Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

escola

Cidades

Sapiranga contará com Unidade Escola da Feevale

Por Caren Souza 22/04/2021
Por Caren Souza

Além do Polo Digital instalado em Sapiranga, da equipe de enfermagem atuando junto às vacinações contra a Covid-19, uma Unidade Escola passará a funcionar em Sapiranga já na primeira semana de maio. A iniciativa, única na região, partiu da Administração Municipal, ao colocar o município à disposição da Universidade Feevale, que então escolheu Sapiranga para abrigar esse espaço.

Assim, se firmou uma parceria inovadora com o curso de medicina da instituição, pensando no atendimento de excelência e humanizado da comunidade sapiranguense, em que acadêmicos de medicina, juntamente com seus professores/médicos, farão seus estágios práticos em Sapiranga.

A Unidade Escola funcionará na até então chamada Unidade Básica de Saúde do bairro São Jacó, onde serão ofertados atendimentos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, dermatologia, medicina da família, psiquiatria e pediatria.

Os atendimentos de odontologia e de enfermagem permanecem sendo realizados pelos profissionais da rede municipal de saúde. Cada turma de estudantes, que atuará na Unidade, contará com cerca de 15 alunos, orientados por oito professores. A parceria está na fase de ajustes dos últimos detalhes, que serão tratados em um encontro que ocorrerá na próxima semana.

Coordenadora pedagógica da Feevale reforça importância das atividades práticas

A coordenadora pedagógica do curso de medicina da Universidade Feevale, Camille Coffy Jacques, explica que a universidade, desde o primeiro semestre envolve os alunos com atividades práticas, pois entende a importância da formação de profissionais críticos e reflexivos, com perfil questionador e pró-ativos.

“Essas atividades práticas permitem a aplicação do conhecimento frente as diferentes situações da rotina em que vão estar inseridos. O aluno vai significando esses conhecimentos através da prática. Então, é muito importante nesse processo de formação do médico, que a gente possibilite para eles a observação e a vivência das atividades em saúde”, explica Camille.

Universidade quer deixar sua marca

“Termos uma UBS Escola dentro de Sapiranga atende, de forma mais ampla, o que significou, quando se começaram os movimentos para trazer o curso de medicina para Novo Hamburgo, o desejo de agregar qualidade à saúde da população. A Universidade Feevale, como uma universidade comunitária, está muito vinculada a essas atividades. Então a medicina segue na mesma linha e a nossa intenção é poder contribuir com a comunidade. É uma coisa que a gente conversa muito com os alunos. É ir para deixar uma marca, ir para contribuir”, frisa Camille.

Os alunos que atuarão em Sapiranga estão cursando o módulo 5, 6 e 7 do currículo do curso de Medicina da Universidade (correspondente ao 5º, 6º e 7º semestre). Camille explica que todas as áreas de conhecimento do currículo foram organizadas para que os alunos consigam perceber, entender e, no futuro, receber seus próprios pacientes como um ser humano integral. “Eles não vão mais ser aqueles médicos que eram ultraespecializados ou com uma visão estritamente hospitalocêntrica. Eles vão aprender a tratar esse paciente de uma forma mais generalista”, pontua a coordenadora.

Fonte: Assessoria
22/04/2021 0 Comentários 509 Visualizações
Business

Escola hamburguense oferece cursos para formar chefs de cozinha

Por Caren Souza 19/04/2021
Por Caren Souza

Confirmada para inaugurar no dia 24 de abril em Novo Hamburgo, a Escola de Gastronomia Chef Gourmet oferecerá cursos nas áreas de gastronomia, gestão e turismo, com o objetivo de formar chefs de cozinha, desenvolvendo e transformando profissionais qualificados. A escola contará com um método de ensino prático e inovador, oferecendo uma estrutura ampla e moderna que proporciona aulas dinâmicas e permite que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão já em sala de aula. Serão mais de 500 metros quadrados e três andares para comportar mais de 10 cursos, destinados a profissionais e a pessoas que têm a gastronomia como hobby.

Sempre presentes no setor gastronômico, as mulheres estão cada vez mais assumindo a churrasqueira.

Além da formação de profissionais nas diversas áreas – como Chef de Cuisine, Chef Pâtisserie e Boulangerie, Cozinheiro Profissional, Padeiro Profissional, Chef Bouchèrie, Sommelier, Bartender – a escola ainda oferecerá os cursos de Cozinha por Hobby, Chef de Cuisine Jr. e Panificação e Confeitaria por Hobby. “Oportunizamos uma formação completa, por isso também teremos os cursos de gestão gastronômica e inglês voltado para a gastronomia, de modo a inserir os alunos no mercado de trabalho brasileiro e internacional”, destacam os sócios à frente do negócio, Carlos Felipe Eninger e Artur Klaus Müller.

Entre os cursos que serão ofertados, destaque para a temática Chef de Cozinha Profissional. “É um curso completo para quem quer entrar no mercado de trabalho nacional e internacional, justamente por se tratar de uma formação 3 em 1, abordando cozinha, gestão e inglês”, destaca Müller.

Os sócios apostam na qualificação profissional para criar oportunidades de reinserção no mercado de trabalho, já que a gastronomia é um setor crucial na economia brasileira. “Acreditamos que um dos principais obstáculos, hoje, para que os empreendedores abram seus próprios restaurantes é a falta de experiência prática, tanto na cozinha quanto na gestão de negócios – e não apenas na falta de conhecimento gastronômico. Isso a Chef Gourmet Novo Hamburgo vai suprir em todo o mercado gastronômico da região metropolitana e serrana do Rio Grande do Sul”, avalia Eninger.

As matrículas abrirão no dia 26 de abril e podem ser realizadas pelo site www.escolachefgourmet.com.br, Instagram: www.instagram.com/chefgourmet.novohamburgo ou telefones: (51) 99140-1380 (WhatsApp) e 3600-1583.

Educação formal para se especializar

Um dos nomes já confirmados para o corpo docente da escola é a chef Carola Heckmann, assadora com expertise em frutos do mar, que irá ministrar o curso de Chef Boucherie. “O público pode esperar informações teóricas e práticas em todos os processos de preparação de proteínas da terra e do mar”, destaca a profissional. Em um mercado tão competitivo, ela destaca que a educação formal é o melhor caminho para os cozinheiros se especializarem. “É de extrema importância qualificar profissionais que estejam aptos para enfrentar os desafios, por isso a Escola Chef Gourmet NH está se posicionando com todas as ferramentas para oferecer o melhor ensino e instalações para seus alunos”, avalia.

Carola ainda fala sobre a presença das mulheres no setor gastronômico, em especial na área de boucherie. “Sempre presentes no setor gastronômico, as mulheres estão cada vez mais assumindo a churrasqueira. Acredito que o momento seja de integração e respeito, sem espaço para tantas diferenças e, por isso, as mulheres estão procurando aprender mais sobre o mundo do churrasco, desde acender o fogo até fazer pratos na brasa”, explica Carola.

“Eu, por ser uma chef de cozinha há 22 anos no mercado, não encontrei dificuldades em me posicionar no ambiente masculino dos assados, pois acredito que precisamos ser confiantes, determinadas e competentes, mantendo qualidade e padrão. É um prazer imenso fazer parte do time de professores da Chef Gourmet NH”, conclui a chef.

Sobre a Escola de Gastronomia Chef Gourmet – Com um modelo de franquia lançado no último ano, a escola está em expansão pelo Brasil e traz como diferenciais: estrutura ampla, metodologia própria baseada em aulas práticas e professores que aliam formação acadêmica, experiências internacionais e conhecimento prático na área de gastronomia. A Chef Gourmet Novo Hamburgo está situada na Rua José do Patrocínio, 619, bairro Rio Branco.

Fonte: Assessoria
19/04/2021 0 Comentários 717 Visualizações
Pais participativos
Ensino

Pais participativos aumentam aprendizado dos filhos na escola

Por Gabrielle Pacheco 22/02/2021
Por Gabrielle Pacheco

Se a pandemia de Covid-19 afastou as crianças da escola, dos professores e dos colegas, por outro lado ela conseguiu tornar  pais participativos, além de trazer responsáveis e familiares para perto da educação. É o que diz uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha. De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados afirmam estar participando mais da vida escolar dos estudantes depois que as aulas remotas se tornaram unanimidade no país.

Se queremos que o estudante se desenvolva de forma integral, temos que olhar para ele como um todo, não apenas no período em que está na escola.

Estudos mundiais comprovam que trazer a família para dentro da escola é uma das formas mais eficazes de melhorar o desempenho dos estudantes. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), por exemplo, avalia jovens de 15 anos em aproximadamente 70 países. Dados demonstram que a média de desempenho dos estudantes cujos pais e responsáveis se interessam pela vida escolar foi quase 57 pontos mais alta que a dos demais.

Além disso, os benefícios de integrar família e escola são significativos para o desenvolvimento da educação em todos os níveis de ensino. Para Renata Trefiglio Mendes Gomes, psicopedagoga e doutoranda da Universidade de Nebraska-Lincoln, a maioria dos estudantes passa 11,2 mil horas em sala de aula entre o nascimento e os 17 anos. “Parece muito tempo, mas o tempo que eles passam fora do ambiente escolar é ainda maior. Então, se queremos que o estudante se desenvolva de forma integral, temos que olhar para ele como um todo, não apenas no período em que está na escola”, defende. Ela explica que essa aproximação proporciona um desenvolvimento integral do estudante. Afinal, há muitas oportunidades fora do ambiente escolar para que ele se desenvolva para a vida.

Pais participativos: um direito constitucional

Mais que cultural, a participação dos familiares no cotidiano da escola é um direito constitucional, como lembra o supervisor pedagógico regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Rodrigo Otavio Xavier Leão. “O artigo 205 da Constituição diz que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Responsáveis e pais participativos não são apenas um direito do estudante, como um dever, de modo que seja uma contribuição positiva e propositiva”, destaca.

Há pesquisas que mostram que os professores mudam de escola com menos frequência e recebem notas de desempenho maiores quando as famílias trabalham junto.

Como se não bastasse, a integração entre família e escola ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais e a reduzir problemas de comportamento. Até mesmo os professores se tornam mais proficientes nas atividades pedagógicas, lembra Renata. “Há pesquisas que mostram que os professores mudam de escola com menos frequência e recebem notas de desempenho maiores quando as famílias trabalham junto. Esta última, por outro lado, tem mais compreensão do que está acontecendo na escola. Dessa maneira, entende melhor o conteúdo e desenvolve um relacionamento mais sólido com a equipe escolar”, afirma. No final, todos ganham com esse relacionamento.

Do ponto de vista das famílias, também é importante que o estudante perceba que os responsáveis por ele se interessam pelo que acontece na escola. “É preciso deixar esse interesse claro para a criança. Como isso? Perguntando a ela com frequência sobre seus professores, os funcionários da escola, como foi o dia de estudo, as brincadeiras, convívio com os colegas, etc. Outra maneira de fazer isso é acompanhar o material dessa criança, ensiná-la a cuidar desse material e do uniforme. Assim ela pode compreender a importância que sua rotina escolar tem para a família”, observa.

Foto: Divulgação
22/02/2021 0 Comentários 851 Visualizações
Cidades

Estância Velha realiza ação solidária na escola Criança Feliz

Por Gabrielle Pacheco 19/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

Em meio ao desafio de enfrentar o novo coronavírus, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Criança Feliz de Estância Velha, elaborou uma ação solidária “Se tiver doe, se precisar pegue”. O objetivo é que a comunidade doe agasalhos, alimentos não perecíveis, livros, máscaras, jogos e hortaliças. Quem precisar, pode retirar os itens.

A diretora da escola, Joana Patrícia Silva Oliveira, agradece a participação de todos, e pede para que as pessoas que doarem ou retirarem os materiais higienize-os e lave bem as mãos. “Esperamos que neste momento difícil possamos nos unir e praticar a empatia, buscando ajudar ao próximo”, finaliza Joana. 

Essa ação acontece na frente da escola, localizada na rua Porto Alegre, 1224, no bairro Lago Azul. O horário é de segunda a quarta-feira, das 7h30 às 17h.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2020 0 Comentários 805 Visualizações
Cidades

SMED de Novo Hamburgo realiza Projeto de Férias

Por Gabrielle Pacheco 08/01/2020
Por Gabrielle Pacheco

Estudantes das escolas municipais de Novo Hamburgo já têm o primeiro compromisso do ano. Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Educação (SMED) promove o Projeto de Férias, que proporciona atividades recreativas, esportivas, de contato com a natureza e de lazer durante o período de recesso escolar. Cerca de 500 crianças entre 7 e 12 anos de idade vão participar das ações que iniciaram nesta terça-feira (7).

Todas as atividades são orientadas por professores e acontecem em cinco espaços da cidade: Sítio Recanto do Vovô, Eco Parque, Vale Dourado, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e Sociedade Aliança. “É a oportunidade para que estas crianças vivenciem novas experiências ao ar livre e em locais diferentes da cidade, além de fazerem novos amigos”, afirma a secretária de Educação, Maristela Guasselli, que acompanhou o primeiro dia do projeto.

“É a oportunidade para que estas crianças vivenciem novas experiências ao ar livre e em locais diferentes da cidade, além de fazerem novos amigos.”

A programação tem início às 8h30, quando os estudantes são buscados nas escolas e levados de ônibus até os locais do projeto. Divididas em grupos, as crianças farão rodízio em três espaços diferentes para aproveitar os recursos que cada local oferece, como pracinha de brinquedos, piscinas, pista de atletismo, quadra de tênis e contato com a natureza. Em cada espaço são organizadas programações diferentes que incluem gincanas, jogos e apresentações culturais.

Como passam o dia entre brincadeiras e recreação, a SMED também providencia almoço e lanche para todos os participantes. O acompanhamento é feito pelos coordenadores que atuam no projeto Movimentos e Vivências na Educação Integral (Move), que amplia o tempo de permanência na escola. Para os dias de calor intenso, a piscina e a lona molhada também serão opções. No caso de chuva, serão realizadas atividades em locais cobertos. O retorno para as escolas acontece até as 17h30.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/01/2020 0 Comentários 643 Visualizações
Cidades

Escola de Nova Petrópolis celebra resultados da Obmep

Por Gabrielle Pacheco 06/12/2019
Por Gabrielle Pacheco

Alunos, professores e equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor reuniram-se para celebrar os resultados obtidos na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2019 (Obmep). A instituição de ensino de Nova Petrópolis conquistou o 1º lugar no Estado no grupo das 15 escolas gaúchas com maior média de premiação por aluno. Além disso, as professoras da disciplina, Roberta Manfroi Ló e Fernanda Trierweiler, também obtiveram destaque na Obmep 2019.

A comemoração ocorreu na quinta-feira (5), nas dependências da escola, na Linha Brasil. O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, prestigiou o momento de celebração e reconhecimento. A diretora da Escola Bom Pastor, Rejane Silene de Castro, anunciou o destaque das professoras de Matemática. A professora Roberta Manfroi Ló conquistou o 1º lugar no estado no grupo dos três professores do Estado com maior média de premiação por aluno. E a professora Fernanda Trierweiler ficou em 2º lugar no Estado no grupo dos 15 professores do estado com 2ª maior média de premiação por aluno.

As professoras agradeceram a dedicação dos alunos e enalteceram o esforço dos estudantes para garantir excelentes resultados a partir da prova realizada em 28 de setembro de 2019. Na sequência, os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos, medalhistas de prata e bronze foram anunciados; bem como, os estudantes que receberam menção honrosa. A supervisora escolar, Gisleine Raquel Eizweiler, também acompanhou o momento.

“Estão todos de parabéns! Os professores de Nova Petrópolis fazem muito além do mínimo; se dedicam, se esforçam e ensinam com muito amor. Isto faz toda a diferença e é por isso que excelentes resultados são alcançados. Hoje reconhecemos e valorizamos o trabalho conjunto que é realizado, em todas as disciplinas, pois, uma depende da outra. Parabéns pelo excelente resultado na Obmep 2019”, declarou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/12/2019 0 Comentários 625 Visualizações
Cidades

Escola de Nova Petrópolis recebe troféu educacional 

Por Gabrielle Pacheco 17/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, localizada na Vila Olinda, em Nova Petrópolis, foi agraciada com o Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola, na quarta-feira (16), no Memorial Legislativo, em Porto Alegre. A instituição de ensino está entre as três melhores classificadas do Estado nas categorias Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal, segundo dados do Ideb 2017 (Índice de Educação Básica), divulgados em 2018.

A Luiz Loeser conquistou o 2º lugar no Ideb 2017, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, da Rede Municipal de Ensino, com nota de 8,3 e obteve o 3º lugar no Ideb 2017, Ensino Fundamental – Anos Finais, da Rede Municipal de Ensino, com nota de 6,8, empatando com Picada Café. A cerimônia de entrega dos troféus contou com a presença do secretário Estadual de Educação, Faisal Karam e dos deputados Estaduais, Fran Somensi e Elton Weber.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o diretor do Departamento de Transportes da Prefeitura, Paulo Schwantz; a diretora da Escola Luiz Loeser, Marceli Rachel Beck; a professora do 5º Ano, Suleika Regina Wedig; a professora de Língua Portuguesa do 9º Ano, Terezinha Hellmann Rotta; a aluna do 5º Ano em 2017, Laura Michaelsen, e a aluna do 9º Ano em 2017, Thaís Schwantes, integraram a comitiva que recebeu a distinção.

A atual equipe diretiva da escola destacou a importante contribuição da diretora da instituição à época da realização das provas, Maria Augusta Bertóglio, para a conquista dos índices alcançados. Além do apoio da professora de matemática do 9º Ano, Carla Andrea Feyth, que não pode acompanhar a comitiva.

“Continuaremos trabalhando para alcançar resultados sempre melhores”, citaram as integrantes da instituição.

O secretário Estadual de Educação, Faisal Karam, destacou a importância do envolvimento da família na educação e aprendizado dos jovens. “Precisamos evitar a evasão escolar para que os índices não sejam distorcidos e jogados sempre para baixo”, disse, ao antecipar que muitos avanços serão anunciados, em breve, na Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Os deputados Fran Somensi e Elton Weber expuseram o orgulho ao ver suas cidades, Farroupilha e Nova Petrópolis, respectivamente, recebem o Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola. “É possível, sim, fornecer educação de qualidade em escolas Municipais e Estaduais, formando alunos competitivos com o mundo”, declarou Fran Somensi.

“Vinte e seis troféus foram entregues hoje. São 26 exemplos a serem seguidos”, disse Eltom Weber.

Ao final da cerimônia de entrega do Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola, a aluna do 7º Ano do Colégio Estadual Vicente de Carvalho, de Dois Lajeados, Ana Lia Buchi Tonollo, fez uma homenagem a todos os professores, já que no dia anterior, 15 de outubro, foi celebrado o Dia do Professor.

Foto: Kassandra Dorneles/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/10/2019 0 Comentários 955 Visualizações
Business

Caxias do Sul inaugura escola de e-commerce

Por Gabrielle Pacheco 22/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

Em crescente expansão, o setor brasileiro de e-commerce faturou R$ 53,2 bilhões em 2018, registrando alta de 12%. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Ebit/Nielsen que revela ainda que, ao todo, foram realizados 123 milhões de pedidos no período por meio do comércio eletrônico no Brasil. Para 2019, a previsão é de nova alta na casa dos dois dígitos, o que vem sendo confirmado, visto que o 1º semestre fechou com incremento de 12%.

Visando desbravar esse crescente mercado e colocar a Serra Gaúcha no mapa do e-commerce nacional, a Converte Educação Digital inicia suas atividades em Caxias do Sul. A novidade é considerada a primeira escola da região focada especialmente no ensino desse segmento. A iniciativa nasce com o propósito de fornecer conhecimento de qualidade por meio de cursos, workshops, eventos e treinamentos in-company sobre e-commerce e marketing digital.

À frente da gestão da Converte estão dois especialistas com vasta experiência de mercado dentro do setor. Felipe do Sacramento Soares implementou o e-commerce Omnichannel da marca Arezzo, foi gerente de e-commerce da Lojas Colombo e é professor de pós-graduação da ESPM.

Bernardo Finimundi Oliveira passou também pela Lojas Colombo, pelo Grupo Dass (detentora das marcas Fila e Umbro) e, mais recentemente, foi head de e-commerce na Miolo Wine Group. Além da Converte, Soares e Finimundi atuam também na Brava Consultoria em e-commerce, que atende marcas como Lojas Lebes, Móveis Kappesberg, Piccadilly Calçados, Soprano e Madesa Móveis.

“As principais operações de e-commerce no Brasil ainda estão no Sudeste. Nos últimos anos, vem aumentando o interesse de empreendimentos de outras regiões nesse mercado e nosso objetivo é auxiliar os profissionais da Serra Gaúcha que querem explorar essas oportunidades”, explica Soares.

Os cursos, workshops e treinamentos da Converte têm como foco tanto as pessoas que querem buscar um conhecimento para si, pois desejam disputar oportunidades nessa área, como quem já atua no segmento e quer ampliar suas capacidades.

“Vamos explorar também a área corporativa. Nesse sentido, trabalhamos em três frentes: palestras e workshops, curadoria de eventos e convenções, e cursos in company. Dentro dessa possibilidade, construímos conteúdos específicos para atender as empresas de forma personalizada”, destaca Finimundi.

A inauguração oficial da Converte ocorre no dia 3 de outubro, com coquetel para convidados e workshop. As atividades da escola são desenvolvidas no edifício Vint Offices Exposição. A escola conta com duas salas de aula com capacidade de até 24 alunos cada que podem ser unificadas, transformando-se em um mini auditório.

Serviço

O quê: workshop “O cenário do e-commerce no Brasil”
Quando: 7 de outubro, segunda-feira, às 19h30
Onde: Sede da Converte (Vint Offices – Rua Plácido de Castro, 1063, Exposição)
Quanto: gratuito

Foto: Regina Lain/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/09/2019 0 Comentários 633 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo terá nova escola de Educação Infantil

Por Gabrielle Pacheco 16/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

Em breve a comunidade do bairro Canudos contará com uma nova escola. Nesta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), inicia as obras de construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Alecrim. O prédio de 603 metros quadrados ficará na Rua Irineu Armindo Steigleder, esquina com a Rua I, no Loteamento Hamburguesa.

A cerimônia que marca o início dos trabalhos está marcada para as 16h. Esta será mais uma ação para ampliação da oferta de vagas de creche, dificuldade apresentada por muitos municípios. A partir de estratégias e ações, a Rede Municipal de Ensino diminuiu a lista de espera por vaga na Educação Infantil de 1.800 crianças em 2017 para 24, atualmente.

A nova escola terá capacidade de atender 112 crianças entre zero e três anos e contará com quatro salas com solário, área para troca e higienização das crianças, biblioteca, lavanderia, depósito, sala de amamentação, lactário, cozinha, refeitório, sala de múltiplas atividades e pátio coberto com brinquedos. O projeto é acessível e inclusivo. A obra é o resultado de uma contrapartida por empreendimento imobiliário instalado na cidade.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
16/09/2019 0 Comentários 629 Visualizações
Cidades

Alunos de Porto Alegre constrem “teia das emoções”

Por Gabrielle Pacheco 07/08/2019
Por Gabrielle Pacheco

O momento de volta às aulas, seja no início ou no meio de ano, é sempre um momento de repensar formas diferentes de aprendizado. E foi exatamente isso o que propuseram professores da escola Amigos do Verde, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ao criarem o projeto “Teia das Emoções”, experiência na qual os estudantes expressam seus sentimentos e partilham reflexões e conversas com o intuito de melhorar as relações de afetos, emoções e ajudar na resolução de problemas do cotidiano escolar.

Essa experiência é contada no capítulo “A teia das emoções”, escrito pelas educadoras Tairine Matzenbacher e Taís Russo, e faz parte do livro digital “Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo”, organizado pelo programa Escolas Transformadoras, correalizado no Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana.

O projeto surgiu da observação de um grupo escolar que passava por um momento de grande agitação. Brigas e desentendimentos se sucediam com frequência, e alguns alunos apresentavam dificuldades de se concentrar nas propostas coletivas. A percepção foi que, para recuperar a serenidade e a atenção, era preciso que os estudantes entrassem em contato com seus próprios sentimentos. Nesse contexto, o professor Maurício Neto elaborou dinâmicas que permitissem às crianças expressarem concretamente seus estados emocionais, dando início ao projeto “Teia das Emoções”.

Os primeiros encontros eram realizados em roda e contavam com participação voluntária e, geralmente, os participantes mais assíduos eram justamente aqueles tachados de “alunos-problema”, muitas vezes responsabilizados por criar desordem e quebrar regras. Com o passar do tempo, os educadores e educadoras, bem como os demais funcionários da escola, passaram a desfrutar igualmente do sentimento de criação em reuniões pedagógicas e seminários, ampliando, ainda mais, o alcance dessa teia.

“Nesse aspecto, reconhecemos e identificamos nossa teia como um meio poderoso de expressão dos sentimentos e de aprendizagem sobre o eu, o outro e o nós. Em seu tecer, a criatividade se revelou como um processo em que as indagações individuais e coletivas se entrelaçam com os fios da empatia”, avalia o professor Neto.

Escrito por estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores, profissionais do setor social e professores universitários, o livro digital aborda a importância da criatividade na superação de desafios na educação e na sociedade.

Os capítulos abordam o tema propondo reflexões inspiradas nas experiências relatadas pelos 43 autores e autoras, que assinam os 16 textos da publicação. O e-book já está disponível para download gratuito no site do Escolas Transformadoras.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/08/2019 0 Comentários 1,5K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO