Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

revitalização

Variedades

Grande Hotel Canela investe R$ 1,5 milhão em revitalização ao completar 110 anos

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Grande Hotel Canela iniciou um novo ciclo de investimentos ao completar 110 anos de história, com foco na qualificação da experiência dos hóspedes e no fortalecimento de seu posicionamento como destino turístico na Serra Gaúcha. O empreendimento está realizando a revitalização da fachada e da área da piscina, com aporte de R$ 1,5 milhão. A iniciativa faz parte de uma estratégia de crescimento sustentável baseada na modernização da infraestrutura, sem descaracterizar a identidade construída ao longo de mais de um século de atuação no município de Canela.

As intervenções têm como objetivo adequar os espaços de lazer às demandas atuais da hospitalidade, priorizando conforto e funcionalidade. A proposta reforça o movimento do hotel de se apresentar não apenas como opção de hospedagem, mas como um destino em si, ampliando a oferta de experiências aos visitantes.

Os 110 anos de história

Fundado em 1916 pela família Corrêa, responsável também pelo desenvolvimento inicial de Canela, o empreendimento mantém a gestão familiar ao longo de quatro gerações. Desde 2020, a administração é conduzida pela diretora executiva Paula Krause Corrêa, pelo diretor financeiro Luiz Eduardo Corrêa Homem de Carvalho e pela diretora de relacionamento estratégico Adriana Corrêa Homem de Carvalho.

Segundo a diretora executiva Paula Krause Corrêa, os investimentos fazem parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento do negócio. “Estamos trabalhando para equilibrar tradição e inovação. O investimento em infraestrutura, somado a uma gestão mais profissionalizada, nos permite crescer com consistência sem perder a identidade que sempre foi o diferencial do hotel. A revitalização não é apenas uma atualização estética, mas uma decisão estratégica de negócio. Estamos qualificando os espaços para atender a uma demanda crescente por experiências mais completas, especialmente em bem-estar”, explica Paula.

Diferenciais do hotel

Localizado a uma quadra da Praça da Matriz, onde está situada a Catedral de Pedra, o Grande Hotel Canela ocupa uma área de aproximadamente 8,5 hectares. A estrutura conta com cerca de 90 unidades habitacionais, entre apartamentos e chalés, além de restaurante, sala da lareira, áreas verdes, espaços de convivência, áreas esportivas, recreação, museu histórico e ambientes voltados ao bem-estar.

A combinação entre localização urbana e integração com a natureza é apontada como um dos diferenciais do empreendimento. O hotel atende hóspedes individuais, famílias e também eventos de diferentes portes.

Eventos ganham espaço

O segmento de eventos vem ampliando sua participação nos resultados do empreendimento e já representa cerca de 20% do faturamento. A estrutura permite a realização de casamentos, mini weddings, eventos sociais e corporativos, incluindo a possibilidade de personalização e fechamento integral do hotel.

Em 2025, aproximadamente 90 eventos foram realizados no local, consolidando essa frente como um dos vetores de crescimento da operação.

Recuperação do crescimento

Após uma retração registrada em 2024 em decorrência dos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, o hotel voltou a apresentar crescimento. Neste início de 2026, o empreendimento registra aumento aproximado de 30% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com o hotel, a maior parte das reservas é realizada por meio de venda direta, refletindo o relacionamento mantido com o público ao longo de sua trajetória e a presença consolidada da marca no setor turístico da Serra Gaúcha.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 50 Visualizações
Cidades

Praça Flávio Boianovski passará por revitalização em Capão da Canoa

Por Jonathan da Silva 22/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Praça Flávio Boianovski, um dos principais espaços públicos de convivência de Capão da Canoa, passará por um processo de revitalização a partir de 2027. Localizada na Zona Nova, entre a avenida Paraguassu e a rua Peri, a área será requalificada por meio de um projeto desenvolvido pela Nazale Incorporadora em parceria com a Prefeitura. A proposta prevê investimento de R$ 750 mil em melhorias urbanas, ampliação das áreas verdes e criação de novos espaços de convivência para moradores e visitantes.

Tradicional ponto de encontro no litoral norte gaúcho, a praça concentra grande circulação de pessoas, especialmente durante o verão. O espaço é frequentado por famílias, grupos de amigos e turistas, sendo associado a práticas como caminhadas, rodas de chimarrão e encontros ao longo do dia.

Novos espaços de convivência

O projeto prevê reorganização dos espaços da praça e implantação de diferentes ambientes voltados à permanência e ao convívio social. Entre as intervenções estão percursos para caminhada, áreas de descanso com ombrelones, espaços para leitura e relaxamento, chimarródromos cobertos por pérgulas, pet place, arquibancada, lounge e mobiliário urbano.

O planejamento também inclui paisagismo com preservação das espécies existentes, ampliação da vegetação e instalação de um chafariz em arcos. Além disso, serão implantados totens informativos e novos elementos de iluminação.

A arquiteta responsável pelo projeto, Renata Marques, afirmou que a proposta busca ampliar as possibilidades de uso da praça. “A intervenção prioriza áreas de permanência, circulação de pedestres, conforto urbano e valorização paisagística, respeitando características já consolidadas”, destacou Renata.

Projeto prevê obras em 2027

A revitalização será realizada por meio de um Termo de Cooperação firmado entre a Nazale Incorporadora e a Prefeitura de Capão da Canoa. As obras têm início previsto para 2027, com conclusão estimada para o mesmo ano.

Segundo o sócio-fundador da Nazale, José Nazareno, a proposta busca qualificar um dos espaços públicos mais utilizados da cidade. “A Praça Flávio Boianovski possui relevância histórica e social para Capão da Canoa. A revitalização busca melhorar a experiência de uso, expandindo as áreas de lazer e oferecendo uma estrutura mais adequada para moradores e visitantes”, afirmou Nazareno.

O projeto arquitetônico utiliza linhas orgânicas e propõe integração entre áreas verdes e espaços de lazer. O pet place foi planejado como parte da dinâmica familiar e social da praça, enquanto os chimarródromos foram incluídos para reforçar hábitos ligados à cultura gaúcha e ao convívio em espaços públicos.

Foto: Nazale/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2026 0 Comentários 139 Visualizações
Variedades

Rissul reinaugura loja em Igrejinha nesta quinta após ampliação e revitalização

Por Jonathan da Silva 15/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Rissul reinaugura a loja localizada na Rua General Ernesto Dorneles, 826, no Centro de Igrejinha, nesta quinta-feira, 16 de abril, a partir das 8h. A unidade passou por reformas, ampliação e modernização, com novo layout, identidade visual contemporânea, piso renovado, novos balcões de laticínios e congelados, além de sistema de ar-condicionado e iluminação modernizados.

A área total foi ampliada para proporcionar maior circulação e melhor organização dos setores, como padaria, hortifruti, açougue e perecíveis. Entre as novidades, se destaca a adega com variedade de vinhos e espumantes. A padaria também passa a operar no conceito de autoatendimento, com o objetivo de ampliar a comodidade dos clientes. Na área externa, a unidade recebeu nova fachada e revitalização do estacionamento, com pintura e melhorias na sinalização.

Avanço importante

O gerente da loja, Leandro Feltez, afirmou que a reinauguração representa um avanço importante. “A loja ficou completamente repaginada, elevando a percepção do nosso público. Os igrejinhenses estavam ansiosos por este momento”, destacou Feltez.

Planejamento estratégico

O diretor de Varejo, Robert Marks, disse que a modernização faz parte de um planejamento estratégico da rede. “A loja foi remodelada e ganhou novos ares, fruto do nosso trabalho contínuo de padronização da bandeira em todas as cidades onde atuamos”, afirmou Marks.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2026 0 Comentários 139 Visualizações
Variedades

Prefeitura de Santa Cruz do Sul revitaliza pista de skate do Parque da Oktoberfest

Por Jonathan da Silva 13/04/2026
Por Jonathan da Silva

As obras de revitalização na pista de skate localizada no Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul foram iniciadas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O espaço, que estava em situação de abandono e desgaste, recebe melhorias como pintura, instalação de lixeiras e bancos.

A iniciativa integra um conjunto de ações que também prevê a recuperação das quadras esportivas do parque, que se encontravam deterioradas e sem condições adequadas de uso. Segundo a Prefeitura, a revitalização visa garantir mais segurança, qualidade de vida e oferecer mais opções de esporte e convivência para a população.

Trabalho em várias frentes

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Santa Cruz do Sul, Daiton Mergen, afirmou que os trabalhos estão sendo realizados em várias frentes, demonstrando o compromisso da gestão em fortalecer a comunidade esportiva e incentivar hábitos saudáveis. “A iniciativa busca não apenas melhorar a infraestrutura, mas também resgatar o sentimento de pertencimento da comunidade, transformando o parque em um ponto de encontro ativo, seguro e acolhedor”, ressaltou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/04/2026 0 Comentários 166 Visualizações
Cidades

Chafariz da Praça Getúlio Vargas passa por revitalização em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 11/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul realiza trabalhos de revitalização no chafariz da Praça Getúlio Vargas. As intervenções estão em andamento no local e incluem serviços de limpeza, pintura e reativação de estruturas do chafariz, com previsão de conclusão até a próxima semana.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, as equipes executam diferentes melhorias no espaço, com o objetivo de recuperar a estrutura e o funcionamento do chafariz localizado na praça.

Serviços realizados no chafariz

Segundo o subsecretário da Secretaria de Serviços Públicos, Dionatas Lopes, os trabalhos envolvem a limpeza completa da estrutura e a pintura da área do chafariz. Outra intervenção prevista é a reativação dos cavalinhos que jorram água, que estavam sem funcionamento. “Dentre as intervenções que serão realizadas estão a limpeza e a pintura do local. Outro trabalho que será executado é a reativação dos cavalinhos que jorram água, que até então estavam inutilizados”, informou o subsecretário.

Manutenção na praça

Além das intervenções no chafariz, também foram executados serviços de pintura nas laterais da praça. As equipes realizaram a pintura de muros, bancos e corrimões localizados no espaço público.

A previsão da Secretaria de Serviços Públicos é de que os trabalhos de revitalização no local sejam concluídos até a próxima semana.

Foto: Isabel Corralo/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/03/2026 0 Comentários 153 Visualizações
Cidades

Abrigo municipal de Esteio é revitalizado com investimento de quase R$ 400 mil

Por Jonathan da Silva 24/02/2026
Por Jonathan da Silva

O Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos, em Esteio, passou por uma revitalização estrutural com investimento de quase R$ 400 mil, em projeto entregue na manhã desta terça-feira (24). A obra ocorreu com recursos captados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) junto ao programa Amigo da Criança, do Banco Santander, via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

O espaço acolhe crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social ou vítimas de violência e negligência, que precisaram ser afastados do convívio com os agressores. Atualmente, o abrigo atende 16 acolhidos, com idades entre um e 16 anos, acompanhados por 21 profissionais da Associação Beneficente Floresta Imperial, entre educadores sociais, cozinheiras, auxiliares de serviços gerais, psicólogos e equipe diretiva.

O abrigo é mantido por meio de parceria firmada em 2017 entre a administração municipal e a Abefi. Os recursos para a reforma foram viabilizados por meio do FMDCA, gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Parcerias importantes

O prefeito de Esteio, Felipe Costella (PL), destacou a importância das parcerias. “O dinheiro foi investido para que a gente tivesse um bem maior, um bem comum na qualidade de vida dessas crianças”, afirmou o chefe do executivo local. “Muito obrigado pela parceria, muito obrigado não só por este momento, mas por tantos outros momentos em que estendem a mão, não ao prefeito, não ao vice-prefeito, mas ao município de Esteio, que precisa muito dessas parcerias do público privado”, complementou o prefeito.

Eu estou meio feliz, meio triste. A minha metade que está feliz é a metade que, obviamente, está fazendo uma entrega e está vivendo esse novo momento do Abrigo Municipal, que está conseguindo pagar as contas e fazer com que a gente tenha o melhor atendimento possível. E a metade triste é a metade que não me deixa passar um cadeado naquele portão e dizer que a gente não precisa mais do Abrigo, porque nós não temos mais essa demanda de crianças acolhidas”, destacou o prefeito de Esteio, Felipe Costella.

Atuação da assistência social

A secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Katiane Marques, ressaltou o trabalho da rede de proteção. “Nós vamos naquela parte mais vulnerável. Nós vamos em busca de resgatar vidas. E quando a gente vê o trabalho que a Abefi faz, esse cuidado que ela tem com essas crianças, é inexplicável”, destacou Katiane. “É inexplicável o aporte e o apoio do Santander pra gente poder qualificar, melhorar esse lugar, oportunizar melhor qualidade de vida para crianças e adolescentes, e mostrar para eles que o lugar deles é um lugar de direito, que eles precisam ser amados, que eles precisam estudar, que eles precisam ressignificar cada vida, recomeçar, e na verdade, além de tudo, serem amados”, completou Katiane.

O diretor-geral da Abefi, pastor Altemir Labes, também mencionou a parceria. “A gente está junto, construindo e dando para nós aqui aquilo que nós precisamos e temos o dever e a obrigação de dar: que é qualidade, um lugar seguro, um espaço de acolhimento para as nossas crianças e adolescentes que aqui estão neste abrigo e nos outros 11 abrigos que Abefi, nas quatro escolas e nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos”, afirmou Labes.

O superintendente regional do Santander, Luciano Giongo, comentou a participação da instituição. “Quando a gente tem um propósito que vai além do objetivo, além da obrigação, além do compromisso, tudo fica mais leve”, afirmou Giongo. “Eu teria mil números para falar em nome do Banco Santander ou do programa Amigo de Valor, mas a gente faz isso porque a gente gosta. Não precisa fazer mídia, não precisa aparecer. E a gente quer continuar fazendo, porque a gente se identifica”, complementou o superintendente. “Parabéns à comunidade, parabéns a tanta gente que se dedica. O salário é importante, a rotina é importante, a administração é importante, mas o propósito é maior. Continuem assim e contem com a gente, institucionalmente ou não; A gente tem que, cada vez mais, valorizar trabalhos assim. Obrigado”, encerrou Giongo.

Projeto Re-viver

Batizado de Re-viver, o projeto foi planejado pela equipe técnica do Departamento de Assistência Social da SMCDH e executado pela Abefi. A proposta incluiu a revitalização do prédio e a aquisição de material permanente.

A reforma contemplou a renovação de móveis e eletrodomésticos, modernização de espaços administrativos e salas de uso comum, reestruturação da rede elétrica, instalação de aparelhos de ar-condicionado, móveis planejados nos dormitórios, pintura interna e externa, instalação de nova pracinha infantil, troca de portas e janelas e instalação de grades de proteção.

A Prefeitura de Esteio informa que investe anualmente R$ 1,3 milhão de recursos próprios na manutenção do abrigo. Após os discursos, autoridades e convidados visitaram a estrutura revitalizada.

Foto: Djalma Corrêa Pacheco/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/02/2026 0 Comentários 160 Visualizações
Ensino

Feevale apresenta revitalização da Biblioteca do Câmpus I

Por Jonathan da Silva 23/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale apresentou na manhã desta segunda-feira (23) a revitalização da Biblioteca Gastão José Spohr, localizada no térreo do Câmpus I, na Avenida Dr. Maurício Cardoso, 510, em Novo Hamburgo. O ato de apresentação à comunidade escolar foi realizado pela Escola de Aplicação Feevale e reuniu dirigentes da instituição.

Participaram do evento o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, a diretora da Escola de Aplicação, Janaína Regra, e a coordenadora das bibliotecas, Larissa Weber Umpierre. Também estiveram presentes o superintendente executivo, Roberto Berte, a pró-reitora de Ensino, Maria Cristina Bohnenberger, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, entre outras autoridades.

Novo layout e acervo

O espaço recebeu novo layout no hall de entrada, com mesas de estudos, computadores e pufes, além de revitalização e renovação de mobiliário na área do acervo e nos terminais de consulta. A proposta é oferecer um local voltado a estudo, pesquisa e atividades educacionais, ampliando o apoio pedagógico e informacional e incentivando a leitura e o envolvimento dos alunos em ações culturais e literárias.

Papel central

A coordenadora das bibliotecas, Larissa Weber Umpierre, afirmou que a biblioteca desempenha papel central na escola. “Nesse contexto, a biblioteca escolar assume a responsabilidade de cumprir seu papel fundamental: dar acesso e fomentar a leitura. Somente assim, contribuiremos para a formação integral de cidadãos com capacidade de interpretação, de análise crítica e de criação”, afirmou Larissa. Segundo ela, está prevista ainda para o primeiro semestre a chegada de cerca de 200 obras infantis e infantojuvenis para renovação do acervo.

A diretora da Escola de Aplicação, Janaína Regra, salientou que os professores estão preparados para utilizar o espaço no trabalho de leitura com os alunos. O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, mencionou os desafios relacionados ao interesse pela leitura. “Precisamos reverter esse processo, oferecendo melhores espaços, que permitam essa interação entre os estudantes, além da renovação dos acervos. Esse é um momento de alegria, parabéns a todos”, enfatizou o reitor.

Outras melhorias no câmpus

A revitalização da biblioteca integra um conjunto de melhorias previstas para o primeiro semestre de 2026 no Câmpus I. Entre elas está o novo acesso ao câmpus, com embarque e desembarque pelo Portão 1. A Recepção e o Atendimento passarão a funcionar em salas na nova entrada, com previsão de conclusão ainda em março.

Também estão em andamento reformas na Sala Multiuso, na Sala de Artes e nas salas de aula da Educação Infantil, com entrega de novos mobiliários. O pátio interno, a pracinha e as piscinas foram revitalizados. Os estudantes também passaram a contar com uma nova cantina, Tia Lala, em funcionamento próximo à Rua Coberta.

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/02/2026 0 Comentários 192 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Esteio entrega revitalização da Praça Cristal na sexta-feira

Por Jonathan da Silva 02/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Esteio entregará a revitalização da Praça Cristal à comunidade na sexta-feira, 6 de fevereiro, às 18h30min. O espaço está localizado entre as ruas Ágata, Turmalina e Luiz Pasteur, no Loteamento Verdes Campos, Bairro Três Marias. A cerimônia oficial contará com atividades recreativas após a programação da Colônia de Férias.

Com cerca de 2,7 mil metros quadrados, a Praça Cristal recebeu investimento de R$ 2,13 milhões, valor informado pela administração municipal como equivalente a aproximadamente sete anos de arrecadação de IPTU de todo o bairro. O espaço foi projetado para atender diferentes faixas etárias e para a prática de atividades ao ar livre.

A praça contará com área de piquenique, cancha de bocha, equipamentos de ginástica, espaço para brincadeiras de chão, área destinada a eventos e food trucks, pista de caminhada, pista de patinação, pista de skate, playground e quadra de vôlei de praia. O local também terá rampas de acesso, piso podotátil e mobiliário urbano, como bancos, bebedouros e lixeiras.

Programação

A cerimônia de inauguração ocorrerá logo após as atividades da Colônia de Férias e terá música ao vivo, brinquedos e distribuição de picolé e algodão doce para as crianças.

Em função da preparação para a entrega da praça, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer realizou ajuste no cronograma da Colônia de Férias. A atividade prevista para o dia 5 de fevereiro foi cancelada. A programação do dia 6 de fevereiro está mantida, das 14h às 17h, antecedendo a inauguração oficial.

O encerramento da temporada da Colônia de Férias ocorrerá no dia 7 de fevereiro, na Praça Coração de Maria, com programação em parceria com o Sesc, incluindo tobogã gigante, distribuição de pipoca, sessões de cinema e contação de histórias.

Serviço

  • O quê: Inauguração da revitalização da Praça Cristal
  • Quando: Sexta-feira, 6 de fevereiro, às 18h30min
  • Onde: Entre as ruas Ágata, Turmalina e Luiz Pasteur, Loteamento Verdes Campos, Bairro Três Marias, Esteio
  • Quanto: gratuito
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/02/2026 0 Comentários 212 Visualizações
Variedades

Imobi lidera revitalização de passarelas no litoral norte gaúcho

Por Jonathan da Silva 28/01/2026
Por Jonathan da Silva

A empresa Imobi está conduzindo, desde setembro de 2025, a revitalização de mais de 70 passarelas e trapiches de acesso às praias de Atlântida, Capão da Canoa e Xangri-Lá, no litoral norte do Rio Grande do Sul. A iniciativa ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada com as prefeituras locais, com serviços de pintura, consertos e reformas estruturais para recuperar danos e manter as estruturas em condições de uso durante a temporada de verão.

As intervenções integram um plano de manutenção urbana voltado ao período de veraneio. Além das melhorias iniciais, equipes da empresa permanecem mobilizadas para realizar manutenção contínua em estruturas que apresentem depreciação causada por ação climática ou vandalismo.

Segundo o sócio-diretor da Imobi, Ricardo Silveira, o modelo prevê contrapartidas. “Temos um compromisso firmado com cada prefeitura, que envolve não apenas a revitalização dos espaços, mas também a manutenção contínua. Em contrapartida, realizamos a exibição de publicidade nas estruturas, com retorno apenas quando há comercialização. Ainda assim, nossa equipe operacional permanece permanentemente mobilizada para atender qualquer necessidade ou avaria nas passarelas”, destaca Silveira.

Investimento e impacto financeiro

O investimento da empresa nas obras ultrapassa R$ 350 mil, valor apontado como economia para os cofres públicos municipais. O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Capão da Canoa, Ledorino Brogni, destaca que a parceria tem apoiado o município. “É sempre importante enaltecer as parcerias que dão sucesso, como esta com a Imobi, empresa que tem nos auxiliado bastante quando se necessita. Ainda bem que temos gente que faz esse tipo de parceria com o município”, enfatiza o titular da pasta.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Xangri-Lá, Eduardo Jardim Alves, ressalta que a iniciativa atua em cooperação entre poder público e iniciativa privada. “As passarelas desempenham papel fundamental na promoção da acessibilidade, garantindo deslocamento seguro e digno, em especial às pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças. Nesta ação, a Imobi está contribuindo para a organização dos acessos, a preservação ambiental das dunas e a qualificação dos espaços públicos destinados ao lazer e ao turismo”, detalha o secretário.

Foto: Imobi/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/01/2026 0 Comentários 202 Visualizações
Cidades

Canela obtém mais de R$ 14 milhões para revitalizar Centro de Feiras

Por Jonathan da Silva 12/01/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela anunciou nesta segunda-feira (12) a obtenção de mais de R$ 14 milhões do programa Avançar no Turismo, do Governo do Estado, para a reforma, readequação e ampliação do Centro de Feiras de Canela. O objetivo da administração canelense é recuperar o espaço localizado na região central da cidade e permitir que ele volte a sediar grandes eventos.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), após a publicação do convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Turismo do Estado no Diário Oficial. O documento havia sido assinado no dia 31 de dezembro do ano passado e, após o cumprimento dos trâmites administrativos, a liberação do recurso foi confirmada nesta segunda-feira.

Uso dos recursos

O projeto prevê reforma, readequação e ampliação da estrutura para que o local possa voltar a receber eventos, com capacidade para até 3 mil pessoas sentadas quando estiver revitalizado. “Será um espaço para a cultura e para os eventos, os quais perdemos por não possuirmos um centro de eventos. Com ele aberto e funcionando, vamos movimentar a economia local, principalmente do Centro, que precisa muito de mais atividades para atrair os visitantes”, destacou o prefeito Gilberto Cezar.

Investimento estadual e contrapartida

O convênio com a Secretaria de Turismo do Estado prevê o repasse de R$ 12.373.039,52 ao Município, que será liberado em três parcelas. A Prefeitura de Canela terá uma contrapartida de R$ 1.855.955,93 no projeto, totalizando mais de R$ 14 milhões em investimentos. “Muito obrigado ao Governo do Estado, aos técnicos do município que fizeram o projeto e a toda a nossa equipe que trabalhou para alcançar esse objetivo”, agradeceu o prefeito canelense.

Próximos passos

Para viabilizar o repasse, a Prefeitura encaminhou ao Governo do Estado um plano de trabalho detalhando as intervenções necessárias na estrutura do prédio e a importância do Centro de Feiras para a comunidade, por estar localizado em área central, próximo à rede hoteleira e gastronômica, e por valorizar a Rua Danton Corrêa, onde está situado. “Nós lutamos muito por isso, corremos atrás, fizemos o projeto, protocolamos, e agora o convênio foi aprovado e assinado. Estamos esperando agora os próximos passos para recuperar 100% dessa área nobre da nossa cidade. A previsão é de que ainda no início deste primeiro semestre seja lançada licitação para contratar a empresa que será responsável pelas obras de revitalização do Centro de Feiras”, concluiu o prefeito Gilberto Cezar.

Foto: Julio Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/01/2026 0 Comentários 177 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO