Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

canoas

Cidades

Visita da border collie Tiffany traz bem-estar para pacientes do HU

Por Amanda Krohn 22/11/2022
Por Amanda Krohn

Alegria garantida toda vez que a border collie Tiffany visita o Hospital Universitário de Canoas (HU). Acompanhada da sua tutora, a médica Janice Venina Masera Rotava, a cachorrinha de 4 anos visitou a Unidade Pediátrica na tarde desta segunda-feira (21). A atividade foi acompanhada pela Comissão de Humanização da casa de saúde.

Tiffany morava em Porto Alegre quando foi adestrada, aos 5 meses de idade, conforme relata a médica tutora. “Ela é calma e adora crianças. Esse temperamento da Tiffany facilita este trabalho voluntário em hospitais”, observa Janice. Segundo a tutora de Tiffany, os cães terapeutas podem auxiliar no controle da ansiedade, levam alegria e colaboram para o tratamento dos pacientes internados. “É super gratificante acompanhar as visitas da Tiffany e ver as crianças felizes”, pontua a tutora.

Um pouco antes de ganhar alta, o paciente Rafael, de 1 ano, foi surpreendido pela visita da cachorrinha. No colo da mãe, Ana Carolina Pereira, 29 anos, o menino vibrava faceiro. “Ele estava impaciente, louco para ir para casa. Um alívio ver ele dando gargalhada agora”, comentou a auxiliar financeira que acompanhou a primeira internação hospitalar do filho por problema respiratório. A cãoterapia, que já era realizada antes da pandemia da Covid-19, foi retomada desde o dia 12 de outubro no HU. O trabalho voluntário da Tiffany, com a supervisão de sua tutora, é realizado quinzenalmente.

Foto Arthur Ghilardi/HU/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/11/2022 0 Comentários 569 Visualizações
Variedades

Atacadão abre 300 vagas de emprego no Rio Grande do Sul

Por Felipe Schwartzhaupt 05/10/2022
Por Felipe Schwartzhaupt

 O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, está com vagas efetivas abertas para a contratação de 300 profissionais no Rio Grande do Sul. As oportunidades estão distribuídas em oito lojas — nas cidades de Canoas, Caxias do Sul, Estrela, Lajeado, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Sapucaia. As vagas englobam diversos cargos, que vão desde os operacionais a líderes de setor, e também em níveis técnicos, de informática e manutenção.

“Estamos presentes no Rio Grande do Sul há quase 15 anos, contribuindo para o desenvolvimento da economia local, apoiando o crescimento de microempreendedores e produtores, e gerando empregos para pessoas da região. Com a integração das novas lojas Maxxi, estimamos chegar ao número de 4.176 colaboradores”, afirma Marco Oliveira, CEO do Atacadão.

Em Porto Alegre, onde está concentrado o maior número de vagas, serão 170 contratações para a nova loja Atacadão, que abrirá na Zona Sul — e que, atualmente, está em processo de conversão. Interessados nas oportunidades dessa unidade, situado no bairro Vila Nova, poderão enviar email com os currículos para marlize_duarte_de_lima@atacadao.com.br.

Para as demais vagas, nas lojas situadas nas outras regiões, basta enviar os currículos para o endereço de e-mail [email protected], indicando no campo assunto a cidade de interesse. Ainda é possível levar o documento pessoalmente na própria filial. O prazo final para as inscrições é até 09/10/2022.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/10/2022 1 Comentário 1,2K Visualizações
Business

The Garden negocia R$ 150 milhões em terrenos em apenas quatro horas

Por Amanda Krohn 27/09/2022
Por Amanda Krohn

Empreendimento lançado em Canoas, o The Garden precisou de apenas quatro horas para praticamente esgotar o estoque de dois de seus condomínios. Ao todo, os 225 terrenos comprados somam R$ 150 milhões em vendas. Assinado por Melnick e Arcádia, com participação dos empreendedores Dallasanta, Salvadori Incorporações e Participações e LF Ltda, o bairro está localizado em uma das áreas mais valorizadas da região — junto ao Parque Getúlio Vargas e ao ParkShopping.

Além da estrutura de lazer prevista no espaço, a qualidade do entorno — com opções de serviços, centros comerciais, unidades de saúde e instituições de ensino — é um diferencial do projeto. “Na última semana, apresentamos o empreendimento em uma convenção para quase 700 corretores. E já naquele momento sentimos que o resultado das vendas seria espetacular”, aponta Alessandra Sehn, sócia da Arcádia.

O projeto introduz no Brasil o conceito urbanístico Ecossistema Urbano. Segundo os desenvolvedores, esse modelo integra um conjunto de soluções para atender a uma nova noção de felicidade que as pessoas estão buscando no contexto pós-pandemia. Após o lançamento das duas fases iniciais, ainda haverá uma terceira etapa. A previsão de entrega é de trinta meses.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/09/2022 0 Comentários 764 Visualizações
Cidades

Pacientes do HU recebem cuidados de barbearia para o Dia dos Pais

Por Amanda Krohn 11/08/2022
Por Amanda Krohn

Garantir melhor autoestima e bem-estar para os papais que estão internados no Hospital Universitário de Canoas (HU) e, provavelmente, vão passar o próximo final de semana no complexo de saúde. Com este objetivo, a Comissão de Humanização do HU organizou a visita do barbeiro Gaspar Centeno. O serviço voluntário foi realizado na tarde desta quarta-feira (10), no sétimo andar e em alguns quartos do hospital. A programação é uma ação especial alusiva ao Dia dos Pais.

A interventora do HU e assessora superior da Prefeitura de Canoas, Juceila Dall’Agnol de Lacerda e o presidente da Comissão de Humanização do hospital acompanharam a atividade. “Resolvemos repetir a iniciativa já realizada no ano passado. Os pacientes sempre são muito receptivos. Todos querem estar bem para receber os familiares no Dia dos Pais”, explica Padilha.

Barbeiro há 4 anos, Gaspar Centeno realiza a ação voluntária pela segunda vez no Hospital Universitário. “Poder servir para uma causa social e ajudar a cuidar dos papais hospitalizados é muito gratificante. Não dá pra gente pensar só no dinheiro”, salientou o barbeiro. Motorista aposentado, José Jari da Silva, 72 anos, foi o primeiro atendido pelo barbeiro. Pai de dois filhos, de 41 e 50 anos, ele estava feliz com a iniciativa. “Já estava sentindo o cabelo por cima da orelha. Achei o serviço ótimo”, comentou o paciente do sétimo andar.

Acompanhado da filha Débora, de 29 anos, o paciente Enio Valdir Mann, 63 anos, chegou a se emocionar com o cuidado do trabalho voluntário do barbeiro. “O pai é muito emotivo. Ele está com saudades dos netos, filhos da minha irmã Patrícia. Estamos na expectativa dele ganhar alta na próxima semana, mas o Dia dos Pais ainda será aqui no hospital ao lado dele”, frisou Débora.

Fotos: Gustavo Garbino/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2022 0 Comentários 732 Visualizações
Cidades

Procuradoria-geral de Canoas promove encontro online com o ministro Gilmar Mendes

Por Amanda Krohn 11/08/2022
Por Amanda Krohn

A procuradoria-geral municipal(PGM) de Canoas promove, nesta sexta-feira, 12, a nova edição da série Diálogos da PGM, que aborda o fortalecimento da advocacia pública e seu impacto na prestação de serviços à cidade. Promovido em parceria com a Associação de Procuradores da Administração Direta e Indireta do Município de Canoas  (APADIMC), o debate terá participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e do professor e jurista gaúcho Lênio Streck.

Com o tema Prerrogativas da Advocacia PúblicacANOA, o evento ocorrerá por meio de uma Live, a partir das 10h, na página oficial do Youtube da Prefeitura de Canoas, sendo aberto a todos os interessados. Participam o Procurador-Geral do Município, dr. Cesar Palma, e a Procuradora-Geral Adjunta, dra. Camila Buralde. A mediação será realizada pela presidente da APADIMC, dra. Laura Vianna.

No executivo municipal, a advocacia pública é exercida pela Procuradoria-Geral do Município, em especial pelos Procuradores Municipais, que atuam também como orientadores dos gestores nas tomadas de decisões. O papel dos Procuradores é exercer a defesa do interesse do município, sobretudo no âmbito judicial. “O evento reforça a importância da Procuradoria-Geral do Município e dos Procuradores na defesa do interesse público a partir da proteção das prerrogativas da advocacia pública”, destaca o Procurador-Geral do Município, dr. Cesar Palma.

De acordo com a presidente da APADIMC, as prerrogativas da advocacia pública, nesse contexto, surgem como uma ferramenta desta atuação, constituindo-se como instrumentos da democracia para uma atuação eficiente e ética no trato da coisa pública e de valorização de uma carreira de Estado, sempre com foco na defesa do interesse público. “Aprofundar o debate a respeito do tema é crucial para que seja sempre colocada em foco a defesa do Município de Canoas e de seu interesse jurídico”, afirma. Entre os principais pontos que deverão ser abordados no encontro virtual, estão: autonomia técnica; função essencial à Justiça; e inviolabilidade no exercício da função.

Com o objetivo de abordar temas jurídicos relacionados à gestão pública municipal, a Prefeitura de Canoas retoma, após dois anos, o ciclo de debates da Série Diálogos. O público-alvo são todos os agentes públicos que possuem foco na busca de caminhos jurídicos que permitam avançar na gestão pública municipal, como servidores, procuradores, juristas, e público em geral. A atividade possui apoio da Associação Nacional dos Procuradores Municipais – ANPM, da Federação de Procuradores Municipais no RS – FEPROMURS, da OAB/RS e da OAB Subseção Canoas.

Serviço

O quê: Live da Série Diálogos da Procuradoria-Geral do Município, com o tema “Prerrogativas da Advocacia Pública”
Quando: 12/8 (Quinta-feira), a partir das 10h
Onde: Página oficial do Youtube da Prefeitura de Canoas

Foto: Carlos Moura/SCO/STF/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2022 0 Comentários 799 Visualizações
Business

Empresa investe R$ 3 milhões em coworking de saúde

Por Gabrielle Pacheco 07/07/2022
Por Gabrielle Pacheco

A DeltaMed escolheu Canoas para sediar seu segundo coworking de saúde no Rio Grande do Sul, com um investimento total de R$ 3 milhões. O complexo terá 850m² e 29 consultórios, 100% equipados e adaptados para diferentes especialidades da saúde, além de clínicas, laboratórios, área de convivência e espaço kids. O empreendimento é resultado da sociedade entre a incorporadora gaúcha Melnick, o grupo DBC, especializado em espaços flexíveis e compartilhados há quase 20 anos, e Claudio Luiz Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde (Icos) e da Confederação Israelita do Brasil (Conib). A primeira unidade do coworking foi inaugurada em fevereiro deste ano, no Medplex Eixo Norte, em Porto Alegre.

Os profissionais têm a oportunidade de atenderem (…) com toda a flexibilidade de um consultório e pagar como quiser, evitando investimento em infraestrutura e custos fixos de um consultório convencional.

Gabriela Ferreira, diretora da DeltaMed, destaca que a empresa viu que era hora de dar mais um passo em seu projeto de expansão. “Dessa maneira, os profissionais têm a oportunidade de atenderem nas duas cidades, com toda a flexibilidade de um consultório e pagar como quiser, evitando investimento em infraestrutura e custos fixos de um consultório convencional”, pontua.

Custo-benefício frente ao consultório tradicional

A unidade da DeltaMed Canoas ficará localizada no Hub da Saúde MaxPlaza, polo de saúde e bem-estar de Canoas e Região Metropolitana. O espaço oferece infraestrutura com equipamentos e tecnologias avançadas, possibilitando ao profissional uma nova maneira de trabalhar ao eliminar custos fixos, tarefas administrativas, regulatórias e burocráticas. Por exemplo, em 24 horas, já é possível realizar atendimentos e usufruir de todos os serviços – recepção, limpeza, tecnologia, possibilidade de atender convênios entre outros – sem a necessidade de reservar o consultório com antecedência.

“Esse modelo de negócios se torna um ótimo custo-benefício frente ao consultório tradicional, eliminando dores de cabeça da administração do dia a dia, com custos variáveis de acordo com seu volume de atendimento (pay per use), com todos os fornecedores e contas em um único boleto e sem a necessidade de investimento inicial para equipar, montar, e decorar o espaço. Nós entregamos o espaço 100% equipado e mobiliado de acordo com as exigências dos órgãos regulatórios”, analisa Gabriela.

O complexo também atende grandes clínicas, hospitais, operadoras de saúde e demais instituições e empresas da área que buscam expandir suas unidades na região de Canoas. “Em nossa pesquisa de mercado, constatamos que a média de custo para manter um consultório gira em torno de R$ 8 mil reais mensais. Como os espaços compartilhados são uma tendência que chega com cada vez mais força, nossa ideia é trazer muitos benefícios e economia para esse público”, relata Bruno Azevedo, CEO do Hub da Saúde e da DeltaMed.

Os próximos passos incluem uma nova captação financeira para crescer na área de tecnologia e expandir ainda mais em unidades e abrangência. Segundo Bruno Azevedo, “até o final de 2023, serão mais de 12.250m² investidos em 15 unidades da área da saúde, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba”.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/07/2022 0 Comentários 1,4K Visualizações
Saúde

Canoas nomeia diretora-geral para Hospital Universitário

Por Ester Ellwanger 06/07/2022
Por Ester Ellwanger

Nesta terça-feira, 5 de julho a Comissão de Intervenção do Hospital Universitário de Canoas (HU) anunciou a nomeação da nutricionista Ana Paula Macedo, 48 anos, como diretora-geral do complexo de saúde. Ela vai atuar ao lado do time composto pelo diretor técnico Paulo Nader, a diretora assistencial, Luciana Feldens, e a diretora operacional, Janice de Freitas Cardoso. A gestão segue sendo realizada em parceria com o comitê interventor designado pela Prefeitura de Canoas.

Profissional com 26 anos de experiência, Ana atuava até semana passada como secretária adjunta de Atenção Hospitalar da Prefeitura de Canoas e integrava a Comissão de Intervenção do HU. Mestre em Saúde Coletiva pela Ufrgs, Ana também é especialista em Políticas Públicas pela Unicamp/SP e possui formação em Gestão Hospitalar.

Durante 12 anos, ela trabalhou como nutricionista e, posteriormente, como coordenadora-geral do Hospital São José, em Dois Irmãos. De 2014 até o final de 2016, respondeu pela Secretaria de Saúde de Esteio. Também esteve à frente da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (2011/2012) e foi secretária de saúde em outros municípios da região metropolitana.

Natural de Porto Alegre e moradora de Dois Irmãos, Ana é mãe de três filhos, Júlio César, 24 anos, Júlia Gabriele, 23, e Matheus. “Assumir a direção-geral do HU é um desafio e uma grande responsabilidade. Meu compromisso é dar continuidade ao trabalho desempenhado com a Intervenção, focando na melhoria contínua da qualidade assistencial para todos os pacientes SUS atendidos diariamente, sem descuidar da atenção aos profissionais do hospital”, pontua a diretora.

Foto: Arthur Ghilard/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

06/07/2022 0 Comentários 793 Visualizações
Saúde

Hospital Universitário de Canoas abre 19 leitos clínicos

Por Ester Ellwanger 27/06/2022
Por Ester Ellwanger

Devido à alta demanda de internações decorrentes de problemas respiratórios, O Comitê Interventor do Hospital Universitário de Canoas (HU), em conjunto com a direção técnica, informa a abertura de 19 leitos clínicos para atendimento de adultos, 100% SUS. Os mesmos foram distribuídos entre o sétimo e o oitavo andar do complexo de saúde.

Na manhã da sexta-feira, 24 de junho, com a taxa de ocupação clínica de 89,06%, ultrapassando a margem de segurança de 85%, dos 19 leitos, dez deles já estavam ocupados e os outros nove já aguardavam pacientes que seriam encaminhados pelas UPAs de Canoas. A informação foi confirmada pela Coordenadora de Enfermagem de Internação Adulto do HU, Mariana Benedetti.

Os interventores, Juceila Dall’agnol de Lacerda, assessora Superior do Núcleo Jurídico da Prefeitura; Ana Macedo, secretária Adjunta da Saúde e Luís Davi Vicenzi, Secretário da Fazenda, juntamente com o diretor técnico Paulo Nader, visitaram um dos quartos com novos leitos na manhã desta sexta-feira.

 “Esses 19 leitos estão sendo disponibilizados porque conseguimos fazer uma reorganização interna, aproveitando leitos que seriam destinados para convênios e particulares”, informou a secretária Ana.

O HU também já organiza um setor do sétimo andar para a abertura de outros 30 novos leitos clínicos, que foram solicitados pelo Governo do Estado. “Nos próximos dias, somando os 19 já abertos, vamos contar com mais 49 novos leitos clínicos para a internação no HU, entendendo que as doenças respiratórias são mais comuns no inverno e impactam na maior demanda”, frisa Juceila.

 Foto: Arthur Ghilardi/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

27/06/2022 0 Comentários 1,1K Visualizações
Cidades

Hospital Universitário de Canoas recebe doação de roupas e cobertas

Por Ester Ellwanger 16/06/2022
Por Ester Ellwanger

Nesta semana, o Hospital Universitário de Canoas (HU) recebeu doações de roupas e cobertas. Na manhã desta quarta-feira, 15 de junho, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil realizou a entrega de 50 cobertas, 29 kits para recém-nascido e 36 kits de pijama adulto. O material repassado pelo secretário adjunto da Defesa Civil, Igor Sousa, foi recebido pelo diretor técnico do HU, Paulo Nader, pelos membros do Comitê Interventor e pela Comissão de Humanização do complexo de saúde.

Conforme a interventora Ana Macedo, a prioridade de encaminhamento dos donativos é para o setor de psiquiatria do HU e, posteriormente, para a maternidade. “Essas doações são bem-vindas para repassarmos aos pacientes neste período de baixas temperaturas”, agradece Ana, que também atua como secretária adjunta de Atenção Hospitalar da Prefeitura de Canoas.

Além da doação da Defesa Civil, na segunda-feira (13), cerca de dez sacolas com roupas, calçados e cobertas foram recebidas pelo Hospital Universitário de Canoas (HU). A doação foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Canoas. Duas conselheiras, Nedi Henriques da Silva e Margareth Maciel, ambas moradoras do bairro Olaria, realizaram a arrecadação e disponibilizaram para a Ala Psiquiátrica do complexo de saúde.

“A gente sempre faz campanha para ajudar quem precisa. Faço de tudo pelos hospitais, especialmente, pelo HU”, comentou Nedi. Quem recebeu os donativos foi o gerente de infraestrutura, Leandro Becker, que repassou para a equipe da Ala Psiquiátrica do hospital atender os pacientes internados que necessitam dos donativos para enfrentar as baixas temperaturas.

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

16/06/2022 0 Comentários 731 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Canoas ajuiza ação para afastar gestores da Funam e gerir temporariamente HU

Por Stephany Foscarini 27/05/2022
Por Stephany Foscarini

A Prefeitura de Canoas, por meio de sua Procuradoria Geral, ajuizou, nesta quinta-feira (26), Ação Civil Pública visando obter uma tutela de urgência para afastar os dirigentes da Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), entidade responsável por administrar o Hospital Universitário de Canoas (HU). No processo, solicita ainda que a Prefeitura assuma, imediatamente, por intermédio de Comissão de Intervenção a ser designada pelo Poder Público, a gestão do hospital, até que haja condições de se proceder a necessária transição para que o gerenciamento do HU seja novamente repassado a terceiros, por meio de um novo processo de contratação.

A medida, enérgica e excepcional, fez-se necessária diante dos reiterados descumprimentos contratuais por parte da Funam em relação à prestação de serviços de saúde no HU. Dentre eles, estão precariedade de atendimentos nas áreas pediátricas, gerenciamento de leitos, cronograma de cirurgias, pagamentos de fornecedores e de prestadores de serviços e obrigações trabalhistas.

A decisão da Administração Municipal visa evitar o caos e a desassistência na Saúde, bem como, buscar uma solução rápida e efetiva para a grave situação pela qual o HU passa neste momento.

Um novo processo licitatório para a substituição da Funam está sendo elaborado. O município está empenhando todos os esforços para que a nova licitação aconteça de maneira ágil e efetiva mas, principalmente, que garanta serviços de qualidade aos canoenses.

O município aguarda agora o retorno do Poder Judiciário.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/05/2022 0 Comentários 766 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO