Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Voluntários

Saúde

Hospital Moinhos de Vento busca voluntários para estudo sobre doença rara no coração

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Instituto de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento está recrutando voluntários para um estudo clínico sobre tratamento para amiloidose cardíaca, doença rara que afeta o coração e pode causar insuficiência cardíaca. A pesquisa é voltada para adultos acima de 18 anos e ocorre em Porto Alegre, com participação gratuita e acompanhamento médico durante todo o período do estudo. O objetivo é avaliar a segurança e a eficácia de um tratamento voltado à redução da progressão da doença, que ainda apresenta dificuldades de diagnóstico precoce.

A amiloidose cardíaca é caracterizada pelo acúmulo de proteínas no coração, comprometendo o funcionamento do órgão. Entre os sintomas mais comuns estão fraqueza e cansaço, sinais que frequentemente são confundidos com outras enfermidades ou atribuídos ao envelhecimento, o que contribui para o subdiagnóstico da condição.

Segundo o cardiologista e coordenador médico do Instituto de Pesquisa Moinhos, Eduardo Dytz, a identificação precoce da doença é um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais de saúde. “O grande desafio da amiloidose cardíaca é o diagnóstico precoce, que influencia diretamente na eficácia do tratamento. A participação voluntária neste estudo é o que nos permite avançar cientificamente e avaliar um tratamento inovador cuja finalidade é reduzir o risco de progressão da doença”, afirmou Dytz.

Como é o estudo

O estudo é conduzido por uma equipe multidisciplinar de profissionais médicos e busca analisar os possíveis benefícios e efeitos do tratamento ao longo do tempo. Todos os participantes receberão exames, consultas e acompanhamento relacionados à pesquisa sem custos.

De acordo com o Hospital Moinhos de Vento, o suporte aos voluntários será realizado de forma contínua durante todo o período de participação no estudo clínico.

Serviço

  • O quê: estudo clínico para avaliação de tratamento para amiloidose cardíaca
  • Quem pode participar: adultos a partir de 18 anos
  • Onde: Porto Alegre
  • Como participar: contato pelo WhatsApp (51) 3314-3209 ou preenchimento de formulário online
  • Quanto: participação gratuita, com exames, consultas e acompanhamento incluídos
Foto: Maicon Hinrichsen/Critério/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 101 Visualizações
Cidades

Voluntários iniciam confecção de ornamentos para o 30º Natal dos Anjos de Dois Irmãos

Por Jonathan da Silva 05/08/2025
Por Jonathan da Silva

Voluntários se reuniram no QG do Natal dos Anjos, em Dois Irmãos, neste sábado (2), para participar de um mutirão voltado à produção dos ornamentos que irão compor o desfile da 30ª edição do evento natalino. A ação contou com a presença de membros de entidades locais, que iniciaram o corte de garrafas PET que serão utilizadas na decoração.

Em homenagem à história do evento, uma das árvores do desfile será confeccionada com garrafas PET, resgatando memórias das primeiras edições e incentivando o reaproveitamento de materiais recicláveis. A artista plástica voluntária Ana Gehlen Kuhn é responsável pelo design da decoração e acompanhou o trabalho ao lado de Jéssica Johann e Luiz Felipe Dos Santos Dias, da Secretaria de Turismo.

Campanha de arrecadação de PETs

A organização ainda está recebendo doações de garrafas PET transparentes de 2 litros, limpas e sem rótulo, que podem ser entregues em horário comercial no QG do Natal dos Anjos, localizado na Avenida 10 de Setembro, 1054, no Centro de Dois Irmãos. A ação busca envolver a comunidade na construção do desfile, que chega à 30ª edição.

Novo mutirão

O próximo encontro para a confecção dos ornamentos está marcado para sábado, 9 de agosto, das 8h às 11h30min, também no QG do Natal dos Anjos. A participação é aberta ao público e a orientação é que os voluntários levem tesouras para ajudar no corte das garrafas.

Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3564-8828 ou WhatsApp (51) 98497-2418.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/08/2025 0 Comentários 325 Visualizações
Variedades

Festival da Galinha Recheada mobiliza voluntários em Rio Pardinho

Por Jonathan da Silva 31/07/2025
Por Jonathan da Silva

A 9ª edição do Festival Nacional da Galinha Recheada, que acontece no próximo dia 7 de setembro, no ginásio do FC Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, terá novamente o apoio fundamental de voluntários da comunidade local. O evento é organizado pelo clube com o auxílio de dezenas de pessoas que se dedicam aos preparativos nos dias que antecedem a festa.

Para o presidente do FC Rio Pardinho, Ademir Bohnen, o festival só alcançou o patamar atual graças à colaboração voluntária. “É claro que existem áreas onde atuam profissionais porque o clube não tem tantos braços para alcançar a tudo. Mas os voluntários têm um papel inicial e essencial, porque foi através deles que o festival teve início. E não são poucas pessoas envolvidas. O grupo é muito grande e é preciso valorizar a todos, pois todos são importantes”, afirma Bohnen.

Música e gastronomia

O evento contará com almoço à base de galinha recheada e buffet complementar, além de programação musical ao longo do dia com diversas bandas regionais. A recepção está marcada para as 10h, com a Banda Heilige, seguida de shows de Faby & Elton, Terceira Dimensão, Brilha Som, Rainha Musical e Magia até o fim da noite.

Nos próximos dias, os organizadores devem divulgar os pontos de venda antecipada de ingressos e das galinhas recheadas.

Serviço

  • O quê: 9º Festival Nacional da Galinha Recheada
  • Quando: Domingo, 7 de setembro, a partir das 10h
  • Onde: Ginásio do FC Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul
  • Quanto: Valores dos ingressos e da galinha recheada serão divulgados em breve
Foto: Alencar da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
31/07/2025 0 Comentários 318 Visualizações
Cidades

Evento arrecada R$ 21 mil para os Bombeiros Voluntários de Igrejinha

Por Jonathan da Silva 06/06/2025
Por Jonathan da Silva

O Gabinete da Primeira-Dama de Igrejinha entregou nesta quinta-feira (5) um cheque simbólico no valor de R$ 21.240,00 ao Corpo de Bombeiros Voluntários do município. O valor foi arrecadado por meio do Chá das Patronesses, evento beneficente promovido pelo Gabinete com o objetivo de angariar fundos para instituições locais. A entrega ocorreu na sede dos Bombeiros.

A arrecadação foi possível graças à participação de 35 patronesses, mulheres responsáveis por organizar mesas no evento. Cada uma ficou encarregada da venda de cartões para seus convidados, além da decoração e aquisição dos itens que compuseram o chá.

O evento foi realizado na última quinta-feira de maio, no salão de festas do X de Novembro, reunindo cerca de 350 convidados, entre patronesses e participantes.

Presenças e doações adicionais

Durante a entrega do valor arrecadado, estiveram presentes o prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle (PP), o vice-prefeito Juliano Müller, o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Graciano Ronnau, a primeira-dama de Igrejinha, Carla Hörlle, e a esposa do vice-prefeito, Cleonice Venites.

Na ocasião, o prefeito Hörlle e o vice-prefeito Müller também apresentaram outras aquisições feitas pelo município e destinadas ao Corpo de Bombeiros Voluntários. Entre os itens estão um bote para resgate e salvamento aquático, faca de mergulho, mangueiras, materiais respiratórios, cilindro de alumínio, botas de combate a incêndio e luvas de combate a incêndio.

Foto: PMI/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/06/2025 0 Comentários 347 Visualizações
Cidades

Igrejinha inaugura monumento em homenagem a voluntários da enchente de 2024

Por Jonathan da Silva 05/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Igrejinha entregou à comunidade, na tarde desta sexta-feira (2), o Marco da Gratidão, monumento construído na ponte Edmundo Kichler, no bairro Centro, em homenagem às centenas de voluntários que atuaram durante a enchente de maio de 2024, considerada a maior da história do município. A cerimônia marcou o primeiro ano completado desde a tragédia, que afetou mais de 65% da cidade e causou prejuízos significativos em todo o Rio Grande do Sul.

O evento contou com a presença de autoridades do Executivo municipal de Igrejinha, como o prefeito, o vice-prefeito e secretários, além de vereadores, o deputado estadual Joel Wilhelm (PP), representantes religiosos e moradores da cidade. Instituições e pessoas que prestaram auxílio em diversas frentes durante o período de reconstrução também participaram da solenidade.

O prefeito Leandro Hörlle (PP) afirmou que o ato teve como objetivo reconhecer publicamente o esforço coletivo durante o momento de calamidade. “Não poderíamos deixar esse dia passar em branco, pois apesar de ser marcado pelo maior desafio que nossa cidade já enfrentou, ele também marca a superação, a solidariedade e a força da nossa comunidade e de tantas pessoas de diversos lugares, que não mediram esforços para a reconstrução de Igrejinha e da vida de nossos munícipes”, destacou o chefe do executivo de Igrejinha.

Marco da Gratidão, em Igrejinha

Bênção e mensagem de agradecimento

Representantes de diferentes denominações religiosas também estiveram presentes no local e realizaram uma bênção sobre a cidade, destacando o papel da fé durante os momentos de dificuldade.

O vice-prefeito de Igrejinha, Juliano Müller, por sua vez, ressaltou o simbolismo do monumento. “A gratidão é a palavra que melhor expressa tudo o que sentimos após este primeiro ano. Foram muitas as mãos que se dispuseram a ajudar e foi através de cada uma delas que pudemos voltar a ver uma Igrejinha feliz. Por isso, mais do que qualquer outra coisa, o Marco da Gratidão é uma forma singela de Igrejinha dizer: Obrigado”, ressaltou Müller.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/05/2025 0 Comentários 654 Visualizações
Cidades

Defesa Civil de São Leopoldo abre cadastro para voluntários

Por Jonathan da Silva 03/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São Leopoldo abriu um cadastramento para voluntários interessados em participar das ações de prevenção e resposta a emergências na cidade. O registro está disponível tanto para pessoas físicas quanto para empresas, com o objetivo de organizar um banco de dados que facilite a gestão das atividades da Defesa Civil e otimize o atendimento em situações de crise.

O secretário de Defesa Civil do município, coronel Márcio Uberti Moreira, destacou a importância da participação da sociedade civil no sistema de prevenção e resposta. “Vale para cidadãos e empresas: quantos mais formos e mais organizados estivermos, melhor e mais ágil será a resposta e o retorno à normalidade. A Defesa Civil tem por responsabilidade agir como gestora em momentos anteriores à crise através da prevenção e mitigação e também no momento do ocorrido e fases posteriores ao evento. Só com um cadastro atualizado e organizado as ações serão céleres e eficientes. Contamos com nossa comunidade em mais este avanço na melhoria da proteção de São Leopoldo”, afirmou Moreira.

Onde se inscrever

Os interessados podem realizar o cadastro por meio do link, forms.gle/tuhx5YCugrYuZPx36.

Foto: Defesa Civil/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/04/2025 0 Comentários 424 Visualizações
Projetos especiais

Voluntários da Stihl ajudam a reformar Instituto Lenon em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 06/12/2024
Por Jonathan da Silva

Colaboradores da Stihl estão participando de um mutirão voluntário para reformar o Instituto Lenon Joel pela Paz, localizado no bairro São Miguel, em São Leopoldo. A ação, que ocorre entre os dias 2 e 6 de dezembro, visa recuperar espaços da entidade afetados pelas enchentes que atingiram a cidade, com a cheia do Rio dos Sinos, e o Rio Grande do Sul neste ano.

Cerca de 30 profissionais de diferentes áreas da empresa estão envolvidos nos trabalhos. As atividades incluem pintura, instalação de forro de PVC, manutenção de ares-condicionados, instalação de ventiladores e limpeza geral. Os materiais utilizados foram providenciados pela Stihl, com exceção das tintas, que foram doadas anteriormente.

O Instituto Lenon Joel pela Paz oferece oficinas de esporte, cultura e lazer para a comunidade local, com foco na promoção da cultura de paz. A parceria com a Stihl já existe há anos e foi reforçada após os danos causados pela catástrofe climática.

Foto: Stihl/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/12/2024 0 Comentários 367 Visualizações
Cidades

Trabalhadores de Dois Irmãos ajudam na limpeza de cidades atingidas pelas enchentes

Por Jonathan da Silva 24/05/2024
Por Jonathan da Silva

Profissionais de seis unidades da Calçados Wirth, de Dois Irmãos, foram para São Sebastião do Caí no sábado (18) para limpar áreas atingidas pela catástrofe climática. Ao todo, 48 profissionais das brigadas de emergência limparam residências, posto de saúde e farmácia municipal. A equipe saiu cedo e, dividida em grupos, passou o dia na Vila Rica tirando lama, entulhos e o que mais restou no local.

O técnico em segurança do trabalho da Wirth, Paulo Cezar Gehrke, o Paulinho, afirmou que o gesto de solidariedade da equipe é um acalento para as famílias caienses recomeçarem.

Veterano A Clube 7 Setembro também realiza ações de limpeza

O Veterano A Clube 7 Setembro já realizou duas ações de limpeza de casas nas cidades de Estrela e São Sebastião do Caí. A Prefeitura de Dois Irmãos disponibilizou ônibus para os voluntários.

Foto: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/05/2024 0 Comentários 444 Visualizações
Cidades

São Leopoldo cadastra novos voluntários

Por Jonathan da Silva 17/05/2024
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de São Leopoldo abriu um novo cadastro para voluntários em função da redução do número dos que ajudam atualmente. Poderão se cadastrar todas as pessoas que tenham interesse em auxiliar nos espaços de acolhimento, espaços pets e locais de distribuição de donativos.

A Central de Voluntariado da Prefeitura orienta que, para se cadastrar, é preciso ter condições de se deslocar até os postos. Os voluntários devem ter mais de 18 anos e menores de idade devem ser acompanhados pelos responsáveis.

O formulário estará disponível nas redes sociais oficiais da Prefeitura, site e grupos de voluntários: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesJKC89BFWAUOkWZ3zrLejptegYEQTFZqKoC0CVeoa83PqJA/viewform?usp=sf_link.

A redução de voluntários é consequência do cansaço de muitos ajudantes, além das dificuldades de acesso ao local. Diversos deles foram também prejudicados pelas cheias.

Foto: PMSL/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/05/2024 0 Comentários 468 Visualizações
Projetos especiais

Feevale cadastra voluntários para ajudar na reconstrução de cidades atingidas pelas enchentes

Por Jonathan da Silva 14/05/2024
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale abriu um cadastro para pessoas que queiram se inscrever para atuar como voluntários para assessoria técnica em arquitetura e urbanismo, design de interiores e engenharia civil. O objetivo da ação é cadastrar profissionais, estudantes e lojistas do sistema da construção civil interessados em contribuir com assessoria técnica, projetos, execução e insumos na reconstrução e reabilitação das cidades, edificações e interiores afetados pelas enchentes nas regiões do Vale do Rio dos Sinos e Paranhana.

Podem se voluntariar profissionais e estudantes das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e design de interiores, além de pessoas da área da construção civil, como pedreiros, carpinteiros, pintores, eletricistas, encanadores, mestres de obras, entre outros, além de lojistas da construção civil que queiram participar doando insumos. O link para cadastro é feev.as/012420a.

O professor Tiago Balem, que coordena a iniciativa, explica que, para a definição dos beneficiados, está sendo desenvolvido um mapa das áreas alagadas de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Taquara. Dentro desses locais, serão selecionados, nessa primeira etapa, espaços como escolas e instituições envolvidas com o cuidado de crianças e jovens, que mais foram afetados com as enchentes. Nesse primeiro momento, a equipe do projeto está em contato com as coordenações desses espaços. “O nosso objetivo será, então, indicar arquitetos, engenheiros e designers de interiores para avaliar os locais e, posteriormente, dividir as equipes com os estudantes para realizar vistorias técnicas. A intenção é que cada equipe fique responsável por uma instituição e que possa, também, fazer captação de recursos”, explica Balem.

As equipes serão subdividas em Vistoria Técnica, Projeto e Execução, Captação, Relações Públicas, Contabilidade e Coordenação Interna, entre outras.

A iniciativa é dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia civil, design de interiores e do projeto social Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (Lavurs), da Universidade Feevale. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected].

Foto: Jonathan da Silva/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2024 0 Comentários 466 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO