Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Categoria

Cultura

Cultura

Semana de bibliotecas terá programação gratuita em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 17/04/2026
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo realiza, de 22 a 25 de abril, a II Semana de Bibliotecas Públicas & Comunitárias, com atividades gratuitas voltadas à promoção da leitura e à integração da comunidade. A programação ocorre no CEU das Artes, no bairro Boa Saúde, e na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, no Centro. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, homenageia os 120 anos de nascimento do escritor Mário Quintana e integra uma mobilização estadual coordenada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul.

Durante os quatro dias, o público poderá participar de varais literários com poemas de Mário Quintana, rodas de conversa, encontros de prosa e poesia e exposição de obras do autor disponíveis para empréstimo. As atividades buscam incentivar o contato com os livros e ampliar o acesso à leitura em diferentes espaços da cidade.

No CEU das Artes, estão previstos encontros de prosa e poesia no dia 23 de abril, às 9h e às 14h, além do varal literário disponível durante todo o período. Já na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, a programação inclui rodas de conversa sobre a atualidade da obra de Quintana, nos dias 22 e 25 de abril, e exposição de livros ao longo de toda a semana.

Importância das bibliotecas

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Novo Hamburgo, Angelo Reinheimer, destacou o papel desses espaços na comunidade. “As bibliotecas são espaços de encontro da comunidade, promovendo integração e conhecimento”, afirmou o titular da pasta.

Segundo o secretário, a escolha de Mário Quintana como homenageado também busca aproximar o público da literatura, destacando a linguagem acessível do autor e seu alcance entre diferentes gerações de leitores.

Como participar

A participação nas atividades é gratuita, mediante inscrição prévia, que pode ser realizada diretamente com as bibliotecas. A programação faz parte de uma agenda estadual que reúne ações simultâneas em diversos municípios do Rio Grande do Sul entre os dias 22 e 25 de abril.

Foto: Weslei Fillman/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2026 0 Comentários 142 Visualizações
Cultura

Assembleia Legislativa recebe exposição sobre os 30 anos da Rota Romântica

Por Marina Klein Telles 16/04/2026
Por Marina Klein Telles

O aniversário de 30 anos da Rota Romântica é tema de uma exposição na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entre os dias 13 e 17 de abril. Formada por diversos itens que remetem aos atrativos turísticos e à riqueza cultural dos 14 municípios integrantes do roteiro, a mostra pode ser visitada diariamente, das 8h30 às 18h no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos, situado no térreo do Parlamento Gaúcho.

A exposição “Rota Romântica 30 anos – juntos construindo nossa história” foi proposta pelo deputado estadual Elton Weber, autor da lei 15.877, que reconheceu e oficializou a Rota Romântica no Rio Grande do Sul.

A abertura oficial da exposição, na terça-feira, 14 de abril, contou com apresentações musicais do Coro Masculino Mil Venturas, de Nova Petrópolis, e da Banda Municipal de Estância Velha. Estiveram presentes a presidente da Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas, o deputado estadual Elton Weber, a cônsul alemã Martina Wolf Melgar Bastidas, além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e diretores de turismo. “É emocionante ver essa história ser contada no Parlamento Gaúcho. Um trabalho que tem raiz e gente que faz acontecer todos os dias”, afirmou o deputado Elton Weber durante a abertura oficial. “Nossa missão é unir 14 municípios, ricos em sua diversidade, e que crescem ainda mais quando somam as suas riquezas e atratividades” declarou a presidente Terezinha Haas.

Trajes tradicionais alemães

Entre os itens que celebram os 30 anos da Rota Romântica está a mostra “Deutsche Trachten aus dem Fränkischen Museum Feuchtwangen” (Trajes tradicionais alemães do Museu da Francônia de Feuchtwangen).  Situada na Baviera, no sul da Alemanha, Feuchtwangen é uma das cidades que compõem a Romantische Strasse (Rota Romântica alemã, parceira oficial da entidade de mesmo nome no Brasil). Considerado uma das referências de Feuchtwangen, no Museu da Francônia destaca-se pelo acervo de trajes tradicionais alemães. Alguns deles foram fotografados e reproduzidos em telas, que fazem parte da exposição na Assembleia Legislativa.

Foto: Walter Appelt/divulgação | Fonte: Assessoria
16/04/2026 0 Comentários 80 Visualizações
Cultura

Concerto de Páscoa apresenta obra sacra Stabat Mater no dia 19 de abril

Por Marina Klein Telles 16/04/2026
Por Marina Klein Telles

A celebração da ressurreição de Cristo inspira a realização do Concerto de Páscoa promovido pela Casa da Música Porto Alegre e AACAMUS (Associação Amigos Casa da Música). A apresentação será no dia 19 de abril, às 18h, na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade (Rua dos Andradas, 880, Centro Histórico de Porto Alegre). O programa será focado na obra sacra Stabat Mater, criação de 1736 do italiano Giovanni Battista Pergolesi que traduz, em música, o sofrimento da Virgem Maria ao testemunhar a crucificação do próprio filho.

Com duração de 60 minutos, o concerto terá regência do maestro Lucas Alves e participação das solistas Carla Maffioletti (soprano) e Angela Diel (contralto). A execução será do Ensemble Casa da Música, grupo que reúne professores e alunos avançados do projeto Orquestra e Escola Casa da Música, da AACAMUS. O conjunto vem se apresentando em diferentes concertos e atividades culturais no Rio Grande do Sul com sua formação de 12 músicos, incluindo violinos, violas, violoncelos, contrabaixo e baixo contínuo. Na abertura, estará o Madrigal Nestor Wennholz, coro com nove vozes masculinas.

A composição Stabat Mater combina emoção e delicadeza. Escrita para duas vozes (soprano e contralto) e orquestra, a peça alterna momentos de dor intensa com passagens de ternura e contemplação, refletindo tanto a tristeza humana quanto a esperança espiritual. A música destaca-se pela sua simplicidade elegante, melodias tocantes e caráter íntimo, tornando-se uma das interpretações mais famosas e comoventes do texto medieval do Stabat Mater.

Os ingressos estão disponíveis via Sympla, no valor de 40,00 (inteiro) e 20,00 (meia entrada). Acesso pelo www.sympla.com.br/evento/stabat-matter/3362977. Também haverá venda de ingressos no local, no dia do espetáculo, a partir das 17h.

Currículos

Os músicos envolvidos no Concerto de Páscoa têm carreiras importantes em suas áreas. O regente Lucas Alves é bacharel em regência coral pela UFRGS, onde também cursou licenciatura em Música – Canto. Desde o ano de 2009 é o maestro do Coral da UFRGS, grupo com o qual gravou, em 2014, o CD Vox Aurumque e, em 2016, recebeu os prêmios de Melhor Coro Erudito e Melhor Coro do III Cantoritiba (Festival Internacional de Coros de Curitiba). Atua como tenor solista junto às mais renomadas orquestras do estado, como Orquestra de Câmara ULBRA, Orquestra Theatro São Pedro e OSPA. Além das atividades como maestro e cantor, atua como professor em diversas instituições.

A contralto Angela Diel construiu uma carreira expressiva, com numerosas atuações em óperas. “Carmen”, de Bizet, “Il Trovatore” e “La Traviata”, de Verdi, estão entre elas. Premiada como Melhor Voz Feminina no prestigiado Concurso Nacional Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, recebeu também o Prêmio Açorianos de Música, na categoria Melhor Intérprete Erudita, em várias edições. Fundadora da Casa da Música Porto Alegre, é diretora artística do Projeto Orquestra Jovem AACAMUS, curadora das séries Recita Casa da Música, Clássicos na Pinacoteca e Concertos Capitólio, e cofundadora, cantora e administradora na CORS – Cia de Ópera RS. Sua intensa atividade como recitalista a levou a concertos no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo.

Residente na Holanda, a versátil soprano Carla Maffioletti possui atuações como cantora, violinista, compositora e produtora. Atuou como solista junto ao violinista André Rieu e sua turnê de concertos, viajando pelo mundo. A ópera também está em sua trajetória musical, com apresentações no Brasil, Suíça (integrante do Teatro de Lucerna) e Alemanha. Criadora do selo Almeh Music na Holanda, produziu a turnê de concertos “A Dream” e lançou quatro álbuns, atuando também como violinista e arranjadora. Nos últimos anos, sua atividade como compositora tem ganhado destaque. Em 2022, realizou duas grandes estreias: sua ópera “Pássaro do Paraíso” em palcos europeus, e o ciclo de canções para soprano e orquestra de câmara “O Voo do Vagalume” junto à orquestra Sonoridades em Porto Alegre.

O Madrigal Nestor Wennholz é uma formação musical vocal de naipes masculinos de Porto Alegre, cujo nome homenageia o compositor, arranjador e maestro gaúcho que dedicou especial atenção à música coral. O grupo iniciou as atividades em 2015 e realiza seus ensaios na Casa da Música Porto Alegre. Dedica-se em especial ao repertório de música erudita a cappella, dos períodos renascentista, barroco e romântico. Tem na direção artística o regente Lucas Alves, que atua no grupo como tenor I, ao lado de Aquiles Maciel. A formação conta ainda com Rogério Ienczak Gomes, Ricardo Ortega e João Ricardo Masuero (tenores II); Fernando Wielewicki e Otho Pickrodt Silva (barítonos); e Roberto Moreira e José Mariano Bersch (baixos).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/04/2026 0 Comentários 100 Visualizações
Cultura

OSNH celebra os 99 anos de Novo Hamburgo com concerto especial no Teatro Municipal

Por Marina Klein Telles 15/04/2026
Por Marina Klein Telles

Novo Hamburgo celebra seus 99 anos ao som da música que ajuda a contar a sua própria história. A Orquestra de Sopros (OSNH) sobe ao palco do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno no próximo dia 19 de abril, às 19h30, para um concerto que comemora o aniversário do município e também do principal espaço cultural da cidade. A apresentação terá entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração para pets.

Com regência do maestro Linus Lerner, o espetáculo propõe uma viagem musical que dialoga com a diversidade cultural brasileira. Intitulado “Brasil, Terra de Contrastes”, o programa reúne obras que exploram ritmos, influências e tradições de diferentes regiões, tendo a dança como fio condutor da narrativa musical.

A noite contará ainda com a participação especial da pianista Olinda Alessandrini, solista convidada para a execução da obra Raphsodia Nazaretheana, em homenagem à obra de Ernesto Nazareth. A presença da artista reforça o caráter celebrativo do concerto, que conecta tradição, virtuosismo e identidade cultural brasileira. O concerto se insere em um momento simbólico para a cidade. Ao marcar o aniversário de Novo Hamburgo, a OSNH retoma seu papel como protagonista da vida cultural local, aproximando o público de uma programação artística de qualidade e acessível.

Para o diretor artístico da orquestra, Gustavo Müller, a apresentação carrega um significado especial. “Celebrar o aniversário da cidade com música é uma forma de reafirmar o papel da cultura na construção da nossa identidade. A Orquestra é parte dessa história e estar no palco, junto da comunidade, é sempre um momento muito significativo”, destaca.

O repertório foi pensado para dialogar diretamente com o espírito da data. Entre obras que transitam por diferentes estilos e influências, o programa convida o público a uma experiência sensorial que reflete a pluralidade cultural do Brasil e, por extensão, da própria cidade.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Cultura

Prefeitura de Nova Petrópolis repassa R$ 189 mil para realização da Nova Oktoberfest 2026

Por Jonathan da Silva 15/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis assinou o Termo de Fomento nº 039/2026 com a Associação de Danças Folclóricas Böhmerland, prevendo o repasse de R$ 189 mil para a realização da Nova Oktoberfest 2026. O evento ocorrerá de 1º a 12 de outubro, na Rua Coberta do município, com entrada gratuita. A entidade participará com contrapartida de R$ 130 mil, totalizando um investimento de R$ 319 mil.

O termo foi assinado nesta terça-feira (14) pelo prefeito Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos) e pelo presidente da associação, Henrique Felipe Lüdke, com a presença do secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali. Os recursos serão aplicados em atrações culturais e musicais, montagem de estrutura, serviços de limpeza e segurança, decoração, material gráfico, divulgação, hospedagem de artistas, plano de prevenção contra incêndio (PPCI) e despesas com o ECAD.

Expectativa de 80 mil visitantes

A expectativa da organização é receber mais de 80 mil visitantes. Criada em 2022, a Nova Oktoberfest busca ampliar as atrações na Região das Hortênsias durante outubro, fortalecendo a cultura e a ligação histórica de Nova Petrópolis com a Alemanha. A programação inclui apresentações de grupos de danças folclóricas, bandinhas típicas e bandas de baile, abrangendo todas as faixas etárias. Mais detalhes podem ser conferidos no Instagram @novaoktoberfest.

Foto: Jordana Kiekow/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2026 0 Comentários 129 Visualizações
Cultura

Greice Martins lança livro trilíngue de contos “Pleno coração” em Bagé nesta sexta

Por Jonathan da Silva 15/04/2026
Por Jonathan da Silva

A escritora gaúcha Greice Martins lança o livro “Pleno coração” (edição trilíngue em português, inglês e espanhol) nesta sexta-feira, 17 de abril, às 18h, no Escritório da Estância São José, em Bagé. A obra reúne contos com temas universais, abordando a condição feminina, experiências autobiográficas e o engajamento associativo da autora.

Capa do livro

Membro titular das Academias Pelotense e Bageense de Letras, Greice Martins apresenta uma escrita que carrega a tradição literária gaúcha com autenticidade. Cada conto busca revelar pequenos momentos que constroem a grandeza da existência, de acordo com a sinopse.

No prefácio, o escritor Alcy Cheuiche destaca o estilo da autora. “Greice abre este novo livro com o poema Meu Jeito, que é a síntese de sua filosofia de existir”, escreve Cheuiche. O escritor menciona ainda a trajetória de Greice à frente da Associação Brasileira das Raças Hereford e Braford (ABHB), entre 1997 e 2006, desafiando tradições machistas. “Fez o mesmo na literatura, ganhando espaço pelo estilo cuidadoso, mas espontâneo de contar suas experiências”, acrescenta.

Quem é Greice Martins

Greice Martins é natural de Bagé, advogada, economista, administradora rural e ex-presidente da ABHB. Também presidiu a Federação Braford do Mercosul e idealizou a Confederação Mundial do Braford. É autora de livros como “Cara Branca” (2007), “Nos Caminhos da Rainha” (2009), “Retrato de Família” (2011), “Fábulas Gaúchas” (2013) e “Selayê” (2019). A obra “Pleno coração” tem 268 páginas e custa R$ 40.

Onde será o lançamento

Palco do lançamento, o Escritório da Estância São José está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1248, em Bagé.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2026 0 Comentários 133 Visualizações
Cultura

Projeto Luau Bandas Gaúchas Acústico alcança mais de 240 mil pessoas

Por Jonathan da Silva 15/04/2026
Por Jonathan da Silva

O projeto Luau Bandas Gaúchas Acústico, apoiado pela CEEE Equatorial, alcançou mais de 240 mil pessoas, presencialmente e online, durante o verão de 2026. As apresentações ocorreram entre 10 de fevereiro e 17 de março nas praias da Varzinha (Viamão), Laranjal (Pelotas), Cassino (Rio Grande), das Mães (São Lourenço do Sul), além de Balneário Pinhal e Xangri-Lá, no litoral norte.

O evento reuniu artistas consagrados do pop rock gaúcho, como Claus e Vanessa, Rafa Machado, Tati Portela, Comunidade Nin-Jitsu, Grupo Zueira e Rock de Galpão, todos em formato acústico. Além das apresentações presenciais, o projeto foi transmitido em 4K no canal Porto Alegre 24 Horas.

Sustentabilidade inclusa

A ação “Deixa Tua Pegada Verde”, promovida pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da CEEE Equatorial, realizou atividades lúdicas e pedagógicas de conscientização sobre segurança com energia elétrica e preservação ambiental. O público recebeu brindes sustentáveis e participou de uma limpeza simbólica da faixa de areia. “Levar cultura para as praias e, ao mesmo tempo, promover orientação sobre segurança com energia elétrica e sustentabilidade é uma forma de estar mais próximo da comunidade, reforçando atitudes simples que fazem diferença no dia a dia”, afirmou o analista do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva.

Foto: CEEE Equatorial/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2026 0 Comentários 129 Visualizações
Cultura

Casa Perini abre mostra “O Tempo Esculpido”

Por Marina Klein Telles 15/04/2026
Por Marina Klein Telles

Entre o concreto e o sensível, entre a pedra e o tempo, a arte encontrou novos contornos na Serra Gaúcha. A abertura da exposição O Tempo Esculpido, do artista Ricardo Aguiar, transformou a Vinícola Casa Perini em um espaço de contemplação, onde o vinho divide protagonismo com esculturas que convidam o público a desacelerar.

Realizada no último final de semana, a abertura reuniu convidados, apreciadores de arte e visitantes em um encontro que reforça o avanço do enoturismo como plataforma cultural. A mostra apresenta 10 esculturas em pedra instaladas na Piazza da vinícola e segue aberta ao público pelos próximos três meses, com visitação integrada à experiência da Casa Perini.

A exposição, com curadoria de Maria Inês Salvador, propõe uma reflexão sobre o tempo como elemento que molda, transforma e deixa marcas. As obras exploram texturas, imperfeições e camadas, criando uma narrativa silenciosa que se revela no olhar atento do visitante.

“O Tempo Esculpido nasce do desejo de aproximar a arte do público em contextos diferenciados. A exposição nos convida a desacelerar e observar com mais atenção aquilo que, muitas vezes, passa despercebido”, afirma Maria Inês.

Natural de Santa Maria, Ricardo Aguiar acumula mais de três décadas de trajetória na escultura em pedra e vem se consolidando como um dos principais nomes do Rio Grande do Sul na linguagem. Suas obras já passaram por exposições nacionais e internacionais e dialogam diretamente com espaços arquitetônicos e paisagens abertas.

“O meu trabalho é guiado pela relação com o tempo. Ele se transforma, assim como a pedra que se deixa ser esculpida”, resume o artista.

Na Casa Perini, cada obra está acompanhada de um QR code com informações sobre conceito, dimensões e processo criativo, ampliando a interação com o público.

As obras estão disponíveis para aquisição como parte da proposta de valorizar a produção artística e ampliar o acesso do público à arte em um ambiente integrado à experiência da vinícola”, destaca Pablo Onzi Perini, diretor de Marcas e P&D da Casa Perini.

Parte da renda será destinada ao projeto Casa Perini Solidário, que apoia o IMAMA e a Federação Brasileira de Hemofilia.

A realização ocorre em parceria com a Galeria Arte Quadros, que há décadas atua no fomento às artes visuais no sul do país, conectando artistas e público em diferentes espaços.

Os visitantes podem conferir a mostra de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Ao ocupar uma vinícola com esculturas que falam de tempo, matéria e memória, a mostra reforça uma tendência crescente no Brasil, em que o enoturismo se expande para além da taça e incorpora novas linguagens culturais. O Tempo Esculpido se consolida, assim, como um convite à pausa, ao olhar atento e à experiência sensorial que vai além do vinho.

Foto: Jully Aguiar/divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2026 0 Comentários 100 Visualizações
Cultura

Espetáculo premiado da Cia Rústica terá curta temporada na Zona Cultural em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 14/04/2026
Por Jonathan da Silva

O espetáculo “O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só”, da Cia Rústica, será apresentado nos dias 25 e 26 de abril na Zona Cultural, em Porto Alegre. A montagem, que completa 15 anos em 2026, é protagonizada por Heinz Limaverde e venceu o Prêmio Açorianos nas categorias melhor direção, com Patrícia Fagundes, e melhor figurino, com Daniel Lion, em 2011.

A peça já foi apresentada em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. A temporada integra o projeto Solos Rústicos, que também trará o espetáculo “A Vingança é um Jardim Selvagem”, com Priscila Colombi, nos dias 9 e 10 de maio.

Espaço ideal

O ator Heinz Limaverde destacou a adequação do espaço para a peça. “Esse espetáculo já foi apresentado em teatros para 700 espectadores, como no Amapá. Mas a Zona Cultural é ideal para a peça, que começou a ser encenada em espaços pequenos. É trazer o público para perto, para dentro da cena”, explicou Limaverde.

Em transformação

A diretora Patrícia Fagundes comentou que a montagem foi sendo transformada ao longo dos 15 anos. “Penso que a montagem se coloca num lugar de trânsito fundamental entre memória, presente e desejos do futuro. É uma peça que celebra a memória”, afirmou Patrícia.

Ingressos disponíveis

O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação indicativa de 14 anos. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia para idosos, estudantes e classe artística). Há combo para os dois espetáculos por R$ 90 (inteira) e R$ 50 (meia). As vendas são on-line pela plataforma Tri.RS. Antes ou depois das sessões, o público poderá utilizar o Bar da Zona, que abre uma hora antes e fecha à meia-noite aos sábados e às 22h30 nos domingos.

Serviço

  • O quê: Apresentação do espetáculo “O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só”, da Cia Rústica
  • Quando: 25 e 26 de abril
  • Onde: Zona Cultural (Rua Alberto Bins, 900, bairro Floresta, Porto Alegre)
  • Quanto: Ingressos a partir de R$ 50, pela plataforma Tri.RS
Foto: Kiran Federico León/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/04/2026 0 Comentários 249 Visualizações
Cultura

Primeira exposição de 2026 na Casa CDL convida você a viver histórias que foram guardadas com o coração

Por Marina Klein Telles 14/04/2026
Por Marina Klein Telles
Mais do que uma exposição, um encontro com memórias, afetos e identidades. “A arte de colecionar: Memórias, Legado, História, Identidade” abre a programação de 2026 na Casa CDL, em Novo Hamburgo, reunindo colecionadores que transformaram objetos em verdadeiros capítulos de vida.
A mostra propõe um olhar sensível sobre o hábito de colecionar, evidenciando sua relação com experiências, afetos e histórias de vida. Mais do que objetos, a exposição apresenta narrativas construídas ao longo do tempo.
A abertura acontece no dia 27 de abril, das 17h às 20h, e a visitação segue até 3 de maio — um convite para você olhar além do objeto… e enxergar as emoções, lembranças e significados que ele guarda.
Sob a coordenação de Maria Helena Rodrigues, e com a presença das embaixadoras Denise Engel Richter, Patrícia Scossi, Carla Araújo e Simone Fleck, essa mostra marca o início de um novo ciclo cultural — mais conectado com pessoas, histórias e legado.
E cada coleção tem nome, história e identidade:
* Dr. Ronaldo Brum — camisetas Futebol Mundo
* Adriano Nunes — facas
* Aline Floriani — óculos
* Maria Helena Rodrigues — máscaras e miniaturas de viagens
* Karla Mombach — vinis autografados
* Paulo Coelho — moedas, Coca-Cola, câmeras fotográficas, relógios de bolso, telefones antigos e geladeira Frigidaire
* Bernardo Guedes (maior colecionador brasileiro e mundial)— Kens
* Mara Dias — brinquedos anos 70/80
* Bernardo Zagury Rodrigues — camisetas Futebol Grêmio
* Stephany Foscarini — Barbies
* Poli Lopes — pratos ornamentais
* Aline Cândido Rocha — dedais
* Márcia Schuch — cartões de orelhão e telefone
* Andressa Pulz — papéis e cartas
Não são apenas coleções.
São paixões, memórias e pedaços de vida compartilhados.
Visitação: de 16h às 18h
Local: Casa de Cultura CDL – Rua Domingos de Almeida, 708, Centro, Novo Hamburgo
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/04/2026 0 Comentários 116 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO