Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Assembleia Legislativa

Política

Prefeito de Morro Reuter busca recursos para agricultura em reunião com deputado

Por Jonathan da Silva 18/07/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn (PP), participou de uma audiência com o deputado estadual Elton Weber (PSB) nesta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa (ALRS), em Porto Alegre, para solicitar apoio ao desenvolvimento da economia local, baseada na produção primária. Durante o encontro, o prefeito pediu a intermediação do deputado junto ao deputado federal Heitor Schuch (PSB) para a destinação de recursos no valor de R$ 600 mil para a aquisição de um caminhão basculante Mercedes Benz.

Segundo o prefeito, o caminhão será utilizado para o transporte de milho, calcário, esterco e outros insumos agrícolas, contribuindo para o escoamento da produção no município. A solicitação faz parte de uma iniciativa da Prefeitura para reforçar a infraestrutura de apoio aos produtores rurais da região.

Lideranças acompanharam o encontro

Também participaram da audiência a secretária municipal de Governança, Planejamento, Gestão e Parcerias, a ex-prefeita Carla Chamorro, e o presidente dos conselhos municipais de Desenvolvimento Agropecuário e do Meio Ambiente, além de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter, Pedro Joãozinho Becker.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/07/2025 0 Comentários 254 Visualizações
Política

Deputado Issur Koch articula sobre o impacto de tarifas dos EUA no RS

Por Jonathan da Silva 17/07/2025
Por Jonathan da Silva

O deputado estadual Issur Koch (PP) intensificou nesta quinta-feira (17) articulações junto ao governo do Rio Grande do Sul para mitigar os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações do setor coureiro-calçadista brasileiro. Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Ernani Polo, o parlamentar foi informado de que a pasta já realizou três agendas estratégicas com o governador Eduardo Leite (PSD), a InvestRS e a Fiergs sobre o tema. Segundo Polo, o governador também tratou do assunto diretamente com o cônsul dos EUA na manhã de quarta-feira (16).

Durante a semana, o deputado do PP também participou de encontro com representantes do Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo, da Associação Brasileira de Máquinas (Abrameq) e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI). As entidades pediram apoio na busca por recursos emergenciais para os exportadores, durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-calçadista.

Crédito emergencial no BRDE

Issur Koch solicitou ainda uma agenda com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para discutir a possibilidade de criação de linhas de crédito específicas para empresas do segmento afetadas pelas medidas norte-americanas. O objetivo é oferecer suporte financeiro que permita a manutenção de empregos e investimentos em um dos principais setores industriais do estado. “Se não houver acordo e as tarifas se confirmarem, o RS é o que mais sofre, pois 50% da exportação para os EUA saem do estado. Esse quadro se agrava na medida que temos empresas que têm 100% de sua produção voltada para o mercado norte-americano”, afirmou o deputado gaúcho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/07/2025 0 Comentários 302 Visualizações
Variedades

Dois Irmãos integra frente parlamentar voltada a relações com povos de língua alemã

Por Jonathan da Silva 11/07/2025
Por Jonathan da Silva

O vice-prefeito de Dois Irmãos, Juarez Stein, participou no dia 30 de junho da primeira reunião oficial da Frente Parlamentar de Fortalecimento das Relações entre o Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã, realizada na Assembleia Legislativa (ALRS), em Porto Alegre. O encontro reuniu representantes de 12 municípios, secretarias estaduais, entidades culturais e o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn.

Durante a reunião, foram discutidos projetos e estratégias voltados ao fortalecimento dos laços com os povos de língua alemã, com foco nas áreas de educação, cultura, arquitetura e turismo. A proposta da frente é integrar iniciativas existentes nos municípios, promovendo a cooperação mútua e valorizando a herança cultural germânica presente no estado.

O grupo de trabalho que coordenará essas ações é liderado pelo subsecretário estadual da Justiça e Integridade, Rafael Gessinger, que será responsável por articular os esforços conjuntos entre os entes participantes.

Participação de Dois Irmãos

Segundo o vice-prefeito Juarez Stein, a participação de Dois Irmãos na frente é uma oportunidade para destacar o trabalho do município na valorização da cultura alemã. “Participar desta Frente Parlamentar é uma oportunidade ímpar para Dois Irmãos mostrar o trabalho que vem desenvolvendo na valorização da cultura alemã e, ao mesmo tempo, integrar-se a um movimento mais amplo de fortalecimento dessas raízes no estado. É um caminho promissor para reforçarmos nossa identidade, ampliarmos intercâmbios e fomentarmos o turismo cultural”, afirmou Stein.

Foto: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/07/2025 0 Comentários 305 Visualizações
Política

Assembleia aprova projeto que endurece punição contra venda de produtos ilegais

Por Jonathan da Silva 09/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei 172/2024, que aumenta as sanções administrativas a estabelecimentos que comercializam produtos contrabandeados, falsificados ou adulterados no estado. A proposta, de autoria do deputado estadual Elton Weber (PSB), recebeu apoio da Fecomércio-RS, que sugeriu uma emenda para ampliar o alcance das restrições.

O projeto estabelece multa de 200 UPF-RS (Unidade Padrão Fiscal do Rio Grande do Sul, índice utilizado para corrigir valores de taxas, tributos e multas no estado), apreensão dos produtos e advertência sobre possível suspensão da inscrição estadual na primeira infração. Em caso de reincidência, a multa sobe para 400 UPF-RS, com nova apreensão e interdição do estabelecimento. A cassação da inscrição estadual no cadastro de contribuintes do ICMS também poderá ocorrer. Sócios e administradores responderão solidariamente pelas multas na primeira ocorrência.

Originalmente, o texto contemplava cigarros e assemelhados, vinhos e espumantes. Com a emenda proposta pela Fecomércio-RS, todas as bebidas passam a integrar a lista de itens fiscalizados.

Objetivo é combater ilegalidades e proteger consumidores

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destacou que a medida atende a múltiplos objetivos. “É uma conquista importante em diferentes sentidos. As sanções ajudam a combater a comercialização de itens que podem ser nocivos à saúde das pessoas; combatem a concorrência desleal entre empresas que cumprem com as suas obrigações fiscais e tributárias e aquelas que comercializam mercadorias contrabandeadas irregularmente; e também deixam de alimentar a chamada economia subterrânea, que se configura por meio da sonegação de impostos, evasão de contribuições previdenciárias e descumprimento de normas trabalhistas”, afirmou o dirigente.

Fiscalização e órgãos responsáveis

A fiscalização das novas regras, após sanção do projeto, será realizada por órgãos de defesa do consumidor, vigilância sanitária e Receita Estadual.

Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
09/07/2025 0 Comentários 365 Visualizações
Política

Comissão da ALRS aprova relatório que recomenda regulamentação dos DEFs

Por Jonathan da Silva 07/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) aprovou o relatório da Subcomissão de acompanhamento da regulamentação dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) e da cadeia produtiva do tabaco. O documento, de autoria do deputado Marcus Vinícius (PP), apresenta uma proposta com dez encaminhamentos que sugerem a criação de normas específicas para fabricação, comercialização e uso dos DEFs no país. O texto ainda será analisado pela casa.

Os trabalhos da Subcomissão consideraram a proibição em vigor desde 2009, reforçada pela Resolução da Anvisa (RDC 855/2023), que restringe a produção e venda desses dispositivos. Segundo o relatório, apesar da proibição, o consumo ilegal passou de 500 mil consumidores em 2018 para 3 milhões em 2023, conforme pesquisa do Ipec.

O deputado Marcus Vinícius defende a necessidade de debater alternativas à proibição. “O Brasil precisa abandonar sua postura reativa e adotar uma abordagem criteriosa e responsável, baseada em evidências e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo setor”, afirma o parlamentar gaúcho.

Entidades defendem nova abordagem

O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Edimilson Alves, avalia que a ausência de regulamentação incentiva o comércio clandestino. “A falta de regulamentação faz com que o consumidor de cigarros, que queira migrar para produtos de novas categorias de consumo de nicotina, seja obrigado a utilizar produtos contrabandeados que não têm qualquer verificação sanitária e nem um tipo de responsabilidade para esses produtos”, destaca Alves.

Para o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing, o relatório oferece subsídios para avançar na discussão. “É um respaldo para que avancemos na regulamentação dos novos produtos, o que trará emprego e renda, agregará valor ao produtor, e dará maior segurança aos consumidores”, complementa Thesing.

Produção do tabaco

O Rio Grande do Sul produz cerca de 220 mil toneladas de tabaco por ano, envolvendo aproximadamente 70 mil famílias. Em 2024, o produto foi o segundo mais exportado pelo estado, com R$ 11,8 bilhões em receitas. Entre janeiro e abril de 2025, liderou as exportações gaúchas, com US$ 739,7 milhões em divisas.

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher, também defende a legalização e regulamentação dos DEFs. “Mesmo com proibição, o problema continua. Estamos convencidos de que o Brasil precisa legalizar e regulamentar. Nossa posição é favorável, desde que haja normas claras, explícitas e defesa do setor produtivo”, reforça Drescher.

Encaminhamentos propostos pela Subcomissão

O relatório aprovado pela Comissão reúne dez recomendações que podem subsidiar futuras iniciativas legislativas ou ações do poder público:

  1. Regulamentar os DEFs em nível nacional, com normas rígidas semelhantes às aplicadas ao tabaco convencional.
  2. Garantir que legislações municipais, estadual e federal sejam compatíveis.
  3. Autorizar apenas o uso de nicotina natural extraída do tabaco, proibindo a sintética.
  4. Reforçar a consulta pública, com participação de agricultores, consumidores e especialistas.
  5. Realizar operações de fiscalização contra contrabando e comércio ilegal dos dispositivos.
  6. Aprovar o Projeto de Lei nº 172/2024, que estabelece sanções administrativas à venda de produtos ilegais.
  7. Aprovar o Projeto de Lei nº 177/2025, que reconhece a fumicultura como atividade de interesse econômico, social e cultural.
  8. Preparar o Estado para regulamentação futura, estimulando novos empreendimentos e proteção da cadeia produtiva.
  9. Manter as campanhas de prevenção ao tabagismo.
  10. Criar um sistema estadual de monitoramento e avaliação dos impactos da regulamentação, com apoio de universidades e órgãos de saúde.

Efeitos da ausência de regras

O relatório também aponta prejuízos econômicos e sociais decorrentes da falta de regulamentação. As perdas estimadas somam R$ 5,5 bilhões em impostos federais e estaduais. Além disso, o mercado clandestino expõe consumidores a riscos sanitários e afasta o país de tendências internacionais, já que mais de 100 países regulamentam esses produtos. O segmento de nicotina líquida tem valor global estimado em US$ 320 milhões ao ano, com crescimento projetado de até 20% ao ano.

Foto: Banco de imagens/SindiTabaco/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/07/2025 0 Comentários 336 Visualizações
Variedades

Deputado Issur Koch homenageia grupo de apoio a mulheres com câncer de mama

Por Jonathan da Silva 03/07/2025
Por Jonathan da Silva

O deputado estadual Issur Koch (PP) realizará uma homenagem ao Grupo Amigas de Mãos Dadas, de Novo Hamburgo, na próxima segunda-feira, 7 de julho, às 14h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), em Porto Alegre. A cerimônia reconhecerá o trabalho voluntário realizado no acolhimento e no apoio a mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

Fundado em 2006, o Grupo Amigas de Mãos Dadas começou com 11 mulheres reunidas em uma garagem e atualmente conta com mais de 180 pacientes ativas, dezenas de voluntárias e profissionais da saúde, além de parcerias com instituições, como a Universidade Feevale. Os encontros semanais, coordenados pela voluntária Flávia Trevisan, oferecem apoio emocional, troca de experiências, atividades terapêuticas e orientações especializadas para melhorar a qualidade de vida das participantes e auxiliar no enfrentamento do tratamento oncológico.

Reconhecimento do trabalho voluntário

O deputado Issur Koch destacou que o reconhecimento é também um dever do poder público. “É uma homenagem que nasce do coração, mas também do dever. O voluntariado exercido por essas mulheres é uma forma pura de serviço público. Elas chegam onde o poder público, muitas vezes, não alcança”, afirmou o parlamentar.

Cenário da doença no Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de mais de 73 mil novos casos por ano até 2025. No Rio Grande do Sul, esse número ultrapassa os 3,7 mil casos anuais. A prevenção, o diagnóstico precoce e o suporte emocional são apontados como fatores essenciais para enfrentar a doença.

Foto: Anderson Kblo/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/07/2025 0 Comentários 346 Visualizações
Política

Rodrigo Lorenzoni se filia ao Progressistas em ato na Assembleia Legislativa

Por Jonathan da Silva 24/06/2025
Por Jonathan da Silva

O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni oficializou na terça-feira passada (17) sua filiação ao partido Progressistas. O ato ocorreu durante um almoço com a bancada da sigla na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), com a presença de dirigentes estaduais e municipais da legenda e de parlamentares.

Lorenzoni foi o terceiro deputado mais votado do parlamento gaúcho nas eleições de 2022. Segundo o novo integrante do PP, a mudança tem como objetivo fortalecer a representação de pautas liberais-conservadoras no legislativo estadual. “O Progressistas é um partido com raiz no Rio Grande, base sólida e coerência com os valores que sempre defendi, como a liberdade econômica, valorização da família e do apoio ao setor produtivo. Tenho certeza de que podemos construir, juntos, um novo caminho para o estado”, pontuou o deputado durante o evento.

Reaproximação de lideranças conservadoras

A filiação de Rodrigo Lorenzoni também simboliza a reaproximação entre lideranças da direita no Rio Grande do Sul e marca o início de uma nova etapa de articulações políticas no estado. O movimento é voltado à reorganização das forças conservadoras para as eleições de 2026.

Foto: Rodrigo Savedra/ALRS/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2025 0 Comentários 367 Visualizações
Variedades

Vice-prefeito representa indústria de Novo Hamburgo em audiência sobre setor químico

Por Jonathan da Silva 18/06/2025
Por Jonathan da Silva

O vice-prefeito de Novo Hamburgo, Gerson Haas, participoude uma audiência pública promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Química Sustentável, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) nesta segunda-feira (16). O encontro reuniu representantes de empresas, sindicatos do Polo Petroquímico, integrantes do executivo e parlamentares, com foco na transição tributária e seus impactos no setor.

Durante a audiência, os participantes discutiram a necessidade de medidas que garantam uma transição tributária adequada com a entrada em vigor da reforma a partir de 2027. A nova estrutura de cobrança poderá afetar incentivos fiscais atualmente vigentes para a indústria química, e o setor busca alternativas para manter sua viabilidade e atratividade para investimentos.

Preservação de empregos e incentivos

Segundo o vice-prefeito, que também atua no Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado (Sinplast) e na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o momento exige atenção ao impacto sobre o emprego e o desenvolvimento econômico. “Temos que encontrar alternativas para auxiliar nossas indústrias e proteger os empregos”, afirmou Haas.

A audiência faz parte de um esforço conjunto entre setor público e privado para garantir que as mudanças no sistema tributário não comprometam a competitividade da indústria química no estado.

Foto: Nathan Oliveira/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2025 0 Comentários 334 Visualizações
Política

Prefeito de Montenegro participa de audiência na Assembleia Legislativa

Por Jonathan da Silva 17/06/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta (Republicanos), participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) nesta segunda-feira (16) para discutir os efeitos da reforma tributária sobre a indústria petroquímica e apoiar a criação de novas políticas de incentivo ao setor. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Química Sustentável.

Durante a audiência, o prefeito Zanatta afirmou que a queda na produção do Polo Petroquímico representa uma ameaça para a economia local. “É fundamental buscarmos alternativas que garantam competitividade para nossas indústrias e segurança para os trabalhadores”, pontuou o chefe do executivo montenegrino. Para o gestor, o Polo tem papel relevante na geração de empregos e arrecadação de receitas na região.

Projeto busca sustentar a indústria

O deputado Miguel Rossetto (PT) destacou que quase metade do mercado nacional de produtos químicos é abastecida por importações, muitas vezes em condições de concorrência desleal. O parlamentar defendeu a aprovação do projeto de lei 892/2025, que institui o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq).

A proposta substitui o atual Regime Especial da Indústria Química (Reiq) e busca garantir uma transição tributária que favoreça a competitividade, o emprego e a manutenção da produção no Brasil.

Lideranças unidas em defesa do setor

Além do prefeito de Montenegro, também participaram da audiência o prefeito de Triunfo, Marcelo Essvein (MDB), lideranças empresariais e representantes sindicais ligados à cadeia da indústria química. As manifestações reforçaram a necessidade de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à proteção da indústria nacional diante das mudanças no sistema tributário.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2025 0 Comentários 387 Visualizações
Política

MDB inicia mobilização regional neste sábado em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 11/06/2025
Por Jonathan da Silva

A diretiva do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Rio Grande do Sul dará início neste sábado, 14 de junho, em Campo Bom, a uma série de encontros regionais com o objetivo de consolidar o nome do vice-governador Gabriel Souza como pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026. A mobilização, intitulada “Pelo Rio Grande – Pra continuar fazendo história”, será realizada das 9h às 12h no Clube Oriente, localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 121, no Centro da cidade.

O evento, comandado pelo presidente do MDB gaúcho, deputado Vilmar Zanchin, reunirá líderes partidários e representantes de cinco coordenadorias: Grande Canoas, Metropolitana, Vale do Gravataí, Vale do Paranhana e Vale do Sinos, abrangendo um total de 30 municípios.

A série de encontros percorrerá dez macrorregiões do estado e culminará com um congresso estadual em Porto Alegre. Além de promover a pré-candidatura de Souza ao governo estadual, a mobilização busca intensificar a prospecção de nomes para a formação das futuras chapas do partido à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

Serviço

  • O quê: Evento “Pelo Rio Grande – Pra continuar fazendo história”, mobilização do MDB gaúcho para as eleições de 2026
  • Onde: Clube Oriente (Rua Voluntários da Pátria, nº 121, Centro, Campo Bom)
  • Quando: Sábado, 14 de junho, das 9h às 12h
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2025 0 Comentários 371 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO