Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

desalojados

Cidades

113 pessoas ficam desalojadas em Novo Hamburgo devido ao aumento do Rio dos Sinos

Por Marina Klein Telles 20/11/2023
Por Marina Klein Telles

O nível do Rio dos Sinos continua aumentando em Novo Hamburgo. Às 13 horas desta segunda-feira, dia 20, o Sinos atingiu 7,65 metros, 14 centímetros a mais do que a medição das 7 horas. Durante a madrugada, o rio teve alta de até quatro centímetros por hora, enquanto nesta manhã subiu dois centímetros por hora.

O número de pessoas desabrigadas também aumentou. Já são 113 pessoas alojadas em dois abrigos estruturados pela Prefeitura: 104 no ginásio do CIEP Canudos (Instituto Estadual Seno Ludwig) e outras nove pessoas no Abrigo Bom Pastor, no bairro Guarani.

A Defesa Civil acredita que o nível do Sinos continue subindo até o final do dia, quando se estabiliza e, lentamente, começa a reduzir. As áreas atingidas pelas águas do rio são partes dos bairros Canudos, Santo Afonso e Lomba Grande.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/11/2023 0 Comentários 572 Visualizações
Cidades

Maior chuva da história coloca Campo Bom em situação de emergência

Por Marina Klein Telles 23/06/2023
Por Marina Klein Telles

Choveu em Campo Bom 209 milímetros na sexta-feira (16), o maior volume registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município desde que o acompanhamento começou a ser feito, em 1984. Isso ocasionou a elevação do nível do Rio dos Sinos, provocando enchentes que deixaram desalojados, desabrigados e levou o prefeito Luciano Orsi a declarar situação de emergência e estado de calamidade pública.

O Decreto Municipal nº 7.436/2023, em vigor desde sábado (17), tem validade de 180 dias. O documento colocou todos os órgãos municipais à disposição da Defesa Civil para atuar em resposta à enchente e na posterior reconstrução dos locais afetados. “Isso se fez necessário por conta dos desalojados, desabrigados, para comunicar oficialmente que a situação não está normal, servindo como base para buscar recursos e ajuda humanitária para as famílias afetadas”, destaca o prefeito.

O nível do Sinos chegou a 7,60 metros, às 17h do domingo (18), na ponte do bairro Barrinha, quase 5 metros acima do normal. Em razão da enchente, os bairros Barrinha, Porto Blos, Vila Rica, Operária e 25 de Julho tiveram ruas invadidas pela água. O número total de desabrigados foi 55 pessoas e cerca de 160 ficaram desalojadas. Ainda na sexta (16), o Ginásio Municipal foi preparado pela Prefeitura para receber os desabrigados.

Três escolas municipais tiveram aulas suspensas, Emei Princesinha e Emef Princesa Isabel, na Barrinha, e Emef Presidente Vargas, na Operária. Nas duas primeiras, as aulas ainda não foram retomadas. A Prefeitura e a Defesa Civil continuam trabalhando para garantir transporte aos ilhados nas regiões mais afetadas, além de água potável e cestas básicas.

Com o nível do rio em queda, 6,91 metros era a marcação das 16h desta quinta (22), já começaram também os trabalhos de limpeza e reconstrução dos locais atingidos pela enchente. Quem precisar de ajuda, deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (51) 99631-4625.

Foto: Fernando Santos/divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2023 0 Comentários 1,K Visualizações
Cidades

Nível do Sinos é o mais alto em oito anos em Novo Hamburgo

Por Marina Klein Telles 19/06/2023
Por Marina Klein Telles

O Rio dos Sinos atingiu na manhã do domingo, 18, o seu maior nível dos últimos oito anos, chegando a 7,37 metros, apenas 22 centímetros da marca de 2015, quando atingiu a 7,59 metros. A alta do rio durante a madrugada foi mais acentuada e a tendência é permanecer subindo ao longo das próximas horas em razão da quantidade de chuva do ciclone extratropical que atingiu as cabeceiras do rio, na altura da cidade de Caraá.

A Defesa Civil, com apoio de secretarias municipais e também dos bombeiros, segue em trabalho de campo, com barcos para resgatar moradores, máquinas pesadas e caminhões. Além da Vila Palmeira e arredores no bairro Santo Afonso, onde as águas estão baixando em razão do trabalho da Casa de Bombas, a alta do nível do Sinos começa a atingir fortemente a Vila Marrocos, na Santo Afonso; Vilas Getúlio Vargas e Kipling, em Canudos; e Integração e Porto das Tranqueiras, em Lomba Grande.

Segundo novo levantamento da manhã deste domingo, há 221 pessoas abrigadas no bairro Santo Afonso, sendo 141 na Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) e 80 na Escola Municipal Arnaldo Grin. Em Canudos, há uma família abrigada na Escola Municipal Martha Wartenberg, que é a referência local para alojamento.

Acolhimento

O trabalho em Novo Hamburgo conta com dezenas de voluntários e está sendo realizado em várias frentes. “Estamos todos mobilizados em Novo Hamburgo. Não deixaremos ninguém desassistido”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt, que está diretamente envolvida nas atividades, coordenando os trabalhos.

Nos locais dos abrigos, após a triagem realizada por assistentes sociais e psicólogos, as pessoas passam por avaliação médica com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que separa aquelas com sintomas gripais e resgata o histórico médico para retomar eventuais tratamentos interrompidos em decorrência da perda de remédios nos alagamentos. Nestes locais, também recebem alimentação, roupas e colchões.

Na Fenac, voluntários recebem donativos entregues pela comunidade de Novo Hamburgo para ajudar as pessoas atingidas. Colchões, cobertores, alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, além de sacolas de roupas estão sendo entregues desde a tarde de sexta-feira. O atendimento na Fenac ocorre diariamente, das 9 às 18 horas.

Famílias que não deixaram suas casas, mas precisam de ajuda, também estão sendo atendidas. Nestes casos, os locais são os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Na Santo Afonso, fica na Avenida Montevidéu, 605; em Canudos, na Rua Ícaro, 933; e no Kephas, na Rua Tamoio, 52, bairro Diehl. “A solidariedade e empatia da comunidade hamburguense são emocionantes. Nossa população sempre está pronta para ajudar o próximo.” A frase da prefeita Fátima Daudt sintetiza a mobilização de Novo Hamburgo para ajudar as pessoas atingidas.

Nos locais dos abrigos, após a triagem realizada por assistentes sociais e psicólogos, as pessoas passam por avaliação médica com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que separa aquelas com sintomas gripais e resgata o histórico médico para retomar eventuais tratamentos interrompidos em decorrência da perda de remédios nos alagamentos. “Estamos dando completa assistência e acolhimento a estas pessoas, que infelizmente estão enfrentando enormes perdas por causa desta chuva histórica”, completa Fátima. Além do cuidado, as pessoas recebem alimentação e abrigo. Nem mesmo os pets são esquecidos. “A atenção é total. Os pets resgatados também são acolhidos”, destaca.

Funcionamento das escolas nesta segunda-feira

Em reunião realizada na noite de domingo, a Secretaria de Educação (SMED) e os diretores das escolas municipais de Novo Hamburgo decidiram por manter as atividades regulares de ensino nesta segunda-feira, 19 de junho. As aulas estão suspensas apenas nas escolas abaixo relacionadas, que foram afetadas de forma mais intensa ou que abrigam famílias que tiveram as casas prejudicadas pelo ciclone extratropical que atingiu a região na última semana. Nova avaliação da situação será comunicada ao longo desta segunda-feira. Já na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Vidal não haverá aula somente no turno da manhã (à tarde, atividades normas).

As escolas que não terão atendimento nesta segunda-feira:

EMEB Helena Canho Sampaio
EMEB Castro Alves
EMEB Bento Gonçalves
EMEI Raio de Luz
EMEB Conde d’Eu
EMEI Lápis Mágico
EMEB José de Anchieta
EMEB Pres. Washington Luiz
EMEB Pres. Tancredo Neves
EMEI Chapeuzinho Vermelho
EMEB Martha Wartenberg

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2023 0 Comentários 599 Visualizações
Cidades

Abrigos e Doações: Saiba os pontos de doações nas cidades da região

Por Marina Klein Telles 16/06/2023
Por Marina Klein Telles

As fortes chuvas que vêm atingindo a região do Vale do Sinos e do Paranhana estão causando transtornos em todos os municípios. O Rio dos Sinos, que passa pelos bairros Barrinha e Vila Rica, está subindo rapidamente e já atingiu o nível de 6,3m nesta manhã, quatro metros acima do nível normal, que é 2,8m.

A Defesa Civil informa que o volume da água deve seguir aumentando durante o dia, podendo atingir as casas mais próximas do leito na noite desta sexta-feira. Em julho de 2020, quando ocorreu a última cheia, o nível do rio chegou a 7,35m e casas foram atingidas.

Para ajudar a quem precisa, doe nos pontos de coleta municipais

Dois Irmãos

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Dois Irmãos informa que estabeleceu o Ginásio do Colégio Imaculada Conceição (Rua Gramado, 525, Centro) como o ponto de assistência às famílias atingidas pela enchente causada pelo ciclone extratropical. Com a parceria da instituição particular de ensino, o local será a referência para quem precisa de apoio e para quem puder realizar doações.

O Departamento de Assistência Social do Município comunica que podem ser doados: travesseiros, colchões, cobertas e roupas, além de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser feitas diretamente no ginásio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da Secretaria de Desenvolvimento Social, (51) 3564-8875 ou no (51) 9 9972-3131.

Campo Bom

O prefeito Luciano Orsi, que visitou os locais mais afetados de Campo Bom, destaca que “este é um momento de união, para garantirmos a segurança e conforto dos desalojados pelas chuvas e retomarmos a normalidade o mais breve possível. Uma força tarefa já foi montada e está operando para ajudar os atingidos”, ressalta Orsi.

A Secretaria de Desenvolvimento Social já está preparando o Ginásio Municipal (Av. Adriano Dias, 720 – I, Campo Bom) para receber as pessoas que necessitarem de abrigo durante o final de semana, com a colocação de colchões, travesseiros e preparo da alimentação. No mesmo local, estão sendo recebidas doações de roupas e itens de higiene. Os principais itens requisitados são roupas masculina e infantil.

A Secretaria de Obras disponibiliza um caminhão para remoção de móveis caso necessário. Duas famílias já estão desalojadas e foram para casa de familiares, devido ao desmoronamento de muro sobre uma residência e a queda parcial de outra casa. Há também árvores caídas e diversos pontos de alagamentos em todos os bairros. O transporte para quem precisar é realizado por meio de um ônibus cedido pela Secretaria de Educação. Mais informações ligue para (51) 3597 1202 ou (51) 9 9803 3629.

Estância Velha

As doações já estão sendo recebidas no Ginásio da Igreja Católica, no Centro de Estância Velha. Podem ser doados: Alimentos, colchões, cobertores, material de higiene e de limpeza.

Sapiranga

Doações estão sendo recebidas pela Assistência Social e também no Ginásio do Centro Municipal de Educação Doutor Décio Gomes Pereira (R. Pres. Kenedy, 2222 – São Luiz, Sapiranga). Podem ser doados: Alimentos, colchões, cobertores, material de higiene e de limpeza.

Novo Hamburgo

Em pronunciamento, a Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, fez apelo aos cidadãos para que aujudem as famílias que perderam suas casas nesta sexta-feira. “Estamos passando por um momento delicado. Por isso, a Prefeitura de Novo Hamburgo convida a população a se solidarizar com as famílias hamburguenses atingidas pelas chuvas históricas”, pede.

O ponto de coleta será na Fenac, na Rua Araxá, n° 505, das 9h às 18h, inclusive no sábado e no domingo. Os voluntários pedem que sejam doados principalmente colchões, cobertores, roupas, sapatos, material de higiene pessoal e material de limpeza.

AMO Criança

Famílias atendidas na AMO Criança foram atingidas pelo alagamento proveniente da constante chuva na região do Vale dos Sinos. No momento estamos acolhendo as necessidades e acompanhando o contato entre as famílias e a Defesa Civil dos municípios.
Pedimos o apoio emergencial com materiais de higiene pessoal e limpeza, conforme abaixo:
– Álcool para limpeza 70%
– Água sanitária
– Detergente de louça
– Esponja de louça
– Esponja de aço
– Desinfetante/Multiuso
– Papel Higiênico
– Sabonete
– Shampoo
– Sabão em pó/líquido
Algumas famílias necessitarão de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos. Solicito que possíveis doadores destes itens entrem em contato conosco, para organizarmos o repasse.
Telefones 51 3582-4800 e 51 99978-5987 (Serviço Social).

Fotos: Lucas Unser/divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2023 0 Comentários 816 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO