Mais vistas
Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê...
CIEE-RS abre a semana com mais de 2,8 mil vagas...
Emanuela, Gabriele e Fernanda são coroadas Soberanas da 41ª Oktoberfest...
Visac-RS inicia testes no transporte público com ônibus movido a...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Espaço Sicredi Cristo Rei amplia opções gratuitas para eventos, reuniões...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Categoria

Cidades

Cidades

Novo Hamburgo adotará sistema nacional para emissão de notas fiscais de serviços

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo passará a utilizar, a partir de 1º de setembro de 2026, o Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) como sistema único para emissão de notas fiscais de serviços no município. A mudança será implementada pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e atende às diretrizes nacionais de padronização dos documentos fiscais eletrônicos. A medida abrangerá todos os contribuintes sujeitos à emissão de NFS-e, independentemente do regime tributário, com o objetivo de simplificar procedimentos, reduzir a necessidade de sistemas paralelos e ampliar a integração com o modelo nacional de gestão tributária.

A adoção do sistema ocorre em conformidade com a Resolução CGSN nº 189/2026, que tornou obrigatória a utilização do Emissor Nacional para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional.

Unificação do sistema

De acordo com a Prefeitura, aproximadamente 60% das empresas estabelecidas em Novo Hamburgo estão enquadradas no Simples Nacional. Considerando esse cenário, o município optou por adotar um único modelo de emissão fiscal para todos os contribuintes que emitem notas fiscais de serviços.

A administração municipal avalia que a medida permitirá maior padronização dos procedimentos tributários, além de facilitar as rotinas operacionais das empresas e dos escritórios de contabilidade.

A secretária municipal da Fazenda, Michele Vargas Antonello, afirma que a mudança está alinhada ao processo de modernização dos serviços fiscais. “Estamos promovendo uma transição alinhada às diretrizes nacionais e buscando tornar a emissão de notas fiscais mais simples, padronizada e eficiente para quem empreende em Novo Hamburgo. A adoção de um único sistema reduz complexidades operacionais, facilita a adaptação dos contribuintes e contribui para um ambiente de negócios mais organizado e integrado aos modelos nacionais de gestão tributária”, pontua a titular da pasta.

Período de transição

O sistema municipal atualmente utilizado permanecerá disponível para emissão de NFS-e até 31 de agosto de 2026. Após essa data, o Emissor Nacional passará a ser a plataforma oficial para emissão das notas fiscais de serviços no município.

A Secretaria Municipal da Fazenda orienta os contribuintes que utilizam sistemas próprios de emissão ou integrações por webservice a verificarem antecipadamente, junto aos fornecedores de software, a adequação das ferramentas ao padrão nacional.

Orientações para contribuintes

A documentação e as informações técnicas relacionadas ao novo sistema estão disponíveis nos canais oficiais do Governo Federal, incluindo o Portal Nacional da NFS-e, o Emissor Nacional da NFS-e, a documentação técnica atualizada e os materiais voltados a APIs e integrações.

Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, a consulta antecipada a esses materiais pode auxiliar empresas, profissionais de tecnologia e escritórios contábeis no processo de adaptação antes do início da obrigatoriedade do novo sistema.

Foto: Lia Kirch/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 67 Visualizações
Cidades

Assembleia pública da Consulta Popular 2026 acontece em São Leopoldo

Por Marina Klein Telles 10/06/2026
Por Marina Klein Telles

O Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) realizou, na noite da segunda-feira, 8, uma assembleia pública em São Leopoldo. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores, reunindo autoridades como o presidente do Consinos e reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, e o prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco.

A Assembleia Pública Municipal integrou o processo da Consulta Popular 2026, que definirá prioridades para a aplicação de recursos do Orçamento Estadual de 2027. O evento contou com expressiva participação da comunidade, garantindo a eleição de 20 delegados que representarão o município na próxima etapa do processo.

Para José Paulo, a participação dos municípios é fundamental para fortalecer a representatividade regional e garantir que as prioridades locais sejam defendidas nas próximas etapas da Consulta Popular. “A definição das propostas é importante, mas a escolha dos delegados é decisiva para garantir uma representação forte do município nas próximas etapas. Quanto maior a participação do município, maior será sua capacidade de defender propostas que atendam aos seus interesses e às suas necessidades. Por isso, quero parabenizar São Leopoldo pela expressiva participação nesta assembleia e também pela condução do processo da Consulta Popular até este momento. É muito gratificante ver o município mobilizado e contribuindo ativamente para a construção das prioridades regionais”, destacou.

Franco destacou a importância da participação popular na definição das prioridades de investimento. “A Consulta Popular nos lembra algo fundamental: ninguém conhece melhor uma cidade do que quem vive nela. O desenvolvimento não se constrói apenas nos gabinetes. Ele nasce também nas comunidades, nas entidades, nas associações, nas escolas e em cada cidadão que decide participar”, afirmou.

A diretora da Consulta Popular da Prefeitura de São Leopoldo, Saméli Lima Schmidt, conduziu os trabalhos e ressaltou o papel do processo como instrumento de participação cidadã. Segundo ela, a Consulta Popular possibilita que a própria população contribua para a definição das áreas e projetos que receberão investimentos do orçamento estadual.

Durante a assembleia, foram escolhidas cinco propostas consideradas prioritárias pela população de São Leopoldo. As demandas contemplam áreas como cultura, defesa civil, proteção animal, segurança pública e políticas para mulheres.

A próxima etapa será a Assembleia Regional Ampliada, que acontecerá no dia 6 de julho, às 14h, na Universidade Feevale. Na ocasião, ocorrerá a definição dos projetos para a composição da cédula de votação, realizada com a votação pelos delegados eleitos nos municípios da região e pelo Conselho de Representantes do Consinos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 57 Visualizações
Cidades

7ª Feira de Artesanato reúne mais de 50 expositores em Picada Café no fim de semana

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

A 7ª Feira de Artesanato de Picada Café será realizada neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de junho, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn. O evento, promovido pela Prefeitura local por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, reunirá mais de 50 expositores locais e regionais, além de atrações culturais, gastronômicas e atividades para toda a família. Com entrada e estacionamento gratuitos, a programação ocorrerá das 9h às 18h e tem como objetivo valorizar o trabalho artesanal, incentivar a economia criativa e promover o empreendedorismo no município.

Consolidada como o principal evento do segmento em Picada Café, a feira contará com a participação de artesãos que irão expor e comercializar produtos confeccionados manualmente. Os visitantes poderão conhecer diferentes técnicas artesanais e adquirir peças produzidas por expositores da região, em uma iniciativa voltada à valorização da identidade cultural local.

Atrativos culturais

Além dos espaços destinados ao artesanato, a programação inclui atrações culturais e atividades de lazer. Entre os destaques estão as oficinas do Espaço Mãos à Arte, apresentações de bandinha típica alemã, shows acústicos, desfile de artigos artesanais e a participação da Banda Marcial de Picada Café.

O evento também contará com opções de gastronomia, produtos coloniais, itens da agricultura familiar e cervejarias artesanais, ampliando as alternativas de entretenimento para os visitantes durante os dois dias de programação.

Incentivo à economia criativa

De acordo com a organização, a feira busca fortalecer a economia criativa por meio do incentivo aos pequenos produtores e artesãos, contribuindo para a geração de renda e para o desenvolvimento de negócios ligados ao setor.

A expectativa é receber moradores de Picada Café e visitantes de diferentes cidades da região e do Estado. “A Feira de Artesanato é aquele evento de encher os olhos com tanta beleza que os artesãos produzem com seu talento. Estamos muito otimistas para mais uma grande edição”, afirma a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Cléri Spindler.

Realização do evento

A 7ª Feira de Artesanato é uma realização da Prefeitura de Picada Café, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. O evento tem patrocínio da Sicredi Pioneira e apoio da Rota Romântica, Cresol e Sicoob.

Programação

Sábado, 13 de junho
  • 9h – Abertura
  • 9h – Rádio Imperial FM ao vivo, com o programa Manhã Alegre, apresentado por Luiz Alberto Reidel
  • 10h – Apresentação de Bandinha Típica Alemã
  • 13h30min – Espaço Mãos à Arte: Pintura em Pontilhismo, com Cáthia Nöller e Simone Krewer
  • 15h – Mostra e Desfile de Artigos Artesanais
  • 16h – Show Acústico com Ezra e Daltro Duo
  • 18h – Encerramento
Domingo, 14 de junho
  • 9h – Abertura
  • 11h – Apresentação da Bandinha Típica Alemã
  • 13h30min – Espaço Mãos à Arte: Arte em Argolas com Sisal, ministrada por Patrícia Rosina Stoffel Hansen
  • 14h30min – Apresentação da Banda Marcial de Picada Café
  • 15h – Mostra e Desfile de Artigos Artesanais
  • 16h – Show Acústico com André Menegazzo
  • 18h – Encerramento

Expositores

Artesanato
  • Adri Artesanato e Pets
  • Cras Picada Café
  • Atelier de Cristal
  • P&S Personalizados
  • Artista Tamara e Tinagurumis
  • Klô Design
  • Macramãe
  • De Olho na Arte
  • Botica das Bruxas
  • Schenkel Tapetes
  • Atelier Angela Maria
  • Cristiane Tomazi Negri
  • SB Lareiras Ecológicas
  • Espaço Metamorfose
  • Juliana Muraro
  • Aura Velas Artesanais
  • Artesanaria HG Madeiras
  • Nicole Rückert
  • Tere Crochê
  • Jujuba’rtes
  • Renova Aromas
  • Marta Krauspenhar
  • Franci Artesanato
  • Flutuart Ateliê de Resina
  • Keli Madelon Figueredo
  • Deco Atelier de Velas
  • Jardim de Amor e Alegria
  • Adelaide Alves de Melo
  • Tenda Caminhos da Serra
  • Rejane Kich Laux
  • M&V Artigos de Casa
  • Rubia Matzenbacher
  • Vanice Cristiane Ronnau Wolff
  • Ivonete Artes
  • Genessi de Almeida da Rosa
  • Noctua Artesanatos
  • Yara Almofadas
  • Aura Atelier Botânico
  • Dorneles & Ribeiro Artesanatos
  • Larissa de Lima Loureiro Martini
  • Fides Art
  • Magda Rosália Bez Sehn
  • Rosa Mel Meliprodutos
  • Cheiro da Mata
  • Viajando com Filtros
  • O Ateliê da Chris
  • Bloom
  • Aquarelas Vera Welter
  • Luana Gabriela Atelier
  • Shani Esculturas
  • Daniella Palomares
  • Loja Bluff
Gastronomia
  • Ade Wolf Lanches
  • Estação do Sabor
  • Clube de Mães Morro Bock
  • Padaria Sehr Gut
  • Komdoce Chocolates
Cervejarias Artesanais
  • Schallen
  • Faraó
Chimarrão
  • Tenda do Chimarrão

Serviço

  • O quê: 7ª Feira de Artesanato de Picada Café
  • Quando: Sábado e domingo, 13 e 14 de junho, das 9h às 18h
  • Onde: Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café
  • Quanto: Entrada e estacionamento gratuitos
Foto: Róger Nobles/Arquivo/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 41 Visualizações
Cidades

Corede/VRP realiza assembleias microrregionais da Consulta Popular nesta semana

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

As assembleias públicas microrregionais da Consulta Popular promovidas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) serão realizadas nesta semana em Santa Cruz do Sul e Estrela Velha. Os encontros ocorrerão nos dias 10 e 11 de junho, reunindo representantes dos municípios das microrregiões do Baixo Vale do Rio Pardo e Centro Serra para discutir, defender e escolher propostas que integrarão a etapa regional da Consulta Popular. As reuniões são abertas à participação da comunidade e têm como objetivo definir as prioridades que disputarão recursos destinados pelo Governo do Estado.

A primeira assembleia acontece na quarta-feira, dia 10, às 13h30min, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), reunindo os 15 municípios que compõem a microrregião do Baixo Vale do Rio Pardo. Já a segunda será realizada na quinta-feira, dia 11, às 13h30min, na Prefeitura de Estrela Velha, envolvendo os oito municípios da microrregião Centro Serra.

Definição das propostas

Nesta etapa da Consulta Popular serão analisadas e defendidas as propostas inscritas no Caderno de Demandas Elegíveis. Neste ano, a região contabilizou 38 propostas cadastradas em dez áreas distintas.

Além da apresentação e defesa das demandas, os participantes deverão votar e escolher até cinco propostas entre aquelas disponíveis no caderno de cada microrregião. Também será realizada a escolha de delegados, na proporção de um representante para cada dez participantes presentes.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destacou a importância da participação da comunidade no processo. Segundo o dirigente, apenas as propostas previamente cadastradas poderão ser analisadas durante as assembleias. Ele também ressaltou que os participantes devem estar presentes para defender e escolher os projetos.

O presidente explicou ainda que, na Assembleia Ampliada, todos poderão participar com direito à manifestação, mas apenas os delegados eleitos e os membros do Corede terão direito a voto.

Distribuição dos recursos

O valor disponibilizado pelo Governo do Estado para a Consulta Popular deste ano é de R$ 60 milhões. Desse total, a região do Vale do Rio Pardo receberá R$ 2.228.571,43.

Conforme definição aprovada em assembleia realizada no mês de abril, um terço do recurso será destinado à microrregião Centro Serra, totalizando R$ 742.857,00. Os dois terços restantes ficarão com a microrregião do Baixo Vale do Rio Pardo, que receberá R$ 1.485.714,00.

A cédula de votação deste ano será composta por cinco projetos, dos quais serão eleitos os três mais votados.

Consulta Popular será realizada em julho

A votação da Consulta Popular ocorrerá entre os dias 20 e 26 de julho. O processo será realizado exclusivamente de forma digital, por meio do portal da Consulta Popular, utilizando login na plataforma Gov.br.

Onde serão as assembleias

A assembleia do Baixo Vale do Rio Pardo será realizada no dia 10 de junho, às 13h30min, na sala 101 da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Participam os municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Já a assembleia da microrregião Centro Serra ocorrerá no dia 11 de junho, às 13h30min, na Prefeitura Municipal de Estrela Velha, localizada na Avenida João Luiz Billig, 27. Participam os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 52 Visualizações
Cidades

São José do Hortêncio promove evento para transmissão de Brasil x Marrocos na Copa

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de São José do Hortêncio realizará o evento “Torcida da Copa do Mundo” no sábado, dia 13 de junho, para reunir a comunidade para acompanhar a transmissão da partida entre Brasil e Marrocos pela estreia brasileira na Copa do Mundo de 2026. A programação será realizada no Ginásio Municipal Félix Eno Koch, com atividades gratuitas a partir das 17h30min e a exibição do jogo às 19h. A iniciativa é organizada pela administração municipal local, por meio do Departamento de Desporto.

Além da transmissão da partida em um telão instalado no ginásio, o evento contará com atrações voltadas para diferentes públicos. Entre as atividades previstas estão chute a gol, desafio de embaixadinhas, pintura de rosto para crianças, troca de figurinhas, sorteio de brindes e distribuição de pipoca.

Serviço

  • O quê: Torcida da Copa do Mundo – Brasil x Marrocos
  • Quando: Sábado, 13 de junho, com atividades a partir das 17h30min e transmissão do jogo às 19h
  • Onde: Ginásio Municipal Félix Eno Koch, em São José do Hortêncio
  • Quanto: Gratuito
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 45 Visualizações
Cidades

Audiência pública em São Leopoldo discute impactos do El Niño e medidas de prevenção

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Câmara de São Leopoldo realizou uma audiência pública para debater estudos, previsões e possíveis impactos do fenômeno El Niño 2026 no município e na região. O encontro na manhã desta segunda-feira (8) e reuniu autoridades, especialistas, representantes da Defesa Civil, entidades da sociedade civil, setor produtivo e comunidade com o objetivo de discutir estratégias de prevenção, preparação e redução de riscos diante de eventos climáticos extremos.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Daniel Daudt Schaefer (PL), por meio do Requerimento nº 097/2026 (EXP. 4904), aprovado pelo plenário e subscrito pela maioria dos vereadores da casa. A atividade buscou ampliar o debate sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e fortalecer ações preventivas voltadas à proteção da população.

Quem esteve presente

Participaram da audiência o prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco (PL); o vereador Daniel Daudt Schaefer, proponente da atividade e líder do governo na Câmara; o professor Délton Carvalho, pós-doutor em Direito Ambiental e dos Desastres pela Universidade da Califórnia e pesquisador afiliado da Universidade de Nova York; a meteorologista Estael Sias, mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e sócia-diretora da MetSul Meteorologia; o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL), Filipe Dias Schuck; e o secretário municipal da Defesa Civil, coronel Uberti.

Durante o encontro, especialistas apresentaram estudos, análises e projeções relacionadas aos cenários climáticos previstos para os próximos anos, além de debaterem medidas para reduzir riscos, fortalecer a capacidade de resposta do município e ampliar a proteção das comunidades mais vulneráveis.

Ações da administração municipal

Na abertura da audiência, o prefeito Heliomar Franco apresentou um panorama das iniciativas desenvolvidas pela administração municipal para enfrentar eventos climáticos extremos.

Segundo o prefeito, entre as ações em andamento estão investimentos em obras de drenagem, limpeza e desassoreamento de arroios, manutenção e reforço do sistema de proteção contra cheias, monitoramento permanente de áreas de risco, fortalecimento da Defesa Civil e projetos voltados à ampliação da resiliência urbana.

Heliomar Franco também ressaltou a importância do planejamento preventivo, da integração entre os órgãos públicos e dos investimentos realizados para minimizar impactos de futuras enchentes e ampliar a segurança da população.

Debate sobre riscos climáticos

Durante o debate, os participantes discutiram formas de aprimorar o planejamento municipal, fortalecer os sistemas de prevenção e qualificar as respostas diante de possíveis ocorrências associadas ao El Niño.

O vereador Daniel Daudt Schaefer destacou a importância de aproximar conhecimento técnico e tomada de decisão. “Precisamos transformar informação em prevenção. Reunir especialistas, autoridades e a comunidade é fundamental para compreender os cenários que podem se apresentar e preparar São Leopoldo para enfrentar possíveis adversidades climáticas com mais segurança, eficiência e responsabilidade”, afirmou o parlamentar.

Ao longo da audiência, também foi enfatizada a necessidade de construção conjunta de estratégias voltadas à adaptação climática, à gestão de riscos e à prevenção de desastres.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo receberá investimento de R$ 30 milhões para obras de pavimentação

Por Marina Klein Telles 09/06/2026
Por Marina Klein Telles

A infraestrutura viária de Novo Hamburgo receberá um importante reforço nos próximos meses: o Município contará com um investimento de R$ 30 milhões para a execução de obras de pavimentação e qualificação da malha viária em diferentes regiões da cidade.

O anúncio foi realizado pelo prefeito Gustavo Finck nesta segunda-feira (8) e representa um dos maiores investimentos recentes voltados à melhoria das condições de trafegabilidade, mobilidade urbana e segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e até pedestres. “Queremos trazer as melhorias necessárias para a nossa comunidade o mais rápido possível”, comenta Finck.

A iniciativa busca atender demandas históricas da população relacionadas à pavimentação e recuperação de vias, contribuindo para a valorização dos bairros e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

A licitação para contratação da empresa que fará a execução das obras encontra-se na etapa final de ajustes técnicos na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI), após trabalho conjunto com a Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Concluída essa fase, o edital será publicado. Definida a empresa, os técnicos da secretaria definirão quais as ruas que receberão as melhorias. A fiscalização da execução dos serviços ficará a cargo da Diretoria de Pavimentação e Serviços Urbanos (DPSU).

Com o investimento previsto, a expectativa é ampliar significativamente o número de ruas beneficiadas e avançar na recuperação da malha viária, atendendo demandas da população e promovendo melhorias duradouras para a cidade.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 52 Visualizações
Cidades

Brique na Estação abre 9ª temporada em Hamburgo Velho no domingo

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Brique na Estação retorna a Novo Hamburgo no domingo, dia 14 de junho, marcando a abertura da sua 9ª temporada com uma programação gratuita que reúne feiras, apresentações musicais, atrações circenses, gastronomia e atividades culturais. O evento ocorrerá na Rua Mauá, no Centro Histórico de Hamburgo Velho, a partir das 10h, promovido pela Associação dos Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho (AME).

A retomada do evento acontece após pedidos do público e celebra quase uma década de realização. A programação busca fomentar a cultura, a economia criativa e a ocupação dos espaços públicos por meio de atividades voltadas para diferentes faixas etárias.

Como será o evento

As atividades terão início às 10h com a abertura das feiras de antiguidades, brechós, sebos, produtos orgânicos e da praça gastronômica. No mesmo horário, começa a Feira de Artes, que seguirá até as 17h.

Nesta edição, a artista convidada será Magda Bonn. Com o lema “Tudo aqui já foi um sonho”, ela apresentará trabalhos desenvolvidos em cerâmica, telas, lettering e placas decorativas produzidas artesanalmente.

As atrações de palco começam às 15h com apresentação do Green Duo, formado por Matheus Green e Ben-Hur Pereira. O repertório inclui releituras de músicas de artistas e bandas como Jimi Hendrix, Neil Young, Rolling Stones, Pearl Jam e Foo Fighters.

Às 18h, a banda Canivette’s encerra a programação musical. O grupo, criado em 2024, apresentará repertório voltado ao rock gaúcho, com interpretações de sucessos de TNT, Cascavelletes, Nenhum de Nós e Cachorro Grande.

Espetáculo circense

Entre as atrações da tarde está o espetáculo “Vida de Cachorro – Imagem e Som”, apresentado pelo Palhaço Bem às 16h30min.

Com duas décadas de atuação artística, o palhaço leva ao público uma apresentação que combina números de equilíbrio, malabares, teatro de bonecos e monociclo. O espetáculo acompanha as aventuras do personagem e de seu cachorro, Palhacão, com trilha sonora executada ao acordeom.

História do evento

O nome Brique na Estação faz referência à antiga estação férrea de Hamburgo Velho, que funcionava na Rua Mauá. A proposta do evento é manter viva a memória histórica do local por meio da ocupação cultural do espaço urbano.

A edição deste ano será aberta ao público e pet friendly. A cervejaria oficial será a Clandestina Craft Beer. O evento conta com patrocínio da Sicredi Pioneira.

Programação completa

  • 10h: Abertura das feiras (Antiguidades, Brechós, Sebos, Orgânicos e Gastronomia)
  • 10h às 17h: Feira de Artes – Artista convidada: Magda Bonn
  • 15h: Atração Musical – Green Duo (Folk/Rock)
  • 16h30min: Atração Circense – Palhaço Bem (Espetáculo “Vida de Cachorro – Imagem e Som”)
  • 18h: Atração Musical – Canivette’s (Rock Gaúcho)

Serviço

  • O quê: Abertura da 9ª temporada do Brique na Estação
  • Quando: Domingo, 14 de junho, a partir das 10h
  • Onde: Rua Mauá, Centro Histórico de Hamburgo Velho, Novo Hamburgo
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Marcos Quintana/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 62 Visualizações
Cidades

1º Emprega Canela do Setor Industrial oferta cerca de 30 vagas nesta quinta

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

Com a oferta de cerca de 30 vagas de trabalho, o 1º Emprega Canela do Setor Industrial será realizado nesta quinta-feira, dia 11 de junho, pela Prefeitura de Canela. A ação ocorrerá a partir das 8h30min, na sede do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), reunindo aproximadamente dez empresas instaladas no Distrito Industrial do município.

O objetivo da iniciativa é fomentar a economia local e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Durante o feirão, os candidatos poderão conhecer as empresas participantes, obter informações sobre as vagas disponíveis e entregar currículos diretamente aos representantes dos empregadores.

Aproximação entre empresas e candidatos

As empresas participantes contarão com espaços destinados à divulgação institucional e à apresentação das oportunidades de emprego. A proposta é aproximar quem busca uma colocação profissional das organizações que necessitam contratar novos colaboradores.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, a atividade busca atender tanto pessoas que procuram recolocação profissional quanto aquelas que desejam ingressar no mercado de trabalho. “Esta feira é de fundamental importância tanto para quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego quanto para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. Além de aproximar empresas e candidatos, a ação contribui para o desenvolvimento econômico e social do município”, ressalta o titular da pasta.

Serviço

  • O quê: 1º Emprega Canela do Setor Industrial
  • Quando: Quinta-feira, 11 de junho, a partir das 8h30min
  • Onde: Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela – Cidica (Rua São Francisco, nº 199 – bairro Boeira, em Canela)
  • Quanto: Gratuito para os candidatos interessados nas vagas
Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 34 Visualizações
Cidades

Famílias pintam rua com as cores do Brasil em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

A poucos dias do início da Copa do Mundo de futebol, a Rua Galvão Costa, em Santa Cruz do Sul, recebeu uma ação de pintura temática com as cores do Brasil na manhã deste domingo (7). Crianças, familiares e moradores participaram da atividade “Vem pra rua pintar com a gente”, realizada na quadra da Praça da Cultura José Paulo Rauber Filho.

A iniciativa foi promovida por meio da lei de doações, mecanismo que permite que empresas e entidades desenvolvam projetos em espaços públicos. A ação foi idealizada pela empresa Contel Telecom, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno do clima da Copa do Mundo.

Participação da comunidade

Desde as primeiras horas da manhã, crianças e adultos ocuparam a via para pintar o asfalto com elementos e cores alusivos à Seleção Brasileira. A atividade reuniu moradores da cidade e contou com a presença de representantes do poder público municipal.

O vice-prefeito Alex Knak acompanhou a ação e destacou o envolvimento das famílias. “É um momento marcante, alusivo à Copa, e é lindo de se ver a forma como as crianças e suas famílias se envolvem”, comentou Knak.

Parceria entre iniciativa privada e poder público

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul, Douglas Albers, ressaltou a importância da parceria para a realização da atividade. “É muito bom quando se consegue realizar algo diferente com a participação da comunidade. Aqui está sendo o lugar ideal para pintar com as cores verde e amarelo, já que nossa praça é toda colorida, com o trabalho em grafite nas paredes”, afirmou o titular da pasta.

A ação foi organizada pelo artista Guto Hoppe, que atua profissionalmente há oito anos nas áreas de grafite, pintura em tela e tatuagem.

Participação das crianças

Entre os participantes estavam os irmãos Antônio Schuster, de 5 anos, e Mariah Schuster, de 3 anos, que compareceram ao local acompanhados dos tios. “To adorando pintar. E ‘tá’ ficando bonito”, relatou o pequeno Antônio.

Foto: Elemir Polese/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 91 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro e quais podem ser os riscos para négocios da região

  • 2

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 3

    Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense

  • 4

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 5

    Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê nacional em Porto Alegre na sexta

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO