Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

viamão

Esporte

Tarumã volta a receber Stock Car

Por Marcel Vogt 15/05/2023
Por Marcel Vogt

Foram motivos de segurança que deram impulso à construção do Autódromo Internacional de Tarumã e a mesma razão afastou a Stock Car Pro Series do icônico traçado gaúcho. Em 1968, um acidente trágico nas 12 Horas de Porto Alegre, realizadas nas ruas da capital do Rio Grande do Sul, levou à proibição de provas em vias públicas pelo governo local. Era o impulso final para o projeto que vinha sendo gestado pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul desde a década de 1950.

Dois anos depois, no início de 1970, os engenheiros Miguel Xavier da Costa, Edemar Lorenzini, Lucio Regner, Jaime Gaspar dos Santos e Edmar Levy, em conjunto com o arquiteto Sergio Monserrat, finalizam o desenho do autódromo, que foi financiado por doações de fãs e praticantes do esporte, sendo inaugurado meses depois. Sob o comando do piloto e administrador Antonio Pegoraro, a pista estreou no dia oito de novembro com vitória do paulista Jayme Silva, a bordo de um Alfa Romeo Fúria. Na mesma data também abriu as portas o restaurante do Tala Larga, lembrança que persiste até hoje na curva que leva o mesmo nome.

Com o avanço da tecnologia e das exigências modernas de segurança no automobilismo mundial, as pistas mais tradicionais têm passado por atualizações. É o que está acontecendo com Tarumã, que volta a receber a Stock Car Pro Series no próximo domingo, 21, após quase seis anos de ausência. A principal categoria do país novamente competirá no emocionante traçado situado no município de Viamão, onde disputou a primeira corrida de sua história, em 1979.

A pista mantém os 3.039 metros originais de sua fundação, com nove curvas que combinam configurações de alta, média e baixa velocidades. Entre elas, destacam-se a Curva do Tala Larga e as Curvas 1, 2 e 9. As últimas disputas da Stock em Tarumã aconteceram em 22 de outubro de 2017, com vitórias de Daniel Serra e Ricardo Maurício – ambos com o Chevrolet Sonic.

Pontos sensíveis

As obras em Tarumã foram lideradas pelo presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo, Luís Ernesto Morales. O desafio inicial, segundo ele, foi escalonar as intervenções, evitando altos custos imediatos. Por isso, Morales focou, na primeira etapa deste processo, nos pontos mais sensíveis do autódromo.

Em razão de as obras da primeira fase estarem baseadas em adequações para aumentar a segurança, o reasfaltamento da pista foi postergado para um segundo momento, após análise final da comissão da CBA. “Somos muito gratos à administração do Autódromo Internacional de Tarumã pelo esforço de atualizar o autódromo”, diz ele. “Ao longo dos últimos três anos, o foco foi o ajuste em termos de segurança”, destaca.

As intervenções iniciais aconteceram principalmente nas curvas. “Foram realizados nivelamentos de todas as áreas de escape. Em algumas delas, trabalhamos no sentido de ganhar mais espaço. Corrigimos e adequamos as barreiras de proteção e reconstruímos algumas zebras”, acrescentou Morales.

“Mas trata-se de um processo que ainda não está concluído e que precisará continuar depois da passagem da Stock Car, quando será feito um relatório sobre o que temos hoje e o que ainda precisará ser modificado em termos de segurança”, finalizou o técnico da CBA.

Foto: Duda Bairros/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2023 0 Comentários 713 Visualizações
Cidades

Prefeitos da Região Metropolitana vão manter a quarentena

Por Gabrielle Pacheco 30/03/2020
Por Gabrielle Pacheco

Por videoconferência, prefeitos das principais cidades da Região Metropolitana decidiram não acatar as medidas de flexibilização da quarentena. A decisão dos líderes municipais respeita a orientação técnica dos profissionais da saúde, tendo como exemplo o que vem sendo feito em nações que conseguiram frear a difusão do Covid-19.

“Nossa atitude diante dessa crise é de prevenção e segurança para a população. A vida não é antagônica aos empregos. Não há vida sem emprego e não há emprego sem vida”, destacou o presidente da Granpal e prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier.

Para o coletivo de prefeitos, os efeitos da doença precisam ser considerados sob aspectos científicos e estatísticos. “Cuidar das pessoas é o nosso maior compromisso”, avaliou o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. O Decreto Estadual que trata do assunto seguirá balizando as medidas tomadas pelos gestores. No entanto, o período de quarentena será definido individualmente, em cada município.

“Manter o isolamento social e estender por mais alguns dias as determinações que restringem a circulação, a aglomeração e a aproximação das pessoas é priorizar vidas”, destacou o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan. Na ocasião, o grupo avaliou os impactos econômicos do coronavírus e suas consequências no comércio, na indústria e na prestação de serviços. Todos os presentes acenaram que, assim que for possível, as medidas restritivas serão revistas. “Seguiremos preservando e dando estrutura para amparar quem mais precisa de ajuda”, disse o prefeito Marco Alba, de Gravataí.

Na avaliação dos prefeitos da Granpal, dificilmente os decretos municipais serão flexibilizados antes de 5 de abril. Também estiveram presentes os prefeitos Margarete Ferreti (Nova Santa Rita), Valdir José Elias (Viamão), Luis Link (Sapucaia do Sul) e o secretário de Estado de Articulação e Apoio aos Municípios, Agustinho Meirelles.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/03/2020 0 Comentários 545 Visualizações
Cultura

Longa-metragem “Despedida” tem filmagens em Pelotas e Viamão

Por Gabrielle Pacheco 21/02/2019
Por Gabrielle Pacheco

O segundo-longa metragem da Pátio Vazio, “Despedida”, iniciou as filmagens na última semana em Pelotas. A produção gravará no município até 09 de março, seguindo para o estúdio do TECNA PUCRS em Viamão, onde encerra as gravações no dia 16.

O projeto é vencedor de edital de Longa-metragem de baixo orçamento Infantil promovido pela Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura através do Fundo Setorial do Audiovisual.

Com roteiro e direção de Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, “Despedida” conta a história de Ana (Anaís Grala Wegner), uma menina de 11 anos, e sua mãe (Patricia Soso), que retornam depois de muitos anos ao interior do Rio Grande do Sul para o enterro da avó Alma (Ida Celina). Intrigada com os comentários sobre a fama de bruxa da avó, Ana procura pelo fantasma de Alma na floresta, onde encontra seres estranhos e misteriosos, que lembram o carnaval brasileiro.

Escrito para o público infanto-juvenil, “Despedida” traz um universo fantástico para as telas, incluindo cenas com efeitos especiais digitais e práticos, como o encontro da menina com os seres encantados na floresta.

A Produção Executiva do Projeto é de Jaqueline Beltrame e Eduardo Piotroski, Direção de Fotografia de Lívia Pasqual, Direção de Arte de Gabriela Burck e Direção de Produção de Leandro Engelke. Além de Anaís e Ida, integram o elenco principal Sandra Dani e Marielly da Cruz.

O filme também contou com o apoio do Edital PRODAV 04, para desenvolvimento de projetos de longa-metragem, do Fundo Setorial do Audiovisual. Em 2017, ainda em desenvolvimento, “Despedida” recebeu o prêmio de Menção Honrosa no CineMundi – International Coproduction Marketing em Belo Horizonte.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/02/2019 0 Comentários 765 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO