Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brigada militar

Cidades

Novo comandante assume a Brigada Militar com entrega de viaturas e equipamentos

Por Jonathan da Silva 03/03/2026
Por Jonathan da Silva

O coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira assumiu o Comando-Geral da Brigada Militar em solenidade realizada nesta segunda-feira (2), no Estádio General Cipriano, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite (PSD), do secretário de Estado da Segurança Pública, Mario Ikeda, e de autoridades civis e militares. A cerimônia marcou a despedida do coronel PM Cláudio dos Santos Feoli e pela entrega de mais de R$ 25 milhões em viaturas e equipamentos para reforço operacional da corporação.

A solenidade também oficializou a posse do novo Subcomandante-Geral, coronel PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, e do Chefe do Estado-Maior, coronel PM Álvaro Martinelli. Durante o ato, houve desfile da tropa, execução do Toque do Veterano e bênção proferida pelo capelão honorífico da Brigada Militar, Alexandre Chaves.

Reforço logístico

Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite entregou 104 viaturas, sendo 62 Corolla Cross, 15 Hilux 4×4, 10 caminhões-guincho, 16 motocicletas Sahara XRE 300 e uma Pajero Sport, que passam a integrar a frota operacional em diferentes regiões do estado.

No campo dos equipamentos, a Brigada Militar recebeu 582 armas de incapacitação neuromuscular, 168 pistolas TS9C e 1.097 terminais digitais portáteis. Segundo o governo estadual, o investimento integra um conjunto de ações voltadas à modernização da estrutura de segurança pública.

Reformas e investimentos

O governador Eduardo Leite afirmou que a decisão soberana do povo gaúcho lhe permitiu se tornar o mais longevo chefe do Executivo estadual desde Borges de Medeiros e que, ao longo do mandato, conviveu com cinco comandantes da Brigada Militar. Segundo o chefe do executivo estadual, no início da gestão havia defasagem de efetivo, carências tecnológicas e restrições fiscais, o que exigiu reformas administrativas na área da segurança pública.

O governador destacou a entrega de viaturas semiblindadas, modernização do armamento, aquisição de coletes e implantação do sistema de radiocomunicação digital, com investimento superior a R$ 150 milhões e substituição de equipamentos analógicos. Também mencionou aumento do efetivo e redução de indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul.

O secretário estadual da Segurança Pública, Mario Ikeda, afirmou que o coronel PM Cláudio dos Santos Feoli teve “a sorte e a competência” de comandar a Brigada Militar por quatro anos em período de investimentos. Segundo o titular da pasta, em 2025 foram preservadas 3.060 vidas em ações de socorro e salvamento no Estado. Ikeda também citou o programa RS Seguro e afirmou que 2025 foi consolidado como o ano mais seguro da história do Rio Grande do Sul, com redução nos indicadores de criminalidade.

Despedida do comando

Ao se despedir do cargo, o coronel PM Cláudio dos Santos Feoli afirmou que “comandar é, antes de tudo, uma missão de escolha de palavras. Palavras moldam atitudes. Palavras criam ambientes. E, por vezes, nos dão referência, mesmo quando não ordenam”.

No final das contas, o discurso é o texto, o amontoado de palavras, os tijolos. O que fica, na realidade, é o que esses tijolos constroem: o símbolo e, materialmente, os feitos. Os ecos de um trabalho realizado”, ressaltou Cláudio dos Santos Feoli.

O coronel destacou ainda mudanças na condução administrativa do Conselho Superior da Brigada Militar. “Transformamos o conselho, que antes tinha caráter consultivo, em um espaço verdadeiramente deliberativo. Cada decisão estratégica passou a ser amadurecida, debatida e construída coletivamente. Com isso, deixamos de ter decisões circunstanciais para consolidar decisões perenes. São decisões que não pertencem a um comandante, mas à instituição”, pontuou Feoli.

O PM também afirmou que “a Brigada Militar não pertence a um comandante. Não pertence a um governo. Não pertence a um tempo específico. Ela pertence ao povo gaúcho. Ela é uma consciência coletiva”.

Enquanto houver um brigadiano patrulhando uma rua escura, enquanto houver uma família que dorme em paz porque sabe que há alguém zelando por ela; enquanto houver um soldado disposto a colocar-se entre o perigo e o cidadão, a Brigada Militar estará viva” , comentou Feoli.

Nova gestão

Ao assumir o cargo, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira, afirmou que conhece todas as unidades da Brigada Militar no Rio Grande do Sul. “Tenho a tranquilidade de dizer que conheço nossos problemas e nossas virtudes e temos condições de ajustar o que for necessário, de forma eficiente”, enfatizou Soares Pereira.

O novo comandante-geral também declarou que o convite para assumir a função representa a oportunidade de implementar mudanças amadurecidas ao longo da carreira e acrescentou que viu a possibilidade de colocar em prática modificações necessárias para “fazer uma Brigada melhor”.

O grande desafio que eu enxergo no momento de assumir essa função é trazer a Brigada unida, manter com que todos os brigadianos entendam que nós fazemos parte de um corpo só. Por mais que nós tenhamos atividades diferentes, uniformes diferentes por vezes, a Brigada é una e nos cabe, por exclusividade, a manutenção da ordem pública e a prevenção”, destacou Luigi Gustavo Soares Pereira.

Foto: Soldado Pedro Morch/PM5/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/03/2026 0 Comentários 196 Visualizações
Cidades

Brigada Militar apreende mais de R$ 13 mil com homem em Sapiranga

Por Jonathan da Silva 02/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar apreendeu mais de R$ 13 mil em espécie com um homem de 25 anos na noite deste domingo (1º), no bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga, após abordagem realizada por policiais do 32º Batalhão de Polícia Militar durante patrulhamento de rotina. A ação ocorreu após a identificação de irregularidade no uso de películas escuras no veículo, que impediam a visualização dos ocupantes.

De acordo com a Brigada Militar, os policiais abordaram o veículo para fiscalização de trânsito. Durante a identificação do condutor, foram localizados aproximadamente R$ 7 mil em espécie com o homem.

Na revista veicular, os policiais encontraram ainda cerca de R$ 6 mil. Conforme informado pela corporação, ao ser questionado sobre a origem do dinheiro, o homem apresentou versões consideradas desconexas e inconsistentes.

Encaminhamentos

Diante dos fatos, o indivíduo e o valor apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência. O veículo foi autuado e recolhido ao pátio do Detran.

Foto: Comunicação Social do 32º BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/03/2026 0 Comentários 168 Visualizações
Cidades

Roubos a pedestres caem 90% no Centro de Porto Alegre desde 2017

Por Jonathan da Silva 02/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar divulgou que fevereiro de 2026 registrou 94 ocorrências de roubo a pedestre na área central de Porto Alegre sob responsabilidade da unidade, número que representa redução de cerca de 90% em relação à média diária registrada em 2017. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (27) no balanço mensal do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM).

No Centro Histórico, foram registrados 43 casos no período. A região tem circulação diária estimada em cerca de 300 mil pessoas. De acordo com os dados apurados, em quatro dias do mês não houve registros de roubo a pedestre no bairro.

Dados na área do 9º BPM

Em toda a área de responsabilidade do 9º Batalhão de Polícia Militar, foram contabilizadas 94 ocorrências em fevereiro. De acordo com a Brigada Militar, o resultado corresponde ao melhor desempenho para o mês na série histórica recente da unidade.

A média atual é de aproximadamente três registros por dia. Em 2017, a média era de cerca de 30 ocorrências diárias. Na comparação com 2022, quando a média era de 13 casos por dia, a redução é de 77%.

A Brigada Militar ressalta que denúncias e informações podem ser repassadas pelo telefone 190.

Foto: Soldado Brenda Dornelles/PM5/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/03/2026 0 Comentários 181 Visualizações
Cidades

Principais indicadores criminais caem no Litoral Norte durante a Operação Golfinho

Por Jonathan da Silva 25/02/2026
Por Jonathan da Silva

O Comando Regional de Polícia Militar do Litoral apresentou nesta quarta-feira (25) o balanço da 56ª Operação Golfinho, realizada entre 22 de dezembro de 2025 e 23 de fevereiro de 2026 no Litoral Norte. Os dados mostram redução nos principais indicadores criminais durante o período de reforço no policiamento ostensivo.

Conforme os dados divulgados, os furtos com arrombamento em residência tiveram queda de 64% em relação à edição anterior da operação. Os Crimes Violentos Letais Intencionais apresentaram redução de 50%, enquanto os furtos com arrombamento em estabelecimentos comerciais diminuíram 48%.

Indicadores criminais

Também foram registradas reduções de 44% nos roubos a pedestres, 31% nos roubos de veículos, 21% nos furtos qualificados e 11% nos furtos em veículos, conforme os percentuais apresentados no balanço oficial.

Ao longo da operação, foram atendidas 14.687 ocorrências, realizadas 2.313 barreiras policiais, fiscalizados 23.230 veículos e abordadas 45.112 pessoas.

Prisões e apreensões

As ações resultaram em 649 prisões em flagrante, apreensão de 87 quilos de drogas, R$ 53,8 mil, 54 armas de fogo e 758 munições. Também foram recapturados 92 foragidos da Justiça e lavrados 211 termos circunstanciados.

De acordo com o comandante regional, coronel da Brigada Militar, Artur Marques de Barcellos, a intensificação do policiamento e a presença ostensiva nas áreas de maior fluxo de veranistas impactaram diretamente na redução dos crimes em comparação com a edição anterior da Operação Golfinho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/02/2026 0 Comentários 153 Visualizações
Cidades

Brigada Militar realiza Operação Caminho Seguro na BR-116

Por Jonathan da Silva 23/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar iniciou nesta sexta-feira (20) a Operação Caminho Seguro nas passarelas localizadas ao longo da BR-116 e no entorno, com atuação da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). A iniciativa visa reforçar a segurança de motoristas que trafegam pela rodovia e de pedestres que utilizam as estruturas para deslocamento entre bairros.

De acordo com a corporação, a Rocam já vinha atuando diariamente em horários pré-determinados. A operação ocorre nas passarelas ao longo da BR-116 e áreas próximas, com foco na ampliação da presença policial.

Objetivos

Segundo a Brigada Militar, a Operação Caminho Seguro tem como objetivo prevenir delitos e proporcionar maior sensação de segurança à comunidade, além de reforçar a proteção de condutores e pedestres que circulam pela região.

Foto: 15º BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/02/2026 0 Comentários 215 Visualizações
Cidades

Crimes caem 66% no Carnaval gaúcho em 2026 após atuação da Brigada Militar

Por Jonathan da Silva 19/02/2026
Por Jonathan da Silva

Uma redução de 66,6% nos oito principais indicadores de criminalidade durante o período oficial do Carnaval gaúcho em 2026, em comparação com o ano anterior. O resultado divulgado pela Brigada Militar vem após a corporação adotar estratégia preventiva com reforço de efetivo e policiamento ostensivo nos principais pontos de concentração. O número de ocorrências caiu de 413 no ano passado para 138 neste ano, o que representa 275 registros a menos.

Entre os dados divulgados, os homicídios dolosos passaram de 28 casos em 2025 para 20 em 2026, redução de 29%. O roubo a estabelecimento comercial, financeiro e de ensino caiu 57%, de 14 para seis ocorrências.

O roubo a pedestre apresentou redução de 78%, passando de 212 casos para 46. O roubo a residência diminuiu 43%, enquanto o roubo a transporte público reduziu 67%. O roubo de veículo caiu 55%. Já o roubo de carga não teve registros em 2026, representando queda de 100% em relação ao ano anterior. O furto a pedestre passou de 106 para 42 ocorrências, redução de 60%.

Estratégia preventiva

Antes do início das festividades, a Brigada Militar informou que adotaria como diretriz a prevenção, com policiamento a pé estratégico, integração entre comandos, diálogo com prefeituras e atenção a grupos vulneráveis, como mulheres e crianças. A atuação priorizou a identificação precoce de situações de risco para evitar a evolução para ocorrências mais graves.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira, afirmou que os resultados refletem o planejamento adotado. “Antes do Carnaval, anunciamos que atuaríamos com foco na prevenção e na proximidade com o cidadão. O resultado comprova que a estratégia foi correta. Reduzimos significativamente os principais crimes porque houve planejamento antecipado, presença qualificada nas ruas e integração entre nossas unidades”, destacou Soares Pereira.

O comandante-geral também destacou medidas operacionais implementadas durante o período. “Trabalhamos para agir antes que o conflito aconteça. A redução expressiva dos indicadores mostra que conseguimos inibir condutas criminosas e preservar vidas. Carnaval é tempo de alegria, e a Brigada Militar esteve preparada para garantir segurança à população”, pontuou Soares Pereira.

Foto: Brigada Militar/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/02/2026 0 Comentários 176 Visualizações
Cidades

Brigada Militar intensifica policiamento na volta às aulas

Por Jonathan da Silva 19/02/2026
Por Jonathan da Silva

Com o retorno do ano letivo de 2026, a Brigada Militar está intensificando o policiamento ostensivo no entorno dos espaços de ensino para reforçar a segurança de estudantes, pais e profissionais da educação, diante do aumento da circulação de pessoas e veículos nesse período. A Operação Volta às Aulas 2026 ocorre nas áreas próximas às escolas, com patrulhas, fiscalizações e ações preventivas ao longo do calendário escolar.

De acordo com a corporação, a operação prevê a realização de patrulhas escolares e fiscalizações de trânsito nas imediações das instituições de ensino, com foco na organização do fluxo de veículos e na prevenção de ocorrências. A Brigada Militar também desenvolve atividades preventivas e educativas junto à comunidade escolar.

Proerd integra a operação

O Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd) faz parte da Operação Volta às Aulas 2026. A iniciativa atua nas escolas com ações voltadas à prevenção e à promoção da cidadania entre crianças e adolescentes.

Foto: 10º BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/02/2026 0 Comentários 207 Visualizações
Cidades

Novo Comando-Geral da Brigada inicia reuniões de alinhamento com comandos regionais

Por Jonathan da Silva 18/02/2026
Por Jonathan da Silva

O novo Comando-Geral da Brigada Militar realizou a primeira reunião com os Comandos Regionais na manhã desta segunda-feira (16), dando início ao processo de alinhamento institucional da nova gestão. O foco está na revisão de diretrizes estratégicas para fortalecer a atuação operacional e administrativa da corporação no estado.

O encontro marca o início de um ciclo de ajustes nas diretrizes estratégicas. Como parte do processo, todos os comandantes regionais serão recebidos em agendas específicas para a apresentação do novo Caderno de Comando, documento que orientará as próximas prioridades da instituição.

Reunião bilateral

De acordo com a Brigada Militar, as reuniões ocorrem de forma bilateral. Além da apresentação das novas diretrizes pelo Comando-Geral, os encontros também funcionam como espaço para que os comandantes regionais apresentem demandas e sugestões relacionadas ao desempenho das atividades da corporação.

Encontros descentralizados

Os encontros estão sendo conduzidos de forma descentralizada. As primeiras reuniões ocorreram no litoral norte, na sede da 2ª Companhia de Polícia Ambiental, como parte da proposta de integração direta com as estruturas operacionais.

De acordo com a Brigada Militar, as reuniões terão continuidade nos próximos dias, dentro da rotina de trabalho da corporação, mantendo as atividades regulares em todo o estado.

Foto: Sd Wagner/PM5/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/02/2026 0 Comentários 170 Visualizações
Política

Governador Leite anuncia nova gestão da Brigada Militar

Por Jonathan da Silva 13/02/2026
Por Jonathan da Silva

A nova gestão da Brigada Militar foi anunciada nesta quinta-feira (12) pelo governador Eduardo Leite (PSD). Os novos nomes assumirão o comando da instituição após a ida para a reserva remunerada do comandante-geral, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, e do subcomandante-geral, coronel PM Douglas da Rosa Soares, no Rio Grande do Sul.

Para o cargo de comandante-geral foi designado o coronel PM Luigi Gustavo Pereira, atual chefe do Estado-Maior da Brigada Militar. Como subcomandante-geral, assumirá o coronel PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho. A função de chefe do Estado-Maior será exercida pelo coronel PM Álvaro Martinelli.

Transição de comando

A nova composição do comando passa a vigorar após a saída dos atuais dirigentes para a reserva remunerada. A mudança ocorre no âmbito da estrutura administrativa da Brigada Militar e define os responsáveis pela condução das ações estratégicas e operacionais da corporação no estado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/02/2026 0 Comentários 183 Visualizações
Cidades

Policiais socorrem criança engasgada em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 11/02/2026
Por Jonathan da Silva

Uma criança de 4 anos foi socorrida por policiais militares após se engasgar com uma moeda no dia 4 de fevereiro, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. A ocorrência foi atendida pelo 3º sargento PM Botta e pelo soldado PM Felipe, que prestaram os primeiros atendimentos e conduziram a menina ao hospital, onde recebeu assistência médica. A ação ocorreu durante atendimento de rotina e teve como objetivo preservar a vida da criança.

Segundo a Brigada Militar, a guarnição foi acionada para atender a situação envolvendo a menina, identificada como Quezia. Ao chegarem ao local, os policiais verificaram que a criança estava engasgada com uma moeda e realizaram o encaminhamento imediato ao hospital para atendimento especializado.

Visita à família

Nesta terça-feira (10), o 3º sargento PM Botta e o soldado PM Felipe retornaram à residência da família para reencontrar a criança e a mãe, Ana. De acordo com a corporação, o encontro ocorreu após a recuperação da menina, que já se encontrava em casa. A Brigada Militar ressalta que a visita teve como finalidade acompanhar a situação da criança após o atendimento da ocorrência registrado na semana anterior.

Foto: Comunicação Social 3°BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/02/2026 0 Comentários 170 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO