Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Governo estadual reúne concessionárias para preparar ações diante dos impactos...
UBS de Santa Cruz do Sul passa a levar nome...
Gramado registra crescimento de 260% nas reservas de turistas internacionais
Professor da Feevale lança jogo que orienta comunicação com pessoas...
Rio Grande do Sul sediará Fórum de Geoparques de Língua...
Circuito Malakoff recebe melhorias em sinalização e infraestrutura em Nova...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brasília

Política

Marcha dos Prefeitos terá debate sobre cadeia produtiva do tabaco

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

A cadeia produtiva do tabaco será tema de uma arena temática durante a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada pela Confederação Nacional de Municíios (CNM) entre os dias 18 e 21 de maio, em Brasília. A programação específica sobre o tabaco ocorrerá no dia 20 de maio, das 14h às 18h, na Arena 10, reunindo prefeitos, gestores públicos, especialistas e representantes de iniciativas ligadas ao setor para discutir os impactos econômicos, sociais, ambientais e educacionais da produção de tabaco nos municípios brasileiros.

A atividade integra a programação oficial do evento municipalista e busca ampliar o debate nacional sobre a relevância da cadeia produtiva do tabaco, especialmente nos municípios da região sul. Entre os temas previstos estão educação, desenvolvimento social, preservação ambiental e os impactos do mercado ilegal na arrecadação e nas economias locais.

Debate sobre desenvolvimento regional

O presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker (PSD), destaca que a presença do tema na programação da CNM representa uma oportunidade de ampliar o entendimento sobre a realidade dos municípios produtores. “Estamos falando de um espaço que reúne prefeitos, parlamentares e gestores públicos de todas as regiões do País. É uma oportunidade de furar a bolha e apresentar o tabaco dentro de uma visão ampla de desenvolvimento, mostrando como essa cadeia impacta diretamente a economia, a educação, a arrecadação, o meio ambiente e a permanência das famílias no meio rural”, afirma Becker.

Segundo o dirigente, a arena temática também pretende apresentar experiências práticas desenvolvidas em municípios produtores, especialmente nas áreas de sustentabilidade, sucessão rural e proteção social. “Existe uma visão muito limitada quando o assunto é tabaco. Precisamos mostrar que existem municípios organizados, projetos ambientais reconhecidos, programas educacionais estruturados e milhares de famílias que dependem diretamente dessa atividade. Levar esse debate para dentro da Marcha é fazer com que o Brasil conheça melhor essa realidade”, completa o presidente da Amprotabaco.

Programação temática

A programação será dividida em três painéis temáticos. O primeiro abordará educação e boas práticas nos municípios produtores, com participação da coordenadora do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, além de secretários municipais dos três estados do sul.

Na sequência, o debate tratará de agricultura, desenvolvimento social e meio ambiente, incluindo a apresentação do projeto Protetor das Águas, desenvolvido pelo município de Vera Cruz em parceria com o Ministério Público. Também participará o influenciador digital e vereador catarinense Emerson Gabriel Woiecechovski, da página Fumicultores Unidos.

O terceiro painel discutirá o mercado ilegal e os impactos econômicos aos municípios brasileiros.

O secretário executivo da Amprotabaco, Vinícius Pegoraro, destaca que a construção da arena temática envolveu diferentes instituições ligadas ao setor e busca ampliar o diálogo com gestores públicos de todo o país. “A cadeia produtiva do tabaco possui forte impacto na arrecadação, na geração de renda e na manutenção das economias locais. Estar presente em um espaço como a Marcha dos Prefeitos significa ampliar o diálogo institucional e levar informações técnicas e experiências concretas para gestores públicos de todo o país”, pontua Pegoraro.

Serviço

  • O quê: Arena temática “Produção de Tabaco e o Desenvolvimento Econômico Social para os Municípios”, durante a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
  • Quando: 20 de maio, das 14h às 18h
  • Onde: Arena 10, em Brasília
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 134 Visualizações
Política

Após avanço de suspensão, Van Hattem afirma estar sofrendo perseguição na Câmara

Por Jonathan da Silva 06/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (5), o relatório que recomenda a suspensão por dois meses do mandato do deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS). A decisão foi tomada após análise de condutas atribuídas ao deputado. O caso ainda será submetido ao plenário da Câmara, onde haverá deliberação final sobre a punição. O parlamentar criticou a decisão e afirmou que a medida não possui fundamento jurídico.

Está provado o que eu venho dizendo desde o começo desse processo, há uma perseguição política aos parlamentares de direita. A decisão do Conselho de Ética foi política, não jurídica. Nossa defesa comprovou que não há base legal, não houve infração regimental. Pedir suspensão de mandato por protesto pacífico é censura à oposição, querem nos silenciar”, declarou o deputado Marcel van Hattem.

A aprovação do relatório no Conselho de Ética representa uma etapa do processo disciplinar contra o parlamentar. Caso o plenário da Câmara dos Deputados confirme a decisão, a suspensão será aplicada pelo período indicado no parecer.

Deputado acusa desigualdade na condução

O parlamentar também mencionou o tratamento dado a outros casos no Conselho de Ética. Segundo ele, há desigualdade na condução de processos envolvendo diferentes deputados. “Faria de novo o que nós fizemos. Não sento para fazer acordo em temas que envolvem os nossos princípios e os nossos valores. Não vou abandonar jamais os meus princípios”, afirmou van Hattem.

Próximos passos

A decisão do Conselho de Ética não encerra o processo. O caso será encaminhado ao plenário da Câmara dos Deputados, responsável pela decisão final sobre a eventual suspensão do mandato.

Foto: Erick Silva/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2026 0 Comentários 126 Visualizações
Política

Vice-prefeito de Nova Petrópolis cumpre agenda em Brasília para buscar recursos federais

Por Jonathan da Silva 15/04/2026
Por Jonathan da Silva

O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, realizou uma viagem oficial a Brasília entre os dias 6 e 9 de abril, com o objetivo de captar investimentos e encaminhar projetos estratégicos para o município. A agenda institucional focou na articulação com o Governo Federal para garantir a continuidade de obras e o fortalecimento de serviços públicos essenciais.

Durante a permanência no Distrito Federal, Alexandre da Silva visitou a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e pastas ministeriais. As pautas apresentadas pela comitiva abrangeram saúde, agricultura, infraestrutura e segurança pública, buscando a liberação de emendas parlamentares e a inclusão de Nova Petrópolis em programas federais.

Avaliação da agenda

O vice-prefeito afirmou que o saldo da viagem é positivo para o planejamento da administração municipal. “Retornamos com boas expectativas, especialmente em relação a programas federais e recursos indicados para o município. Já temos, inclusive, a confirmação de alguns desses recursos”, destacou Alexandre da Silva.

A comitiva contou também com a participação dos vereadores Maicon Knaak (PSB) e Arthur Schumann (PSD), reforçando a união de esforços na articulação política.

Foto: PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2026 0 Comentários 117 Visualizações
Esporte

MC Tubarão/Eurobike vence na estreia da McLaren Artura no Endurance Brasil

Por Jonathan da Silva 13/04/2026
Por Jonathan da Silva

A equipe gaúcha MC Tubarão/Eurobike foi o destaque da categoria GT4 na primeira etapa da temporada 2026 do Endurance Brasil, realizada no sábado (11), no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Em sua primeira participação com a novíssima McLaren Artura GT4 #64, conduzida por Enzo Visconde, André Negrão e Kim Camelo, a escuderia largou da pole-position e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

A corrida de abertura causou emoções. Cinco carros diferentes chegaram a liderar a GT4, e o trio do McLaren precisou recuperar a ponta após a largada. A definição veio nos minutos finais. Após um último safety car, o piloto André Negrão, bicampeão do Mundial de Endurance (WEC) e das 24 Horas de Le Mans, acelerou para assumir a primeira posição e levou a equipe ao topo do pódio. O BMW M4 GT4 #72, de Henry Visconde, Cícero Nasser e José Luis Ribeiro, completou a corrida na sexta posição da classe.

Avaliação do desempenho

Tiel de Andrade, que comanda a MC Tubarão ao lado do irmão e chefe de equipe Carlos Geison “Né” de Andrade, celebrou o resultado. “Estrear com pole e vitória é algo incrível. Sabíamos que exigiria muito trabalho, com disputas fortes do início ao final. Essa conquista mostra a força da parceria entre MC Tubarão e Eurobike”, ressaltou Tiel. “Preparamos e ajustamos o McLaren Artura com um excelente trabalho da nossa equipe de mecânicos. Os pilotos foram fantásticos, com um desempenho espetacular na pista”, complementou Né.

Próximos compomissos

A próxima etapa do Endurance Brasil será a rodada dupla nos dias 23 e 24 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com duas corridas de três horas cada. Antes disso, a equipe retorna às pistas do Rio Grande do Sul: nos dias 8 e 9 de maio, disputa a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance em Santa Cruz do Sul; e no dia 30 de maio, defende o título da tradicional 6 Horas de Guaporé.

Resultado da classe GT4

  • 1º Lugar – Enzo Visconde/André Negrão/Kim Camelo – McLaren Artura GT4 #64
  • 2º – Jacques Quartiero/Alan Hellmeister – Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport #21
  • 3º – Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa/Luiz Landi – Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR #44
  • 4º – Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues – Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport #982
  • 5º – Fábio Nilo/Guilherme Rabelo – Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport #47
  • 6º – Henry Visconde/Cícero Nasser/José Luis Ribeiro – BMW M4 GT4 #72
Foto: Gabriel Albuquerque/@albuquerque_photos/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/04/2026 0 Comentários 132 Visualizações
Esporte

MC Tubarão e Eurobike estreiam novo carro na abertura do Endurance Brasil em Brasília

Por Jonathan da Silva 10/04/2026
Por Jonathan da Silva

A equipe MC Tubarão/Eurobike estreia a nova McLaren Artura GT4 #64 durante a abertura da temporada 2026 do Endurance Brasil, que será realizada neste sábado, 11 de abril, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. A corrida, com duração de quatro horas e largada prevista para o meio-dia, reúne protótipos e carros das categorias GT3 e GT4. Além do novo modelo, a equipe também compete com o BMW M4 GT4 #72, buscando pódios na primeira etapa do campeonato.

A preparação dos dois carros da Eurobike é realizada pela equipe MC Tubarão, de Campo Bom, que mantém a parceria entre as organizações. O BMW M4 GT4 #72, que já participou da temporada anterior, será pilotado por Henry Visconde, Cícero Nasser e José Ribeiro.

A principal novidade da equipe para 2026 é a McLaren Artura GT4 #64, que passa a integrar o grid da competição. O carro será conduzido por Enzo Visconde, Kim Camelo e André Negrão.

Sensações de começo de temporada

O chefe da equipe MC Tubarão, Carlos “Né” de Andrade, comentou o início da temporada. “Estamos felizes por iniciar mais uma temporada do Endurance Brasil ao lado da Eurobike, nossa parceira há quase duas décadas. Vamos trabalhar firme e organizar a melhor estratégia para conquistarmos pódios neste fim de semana”, afirmou Né.

Programação da etapa

As atividades no Autódromo Internacional Nelson Piquet começaram nesta quinta-feira (9), com treinos livres. Nesta sexta-feira, dia 10, estão previstas três sessões de treinos livres oficiais, além dos treinos classificatórios para as categorias GT4, GT3 e P1.

No sábado, 11, os boxes serão abertos às 11h30min e fechados às 11h40min, com largada programada para o meio-dia. Antes da corrida, haverá warm-up e visitação aos boxes em horário promocional. A cerimônia de pódio está marcada para as 16h.

Ingressos e transmissão

Os ingressos para a prova Quatro Horas de Brasília têm valores a partir de R$ 15 para arquibancada e R$ 325 para camarote, ambos com direito à visitação aos boxes e estacionamento gratuito.

A corrida também será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Endurance Brasil no YouTube.

Calendário da temporada

Após a etapa de abertura em Brasília, o calendário do Endurance Brasil 2026 prevê novas corridas nos dias 23 e 24 de maio, em Interlagos, em rodada dupla. A competição segue em 27 de junho, com local a ser definido, 1º de agosto em Goiânia, 12 de setembro em local ainda indefinido, 24 de outubro novamente em Brasília e 21 de novembro em Goiânia.

Foto: Gabriel Albuquerque/@albuquerquephoto/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/04/2026 0 Comentários 133 Visualizações
Política

Em Brasília, presidente da Gramadotur busca apoio para eventos

Por Jonathan da Silva 18/03/2026
Por Jonathan da Silva

A presidente da autarquia municipal Gramadotur, Rosa Helena Volk, cumpriu agenda oficial em Brasília na última semana para articular apoio do Governo Federal e de órgãos nacionais na captação de recursos para eventos públicos de Gramado. Durante a série de reuniões, a dirigente apresentou projetos e relatórios de impacto e tratou da participação de instituições federais em eventos do município, com o objetivo de ampliar investimentos e fortalecer a realização das programações culturais.

No Ministério do Turismo, a presidente da Gramadotur foi recebida pelo chefe de Gabinete, Gustavo Machado Pires, e pelo coordenador de projetos, José Ivo. Já no Ministério da Cultura, Rosa Helena participou de reunião com o gerente de projetos, Fabrício Antenor, e com o integrante da Diretoria de Fomento, Odecir Costa.

Na ocasião, foram apresentados dados do Relatório de Impacto do 40º Natal Luz, além do protocolo de um ofício solicitando a participação da Film Commission Nacional no Festival de Cinema deste ano. Durante o encontro, representantes do Governo Federal receberam uma bolsa produzida por artesãs do Coletivo Valentinas.

Articulação com órgãos nacionais

A agenda também incluiu reunião na Embratur com o gerente da Presidência, Tiago Prata, o coordenador da Gerência de Inovação, Christiano Lima Braga, e a supervisora da Gerência de Inovação, Allexia de Pinho. O encontro tratou da participação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo no 54º Festival de Cinema de Gramado, programado para ocorrer entre 12 e 22 de agosto.

A presidente da Gramadotur também esteve na sede do Sebrae, onde foi recebida pela coordenadora Ana Clevia Gurerreiro, para tratar de ações de apoio e incentivo aos eventos locais.

Avaliação da agenda

De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, as reuniões tiveram como foco a ampliação de parcerias institucionais. “Foi uma agenda muito importante para estreitar laços e reforçar a necessidade de incentivos para os eventos de Gramado. Ao apresentarmos números impactantes do 40º Natal Luz e o planejamento do 54º Festival de Cinema, demonstramos que os investimentos federais em nossos eventos possuem retorno garantido em visibilidade e desenvolvimento”, afirma Rosa Helena.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2026 0 Comentários 121 Visualizações
Política

São José do Hortêncio garante R$ 750 mil em recursos após agenda em Brasília

Por Jonathan da Silva 13/03/2026
Por Jonathan da Silva

Uma agenda institucional realizada em Brasília e encerrada nesta quinta-feira (12) resultou na confirmação de R$ 750 mil em emendas parlamentares para a área da saúde e na indicação de uma retroescavadeira para o município de São José do Hortêncio. As articulações foram conduzidas pelo vice-prefeito José Maurício Heck durante uma série de reuniões em órgãos federais e gabinetes de parlamentares gaúchos, com o objetivo de buscar recursos e fortalecer demandas do município.

Enquanto o vice-prefeito cumpria compromissos na capital federal, a prefeita Ester Elisa Dill Koch (PL) permaneceu em São José do Hortêncio coordenando as atividades administrativas do município. Durante a viagem, José Maurício Heck esteve acompanhado do prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne (PP), e do prefeito de Presidente Lucena, Luiz José Spaniol (PDT).

Agenda institucional

Durante a semana, a comitiva realizou visitas institucionais a diversos gabinetes parlamentares e também a órgãos do Governo Federal, como o Ministério da Saúde e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O vice-prefeito José Maurício Heck esteve nos gabinetes dos senadores Paulo Paim (PT), Luis Carlos Heinze (PP) e Hamilton Mourão (Republicanos). Também foram realizadas visitas aos gabinetes dos deputados federais Osmar Terra (MDB), Ubiratan Sanderson (PL), Luis Carlos Busato (União), Danrlei de Deus Hinterholz (PSD), Giovani Cherini (PL), Heitor Schuch (PSB), Carlos Gomes (Republicanos), Luciano Zucco (PL), Daniel Trzeciak (PSDB), Lucas Redecker (PSDB), Pedro Westphalen (PP), Afonso Motta (PDT), Franciane Bayer (Republicanos), Bibo Nunes (PL), Maria do Rosário (PT), Luis Antônio Covatti (PP), Alceu Moreira (MDB), Marcelo Moraes (PL), Maurício Marcon (PL) e José Afonso Hamm (PP).

Recursos para a saúde

Como resultado das articulações, São José do Hortêncio deverá receber R$ 750 mil em emendas parlamentares destinadas ao custeio da Atenção Primária à Saúde.

Os recursos foram indicados pelos parlamentares gaúchos Luis Carlos Heinze, com R$ 150 mil; Heitor Schuch, com R$ 150 mil; Lucas Redecker, com R$ 200 mil; Giovani Cherini, com R$ 150 mil; e Bohn Gass, com R$ 100 mil.

De acordo com a administração municipal, os valores serão utilizados para o incremento dos serviços de saúde, contribuindo para a manutenção e qualificação dos atendimentos prestados à população.

Equipamento para infraestrutura

Além das emendas para a área da saúde, o município também recebeu a indicação de uma retroescavadeira nova. O equipamento foi encaminhado por meio de indicação do deputado federal Carlos Gomes e deverá ser utilizado para reforçar os serviços de infraestrutura e apoio à agricultura no município.

Durante os encontros com parlamentares, a comitiva também entregou convites para a participação na 20ª Festa Municipal do Aipim.

Repercussão da agenda

O vice-prefeito José Maurício Heck avaliou a agenda institucional realizada na capital federal. “Foi uma agenda muito proveitosa em Brasília. Conseguimos avançar em diversas demandas do município e ainda há expectativa de que novos recursos possam ser confirmados a partir das reuniões realizadas”, destacou Heck.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/03/2026 0 Comentários 189 Visualizações
Política

Prefeito de Igrejinha protocola demandas em Brasília para obras e habitação

Por Jonathan da Silva 04/03/2026
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle (PP), cumpriu agenda institucional em Brasília na última semana, quando protocolou demandas e acompanhou projetos junto a ministérios federais. De acordo com o executivo municipal, o foco esteve na liberação de recursos para obras em andamento, na recuperação de áreas atingidas pela enchente de 2024 e no avanço de projetos habitacionais para a cidade. O secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Willian Procksch, também integrou a comitiva.

No Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a comitiva realizou encaminhamentos junto à Defesa Civil Nacional, solicitando a liberação de recursos destinados a obras já em execução em Igrejinha. As intervenções integram o conjunto de ações adotadas após a enchente de 2024, com foco na recuperação das áreas atingidas e na prevenção de novos danos.

Durante a agenda, também foi discutido o projeto de implantação de um parque linear na área da Rua Rui Barbosa, às margens do Rio Paranhana, região impactada pela enchente. No local, anteriormente ocupado por moradias em área de risco, o município realizou a retirada das residências após a realocação integral das famílias para novas moradias em locais considerados seguros.

Projetos habitacionais

A agenda incluiu visita ao Ministério das Cidades, onde o prefeito Leandro Hörlle e o secretário Willian Procksch acompanharam o andamento dos projetos habitacionais já encaminhados pelo município. Segundo a administração municipal, o objetivo é ampliar o acesso à moradia e dar continuidade às políticas públicas voltadas à habitação.

De acordo com a Prefeitura, a mobilização em Brasília teve como finalidade a busca por recursos, o acompanhamento técnico dos projetos e o alinhamento de demandas consideradas prioritárias para o município.

Foto: PMI/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/03/2026 0 Comentários 147 Visualizações
Política

Prefeito de Novo Hamburgo conclui agenda em Brasília

Por Jonathan da Silva 05/02/2026
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), esteve em Brasília entre terça-feira (3) e quinta-feira (5) para cumprir agendas com parlamentares gaúchos e representantes de ministérios, com o objetivo de articular a captação de recursos por meio de emendas parlamentares e avançar em processos ligados a obras de saneamento no município. A viagem ocorreu na capital federal e contou com reuniões em gabinetes e órgãos do governo federal, em um período considerado estratégico pela proximidade do prazo para formalização da destinação de repasses.

Segundo o prefeito Finck, os parlamentares têm até o dia 9 para concluir a formalização da destinação dos recursos. “Foi uma agenda curta, porém bastante intensa, com visitas aos gabinetes para reforçar a importância dos investimentos na reconstrução da saúde em Novo Hamburgo”, destacou o chefe do executivo hamburguense.

Finck afirmou ainda que a busca por recursos adicionais é voltada ao fortalecimento da rede municipal de saúde. “Esses aportes possibilitam investimentos em reformas e também na construção de novos prédios públicos”, complementou o prefeito.

A comitiva do município em Brasília contou também com a participação da diretora-geral de Captação de Recursos, Cleidiane Sanmartin.

Projetos de saneamento

Durante a viagem, também foi tratada a liberação de financiamento para a implantação da adutora do bairro Canudos. A operação de crédito será contratada junto à Caixa Econômica Federal. No âmbito municipal, o projeto de lei que autoriza a contratação já foi aprovado pela Câmara de Vereadores no final do ano passado, restando a anuência da União.

Para acompanhar o andamento do processo, o diretor-geral da Comusa, Paulo Kopschina, e o prefeito Gustavo Finck estiveram no Ministério da Casa Civil.

Esgotamento sanitário

A agenda incluiu ainda reunião no Ministério das Cidades, onde foram discutidos os projetos do sistema de esgotamento sanitário na Bacia do Arroio Pampa e a adoção de novas soluções para a destinação do lixo domiciliar no município.

Foto: PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/02/2026 0 Comentários 168 Visualizações
Esporte

União Corinthians perde para o Brasília pelo NBB

Por Jonathan da Silva 04/02/2026
Por Jonathan da Silva

O Ceisc União Corinthians foi derrotado pelo Brasília por 89 a 64 na noite desta terça-feira (3), em Brasília, em partida válida pela quarta rodada do returno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/2026. O time de Santa Cruz do Sul foi superado em todos os quartos, com parciais desfavoráveis de 23 a 19, 23 a 22, 15 a 10 e 28 a 13. Com o revés, a equipe gaúcha segue na 11ª posição do campeonato, com 12 vitórias e 11 derrotas de campanha.

O quinteto inicial do União Corinthians na capital federal foi formado por Barnes, Veríssimo, Cárdenas, Hollowell e Scott. O ala-pivô Hollowell terminou como principal pontuador da equipe, com 13 pontos e nove rebotes, enquanto o armador Veríssimo marcou 12 pontos. Pelo Brasília, os destaques foram o ala Von Haydin, que anotou 27 pontos, e o ala-armador Buiú, que marcou 23.

Começo pontuador

O início do jogo teve ataques com pontuação elevada dos dois lados, com o Brasília levando vantagem no aproveitamento dos arremessos de três pontos. Após cinco minutos, a diferença era de um ponto. O União Corinthians teve oportunidades de assumir a liderança, mas a defesa do Brasília garantiu a vantagem dos mandantes ao fim do primeiro quarto, em 23 a 19.

Rebotes fizeram diferença

No segundo período, o Brasília ampliou a vantagem com presença nos rebotes e melhor desempenho defensivo. O destaque foi para o ala-pivô Brunão, do Brasília, que somou um total de dez rebotes na partida. Diante das dificuldades ofensivas, o técnico do União Corinthians, Leandro Hiriart, pediu tempo para ajustes. A equipe conseguiu reduzir a diferença para quatro pontos, e o jogo seguiu equilibrado. No fim do quarto, o União Corinthians encurtou a desvantagem, mas o Brasília foi para o intervalo ainda vencendo por 46 a 41.

Encaminhamento do resultado

O terceiro quarto começou com intensidade defensiva das duas equipes e o União Corinthians reduzindo a diferença no placar. A equipe chegou a ficar a um ponto de desvantagem quando restavam sete minutos, mas não conseguiu a virada. O Brasília retomou o controle, abriu nove pontos e fechou o período em vantagem por 61 a 51.

Placar dilatado

No último quarto, o União Corinthians buscou o jogo próximo à cesta para diminuir a diferença, mas o Brasília manteve melhor aproveitamento nos arremessos e ampliou a vantagem para 15 pontos a pouco mais de seis minutos do fim. O técnico Leandro Hiriart promoveu alterações na equipe, e o União Corinthians aumentou a rotação dos atletas. O Brasília manteve a vantagem até o encerramento da partida, vencendo por 89 a 64.

Próximo compromisso

Após a derrota, o União Corinthians volta a jogar fora de casa já nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, quando visita o Rio Claro pela sequência do NBB.

Foto: Matheus Maranhão/Caixa Brasília Basquete/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/02/2026 0 Comentários 188 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça expansão nacional da marca Fritz&Frida

  • 3

    Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de semana em Esteio

  • 4

    Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha traduzem a essência do voluntariado e da tradição

  • 5

    Governo estadual reúne concessionárias para preparar ações diante dos impactos do El Niño

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO