Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

música

Cultura

Concerto homenageia Moacir Santos no Espaço 373, em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 02/02/2026
Por Jonathan da Silva

O flautista Ayres Potthoff apresenta o concerto Moacir de Todos os Santos no Espaço 373, em Porto Alegre, ao lado de Leonardo Bittencourt, Pedro Tagliani, Nico Bueno e Mano Gomes nesta quarta-feira, dia 4, às 21h, em uma homenagem ao maestro Moacir Santos. O repertório percorre influências africanas e brasileiras combinadas a elementos do jazz.

O espetáculo reúne Ayres Potthoff na flauta, Leonardo Bittencourt no piano, Pedro Tagliani na guitarra, Nico Bueno no contrabaixo e Mano Gomes na bateria. O concerto propõe um percurso musical que relaciona referências de africanidades e brasilidades a estruturas harmônicas ligadas ao jazz norte-americano.

Moacir Santos é citado como influência para nomes da música brasileira ligados à Bossa Nova, como Nara Leão, Baden Powell, Roberto Menescal, João Donato, Oscar Castro Neves, Sergio Mendes, Carlos Lyra e Dori Caymmi, além de ter reconhecimento no cenário do jazz nos Estados Unidos e atuação em trilhas sonoras para o cinema.

A obra

A obra de Moacir Santos é associada à fusão de ritmos, com trânsito entre o folclore, o jazz e a música de concerto, além de gêneros brasileiros como baião, maracatu e samba. A formação do artista é relacionada à criação de arranjos para orquestras e big bands.

O poeta Vinicius de Moraes fez referência ao compositor em verso do “Samba da benção” (1966): “A benção, Moacir Santos, tu que não és um só, és tantos”.

Serviço

  • O quê: concerto Moacir de Todos os Santos
  • Quando: Quarta-feira, 4 de fevereiro, às 21h
  • Onde: Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373, bairro Floresta, Porto Alegre)
  • Quanto: ingressos entre R$ 25 e R$ 90
Foto: Douglas Fischer/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/02/2026 0 Comentários 183 Visualizações
Variedades

Banda da Brigada Militar completa 114 anos

Por Jonathan da Silva 02/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar completou 114 anos neste domingo (1º), com uma história de atuação em formaturas militares, solenidades oficiais e eventos cívicos e comunitários no Rio Grande do Sul. Criada em 1º de fevereiro de 1912, a banda surgiu com o objetivo de elevar o moral e o espírito de corpo da tropa, além de contribuir para a coesão e a disciplina do efetivo. Ao longo da trajetória, o grupo passou a atuar também em solenidades de recompensa e honrarias militares.

Além das atividades internas, a banda participa de eventos públicos conforme a disponibilidade de agenda. As apresentações ocorrem em praças, parques, no litoral e em eventos sociais, integrando ações culturais à presença institucional da Brigada Militar.

Integração

Em 2025, a Banda de Música da Ajudância-Geral passou a contar, pela primeira vez, com uma policial militar feminina em sua composição. A soldado PM Amanda integra o grupo como saxofonista de sax alto. Ela iniciou os estudos musicais em 2016, na Banda do Colégio Tiradentes de Porto Alegre.

Estrutura

A Banda de Música da Ajudância-Geral é coordenada pelo 1º sargento PM Flávio Luis de Lima Gonçalves e tem como mestre o 1º sargento PM Luciano da Silva Lopes. O grupo é formado por 24 policiais militares.

Foto: 2⁰ Sgt PM Andressa Rufato/PM5/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/02/2026 0 Comentários 248 Visualizações
Cultura

Quarteto da Casa da Música se apresenta no Centro Histórico de Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 30/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Quarteto Talentos da Casa da Música Porto Alegre realiza dois concertos gratuitos no Centro Histórico de Porto Alegre no próximo dia 6 de fevereiro. As apresentações ocorrem às 16h30min no Café da Catedral e às 18h30min na Casa de Cultura Mario Quintana. Esta será a etapa final das Oficinas de Verão promovidas pela Associação Amigos da Casa da Música e pela Casa da Música POA para preparar os grupos e alunos para o início das atividades de 2026.

O grupo é formado por meninas na formação de quarteto de cordas e surgiu a partir do projeto sociocultural da Associação Amigos da Casa da Música (Aacamus). As Oficinas de Verão começaram em 19 de janeiro e reuniram turmas de violão, viola, flauta transversal, piano, violoncelo, violino e teoria musical. “Promovemos esse intensivo para aumentar conhecimentos e aperfeiçoar a técnica dos alunos, já preparando os grupos para 2026, cujas aulas iniciam após o Carnaval”, afirma a diretora artística Angela Diel. Segundo a organização, cerca de 50 alunos participaram desta edição das oficinas, que ainda terão atividades em fevereiro voltadas a grupos vocais.

Centenas de participantes

Ao longo do ano, 220 crianças e adolescentes de escolas públicas participam do projeto Orquestra Jovem e Escola Casa da Música, com aulas gratuitas viabilizadas por meio da Lei Rouanet, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio de Gedore, TDK e TKE, além da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS, com parceria de Farmácias São João.

Também estão abertas inscrições para interessados em participar do projeto em 2026 nas modalidades coral infantil, flauta doce, musicalização e contrabaixo, por meio de formulário eletrônico.

O que é a Casa da Música

A Casa da Música foi fundada em 2009 e idealizada pela cantora lírica mezzo soprano Angela Diel. A instituição passou a atuar como Associação Amigos Casa da Música, entidade sem fins lucrativos que oferece aulas de música e bolsas de estudo para alunos de escolas públicas.

A sede fica na Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre. A programação inclui atividades no auditório próprio e concertos em espaços culturais da capital, como a Cinemateca Capitólio, a Pinacoteca Ruben Berta e o Clube do Comércio.

O que são as Oficinas de Verão

As Oficinas de Verão também preveem apresentações abertas ao público na sede da Casa da Música. No dia 29 de janeiro, às 17h, ocorre a apresentação da Oficina de Piano. Em 30 de janeiro, às 18h30min, será a vez da Camerata de Violões. No dia 31 de janeiro, às 16h, acontece a apresentação da Oficina de Violas. Uma apresentação da Oficina de Cello foi realizada em 28 de janeiro.

Serviço

Os concertos do Quarteto Talentos da Casa da Música Porto Alegre no dia 6 de fevereiro ocorrem às 16h30min no Café da Catedral, na Rua Dom Sebastião, junto à Catedral Metropolitana, e às 18h30min na Casa de Cultura Mario Quintana, com acesso pela Rua dos Andradas, 736.

Foto: Angélica Molina/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/01/2026 0 Comentários 242 Visualizações
Cultura

Concerto marca encerramento do Festival Sesc de Música em Pelotas

Por Jonathan da Silva 28/01/2026
Por Jonathan da Silva

O 14º Festival Internacional Sesc de Música chega ao fim de sua programação nesta sexta-feira, 30 de janeiro, com um concerto gratuito ao ar livre no Largo do Mercado Público, em Pelotas. A apresentação será da Orquestra Sinfônica Acadêmica, formada por alunos do festival, sob regência do maestro e diretor artístico do evento Evandro Matté, reunindo também o Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música, o Grupo Ballet de Pelotas e o Grupo de Street Dance de Pedrinho Festa. O espetáculo marca o fim de 12 dias de atividades e mais de 115 apresentações gratuitas realizadas na cidade.

O repertório do concerto foi estruturado com referências à memória e à diversidade cultural, com homenagens aos 400 anos das Missões Jesuíticas, aos 120 anos do Centro Português de Pelotas e à artista Diclea Ferreira de Souza. O programa inclui obras de Antonio Vivaldi, Radamés Gnattali e Liduino Pitombeira, transitando entre diferentes estilos musicais. “O encerramento foi pensado como uma celebração coletiva. É o momento em que a cidade vê no palco o resultado de dias intensos de estudo, troca e criação, reunindo alunos, professores e artistas locais em um espetáculo que traduz a essência formativa e inclusiva do Festival”, afirma Matté.

Programação dos últimos dias

Antes do concerto de encerramento, o festival mantém programação em diferentes espaços de Pelotas. Na quinta-feira, 29 de janeiro, às 13h, ocorre Recital de Alunos no Conservatório de Música da UFPel. Às 16h, o Grupo de Cordas do Festival se apresenta no Hospital Espírita. Das 17h30min às 19h, o Lounge do Festival promove apresentações no Largo do Mercado Público. Às 19h, há Recital de Canto Lírico, Cordas e Piano no Conservatório de Música da UFPel, com professores convidados do Brasil, Japão, Romênia, Rússia, Alemanha e Bulgária. Às 20h, a Camerata Sesc Pelotas se apresenta na Paróquia Amor Divino, na Colônia Santo Antônio, e às 20h30min, a Banda Sinfônica Acadêmica, sob regência de Monica Giardini, sobe ao palco do Theatro Guarany.

Na sexta-feira, 30 de janeiro, a programação começa às 10h com o Recital da Orquestra Sesc Brasil, no Auditório da UCPel. Às 13h, o Conservatório de Música da UFPel recebe novo Recital de Alunos. Às 15h, ocorre apresentação da Classe de Canto do Festival e, às 19h, da Classe de Choro, também no Conservatório. O concerto de encerramento com a Orquestra Acadêmica ocorre às 20h no Largo do Mercado Público.

O festival

O Festival Internacional Sesc de Música está na 14ª edição e tem como proposta o desenvolvimento da produção musical e o intercâmbio cultural. O eixo educativo inclui classes de especialização em instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto lírico, piano, composição e choro, voltadas a estudantes e profissionais da música. No eixo sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos e uma programação de espetáculos gratuitos abertos à comunidade.

O 14º Festival Internacional Sesc de Música é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, OSPA, Unisinos e Expresso Embaixador. A programação completa está disponível no site sesc-rs.com.br/festival.

Foto: Wavebreakmedia_micro/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
28/01/2026 0 Comentários 222 Visualizações
Cultura

Penúltima semana do Porto Verão Alegre reúne música e humor em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 23/01/2026
Por Jonathan da Silva

A 27ª edição do Porto Verão Alegre entra em sua penúltima semana com mais de 30 atrações culturais programadas até o dia 8 de fevereiro, em diferentes espaços de Porto Alegre, reunindo músicos, humoristas e espetáculos teatrais. Nos próximos dias, o festival contará com apresentações musicais, espetáculos de humor e montagens teatrais distribuídas por diversos palcos da cidade. Parte da programação possui recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução em Libras. Os ingressos custam a partir de R$ 25 e estão à venda no site oficial do evento e na bilheteria localizada no térreo da Casa de Cultura Mário Quintana, com atendimento de terça a domingo, das 13h às 20h.

Estreia de espetáculo de Bob Bahlis

Entre os destaques da semana está a estreia do espetáculo “PNCS – Perigos Numa Curva Sinuosa”, novo trabalho do diretor teatral Bob Bahlis. A montagem será apresentada no Teatro Renascença, na terça e quarta-feira, 27 e 28 de janeiro, às 20h30min, reunindo no palco Flu, Marcos Contreras, Fu_k The Zeitgeist e o músico Carlinhos Carneiro. O espetáculo combina elementos cênicos e musicais e aborda temas como aceleração do tempo, cultura digital e cotidiano.

Graforréia Xilarmônica celebra 40 anos

A banda Graforréia Xilarmônica apresenta um show comemorativo pelos seus 40 anos de atividades e pelos 30 anos do lançamento do álbum “Coisa de Louco II”. A apresentação ocorre na terça-feira, 27 de janeiro, às 20h30min, no Teatro Unisinos, com repertório que inclui canções como “Eu”, “Nunca Diga”, “Amigo Punk”, “Literatura Brasileira”, “Empregada e Rancho”, além de versões de músicas de Roberto Carlos. O grupo é formado por Carlo Pianta, Alexandre Birck e Frank Jorge.

Shows de música brasileira

A programação musical da semana inclui apresentações de Arrigo Barnabé, Chico Brown e Suka Figueiredo. O compositor Arrigo Barnabé sobe ao palco do Teatro Simões Lopes Neto na quarta-feira, 28 de janeiro, às 20h, acompanhado por Paulo Barnabé, Paulo Braga e Gustavo Boni, com repertório baseado no álbum “Clara Crocodilo”. Na quinta-feira, 29 de janeiro, às 21h, Chico Brown se apresenta no Grezz, espaço que durante o festival funciona como Palco Petrobras. Já no sábado, 31 de janeiro, às 20h, o Instituto Ling recebe o encerramento do projeto “Groove Sessions”, com o músico Cleômenes Junior e a saxofonista Suka Figueiredo, acompanhados por Ras Vicente, Mateus Albornoz e Marquinhos Fê.

Humor na programação

O humor também integra a agenda do festival. Na quarta-feira, 28 de janeiro, às 21h, o comediante Nando Viana apresenta seu espetáculo de stand-up no Teatro Amrigs. No sábado, 31 de janeiro, e no domingo, 1º de fevereiro, às 20h, a humorista Nany People sobe ao palco do Teatro CIEE-RS Banrisul com o espetáculo “Ser mulher não é para qualquer um”, com texto de Flávio Queiroz e direção artística e conceitual de Marcos Guimarães.

Porto Verão Alegre

O Porto Verão Alegre segue até o dia 8 de fevereiro, ocupando espaços culturais como teatros, bares e centros culturais da capital. O festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e realizado por Mais Produções, Mezanino Produções, Gana&Voga e Ministério da Cultura, Governo do Brasil.

Foto: Fabio Teixeira/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/01/2026 1 Comentário 270 Visualizações
Cidades

Campo Bom celebra 67 anos com programação cultural gratuita

Por Jonathan da Silva 23/01/2026
Por Jonathan da Silva

Campo Bom comemora, no próximo dia 31 de janeiro, 67 anos de sua emancipação com uma programação cultural gratuita aberta à comunidade. As festividades serão realizadas no Largo Irmãos Vetter, a partir das 18h.

A principal celebração ocorre na noite do dia 31 e contará com apresentações musicais ao ar livre. A programação inicia às 18h com show da Banda Passarela. Na sequência, às 19h45min, quem se apresenta é Rafynha Muti. O encerramento está previsto para as 21h, com o Musical JM.

Além do dia 31

Além do evento principal, a programação de aniversário se estende pelos meses de janeiro e fevereiro com outras atividades culturais. O projeto Festejando Campo Bom de Verão levará apresentações teatrais ao Teatro Marlise Sauersig, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade às artes cênicas durante o período.

Carnaval também faz parte

As comemorações incluem ainda o Campo Bom Folia, evento que marcará o Carnaval 2026 no município. A iniciativa integra o calendário de eventos da cidade e faz parte das ações previstas para o período de aniversário.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/01/2026 0 Comentários 261 Visualizações
Cultura

Alunos da serra gaúcha participam do Festival Sesc de Música em Pelotas

Por Jonathan da Silva 19/01/2026
Por Jonathan da Silva

Alunos da serra gaúcha participam, entre os dias 19 e 30 de janeiro, do 14º Festival Internacional Sesc de Música, realizado em Pelotas, no sul do estado. O evento reúne cerca de 400 alunos bolsistas do Brasil e do exterior para atividades de formação musical, concertos e apresentações gratuitas à comunidade.

A região é representada por João Pedro Schimitz de Almeida, de Farroupilha, integrante da classe de contrabaixo; Nícolas Celier Gonçalves, de Caxias do Sul, da classe de clarinete; e Jean Carlotto, de Carlos Barbosa, da classe de choro. Durante o festival, os alunos participam de atividades de especialização com professores de projeção internacional e têm a possibilidade de integrar a Banda ou a Orquestra Sinfônica Acadêmica do evento.

Processo seletivo

Os participantes foram selecionados por meio de um processo seletivo realizado no segundo semestre de 2025, que incluiu edital de chamamento, inscrições e avaliação técnica. Ao todo, foram recebidas 1.179 inscrições. Os alunos selecionados recebem bolsas parciais ou integrais que contemplam viagem, estadia e participação no festival.

Além dos representantes da serra gaúcha, participam estudantes de diversos estados brasileiros, como Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além de várias cidades do Rio Grande do Sul. O festival também conta com alunos da Argentina, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Programação artística

Em 2026, o Festival Internacional Sesc de Música registra recorde de apresentações, com mais de 115 atividades gratuitas, incluindo concertos de orquestras e apresentações de artistas convidados de projeção nacional e internacional. A programação completa está disponível no site sesc-rs.com.br/festival/programacao.

Organização do evento

O 14º Festival Internacional Sesc de Música é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e pelo IFEP, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, OSPA, Unisinos e Expresso Embaixador.

O festival

Em sua 14ª edição, o festival tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e promover o intercâmbio cultural. O eixo educativo contempla classes de especialização em instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto lírico, piano, composição e choro, destinadas a estudantes e profissionais da música. No eixo sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de apresentações gratuitas abertas à comunidade.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/01/2026 0 Comentários 231 Visualizações
Cultura

Programação do Gramado Fantasia 2026 é divulgada

Por Jonathan da Silva 19/01/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado definiu a programação do Gramado Fantasia 2026, que ocorrerá entre os dias 13 e 15 de fevereiro, com atrações artísticas, musicais e bailes no Lago Joaquina Rita Bier, na Sociedade Ipiranga e na Sociedade Recreio Gramadense. O objetivo do evento é promover lazer, integração comunitária e atividades culturais para públicos de diferentes idades.

O evento é promovido pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, e contará com atividades em espaços públicos e clubes da cidade. “A proposta é promover integração comunitária, lazer e valorização da cultura local, proporcionando um ambiente festivo e acessível para todos”, destacou o secretário da Cultura e Economia Criativa do município, Jonas da Silva.

A abertura da programação ocorrerá na sexta-feira, 13 de fevereiro, com o Baile de Carnaval das Hortênsias do Clube Ipiranga, a partir das 23h. A festa terá desfiles dos blocos Sem Juízo, Quereu Bebeu e Rebloco, além de apresentações do Grupo de Samba D’Luanda e do DJ Vini. O ingresso será a doação de fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal ou alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais do município. O acesso de adolescentes de 16 e 17 anos será permitido somente mediante autorização dos responsáveis.

Atividades no Lago Joaquina Rita Bier

No domingo, 15 de fevereiro, a programação segue no Espaço Criativo do Lago Joaquina Rita Bier, das 13h às 18h. Estão previstas apresentações da Banda Sambary e da Banda ACR3, além do desfile dos blocos Sem Juízo, Quereu Bebeu e Rebloco. O secretário Jonas da Silva ressaltou que serão disponibilizados brinquedos infláveis para as crianças e acrescentou que “será uma festa para a família”.

Durante o evento no Lago, clubes de serviço como Órbis das Hortênsias, Lions Club, Rotary Club de Gramado, Órbis Várzea Grande, Rotary Amizade e Órbis Gramado participarão com a comercialização de alimentos e bebidas.

Atividades paralelas nos clubes

Paralelamente à programação oficial, a Sociedade Recreio Gramadense realizará os tradicionais bailes infantil e adulto no sábado, 14 de fevereiro. O bailinho infantil começa às 15h, com a escolha da Rainha do Carnaval Infantil e o Concurso de Fantasias. Às 23h, inicia o baile adulto, com animação da banda Vip Show.

A organização informa que, a partir das 23h30min, ocorrerá a abertura da pista com a corte do Recreio na Folia, a coroação da Rainha 2026 e o desfile da rainha Suelen Pontes Sachet, acompanhada pelo príncipe Jonathan dos Santos e pela princesa Patrícia Eliane de Paula Vasconcelos. Na sequência, haverá apresentações dos blocos Os Velhinhos Transviados, Sem Juízo, Quereu Bebeu e Rebloco. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (54) 99244-9558, e os ingressos estão disponíveis no site da Sociedade Recreio Gramadense.

Programação

Sexta-feira, 13 de fevereiro
  • Das 19h às 4h – Carnaval das Hortênsias do Clube Ipiranga (ERS-115, Km 35, nº 4.500 – Várzea Grande)
Sábado, 14 de fevereiro
  • Recreio na Folia (Sociedade Recreio Gramadense)
  • 15h – Bailinho Infantil
  • 23h – Baile Adulto
Domingo, 15 de fevereiro
  • Das 13h às 18h – Gramado Fantasia no Espaço Criativo do Lago Joaquina Rita Bier
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
19/01/2026 0 Comentários 246 Visualizações
Cultura

Lúcia Passos ministra técnica vocal na Oficina de Música de Curitiba

Por Jonathan da Silva 16/01/2026
Por Jonathan da Silva

A fundadora da Presto Produções, Lúcia Passos, está ministrando aulas de técnica vocal durante a 43ª Oficina de Música de Curitiba, que ocorre de 7 a 18 de janeiro, na capital paranaense. O objetivo da ação é preparar 26 regentes e um grande coro para a apresentação de encerramento do evento, marcada para este domingo, dia 18, no Teatro Guaíra.

A 43ª Oficina de Música de Curitiba é promovida pela Prefeitura de Curitiba e pela Fundação Cultural de Curitiba, com realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura. A programação reúne atividades como shows, oficinas, concertos e sessões de cinema, envolvendo música popular e erudita do Brasil e do exterior.

Preparação do coro

Durante a oficina, Lúcia Passos atua na preparação vocal de 26 regentes e de um grande coro formado por 260 cantores. De acordo com a professora, o trabalho dá continuidade a uma trajetória de duas décadas. “Há vinte anos que tenho a satisfação de oferecer o meu trabalho para tantos cantores”, afirma Lúcia.

O repertório trabalhado com os regentes inclui obras de compositores estrangeiros como Rodolfo Halfter, Passereau, Gyorgy Bárdos e Carlos Alberto Pinto Fonseca. Já o Grande Coro participa das óperas Carmen, Cavalleria Rusticana e Nabuco, que integram a programação de encerramento, acompanhadas pela Orquestra Sinfônica da 43ª Oficina de Música de Curitiba. “Os integrantes são de Curitiba, de vários estados do Brasil e também do exterior”, ressalta Lúcia Passos.

Concerto de encerramento

O encerramento da oficina ocorre com o Concerto da Orquestra e do Coro Sinfônico, sob regência de Abel Rocha, com um programa que inclui obras de Brahms e coros de óperas de Verdi, Mascagni e Bizet. “Orgulho em levar o nome da Presto para este evento que faz parte da agenda internacional da cultura”, conclui Lúcia Passos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/01/2026 0 Comentários 218 Visualizações
Cultura

Vocalista do Erasure, Andy Bell se apresenta em Porto Alegre no dia 21

Por Jonathan da Silva 14/01/2026
Por Jonathan da Silva

O cantor Andy Bell, vocalista do Erasure, se apresentará em Porto Alegre no próximo dia 21 de janeiro, no Auditório Araújo Vianna. O show faz parte da turnê brasileira que celebra sua carreira solo, os sucessos do Erasure e o álbum “Ten Crowns”, lançado em 2025. O artista realizará uma série de cinco shows pelo país: no dia 19 de janeiro, no Rio de Janeiro; Porto Alegre no dia 21; Curitiba no dia 22; Belo Horizonte no dia 23 e São Paulo no dia 24.

Com mais de 20 milhões de discos vendidos e 17 singles no Top 10 do Reino Unido, Andy Bell construiu uma carreira que atravessa gerações no synthpop. Além do trabalho com o Erasure, o cantor também atua no teatro musical e participou de produções como Torsten The Bareback Saint e Torsten The Beautiful Libertine, além de colaborações com artistas como Jake Shears, Claudia Brücken, Perry Farrell e Dave Audé, que resultaram em dois primeiros lugares na parada Billboard Dance.

Repertório do show

Na turnê brasileira de 2026, o cantor apresenta um repertório que inclui sucessos do Erasure, músicas da carreira solo e faixas de Ten Crowns, álbum lançado em 2025 que alcançou o topo das paradas independentes e digitais do Reino Unido. Segundo o próprio artista, o espetáculo reúne diferentes fases da sua trajetória e o material mais recente.

Serviço

  • O quê: Show de Andy Bell em Porto Alegre
  • Quando: Quarta-feira, 21 de janeiro
  • Onde: Auditório Araújo Vianna (Parque Farroupilha, 685, Porto Alegre)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/01/2026 0 Comentários 266 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO