Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Hospital Santa Cruz

Cidades

Santa Cruz confirma a manutenção e ampliação da UTI Pediátrica no HSC

Por Ester Ellwanger 28/01/2022
Por Ester Ellwanger

A mobilização da prefeitura e da comunidade de Santa Cruz do Sul alcançou o resultado esperado. Reunião virtual com a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann, na tarde desta quinta-feira, 27 de janeiro, confirmou a permanência e ampliação da UTI pediátrica do Hospital Santa Cruz (HSC). A proposta também prevê o aumento de vagas na UTI neonatal.

O encontro contou com a presença da prefeita Helena Hermany, representantes do governo municipal e do HSC, do líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany, e de integrantes da secretaria estadual. Helena Hermany mostrou-se bastante satisfeita com o encaminhamento dado à questão. “Assumi o governo tendo como princípio cuidar das pessoas. O fechamento da UTI pediátrica seria inconcebível, pelo serviço que ela presta aos santa-cruzenses e à nossa região. Estou muito feliz, pois eu garanti no início da semana que a UTI não ia sair de Santa Cruz, e agora não só ela vai ficar, como ainda será ampliada. As nossas famílias merecem isso”, comentou.

Helena lembrou que a cidade está crescendo, o que torna a UTI pediátrica ainda mais necessária. Ela ratificou o compromisso do município de também apoiar financeiramente nas adequações necessárias para a nova estrutura e no custeio do serviço. “Faremos tudo que for possível, dentro da legalidade”, afirmou.

Caberá ao hospital elaborar em até 30 dias uma proposta de adequação de estrutura física para a nova formatação, e ainda há um prazo de 45 dias para finalização do projeto assistencial. A ideia é passar de dois para cinco leitos na UTI pediátrica – quatro para atendimento do SUS – e de oito para 10 na UTI neonatal – 8 para o SUS, com a instalação das unidades em espaços diferentes. Desta forma, o HSC passa a se enquadrar ao que é determinado pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa).

Conforme a diretora assistencial do HSC, enfermeira Fernanda Gallisa, a proposta incluirá custos com adequação física, assistencial e de equipamentos. De acordo com Fernanda, a concretização do projeto representará um grande ganho para a comunidade de Santa Cruz e região. “A sociedade como um todo terá o benefício de uma cobertura maior na assistência, nas áreas neonatológica e pediátrica, no que se trata do cuidado intensivo ao paciente”, comentou.

Arita Bergmann enfatizou que nunca foi intenção do Governo do Estado o fechamento de UTIs. Segundo a secretária estadual de Saúde, para a concretização da proposta, poderão ser usados recursos dos programas Avançar e Assistir.

O vereador Henrique Hermany comemorou o anúncio como uma conquista da população de Santa Cruz. Ele promoveu audiência pública na Câmara que tratou da questão e lembrou que a atual gestão sempre apoiou a saúde pública. “Nossa mobilização surtiu efeito e a partir de agora a comunidade pode ter a segurança de que não só o serviço será mantido, como também será ampliado. É um novo capítulo na bela luta da comunidade de Santa Cruz do Sul pela concretização do sonho da UTI Pediátrica, uma nova vitória e um dia para ficar na história!”, afirmou.

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/01/2022 0 Comentários 592 Visualizações
Saúde

Hospital Santa Cruz vai receber R$ 100 mil para o combate à covid-19

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

O Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, irá receber R$ 100 mil para o combate à covid-19 do governo do Estado. A solicitação pelos recursos havia sido encaminhada ao governador Eduardo Leite pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Edson Brum quando ainda deputado, após ter recebido o pedido do vereador Daiton Mergen.

“Sabemos da importância que o Hospital Santa Cruz tem para o Vale do Rio Pardo e estamos trabalhando em conjunto em demandas que contribuam para o melhor atendimento à população, especialmente neste momento crítico em que vivemos”, destacou o secretário.

Para o vereador Mergen, o investimento é fundamental para que a instituição possa aumentar e qualificar ainda mais os serviços prestados. “Buscamos o auxílio do deputado e agora secretário Brum para que pudesse ajudar na destinação dos recursos porque sabemos o quanto o Hospital Santa Cruz necessita de aporte financeiro para manter o excelente trabalho que vem desempenhando no enfrentamento à covid”, enfatizou Mergen.

Fonte: Assessoria

22/03/2021 0 Comentários 611 Visualizações
CidadesSaúde

HSC já conta com leitos de UTI locados pela Prefeitura

Por Gabrielle Pacheco 09/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Santa Cruz já conta com dez leitos de UTI de alta complexidade, locados pela Prefeitura até dezembro para reforçar a rede hospitalar durante a pandemia. As estruturas estão em funcionamento desde junho. O investimento é de R$ 1.434.000,00.

A empresa responsável pela instalação dos leitos é a RTS Rio S/A, do Rio de Janeiro, a mesma prestadora do governo do Estado. O contrato foi feito de forma emergencial. A Secretaria de Saúde buscou junto a outras empresas a possibilidade de instalação, no entanto, sem sucesso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a RTS Rio receberá mensalmente, em seis vezes, o valor de R$ 239 mil. Cada leito está equipado com ventilador pulmonar (respirador), monitor multiparamétrico, bombas de infusão, bomba enteral, cama/maca, cardioversor, carro de parada e eletrocardiógrafo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/07/2020 0 Comentários 748 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO