Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

santa cruz

Cidades

Santa Cruz do Sul decreta situação de emergência devido à seca

Por Ester Ellwanger 10/01/2022
Por Ester Ellwanger

A prefeitura de Santa Cruz do Sul decretou, na tarde desta sexta-feira, 7 de janeiro, situação de emergência. A medida foi adotada devido ao grave quadro de estiagem que assola o município.

Desde novembro, a administração municipal vinha acompanhando com preocupação o panorama de escassez de chuva e excesso de calor, com seus reflexos na agropecuária e no abastecimento das famílias do interior. No decorrer do tempo, foi se consolidando o cenário de perda nas lavouras, queda do nível do Rio Pardinho e secagem de açudes e aguadas.

A decisão do prefeito em exercício Elstor Desbessell foi tomada a partir de parecer elaborado pela Defesa Civil municipal. O relatório apresenta uma série de documentos que apontam para a decretação de situação de emergência e sugere a sua adoção. O laudo meteorológico emitido pela Unisc mostra que, de outubro de 2021 até 4 de janeiro deste ano, o total de chuva registrado em Santa Cruz do Sul foi de 221,6 mm. Entretanto, o esperado para o período era de 383,2 mm – uma diferença de 161,6 mm.

Levantamento conjunto da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater também demonstra as perdas registradas no campo. O prejuízo estimado até o momento é da ordem de R$ 25.645.975,00. As culturas mais afetadas por enquanto são o milho, o tabaco, a soja e hortigranjeiros. A produção de leite também tem sido bastante impactada pela seca.

A estiagem ainda exigiu que a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) passasse a atuar no fornecimento de água para comunidades do interior que ficaram desabastecidas. Com o uso de dois caminhões-pipa, percorreu propriedades de Monte Alverne, Boa Vista, Saraiva, São Martinho, Alto Paredão, Rio Pardinho e São José da Reserva. De 1º de outubro de 2021 até 3 de janeiro deste ano, estima-se que tenha sido distribuído 1 milhão de litros de água a 105 famílias, o que beneficiou aproximadamente 420 pessoas.

O prefeito em exercício destacou que a adoção da medida está totalmente embasada em dados e permitirá agilizar a resposta às necessidades dos atingidos. “Diante da dificuldade que visualizamos no interior, é urgente tomarmos uma atitude e tentar buscar auxílio e soluções a curto prazo para evitar maior prejuízo”, declarou Desbessell.

Para o coordenador da Defesa Civil do município, Anderson Matos Teixeira, o decreto dará melhores condições para que a prefeitura possa agir em socorro da zona rural, a mais atingida até o momento. “Já temos relatos de pessoas há vários dias sem água para tomar banho, somente água para cozinhar e beber”, revelou. Teixeira lembrou também o forte impacto na atividade agropecuária, com a perda de lavouras e a falta de água para os animais. “Poderemos aumentar nosso esforço, com condições melhores de contratar serviços e comprar equipamentos para atender os prejudicados de forma imediata”, considerou.

Com a decretação de situação de emergência, o município fica dispensado de licitação para contratos relacionados a dar resposta ao desastre (aquisição de bens, prestação de serviços e obras – esta última, com prazo máximo de 180 dias para conclusão) e torna-se possível a abertura de crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes. Além disso, a medida também autoriza a convocação de voluntários, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, para ações como campanhas de arrecadação de recursos para auxílio à população afetada.

O executivo encaminhará o decreto para a Câmara de Vereadores, que terá cinco dias para apreciá-lo. Uma sessão extraordinária deve ser convocada na próxima semana. Após o reconhecimento pelos vereadores, o decreto é encaminhado para homologação pelo Governo do Estado e reconhecimento pela União.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/01/2022 0 Comentários 1,3K Visualizações
Esporte

Estudante de Santa Cruz é campeã de torneio internacional de xadrez em Florianópolis

Por Ester Ellwanger 06/01/2022
Por Ester Ellwanger

O Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, comemorou no último fim de semana mais uma conquista no xadrez. A aluna Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, de apenas 7 anos, se consagrou campeã do maior campeonato Sul-Americano de xadrez, o tradicional torneio internacional Floripa Chess Open, em Florianópolis.

“Estamos muito felizes e orgulhosos da enxadrista Maria Eduarda, que estreou na competição e mostrou muito esforço e dedicação. Nossos alunos participam de diversas competições e graças aos esforços de todos os envolvidos, conseguem alcançar resultados de destaque”, salienta o diretor Geral do Mauá, Nestor Raschen.

Conforme o técnico de Xadrez do Colégio Mauá, Flávio Schedler, com a conquista, Maria Eduarda foi selecionada para a equipe de Jovens Talentos do Xadrez Brasileiro (JTXB) para competir com diversos prodígios do Brasil contra federações internacionais. Ela também se prepara para o campeonato brasileiro na volta às aulas. Na análise do técnico, o torneio foi incrível, a aluna disputou cinco partidas em um forte grupo sub 08, vencendo três jogos e perdendo dois contra os favoritos. “Treinamos por quatro meses, além de encontros on-line nas férias. Este torneio tem o maior nível de dificuldade do calendário nacional”, avaliou.

Além do técnico, Maria Eduarda foi acompanhada pelos pais na competição. “Estamos muito felizes, os adversários eram muito experientes e com pontuação internacional, não esperávamos um resultado tão positivo em sua estreia”, aprovou o pai, Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia. A mãe, Tiana Willig Tischler, era só alegria. “Estamos muito orgulhosos, nossa corajosa deu show de dedicação e garra”, comemorou.

O evento seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e contou com mais de 500 participantes, de países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Estados Unidos, Venezuela, Bolívia, entre outros.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/01/2022 0 Comentários 1,2K Visualizações
Cidades

Santa Cruz planeja ações para reduzir o número de pessoas em situação de rua

Por Ester Ellwanger 14/12/2021
Por Ester Ellwanger

O aumento do número de pessoas em situação de rua tem preocupado a prefeitura de Santa Cruz do Sul. Na manhã desta segunda-feira, 13 de dezembro, uma reunião envolvendo representantes de diversas secretarias com a prefeita Helena Hermany discutiu e planejou ações de atendimento e acolhimento aos moradores.

Conforme Helena, o município oferece uma estrutura de acolhimento institucional completa, que inclui assistência em Saúde, hospedagem no albergue, alimentação nas cozinhas comunitárias, cursos profissionalizantes nos CRAS, além de auxiliar em todo o encaminhamento que for necessário, seja uma internação ou reinserção social.

“Santa Cruz é uma cidade acolhedora, com experiência e conhecimento para assegurar proteção e assistência a todos. As pessoas não precisam ficar na rua”, afirmou a prefeita.

Helena também faz um apelo para que a população evite dar esmola, pois isso incentiva a permanência na rua. “As pessoas em situação de rua têm acesso a uma alimentação de qualidade nas nossas cozinhas comunitárias e também no albergue. Elas não passam fome em Santa Cruz. Então, a grande maioria utiliza o dinheiro que recebe de esmola para manter o vício em drogas e álcool, e assim acabam optando por ficar na rua”.

As equipes que atuam na Ronda Social identificaram, inclusive, pessoas que foram beneficiadas com moradias nos novos loteamentos populares Mãe de Deus e Santa Maria I. “Venderam as casas e voltaram a viver na rua”, disse Helena.

A partir desta segunda-feira, uma força-tarefa unindo as equipes de assistência social e saúde, com apoio da Guarda Municipal, intensificará as ações de abordagem durante a noite e a madrugada. Quem encontrar uma pessoa em situação de rua, pode entrar em contato pelo número 153.

“Temos um grande número de pessoas que passaram pela nossa rede de atendimento e acolhimento, receberam toda a assistência e encaminhamento, inclusive depois passando em concurso público e na faculdade. É assim que conseguimos dar um futuro melhor para essas pessoas, não na rua”, concluiu Helena.

 

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

14/12/2021 0 Comentários 469 Visualizações
Cidades

Santa Cruz realiza mutirão de combate ao mosquito da dengue

Por Ester Ellwanger 13/12/2021
Por Ester Ellwanger

Ao perceber que no pátio de casa havia um soldado do quartel e uma agente de saúde conversando com seu pai, Tauani Alves, de 10 anos, apressou-se para acompanhar o diálogo. O assunto não era novidade para ela. “A gente teve palestra na escola sobre o mosquito da dengue, e falaram que não pode deixar água parada”, contou.

O loteamento Beckenkamp (Santa Cruz do Sul), em que Tauani mora, é um dos locais onde aconteceu o mutirão de combate ao Aedes aegypti no sábado, 11 de dezembro. O trabalho de orientação aos moradores também ocorreu no Residencial Viver Bem, no loteamento Santa Maria e no bairro Dona Carlota.

Moradora do loteamento Santa Maria desde agosto deste ano, a safrista Nilva da Silveira recebeu orientações para colocar alvejante em uma fossa no pátio de casa. “É muito bom que eles expliquem pra gente”, disse.

Na operação, caminhões e retroescavadeira da prefeitura também realizaram o recolhimento de entulhos em residências e fizeram a limpeza de terrenos baldios.

Cerca de 130 pessoas foram envolvidas na força-tarefa. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, e a coordenadora da Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, coordenaram o início da operação. Mais de 1.500 imóveis foram visitados.

Participaram do mutirão agentes de Saúde e de endemias, 30 militares do 7º BIB, Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias do município.

 

Sobre o contágio

Segundo dados da Vigilância Sanitária, em 2021 foram notificados 6.914 casos, e 5.081 confirmados. A maior parte deles, nos meses de abril e maio. Outros 1.796 foram descartados. Atualmente, de 79 casos suspeitos, 37 aguardam resultado e 42 deram negativo, e não há nenhum caso ativo. Só neste ano, são 5 óbitos, e 4 casos de zika confirmados.

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/12/2021 0 Comentários 420 Visualizações
Cidades

Santa Cruz do Sul conta com Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção

Por Ester Ellwanger 09/12/2021
Por Ester Ellwanger

Foi empossada na noite desta quarta-feira, 8 de dezembro, a primeira diretoria do Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Santa Cruz do Sul (Gaia – SCS). O ato aconteceu na Câmara de Vereadores do município.

Participaram do encontro a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, o vereador Henrique Hermany, a diretora de Desenvolvimento Social da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte Priscila Froeming, a presidente do Conselho Tutelar Maiara Robert, a escritora e educadora Dulci Alma Hohgraefe, o vice-presidente da Associação Comunitária Pró-Amparo ao Menor Ademar Nicolau Thomas, e o senhor Neemias Júnior, do Centro Social Gideões.

A prefeita Helena Hermany reconheceu a importância da mobilização. “Cuidar das crianças, desde o seu nascimento e durante as demais fases da vida tem que ser uma pauta prioritária”, defendeu. Para a gestora municipal, o acolhimento a crianças e jovens é fundamental para que se tenha uma sociedade melhor estruturada, onde os jovens tenham condições dignas de viver e aproveitar oportunidades de desenvolvimento.


Conforme o vereador Henrique, a cidade carecia de um grupo identificado com a causa da adoção. Hermany destaca que a iniciativa tem como objetivo levar as pautas da infância e da juventude para a atenção do poder público e da sociedade. “O cuidado com a criança e o adolescente precisam ser tratados com a importância que o assunto requer”, justificou.

Para trazer mais esclarecimentos ao público, a reunião contou com a apresentação da advogada Karina Meneghetti Brendler. Professora da Unisc no campus de Capão da Canoa, ela também preside o Adottare, grupo de apoio à adoção da cidade litorânea. O interesse de Karina pelo tema surgiu de uma motivação pessoal. Devido à infertilidade, não pôde ter filhos naturais e buscou a adoção como caminho. Ao passar pela experiência e seus percalços, ela formou o grupo para apoiar pretendentes durante a espera e após a adoção.


Conforme Karina, o grupo de apoio presta suporte jurídico, psicológico e de serviço social para uma adoção legal, do ponto de vista jurídico, e permanente. “Um filho adotivo traz muitas demandas, há preocupações com a adaptação e outras questões que precisam ser acompanhadas”, relata. Karina defende que é preciso desmistificar os tabus do ato, tendo pessoas preparadas para assumir essa responsabilidade. “Queremos preparar de verdade os pretendentes, trabalhando a adoção real, não a idealizada”, afirmou.

A presidente do Gaia, Caroline Albrecht, comemorou a oficialização do grupo. “Isso nos auxiliará na busca de apoios e recursos”, comentou. O Gaia já atua na organização de suas atividades e programação de palestras para 2022.

Sócios beneméritos

Ao fim da audiência, a diretoria do Gaia concedeu o título de integrantes beneméritos ao vereador Henrique Hermany, a Dulci Hohgraefe e a Karina Brendler.

 

Diretoria Gaia

Presidente – Caroline Albrecht
Vice-presidente – Gustavo Schneider
1ª Secretária – Daniela dos Santos
2ª Secretária – Virgínia de Fátima Gomes
1º Tesoureiro – Osmar Maciel Rehbein
2º Tesoureiro – Luan Henrique da Silva
Conselho Fiscal – Norberto Raul Haas, Denise Andrea Kist

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/12/2021 0 Comentários 543 Visualizações
Business

Mauro Spode comanda o Sindilojas Vale do Rio Pardo por mais quatro anos

Por Ester Ellwanger 09/12/2021
Por Ester Ellwanger

O empresário Mauro Spode, da Hoffmann Spode, vai comandar o Sindilojas Vale do Rio Pardo pelos próximos quatro anos. Os associados elegeram o presidente para o terceiro mandato à frente do sindicato que tem como base territorial os municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Herveiras, Gramado Xavier, Venâncio Aires e Mato Leitão. A nova diretoria tem como vice-presidente o também empresário Moacyr Rocha, da MR Centro de Limpeza.

A nova diretoria completa conta com 16 empresários entre titulares, suplentes e Conselho Fiscal e o próximo mandato começa em janeiro de 2022. Para a nova gestão, Spode foca no desenvolvimento de novas lideranças. “Já temos diversos nomes novos na diretoria e a ideia é que esses empreendedores coloquem seus conhecimentos para auxiliar o sindicato na representação e desenvolvimento do comércio”, argumenta.

Vamos continuar trabalhando para manter as lojas de portas abertas, pois a nossa região tem um comércio forte que pode atender as necessidades dos consumidores”.

O Núcleo de Inovação, lançado no final desse ano, vai receber atenção especial no sindicato e deve possibilitar a participação de associados e não sócios. “O Moacyr está à frente desse projeto e eu acredito que vai ser uma forma de trazer novas ideias para o sindicato colocar em prática no comércio”. Spode também explica que o Sindilojas já conta com vários serviços e benefícios aos associados e vai buscar outros convênios que possam atender aos anseios dos comerciantes.

Por fim, o presidente quer manter o diálogo junto aos órgãos governamentais e entidades parceiras para garantir os direitos dos lojistas, assim como seguir negociando dissídios e acordos que atendam os interesses do comércio varejista. “Vamos continuar trabalhando para manter as lojas de portas abertas, pois a nossa região tem um comércio forte que pode atender as necessidades dos consumidores”.

Foto: Lauri Pretzel/Divulgação | Fonte: Assessoria

09/12/2021 0 Comentários 703 Visualizações
Ensino

Alunos de Santa Cruz assistem peça teatral sobre alimentação saudável

Por Ester Ellwanger 08/12/2021
Por Ester Ellwanger

Mais de 1.500 alunos da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul iniciaram a semana com uma programação diferente. Nessa segunda-feira, 6 de dezembro, eles puderam assistir a uma peça de teatro, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Com foco na alimentação saudável e no empreendedorismo no campo, a programação tem continuidade nesta terça-feira, 7 de dezembro, em diferentes horários. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEE), inclusive com disponibilidade de transporte para todos os educandos, a iniciativa contemplou tanto alunos do meio urbano como rural.
O titular da pasta, João Miguel Wenzel, avalia a importância da iniciativa. “Falar do tema alimentação, levando informação e conhecimento, é sempre muito importante. E quando o assunto é levado de forma lúdica e dinâmica, é mais fácil sensibilizar nossas crianças”, afirmou.


O coordenador de projetos da SEE, Andrei Barboza, destaca o acesso à educação alimentar em forma de teatro. “É fundamental oportunizar que os nossos estudantes entendam a importância da alimentação saudável. Nós somos de uma região privilegiada, pois aqui a agricultura familiar ainda existe e fomenta não somente os mercados, como também nos possibilita uma alimentação muito mais saudável que em outras regiões brasileiras”, justificou.

Ainda segundo ele, após o período de pandemia, em que os alunos não tiveram momentos de cultura e de descontração, é fundamental proporcionar momentos de convivência. “Após o período de pandemia que passamos, é importante que atividades como esta aconteçam, para que se sintam novamente inseridos e possam se divertir juntos”, ressaltou.

 

A peça

O enredo traz super-heróis como personagens. Um deles, o ator principal chamado de Agriman, após ganhar sementes mágicas adquire superpoderes que o farão viajar pelo mundo para conhecer regiões agrícolas de cada país, e dar ideias sobre agricultura consciente e falar sobre alimentação saudável.

A peça é promovida pela VR Projetos Culturais e Educacionais, e é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/12/2021 0 Comentários 555 Visualizações
Esporte

Alunas do Colégio Mauá surpreendem na Taça RS de Ginástica Rítmica

Por Ester Ellwanger 07/12/2021
Por Ester Ellwanger

Para encerrar o ano em grande estilo, as alunas do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, Isadora Baierle, Rafaela Teixeira, Milena Bartz e Melissa Forgiarini tiveram um desempenho surpreendente durante a Taça RS de Ginástica Rítmica. A competição aconteceu no último sábado, 4 de dezembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

“Nossas meninas simplesmente ‘cravaram’ suas séries, quero dizer que acertaram tudo. Um dia em que tudo deu certo. Confirmamos que com dedicação e trabalho duro, regados com amor e carinho, inevitavelmente, trazem bons resultados”, salientou o técnico da escola santa-cruzense, Rafael Luz.


A técnica do Colégio Mauá, Bruna Martins, que treina a equipe junto com Rafael, destacou que o desempenho das ginastas é resultado de muito treino físico, técnico e emocional, determinação e senso de superação. “As nossas ginastas tiveram um desempenho surpreendente depois de 18 meses em treinamentos on-line. O retorno à rotina presencial é um desafio gigantesco”, frisou Bruna.

Depois de dois anos, no mês passado, as atletas do Colégio Mauá voltaram às competições do Estadual. “Se na ocasião, o desempenho e resultados da equipe surpreenderam positivamente, agora, na Taça RS, todas as expectativas foram ultrapassadas”, ressaltou Luz.


O técnico explicou que a Taça RS de Ginástica Rítmica encerra o calendário anual da Federação. “É a mais tradicional contenda da GR com uma estrutura diferente dos Estaduais da modalidade, em que as ginastas são divididas em diferentes níveis, o que torna a Taça mais competitiva e dinâmica”, detalhou Rafael.

Devido a pandemia, a competição foi cancelada em 2020. “A volta da Taça RS é significativa para esta retomada de competições. É pura esperança de que podemos com cuidados e união vencer os desafios que a pandemia nos impõe”, comentou Rafael.

Na Taça RS também não foi permitida a presença de público, todos os envolvidos na competição tiveram que fazer teste para a Covid-19 e o uso de máscaras era obrigatório, sendo retirada apenas pelas atletas durante as provas e fotografias.
Além do Colégio Mauá, a disputa contou com a participação do Colégio Gonzaga de Pelotas; Escola de Ginástica Roberta Padilha de Santa Maria; Estação Cidadania e Ginástica Vera Ghisleni de Canoas, ambas de Canoas; e Grêmio Náutico União de Porto Alegre.

Resultados do Colégio Mauá

Infantil Nível D – Isadora Baierle – Campeã
Juvenil Nível C – Rafaela Teixeira – Campeã
Juvenil Nível B – Milena Bartz – Campeã, Melissa Forgiarini – Vice-Campeã

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/12/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Cidades

Decoração natalina enfeita a Praça da Bandeira em Santa Cruz

Por Ester Ellwanger 06/12/2021
Por Ester Ellwanger

O Centro de Santa Cruz do Sul ganhou mais uma atração na programação das festividades de final de ano na noite de sábado, 4 de dezembro. A prefeitura realizou o acendimento da iluminação de Natal na Praça da Bandeira e no Palacinho.

O ato foi acompanhado das apresentações da banda Mpbox e do Coral da AABB, em palco especialmente montado em frente ao Palacinho. A praça e o prédio da prefeitura também receberam decoração natalina especial, tornando-se um atrativo a mais para a comunidade desfrutar do espaço público.

Os enfeites diversos (pinheiros, guarda-chuvas, entre outros), foram produzidos por um grupo de voluntárias com materiais recicláveis. O grupo deu início ao trabalho há cerca de sete anos e apenas em 2020 não atuou, devido à pandemia de Covid-19. Como forma de agradecimento, a prefeita Helena Hermany recebeu as voluntárias, as senhoras Imelda Wagner, Iris Thier, Adiles Brixner Allsup, Eni Waechter, Ilse Quoos, Carla de Alexandrino, Regina Assmann, Lia Boechter e Zilá Iserhard, no Salão Nobre do Palacinho.

No intervalo entre as apresentações, a prefeita apresentou o grupo ao público que compareceu à Praça da Bandeira. Helena destacou a dedicação delas ao longo do ano para a concretização da decoração e pediu aos presentes uma salva de palmas. “Obrigado por estarem aqui. O carinho de vocês com as voluntárias merece os nossos aplausos”, declarou. Ao lado das convidadas, a prefeita assistiu à apresentação do Coral da AABB.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/12/2021 0 Comentários 853 Visualizações
Cultura

Grande público prestigia a abertura da Christkindfest em Santa Cruz

Por Ester Ellwanger 03/12/2021
Por Ester Ellwanger

Um grande público prestigiou, na noite da última quarta-feira, 1 de dezembro, na Praça Getúlio Vargas, a abertura oficial da Christkindfest – Um Natal para todos, promovida pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e município.

Na ocasião, o Papai Noel desceu de rapel das torres da Catedral São João Batista, logo após a apresentação do espetáculo musical Um Presente de Natal, com a Dugges Dance. No palco, ele recebeu a chave da cidade da prefeita Helena Hermany e saudou o público (principalmente infantil) que aguardava ansiosamente a sua presença.

No início da solenidade, o padre Roni Fengler e o pastor Samuel Gaussmann realizaram uma bênção ecumênica. Em seguida, o coordenador do evento, Victor Kaminski, destacou a importância da celebração para a cidade e a extensa programação artística e cultural prevista até o dia 26 de dezembro. “A retomada deste evento natalino também simboliza um recomeço. Com todos os cuidados relacionados à pandemia, sempre preservando a saúde e segurança de todos, queremos renovar a esperança em dias melhores”, destacou.


Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany demonstrou satisfação ao ver famílias e amigos desfrutando da programação natalina, buscando retomar à normalidade de suas vidas, sem esquecer dos cuidados ainda necessários para a prevenção ao Covid-19. Ela também agradeceu aos diversos parceiros que contribuíram para a organização da Christkindfest. “A prefeitura, a Assemp, Sindilojas, CDL e ACI uniram forças e entregam à população uma programação repleta de atrações, com atividades no centro, nos bairros e no interior do município. A estas entidades, agradeço e afirmo: é um prazer enorme tê-las como parceiras”, completou.

Programação

Até o dia 26 de dezembro, diversas atividades integram a programação da Christkindfest, na Praça Getúlio Vargas e no Parque da Oktoberfest, onde está instalada a Vila e Casa do Noel, além de palco, pontos de alimentação e parque de diversões. O primeiro desfile está marcado para este domingo, 5 de dezembro, a partir das 20h, quando acontece a Carreata da Havan pela Rua Marechal Floriano. Já o primeiro desfile de carros alegóricos, sob a coordenação do produtor Sérgio Ávila, ocorre na próxima quarta-feira, 8 de dezembro, às 20h.

Foto: Francisco Frantz/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/12/2021 0 Comentários 773 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO