Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brigada militar

Projetos especiais

Brigada Militar apresenta aplicativo 190 Digital Inclusivo no South Summit

Por Jonathan da Silva 26/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar apresentou o aplicativo 190 Digital Inclusivo durante o South Summit Brazil, na tarde desta quarta-feira (25), em Porto Alegre. A ferramenta foi exibida no painel “Segurança Pública Inteligente”, no RS Innovation Stage, e é voltada principalmente ao atendimento de pessoas mudas e/ou com deficiência auditiva. O objetivo é ampliar as formas de acionamento da corporação, substituindo parcialmente o modelo baseado exclusivamente em chamadas de voz.

O aplicativo permitirá o registro de ocorrências por meio de interface visual, com imagens, animações, texto e recursos em Libras. As informações enviadas pelos usuários serão recebidas pelos operadores em formato de texto, facilitando o atendimento sem a necessidade de comunicação por voz.

Segundo o major da Brigada Militar, Arthur Moraes Júnior, a proposta amplia o acesso ao serviço. “Ele nasce de uma concepção simples, mas relevante, de mudança de paradigma no sentido do atendimento e recebimento de ocorrências na nossa Central de Atendimento. Até então, se vinha apenas por um canal de voz, que é o nosso modelo tradicional. Agora, pensamos um novo modelo que amplie o tradicional e passe a atingir as comunidades surdas ou com deficiência auditiva e as pessoas mudas”, afirmou Moraes Júnior.

Como funciona

A ferramenta contará com geolocalização e envio de localização em tempo real, além da possibilidade de compartilhamento de imagens para auxiliar as equipes em campo. De acordo com o major, a proposta também está relacionada à ampliação da proteção por meio da inclusão. “Para muito mais do que a tecnologia envolvida, a gente acredita que a inclusão também é uma forma de proteger e salvar vidas”, ressaltou Moraes Júnior.

Para utilizar o aplicativo, será necessário cadastro prévio no sistema GovBR, que funcionará como mecanismo de identificação e segurança. Atualmente em fase de testes, a previsão é de que a ferramenta esteja disponível a partir de abril nas plataformas Android e iOS.

Foto: Soldado Renan Figueiró/PM5/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2026 0 Comentários 148 Visualizações
Variedades

Brigada Militar reforça segurança no South Summit Brazil em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 26/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar intensificou as ações de segurança durante o primeiro dia do South Summit Brazil 2026, realizado nesta quarta-feira (25), em Porto Alegre. A operação continua ao longo do evento, com o reforço do policiamento ostensivo embarcado e de atividades preventivas em toda a área do evento e arredores, com atuação do Comando de Polícia Ambiental (CPAmb) e do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), vinculados ao Comando de Policiamento da Capital (CPC). A medida busca garantir a proteção de participantes, organizadores e visitantes durante a programação.

De acordo com a corporação, o efetivo foi ampliado com foco na presença ostensiva e na prevenção de ocorrências. As equipes atuam de forma integrada na área do evento e em pontos estratégicos do entorno, com o objetivo de manter a ordem pública durante a realização das atividades.

Atuação integrada

A Brigada Militar informou que a ação conjunta entre as unidades envolvidas faz parte do planejamento para eventos de grande porte realizados na capital. A mobilização inclui tanto o policiamento embarcado quanto ações preventivas, voltadas à segurança do público e à fluidez das atividades.

Foto: 1° CPAmb e 9º BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2026 0 Comentários 198 Visualizações
Cidades

Comandante da Brigada Militar visita a Prefeitura de Gramado

Por Jonathan da Silva 19/03/2026
Por Jonathan da Silva

O novo comandante do Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) Hortênsias, coronel Luis Fernando Becker, realizou uma visita oficial à Prefeitura de Gramado no início desta semana. O encontro ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença da chefe do Estado-Maior do Comando Regional, major Cláudia Maldaner, além do vice-prefeito Luia Barbacovi, que recepcionou os representantes da Brigada Militar. A reunião teve como objetivo a apresentação institucional e o alinhamento de temas relacionados à segurança pública e à parceria entre o Executivo municipal e a corporação.

Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas à segurança pública no município e a continuidade da cooperação entre a Prefeitura e a Brigada Militar. A visita marcou a apresentação formal do coronel Luis Fernando Becker no comando regional, responsável pela área das Hortênsias.

Parceria institucional

O vice-prefeito Luia Barbacovi destacou a relação entre o poder público municipal e a Brigada Militar, mencionando a importância dos investimentos em estrutura e apoio ao efetivo. “A Prefeitura mantém uma parceria sólida e histórica com a Brigada Militar e os investimentos são fundamentais para garantir melhores equipamentos, infraestrutura e suporte ao efetivo. Entendemos que a segurança é o alicerce do nosso turismo, tornando Gramado uma referência nacional de excelência e acolhimento”, afirmou Barbacovi.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/03/2026 0 Comentários 152 Visualizações
Cidades

São Leopoldo busca desenvolver tecnologias para segurança em ecossistema de inovação

Por Jonathan da Silva 13/03/2026
Por Jonathan da Silva

São Leopoldo passou a integrar iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à segurança pública após registrar, nos últimos anos, queda em indicadores de criminalidade e avanço em ações integradas entre forças de segurança, poder público e sociedade. Nesse contexto, o Ecossistema de Inovação “Ei, São Leopoldo!”, estruturado a partir do Tecnosinos, definiu a segurança pública como um dos macrodesafios estratégicos e prevê a realização de um Hack Lab de Segurança Pública nos dias 22 e 23 de maio, reunindo estudantes, profissionais e empresas para desenvolver soluções tecnológicas voltadas à prevenção da criminalidade.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que buscam integrar conhecimento, tecnologia e experiências operacionais para o enfrentamento de desafios relacionados à segurança nas cidades.

Integração entre instituições

Segundo o diretor do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, a escolha da segurança pública como tema prioritário dentro do ecossistema de inovação está relacionada à compreensão de que desafios urbanos podem gerar oportunidades de inovação tecnológica e desenvolvimento econômico.

De acordo com o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Ferreira Porto, os resultados registrados no município estão associados à integração entre instituições e ao fortalecimento de ações preventivas. “Segurança pública se constrói a várias mãos, com integração e planejamento. Agradeço a Deus e à dedicação plena da nossa tropa, que diariamente honra a missão de proteger a sociedade”, afirmou Porto.

Desenvolvimento de soluções tecnológicas

Como uma das primeiras ações voltadas ao tema, será realizado o Hack Lab de Segurança Pública, em parceria com o Sebrae. A proposta do encontro é reunir estudantes, profissionais e empresas para desenvolver soluções tecnológicas aplicadas à prevenção da criminalidade.

O evento faz parte das iniciativas do Ecossistema de Inovação Ei, São Leopoldo!, que busca estimular a cooperação entre diferentes setores na busca por soluções para desafios urbanos.

Cooperação entre setores

Para o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de São Leopoldo, Rogério Daniel da Silva, a colaboração entre diferentes setores é fundamental para a construção de soluções voltadas à segurança. “É através da parceria público-privada que o Ecossistema de Inovação busca soluções para a segurança pública”, afirmou o dirigente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/03/2026 0 Comentários 187 Visualizações
Variedades

Coronel Karla de Moura Incerti recebe Prêmio Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa

Por Jonathan da Silva 12/03/2026
Por Jonathan da Silva

A comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar, coronel PM Karla de Moura Incerti, foi uma das vencedoras do Prêmio Mulher Cidadã 2026, concedido pela Assembleia Legislativa em cerimônia realizada nesta quarta-feira (11). Indicada pela deputada estadual Professora Adriana Lara (PL), a oficial foi reconhecida na categoria Mulheres no Combate à Violência contra a Mulher.

A premiação integra uma iniciativa da Assembleia Legislativa voltada ao reconhecimento de mulheres que atuam em diferentes áreas da sociedade e que desenvolvem ações relacionadas à cidadania e à promoção de direitos.

Quem é Karla de Moura Incerti

A coronel PM Karla de Moura Incerti integra o quadro de oficiais da Saúde da Brigada Militar e possui mais de 30 anos de serviço público. Ao longo da carreira, atuou em áreas relacionadas à gestão de serviços de saúde, liderança estratégica e assistência hospitalar de alta complexidade.

Entre as atividades desempenhadas pela oficial estão a gestão de enfermagem hospitalar, a coordenação de equipes multidisciplinares e a condução de ações estratégicas em cenários considerados críticos.

Durante sua trajetória profissional, a coronel também participou de ações relacionadas a situações de emergência, incluindo atividades durante a pandemia de covid-19 e nas enchentes registradas no Rio Grande do Sul em 2024.

Foto: 46º BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2026 0 Comentários 200 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo apresenta sistema de videomonitoramento a equipe de Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 12/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Novo Hamburgo recebeu integrantes da equipe técnica do Setor de Inteligência da Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (10) para uma reunião de troca de informações sobre estratégias de segurança pública. O encontro ocorreu na sede da pasta hamburguense e teve como objetivo apresentar as ações do município, especialmente o uso da tecnologia de videomonitoramento com reconhecimento facial por meio do Centro de Comando e Controle (C3).

A comitiva da capital foi recebida pelo secretário municipal de Segurança Pública de Novo Hamburgo, Rosalino Seara, além de profissionais responsáveis pelo sistema de videomonitoramento e pelo Observatório da Segurança Pública, Inteligência e Contrainteligência do município.

Estratégias de monitoramento

Durante a reunião, representantes de Porto Alegre conheceram as estratégias adotadas pela Guarda Municipal de Novo Hamburgo na utilização de tecnologias de monitoramento e análise de dados para apoio às ações de segurança.

O sistema opera a partir do Centro de Comando e Controle, estrutura responsável pelo acompanhamento das imagens captadas pelas câmeras instaladas no município e pelo uso de recursos tecnológicos, como o reconhecimento facial.

Resultados das ações

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Rosalino Seara, o investimento em tecnologia tem contribuído para os resultados obtidos pelas forças de segurança no município. “Novo Hamburgo vem ampliando o número de prisões e detenções que resultam no cumprimento de mandados de foragidos. Quanto menos criminosos nas ruas, mais os índices de criminalidade caem”, destacou o titular da pasta.

Integração entre forças

Segundo Seara, a integração entre diferentes instituições de segurança pública também é um fator importante para o desenvolvimento das ações. O secretário ressaltou que a colaboração com órgãos estaduais, como a Polícia Civil e a Brigada Militar, além da cooperação entre municípios, contribui para fortalecer as estratégias de segurança e ampliar as ações desenvolvidas pelas forças policiais.

Foto: SMSP/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2026 0 Comentários 194 Visualizações
Cidades

Major assume comando do 32º BPM e é primeira mulher a chefiar batalhão no Vale do Sinos

Por Jonathan da Silva 11/03/2026
Por Jonathan da Silva

A major da Brigada Militar Deise Luciane Ferreira Kologeski assumirá o comando do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), tornando-se a primeira mulher a comandar um batalhão da corporação no Vale do Rio dos Sinos. A oficial se apresentou na tarde desta segunda-feira (9) no Comando Regional de Polícia Militar da região e passa a ser responsável pela gestão administrativa e pela coordenação das ações de policiamento ostensivo nos 12 municípios atendidos pela unidade.

Até então, a major PM Deise Luciane Ferreira Kologeski atuava no Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), com sede em Canoas. Com a nomeação, ela passa a liderar as atividades operacionais e administrativas do 32º BPM, unidade da Brigada Militar responsável pelo policiamento em cidades do Vale do Rio dos Sinos.

Mudança no comando

A troca no comando ocorre após a saída do então comandante do batalhão, tenente-coronel Pedro Alexander Beron da Cunha, que deixa a função depois de dois anos de gestão na unidade. O oficial passa a assumir o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, em Porto Alegre.

Responsabilidade regional

O 32º Batalhão de Polícia Militar é responsável pela coordenação do policiamento ostensivo em 12 municípios do Vale do Rio dos Sinos. Com a nova função, a major PM Deise Luciane Ferreira Kologeski passa a responder pela gestão administrativa da unidade e pela organização das operações de segurança pública na área de atuação do batalhão.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/03/2026 0 Comentários 193 Visualizações
Variedades

Brigada Militar realiza encontro em alusão ao Dia da Mulher

Por Jonathan da Silva 10/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar realizou uma edição especial do Café com o Comandante-Geral nesta segunda-feira (9), na sede do quartel do Comando-Geral, em Porto Alegre, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O encontro reuniu policiais femininas da corporação e contou com palestra sobre saúde da mulher e participação de lideranças da instituição, com o objetivo de discutir temas relacionados à presença feminina na segurança pública e à prevenção da violência contra a mulher.

Durante o evento, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira, falou ao efetivo feminino sobre a importância da presença das mulheres na corporação e abordou o combate à violência de gênero. “Todos precisamos agir para mudar a cultura da violência contra a mulher. Esta é uma preocupação do Comando da Brigada Militar,” comentou Soares Pereira. O comandante também orientou as policiais a estarem atentas a sinais de possíveis situações de violência entre colegas. “Vocês não estão sozinhas. Todos somos responsáveis pelo combate à violência, ao feminicídio e pela transformação dessa realidade”, afirmou o PM.

Palestra sobre saúde da mulher

A programação incluiu uma palestra ministrada pela ginecologista do Hospital da Brigada Militar em Porto Alegre, capitão médica PM Cristina Grecco. A apresentação teve como tema “Saúde da mulher, as cinco habilidades femininas”.

Durante a fala, a médica abordou aspectos relacionados ao manejo do estresse e à importância de relações saudáveis. “O estresse tornou-se uma epidemia, porém impacta mais as mulheres,” pontuou Cristina, ao mencionar os conceitos de multifuncionalidade e multitarefa associados à rotina feminina. Segundo ela, essas condições podem gerar sobrecarga e sofrimento que nem sempre são percebidos socialmente.

A capitão médica também destacou a importância do autocuidado e do autoconhecimento. “As mulheres não são feitas para resistir à dor, mais sim para viver com inteireza. A sobrecarga no trabalho e doméstica deve ser enfrentada com autoconhecimento e autocuidado”, comentou Cristina. Segundo ela, manter limites, descansar antes do adoecimento e tomar decisões com respeito às próprias necessidades são formas de preservar a vitalidade.

Participação religiosa

O pastor Leonardo, da UFP, também participou da atividade. Durante o encontro, ele falou sobre o papel das mulheres na corporação e mencionou o aumento da presença feminina na segurança pública. O religioso também conduziu um momento de bênção às policiais militares e participou da confraternização promovida durante o café.

A atividade integrou as ações institucionais realizadas pela Brigada Militar em alusão ao Dia das Mulheres e reuniu integrantes do efetivo feminino da sede do Comando-Geral.

Foto: Sd PM Ribeiro/PM5/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/03/2026 0 Comentários 180 Visualizações
Ensino

Semana Zero marca início de novos alunos nos Colégios Tiradentes da Brigada Militar

Por Jonathan da Silva 06/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Semana Zero 2026 marcou o início das atividades dos alunos ingressantes nos Colégios Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), com programação realizada entre os dias 9 e 13 de fevereiro nas oito unidades da rede no Rio Grande do Sul. A iniciativa reuniu novos estudantes para uma imersão na cultura institucional das escolas, apresentando valores militares, rotinas escolares, normas e atividades práticas. A programação incluiu práticas de ordem unida, palestras formativas e dinâmicas pedagógicas com o objetivo de integrar os alunos e prepará-los para a rotina acadêmica e disciplinar da instituição.

Durante a programação, os alunos participaram de atividades voltadas à adaptação ao funcionamento do colégio. Entre elas estiveram as práticas de ordem unida, exercício de origem militar que trabalha coordenação motora, disciplina, autocontrole, atenção ao comando e espírito de corpo.

Outra atividade desenvolvida foi a rotação por estações de aprendizagem, metodologia utilizada no CTBM para apresentar aos estudantes o Manual do Aluno 2026. Por meio da dinâmica, os ingressantes tiveram contato com normas, direitos, deveres, regulamentos e princípios institucionais da escola.

A programação também contou com palestras sobre temas como ética, diversidade, alimentação saudável, meio ambiente e cidadania.

Experiências dos alunos

No Colégio Tiradentes da Brigada Militar em Ijuí, onde a Semana Zero ocorreu entre os dias 2 e 6 de fevereiro, os alunos Visoto e Matheus relataram a experiência com a rotina do colégio. “Não desistam. Aqui se cresce como pessoa. Cada dia há novos aprendizados, principalmente sobre valores e respeito,” relatou Visoto.

Os estudantes também destacaram a participação na tradicional Rústica, corrida de aproximadamente cinco quilômetros realizada durante a programação. A atividade contou com apoio dos professores de Educação Física e do Corpo de Alunos, com aquecimento, alongamento e orientações de segurança. Houve premiação para os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino, seguida do tradicional banho de mangueira realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

No CTBM em Passo Fundo, o aluno Koch relatou as expectativas ao ingressar na instituição. “Mas, ao chegar no Colégio, vi que era tudo diferente, que os formadores eram excepcionais, que os colegas eram ótimos e que a escola era acolhedora. Com o passar dos dias, o medo deu lugar à empolgação. Em casa, sempre tinha deveres para cumprir, como decorar hinos e canções, treinar os movimentos, passar a roupa para o dia seguinte etc. No final, tive a felicidade de ser eleito o aluno destaque da Semana Zero e me despedi dela com aquele gostinho de ‘quero mais’”, contou Koch.

O aluno Tonin, do terceiro ano e integrante do Corpo de Alunos, relatou a experiência de orientar os novos estudantes. “Ficamos responsáveis por ensinar aos novos alunos a rotina e os diferenciais do Colégio, além de organizar os próprios terceiranistas, equilibrando rigidez e paciência. Esperamos ter servido de inspiração da mesma forma como víamos nossos formadores na nossa Semana Zero,” comentou Tonin.

Expectativas dos ingressantes

No CTBM em Santo Ângelo, a aluna Espíndola comentou sobre a adaptação à nova rotina escolar. “A rotina acadêmica é intensa e ainda estou me adaptando, mas já percebi um ambiente acolhedor, onde disciplina e respeito caminham junto com o companheirismo. Estou muito feliz com as novas amizades e satisfeita por ter escolhido o Colégio Tiradentes,” relatou a estudante.

Infraestrutura nas unidades

Segundo a instituição, o início do ano letivo também ocorreu com investimentos em infraestrutura nas unidades. No CTBM em Ijuí, estão em construção uma nova biblioteca e um novo ginásio de esportes. Já o CTBM em Santo Ângelo instalou uma subestação de energia elétrica para ampliar a segurança e a estabilidade no fornecimento de energia, além de adquirir equipamentos para diferentes setores da escola.

Rede Tiradentes

As oito unidades da Rede Tiradentes figuraram entre as dez melhores escolas públicas estaduais em 2024. Além das unidades em Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo, a rede conta com colégios em Santa Maria, São Gabriel, Pelotas e Caxias do Sul.

O CTBM em Porto Alegre, unidade mais antiga da rede, completa 46 anos em 2026. Nessa unidade, o primeiro dia de aula dos estudantes ocorreu em 19 de fevereiro.

Além das atividades em sala de aula, os estudantes podem participar de projetos e clubes como Banda de Música, Clube de Leitura, Clube de Xadrez e Clube de Relações Internacionais, que promove simulações de resolução de conflitos mundiais. O colégio também oferece monitorias para reforço e aprofundamento dos estudos e atividades esportivas como esgrima, equitação, lutas, atletismo, vôlei, basquete, handebol, futsal e natação.

Foto: CTBM Porto Alegre/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/03/2026 0 Comentários 186 Visualizações
Cidades

Autoridades debatem estratégias integradas de segurança em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 04/03/2026
Por Jonathan da Silva

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco (PL), esteve reunido com o comandante do 25º Batalhão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, tenente-coronel PM Luciano Ferreira Porto, o delegado regional da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Eduardo Hartz, e o presidente do Consepro Municipal, Rogério Daniel, na tarde desta terça-feira (3), na sede da Prefeitura. As autoridades discutiram o fortalecimento das estratégias integradas de segurança pública no município, com foco na ampliação e qualificação de recursos tecnológicos para o enfrentamento da criminalidade.

Entre os temas tratados estiveram a modernização de sistemas de monitoramento, a integração de bancos de dados, o uso de inteligência policial e a otimização da capacidade de resposta operacional. A proposta é ampliar a articulação entre as forças de segurança e o poder executivo municipal para aprimorar a atuação em São Leopoldo.

Encaminhamentos

De acordo com os participantes do encontro, os encaminhamentos definidos preveem avanços na integração tecnológica e na gestão compartilhada das informações, com expectativa de impacto nas ações de prevenção e repressão à criminalidade. A reunião também visou reforçar a continuidade das reuniões institucionais entre as forças de segurança e a administração municipal para acompanhamento das medidas discutidas.

Foto: Comunicação Social 25º BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/03/2026 0 Comentários 174 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO