dez agricultores que recebem assistência técnica da Prefeitura de Novo Hamburgo participaram desta edição da Expointer.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/09/2025 0 Comentários 328 Visualizações
Variedades

Badesul prospecta R$ 939,2 milhões em propostas durante a Expointer 2025

Por Jonathan da Silva 08/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Badesul, agência de fomento vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), prospectou R$ 939,2 milhões em propostas de financiamento durante a Expointer 2025, realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio. Do total, R$ 542,7 milhões vieram de 124 solicitações do setor agropecuário e R$ 396,5 milhões de 59 propostas empresariais.

Entre as linhas mais procuradas pelo agronegócio, o destaque foi o financiamento para correção de solo, que concentrou R$ 285,8 milhões em propostas. Na sequência aparecem projetos de armazenagem, com R$ 136,6 milhões, e investimentos em sustentabilidade e energias renováveis, que somaram R$ 34,2 milhões. Também houve procura por recursos para irrigação (R$ 32,6 milhões), ampliação e expansão (R$ 33 milhões), além de obras civis, florestamento e modernização de maquinário.

Investimentos empresariais diversificados

Na área empresarial, as principais demandas envolveram projetos diversos, com R$ 142,4 milhões, seguidos de R$ 111,4 milhões para sustentabilidade e energias renováveis e R$ 70,2 milhões para ampliação e expansão. Também foram protocoladas propostas para aquisição de tecnologia, compra de máquinas e equipamentos, capital de giro e empreendimentos turísticos.

Condições especiais na feira

O presidente do Badesul, Claudio Gastal, atribuiu o volume de propostas às condições diferenciadas oferecidas na feira. “As condições especiais oferecidas durante a feira, especialmente a isenção da taxa de análise, foram determinantes para atrair esse volume de demandas, que nos possibilitará investir no fortalecimento desses setores da economia. O nosso compromisso agora é trabalhar para converter essas propostas em operações efetivas”, pontuou Gastal.

Foco em sustentabilidade

Sobre as propostas apresentadas, Gastal ressaltou a relevância dos projetos ligados à sustentabilidade. “Como agência de fomento, temos como propósito apoiar e incentivar iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável e inovador”, afirmou o presidente do Badesul.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, reforçou o posicionamento do governo. “O governo reafirma seu compromisso em fortalecer a economia gaúcha e gerar mais oportunidades para quem produz e quer seguir investindo aqui”, expressou Polo.

Foto: Gabriel Vianini/Ascom Expointer/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/09/2025 0 Comentários 366 Visualizações
Cidades

Prefeito de Canela participa da Expointer e apoia agroindústrias locais

Por Jonathan da Silva 08/09/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), esteve na 48ª edição da Expointer, em Esteio, na quarta-feira (3), quando acompanhou a assembleia de prefeitos da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a reunião da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e visitou o pavilhão da Agricultura Familiar. Durante a agenda, o chefe do executivo canelense também participou do ato de assinatura da portaria que torna o Rio Grande do Sul estado-piloto do programa nacional de fortalecimento do turismo rural.

A iniciativa, desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, permitirá a inclusão de agricultores familiares no sistema nacional de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo. Para o prefeito, a medida terá impacto positivo no desenvolvimento econômico regional. “Como administrador de um município que enxerga no meio rural um caminho para desenvolver ainda mais a economia, vejo nesse programa um grande incentivo para os nossos agricultores e produtores familiares. Vai alavancar o turismo no RS e, Canela, por sua vez, também poderá colher frutos disso”, afirmou Gilberto Cezar.

Reuniões e articulações políticas

Na Casa Branca da Expointer, Gilberto também esteve reunido com secretários estaduais e deputados para tratar de pautas ligadas a investimentos e apoio a projetos e eventos de interesse de Canela.

Agroindústrias de Canela em destaque

Três agroindústrias do município participam da 48ª Expointer com exposição de seus produtos: Canela Sabor Rural, Queijaria Alvorada Missioneira e Sítio das Goiabeiras. O Sítio das Goiabeiras, localizado em Canastra, apresenta doces produzidos com pouco ou nenhum açúcar. A Queijaria Alvorada Missioneira expõe queijos artesanais premiados, como o Yamandu e o Haus, medalhistas no Prêmio Queijo Brasil. Já a Canela Sabor Rural, estreante no evento, leva massas frescas, pães, bolachas e cucas produzidas no Morro do Calçado.

O prefeito visitou os estandes e destacou a relevância da presença canelense. “Que outros empreendimentos da nossa cidade se inspirem para se qualificarem e também estarem aqui na Expointer nos próximos anos. O Poder Público valoriza e apoia os nossos pequenos produtores, que tanto contribuem com a economia da nossa cidade”, expressou Gilberto Cezar.

Apoio da Prefeitura

O Departamento de Agricultura da Prefeitura organizou excursão e estrutura para a participação das agroindústrias, além de prestar suporte durante o evento. O município atualmente conta com oito agroindústrias registradas e uma em fase de regularização. Entre as iniciativas em andamento está a articulação com o Governo do Estado para garantir o Selo Susaf, que permitirá a comercialização de produtos de origem animal em todo o território gaúcho.

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/09/2025 0 Comentários 321 Visualizações
Variedades

Agroindústria de Novo Hamburgo recebe certificado do Ministério da Agricultura e Pecuária

Por Jonathan da Silva 05/09/2025
Por Jonathan da Silva

Com a marca comercial “A Carne do Rei”, a churrascaria Rei do Espetão, de Novo Hamburgo, recebeu o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quinta-feira (4), durante a Expointer, em Esteio. O reconhecimento permite que a empresa comercialize seus produtos em todo o território nacional, se tornando a primeira agroindústria do município hamburguense a obter a certificação.

De acordo com a médica veterinária de Novo Hamburgo, Cristine Becker, a conquista representa um marco para a empresa e para a cidade. “Esse avanço representa uma mudança significativa para a empresa, pois abre o mercado nacional e agrega valor ao Município. O Serviço de Inspeção Municipal, por estar em conformidade com o serviço federal, possui um status de qualidade elevado”, destacou Cristine.

A certificação havia sido concedida em julho, mas a entrega simbólica ocorreu na maior feira agropecuária da América Latina. Segundo Cristine, para ser reconhecida pelo Sisbi é necessário implementar um sistema de autocontrole rigoroso, que envolve ações como monitoramento de temperatura, higiene das salas de corte e qualidade da água. “A origem do método de qualidade vem da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, em inglês), que precisa garantir alimentos extremamente seguros aos astronautas”, explicou a médica veterinária.

Empresários celebram conquista

O casal de empresários Tomás Ávila e Nicolle Rocha, proprietários da agroindústria, participou da cerimônia que contou com a presença do secretário adjunto de Defesa Agropecuária do Mapa, Allan Rogério de Alvarenga. “É muito importante para nós poder atender em nível Brasil, com um produto bem selecionado e de qualidade. Quero agradecer ao Município, que nos acolheu, buscou, e hoje estamos aqui, recebendo essa gratificação”, afirmou Ávila.

A diretora de Desenvolvimento Rural de Novo Hamburgo, Gislaine Pires, também parabenizou a conquista e destacou o papel das veterinárias Cristine Becker e Karen de Souza no acompanhamento da empresa. “Que isso possa fazer com que mais empresas queiram se instalar em Novo Hamburgo e serem contempladas com esse certificado”, comentou Gislaine.

O que é o Sisbi-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária e integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O programa busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção no país.

Desde 2024, Novo Hamburgo está integrado ao sistema, por meio de seu Serviço de Inspeção Municipal, considerado equivalente ao federal. Com isso, empresas locais que cumprem os requisitos de qualidade e segurança alimentar podem expandir sua atuação para o mercado nacional.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/09/2025 0 Comentários 416 Visualizações
Variedades

Brigada Militar leva escolinha de trânsito e Porsche à Expointer

Por Jonathan da Silva 05/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar atraiu a atenção de crianças, jovens e adultos durante a 48ª Expointer, realizada em Esteio, ao combinar atividades educativas e impacto visual. De um lado, a Escolinha de Trânsito ensina noções de cidadania, preservação da vida e segurança no tráfego; de outro, um Porsche Panamera, avaliado em R$ 690 mil e apreendido em operação contra lavagem de dinheiro, chama a atenção do público no estande da corporação.

As atividades da Escolinha de Trânsito são conduzidas pelo 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar. Em um espaço lúdico, com cones coloridos e miniaturas de faixas de pedestres, as crianças aprendem sobre o uso do cinto de segurança, a importância da sinalização, a travessia correta na faixa e o respeito às normas de circulação. “O objetivo é plantar sementes de consciência nos futuros motoristas e pedestres. Mais do que brincadeira, buscamos despertar responsabilidade desde a infância”, afirmou o comandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli.

O Porsche como símbolo

A viatura de luxo também se tornou uma das atrações da feira. O Porsche Panamera integra atualmente a frota do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Hortênsias, com atuação em Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

O veículo foi apreendido em uma operação contra lavagem de dinheiro e, por decisão judicial, passou a ser utilizado no policiamento ostensivo na Serra Gaúcha. “O Porsche traduz a ideia de que o crime não compensa e reforça a presença da Brigada Militar na comunidade”, destacou o coronel Feoli.

Aproximação com a população

Além de atuar no policiamento, o Porsche virou atração turística, reunindo visitantes para fotos na Expointer. Para a Brigada Militar, a soma da escolinha de trânsito com a exposição do veículo de luxo aproxima a corporação da população gaúcha e reforça o papel da segurança pública na formação cidadã e no combate ao crime.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/09/2025 0 Comentários 302 Visualizações
Variedades

Brigada Militar apresenta Choque, Bope e Comando Ambiental na Expointer

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar está presente na 48ª Expointer, em Esteio, com a exposição de três de suas principais frentes de atuação: o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Comando Ambiental. Reunidos em um mesmo espaço da feira, os batalhões apresentam ao público como a Corporação atua em diferentes áreas, desde a pronta resposta em situações de crise até a preservação ambiental.

O Batalhão de Polícia de Choque está entre as forças em destaque no estande da BM. Com atuação em missões de controle de distúrbios, reintegrações de posse, revistas em presídios e escoltas de alto risco, também se sobressai no enfrentamento à criminalidade violenta. Além do trabalho em campo, é responsável por cursos de especialização em áreas como operações de choque, cinotecnia e patrulhamento motorizado, que formam e capacitam policiais para diferentes cenários de atuação.

Tropa de elite

Subordinado ao Subcomandante-Geral da Brigada Militar, o Bope é apresentado como a fração de pronta resposta da Corporação. O batalhão atua em missões de alta complexidade, como crises com reféns, negociações críticas, operações com atiradores de precisão e ações da equipe antibomba. Formado por policiais especializados, o grupo expõe na Expointer equipamentos e técnicas que exemplificam a sua preparação para atuar em situações extremas.

Educação e meio ambiente

O Comando Ambiental, por sua vez, apresenta na feira atividades ligadas à fiscalização e ao combate de crimes ambientais. Entre as ações exibidas, está o programa Patrulheiro Ambiental Mirim, criado em 2004 e atualizado em 2021, que já formou milhares de crianças e adolescentes em temas relacionados à fauna, flora, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. O projeto alia aulas teóricas e práticas de preservação, estimulando jovens a se tornarem multiplicadores de consciência ambiental.

Foto: Sd Brenda/PM5, Sd Wagner/PM5, Sd Morch/PM5, Sd Bittencourt/Bope/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 318 Visualizações
Variedades

Novo Hamburgo se destaca na Expointer com agricultura familiar, artesanato e premiações

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo marca presença na 48ª Expointer, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com participação de agricultores familiares, expositores de artesanato e produtores premiados. A feira, considerada a maior de agropecuária a céu aberto da América Latina, ocorre até o próximo domingo, 7 de setembro, e já registra conquistas hamburguenses, como a premiação de animais e o destaque de empreendimentos de Lomba Grande.

Uma comitiva de 60 agricultores familiares de Lomba Grande, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul (STAF), visitou a Expointer para prestigiar a feira e os expositores locais. Ao menos dez produtores assistidos pelo Gabinete de Desenvolvimento Rural da Prefeitura participam do evento.

Segundo a presidente do STAF, Maria Daniela Ronnau, a presença de Novo Hamburgo no evento evidencia o potencial da agricultura familiar do distrito. “As pessoas estão indo bastante nesse espaço, que está sendo muito valorizado. O empenho e o trabalho dos nossos produtores estão muito bons, estamos muito bem representados dentro da Expointer”, afirmou Maria Daniela.

A presidente destacou ainda que a participação abre perspectivas de expansão. “Nós temos pecuária, ovinos e agroindústrias que nos representam. Estamos levando o nome de Lomba Grande para o estado e para o país, já que o público da feira não é só local, vem gente de vários lugares”, complementou Maria.

Animais premiados

Entre os destaques está o produtor rural Cassiel Nerbas, da Cabanha Nerbas, de Lomba Grande. A fêmea Badalada recebeu o 3º lugar de Melhor Fêmea Jovem Gir Leiteiro da NGCGLG. Nerbas levou à feira quatro animais da raça Gir Leiteiro: duas bezerras de oito meses, uma novilha de dois anos e outra de um ano e meio. Essa é a segunda participação da cabanha na exposição. “Estamos bem felizes com a premiação e a nossa participação na feira. Tem bastante público e espero que seja uma semana muito boa”, destacou o produtor.

Artesanato de couro reaproveitado

No Pavilhão do Artesanato Gaúcho, a Cooperativa Olhares de Hamburgo participa pelo terceiro ano consecutivo. O grupo, ligado à Economia Solidária, transforma retalhos de couro em bolsas, necessaires, tapetes e chapéus. Segundo a cooperada Mara Silvana Pereira, os materiais são fornecidos por curtumes. “Esse couro é bem aproveitado por nós e o que nós não utilizamos, volta para os curtumes para ser dado o destino correto. Temos boas vendas”, explicou Mara. Atualmente, nove cooperadas integram a iniciativa.

Diversidade de produtos da agricultura familiar

No Pavilhão da Agricultura Familiar, empreendimentos de Lomba Grande também representam Novo Hamburgo. A Cachaçaria Invito participa pela segunda vez da feira, com o proprietário Jonas Henrique Thiesen e a filha, Paula Thiesen. “A gente sempre tem uma expectativa boa para a Expointer. Participamos a primeira vez no ano passado e foi muito boa, e agora, na segunda vez, estamos muito contentes, está dando retorno, tanto das novidades que trouxemos quanto dos nossos produtos já conhecidos”, pontuou Jonas.

Já a agricultora familiar Denise Bárbaro da Rosa, do Sítio Amigos da Terra, levou uma variedade de produtos, como pães, cucas, bolos, biscoitos, roscas, iogurtes, nata e doce de leite. Segundo ela, as vendas começaram com intensidade. “Neste ano, o início já superou as vendas do ano passado. Tá muito positivo e estamos gostando muito”, afirmou Denise.

Foto: PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 294 Visualizações
Projetos especiais

5ª fase do programa Energia Forte no Campo é lançada na Expointer

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

A 5ª fase do programa Energia Forte no Campo foi lançada nesta quarta-feira (3), na Casa do Sistema Ocergs, durante a Expointer, em Esteio. A iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com cooperativas de distribuição de energia, prevê investimento total de R$ 369,5 milhões em infraestrutura elétrica no meio rural, dos quais R$ 71,3 milhões são repasses do Governo do Estado. O objetivo, de acordo com o executivo estadual, é qualificar as redes de distribuição de energia e ampliar as condições de produtividade no campo.

Nesta nova etapa, a participação financeira do governo estadual passa de 20% para 35% do valor total de cada projeto. Além da substituição de redes monofásicas por trifásicas, mais potentes, o programa passará a incluir investimentos em subestações, uma demanda apresentada pelas cooperativas e agora contemplada pelo estado.

O presidente da Federação das Cooperativas de Energia do RS (Fecoergs) e da Certel, Erineo Henneman, destacou a importância da medida. “Não existe sala de ordenha robotizada ligada a rede monofásica. Quando se fala em irrigação, também temos de ter motores fortes, trifásicos. Da mesma forma, aviários. Então, essa é a grande alteração apoiada pelo programa. Também teremos condições de melhorar a retaguarda, ou seja, investir em subestações para atender essa demanda ampliada no meio rural”, afirmou Henneman.

Resultados desde 2020

Criado em 2020, o programa já contemplou 345 projetos, beneficiando 123 municípios. Foram qualificados 973 quilômetros de redes e mais de 12,4 mil unidades consumidoras passaram a contar com melhorias na distribuição de energia.

O governador Eduardo Leite (PSD) afirmou que o investimento marca um avanço para o setor rural. “Estamos dando um passo histórico para o desenvolvimento do campo gaúcho. O repasse de R$ 71,3 milhões, o maior já feito pelo Estado ao Programa Energia Forte no Campo, é um investimento no futuro das famílias que vivem e produzem no interior”, destacou o chefe do executivo estadual.

Relevância para o setor cooperativo

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltou o papel estratégico do cooperativismo. “O cooperativismo tem essa visão de investir, gerar renda e desenvolver a comunidade. Isso nos posiciona como parceiros estratégicos para gerar crescimento econômico no meio rural. Certamente, esse investimento do programa Energia Forte no Campo retornará para o Estado em forma de arrecadação, porque fomenta a produtividade no campo”, pontuou Hartmann.

Atualmente, 15 cooperativas de distribuição de energia atuam em 369 municípios, alcançando 75% do território gaúcho e beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. O setor reúne 347.163 cooperados e 2.177 empregados, com sede em cidades como Teutônia (Certel), Ibirubá (Coprel), Erechim (Creral), Ijuí (Ceriluz) e Santa Rosa (Cooperluz), entre outras.

Financiamento e próximos passos

Um edital da Sema definirá a seleção de novos projetos. Além disso, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) disponibilizará linhas de crédito especiais para ampliar o alcance da iniciativa.

Foto: Sistema Ocergs/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 389 Visualizações
Variedades

Sebrae e governo estadual apresentam história do tropeirismo a estudantes na Expointer

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes do ensino fundamental e médio que visitam a Expointer 2025, até o dia 5 de setembro, têm a oportunidade de conhecer a história do tropeirismo e suas conexões com o empreendedorismo no estande da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul. A atividade, promovida em parceria com o Sebrae RS, acontece de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, e busca valorizar a cultura gaúcha e estimular uma visão empreendedora entre os jovens.

O tropeirismo, que surgiu nos séculos XVIII e XIX, é apresentado como uma das primeiras formas de atividade econômica organizada no estado. Tropas de mulas e gado percorriam rotas que ligavam o sul ao sudeste do Brasil, transportando alimentos, couro, ferramentas e outros produtos.

Para a analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae RS, Tangriane Forest, a prática vai além da economia. “Mais do que uma prática econômica, o tropeirismo consolidou-se como expressão cultural, marcada pela hospitalidade, culinária típica e tradições preservadas até hoje em festas e encontros regionais. Atualmente, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado”, afirmou Tangriane.

Educação e empreendedorismo

No estande, os estudantes têm acesso ao Educaturis, material técnico em formato de história em quadrinhos elaborado para diferentes etapas escolares. O conteúdo apresenta uma abordagem lúdica sobre empreendedorismo local, mostrando como transformar cultura, turismo e riquezas da região em oportunidades de crescimento e inovação.

De acordo com o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a iniciativa une tradição e futuro. “É uma alegria ver jovens estudantes mergulhando na história do tropeirismo, que foi a base de desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Mais do que resgatar tradições, estamos mostrando que a cultura gaúcha também inspira inovação, empreendedorismo e oportunidades para o futuro. Essa iniciativa, em parceria com o Sebrae, conecta educação, turismo e desenvolvimento, reforçando que o Rio Grande do Sul tem vocação para transformar sua identidade e sua força cultural em novos caminhos de crescimento”, destacou o titular da pasta.

Conexão entre tradição e inovação

Segundo a Secretaria de Turismo, o objetivo do projeto é mostrar aos jovens que tanto o campo quanto as cidades do Rio Grande do Sul oferecem oportunidades reais de empreender e evoluir. De acordo com a pasta, a ação também reforça a valorização da vida no campo, do turismo de aventura, da gastronomia regional e da formação de novas gerações de empreendedores rurais.

Foto: Acervo/Seapdr/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 1,1K Visualizações
Variedades

Produtor de Montenegro conquista prêmio na Expointer 2025

Por Jonathan da Silva 03/09/2025
Por Jonathan da Silva

O agricultor Gediel Griebeler, da localidade de Linha Catarina, em Montenegro, foi um dos vencedores da Expointer 2025, que acontece nesta semana em Esteio. Uma vaca holandesa de sua propriedade, chamada Cotriba Griebeler 143 Imperial, alcançou o primeiro lugar no concurso leiteiro na categoria Vaca Jovem, ao produzir 96,46 quilos de leite em apenas um dia.

Esta é a segunda vez que Griebeler participa da Expointer, levando cinco animais para a competição. Além do título de campeã na categoria Vaca Jovem, o criador também conquistou o 3º lugar na mesma categoria, além de 4ª, 5ª e 7ª colocações na categoria Adulta.

Em sua propriedade, o produtor mantém 58 animais em lactação. Incluindo as vacas em pré-parto, novilhas e bezerras, o plantel chega a 108 cabeças. A produção média diária é de aproximadamente 2.600 litros de leite.

História de dedicação familiar

Griebeler destaca que a conquista é fruto de um trabalho iniciado pelos pais em 1974. “Esse prêmio é uma satisfação pela luta diária”, afirma o criador, que lembra que, no início, a família enfrentava grandes dificuldades pela falta de meios e tecnologia, mas conseguiu se consolidar ao longo do tempo.

Mesmo com a queda no preço do leite, o agricultor ressalta a importância de seguir com cautela, valorizando os resultados alcançados. O manejo da propriedade é feito com o apoio da esposa Mariane, das filhas Ketlin e Kaiana, da irmã Giseli e do cunhado Dionei.

Reconhecimento

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Montenegro, Vlademir Ramos Gonzaga, destacou o exemplo da família Griebeler. “Eles são um orgulho para Montenegro. Servem de inspiração para todos que edificam seu futuro com honestidade e esforço”, enfatizou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/09/2025 0 Comentários 448 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO