Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Litoral Norte

Variedades

Granpal participa do Paleta Atlântida

Por Jonathan da Silva 21/01/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) participará do Paleta Atlântida, que ocorrerá neste sábado, dia 24 de janeiro, na praia de Atlântida, em Xangri-lá. No evento, a entidade reunirá autoridades e representantes dos municípios metropolitanos durante a programação do evento, que integra o calendário oficial da Prefeitura de Xangri-lá.

Ao longo do dia, prefeitos, gestores e representantes municipais devem acompanhar as atividades do Paleta Atlântida e compartilhar experiências relacionadas à gestão pública e ao desenvolvimento regional.

Atuação da Granpal

Recentemente, a Granpal também realizou o Granpal Summit, evento que reuniu lideranças políticas, empresariais e especialistas para debater temas como inovação, governança e desafios das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Paleta Atlântida

A 9ª edição do Paleta Atlântida contará com mais de 1,8 mil assadores distribuídos ao longo de 4,5 quilômetros de praia, com a expectativa de reunir milhares de pessoas. Estão previstas mais de 25 estações gastronômicas, com opções de proteínas bovinas, ovinas, suínas, aves, frutos do mar, carnes exóticas, hambúrgueres, alternativas veganas e sobremesas, preparadas por chefs profissionais. O Paleta ocorre em espaço público, porém o acesso às estruturas oficiais do evento exige a aquisição de ticket por meio do aplicativo Balada App, em duas modalidades. O evento integra o calendário oficial da Prefeitura de Xangri-lá e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores, com patrocínio de Tramontina, Sicredi, Melnick e Nat.

Foto: Paleta Atlântida/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/01/2026 0 Comentários 225 Visualizações
Gastronomia

Paleta Atlântida ocorre neste sábado em Xangri-lá

Por Jonathan da Silva 20/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Paleta Atlântida será realizado neste sábado, 24 de janeiro, na Praia de Atlântida, em Xangri-lá, reunindo mais de 1,8 mil assadores ao longo de 4,5 quilômetros de praia. A expectativa de público desta edição do evento é de cerca de 180 mil pessoas. A programação contará com gastronomia, cultura e atividades esportivas.

Em sua 9ª edição, o evento é produzido pela Combo Agência e contará com estrutura ampliada distribuída ao longo da orla. O Paleta Atlântida integra o calendário oficial da Prefeitura de Xangri-lá e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. A edição de 2026 é apresentada pela Tramontina e tem patrocínio de Eisenbahn, Elev Energy Drink, Melnick, Nat Frangos, Sicredi, Unilever PRO e Vero.

Camarote Paleta

Entre os destaques está o Camarote Paleta, espaço open food com palco exclusivo para apresentações musicais. A área contará com mais de 25 estações gastronômicas, comandadas por chefs e assadores convidados, entre eles Caruso, Charles Peixoto, Daia Webler, Lara, Léo Guimarães, Lili Rosa, Marcelo Bolinha, Marcelo Sartori, Maurício, Max Nardon, Neto Leal, Paisano Assador, Pavão, Rojo Parrillero, Rodrigo Fagundes, Trilha Assador, Vadson e Valen.

As atrações musicais confirmadas no Camarote Paleta incluem o cantor, compositor e saxofonista George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha; o músico Pitta, com repertório de samba e pagode; Tonho Croco, com músicas de Tim Maia, Ultramen e do rock gaúcho; além da DJ Taís Scherer.

Programação aberta ao público

No palco principal, a programação cultural é gratuita e inclui a peça teatral “Conto Contigo e Comigo”, do Grupo Ueba; shows de Bernardo Fortes e Banda e de Adriana de Los Santos e Grupo Dê-lhe Fole; apresentações de dança da Cia La Negra; e a performance “Espetáculo Improvisos”.

Outra novidade desta edição é o Shopping Paleta, instalado na área dos Trios de Assadores, reunindo diferentes marcas e produtos. O evento também contará com competições esportivas, como torneios de futebol, beach tênis e futevôlei.

Competição Melhor Paleta

O tradicional concurso da Melhor Paleta será disputado nas categorias Raiz, com receitas temperadas apenas com sal, e Gourmet, que permite o uso de diferentes temperos. Os assados serão avaliados por um corpo de jurados, e o vencedor receberá uma bonificação de R$ 10 mil para uso na rede de Supermercados Desco e uma moto ES1 da Leva Motors.

Ingressos e acesso

O Paleta Atlântida ocorre em espaço público, mas o acesso às estruturas oficiais exige a aquisição de ingressos pelo Balada App. O Camarote Paleta oferece open food das 12h às 17h e inclui quatro latões de cerveja. Já o Ticket Trio de Assadores é destinado a grupos de três pessoas e inclui itens para a experiência do assado, além da participação na competição Melhor Paleta.

Serviço

  • O quê: Paleta Atlântida
  • Quando: sábado, 24 de janeiro, das 12h às 17h
  • Onde: Praia de Atlântida, em Xangri-lá
  • Quanto: ingressos disponíveis no Balada App, com valores conforme modalidade escolhida
Foto: Estudios Combo/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/01/2026 0 Comentários 388 Visualizações
Cidades

Polícia Civil identifica furto de energia em mercado no Centro de Torres

Por Jonathan da Silva 19/01/2026
Por Jonathan da Silva

A Polícia Civil e a CEEE Equatorial identificaram, nesta sexta-feira (16), um caso de furto de energia elétrica em um mercado localizado no Centro de Torres, no litoral norte gaúcho, durante uma operação conjunta motivada por suspeitas de irregularidades no consumo de luz do estabelecimento. Na ação, técnicos da concessionária constataram que o medidor de energia do mercado era antigo, estava sem lacre e apresentava avarias. A análise do histórico de consumo indicou que o comércio vinha pagando apenas a taxa mínima de energia elétrica, valor considerado incompatível com a estrutura e o funcionamento do local.

De acordo com a fiscalização, o mercado utilizava diversos equipamentos elétricos de grande porte, entre eles uma câmara fria, o que reforçou a suspeita de fraude no medidor.

Encaminhamento à delegacia

A proprietária do estabelecimento foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. O caso foi registrado como estelionato e será apurado pela Polícia Civil.

Impacto na conta de luz

Segundo a CEEE Equatorial, o furto de energia provoca prejuízos diretos à população, ao encarecer a tarifa paga pelos consumidores regulares e reduzir a arrecadação de impostos, como o ICMS.

O executivo de Perdas da CEEE Grupo Equatorial, Sidney da Costa, afirmou que a prática afeta tanto os consumidores quanto o comércio regular. “Quem desvia energia faz com que todos paguem uma tarifa mais cara. No comércio, existe ainda a concorrência desleal com os estabelecimentos que atuam dentro da regularidade”, comentou o representante da empresa.

Como denunciar

Denúncias de irregularidades e furtos de energia podem ser feitas de forma anônima pelo site ceee.equatorialenergia.com.br, no menu “Acessar”, opção “Realizar Denúncia Anônima de Furto”, ou pelo telefone 0800 213 2333.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/01/2026 0 Comentários 209 Visualizações
Projetos especiais

Crianças da Fundação O Pão dos Pobres participam de colônia de férias no litoral

Por Jonathan da Silva 15/01/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação O Pão dos Pobres está realizando, no verão de 2026, uma colônia de férias no litoral norte gaúcho para 160 crianças acolhidas pela instituição. A atividade ocorre em três etapas, com turmas em janeiro e fevereiro, e inclui banho de mar supervisionado, atividades de educação física, recreação orientada e vivências educativas sobre o ecossistema costeiro, com o objetivo de promover lazer e aprendizagem fora do ambiente urbano.

Durante a colônia de férias, as crianças participam de ações ligadas à biologia marinha, com conteúdos sobre preservação do oceano e natureza. Parte dos participantes está tendo o primeiro contato com o mar, o litoral e viagens fora do meio urbano.

O gestor da Fundação O Pão dos Pobres, José Marcolan, afirmou que a iniciativa vai além do lazer. “É muito mais do que lazer, trata-se de uma experiência educativa, afetiva e transformadora. A praia dialoga muito com a infância, despertando curiosidade e lembranças que vão acompanhar essas crianças por toda a vida”, ressaltou Marcolan.

Organização das turmas

A programação foi estruturada em três etapas para que todas as 160 crianças atendidas participem da colônia de férias. As primeiras turmas ocorreram em janeiro, e a terceira etapa está programada para fevereiro, conforme a organização da instituição.

O que é a Fundação O Pão dos Pobres

A Fundação O Pão dos Pobres foi criada em 1895 e atua no acolhimento, educação e formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a entidade atende mais de 1.400 crianças e jovens, oferecendo acolhimento institucional, educação integral e aprendizagem profissional. Mais detalhes estão disponíveis no site paodospobres.org.br e no perfil da instituição no Instagram.

Foto: Comunicação/Fundação O Pão dos Pobres/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/01/2026 0 Comentários 184 Visualizações
Variedades

Ramblas Atlântida reúne 87 operações e projeta 1,5 milhão de visitantes no verão

Por Jonathan da Silva 12/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Ramblas Atlântida inicia a temporada de verão reunindo 87 operações de moda, gastronomia, bares, casas noturnas e eventos em uma área de cerca de cinco hectares na Avenida Central, na Praia de Atlântida, em Xangri-Lá, no litoral norte gaúcho. A expectativa do espaço é de receber 1,5 milhão de visitantes ao longo do veraneio, oferecendo ao público um complexo voltado a compras, alimentação, entretenimento e programação cultural.

O bairro multiuso funciona ao longo de todo o dia com propostas diferentes conforme o horário. Durante a manhã e a tarde, a chamada calçada da moda concentra lojas e serviços voltados a compras e lifestyle. Nos fins de semana, o espaço recebe feiras e experiências abertas ao público. No fim do dia, o local passa a ser ponto de encontro para cafés, happy hours e jantares, enquanto à noite e na madrugada as casas noturnas e bares concentram a movimentação.

Novidades na Rota do Sabor

Nesta temporada, o Ramblas Atlântida passa a contar com 39 operações na Rota do Sabor, que reúne os restaurantes do complexo. Além de marcas já presentes, como Asiana, Cantina Pastasciutta, Diego Andino, Nana Pereira e O Grão, passam a integrar o espaço Daimu, Bottega Del Mare, Fornellone, Leiteria, Ferradura, Ferro, Casa Gabbi, La Ragazza Al Mare, Las Leñas Parrilla, Mila Milanesas, Pelea Verano e My Thai.

Na praça de alimentação La Boqueria, entram as operações Black Entertainment, Brooklyn Brewcraft, El Patrón – Cozinha Mexicana, Espetinhos Gourmet, My Thai, Popstar Pipoca e Quintal Poke. O palco do espaço recebe shows durante a temporada, com apresentações de Julia Jorge, Amantes do Samba, Grouvoul, Vini Silveira, Chaise Brothers, Ocean Drive, Sirius e School of Rock.

Bares, moda e serviços

Na rua interna Ramblas Rocky Point permanecem os bares e casas noturnas Bar 1, Breazy, Céu, Deck 22 e Nuy. Já na calçada da moda, que soma cerca de 25 operações, seguem marcas como Twin Set, L’arrivée e Rosângela Cecchim, além das novas lojas La Victoria, Run More, Seawallow, Velora e Julia Bongiolo.

O complexo também mantém o salão de beleza Raphaelli Essential Therapy e a Livraria Santos. Nesta temporada, estreia ainda a floricultura Office Garden Brasil, que também é responsável pelo paisagismo à beira do lago do Ramblas Atlântida.

Programação multicultural

A agenda cultural do Ramblas inclui eventos como a feira Le Marché Chic, voltada à moda, arte e design autoral, a Nós – Feira de Comida Autoral e Local, o Pinta, que reúne experiências de pintura, e o Yoga Vibes, em parceria com a Melt Hot Yoga, com aulas de yoga e pilates. Também integram a programação a Feira Mosaico e o Bazar Guapa.

Em janeiro, estão previstos eventos nos dias 17, 24, 25 e 31. Em fevereiro, a programação ocorre nos dias 1º, 6, 7, 14, 15, 16 e 17, com atividades como feiras, oficinas e práticas esportivas e culturais.

O que é o Ramblas Atlântida

O Ramblas Atlântida teve origem em 1990, com a inauguração da casa de shows Rocky Point. A partir de 1995, o espaço passou a receber lojas e a criar as primeiras calçadas, e em 1997 chegaram os primeiros restaurantes. Em 2011, o local passou a se chamar Ramblas Atlântida, em referência à avenida Las Ramblas, de Barcelona, modelo para o conceito de bairro comercial adotado em Xangri-Lá.

Foto: Dudu Contursi/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/01/2026 0 Comentários 432 Visualizações
Variedades

Novo condomínio náutico de R$ 115 milhões será lançado no litoral norte gaúcho

Por Jonathan da Silva 17/12/2025
Por Jonathan da Silva

Um novo condomínio náutico e residencial de alto padrão, chamado Brávia Marina & Beach Club, será lançado no próximo dia 8 de janeiro em Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O empreendimento tem Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 410 milhões e demanda um investimento de R$ 115 milhões em obras, com expectativa de gerar até 1,3 mil empregos e movimentar até R$ 220 milhões na economia local durante sua implantação, prevista para três anos.

O condomínio, que ocupa uma área na divisa entre Maquiné e Xangri-Lá, contará com mais de 450 lotes, sendo 70% deles navegáveis. O projeto inclui a maior piscina com praia artificial do Brasil, com 3,5 mil m² de lâmina d’água e mais de 5 mil m² de faixa de areia natural. A estrutura também prevê um pier flutuante, passarela à beira-rio, atracadouro, heliponto, quadras esportivas e áreas de convivência. Os preços dos terrenos variam de R$ 600 mil a R$ 1,5 milhão.

Qualidade de vida

O presidente da Amis Incorporadora & Urbanizadora, empresa responsável pelo empreendimento, Cesar Araújo Faria, comentou a proposta. “O Brávia foi projetado para garantir qualidade de vida e entregar a sensação de praia dentro de casa. O luxo hoje está no serviço. Todo mundo quer ser bem servido e nossa proposta nasce com esse foco”, afirmou o empresário. A Amis é comandada por Faria, que atua há mais de 35 anos no setor e participou da comercialização de mais de 20 mil lotes.

Beach Club, restaurante e marina anexa

O empreendimento terá um Beach Club localizado na orla de Atlântida, em Xangri-Lá, que oferecerá restaurante, spa, berçário e piscinas. A operação gastronômica será conduzida pela Casa Lugano, que instalará o primeiro restaurante autorizado na orla da praia. O espaço terá parte dos serviços aberta ao público.

Uma marina já existente e adquirida pela incorporadora será usada como ponto de apoio náutico para os moradores, com serviços como transporte de embarcações até as casas. Os serviços da marina não serão parte das despesas condominiais, sendo cobrados apenas de seus usuários.

Previsão de conclusão

As obras do Brávia Marina & Beach Club começam ainda em dezembro, com previsão de conclusão em 36 meses. O condomínio será construído um metro acima da cota da enchente registrada em maio de 2024 no rio Tramandaí, como medida de prevenção a alagamentos. A construção deve gerar mais de 300 empregos diretos, e mais de 50 empresas devem ser contratadas para diferentes etapas da obra, segundo cálculos baseados em parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Foto: Fernando Pitol/Amis/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/12/2025 0 Comentários 391 Visualizações
Variedades

Paleta Atlântida retorna ao litoral gaúcho em janeiro de 2026

Por Jonathan da Silva 15/12/2025
Por Jonathan da Silva

O maior churrasco de beira de praia do mundo, o Paleta Atlântida, será realizado no dia 24 de janeiro de 2026 na Praia de Atlântida, em Xangri-lá. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 1,8 mil assadores ao longo de 4,5 km de praia e receber 180 mil pessoas, em uma edição que ampliará sua estrutura e terá apresentações musicais e competições.

A edição de 2026 terá como um dos destaques o Camarote Paleta, uma área de open food com mais de 25 estações gastronômicas e palco para shows. As atrações musicais confirmadas são Tonho Croco, Pitta e o cantor e compositor George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha. Outra novidade é o Shopping Paleta, espaço localizado na área dos Trios de Assadores. A programação também inclui competições esportivas, como torneios de futebol, beach tênis e futevôlei.

O CEO do Paleta, Luciano Leon, comentou sobre a evolução do evento. “O Paleta Atlântida começou como uma celebração entre amigos, mas hoje é um evento que representa a paixão do nosso estado pelo churrasco. Em 2026, o Paleta promete repetir a grandiosidade, reunindo assadores, famílias, turistas e apaixonados pela cultura gaúcha”, afirmou Leon.

Concurso da Melhor Paleta

O tradicional concurso da Melhor Paleta também está confirmado, dividido nas categorias Raiz (receitas apenas com sal) e Gourmet (com uso de qualquer tempero). Os trios apresentam seus assados a um corpo de jurados, e o vencedor recebe uma bonificação de R$ 10 mil para uso na rede de Supermercados Desco.

Ingressos e acesso

O evento ocorre em espaço público, mas o acesso às estruturas oficiais requer ingresso, disponível no Balada App. O Camarote Paleta oferece open food das 12h às 17h e quatro latões de cerveja, com primeiro lote a R$ 200 mais taxas. O Ticket Trio de Assadores é exclusivo para grupos de três pessoas e inclui itens para a experiência do assado e a possibilidade de participar da competição.

Realização e patrocínio

O Paleta Atlântida faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Xangri-lá e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. A Tramontina assina a 9ª edição, que conta com patrocínio da Sicredi e da Melnick. O evento teve origem em um churrasco familiar em 2017 e cresceu ao longo das edições, incluindo uma realização no Cais Mauá, em Porto Alegre, em junho de 2025.

Serviço

  • O quê: Paleta Atlântida 2026
  • Quando: Sábado, 24 de janeiro de 2026, das 12h às 17h
  • Onde: Praia de Atlântida, em Xangri-lá
  • Quanto: Ingressos a partir de R$ 200 (Camarote Paleta) e Ticket Trio de Assadores, disponíveis no Balada App; o acesso à praia é público
Foto: Estudios Combo/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/12/2025 0 Comentários 373 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo retoma viagens de ônibus para praias do sul do litoral norte

Por Jonathan da Silva 11/11/2025
Por Jonathan da Silva

Após seis anos sem o serviço, a Estação Rodoviária Normélio Stabel, em Novo Hamburgo, voltará a oferecer linhas de ônibus para nove praias do sul do litoral norte gaúcho. A retomada, realizada pela empresa Unesul, terá início no dia 19 de dezembro, com o objetivo de atender ao aumento da procura por destinos abaixo de Tramandaí durante o verão. A venda antecipada de passagens já está disponível.

Duas novas linhas entram em operação neste verão. Uma delas parte aos sábados, às 8h, com itinerário que inclui as praias de Tramandaí Sul, Oásis Sul, Jardim do Éden, Salinas, Cidreira, Balneário Pinhal, Magistério, Quintão e Rei do Peixe. A outra linha funcionará às sextas-feiras, às 17h30min, com destino final em Cidreira.

De acordo com o gerente da rodoviária, Ramon Cardoso, o retorno das viagens atende a uma demanda antiga dos usuários. “As praias ao sul de Tramandaí têm uma alta demanda com a chegada do verão e recebíamos pedidos de usuários para o acréscimo desses destinos”, afirmou Cardoso.

Passagens e atendimento

As passagens podem ser adquiridas diretamente nos guichês da rodoviária, localizada na Rua Três de Outubro, nº 667, bairro Ideal. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 5h30min às 22h30min, e aos domingos e feriados, das 7h às 22h30min. Há também a opção de compra por meio do totem de autoatendimento PontoBus instalado no saguão da rodoviária.

Dúvidas sobre horários e valores podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3525-0990 ou, exclusivamente por mensagens, pelo WhatsApp (51) 99663-7564.

Ampliação de itinerários

O retorno das viagens integra o processo de ampliação dos serviços da Estação Rodoviária, gerenciada pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur). O diretor-geral da companhia, Fabio Tomasiak, explica que a medida faz parte de um esforço conjunto com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) e empresas de transporte. “A Companhia vem trabalhando junto ao DAER-RS e a empresas, como a Unesul, a fim de disponibilizar mais linhas aos hamburguenses”, destacou Tomasiak.

Foto: Arte/Comur/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2025 0 Comentários 745 Visualizações
Cidades

Brigada Militar resgata animal marinho em Imbé

Por Jonathan da Silva 12/08/2025
Por Jonathan da Silva

O 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Tramandaí resgatou, neste domingo (10), um animal marinho ferido na praia de Mariluz, em Imbé. A ocorrência foi atendida após solicitação recebida pela corporação, que deslocou uma equipe até a beira-mar para realizar o procedimento.

Após o resgate, o animal foi levado ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Ceram), em Imbé, onde passou a receber atendimento veterinário especializado. A Brigada Militar não divulgou informações sobre a espécie ou o estado de saúde do animal no momento da ocorrência.

Foto: 1º BABM/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2025 0 Comentários 354 Visualizações
Cidades

Porto Meridional será tema de debate durante Festa do Pescador em Arroio do Sal

Por Jonathan da Silva 30/07/2025
Por Jonathan da Silva

O projeto do Porto Meridional, investimento privado estimado em R$ 6 bilhões, será tema do fórum “Porto Meridional: Impactos no Município e no Estado”, que ocorre nesta sexta-feira, 1º de julho, às 17h, durante a 23ª Festa do Pescador de Arroio do Sal. O evento é promovido pela Câmara de Vereadores da cidade litorânea e reunirá autoridades e representantes de diversos segmentos para discutir a importância do novo terminal para a infraestrutura e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

Entre os painelistas já confirmados estão o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto (Republicanos), a presidente da Famurs, Adriane Perin, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto Meridional, deputado estadual Issur Koch (PP). O encontro vai abordar os impactos do empreendimento para o município e para o estado, além do andamento do projeto.

Esclarecimentos técnicos

Segundo o diretor jurídico da Porto Meridional Participações, André Busnello, o fórum será uma oportunidade de esclarecer questões técnicas do terminal portuário. “O novo porto chega para somar, não para dividir. Trata-se de um investimento fundamental para ampliar a capacidade logística do Estado, com função complementar a uma estrutura que o Rio Grande do Sul já oferece, mas que precisa ser fortalecida. Precisamos de mais um porto para evitar que uma parte tão grande da nossa produção seja embarcada em terminais de outros estados”, afirmou Busnello.

Impactos previstos

O novo porto, projetado para ter capacidade de embarcar 53 milhões de toneladas por ano, deve atender principalmente cargas que atualmente precisam ser enviadas para outros estados para transporte. A expectativa é de redução de custos para o setor produtivo gaúcho, aumento da arrecadação, ampliação da capacidade de investimentos e estímulo ao desenvolvimento econômico regional.

Representantes de setores como o metalmecânico e a agroindústria também participarão do fórum, que deve apresentar detalhes técnicos do projeto, incluindo sua concepção de engenharia, e esclarecer o andamento do licenciamento ambiental e prazos governamentais.

Serviço

  • O quê: Fórum Porto Meridional: Impactos no Município e no Estado
  • Quando: Sexta-feira, 1º de agosto, às 17h
  • Onde: 23ª Festa do Pescador, Arroio do Sal
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: DTA Engenharia/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/07/2025 0 Comentários 342 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO