Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

sinditabaco

Variedades

Evento “Tá na Hora” da ACI Santa Cruz debate futuro do setor do tabaco

Por Jonathan da Silva 25/11/2024
Por Jonathan da Silva

A reunião-almoço Tá na Hora, promovida pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, debaterá, no dia 3 de dezembro, os desafios e oportunidades do setor do tabaco. A edição do evento no último mês do ano acontecerá às 12h, no restaurante do Hotel Águas Claras, e terá como painelista o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing.

Com o tema “Tabaco: desafios e oportunidades”, Thesing discutirá como o Brasil, maior exportador de tabaco do mundo, pode fortalecer sua posição no mercado global por meio do sistema integrado de produção e da regulamentação de novos produtos do setor.

Thesing, natural de Santa Cruz do Sul, é economista formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e técnico em contabilidade. Com mais de 40 anos de atuação no setor, começou sua carreira na Tabacos Brasileiros (atual Universal Leaf) e exerceu funções de liderança nas áreas administrativa, de recursos humanos e logística. Desde outubro de 2024, o empresário preside o SindiTabaco e o Instituto Crescer Legal, além de atuar como conselheiro do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Concex/Fiergs).

As inscrições para o evento custam R$ 90 para associados e R$ 130 para não associados e podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp da ACI, no número (51) 3713-1400.

O Tá na Hora conta com o patrocínio de JTI, Unisc, Philip Morris Brasil, Gazeta Grupo de Comunicações, Universal Leaf, Unimed, BRDE e BAT.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/11/2024 0 Comentários 434 Visualizações
Variedades

Posse festiva em Santa Cruz inicia nova gestão do SindiTabaco e do Instituto Crescer Legal

Por Jonathan da Silva 11/11/2024
Por Jonathan da Silva

Valmor Thesing foi empossado nesta sexta-feira (8) como presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e diretor presidente do Instituto Crescer Legal, em cerimônia realizada em Santa Cruz do Sul. O evento marcou o início da nova gestão, que será responsável por liderar as entidades entre 2024 e 2027, e contou com a presença de representantes das empresas associadas, autoridades e parceiros institucionais.

O evento também celebrou a despedida de Iro Schünke, que esteve à frente do SindiTabaco por 18 anos e liderou o Instituto Crescer Legal desde sua fundação, em 2015. Durante a cerimônia, Thesing destacou o legado de Schünke. “Tive a oportunidade de trabalhar lado a lado com o Iro nesses últimos anos e é uma honra para a diretoria empossada seguir o legado deixado por ele. Parabéns pela vida dedicada ao tabaco, ao agro e ao futuro do meio rural”, afirmou o novo presidente.

Com quatro décadas de experiência no setor do tabaco, Thesing começou sua trajetória na empresa Tabacos Brasileiros, atualmente Universal Leaf Tabacos, onde ocupou diversos cargos e atuava, desde 2009, como diretor Administrativo. No Instituto Crescer Legal, Thesing foi membro do Conselho Fiscal de 2015 a 2024. Já no SindiTabaco, exerceu o cargo de vice-presidente de Relações Industriais (Recursos Humanos) por 12 anos.

O novo presidente afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho das gestões anteriores, destacando a importância da integração e da manutenção da cadeia produtiva do tabaco. “A missão da nova gestão, em ambas as entidades, é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. Com a estrutura que temos hoje e, com o apoio dos nossos parceiros, de entidades públicas e privadas, estou confiante de que vamos seguir a defesa do nosso setor, fortalecendo a integração e a manutenção desta importante cadeia produtiva”, destacou Thesing.

Novas diretorias

Sinditabaco (2024-2027)

Diretoria
  • Presidente: Valmor Thesing
  • Vice-presidentes: Cristina Quatke, Edenir Gassen, Jorge Guilherme Struecker, Paulo Cezar Favero, Roberto Naue e Vilson Peiter
  • Suplentes: Alcindo Luiz Glesse, Cleber da Silveira, Eduardo Renner, Elton Delcio Jacobs, Erasmo de Moura e Miqueline Maske
Conselho fiscal
  • Titulares: Fabio Andre Gressler, Inacio Luis Leismann e Irineu da Silva
  • Suplentes: Marcelo Becker e Oziel Claus Kohn
Delegados representantes junto às federações das indústrias
  • Titulares: Valmor Thesing e Jorge Guilherme Struecker
  • Suplentes: Cristina Quatke e Paulo Cezar Favero

Instituto Crescer Legal

Diretoria
  • Diretor Presidente: Valmor Thesing
  • Diretor Vice-presidente: Paulo Cezar Favero
  • Diretor Administrativo: Vilson Peiter
  • Diretor Financeiro: Marcos Beus
Conselho fiscal
  • Presidente: Benício Albano Werner
  • Conselheiros: Erasmo de Moura e Irineu da Silva
  • Suplentes: Dieter Knak Filho e Carlos Alberto Sehn
Conselho consultivo
  • Presidente: Iro Schünke
  • Conselheiros: Adalberto Sidnei Huve, Carmen Lúcia de Lima Helfer, Deise Silene Ziebell, Leila Cristina Wünsch, Miqueline Maske, Nestor Raschen e Sergio Francisco Rauber
Foto: Junio Nunes/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2024 0 Comentários 578 Visualizações
Projetos especiais

SindiTabaco lança Plano de Auxílio Mútuo para reforçar segurança no agronegócio

Por Jonathan da Silva 05/11/2024
Por Jonathan da Silva

A Comissão de Segurança e Saúde do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) lançou no início deste mês de novembro o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), uma iniciativa voltada para a segurança e a prevenção de riscos nas operações do setor do tabaco. Em parceria com o setor privado e o 6° Batalhão de Bombeiros Militares, o plano busca aprimorar práticas de emergência e engajar a comunidade para aumentar a segurança no agronegócio.

O PAM é resultado de anos de evolução das práticas de segurança entre empresas do setor, conforme explica o coordenador da comissão no SindiTabaco, Cristian Maciel dos Santos. “Já tivemos experiências similares, mas o PAM representa uma evolução no trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros parceiros para estabelecer um regime interno robusto de resposta a emergências”, afirma Santos. O coordenador destaca que a iniciativa integra equipes técnicas, jurídicas e operacionais das empresas associadas, além do suporte jurídico do SindiTabaco.

Além de fortalecer a segurança industrial, o PAM tem uma vertente educacional. Em parceria com o Instituto Crescer Legal, são realizadas atividades de capacitação para educadores e jovens aprendizes em prevenção de incêndios e primeiros socorros. “Esses conhecimentos irão beneficiar o ambiente de trabalho e as comunidades rurais que fazem parte da cadeia produtiva do tabaco,” comenta Santos, ressaltando que o projeto alcança famílias e jovens no campo, ampliando a rede de apoio em situações de emergência.

O plano já promoveu treinamentos em conjunto com a empresa Bequisa, fornecedora de produtos químicos, visando ao manuseio seguro e à prevenção de incêndios nas operações de fumigação. Esses exercícios fazem parte do princípio de comprometimento do SindiTabaco com a segurança e saúde no setor agroindustrial.

O PAM estabelece um modelo de cooperação que poderá servir como referência para outros setores industriais, unindo segurança, prevenção e desenvolvimento comunitário com base em responsabilidade social corporativa e segurança pública.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/11/2024 0 Comentários 485 Visualizações
Variedades

Instituto Crescer Legal lança site bilíngue com novos recursos de acesso à educação

Por Jonathan da Silva 31/10/2024
Por Jonathan da Silva

O Instituto Crescer Legal lançou recentemente uma nova versão do seu site, incluindo uma versão em inglês para facilitar o acesso de um público internacional às suas iniciativas educacionais e sociais. Além do recurso bilíngue, o site passou por uma reformulação de design e navegação para tornar mais acessível a consulta aos programas e conteúdos disponibilizados pela organização.

A plataforma agora apresenta uma visão completa das ações do Instituto, como programas de qualificação voltados a adolescentes do meio rural, com foco em educação, empreendedorismo e acompanhamento de egressos. Há também uma seção com publicações dos aprendizes e boletins informativos, promovendo maior interatividade com os visitantes. Segundo a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, a nova versão visa “ser mais responsiva, não apenas com a versão em inglês, mas também com um layout moderno e intuitivo”, destacando a importância de facilitar o acesso às informações e fortalecer a comunicação com parceiros e novos públicos.

O site reformulado também conta com melhorias estruturais e tecnológicas que garantem uma navegação mais estável e otimizada. O design atualizado destaca a equipe do Instituto, reforçando a transparência e apresentando o trabalho dos profissionais envolvidos nas iniciativas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/10/2024 0 Comentários 425 Visualizações
Variedades

Rio Pardo receberá Abertura Oficial da Colheita do Tabaco do RS

Por Jonathan da Silva 29/10/2024
Por Jonathan da Silva

A cidade de Rio Pardo sediará, no dia 8 de novembro, a 6ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco do Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá às 14h no Parque da Expoagro Afubra, localizado na comunidade de Rincão Del Rey. Organizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, com o apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o encontro faz parte da agenda oficial do governo gaúcho.

O evento contará com a presença de produtores rurais, autoridades estaduais e regionais, além de representantes de órgãos governamentais e entidades ligadas à cadeia produtiva do tabaco. O presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, destacou a importância do evento para o setor. “Este é um momento simbólico para a cadeia produtiva do tabaco, momento em que fica evidenciada a relevância econômica e social desta cultura para milhares de produtores e centenas de municípios. É um momento para celebrarmos a renda e a qualidade de vida que o tabaco proporciona aos produtores e para fortalecer ainda mais a integração existente”, afirmou Thesing.

O Rio Grande do Sul, principal produtor de tabaco do Brasil, responde por 43% da produção de tabaco da região sul, que na safra 2023/2024 alcançou 508 mil toneladas. Somente no estado, foram cultivados 126 mil hectares em 201 municípios, envolvendo 68 mil produtores e gerando uma produção de 220 mil toneladas, que resultou em uma receita de cerca de R$ 5,3 bilhões.

Foto: Banco de Imagens/SindiTabaco/Divulgação | Fonte: Assessoria
29/10/2024 0 Comentários 425 Visualizações
Variedades

Encontro da Fiergs/Ciergs no SindiTabaco aborda retomada econômica do estado

Por Jonathan da Silva 28/10/2024
Por Jonathan da Silva

Representantes regionais da Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs) reuniram-se na sexta-feira (25), na sede do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em Santa Cruz do Sul, para discutir a recuperação econômica do estado, apresentar indicadores e projetar o cenário para 2025. O encontro contou com a presença do presidente da Fiergs/Ciergs, Claudio Bier, e do vice-presidente regional do Ciegs, Júlio Carlos Cardoso Kirchhof.

Durante o evento, o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, destacou o acolhimento dos representantes regionais pela nova diretoria do sindicato. “É uma grande honra para a nova diretoria do SindiTabaco, já em nossa primeira semana de atuação, receber os representantes de importantes segmentos industriais e empresariais da região”, afirmou Thesing, que apresentou o documento ‘Assunto controverso, contraponto necessário’, voltado a temas relacionados ao setor de tabaco.

O presidente da Fiergs/Ciergs, Claudio Bier, ressaltou o papel da federação na busca por soluções para desafios locais e mencionou a importância da interiorização da entidade. “Uma das funções da Fiergs é chegar onde estão as questões e, por esse motivo, um dos objetivos da FIERGS é a interiorização. Esse é um momento de alegria, mas também de reflexão com a crise climática que desafiou a todos”, afirmou Bier. Ele também destacou a relevância do trabalho realizado pelo ex-presidente do SindiTabaco e atual diretor da FIERGS, Iro Schünke.

O encontro seguiu com uma palestra do economista-chefe da Fiergs, Giovani Baggio, que apresentou uma análise da situação econômica atual e traçou previsões para 2025. Segundo Baggio, a enchente em maio teve um impacto significativo na indústria, especialmente na de transformação, que registrou uma queda de 26% na produção em comparação ao mês anterior, de acordo com dados do IBGE. No entanto, o setor agrícola foi menos afetado, com a maior parte da safra de verão já colhida e a safra de inverno ainda não plantada. “A primeira projeção da Conab é positiva para safra de grãos 2024/2025 e pode ser recorde, superando as 38 milhões de toneladas”, apontou Baggio.

Baggio mencionou ainda a necessidade de resolver alguns gargalos para que a economia gaúcha continue a crescer, como os problemas na educação, a dívida pública e o déficit previdenciário. Ele destacou a importância de investimentos em irrigação para lidar com as secas, além de uma política de desenvolvimento mais moderna que envolva a colaboração entre setor público e privado. “Levando em conta o nível de otimismo e de intenção de investimento por parte dos empresários, podemos esperar uma melhora nos próximos meses, mas o futuro da economia gaúcha passa pela resolução de alguns gargalos específicos”, explicou o economista.

A reunião das lideranças regionais foi concluída com uma confraternização no estande do SindiTabaco dentro do Parque da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.

Exportações impulsionam economia do Rio Grande do Sul

Um levantamento da Fiergs apontou que as exportações da indústria de transformação no Rio Grande do Sul cresceram 23,2% em setembro, comparado ao mesmo mês de 2023. O crescimento foi puxado principalmente pelos setores de tabaco (50,2%), alimentos (13,8%) e máquinas e equipamentos (61,2%). O setor de tabaco, em particular, registrou exportações de US$ 274,6 milhões, aumento de US$ 91,8 milhões em relação ao ano anterior, impulsionado tanto pelo aumento nas quantidades exportadas quanto pelos preços.

Claudio Bier observou que o desempenho positivo das exportações de tabaco refletiu a demanda global, mesmo com as dificuldades logísticas causadas pelas enchentes. “Percebemos que, mesmo no período mais crítico das enchentes, as empresas conseguiram escoar o seu produto para o porto e os embarques ocorreram em linha com anos anteriores”, comentou o economista Baggio.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
28/10/2024 0 Comentários 485 Visualizações
Variedades

Dia do Produtor de Tabaco celebra integração e destaca importância econômica do setor

Por Jonathan da Silva 28/10/2024
Por Jonathan da Silva

O Dia do Produtor de Tabaco é celebrado nesta segunda-feira, 28 de outubro, data reconhecida oficialmente pelas Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que homenageia o papel de mais de 130 mil famílias produtoras nos três estados. A data foi instituída em 2012 pela Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA) e remete ao início da história do tabaco, associada à chegada da frota de Cristóvão Colombo à ilha de Cuba em 1492.

Segundo o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), a celebração deste ano ocorre em um momento de desafios para produtores que enfrentaram enchentes em regiões do Rio Grande do Sul. O presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, ressaltou o apoio aos produtores. “Queremos deixar nosso abraço fraterno a todos os produtores que sofreram com as enchentes no Rio Grande do Sul. Reforço a mensagem de que, assim como aconteceu em maio, por ocasião das intempéries, estaremos sempre lado a lado em busca de soluções”, afirmou Thesing.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial e o maior exportador global de tabaco desde 1993, com produção voltada para o mercado externo em um modelo integrado entre produtores e indústrias, conhecido como Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT). Esse sistema garante uma produção economicamente viável, além de promover o desenvolvimento sustentável, e é um dos pilares do agronegócio do tabaco. Segundo Thesing, o sistema não apenas proporciona vantagens comerciais, mas também aborda temas como preservação ambiental e segurança no trabalho. “Seguiremos escrevendo uma história que preconiza não apenas vantagens comerciais para todos os envolvidos, mas que tem importantes parágrafos em torno da preservação ambiental, do combate ao trabalho infantil, saúde e segurança no trabalho, além da diversificação das propriedades”, destacou o presidente da entidade.

Apesar das críticas ao produto final, a opção pelo cultivo do tabaco é mantida por produtores, atraídos pela renda acima da média nacional. Um estudo do Centro de Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostrou que a renda dos produtores de tabaco é 140% maior que a média brasileira.

Em 2023, as exportações brasileiras de tabaco alcançaram 512 mil toneladas, gerando US$ 2,7 bilhões em receita, com destinos em 107 países. A União Europeia foi o maior importador, representando 42% do volume exportado, seguida de países do Extremo Oriente (31%) e América do Norte (8%). O tabaco representou 11,19% das exportações totais do Rio Grande do Sul, estado líder na produção nacional.

O SindiTabaco, fundado em 1947 e com sede em Santa Cruz do Sul, representa 14 empresas do setor e concentra suas atividades na Região Sul, onde se encontra 98% da produção de tabaco brasileira. A entidade tem como foco apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva do tabaco e promover o bem-estar das comunidades rurais envolvidas.

Foto: Banco de Imagens/SindiTabaco/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/10/2024 0 Comentários 494 Visualizações
Variedades

Instituto Crescer Legal elege nova diretoria para o próximo triênio

Por Jonathan da Silva 25/10/2024
Por Jonathan da Silva

O Instituto Crescer Legal renovou sua diretoria em 22 de outubro, elegendo o economista e associado fundador Valmor Thesing como diretor presidente para a gestão 2024-2027. Iro Schünke, que liderou o Instituto desde 2015, assumiu a presidência do Conselho Consultivo, enquanto Benício Albano Werner permanece como presidente do Conselho Fiscal.

Com 40 anos de experiência no setor do tabaco, Valmor Thesing iniciou sua carreira na Tabacos Brasileiros, atualmente Universal Leaf Tabacos, onde ocupou diversos cargos e, desde 2009, atuava como diretor administrativo. No Instituto Crescer Legal, Thesing integrou o Conselho Fiscal de 2015 a 2024 e, no SindiTabaco, era vice-presidente de Relações Industriais, posição que agora concilia com a presidência do sindicato.

Segundo o diretor presidente, o Instituto pretende dar continuidade às ações em prol dos jovens do meio rural, ampliando suas iniciativas. Prestes a completar 10 anos, o Crescer Legal contrata adolescentes rurais como jovens aprendizes para o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, sem envolvimento em atividades nas empresas. Além disso, o programa promove oportunidades para os jovens desenvolverem projetos de vida próprios.

Valmor Thesing é o novo diretor presidente do Instituto Crescer Legal

Gestão 2024-2027 do Instituto Crescer Legal

Diretoria
  • Diretor Presidente: Valmor Thesing
  • Diretor Vice-presidente: Paulo Cezar Favero
  • Diretor Administrativo: Vilson Peiter
  • Diretor Financeiro: Marcos Beus
Conselho Fiscal
  • Presidente: Benício Albano Werner
  • Conselheiros: Erasmo de Moura e Irineu da Silva
  • Suplentes: Dieter Knak Filho e Carlos Alberto Sehn
Conselho Consultivo
  • Presidente: Iro Schünke
  • Conselheiros: Adalberto Sidnei Huve, Carmen Lúcia de Lima Helfer, Deise Silene Ziebell, Leila Cristina Wünsch, Miqueline Maske, Nestor Raschen e Sergio Francisco Rauber

O Instituto Crescer Legal

Fundado em 23 de abril de 2015 pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto visa combinar educação profissional e geração de renda. Reconhecido pelo Ministério do Trabalho, o programa é desenvolvido em parceria com o Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e coordenações de Aprendizagem nos estados do RS, SC e PR. Desde seu início, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou mais de mil jovens em 20 municípios da região Sul do Brasil. Mais informações estão disponíveis em crescerlegal.com.br.

Fotos: Banco de Imagens ICL e Junio Nunes/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/10/2024 0 Comentários 565 Visualizações
Variedades

Santa Cruz mobiliza lideranças quanto à regulamentação de cigarros eletrônicos

Por Marina Klein Telles 05/02/2024
Por Marina Klein Telles

Foi realizada, na manhã da última sexta-feira, 2, no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira, uma reunião entre prefeitos e representantes de entidades para debater a Consulta Pública 1.222/2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que propõe manter no país a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar. A mobilização foi chamada pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, que defende a regulamentação da produção nacional dos cigarros eletrônicos como forma de promover a cultura do tabaco em âmbito nacional.

Participaram os prefeitos de Vera Cruz, Gilson Becker; de Rio Pardo, Rogério Monteiro; de Venâncio Aires, Izaura Landim; de Vale do Sol, Maiquel Silva; de Sinimbu, Sandra Backes; vice-prefeito de Pantano Grande, Paulo Fernando Pires Junior; e os representantes das prefeituras de Vale Verde, Claudio Froemming, e Passo do Sobrado, Claudio Hansel. Também marcaram presença, em apoio à causa, secretários municipais e lideranças de sindicatos e associações.

A abertura das manifestações foi da prefeita de Santa Cruz do Sul, que destacou que os cigarros eletrônicos, mesmo tendo sua comercialização, importação e propaganda proibidos pela Anvisa desde 2009, seguem sendo abertamente consumidos no país. “Existe uma visão distorcida de algumas pessoas e organizações, que não levam em conta a importância da produção do tabaco para a renda de trabalhadores da agricultura e das indústrias. Precisamos nos mobilizar para defender a cadeia produtiva do tabaco, pelo que ela representa para o desenvolvimento de toda a nossa região”, disse Helena Hermany.

Em consonância com a fala da prefeita foi o pronunciamento do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schunke, que destacou a importância da força política na defesa desta pauta que, segundo ele, impacta diretamente a economia nacional. “A Anvisa, proibindo a produção e comercialização no Brasil, está fazendo com que empresas daqui deixem de produzir, o que se reflete na geração de empregos, renda e também na arrecadação de impostos para os municípios”, afirmou.

Nas manifestações, Helena Hermany e Iro Schunke pediram aos prefeitos presentes que disseminem em seus municípios a Consulta Pública, que segue aberta até o próximo dia 09 de fevereiro e possibilita que a sociedade civil opine sobre a regulamentação dos dispositivos através do preenchimento de um formulário eletrônico (https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/955171). Em Santa Cruz do Sul, os cidadãos que não são familiarizados com o uso da internet poderão preencher o abaixo-assinado por escrito na recepção do Palacinho, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Convidado para se manifestar enquanto representante do Sindicato Rural, o vereador Bruno Faller mencionou que os cigarros eletrônicos estão em uso há muito tempo no país, o que incentiva o comércio ilegal. “O contrabando se fortalece com esta proibição da produção nacional”, frisou. Da mesma forma, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, Cesar Cechinatto, avaliou a proibição como um ato de “desinteligência”, destacando que em cerca de 80 países, “com agências reguladoras tão – ou até mais -rigorosas quanto a Anvisa”, os dispositivos eletrônicos para fumar já são regulamentados.

Em defesa da causa, também fez questão de se pronunciar o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher. “Com certeza, se não fizermos nada, já temos uma definição certa, mas enquanto estivermos presentes para reclamar daquilo que está injusto para os nossos produtores, podemos ter talvez uma decisão satisfatória, com a regulamentação do que hoje está ilegal no Brasil”, disse, parabenizando a mobilização dos proponentes e dos participantes do ato.

Foto: Jaime Fredrich/divulgação | Fonte: Assessoria
05/02/2024 0 Comentários 652 Visualizações
Variedades

Nova modalidade de roubo de cargas é tema de reunião com órgãos de segurança

Por Marina Klein Telles 13/12/2023
Por Marina Klein Telles

Acomissão de segurança do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) se reuniu com representantes de órgãos de segurança pública de Santa Cruz do Sul (RS) na terça-feira, 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul (RS). Há cinco anos o setor mira a segurança dos transportadores e a prevenção de prejuízos com roubos de cargas com a adoção de medidas preventivas. Enquanto em 2019 o setor registrava 26 ocorrências em toda a Região Sul do País, em 2022 foram oito ao total, sendo uma única ocorrência no Rio Grande do Sul. Já em 2023, foram seis ocorrência: quatro de cargas de tabaco cru e duas de tabaco processado (em container) destinado à exportação.

Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, comentou sobre os bons resultados apresentados nas últimas safras com a diminuição do roubo de cargas, em especial do tabaco transportado entre a casa do produtor e a empresa ou seu respectivo ponto de compra. “Mantemos a conscientização dos transportadores, reforçando os cuidados necessários, mas preocupa essa nova modalidade de roubo de carga de tabaco processado, considerando que a movimentação de containers deve ser intensa nos próximos meses”, comentou.

O roubo de dois containers levando tabaco processado ao porto de Rio Grande teve ações muito semelhantes e na mesma região, na BR 471 entre Pântano Grande e a BR 392, conhecido corredor de exportação do setor, mas que são locais mais ermos, sem tanta movimentação e comércios, bem como com pontos onde não há sinal de celular. Prevenir novas ocorrências foi o principal objetivo do encontro entre representantes das empresas associadas com o Major Marcos Migotto Carneiro, chefe do Comando Regional da Brigada Militar; o delegado Regional de Polícia, Luciano Fernandes Menezes; e o tenente Marcio Fontoura, do Comando Rodoviário da BM.

Entre as ações previstas estão o patrulhamento de trechos específicos nos horários de maior movimento dos containers, limitação de horário de trânsito, paradas pré-definidas, movimentação em comboios ou via rotas alternativas, bem como unificação de protocolos de segurança utilizados pelas transportadoras. Também deve ser feito contato com DAER visando melhoria da rodovia para melhor trafegabilidade.

Segundo o delegado Menezes, a investigação está bem avançada, mas enquanto não é concluída precisamos seguir a cartilha de procedimentos de segurança. “Já temos uma noção de autoria e não são de novatos”, informa o delegado.  As empresas exportadoras estão avaliando junto com as transportadoras melhorias operacionais para redução do tempo da logística de escoamento da exportação até o porto, a fim de evitar, por exemplo, o transporte noturno. “Se for absolutamente necessária a viagem à noite, as empresas podem entrar em contato previamente para que os órgãos de segurança possam acompanhar com escolta”, reforçou o delegado Menezes.

Os representantes da Brigada Militar reforçaram que a troca de informações de forma rápida e, se possível, prévia dos deslocamentos pode ser decisiva para melhores desfechos, especialmente nos trechos em que não há sinal de telefone. Mais orientações sobre gerenciamento de risco para transportadores podem ser consultadas em folder elaborado pela Comissão de Segurança do SindiTabaco, disponível no site www.sinditabaco.com.br.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/12/2023 0 Comentários 616 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO