Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Tecnologia Aplicada aos Serviços de Saúde – Carta de Referência Eletrônica

Cidades

Tecnologia da Prefeitura de Novo Hamburgo ganha prêmio na Mostra Brasil Aqui tem SUS

Por Amanda Krohn 15/07/2022
Por Amanda Krohn

A iniciativa “Tecnologia Aplicada aos Serviços de Saúde – Carta de Referência Eletrônica”, da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo (SMS), foi reconhecida como a melhor experiência do Estado durante a etapa nacional da Mostra Brasil Aqui tem SUS e do XXXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems). Os dois eventos foram realizados em Campo Grande (MS), entre os dias 12 e 14 de julho.

“Tenho muito orgulho dos servidores municipais de Novo Hamburgo. Este programa foi criado e implantado pela nossa própria equipe e beneficia todos os usuários do sistema de saúde municipal. A partir deste programa, os encaminhamentos se tornam mais eficientes e ágeis. Parabéns aos servidores”, destacou a prefeita Fátima Daudt. A diretora de Governo Eletrônico da SMS, Tatiane Souza, comemorou: “É uma alegria este reconhecimento nacional de um trabalho que foi realizado com tanto afinco e que envolveu uma rede de saúde inteira”.

Este programa foi criado e implantado pela nossa própria equipe e beneficia todos os usuários do sistema de saúde municipal. A partir deste programa, os encaminhamentos se tornam mais eficientes e ágeis. Parabéns aos servidores

Além da diretora, a elaboração e a execução do projeto contou com a participação dos servidores municipais Raquel Antunes Fernandes, Andrius Gabriel da Luz, Dorelino Alves Pereira, Roberto Martin e Itaraiaci dos Santos Machado Júnior. A partir do reconhecimento nacional, o trabalho integrará o documentário da Série Webdoc Brasil aqui tem SUS.

Sobre a “Tecnologia Aplicada aos Serviços de Saúde”

A aplicação da tecnologia para agilizar a prestação de serviços na área da saúde em Novo Hamburgo concorreu com 15 cidades gaúchas na Mostra Brasil. Antes, a iniciativa hamburguense já tinha vencido a Mostra teu SUS Rio Grande do Sul, na etapa estadual no final de junho, em Gramado.

A proposta consiste na total digitalização dos encaminhamentos de pacientes do SUS para consultas com especialistas a partir do atendimento na Atenção Básica. Com isso, a administração municipal tem reduzido de quatro a cinco meses para questão de horas a inserção dos dados do usuário no sistema de regulação. Além disso, as informações dos pacientes são completas, totalmente legíveis e havendo a necessidade de algum esclarecimento as respostas também chegam on-line, de qualquer Unidade de Saúde, para os profissionais da mesa reguladora que trabalham na Secretaria de Saúde.

Antes da implantação deste sistema, até o final de 2018, todos os encaminhamentos eram feitos de forma física e os malotes com as fichas em papel eram recolhidos diariamente nas 26 unidades de saúde do município. “Então, eram entregues ao final do dia para que fosse feita a separação manual por especialidade dos documentos e posteriormente a inserção dos dados no sistema de regulação por uma equipe de funcionários”, explica a diretora Tatiane Souza.

Foto: Divulgação/ Conasems | Fonte: Assessoria
15/07/2022 0 Comentários 605 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 4

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO