Mais vistas
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026
Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de...
CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul
Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no...
Carne de búfalo identificada chega a açougues da Grande Porto...
Palestra orienta idosos sobre prevenção de quedas em São Leopoldo
Novo parque da Corsan deve ampliar cobertura de saneamento de...
Destilaria gaúcha celebra quase oito décadas de história ao lado...
Semicondutores impulsionam nova agenda de pesquisa, inovação e formação de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

violência de gênero

Projetos especiais

UNFPA lança guia de enfrentamento à violência de gênero em emergências climáticas no RS

Por Jonathan da Silva 06/11/2024
Por Jonathan da Silva

Em resposta às recentes emergências climáticas no Rio Grande do Sul, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) intensificou suas ações em Porto Alegre e regiões afetadas, lançando, nesta terça-feira (5), o Guia de Enfrentamento à Violência Baseada no Gênero no Contexto de Emergência Climática do Rio Grande do Sul. A iniciativa busca aprimorar o atendimento e proteção a vítimas de violência de gênero em contextos de crise.

O evento contou com a presença da representante do UNFPA no Brasil, Florbela Fernandes; da coordenadora de Campo da Força Nacional do SUAS, do Ministério do Desenvolvimento Social, Priscila Leite; do secretário de Desenvolvimento Social do estado, Beto Fantinel; do secretário-adjunto da mesma pasta, Gustavo Saldanha; da referência técnica da Escola de Desenvolvimento Social, Tassiane Lemos; e do presidente do Cosems-RS, Cacildo Delabary.

De acordo com Florbela Fernandes, o guia representa um “marco essencial para a garantia do acesso aos serviços de resposta à violência baseada no gênero no Rio Grande do Sul”, e visa atender demandas locais com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e da Secretaria de Desenvolvimento Social. A representante destacou que as emergências climáticas aumentam a vulnerabilidade de grupos populacionais em risco, e que o guia foi elaborado para garantir o acesso a serviços especializados de forma prática e estratégica.

O documento, focado na segurança das sobreviventes, oferece protocolos para atuação ética e sensível, além de orientações para identificação e prevenção de riscos de violência. As diretrizes do guia incluem princípios de segurança e confidencialidade, além de estratégias para a articulação com a rede de proteção local. Inspirado em boas práticas nacionais e internacionais, ele busca fortalecer respostas integradas e sustentáveis.

Como parte das ações do UNFPA para apoio às vítimas de violência de gênero em situações de emergência, foram distribuídos 4.800 kits de higiene a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de 8.000 unidades do Violentômetro — ferramenta que ajuda na identificação de situações de violência. A organização também oferece assistência direta a mulheres e meninas vítimas de violência, com suporte da rede pública.

Capacitações para gestores e profissionais da rede de proteção também foram realizadas, abrangendo temas como violência de gênero, novas masculinidades, gestão de casos e proteção contra abuso e exploração sexual, visando o fortalecimento das redes de apoio.

O UNFPA informou que o Guia de Enfrentamento à Violência Baseada no Gênero no Contexto de Emergência Climática foi elaborado em alinhamento com padrões internacionais e adota uma abordagem centrada na sobrevivente, priorizando segurança, confidencialidade e respeito às vítimas.

Foto: Bruno Gomes dos Santos/Agência Vidya/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/11/2024 0 Comentários 534 Visualizações
Cidades

Curso prepara professores contra a violência de gênero em escolas

Por Felipe Schwartzhaupt 07/03/2023
Por Felipe Schwartzhaupt

Começou nesta terça-feira, 07, o curso de formação destinado a professores para o projeto “Observatório de discursos e práticas de prevenção a violência de gênero em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Novo Hamburgo: saberes docentes em construção”, que é realizado pelas Secretarias Municipais de Segurança e de Educação de Novo Hamburgo em parceria com a Universidade La Salle. As aulas são ministradas pela pós-doutora em Estudos de Gênero pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES) da Argentina, doutora e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e psicóloga Denise Quaresma e ocorrem no formato online uma vez por mês às terças-feiras.

O curso conta com cerca de 50 participantes, e os temas abordados na aula inicial foram A invisibilidade das violências simbólicas com meninas na escola e Pobreza menstrual e meninas em idade escolar. O coordenador da Unidade de Gestão de Programas de Prevenção à Violência (UGPPV), Daniel Bota, destaca a necessidade de fortalecimento de ações de prevenção à violência no âmbito municipal, especialmente aquelas pensadas de forma articuladas e intersetoriais. Diagnóstico apresentado pelo Observatório da Segurança de Novo Hamburgo (de 2017 a 2020) chama atenção para violências contra crianças e adolescentes nos diferentes territórios do município.

“Uma das estratégias nesse sentido é o trabalho direcionado à capacitação de docentes das escolas municipais, no sentido de pensar ações para a prevenção, bem como subsidiar estes professores para a escuta especializada de crianças ou adolescentes vítimas ou testemunhas de violências familiares”, enfatiza Bota. “E a parceria com a Universidade La Salle nos permite a realização deste trabalho fundamental na atualidade”, conclui.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/03/2023 0 Comentários 615 Visualizações
Cidades

Campo Bom aposta em grupos reflexivos para agressores no combate à violência de gênero

Por Amanda Krohn 23/09/2022
Por Amanda Krohn

Campo Bom está buscando a criação de grupos reflexivos de gênero para agressores para combater a violência contra a mulher. Através da adesão ao Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Sul, realizada em abril, o objetivo é diminuir a reincidência deste tipo de violência. Para isso, o modelo aposta na reeducação dos homens envolvidos em situação de violência contra a mulher. O agressor terá de participar de encontros, a princípio realizados dentro do Fórum, e será intimado a fazê-lo por meio da expedição da medida protetiva.

“Depois de importantes ações para proteger a vítima, o propósito é, de fato, evitar que as mulheres, já fragilizadas, voltem a sofrer o terror da violência doméstica”, afirma a primeira-dama Kátia Orsi. Para Silvia Cristina Maciel, assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) de Sapiranga e uma das idealizadoras da proposta ao lado da primeira-dama, Campo Bom está muito à frente de outros municípios. “A iniciativa não é nova, mas geralmente parte do Poder Judiciário, são poucos os lugares que contam com o olhar mais atento do Executivo, o que vai ajudar na efetividade da medida”, observa.

Pelos esforços empregados no combate à violência contra a mulher, Campo Bom foi recentemente cadastrado na Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do governo federal, como referência para atendimento às vítimas. Uma reunião para debater os próximos passos a serem dados para a implantação dos grupos ocorreu ontem, dia 21, na Prefeitura. Além da primeira-dama Kátia Orsi e da assistente social Silvia Maciel, participaram o delegado Clóvis Nei da Silva, titular da Polícia Civil no Município; o comandante da Guarda Municipal de Campo Bom (GMCB), Emerson Edinei Lopes; Rosalino Seara, secretário de Segurança e Trânsito; Vanessa Sommer, secretária de Desenvolvimento Social e Habitação em exercício; Luciane Taufer, coordenadora da Divisão de Assistência Social; Ione Georg Pedde, técnica de referência da SMDSH; Lúcia Cristovam, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM); e Aline Ester Grün, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Foto: Emerson Santos/PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/09/2022 0 Comentários 733 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 2

    Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026

  • 3

    Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de julho

  • 4

    CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul

  • 5

    Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no mercado residencial de alto padrão da Serra Gaúcha

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO