Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

apoio

Política

Gramado articula por apoio do governo estadual ao Festival de Cultura e Gastronomia

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado e a Abrasel Hortênsias apresentaram ao Governo do Estado o planejamento do 18º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado durante uma agenda realizada na capital gaúcha. O encontro com o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, teve como objetivo divulgar a proposta da edição de 2026 e buscar apoio institucional para a realização do evento, que acontecerá de 8 a 18 de outubro no Lago Joaquina Rita Bier.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick, e a executiva da entidade, Gabriele Grespan. A agenda foi voltada à articulação de parcerias e ao fortalecimento do festival junto ao governo estadual.

Planejamento da edição de 2026

Neste ano, o festival terá como tema “Sabores que Florescem”. A proposta busca ampliar a conexão com a identidade local, valorizando saberes e tradições da região por meio da integração entre restaurantes, produtores locais e agroindústrias familiares.

O evento será realizado de 8 a 18 de outubro, no Lago Joaquina Rita Bier, e integra o calendário turístico de Gramado, reunindo atrações ligadas à gastronomia e à cultura regional.

Busca por apoio institucional

Durante o encontro, os representantes da Prefeitura de Gramado e da Abrasel Hortênsias apresentaram os detalhes da programação e discutiram formas de apoio por parte do Governo do Estado para a realização do festival. “Essa parceria com o estado é fundamental para fortalecermos ainda mais o nosso festival. O evento celebra a excelência da nossa culinária, atrai visitantes e valoriza diretamente a nossa produção agrícola familiar”, destacou o vice-prefeito Luia Barbacovi.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 75 Visualizações
Política

Em Brasília, presidente da Gramadotur busca apoio para eventos

Por Jonathan da Silva 18/03/2026
Por Jonathan da Silva

A presidente da autarquia municipal Gramadotur, Rosa Helena Volk, cumpriu agenda oficial em Brasília na última semana para articular apoio do Governo Federal e de órgãos nacionais na captação de recursos para eventos públicos de Gramado. Durante a série de reuniões, a dirigente apresentou projetos e relatórios de impacto e tratou da participação de instituições federais em eventos do município, com o objetivo de ampliar investimentos e fortalecer a realização das programações culturais.

No Ministério do Turismo, a presidente da Gramadotur foi recebida pelo chefe de Gabinete, Gustavo Machado Pires, e pelo coordenador de projetos, José Ivo. Já no Ministério da Cultura, Rosa Helena participou de reunião com o gerente de projetos, Fabrício Antenor, e com o integrante da Diretoria de Fomento, Odecir Costa.

Na ocasião, foram apresentados dados do Relatório de Impacto do 40º Natal Luz, além do protocolo de um ofício solicitando a participação da Film Commission Nacional no Festival de Cinema deste ano. Durante o encontro, representantes do Governo Federal receberam uma bolsa produzida por artesãs do Coletivo Valentinas.

Articulação com órgãos nacionais

A agenda também incluiu reunião na Embratur com o gerente da Presidência, Tiago Prata, o coordenador da Gerência de Inovação, Christiano Lima Braga, e a supervisora da Gerência de Inovação, Allexia de Pinho. O encontro tratou da participação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo no 54º Festival de Cinema de Gramado, programado para ocorrer entre 12 e 22 de agosto.

A presidente da Gramadotur também esteve na sede do Sebrae, onde foi recebida pela coordenadora Ana Clevia Gurerreiro, para tratar de ações de apoio e incentivo aos eventos locais.

Avaliação da agenda

De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, as reuniões tiveram como foco a ampliação de parcerias institucionais. “Foi uma agenda muito importante para estreitar laços e reforçar a necessidade de incentivos para os eventos de Gramado. Ao apresentarmos números impactantes do 40º Natal Luz e o planejamento do 54º Festival de Cinema, demonstramos que os investimentos federais em nossos eventos possuem retorno garantido em visibilidade e desenvolvimento”, afirma Rosa Helena.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2026 0 Comentários 124 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Montenegro busca apoiadores para construir marco da imigração italiana

Por Jonathan da Silva 02/12/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro lançou o Chamamento Público nº 11/2025 para selecionar patrocinadores interessados em apoiar a construção do Monumento Marco Zero da Imigração Italiana, que será instalado no início da Rua Buarque de Macedo, local por onde passaram famílias italianas que desembarcaram na cidade. A iniciativa, anunciada pelas secretarias municipais de Desporto, Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, prevê cotas de patrocínio e contrapartidas institucionais para financiar a obra, que busca valorizar a memória da imigração italiana na região.

O projeto do monumento inclui uma escultura em pedra grês, em baixo-relevo, além de uma placa inaugural em aço inox e quatro mastros de bandeiras. Segundo a Prefeitura, a proposta é homenagear os pioneiros que contribuíram para a formação da identidade local.

Empresas e pessoas físicas podem participar como patrocinadoras, ofertando recursos financeiros, bens ou serviços. O chamamento estabelece cinco cotas de R$ 5 mil cada. Em troca, os apoiadores terão inserção de marca na placa inaugural, autorização para instalar placa promocional no entorno do monumento, além de menções oficiais na cerimônia de entrega e nas redes sociais da administração municipal.

Participação

A entrega das propostas segue até 31 de dezembro de 2025. Os interessados devem apresentar a documentação solicitada no edital e entregar os envelopes na Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo, durante o horário de expediente.

O edital com todas as informações e anexos está disponível no site da Prefeitura de Montenegro, em montenegro.rs.gov.br/municipio/secretarias-1/cultura/minuta_edital_patrocinio_monumento.pdf.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/12/2025 0 Comentários 221 Visualizações
Variedades

Rissul e Macromix apoiam corrida para Vencer o Diabetes do ICDRS

Por Jonathan da Silva 17/09/2025
Por Jonathan da Silva

As marcas Rissul e Macromix Atacado, da Holding UnidaSul, estão entre os patrocinadores da 27ª Corrida para Vencer o Diabetes, promovida pelo Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICDRS). O evento será realizado no dia 28 de setembro, um domingo, a partir das 9h30min, no Parcão, em Porto Alegre, e deve reunir mais de 5 mil participantes em defesa da causa.

A corrida tem caráter participativo, com percurso de 3 km, e não possui competição. Para participar, é necessário adquirir a camiseta oficial do evento pelo valor de R$ 35. As vendas ocorrem na sede do instituto, em unidades selecionadas do Rissul e Macromix, além de no local da prova, com pagamento via pix e cartões.

Apoio social

Com o lema “Correndo juntos, voamos mais alto”, a iniciativa busca mobilizar a comunidade em torno da conscientização sobre o diabetes tipo 1, que exige aplicação diária de insulina. O ICDRS atende mais de 5,3 mil crianças e adolescentes diagnosticados com a doença em todo o Rio Grande do Sul.

Compromisso da UnidaSul

A Holding UnidaSul, mantenedora das marcas Rissul e Macromix, afirma que a participação na corrida está alinhada aos seus valores de mobilização comunitária e responsabilidade social. A empresa destaca a importância de apoiar projetos que incentivem saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população gaúcha.

Mais detalhes sobre inscrições e retirada de camisetas estão disponíveis no site icdrs.org.br/corrida ou pelo WhatsApp (51) 98168-1654.

Foto: Itamar Aguiar/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/09/2025 0 Comentários 287 Visualizações
Cultura

Canela debate apoio cultural com secretário estadual

Por Jonathan da Silva 10/07/2025
Por Jonathan da Silva

O secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Eduardo Loureiro, esteve em Canela nesta segunda-feira (7) para uma reunião com o prefeito Gilberto Cezar (PSDB) e o vice-prefeito Gilberto Tegner, na sede da Prefeitura. O encontro teve como pauta principal o financiamento da 31ª Festa Colonial por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e tratou ainda de futuros editais e do apoio do Estado a eventos realizados no município.

Durante a conversa, o prefeito Gilberto Cezar agradeceu o respaldo recebido pela administração municipal. “O Governo do Estado tem dado incentivo importante a Canela”, pontuou o chefe do executivo canelense. O secretário Loureiro destacou que a cidade tem papel relevante no turismo cultural do Rio Grande do Sul.

Participação das soberanas

A corte da 31ª Festa Colonial também esteve presente e apresentou detalhes do evento ao secretário. Participaram a rainha Mariana dos Santos Bernardes e as princesas Maria Eduarda de Melo Abreu e Karoline Mineiro.

Além deles, acompanharam o encontro os vereadores Graziela Hoffmann (PDT) e Rodrigo Rodrigues (PDT).

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/07/2025 0 Comentários 294 Visualizações
Política

Governo do Estado anuncia hoje medidas para apoiar atingidos pelas chuvas de junho

Por Jonathan da Silva 25/06/2025
Por Jonathan da Silva

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), anunciará, na tarde desta quarta-feira, 25 de junho, um conjunto de medidas voltadas ao apoio de pessoas e municípios afetados pelas chuvas que atingiram o estado neste mês. O ato será realizado às 17h no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

As ações têm como objetivo enfrentar os efeitos causados pelos temporais recentes, que resultaram em prejuízos e impactos sociais em diversas regiões do estado.

Serviço

  • O quê: Anúncio de medidas para pessoas e municípios afetados pelas chuvas
  • Quando: Quarta-feira, 25 de junho, às 17h
  • Onde: Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre)
Foto: Maurício Tonetto/Secom/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2025 0 Comentários 325 Visualizações
Projetos especiais

Projeto “Autismo para Muitos” busca apoio para manter ações gratuitas à população

Por Jonathan da Silva 21/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Pandorga Formação, segmento educacional da Associação Mantenedora Pandorga, de São Leopoldo, está em campanha para arrecadar recursos que permitam a continuidade do projeto “Autismo para Muitos”, que oferece gratuitamente capacitações e materiais educativos sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) para famílias, pessoas autistas, cuidadores e profissionais. As contribuições podem ser feitas via Imposto de Renda Solidário ou por Pix direto à instituição.

Criado com o objetivo de educar, sensibilizar e qualificar a população sobre o TEA, o projeto “Autismo para Muitos” oferece ações como bolsas de estudo gratuitas, cursos online acessíveis e materiais didáticos. Ao todo, são 19 cursos disponíveis na plataforma, além de palestras personalizadas e os “Cadernos Pandorga de Autismo”, brochuras com conteúdo introdutório para apoio a familiares, cuidadores e profissionais.

Desde sua fundação, a Pandorga Formação já distribuiu mais de 1.600 bolsas de estudo para pessoas autistas e seus familiares e mais de 450 bolsas para estudantes de licenciatura e professores, alcançando 550 municípios em todo o Brasil.

Doações por Imposto de Renda

A diretora da Pandorga Formação, responsável pelo projeto, informa que é possível apoiar a iniciativa por meio do Imposto de Renda Solidário. A destinação pode ser feita durante o ano-calendário ou no momento da declaração, até 30 de maio de 2025. O projeto está habilitado a receber doações por meio do Fundo Municipal da Criança e Adolescente de São Leopoldo.

Doações via Pix

Também é possível apoiar financeiramente a iniciativa por meio de transferência via Pix, com os seguintes dados:

  • Chave Pix: [email protected]
  • Nome do beneficiário: Associação Mantenedora Pandorga
  • Banco do Brasil – Agência: 0185-6 | Conta Corrente: 48.798-8

Após a doação, o comprovante pode ser enviado para o e-mail [email protected], com a indicação se a contribuição será anônima ou pública.

Mais detalhes

Mais informações sobre o projeto e a Pandorga Formação podem ser obtidos pelo WhatsApp (51) 99537-1331.

Foto: PV Productions/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
21/05/2025 0 Comentários 396 Visualizações
Projetos especiais

Campo Bom abre inscrições para novo grupo de apoio à obesidade

Por Jonathan da Silva 09/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom está com inscrições abertas para a próxima edição do Grupo de Apoio à Obesidade “Leve a Vida”, que inicia em agosto e é voltado a adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 kg/m². O objetivo da iniciativa é promover o autocuidado e a mudança de comportamento em saúde por meio de encontros semanais e quinzenais com equipe multidisciplinar.

O grupo iniciou uma nova turma em março com 12 pacientes e, desde sua criação em 2024, já atendeu 20 pessoas. As atividades seguem o Protocolo Clínico e Diretrizes do Sobrepeso e Obesidade em Adultos do Ministério da Saúde (2020), com abordagem crítico-reflexiva e foco no autocuidado apoiado.

A nutricionista e coordenadora do Serviço de Alimentação da Secretaria Municipal de Saúde campo-bonense, Fabiana Mewius Marques, explicou os objetivos da ação. “O grupo foi pensado para oferecer não apenas orientação técnica, mas também acolhimento e suporte emocional. Nosso objetivo é promover uma mudança de comportamento sustentável, com base em protocolos reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Com isso, buscamos melhorar os indicadores de prevalência de excesso de peso e obesidade, reduzir o surgimento de doenças associadas, como cardiopatias, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer, além de diminuir os custos com tratamentos dessas condições. No fim, tudo isso contribui para uma maior expectativa e qualidade de vida dos pacientes atendidos”, destacou Fabiana.

Como funciona o grupo

O programa tem duração de três meses e é realizado no Centro Vida. São dez encontros, iniciando com uma apresentação coletiva com médico, psicólogo, nutricionista e educador físico. Em seguida, os participantes passam por triagem individual, incluindo avaliação antropométrica, anamnese e inquérito alimentar. As demais sessões são divididas em quatro encontros semanais e quatro quinzenais.

Serviço

  • O quê: Grupo de Apoio à Obesidade “Leve a Vida”
  • Quando: Próxima turma inicia em agosto
  • Onde: Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom (inscrição presencial no 2º andar do Centro Administrativo)
  • Quanto: Gratuito, voltado a adultos com IMC acima de 30 kg/m²
Foto: PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/05/2025 0 Comentários 346 Visualizações
Ensino

Colégio Batista busca apoio para instalação em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 08/04/2025
Por Jonathan da Silva

Uma representação da Associação Educacional, Social e Cultural por Princípios Bíblicos – Colégio Batista apresentou, nesta segunda-feira (7), na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, um projeto para a instalação da instituição no município. A diretora pedagógica Marilei Stoll Flores expôs a proposta da escola, baseada em princípios bíblicos, e solicitou apoio financeiro e estrutural para viabilizar a iniciativa.

Marilei destacou que a proposta do Colégio Batista busca unir educação infantil e contraturno com valores cristãos, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A educação cristão não se limita à igreja ou ao lar, mas se estende à escola, onde as crianças passam uma parte significativa do seu tempo”, afirmou a representante de instituição.

A escola planeja atender crianças de zero a seis anos na educação infantil e de seis a 12 anos no contraturno. Além do ensino convencional, o colégio pretende oferecer atividades complementares como Robótica, Inglês, Judô, Karatê, Música, Alimentação Saudável e Educação para o Trânsito.

Busca por recursos

Segundo Marilei, o projeto conta atualmente com apoio de membros da igreja, amigos e parentes. “Criamos carnês de contribuição anual e recebemos doações espontâneas”, explicou a representante. Para arrecadar mais fundos, a instituição organiza um jantar beneficente em 3 de maio.

A diretora pedagógica do Colégio Batista solicitou apoio da Câmara de Vereadores por meio de emendas parlamentares, parcerias e apoio institucional para garantir a viabilidade do projeto. “Estamos prestes a fechar a locação de um imóvel, mas precisamos de apoio estrutural e financeiro para adequar o espaço físico, adquirir materiais didáticos e pedagógicos, além de oferecer bolsas para famílias em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Marilei.

Quem é o Colégio Batista

O Colégio Batista foi formalizado como Associação Educacional, Social e Cultural por Princípios Bíblicos em 19 de novembro de 2024 e obteve seu CNPJ em 2 de janeiro de 2025. Mais detalhes sobre doações e colaborações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99616-6616.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/04/2025 0 Comentários 504 Visualizações
Cidades

Conselho Antidrogas de Gramado define estratégias de prevenção e apoio a familiares

Por Jonathan da Silva 13/03/2025
Por Jonathan da Silva

O Conselho Antidrogas de Gramado definiu, nesta terça-feira (11), estratégias para controle, prevenção e educação sobre o uso de substâncias ilícitas. A reunião contou com a participação de representantes da área da saúde, segurança pública e assistência social do município.

Durante o encontro, foi estabelecida a criação de um protocolo antidrogas, que abrangerá ações de prevenção, combate e reinserção social de pessoas em situação de dependência química. O objetivo é estruturar uma abordagem conjunta entre diferentes setores para enfrentar a questão das drogas no município.

Grupo de apoio a familiares

O conselho também alinhou os últimos detalhes para a implementação de um grupo de apoio a familiares de pessoas com transtornos por uso de substâncias. O grupo oferecerá suporte confidencial e acolhedor, sem julgamentos, com encontros semanais. A primeira reunião está marcada para esta quinta-feira, 13 de março, às 16h, no Auditório do Centro de Saúde, localizado na Rua Ernesto Volk, 300, no Centro.

Participantes da reunião

Estiveram presentes na reunião o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, a procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, e o defensor público Igor Menini. Representando as forças de segurança, participaram o delegado regional Gustavo Barcellos, a delegada de polícia Fernanda Aranha e o sargento Rezende.

Os conselheiros presentes foram: Antônio Barbedo Junior (Saúde), Carol Mazzurana (Cidadania e Assistência Social), Silvio Luciano Andrade (Conselho Tutelar), Marilei Hahn (Conselho Tutelar), Felipe dos Santos Reis (CreRH), Tatiana da Silva Lemes (Escola Senador Salgado Filho), Ilse Capeletti (Educação) e Katiane dos Santos Reis (Saúde Mental).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/03/2025 0 Comentários 315 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO