Guarda Municipal de Esteio completa 20 anos de atuação

Por Jonathan da Silva

A Guarda Municipal de Esteio completou 20 anos de atividades na última sexta-feira (19). Nesta terça-feira (23), os agentes realizaram rondas em bairros e áreas comerciais, patrulhamento de praças, rondas escolares, abordagens de pessoas suspeitas de crimes e outras ações rotineiras da corporação.

Desde sua criação, a Guarda Municipal passou a atuar em diversas áreas da segurança pública municipal, desenvolvendo ações de patrulhamento preventivo, fiscalização e apoio à comunidade. O trabalho diário inclui atendimentos em escolas, hospitais, espaços públicos e operações voltadas ao combate à criminalidade.

Evolução da corporação

O agente Vieira, que integra a Guarda Municipal há 18 anos, afirma que a principal mudança observada ao longo da trajetória da corporação foi o aprimoramento técnico dos profissionais. “Ao longo dos anos, a gente vem se aperfeiçoando, melhorando as técnicas devido às instruções, cursos e reciclagens que passamos a ter, como tiro, defesa pessoal e outras formações que não tínhamos no começo”, comentou Vieira.

Para o agente Gonçalves, que atua há três anos na instituição, a diversidade das ocorrências é uma das características do trabalho desempenhado pelos guardas municipais. “Cada ocorrência é uma experiência única, pois você pode abordar o mesmo cidadão todos os dias e ser diferente”, comentou. “Nós atendemos desde apoio a escolas e hospitais até recaptura de foragidos”, exemplificou Gonçalves.

Atendimentos e estrutura

Somente neste ano, a Guarda Municipal contabilizou mais de 2 mil atendimentos, identificou cerca de 1,5 mil pessoas e realizou quase 500 abordagens de veículos durante ações de patrulhamento e fiscalização.

No mesmo período, foram efetuadas 110 prisões, entre elas 12 por crime ambiental e seis por envolvimento com entorpecentes ou tráfico de drogas. A corporação também registrou 136 detenções relacionadas ao cumprimento de mandados judiciais.

A estrutura da Guarda Municipal conta atualmente com oito veículos utilizados no patrulhamento e atendimento de ocorrências. Os agentes dispõem de pistolas e carabinas calibre 9 milímetros, espingardas calibre 12 e equipamentos de menor potencial ofensivo, como espargidores e pistolas eletrocondutivas.

Capacitação permanente

Para utilização dos armamentos, a corporação mantém um programa contínuo de qualificação dos agentes. Os guardas participam de requalificações e treinamentos mensais em estande de tiro próprio, voltados ao aperfeiçoamento técnico e à atualização dos procedimentos operacionais.

Foto: Guilherme Veiga/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.