Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Alemanha

Cultura

Comitiva da Rota Romântica retorna da Alemanha com grandes vivências

Por Marina Klein Telles 31/08/2023
Por Marina Klein Telles

A comitiva da Rota Romântica, formada por Deputados, Prefeitos, Vice-Prefeito, Secretários, Diretores de Turismo e associados, voltaram da Alemanha na terça-feira, dia 29 de agosto, após duas semanas de diversas agendas em três estados alemães, com visitas voltadas à agricultura familiar, energias renováveis e o turismo sustentável.

A viagem técnica aos estados de Saarland, Renânia-Palatinado e Baviera englobou visitas com recepções oficiais em onze cidades, incluindo uma agenda com Secretária de Estado, Petra Dick-Walther, no Ministério da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura de Rheinland-Pfalz. Intermediada pelo então Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl, o encontro possibilitou muita troca de experiências e conhecimento na produção agrícola, com destaque para a agricultura familiar e energias alternativas adotadas na região. “Com o que vimos de práticas adotando as energias renováveis, tanto na agricultura como na indústria, tivemos grandes exemplos para mudanças de hábitos nas nossas cidades”, destaca Terezinha Marina Kuhn Haas, Presidente da Associação Rota Romântica.

Nas visitas às propriedades rurais e em reuniões com as administrações municipais, ficou evidente que, onde há turismo, foi agregado valor. Diversas propriedades estruturaram seus espaços visando o turismo de família e espaço de eventos com aconchego e hospitalidade. Nos locais são oferecidas muitas atividades para crianças e aproximação com animais, gerando experiências e vivências para as famílias.

Na Romantische Strasse a maior experiência foi o trabalho coletivo e a gestão compartilhada de diversas iniciativas. “Eles entendem que cada município da rota é uma pérola e as 29 cidades formam um colar de pérolas que juntos possuem um grande significado, preservando o antigo e investindo em novos atrativos”, aponta Terezinha. Na região que serviu de inspiração para a criação da Rota Romântica há 27 anos, a comitiva vivenciou a preservação da paisagem natural e das construções dos anos de 1.500, principais motivos que levam milhares de turistas à região todos os anos.

Resumo da viagem

32 atrativos visitados, entre castelos, museus, centro de empreendedorismo, propriedades agrícolas, associação de geração de energias e empreendimentos turísticos.
29 cidades visitadas
11 dias de atividades oficiais
3 estados visitados visitados

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/08/2023 0 Comentários 496 Visualizações
Cultura

Comitiva brasileira chega à Romantische Strasse

Por Marina Klein Telles 24/08/2023
Por Marina Klein Telles

A comitiva da Associação Rota Romântica chegou na última terça-feira, dia 22, à Romantische Strasse, região turística mais visitada da Alemanha. Nessa etapa final da viagem o foco é conhecer algumas cidades que integram o roteiro alemão, com destaque para o turismo e economia local.

Recepcionados pelo Presidente da Romantische Strasse, Jürgen Wünschenmeyer, e o Prefeito de Halblech, Johann Geschwill, o grupo conheceu algumas belezas naturais que, aliados às construções medievais, são a principal motivação turística da região da Baviera. Wünschenmeyer apresentou algumas características do turismo na Romantische Strasse com destaque para a história da região, produção de vinhos e cervejas.

Nos últimos dias, a comitiva esteve na Renânia-Palatinado visitando cidades de onde partiram a maioria dos imigrantes que colonizaram as cidades da Rota Romântica. Entre as agendas oficiais, o Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl, intermediou para que a Rota Romântica, junto aos Deputados, Prefeitos e o Presidente da Sicredi Pioneira, se reunissem com a Secretária de Estado, Petra Dick-Walther, no Ministério da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura de Rheinland-Pfalz.

Na oportunidade, os representantes trocaram experiências sobre a produção agrícola e discutiram sobre o acordo bilateral entre o Mercosul e a União Europeia. “Entregamos ofícios com a intenção de celebrarmos acordos de cooperação técnica para o compartilhamento de experiências e conhecimento na agricultura familiar e energias alternativas, com destaque para a eólica e biogás” destaca Tiago Luiz Schmidt, Presidente da Sicredi Pioneira, ao ressaltar que os alemães ficaram impressionados com a estrutura de universidades e preservação cultural da região.

A viagem segue até o dia 29 de agosto e integra as atividades em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/08/2023 0 Comentários 782 Visualizações
Business

Comitiva gaúcha embarca para a maior feira de games do mundo

Por Marina Klein Telles 23/08/2023
Por Marina Klein Telles

Acessar as novas tendências do universo dos jogos virtuais é o propósito da imersão empresarial do Sebrae RS à Gamescom – maior feira de jogos do mundo que inicia hoje (23) e segue até 27 de agosto, na cidade de Colônia, na Alemanha. A iniciativa da organização vai levar 22 empreendedores de 13 empresas do Estado ao evento das cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Pelotas e Rio Grande.

Todas as empresas que compõem a comitiva gaúcha fazem parte do projeto de desenvolvimento da indústria de games. Intitulada Global Games RS, a iniciativa do Sebrae RS leva empresas do Estado à Gamescom desde 2018. Compõem o grupo que viaja à Alemanha neste ano as empresas Hammer 95, Aoca Game Lab – Rs, Canvas Games Studio, Epopeia Game Studio, Clap Clap Games, Hyper Dive Studio, Druzina Content, Sorora Game Studio, Radioativa Sound Games, Kreativitas Studio (todas de Porto Alegre); Mr. Dev Studio (Novo Hamburgo); Izyplay Game Studio (Pelotas) e Beta 2 Games (Rio Grande).

A comitiva terá acesso a diversas rodadas de negócios que acontecem na Gamescom, além de conferências que abordam as novidades de mercado da indústria. Os gaúchos terão ainda a oportunidade de ficar cara a cara com grandes players da indústria mundial – como Nintendo e Playstation – em rodadas de pitch para captação de investimento ou prospecção de parcerias.

Para a gestora de projetos de inovação do Sebrae RS, Carolina Niederauer, além de uma grande oportunidade para ampliar os negócios para além das fronteiras do Brasil, o evento é uma forma de observar o que há de mais novo no mercado e trazer experiências que irão agregar valor ao ecossistema do mercado de games. “Estar no mesmo ambiente que grandes players é sempre muito importante. A troca de experiências, a possibilidade de negócios ou até mesmo o networking com essas corporações sempre agregam um valor especial. Tenho certeza de que o grupo que compõe a comitiva voltará ainda mais fortalecido”, comentou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/08/2023 0 Comentários 703 Visualizações
Cultura

Inicia a missão técnica da Rota Romântica na Alemanha

Por Marina Klein Telles 18/08/2023
Por Marina Klein Telles

A missão técnica da Associação Rota Romântica na Alemanha teve seu primeiro dia oficial de atividades na quinta-feira, 17 de agosto. Com visitas às três prefeituras do Estado de Saarland, do distrito de Skt Wendel, Bosen, Nohfelden e Tholey, a intenção de uma parceria entre o estado germânico e o Rio Grande do Sul foi pauta entre os prefeitos e deputados da comitiva.

Nas três cidades, o desenvolvimento turístico aliado à sustentabilidade ambiental foi o foco das apresentações. “Ficou muito evidente como a região alia o desenvolvimento das comunidades com respeito ao meio ambiente. Trouxeram inúmeros exemplos práticos que certamente nossas Administrações Municipais poderão aplicar”, destaca Terezinha Marina Kuhn Haas, Presidente da Rota Romântica.

O Deputado Estadual e representante da Assembleia Legislativa, Elton Weber, vê como muito positiva essa aproximação e a possibilidade de uma irmandade entre os Estados. “O primeiro dia já foi muito proveitoso no fortalecimento e solidificação da parceria”, afirmou ele.

Nesta sexta a comitiva permanecerá na região de Saarland com mais agendas junto às prefeituras locais, com visitas ao Distrito Energético de Sankt Wendel e ao Centro Empreendedor e Tecnológico que possui foco na exploração do hidrogênio. No sábado, dia 19, a comitiva chegará a Renânia Palatinado onde iniciam as visitas na cidade de Emmelshausen, cidade co-irmã de Nova Petrópolis. Na região, os 23 integrantes da missão conhecerão algumas cidades de onde vieram a maioria dos imigrantes.

A viagem segue até o dia 29 de agosto e integra as atividades em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e têm por objetivo a busca de conhecimento na área do turismo, integrando o meio ambiente com foco na sustentabilidade e energias renováveis.

Foto: Francis Jonas Limberger/divulgação | Fonte: Assessoria
18/08/2023 0 Comentários 513 Visualizações
Cidades

Prefeito Jerri participa de viagem técnica com comitiva da Rota Romântica

Por Marcel Vogt 18/08/2023
Por Marcel Vogt

O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, embarcou na última terça-feira (15), para uma viagem técnica na Alemanha, com roteiro organizado pela Associação da Rota Romântica, da qual o Município é integrante.

A viagem terá uma programação diversificada, entre as atividades, visitação técnicas em importantes áreas, recepção por prefeitos e autoridades para estreitamento de relações e negócios, inclusive com agenda com o Governo Alemão, por meio do Ministério da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura.

Segundo o prefeito Jerri, é uma oportunidade para Dois Irmãos e a região mostrar suas potencialidades e, principalmente, nos conectarmos com os ambientes de inovação de um país desenvolvido, como é a Alemanha e que possui laços efetivos com nossa cidade e região.

“Entre as diferentes áreas contempladas no roteiro, estão experiências com tecnologia, turismo, sustentabilidade, proteção climática. O contato direto com a experiência e com os gestores e empreendedores locais, com certeza permitirá ampliarmos nossa percepção e vai contribuir para implementarmos ações coletivas na nossa região e até mesmo, exclusivas em Dois Irmãos”, disse o chefe do Executivo.  

A visita também será uma oportunidade para apresentar as políticas públicas desenvolvidas em Dois Irmãos e, claro, apresentar características da nossa cidade, como pontos turísticos, eventos e peculiaridades herdadas dos imigrantes alemães. É uma oportunidade singular de divulgação de Dois Irmãos, nossos eventos e possíveis parcerias em diferentes áreas, negócios e ideias voltadas ao empreendedorismo, sistemas de energias renováveis, tecnologia, inovação e atividade empresarial.

Devido à demanda de trabalho, Jerri tem retorno previsto para 24 de agosto, cinco dias antes do final da programação oficial.  Os últimos dias serão mais destinados a conhecimento da Rota Romântica alemã e contato com prefeituras. Na primeira parte, na qual estará presente, terá mais reuniões técnicas e de negócios, o que considerou mais proveitoso para Dois Irmãos.

Roteiro pela Alemanha

A viagem técnica, organizada pela Associação Rota Romântica entre 15 e 29 de agosto, será pelas regiões de Saarland, Renânia Palatinado e Romantische Strasse da Alemanha. Integra as atividades em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e têm por objetivo a busca de conhecimento na área do turismo, integrando o meio ambiente com foco na sustentabilidade e energias renováveis.

Na região de Saarland, as visitas oficiais abordarão aspectos de como as cidades trabalham o turismo de forma sustentável e as ações adotadas visando as mudanças climáticas. Na Renânia Palatinado, região de hunsrück, as visitas serão focadas na exploração turística da região de onde vieram a maioria dos imigrantes e a exploração de energias renováveis.

A parte final compreende a região da Baviera e a Romantische Strasse, que serviu de inspiração para a criação da Rota Romântica brasileira há 27 anos. Na Baviera, uma das regiões que mais recebem turistas na Alemanha, o foco será a visita a diversos empreendimentos turísticos e áreas históricas. Para Terezinha Marina Kuhn Haas, presidente da Associação Rota Romântica, a viagem será uma grande oportunidade para estreitar os laços com a Alemanha e fortalecer as relações de intercâmbio entre os países.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/08/2023 0 Comentários 529 Visualizações
Cultura

Rota Romântica promove viagem técnica para Alemanha

Por Marina Klein Telles 11/08/2023
Por Marina Klein Telles

A Associação Rota Romântica estará promovendo, entre 15 e 29 de agosto, uma viagem técnica para as regiões de Saarland, Renânia Palatinado e Romantische Strasse da Alemanha. A viagem integra as atividades em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e têm por objetivo a busca de conhecimento na área do turismo, integrando o meio ambiente com foco na sustentabilidade e energias renováveis.

Com agendas oficiais com Prefeitos, Vereadores e Deputados do país, a comitiva é composta por 23 pessoas, entre elas os Deputados Estaduais Elton Roberto Weber e Gustavo Victorino, Prefeito de Linha Nova, Henrique Petry, de São Francisco de Paula, Marcos André Aguzzoli, Prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Susana Schaumloeffel Stoffel, Prefeito de Dois Irmãos, Jerri Adriani Meneghetti, Vice Prefeito de Picada Café, Marcos Afonso Mallmann, além de secretários municipais e representantes das Secretarias de Turismo e associados da entidade.

Na região de Saarland as visitas oficiais abordarão aspectos de como as cidades trabalham o turismo de forma sustentável e as ações adotadas visando as mudanças climáticas. Na Renânia Palatinado, região de hunsrück, as visitas serão focadas na exploração turística da região de onde vieram a maioria dos imigrantes e a exploração de energias renováveis. A parte final da viagem compreende a região da Baviera e a Romantische Strasse, que serviu de inspiração para a criação da Rota Romântica brasileira há 27 anos.

Na Baviera, uma das regiões que mais recebem turistas na Alemanha, o foco será a visita a diversos empreendimentos turísticos e áreas históricas.  Para Terezinha Marina Kuhn Haas, Presidente da Associação Rota Romântica, a viagem será uma grande oportunidade para estreitar os laços com a Alemanha e fortalecer as relações de intercâmbio entre os países.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2023 0 Comentários 707 Visualizações
Business

Delegação gaúcha vai à Feira de Hannover na Alemanha

Por Marina Klein Telles 17/04/2023
Por Marina Klein Telles

Globalização, sustentabilidade e indústria 4.0 estarão entre os principais assuntos debatidos pelos mais de 80 mil participantes e os mais de 4 mil expositores da Feira de Hannover, na Alemanha. A delegação brasileira, com participação do governo gaúcho, foi recebida na noite de domingo (16) pelo vice-presidente da Confederação Nacional das Indústria (CNI) e presidente da Fiergs, Gilberto Petry, e pelo embaixador do Brasil em Berlim, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos. No encontro, Petry e Jaguaribe adiantaram ao grupo pontos que serão destaque no evento de inovação industrial a partir desta segunda-feira (17).

Organizada pela CNI, pelo Senai e pelo Sesi, a comitiva do Brasil chega à Feira de Hannover com 174 representantes de empresas e entidades e 113 empresas do setor, oriundos de 19 estados. Destes, 63 integrantes são do Rio Grande do Sul, entre empresários, instituições e Governo do Estado, com a presença do vice-governador Gabriel Souza e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. “Estamos aqui com a expectativa de, além de prospectar novos negócios e parcerias para o RS, conhecer novas tecnologias, ver o que o mundo está pensando para a indústria do futuro e quais as ações e iniciativas do setor em relação às mudanças climáticas”, ressaltou o vice-governador.

O secretário complementou que o Estado tem uma indústria pujante, com gestores comprometidos com o desenvolvimento econômico, e que o encontro na cidade alemã permitirá uma imersão nas tendências tecnológicas da indústria mundial. “Estamos com foco na prospecção de novos mercados e na captação de investimentos que estejam alinhados à perspectiva de crescimento industrial, que é uma das metas do governo, atrair segmentos e incentivos para potencializar o setor e evoluir no progresso do nosso Estado”, afirmou Polo.

Anfitrião do encontro, Petry destacou que, pela primeira vez desde que o Brasil foi escolhido como país parceiro do evento em 1980, a indústria brasileira terá o seu estande institucional. Segundo ele, que participa da programação desde 1984, é na feira que grandes empresas apresentam soluções e tendências para o setor produtivo em alta tecnologia. “A indústria brasileira faz inovação sempre, permanentemente. É importante estarmos aqui para conhecer novas tecnologias e nos mantermos atualizados”, reforçou Petry.

Para o embaixador brasileiro, o Brasil possui uma das melhores matrizes energéticas de sustentabilidade e este é um ponto muito importante de convergência com a Alemanha – que tem compromisso estabelecido e prioritário com os temas. Jaguaribe também destacou as relações entre alemães e gaúchos. “Temos uma presença imigratória importante, com convergência de valores, familiaridade e presença tradicional de grandes empresas no Rio Grande do Sul”, disse.

Sobre a Hannover Messe

A Hannover Messe – ou Feira de Hannover – segue até sexta-feira (21/4), reunindo entidades e empresas industriais para a exibição de projetos e iniciativas a um público que reúne governos, companhias, líderes em inovação tecnológica e instituições financeiras internacionais.

Foto: Joel Vargas/divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2023 0 Comentários 781 Visualizações
Ensino

Unisc recebe visita de cônsul da Alemanha para ampliar parcerias com o país

Por Amanda Krohn 24/10/2022
Por Amanda Krohn

Nesta sexta-feira, 21, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a visita do cônsul da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl. A visita serviu para estreitar laços da Unisc com a Alemanha. O encontro deu continuidade à visita realizada pela vice-reitora, Andreia Valim e pela técnica da Assessoria Internacional da Unisc, Eveline Baier, ao Consulado em janeiro deste ano.

O cônsul foi recebido pelo reitor, Rafael Frederico Henn, e demais integrantes da reitoria, além de professores da Unisc e convidados que tenham ligação com a cultura alemã. No encontro, foram apresentados dados sobre a Unisc como número de estudantes, cursos, projetos com a comunidade e as parcerias da Universidade com a Alemanha e outros países na parte de intercâmbios.

O reitor ressaltou a honra de receber o cônsul na Unisc e o trabalho da coordenadora da Assessoria Internacional da Universidade, Cristiana Verônica Mueller, que nos últimos anos tem feito um trabalho maior na parte da internacionalização. “Nada melhor do que ter um contato direto com profissionais de outros países e que atuam e representam, neste caso, a Alemanha.” Em contrapartida, o cônsul elogiou a estrutura e as ações que são desenvolvidas na Universidade e salientou que quer reforçar os laços com a Unisc. Em seguida, o cônsul ainda fez um tour para conhecer alguns espaços do campus.

Potencialidades para ampliação da parceria

As principais áreas de interação da Alemanha na Unisc são com os cursos de Direito, Ciência/Engenharia de Computação, Tecnologia Ambiental, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Desenvolvimento Regional, este por meio do Programa de Pós-Graduação. A ideia é potencializar as relações acadêmicas, econômicas e culturais; estimular a formação em língua alemã; colaborar em iniciativas de inovação; estágios dos estudantes em empresas, laboratórios e clínicas; entre outros.

Fotos: Bruna Lovato/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2022 0 Comentários 663 Visualizações
Ensino

Alunos do Colégio Mauá ganham bolsa de estudos para a Alemanha

Por Stephany Foscarini 01/04/2022
Por Stephany Foscarini

Os alunos do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, Jordano Celeste Pacheco, do 1º Ano do Ensino Médio, e Sophia Lenz, do 9º ano do Ensino Fundamental, ganharam bolsa de estudos do Goethe-Institut. No dia 2 de julho, os estudantes santa-cruzenses, que fazem parte de um grupo de 40 bolsistas de todo Brasil que participarão da iniciativa, embarcam para a Alemanha para um curso com duração de três semanas. “Cumprimentamos os alunos pela conquista, fruto de seu estudo e dedicação à Língua Alemã. Nosso reconhecimento também aos professores e às famílias por incentivar e apoiar os seus estudos, destaca o diretor geral do Mauá, Nestor Raschen.

Durante as três semanas de curso presencial, os estudantes terão treinamento da fala, compreensão auditiva, leitura e escrita, além de uma abrangente programação esportiva, cultural e de lazer. Este é mais um grande incentivo ao aprendizado da língua alemã pelos estudantes do Mauá”.

O Colégio Mauá é uma Escola Pasch, instituição educacional parceira do Goethe-Institut desde 2020. De acordo com a professora de Alemão, Marlise Muller, para os alunos obterem esta bolsa, eles devem cursar alemão regular na escola e ter bom desempenho no aprendizado do idioma, bem como participar de atividades extracurriculares oferecidas pelo educandário. “Durante as três semanas de curso presencial, os estudantes terão treinamento da fala, compreensão auditiva, leitura e escrita, além de uma abrangente programação esportiva, cultural e de lazer. Este é mais um grande incentivo ao aprendizado da língua alemã pelos estudantes do Mauá”, explicou ela.

Conforme a professora, com os cursos do Goethe-Institut, os alunos aprendem alemão e, ao mesmo tempo, conhecem jovens do mundo inteiro, se divertem e vivenciam a cultura nas mais belas regiões da Alemanha. “Jordano ficará na cidade de Goslar e Sophia irá para Dresden. Desejamos aos dois alunos muito êxito e experiências positivas de aprendizado durante a estada na Alemanha”, complementou Marlise.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/04/2022 0 Comentários 1,4K Visualizações
Ensino

Acadêmicas do Instituto Ivoti recebem bolsa para estudar um semestre na Alemanha

Por Stephany Foscarini 13/12/2021
Por Stephany Foscarini

A expectativa para 2022 é grande para as acadêmicas do curso de Letras Português e Alemão do Instituto Ivoti. Alana Petry, Eduarda Dhein, Janaína Klein e Mariana Bühler receberam uma bolsa de estudos para passar um semestre na Universidade de Göttingen na Alemanha.

A previsão de embarque é para março do próximo ano com permanência até agosto. Auxílio com passagem, curso e moradia são importantes para as quatro contempladas, mas nada supera a expectativa de viver essa experiência de imersão da língua que estudam e pretendem lecionar.

Vai além da viagem, é uma oportunidade de imersão na cultura e, como futura professora de alemão, sei que estudar um idioma vai muito além de aprender a língua”.

Para se candidatar a essa experiência, as estudantes precisaram escrever um texto, em português, dizendo por que deveriam ser escolhidas e o que fariam para que isso se transformasse em um aprimoramento de suas formações. “Vai além da viagem, é uma oportunidade de imersão na cultura e, como futura professora de alemão, sei que estudar um idioma vai muito além de aprender a língua”, destacou Alana.

Eduarda pensou em uma proposta de aprendizagem para o contraturno da faculdade. Não estando no horário das disciplinas da Uni Göttingen, ela se propõe a assistir aulas em uma escola de Educação Infantil. “Pensei também em escrever um artigo sobre as didáticas e metodologias do ensino da língua alemã usada pelos professores de lá”. Essa é a terceira vez da acadêmica no país e a segunda pelo Instituto Ivoti. Janaína, a única do grupo que viaja ao país pela primeira vez, quer aprimorar a língua e alavancar seu nível de aprendizado. “Sei que teremos muitas atividades extras, não apenas nas aulas, mas como um todo e acredito que esse contato com a cultura da Alemanha vai agregar muito na minha bagagem como professora”, afirmou.

Quero observar a didática e as metodologias que são utilizadas nas escolas alemãs para tornar o país reconhecido mundialmente pela educação de qualidade”.

Mariana tem o desejo de observar as aulas e participar de grupos de estudo, além de aprender sobre metodologia de ensino e a docência. “Quero observar a didática e as metodologias que são utilizadas nas escolas alemãs para tornar o país reconhecido mundialmente pela educação de qualidade”, destacou Mariana. As acadêmicas vão cursar disciplinas que poderão ser utilizadas de forma curricular quando retornarem ao Brasil.

O intercâmbio está sendo promovido pela Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) uma organização alemã que promove intercâmbio acadêmico para estrangeiros.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/12/2021 0 Comentários 816 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO