Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na...
Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de...
Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026
Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no...
CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul
Gramado registra crescimento de 260% nas reservas de turistas internacionais
Professor da Feevale lança jogo que orienta comunicação com pessoas...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

pacto

Variedades

Comusa completa primeiro ano como signatária do Pacto Global da ONU

Por Gabrielle Pacheco 08/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

Um ano após se tornar signatária do Pacto Global da ONU, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, reafirmou seu compromisso com as medidas de sustentabilidade propostas pela entidade com projetos e mudanças em setores que abrangem desde os cuidados com o meio ambiente como transparência e direitos dos trabalhadores. Além disso, em seu primeiro ano como única autarquia de saneamento signatária da região Sul, a Comusa ganhou destaque nacional com um de seus projetos de maior influência na comunidade, o Guarde a Chuva – Cisternas nas escolas, que concorreu ao prêmio nacional da ONU Cases de Saneamento 2019, concorrendo com autarquias estaduais e empresas multinacionais.

O diretor-geral da Comusa, Eduardo Antônio Bonato, destaca que implementar mais medidas que se alinhem com as políticas de sustentabilidade do Pacto Global é uma das metas para 2020. “Já tivemos inúmeras novas medidas em apenas um ano, abrindo espaço para servidores, preocupados com o impacto no meio ambiente e garantindo a segurança de todos durante a pandemia. Sabemos que temos potencial para avançar ainda mais em 2021.”

Fim dos copos plásticos

Entre as medidas colocadas em prática ao se tornar signatária, a autarquia, através de seu diretor-geral à época Márcio Lüders encerrou o envase e distribuição de copos descartáveis de plástico com água, produzido ao longo de anos. O objetivo era eliminar o impacto ambiental que, em 2018, havia sido de mais de 51,4 mil copos; em 2017, foram mais de 65,3 mil copos; e em 2016, mais de 79,2 mil.

Processos 100% digitais

A digitalização dos processos internos não apenas acaba com um problema de armazenamento físico, como melhora a transparência, agiliza os encaminhamentos e garante a segurança dos servidores durante a pandemia, já que exime do contato físico e permite que acessem direto do home office. A medida passou a funcionar no final de março e já soma mais de 600 processos digitais. A Comusa é o primeiro órgão público de Novo Hamburgo a ter seus processos 100% digitais.

Guarde a Chuva em 70 escolas

Destaque nacional em 2019, o Guarde a Chuva teve, no ano passado, a entrega de 25 cisternas para escolas do Município, chegando a 70 escolas municipais com o programa. Além disso, foi levado a Porto Alegre e Gramado, em seminários sobre saneamento, servindo de exemplo para outras cidades da região. Além disso, integrou o Water Hub 2.0, um banco de dados mundial com iniciativas positivas de saneamento. Foi finalista em prêmio nacional da ONU.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/07/2020 0 Comentários 655 Visualizações
Cidades

Prefeita chama entidades para construir Pacto pelo Futuro de Novo Hamburgo

Por Gabrielle Pacheco 13/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Prefeitura de Novo Hamburgo está intensificando o diálogo com a classe empresarial. Na tarde desta terça-feira, 12, a prefeita Fátima Daudt reuniu representantes de entidades para dar início à construção conjunta do programa Pacto pelo Futuro de Novo Hamburgo, que também irá incluir o Sebrae. A proposta é discutir e definir ações de prevenção ao contágio pelo coronavírus para uma retomada gradual da economia no município, com muita responsabilidade e tendo como base a valorização da vida, com foco na capacidade de atendimento local da estrutura de saúde para a pandemia.

A prefeita abriu o encontro destacando a importância da união. “Precisamos trabalhar juntos, dividir responsabilidades, para sairmos juntos desta pandemia”, destacou. A seguir, Fátima apresentou aos empresários a tecnologia utilizada no acompanhamento dos casos. O sistema, ambientado na ferramenta ArcGis, reúne informações detalhadas de cada caso confirmado de Covid-19 em Novo Hamburgo. Ele ainda conta com informações demográficas e geográficas, que permitem analisar o comportamento e a evolução do coronavírus em todas as partes da cidade.

“Estamos incluindo também informações das pessoas que apresentaram sintomas e foram para isolamento domiciliar após atendimento no Centro de Triagem, o que torna o sistema ainda mais completo”, contou Fátima, acrescentando que o trabalho da Prefeitura está alicerçado em cinco princípios: gestão baseada em evidências; busca constante pelo equilíbrio; transparência dos atos e decisões; corresponsabilidade; e engajamento.

A prefeita lembrou que Novo Hamburgo foi a primeira cidade do Estado a capacitar sua equipe de saúde para a Covid-19 e a visitar restaurantes e hotéis para alertá-los contra o coronavírus. “Também fomos a primeira cidade do Estado a implantar um Centro de Triagem. Enfim, estamos fazendo de tudo para mantermos achatada a curva de contágio. Mas não será possível vencer esta pandemia sem a participação de todos”, frisou.

Os representantes empresariais aprovaram a iniciativa e se colocaram como parceiros na proposta. Agora, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-rodrigues, fará contato com o Sebrae para que a entidade estude alternativas e ações aos vários setores da economia hamburguense, incluindo indústria, comércio, serviços e microempreendedores, tendo como base a pandemia. Um novo encontro será marcado com as entidades para a apresentação destas alternativas e a definição de ações práticas.

 Para Fátima Daudt, a adesão das entidades foi muito positiva. “Estou muito feliz, pois os empresários se mostraram tão comprometidos quanto a Administração Municipal com este modelo de retomada gradual da economia, com foco na saúde e no comportamento da pandemia”, concluiu. A prefeita pediu que entidades cuja área de atuação vai além do município compartilhem a proposta com seus associados hamburguenses.

As entidades

“Queria dizer que tenho contato com várias cidades e que a situação em Novo Hamburgo está muito bem. Parabéns por tudo o que está sendo feito aqui. O caminho é este”, disse Manuel Suárez, vice-presidente da Fecomércio. Jorge Stoffel, presidente da CDL, destacou o drama dos comerciantes. “A situação está muito difícil”, comentou. Já Milton Killing, presidente da Assintecal, enfatizou o papel das empresas no controle do coronavírus. “Quanto mais próximo o trabalhador tiver da empresa, melhor. Achei muito boa esta iniciativa. Será modelo para outras cidades”, avaliou. “Nenhuma indústria quer que seu funcionário adoeça ou que o comércio não possa vender. Somos parceiros neste pacto”, disse Haroldo Ferreira, presidente da Abicalçados. “Comparando a situação de Novo Hamburgo com o Estado, País ou mesmo países como Suíça, se percebe o cuidado e trabalho realizado em Novo Hamburgo. O município está de parabéns”, destacou Marco Kirsch, diretor executivo da ACI NH.  “O empresário precisa muito de previsibilidade. É muito válida esta inciativa”, completou Marlos Schmidt, vice-presidente da Abrameq.

Fátima Daudt reforçou sua convicção de que somente com a união de todos é que será possível manter achatada esta curva de contágio, dando as condições necessárias para o sistema de saúde absorver a demanda por atendimento de casos, sobretudo na UTI. E é também com a curva achatada que será possível retomar gradualmente todas as atividades econômicas.

Além da prefeita Fátima Daudt, participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues; Márcio Lüders, assessor jurídico especial, e Cácio Bortolini, assessor especial de Gabinete, além de representantes das entidades.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2020 0 Comentários 483 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça expansão nacional da marca Fritz&Frida

  • 4

    União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na base

  • 5

    Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de julho

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO