Mais vistas
União Corinthians abre playoff do NBB contra o Flamengo nesta...
Prado Bairro-Cidade terá primeira escola da rede Sinodal na região...
Onix é o veículo com menor índice de desvalorização no...
Nós por Elas inicia nova turma
Corrida movimentou um dos principais pontos turísticos de Gramado
Cartórios do RS registram recorde de “Pais Ausentes” na pandemia
Vice-prefeito de Novo Hamburgo anuncia desfiliação do MDB após 28...
Novo Hamburgo terá Desfile de Escolas de Samba
Produção de figo é destaque em Nova Petrópolis
Apenados do Instituto Penal de São Leopoldo são transferidos para...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

política

Cidades

Corede VRP promove assembleias da Consulta Popular na próxima semana

Por Jonathan da Silva 21/08/2025
Por Jonathan da Silva

Assembleias microrregionais da Consulta Popular serão realizadas na quarta e quinta-feira da próxima semana, dias 27 e 28 de agosto, a partir das 13h30min, em Santa Cruz do Sul e Segredo. Os encontros, promovidos pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP), têm como objetivo a análise e escolha das propostas deferidas pelo Governo do Estado que constam no Caderno de Demandas Elegíveis.

Ao todo, 57 proposições foram aprovadas e poderão compor a cédula de votação da região. As ideias cadastradas pela comunidade abrangem diferentes áreas: Agricultura (6), Desenvolvimento Rural (8), Desenvolvimento Urbano (1), Meio Ambiente (7), Desenvolvimento Social (22), Transportes (2), Cultura (1), Turismo (7), Esporte e Lazer (1) e Trabalho e Desenvolvimento Profissional (2).

Como funcionam as assembleias

Durante os encontros, serão analisadas e defendidas as propostas incluídas no Caderno de Demandas Elegíveis. Também haverá escolha de delegado — na proporção de um para cada dez participantes — e definição de até seis propostas que seguirão para votação regional.

Importância da participação

O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, ressalta que a presença da comunidade é fundamental. “É importante que as pessoas que cadastraram propostas fiquem atentas e compareçam à respectiva assembleia microrregional para fazer a defesa e explanação de sua ideia, bem como indicar a entidade executora”, destaca Petry. Segundo o presidente da entidade, as assembleias são públicas e abertas a todos os cidadãos da região.

Programação dos encontros

No dia 27 de agosto, às 13h30min, será realizada a Assembleia Pública Microrregional do Baixo Vale do Rio Pardo, na sala 201 da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Participam desta etapa os municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Já no dia 28 de agosto, também às 13h30min, ocorre a Assembleia Pública Microrregional do Centro Serra, na Biblioteca Municipal de Segredo, localizada na Rua Profª Leonida Unfer, nº 355. Esta etapa envolve os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/08/2025 0 Comentários 310 Visualizações
Variedades

Feevale sedia capacitação da Assembleia Legislativa sobre gestão municipal

Por Jonathan da Silva 05/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale será palco nesta quinta-feira, 7 de agosto, do evento Capacitação e Gestão Municipal, promovido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). A atividade, aberta à comunidade, reunirá representantes de 30 municípios e ocorrerá a partir das 19h no Salão de Atos do Câmpus II da instituição, em Novo Hamburgo. A iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual.

O projeto busca oferecer suporte aos municípios gaúchos por meio de palestras e troca de experiências entre gestores e servidores municipais. Os temas abordados envolvem planejamento estratégico, gestão financeira e controle interno, entre outros. A comissão é presidida pelo deputado Joel Wilhelm (PP), que afirma ter como meta “contribuir para o desenvolvimento harmônico dos municípios do estado do Rio Grande do Sul, respeitando as vocações próprias e buscando melhorar o nível de qualidade de vida da população.”

Programação do evento

A abertura está marcada para as 19h com a presença do deputado Joel Wilhelm, do prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), do reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, e demais autoridades. Às 19h20min, o promotor de justiça e professor da Fundação do Ministério Público, Rodrigo da Silva Brandalise, apresentará a palestra “O Ministério Público e a gestão municipal”. Às 20h, os auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado, Aramis Ricardo Costa de Souza e Guilherme Genro Sampedro, falarão sobre “Fiscalizando o presente e orientando para o futuro”. O encerramento está previsto para as 21h, após um espaço para perguntas do público.

O evento reunirá representantes de municípios como Alvorada, Canoas, Esteio, Porto Alegre, São Leopoldo, Viamão e outros da região metropolitana e do interior.

Serviço

  • O quê: Capacitação e Gestão Municipal – evento da Assembleia Legislativa
  • Quando: Quinta-feira, 7 de agosto, às 19h
  • Onde: Salão de Atos do Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Vila Nova, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Jonathan da Silva/Expansão | Fonte: Assessoria
05/08/2025 0 Comentários 291 Visualizações
Cidades

Porto Meridional será tema de debate durante Festa do Pescador em Arroio do Sal

Por Jonathan da Silva 30/07/2025
Por Jonathan da Silva

O projeto do Porto Meridional, investimento privado estimado em R$ 6 bilhões, será tema do fórum “Porto Meridional: Impactos no Município e no Estado”, que ocorre nesta sexta-feira, 1º de julho, às 17h, durante a 23ª Festa do Pescador de Arroio do Sal. O evento é promovido pela Câmara de Vereadores da cidade litorânea e reunirá autoridades e representantes de diversos segmentos para discutir a importância do novo terminal para a infraestrutura e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

Entre os painelistas já confirmados estão o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto (Republicanos), a presidente da Famurs, Adriane Perin, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto Meridional, deputado estadual Issur Koch (PP). O encontro vai abordar os impactos do empreendimento para o município e para o estado, além do andamento do projeto.

Esclarecimentos técnicos

Segundo o diretor jurídico da Porto Meridional Participações, André Busnello, o fórum será uma oportunidade de esclarecer questões técnicas do terminal portuário. “O novo porto chega para somar, não para dividir. Trata-se de um investimento fundamental para ampliar a capacidade logística do Estado, com função complementar a uma estrutura que o Rio Grande do Sul já oferece, mas que precisa ser fortalecida. Precisamos de mais um porto para evitar que uma parte tão grande da nossa produção seja embarcada em terminais de outros estados”, afirmou Busnello.

Impactos previstos

O novo porto, projetado para ter capacidade de embarcar 53 milhões de toneladas por ano, deve atender principalmente cargas que atualmente precisam ser enviadas para outros estados para transporte. A expectativa é de redução de custos para o setor produtivo gaúcho, aumento da arrecadação, ampliação da capacidade de investimentos e estímulo ao desenvolvimento econômico regional.

Representantes de setores como o metalmecânico e a agroindústria também participarão do fórum, que deve apresentar detalhes técnicos do projeto, incluindo sua concepção de engenharia, e esclarecer o andamento do licenciamento ambiental e prazos governamentais.

Serviço

  • O quê: Fórum Porto Meridional: Impactos no Município e no Estado
  • Quando: Sexta-feira, 1º de agosto, às 17h
  • Onde: 23ª Festa do Pescador, Arroio do Sal
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: DTA Engenharia/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/07/2025 0 Comentários 346 Visualizações
Projetos especiais

Eleições do Projeto Vereador Mirim começam em escolas de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 08/07/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Presidente João Goulart e da Escola de Aplicação Feevale participaram no começo desta semana das primeiras eleições do projeto Vereador Mirim 2025, em Novo Hamburgo. Os jovens eleitores escolheram 14 vereadores e 7 suplentes que irão compor a 5ª Legislatura Mirim, com posse marcada para o dia 13 de agosto.

Na segunda-feira (7), cerca de 100 alunos dos 5º e 6º anos da EMEB João Goulart exerceram o voto com o uso das urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A orientadora pedagógica Daine Port explicou que o projeto aproxima os estudantes da política local. “Essa experiência é muito interessante porque eles puderam visitar a Câmara, conhecer os espaços de trabalho e aprender sobre as funções exercidas lá. Também discutiram sobre as mudanças que desejam tanto para a comunidade quanto para a cidade”, afirmou Daine.

O estudante venezuelano Tayler Marchan, 13 anos, atuou como mesário mesmo estando em processo de aprendizado do português. A aluna Ketlin Spaniol relatou que a participação despertou ainda mais interesse pela política.

Eleitos na EMEB João Goulart

  • Luiza Lindemeyer Pereira
  • Vitória Diniz Bandeira
  • Josué do Nascimento Filho

Escola de Aplicação Feevale também elege seus representantes

Na terça-feira (8), foi a vez dos estudantes dos 4º e 5º anos da Escola de Aplicação Feevale irem às urnas. O reitor José Paulo da Rosa acompanhou a abertura da votação e conversou com os alunos sobre o significado do voto. “O exercício de termos eleitores e candidatos contribui para a formação dos jovens e de uma nova sociedade que valorize o papel fundamental do poder legislativo”, destacou da Rosa.

Repercussão do processo

O presidente da Câmara, vereador Cristiano Coller (PP), parabenizou os estudantes que se candidataram e reforçou que todos ganham experiência com a iniciativa. A vereadora Professora Luciana Martins destacou que seu primeiro projeto aprovado foi inspirado em uma sugestão de uma vereadora mirim de 2017.

O estudante Luc Machado, 10 anos, comentou que ser mesário foi mais fácil do que imaginava e ressaltou a importância do voto. A diretora da Escola Feevale, Janaína Regra, destacou o valor pedagógico da atividade. “É muito importante que cada um traga suas propostas e possa refletir sobre o futuro. O projeto Vereador Mirim contribui para melhorar a educação e trazer novas ideias para a sociedade”, destacou Janaína.

Cronograma das eleições do Vereador Mirim 2025

Quarta-feira, 9 de julho
  • EMEB Machado de Assis (manhã e tarde) — Seções 8, 9 e 10 — 463 eleitores
Quinta-feira, 10 de julho
  • EMEB Monteiro Lobato (manhã e tarde) — Seções 3 e 4 — 269 eleitores
  • EEEF Osvaldo Aranha (manhã e tarde) — Seção 1 — 161 eleitores
Foto: Daniele Souza/CMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/07/2025 0 Comentários 336 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento reúne prefeitos gaúchos para debater parcerias

Por Jonathan da Silva 17/06/2025
Por Jonathan da Silva

O Hospital Moinhos de Vento recebeu na sexta-feira (13) prefeitos e secretários municipais do Rio Grande do Sul para uma agenda estratégica sobre saúde pública, telemedicina, ensino, pesquisa e responsabilidade social. O encontro apresentou projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e soluções digitais com foco em ampliar o acesso e qualificar o atendimento nos municípios.

O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, abriu a reunião destacando o compromisso da instituição com a qualificação da saúde pública. “Queremos que os municípios conheçam os projetos do Proadi-SUS e façam parte dessa rede de transformação. O Moinhos é parceiro para construir soluções conjuntas e qualificar o atendimento à população”, afirmou Parrini.

Segundo o superintendente de Responsabilidade Social e Gestão de Riscos, Admilson Reis, o hospital executa 25 projetos em 78 municípios gaúchos no triênio 2024–2026, atuando nas sete macrorregiões do estado com 165 frentes de trabalho nos eixos de gestão/assistência, pesquisa e educação. O investimento estimado é de R$ 304 milhões, com foco em resultados clínicos mensuráveis e aplicáveis ao SUS.

Entre os projetos abertos à adesão municipal estão o Recomeçar, que oferece triagem e suporte psicológico a vítimas das enchentes, e o CuidAR, voltado à capacitação de equipes da atenção básica no manejo da asma.

Avanço da telemedicina

Durante a reunião, a plataforma de saúde digital do hospital foi apresentada como uma alternativa escalável para os municípios. O Pronto Atendimento Digital funciona 24 horas por dia e permite emissão de receitas, atestados e encaminhamentos. Também foram destacadas especialidades oferecidas pelos ambulatórios digitais, como psiquiatria, cardiologia, neurologia e pediatria.

O prefeito de Portão, Kiko Hoff (PP), comentou a implantação da telemedicina em seu município. “Tem dado certo e com um custo muito menor do que as alternativas tradicionais. Há um caminho inovador e sustentável e estamos muito satisfeitos com a parceria com o Moinhos de Vento”, pontuou Hoff.

Infraestrutura e pesquisa clínica

A estrutura assistencial do hospital, incluindo serviços de alta complexidade, cirurgias, exames, hospital de retaguarda e Central de Encaminhamento de Pacientes, foi apresentada aos gestores. Também foi destacada a utilização do heliponto para transporte aeromédico e o funcionamento do Instituto de Pesquisa Moinhos, com mais de 200 estudos clínicos ativos.

A superintendente de Estratégia e Mercado, Melina Schuch, explicou os critérios utilizados para definir os territórios prioritários, com base em indicadores de vulnerabilidade social. Melina também apresentou oportunidades de parceria com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social por meio do Instituto Moinhos Social.

O prefeito de Guaíba e presidente da Granpal, Marcelo Maranata (PDT), defendeu o fortalecimento das articulações. “Não é aceitável que pacientes esperem um ano por atendimento. O Moinhos é um aliado importante para mudar essa realidade”, afirmou Maranata.

Participaram do encontro representantes de Porto Alegre, Gravataí, Guaíba, Glorinha, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Portão, Alvorada, Caxias do Sul, Torres, Nova Santa Rita, Viamão, Xangri-lá e São Francisco de Assis, incluindo membros da Granpal e do Cosems-RS.

Foto: Leonardo Lenskij/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2025 0 Comentários 407 Visualizações
Cidades

Canela capta mais de R$ 4 milhões em emendas federais para saúde e infraestrutura

Por Jonathan da Silva 16/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela obteve nos últimos meses a captação de mais de R$ 4 milhões em emendas parlamentares federais, que serão destinados majoritariamente à saúde pública e a programas sociais e de infraestrutura. Os recursos foram viabilizados por articulação política do prefeito Gilberto Cezar (PSDB) durante agendas em Brasília, com o objetivo de garantir investimentos em áreas consideradas prioritárias pela gestão municipal.

Entre os parlamentares que destinaram emendas para o município estão o deputado Afonso Motta (R$ 175 mil), o deputado Alceu Moreira (R$ 314,2 mil), a deputada Any Ortiz (R$ 400 mil para o Hospital de Caridade de Canela), o deputado Bibo Nunes (R$ 304,8 mil) e o deputado Daniel Trzeciak, que repassou R$ 450 mil para a saúde e R$ 250 mil para a área social.

A deputada Denise Pessôa encaminhou R$ 400 mil para o turismo e R$ 100 mil para a saúde. O deputado Leonel Radde destinou R$ 100 mil, enquanto o deputado Lucas Redecker encaminhou R$ 600 mil para a saúde e R$ 200 mil para a administração pública.

Outros valores foram repassados pelos deputados Mauricio Marcon (R$ 238 mil), Paulo Paim (R$ 384 mil para o turismo e R$ 166 mil para a saúde), Pompeo de Mattos (R$ 250 mil) e Ronaldo Nogueira (R$ 200 mil).

Foco na saúde e infraestrutura

De acordo com o prefeito de Canela, Gilberto Cezar, os valores serão investidos especialmente no fortalecimento da rede pública de saúde e em ações sociais e estruturais. “A articulação política em Brasília é fundamental para garantir investimentos que impactam a vida das pessoas. Esses mais de 4 milhões representam cuidado com a saúde da população e também a possibilidade de recuperarmos diversas áreas do município que enfrentam dificuldades”, afirmou o prefeito.

Projetos em tramitação

Além das emendas já asseguradas, a prefeitura também atua junto ao Governo Federal em busca de novos recursos. Um dos projetos em destaque é a Rota Panorâmica, em análise no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com objetivo de recuperar acessos danificados pelas chuvas de maio de 2024.

Na área da saúde, tramitam propostas para a criação de novos postos de atendimento nos bairros Canelinha e Leodoro de Azevedo, além de solicitações de verbas complementares ao Ministério da Saúde para manutenção e ampliação dos serviços já existentes.

No setor do turismo, a administração municipal busca apoio de programas federais voltados à qualificação de atrativos turísticos, realização de eventos e fortalecimento da economia local.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2025 0 Comentários 316 Visualizações
Cidades

Hospital Santa Cruz busca apoio de vereadores para captação de recursos

Por Jonathan da Silva 09/04/2025
Por Jonathan da Silva

Uma comitiva de gestores do Hospital Santa Cruz (HSC), liderada pelo diretor-geral Rolf Molz, reuniu-se nesta segunda-feira (7) com vereadores de Santa Cruz do Sul para solicitar apoio na busca por recursos destinados ao custeio e investimentos na instituição. O encontro ocorreu na Câmara Municipal, com a presença da presidente do Legislativo santa-cruzense, Nicole Weber (Podemos).

Rolf Molz apresentou a situação financeira do hospital, que registrou um déficit de R$ 3.401.161,07 em 2024, com previsão de atingir R$ 12 milhões em 2025. O HSC, principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, atendeu no último ano 11.554 internações, realizou 13.601 procedimentos cirúrgicos, 2.017 partos e registrou um percentual de 84,25% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais foram os projetos apresentados

Durante a reunião, Molz destacou a necessidade de captação de recursos para custeio, abrangendo despesas com pagamento de salários, aquisição de materiais e medicamentos, manutenção de estruturas e fornecedores. Além disso, apresentou projetos de infraestrutura e melhorias.

Um dos projetos envolve a modernização do Centro Obstétrico, com o objetivo de tornar os ambientes mais seguros e adequados à Política Nacional de Parto Humanizado. O investimento estimado é de R$ 6 milhões.

Outro projeto trata da reforma e revitalização do Centro de Materiais Esterilizáveis (CME), visando aumentar a oferta dos serviços prestados e aprimorar a segurança dos pacientes. A iniciativa, estimada em R$ 2,5 milhões, busca minimizar a proliferação de bactérias multirresistentes no ambiente hospitalar.

O hospital também pretende reformar o telhado da Ala São Francisco para garantir segurança a funcionários, pacientes e acompanhantes, além de reduzir custos com manutenção recorrente da estrutura. O valor estimado para essa obra é de R$ 2,5 milhões.

Além disso, o HSC planeja reformar suas fachadas prediais, garantindo manutenção e recuperação estrutural. O custo estimado é de R$ 900 mil para a fachada principal e R$ 2,4 milhões para as fachadas da Senador Pinheiro Machado.

Molz destacou que os vereadores podem contribuir significativamente na captação de recursos, atuando junto a deputados estaduais, federais e senadores para viabilizar os projetos.

Recursos já obtidos

Entre 2024 e 2025, o hospital recebeu R$ 17.026.907,00 em emendas federais para custeio e R$ 300 mil em emendas estaduais. Esses valores foram destinados à manutenção de serviços como urgência e emergência, exames hospitalares, diagnósticos, consultas e diárias em unidades de terapia intensiva (UTI) adulta, neonatal e pediátrica.

Além disso, o hospital obteve R$ 500 mil em emendas federais para aquisição de equipamentos hospitalares, que estão em processo de compra para aprimorar exames e atendimentos médicos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/04/2025 0 Comentários 400 Visualizações
Cidades

Gisele Rocha do Amaral é a nova secretária de Desenvolvimento Urbano de Estância Velha

Por Jonathan da Silva 13/03/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (12) a nomeação de Gisele Rocha do Amaral como a nova secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Gisele substitui Viviane Diogo, que acumulava a função com a titularidade da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa).

Gisele Rocha do Amaral, de 39 anos, é natural de Rio Grande e mudou-se para Estância Velha há 11 anos, ao assumir o cargo de servidora municipal por meio de concurso público. Formada em engenharia civil pela Universidade Federal de Rio Grande (Furg), atuou como chefe do setor de Engenharia, Arquitetura e Geologia entre 2017 e 2020 e integrou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de 2015 a 2019.

Durante a apresentação da nova secretária, o prefeito Diego Francisco destacou a importância da nomeação. “No mês das mulheres, nada mais gratificante que poder homenagear uma excelente profissional como a Gisele”, afirmou o chefe do executivo estanciense.

Gisele comentou sobre sua trajetória na cidade e a nova função. “Era para ser temporário, mas me apaixonei pela cidade e aqui estou até hoje”, revelou a nova secretária.

Me sinto muito honrada com o convite e estou muito feliz com a oportunidade de fazer parte do desenvolvimento de Estância Velha, cidade que tem o meu coração”, afirmou Gisele Rocha do Amaral.

Foto: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/03/2025 0 Comentários 432 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo busca apoio federal para recuperar recursos não utilizados

Por Jonathan da Silva 30/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo busca apoio do governo federal para reverter a perda de recursos destinados ao município. Na manhã desta quinta-feira (30), o secretário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, esteve na cidade do Vale do Sinos e se colocou à disposição para revisar pedidos de verbas que foram negados ou perderam o prazo de utilização. Hassen se encontrou com o prefeito Gustavo Finck (PP) e a secretária municipal de Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal.

De acordo com Hassen, será realizada uma análise detalhada da documentação, e técnicos do governo federal prestarão assistência para que Novo Hamburgo consiga recuperar o maior volume possível de recursos.

O prefeito Finck afirmou que o apoio da União e do estado será fundamental para viabilizar obras e melhorias na cidade. “O auxílio do governo federal e do estado será essencial. Precisamos de todo o apoio possível para ajudar nossa população”, afirmou o chefe do executivo hamburguense.

Verba de R$ 700 mil não utilizada

Durante a reunião, a secretária Andrea solicitou auxílio para resolver uma questão relacionada a um repasse do Ministério da Integração. Segundo a administração municipal, um valor de R$ 700 mil foi recebido, mas não foi utilizado dentro do prazo estipulado pela gestão anterior, resultando em uma notificação para a devolução do montante à União.

Hassen afirmou que avaliará a possibilidade de intermediar uma solução para o caso.

Novas oportunidades de recursos para habitação

O prefeito Finck também abordou a necessidade de recursos para o setor habitacional. Em resposta, Hassen informou que o governo federal lançará, em breve, novas oportunidades para que as prefeituras possam buscar financiamento para projetos na área.

Foto: Erickson Campos/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/01/2025 0 Comentários 568 Visualizações
Projetos especiais

Câmara de Santa Cruz e Unisc debatem projetos para inserção de mulheres na política

Por Jonathan da Silva 23/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, por meio de sua presidente Nicole Weber (Podemos), realizou na manhã desta quinta-feira (23) uma reunião com representantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O encontro teve como objetivo discutir uma parceria em projetos que promovam a maior inserção de mulheres na política. Participaram do encontro a professora Dra. Carolina Muller Bittencourt e Jéferson Fengler, que apresentaram propostas de colaboração acadêmica ao Legislativo.

Segundo a vereadora Nicole, ampliar a participação feminina na política é uma de suas prioridades desde que assumiu o cargo e será intensificada ao longo de sua gestão na liderança do Legislativo. “Incluir a visão acadêmica da universidade será muito importante para dar respaldo ao trabalho que se pretende fazer. Como mestra em Direitos Sociais e Políticas Públicas pelo PPGT/Unisc, foi muito bom reencontrar minha professora e o entusiasta da política e acolher as ideias advindas da universidade para poder combinarmos com as do Legislativo”, afirmou a parlamentar.

Cidadania Legislativa e novas ideias

Entre as iniciativas discutidas está o projeto “Cidadania Legislativa”, idealizado pela professora Carolina Muller Bittencourt, que já está em vigor e permite à população participar e se posicionar sobre os projetos em tramitação na Câmara. O encontro também abordou outras propostas que podem ser implementadas, unindo o conhecimento acadêmico à prática política para fomentar maior equidade de gênero nos espaços de decisão.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/01/2025 0 Comentários 515 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    União Corinthians abre playoff do NBB contra o Flamengo nesta quarta

  • 2

    Prado Bairro-Cidade terá primeira escola da rede Sinodal na região Metropolitana de Porto Alegre

  • 3

    Onix é o veículo com menor índice de desvalorização no ano

  • 4

    Nós por Elas inicia nova turma

  • 5

    Corrida movimentou um dos principais pontos turísticos de Gramado

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO