Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

inauguração

Variedades

Iesa inaugura loja da GWM no Bourbon Carlos Gomes em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 02/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Grupo Iesa inaugurou oficialmente uma nova loja da montadora chinesa GWM em Porto Alegre, na quinta-feira passada (26), com a entrega do primeiro veículo vendido na unidade. Localizada no Bourbon Shopping Carlos Gomes, na Avenida Carlos Gomes, a operação foi aberta no início de março e conta com 450 metros quadrados. A iniciativa busca ampliar a presença da marca na capital e qualificar o atendimento aos clientes, oferecendo um espaço voltado à comercialização e exposição de veículos.

A unidade foi projetada conforme os padrões globais de experiência da marca GWM, funcionando como um showroom completo. No local, os clientes podem conhecer e adquirir toda a linha de veículos da fabricante, em um ambiente planejado para atendimento e demonstração dos produtos.

De acordo com o diretor comercial da Iesa GWM, J. Aurélio Junior, a nova loja tem como objetivo reforçar a atuação da empresa na cidade. “A loja da Iesa GWM Carlos Gomes vem para acrescentar o atendimento aos clientes de Porto Alegre. O projeto foi pensado para estar em um ambiente de requinte como o Bourbon Carlos Gomes, trazendo mais experiência e um padrão elevado de atendimento”, afirmou Junior.

Localização estratégica

De acordo com a Iesa, um dos diferenciais da unidade é a possibilidade de acesso tanto pela área interna do shopping quanto pela fachada voltada para a Avenida Carlos Gomes. A estrutura busca ampliar a visibilidade da marca em uma das regiões da cidade com maior fluxo.

Segundo o diretor comercial J. Aurélio Junior, o ponto escolhido faz parte da estratégia de expansão da empresa. “Este ponto será muito estratégico para o plano de expansão da Grupo Iesa GWM em Porto Alegre. A marca já é um sucesso no Brasil, e a proposta desse novo showroom é aproximar ainda mais o público da experiência GWM”, concluiu Junior.

Fotos: Renan Costantin/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/04/2026 0 Comentários 286 Visualizações
Cultura

Consulado da Itália inaugura mural de 45 metros em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 25/03/2026
Por Jonathan da Silva

O Consulado-Geral da Itália no Rio Grande do Sul inaugurou o mural “Madre” nesta terça-feira (24), uma obra de 45 metros de altura em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no estado. A pintura foi realizada na fachada do prédio Duo Concept Corporate, localizado no cruzamento da avenida Loureiro da Silva com a rua Avaí, no Centro Histórico de Porto Alegre, onde a nova sede da instituição passará a funcionar a partir de maio. A cerimônia contou com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.

O mural retrata uma mulher imigrante como figura central, acompanhada de seus filhos em uma embarcação, carregando objetos que simbolizam a travessia e a mudança para o Brasil. A composição faz referência ao processo de imigração italiana e às transformações vividas pelas famílias ao longo do tempo.

O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, destacou a relevância da obra. “As comunidades italianas estão presentes em todo o Brasil e tiveram um papel importante no desenvolvimento do país. Mas aqui no Rio Grande do Sul elas são especiais e merecem esse reconhecimento. Essa obra deixa uma marca importante na cidade e também ajuda a dar identidade ao Consulado. É um marco significativo para Porto Alegre”, afirmou Cortese.

Escolha do local

Segundo o cônsul, a escolha do Centro Histórico para a instalação da sede e do mural tem relação com a valorização da região. “Para nós, italianos, o Centro Histórico é a alma da cidade, é o que conta sua história. Por isso escolhemos estar aqui: queremos valorizar essa região porque acreditamos no potencial de Porto Alegre e na força da sua cultura. Já estamos vendo a comunidade se apropriar da obra, tirar fotos, se interessar. É algo que transforma a relação das pessoas com o espaço e isso nos orgulha muito. Também queremos que ela provoque reflexão, que as pessoas se perguntem sobre essa história e sobre quem ajudou a construir o estado ao longo do tempo”, comentou Cortese.

Concepção artística

A curadoria e direção artística do projeto são da curadora italiana Giulia Lavinia Lupo, que explicou o conceito da obra. “O mural parte da ideia da travessia como transformação. A figura central, uma mulher com seus filhos, representa quem deixou sua terra carregando não só o que podia levar, mas aquilo que não se perde — memória, cultura e identidade. É essa força silenciosa que sustenta a história e conecta passado e futuro nas novas gerações”, ressaltou Giulia.

A criação visual é da artista Hanna Lucatelli, responsável pelo desenho do mural. “Na Itália, a arte e a estética fazem parte do cotidiano e são acessíveis a todos. A arte de rua também tem esse papel: levar esse encontro para as pessoas, mesmo fora dos museus. É uma forma de democratizar a arte e criar momentos de pausa na cidade”, pontuou Hanna.

Nova sede

O prédio onde o mural foi instalado abrigará a nova sede do Consulado-Geral da Itália no Rio Grande do Sul a partir do mês de maio, consolidando a presença da instituição no Centro Histórico de Porto Alegre.

Foto: Maicon Hinrichsen/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/03/2026 0 Comentários 222 Visualizações
Saúde

Santa Casa inaugura nova UTI no Hospital Santa Clara

Por Jonathan da Silva 12/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Santa Casa de Porto Alegre inaugurou no dia 26 de fevereiro a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Clara, com investimento de R$ 14,8 milhões e capacidade para 20 leitos destinados ao atendimento de pacientes em estado crítico. A estrutura, que deve registrar mais de 750 internações por ano, foi apresentada durante evento que reuniu lideranças políticas e institucionais envolvidas na viabilização do projeto.

A obra foi realizada ao longo de 10 meses e incluiu a modernização completa da área da UTI, com reorganização dos fluxos assistenciais e incorporação de novas tecnologias voltadas ao atendimento de alta complexidade.

Modernização da estrutura

De acordo com o diretor-geral da Santa Casa, Jader Pires, a nova unidade busca ampliar a capacidade de atendimento e qualificar o cuidado intensivo prestado na instituição. “Essa entrega representa um avanço sem precedentes para o cuidado intensivo dos pacientes atendidos na instituição, com impacto direto na segurança e na resolutividade clínica, além de ampliar a capacidade de resposta a casos de alta complexidade”, destacou Pires.

As intervenções também incluíram a padronização de acabamentos e mobiliários e adequações às legislações vigentes e às recomendações de controle de infecção hospitalar.

Segundo a instituição, as melhorias também têm impacto na organização das rotinas hospitalares, nas condições de trabalho das equipes de saúde e no atendimento a familiares de pacientes internados.

Origem do investimento

A modernização da unidade contou com R$ 10,3 milhões provenientes de repasse da Bancada Federal Gaúcha, viabilizado em 2016. Para concluir o projeto, foram necessários R$ 4,4 milhões adicionais.

Deste valor complementar, R$ 3 milhões foram obtidos por meio do programa Avançar na Saúde, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, destacou a participação de diferentes instituições no financiamento da obra. “A destinação desses recursos, mais uma vez, foi fundamental para qualificar nossa infraestrutura e oferecer maior qualidade assistencial. É um esforço conjunto que impacta mais de um 1,5 milhão de atendimentos por ano somente na Santa Casa. Nosso muito obrigado aos parlamentares da Bancada Federal Gaúcha e às lideranças do governo estadual que seguem firmes no compromisso com a sustentabilidade do SUS”, afirmou Englert.

Fotos: Leonardo Lenskij/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2026 0 Comentários 185 Visualizações
Projetos especiais

Canoas inaugura loja solidária para doação de roupas

Por Jonathan da Silva 11/03/2026
Por Jonathan da Silva

A loja solidária Veste Amor, iniciativa voltada à doação de roupas para famílias em situação de vulnerabilidade social, foi inaugura pela Prefeitura de Canoas nesta terça-feira (10). O espaço funciona na Rua General Salustiano, 640, no bairro Marechal Rondon, com atendimento às terças e quintas-feiras, das 9h às 16h, e foi criado para centralizar a arrecadação e a distribuição de vestuário para moradores que necessitam de apoio.

A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria-Geral de Governo, além de contar com o apoio das lojas Garden, Banca 12, M & O (Moda e Oferta) e Thithas.

Como funciona a loja

De acordo com a Prefeitura, cada pessoa atendida poderá retirar até quatro peças femininas, quatro masculinas, quatro infantis, duas peças de roupa de cama e dois pares de calçados. Após a retirada, o prazo para uma nova solicitação é de 15 dias.

O espaço foi estruturado com o objetivo de facilitar o acesso da população a roupas e outros itens de vestuário, além de organizar as doações recebidas. A proposta é manter uma campanha permanente de arrecadação e distribuição.

Segundo o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, a continuidade da iniciativa busca ampliar o atendimento às famílias do município. “Pensar no próximo é essencial. Canoas mantém uma campanha permanente de doação de roupas e seguimos trabalhando para ampliar esse apoio às famílias que mais precisam”, destacou o titular da pasta.

Impacto na comunidade

Moradores que utilizam os serviços da rede de assistência social do município já começaram a acessar a iniciativa. Por meio do atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a moradora do bairro Mathias Velho, Natiely Natália da Silva Carneiro, relatou a necessidade de roupas para a família. “Estou precisando de roupas para o meu filho de dois anos, principalmente camisetas e calças. É importante saber que a gente tem a quem recorrer quando precisa”, comentou Natiely.

A administração canoense informou que a loja solidária Veste Amor integra as ações voltadas ao apoio social a famílias em situação de vulnerabilidade, estimulando a arrecadação de roupas e a participação da comunidade nas campanhas de doação.

Foto: Vinicius Thormann/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/03/2026 0 Comentários 186 Visualizações
Cultura

Galeria Orbe abre mostra de Carlos Trevi em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 25/02/2026
Por Jonathan da Silva

A galeria Orbe, novo espaço dedicado à arte, design e bem-estar em Porto Alegre, inaugura a exposição individual “Mundo Brasilidade”, do artista visual Carlos Trevi, no dia 2 de março, às 18h. O espaço está localizado na Rua Dr. Florêncio Ygartua, 164, no bairro Moinhos de Vento. A curadoria da mostra é dos proprietários João Ribeiro e Leo M. Picoli.

A exposição marca a abertura oficial da galeria e apresenta esculturas em jacarandá e assemblages em madeira, características da produção do artista paulista. A exposição poderá ser visitada até o dia 24 de abril, às 18h.

Exposição e curadoria

Mundo Brasilidade reúne obras que articulam madeira, metais, muranos, cristais e elementos ornamentais provenientes de diferentes repertórios culturais. A prática de Carlos Trevi parte da recomposição de fragmentos, como peças utilitárias, acessórios, ferragens e imagens devocionais, deslocados de suas funções originais para compor novas estruturas.

O texto da mostra é assinado por André Venzon. “O ritmo do mundo nas mãos de Carlos Trevi é outro. Tal qual um Geppetto contemporâneo, inspirado por troncos de jacarandá — índices de pura brasilidade — o artista inventa, usando madeiras nobres e acessórios raros, pedestais, palmatórias, lamparinas e outros objetos repletos de memória, encanto e beleza”, afirma Venzon.

Quem é Carlos Trevi

Carlos Trevi nasceu em São Paulo, em 1961, e atuou na gestão cultural em instituições ligadas ao Santander Cultural em Recife, Porto Alegre e São Paulo, onde coordenou exposições, programas formativos e projetos de difusão artística. Atualmente reside em Porto Alegre e trabalha como curador independente, consultor e artista visual.

Segundo a apresentação institucional, a experiência na área cultural influencia a organização espacial e expositiva de suas obras, refletindo-se na composição de matéria, escala e presença.

O que é a Orbe

Fundada por João Ribeiro e Leo M. Picoli, a Orbe é um espaço híbrido voltado à curadoria, representação e comercialização de obras de artistas e designers brasileiros, com ênfase na produção autoral e em pequenas edições. O projeto tem origem em uma trajetória iniciada em 2020, quando os fundadores assumiram a gestão da Loja Iberê, na Fundação Iberê.

A galeria promove exposições, projetos especiais e colaborações com foco na aproximação entre público e obra, estabelecendo diálogo entre arte contemporânea, design e produção manual.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/02/2026 0 Comentários 186 Visualizações
Variedades

Autódromo FuelTech Velopark é inaugurado com público de 20 mil pessoas

Por Jonathan da Silva 10/02/2026
Por Jonathan da Silva

A inauguração oficial do Autódromo FuelTech Velopark reuniu 20 mil pessoas neste sábado (7), em Nova Santa Rita. O festival automotivo promovido pela FuelTech teve a exposição de mais de 1 mil veículos antigos e customizados, shows de drift, manobras e atrações musicais, marcando o início de uma nova fase do circuito após a aquisição do espaço pela empresa, em outubro de 2025.

O evento ocorreu do entardecer à meia-noite. Antes da abertura dos portões, às 17h, filas se formaram no entorno do autódromo. A exposição ocupou a reta dos boxes e a pista auxiliar, reunindo veículos de diferentes décadas e origens. A Garagem FuelTech exibiu 17 carros, entre eles a Ferrari F355 Turbo restaurada pela Kalu Import, além de modelos como Ford Galaxie 1967, Ford Mustang 1968 e Mercedes-Benz 190E 1990, conduzidos por Anderson Dick e Luis de Leon em caravana que saiu de São Paulo. Um DeLorean DMC-12 também integrou a mostra, acompanhado por um cosplayer do personagem Doc Brown.

Atrações na pista

As apresentações de drift reuniram pilotos convidados, enquanto a Arena Insana recebeu exibições de burnout e zerinho. Um dos destaques foi a apresentação de Josimar Hudema com o Opala Carbon Jet. A programação musical contou com a banda New Wave e o cantor Maurício Sonnenberg.

Empresas e expositores

Os boxes ficaram abertos ao público, com visitação aos bastidores e contato com profissionais do setor. Cem empresas expuseram e comercializaram produtos e serviços automotivos. A área de alimentação funcionou durante toda a programação, assim como espaços de descanso para famílias.

Na Área Off-road, foram apresentados veículos 4×4, picapes, UTVs e caminhões. A Exposição de Arrancada reuniu motos e carros de alta potência. O empresário Gélson Silva levou um veículo com motor exposto. “Hoje, no RS, o FuelTech Velopark é a casa do esporte. É uma alegria participar desta inauguração”, afirmou Silva.

Caravanas foram destaque

O público incluiu visitantes de diferentes estados brasileiros e de países como Uruguai, Paraguai e Argentina. Cerca de 1 mil veículos vieram de São Paulo. Uma caravana com 400 veículos partiu do Parque Dream Car, em São Roque, na quinta-feira (5), chegando na sexta-feira a Nova Santa Rita. O diretor do Dream Car, Marcelo Marcicano Elias, participou das atividades. “Ficamos muito gratos com o convite para prestigiar esta belíssima festa e poder mostrar parte do nosso acervo, bem como a qualidade do show de drift”, contou Elias.

Moradores de cidades próximas também participaram. O analista de sistemas Gustavo Iankoski esteve no evento com um Volkswagen Voyage 1994. “A gente já vai aos encontros FuelTech & Chimarrão e não podíamos ficar de fora desta inauguração, que foi ainda melhor do que esperávamos. Acredito que o FuelTech Velopark vai ajudar a fortalecer o meio dos carros antigos, que é uma comunidade familiar”, afirmou Iankoski.

Nova fase do autódromo

A cerimônia oficial ocorreu no palco principal, com participação do CEO global da FuelTech, Anderson Dick, do CEO Leonardo Fontolan, dos diretores Luis de Leon e Alex Wagner e do prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella (PT). Anderson Dick mencionou a gestão anterior. “Foi a maior loucura que já fiz na minha vida, mas não me arrependo, especialmente pelo que estamos vendo aqui hoje. Nosso objetivo é movimentar o autódromo não só para o Rio Grande do Sul, mas para o Brasil e América Latina”, ressaltou o executivo.

O presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Arlindo Signor, também esteve presente. “É um novo marco para o automobilismo do Rio Grande do Sul e do Brasil. Felizmente, o autódromo caiu nas mãos certas, recebendo uma injeção diferente, o que fica evidente pelo sucesso deste grandioso evento”, afirmou Signor.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/02/2026 0 Comentários 266 Visualizações
Cidades

Praça Cristal é inaugurada no bairro Três Marias em Esteio

Por Jonathan da Silva 09/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Esteio inaugurou oficialmente a Praça Cristal na tarde e início da noite desta sexta-feira (6). O novo espaço público de lazer e convivência construído na junção das ruas Ágata, Turmalina e Luiz Pasteur, no Loteamento Verdes Campos, bairro Três Marias, conta com investimento municipal de R$ 2,13 milhões. A praça chega para ampliar a oferta de áreas de uso comunitário.

A cerimônia reuniu moradores e autoridades locais. Participaram o prefeito Felipe Costella (PL), a secretária municipal de Obras e Serviços Urbanos, Lilian Haigert, o presidente da Câmara de Vereadores, Derli Scienza (PL), e o deputado licenciado e secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, além do ex-prefeito Leonardo Pascoal e do ex-vice-prefeito Jaime da Rosa.

Gratidão da administração

Durante o ato, o prefeito Felipe Costella agradeceu aos envolvidos na execução do projeto e mencionou a participação de recursos destinados por emendas parlamentares. “O que o deputado (Juvir Costella) falou aqui é verdade: a política só faz sentido quando a gente muda a vida das pessoas”, afirmou o chefe do executivo local. “A mudança que tu fizeste, Pascoal, nessa cidade, nos proporcionou pegar um município andando a passos largos e está em nós, agora, dar continuidade, melhorar cada vez mais, porque a nossa cidade, o nosso povo merece isso”, afirmou o prefeito. “Se não fosse o teu trabalho, o teu empenho, o teu, do Jaime e da equipe, nós não estaríamos aqui fazendo essa entrega”, concluiu Costella.

Conquista da comunidade

O ex-prefeito Leonardo Pascoal também se manifestou. “Tivemos a oportunidade de pavimentar as ruas, de colocar iluminação em led, de construir posto de saúde, de construir escola. E, agora, com a praça, estamos coroando esses investimentos, que tornam ainda melhor a vida de quem está por aqui”, destacou Pascoal. “Parabéns a vocês. Essa conquista é da comunidade, mas também de todos os servidores da Prefeitura Municipal que, diuturnamente, se encarregam de transformar para melhor a vida dos esteienses”, encerrou o ex-prefeito.

Representando a comunidade, o empresário Geison Oliveira falou sobre o novo espaço. “Eu que trabalho na área do esporte conheço muita praça e posso dizer que essa daqui, realmente, ficou inacreditável”, afirmou. “Eu vou usar ela também para trabalhar, também, pois eu gosto muito de dar aula na rua, então vai ser bem usada”, adiantou Oliveira.

O deputado licenciado e secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, também discursou. “Parabéns a vocês que se organizaram para isso, que lutaram para isso virar uma realidade. O poder público municipal, por intermédio do prefeito, do vice-prefeito, do ex-prefeito, da Câmara de Vereadores e de todos os secretários, fez com que hoje isso fosse realidade. É assim que se constrói a vida das pessoas”, afirmou o secretário estadual.

Estrutura da praça

A Praça Cristal tem cerca de 2,7 mil metros quadrados e conta com área de piquenique, cancha de bocha, equipamentos de ginástica, espaço para brincadeiras, área destinada a eventos e food trucks, pista de caminhada, pista de patinação, pista de skate, playground e quadra de vôlei de praia. O espaço possui rampas de acesso, piso podotátil, bancos, bebedouros e lixeiras.

A programação de inauguração incluiu brinquedos infláveis, atividades vinculadas à Colônia de Férias da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, distribuição de algodão doce e picolé e apresentação musical da dupla Johnny e Diego. Durante a solenidade, comerciantes da região receberam certificados de conselheiros da praça, com a função de colaborar com a conservação do espaço em parceria com o município.

Outras praças no município

A administração municipal afirma que a qualificação de espaços públicos integra o planejamento do governo. Em julho do ano passado, foi entregue a Praça da Vila Esperança, no Bairro São José, com cancha de bocha, quadra de futsal e quadra poliesportiva. Em dezembro de 2024, foi inaugurada a Praça Irmão Egídio, no Centro, com chimarródromo, academia ao ar livre, áreas de convivência, playground e Espaço Pet.

Em dezembro de 2023, foi inaugurada a Praça Pastor Jefferson Roberto Eikoff, no Parque Primavera. Em abril do mesmo ano, foi entregue a Praça do Xaxá, na Vila Ezequiel. Em dezembro de 2022, a Praça Coração de Maria, no Centro, foi reaberta após reforma. Também passaram por intervenções, entre 2021 e 2022, as praças Hélio Haack, da Bíblia, dos Emancipacionistas, Emílio Massot, dos Tocos, da Vila Osório e São Floriano.

Foto: Adriano Rosa da Rocha/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/02/2026 0 Comentários 297 Visualizações
Projetos especiais

Cooperativa inaugura sede e amplia renda de catadores em Montenegro

Por Jonathan da Silva 06/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Cooperativa Estação Reciclar inaugurou sua sede no bairro Estação, em Montenegro, na tarde desta quinta-feira (5), com o objetivo de oferecer estrutura adequada para a triagem de materiais recicláveis, melhorar as condições de trabalho e ampliar a renda das famílias envolvidas na atividade. O novo espaço permitirá que os associados realizem a separação dos resíduos em ambiente apropriado, substituindo a atuação informal que marcava o início das atividades do grupo. A cooperativa reúne trabalhadores que já atuavam com reciclagem na comunidade e que passaram a se organizar de forma coletiva.

A presidente da cooperativa, Maria Janete Bernardes Francisco, informou que o trabalho social no bairro teve início em 2014, a partir de ações comunitárias ligadas à Pastoral da Criança e à Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Segundo ela, a convivência com os moradores mostrou que a reciclagem já era uma atividade presente, embora realizada de maneira informal.

A organização do trabalho ganhou impulso em 2019, quando Maria Janete participou de uma capacitação em desenvolvimento comunitário promovida pela Global Communities, com patrocínio da John Deere. Durante a pandemia, o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade reforçou a proposta da cooperativa como alternativa de geração de renda.

Parcerias

Com apoio de parceiros, o projeto avançou para a formalização jurídica em 2022 e passou a contar com capacitações contínuas para os integrantes. A iniciativa tem patrocínio da John Deere, apoio da Prefeitura de Montenegro e do Sicredi Ouro Branco, parceria da Fundação Banco do Brasil e execução da Global Communities Brasil.

Autoridade presente

O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta (Republicanos), participou do ato de inauguração. “É fruto da persistência, da união e da coragem de homens e mulheres que enxergaram na reciclagem não apenas uma fonte de renda, mas uma oportunidade de construir um futuro melhor”, afirmou o chefe do executivo montenegrino.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/02/2026 0 Comentários 196 Visualizações
Variedades

Caravana de veículos sai de São Paulo para inauguração do Autódromo FuelTech Velopark

Por Jonathan da Silva 06/02/2026
Por Jonathan da Silva

Uma caravana com mais de 1 mil veículos partiu de diferentes regiões de São Paulo nesta quinta-feira (5) com destino a Nova Santa Rita, onde ocorre no sábado, 7 de fevereiro, a inauguração do Autódromo FuelTech Velopark. Um dos principais pontos de saída foi o Parque Dream Car, em São Roque-SP, de onde cerca de 400 automóveis iniciaram a viagem por volta das 10h. O trajeto inclui escalas em Curitiba-PR e Balneário Camboriú-SC, com chegada prevista para o fim da tarde desta sexta-feira, dia 6.

A equipe do Dream Car viaja com cinco veículos: Mercedes-Benz 190 SL 1958, Dodge Viper 1992, dois Honda NSX 1992 (um preto e um vermelho) e um Mitsubishi Eclipse 1995. Carros de drift também seguem para o autódromo em carretas, para participação em atividades na pista.

Entre os presentes na saída estava o fundador e CEO Global da FuelTech, Anderson Dick. A empresa adquiriu no ano passado o autódromo do complexo automobilístico no Rio Grande do Sul, que passou a se chamar Autódromo FuelTech Velopark. “É uma visita obrigatória para os entusiastas de carros, eu recomendo muito. A criançada adora e tem atrações para a família inteira”, destacou Dick, ao comentar visita recente ao Parque Dream Car.

Programação no autódromo

Os grupos, vindos de São Paulo, de outros estados e do exterior, serão recepcionados no autódromo a partir das 16h de sexta-feira, dia 6. A inauguração oficial está marcada para sábado, 7 de fevereiro, das 17h à meia-noite.

A programação inclui exposição de carros, apresentações de drift, área off-road, Arena Insana com manobras, burnout e zerinho, além de boxes com experiências e a Garagem FuelTech, onde estarão expostos projetos como Ferrari F355 Turbo, Calibra 4×4 e Saveiro RS2 Quattro.

Eventos no Parque Dream Car

O Parque Dream Car, em São Roque, também receberá o Megaencontro de Motos no domingo, dia 8, das 9h às 18h, com visitação gratuita para o público. Segundo a organização, mais de 500 motocicletas de diferentes marcas e anos de fabricação são esperadas. Motociclistas participantes não pagam taxa de inscrição nem estacionamento.

Ainda em fevereiro, o local sediará outros encontros. No dia 15, das 9h às 18h, ocorre o Encontro Mensal de Carros Antigos. No dia 21, das 17h às 22h, está previsto o evento Slow Slow. Já no dia 28, no mesmo horário, será realizado o evento Furiozza.

Estrutura do complexo

O Parque Dream Car reúne museu com 165 veículos antigos, shopping com 23 lojas e restaurantes, parque de diversões e kartódromo. O espaço também realiza apresentações de drift aos fins de semana. Entre as atrações estão a Carona Radical e a Volta dos Sonhos, que permite dirigir ou andar como passageiro em veículos como Ferrari, Porsche, Camaro e Tesla Cybertruck.

Entre as novidades anunciadas estão o Museu da F1, com seis tributos a modelos históricos da categoria, e o espaço Cinecar, com 12 carros de cinema. O complexo dispõe ainda de pontos de recarga para veículos elétricos. Em outubro de 2025, foi inaugurado um centro de convenções com capacidade para 2 mil pessoas, destinado a eventos sociais e corporativos.

As atrações do Parque Dream Car também são comercializadas por agências de viagens. Informações adicionais são divulgadas pelos canais oficiais do empreendimento.

Foto: Marcella Moran/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/02/2026 0 Comentários 272 Visualizações
Variedades

Inauguração do Autódromo FuelTech Velopark deve receber 20 mil visitantes

Por Jonathan da Silva 04/02/2026
Por Jonathan da Silva

A inauguração oficial do Autódromo FuelTech Velopark será realizada neste sábado, 7 de fevereiro, das 17h à meia-noite, em Nova Santa Rita. O festival automotivo deve reunir mais de 1.000 carros antigos e customizados e cerca de 20 mil visitantes. A programação contará com exposições, shows de drift, manobras radicais, atrações musicais e participação de nomes do setor automotivo. Os ingressos e as vagas de estacionamento estão esgotados, e não haverá venda no local.

O evento marca o primeiro evento oficial do autódromo após a aquisição pela empresa FuelTech, que atua no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de gerenciamento de motores para alta performance. “Essa festa tomou proporções incríveis e será o maior evento próprio realizado pelo autódromo. Mais de 20 mil pessoas estarão se divertindo neste momento épico, que será como um mini-Sema Show”, destacou o fundador e CEO Global da FuelTech, Anderson Dick.

Pré-evento

Caravanas de veículos saem de diferentes regiões do Brasil e do exterior em direção ao evento.  Anderson Dick participará de um grupo que sairá de São Roque-SP na quinta-feira, 5 de fevereiro, dirigindo um Ford Mustang 1968 preparado para a viagem de cerca de 1.300 quilômetros. “A inauguração é a desculpa perfeita para tirar o carro da garagem e curtir com os amigos. Façam a viagem com calma, sempre respeitando as leis de trânsito”, pontuou o executivo. Os participantes são recepcionados a partir das 16h de sexta-feira, 6 de fevereiro, em um pré-evento com música, food trucks e atividades com veículos.

Programação na pista

No sábado, os portões do estacionamento abrem às 15h, as catracas de acesso ao público às 16h e a entrada dos veículos com vaga na exposição ocorre do meio-dia às 16h. A pista de drift reúne pilotos nacionais e internacionais, entre eles o uruguaio Fernando Monteiro. Também está prevista a participação de um trator adaptado para drift.

Exposição de veículos

Mais de 1.000 veículos antigos e customizados serão expostos ao longo da pista iluminada. Outros carros preparados ficarão distribuídos pelo estacionamento. Os boxes do autódromo permanecem abertos para visitação, com exposição de produtos e serviços ligados ao setor automotivo.

Na área de arrancada, estarão expostos veículos como o Cobalt Pro Mod 4 cilindros de Cacá Daud, o Chevy Nova Goliath e o Camaro Pro Mod da MRB. O piloto Josimar Hudema fará uma apresentação com o Opala Carbon Jet.

Arenas temáticas e atrações

A Arena Insana concentra manobras como burnout e zerinho, com participação de pilotos convidados. A Área Off-road apresenta veículos preparados para trilhas, modelos 4×4, picapes, UTVs e projetos especiais. O evento também conta com praça de alimentação, espaço infantil e áreas de convivência. As atrações musicais confirmadas são Banda New Wave e Maurício Sonnenberg.

Garagem FuelTech e convidados

A Garagem FuelTech apresenta projetos como a Ferrari F355 Turbo restaurada pela Kalu Import e outros veículos conduzidos por Anderson Dick e Luis de Leon durante a caravana. Também estarão em exposição modelos como Plymouth Cuda Blower, Calibra 4×4, Saveiro RS2 Quattro, Fiat Tipo Turbão, Vectra GSi 2.5 16v, Gol FTE by Deni, Fusca FTE Elétrico e o Camaro de Leonardo Fontolan.

Celebridades e influenciadores

O público poderá acompanhar participações de convidados do setor automotivo, que farão transmissões de podcasts ao vivo e entrevistas em um palco montado no local. Estão confirmados Ricardinho ACF, Anderson Dick, Leonardo Fontolan, Luis de Leon, Lucas Fontana, Diego Faustino, Tonimek, Tiago Kfouri, Hudema, Edu Bernasconi, Múcio Eustáquio, Yasmin Eustáquio, Pascoal, Mauricio e Laysa MHP, Eduardo Torres, Cacá Daud, Strafit Jr., Gurizada da Storck, Guilherme da Avantgard, Fernando Montero, Matheus Sartor, Marcelo Drift e Celso Oliveira.

Serviço

  • O quê: inauguração oficial do Autódromo FuelTech Velopark
  • Quando: Sábado, 7 de fevereiro, das 17h à meia-noite (portões do estacionamento abrem às 15h e catracas às 16h)
  • Onde: Km 430 da BR-386, Nova Santa Rita
  • Quanto: ingressos e estacionamento esgotados; não haverá venda no local
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/02/2026 0 Comentários 279 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO