Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

gramado

Cultura

Dia da Cultura Gramadense reúne atrações internacionais e programação local

Por Jonathan da Silva 30/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa de Gramado realizou, nos dias 28 e 29 de março, a programação do Dia da Cultura Gramadense, com atividades em diferentes espaços públicos do município. O evento contou com apresentações de artistas locais e atrações internacionais inéditas, promovendo intercâmbio cultural e ampliando a oferta de atividades culturais para a comunidade.

Entre os destaques da programação estiveram apresentações da banda alemã SFZ Big Band Waibstadt, no Museu Major Nicoletti Filho, no sábado (28), e do Coro Alma Mater Crandon, do Uruguai, no domingo (29). As atividades buscaram integrar diferentes expressões artísticas e aproximar o público de produções culturais de outros países.

Intercâmbio cultural

A participação de grupos internacionais foi um dos diferenciais da edição deste ano. As apresentações ocorreram em espaços públicos e integraram a programação voltada à valorização da cultura local e à troca de experiências entre artistas.

O secretário da Cultura e Economia Criativa de Gramado, Jonas da Silva, destacou a proposta do evento. “A Semana da Cultura Gramadense reafirma nossa cidade como um polo artístico de excelência. Trazer atrações internacionais para dialogar com os nossos talentos locais não apenas enriquece o repertório do nosso público, mas também projeta a cultura de Gramado para novos horizontes”, afirmou o titular da pasta.

Encerramento com programação diversificada

O encerramento ocorreu no domingo (29), na Vila Joaquina, com uma programação que reuniu apresentações musicais, capoeira, dança e intervenções artísticas de artistas locais. O espaço também recebeu atividades paralelas, como troca de livros, oficina de pintura, doação de mudas e feira de adoção de animais.

Além disso, o público teve acesso à Feira Criativa e à Feira Agro, com participação de produtores locais, enquanto a alimentação foi oferecida por clubes de serviço do município.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/03/2026 0 Comentários 109 Visualizações
Esporte

Atleta de Gramado conquista título gaúcho de boxe e se classifica para o Brasileiro

Por Jonathan da Silva 30/03/2026
Por Jonathan da Silva

O atleta Gabriel Birck, de 24 anos, conquistou o título estadual de boxe no Campeonato Gaúcho de Esportes de Contato, realizado no dia 15 de março, em Nova Prata, garantindo vaga para o Campeonato Brasileiro da modalidade. Representando o município de Gramado, o competidor competiu contra atletas de diversas regiões do Rio Grande do Sul. A competição nacional está marcada marcada para os dias 17, 18 e 19 de abril, em Vila Velha.

O campeonato reuniu disputas nas modalidades de boxe, grappling e kickboxing, com participação de atletas de diferentes cidades e presença de público durante o evento. A competição serviu como etapa classificatória para o torneio nacional.

Quem é Gabriel Birck

Praticante da modalidade há vários anos, Gabriel intensificou sua preparação competitiva nos últimos dois anos. Nesse período, acumulou resultados em competições realizadas em municípios como Gravataí, Igrejinha, Porto Alegre e Caxias do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/03/2026 0 Comentários 142 Visualizações
Cultura

Gramado firma acordo com a Assembleia Legislativa para prêmio no Festival de Cinema

Por Jonathan da Silva 27/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado, a autarquia Gramadotur e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) assinaram um acordo de mútua colaboração para a realização da 23ª edição do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra de Curtas Gaúchos. A premiação integra a programação da 54ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que ocorrerá entre os dias 12 e 22 de agosto. O objetivo é manter a parceria institucional para fomentar a produção audiovisual, especialmente de curtas-metragens.

A solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (26), em Porto Alegre, contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Sergio Peres (PP), do prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e do curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuário. O acordo formaliza a continuidade de uma parceria que já soma mais de duas décadas.

O prefeito Tissot destacou a relevância da colaboração para o município. “O festival é o evento turístico e de cultura mais antigo de Gramado, que gera o maior impacto de divulgação da nossa cidade. Só temos a agradecer este apoio, pois executamos tudo com muito profissionalismo, carinho e dedicação”, comentou o chefe do executivo gramadense.

Fomento ao audiovisual

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, ressaltou a trajetória do festival, que completa 54 anos em 2026, e o papel da premiação na cadeia produtiva do setor. Segundo ela, o evento contribui para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro e latino-americano, com alcance internacional por meio do Gramado Film Market. “Sabemos que o curta-metragem, essa categoria que a Assembleia incentiva, é a porta de entrada nessa economia criativa. Ter o Parlamento do nosso lado e incentivando esses jovens é muito importante para o cinema brasileiro”, pontuou Rosa Helena.

Programação

O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema integra a agenda oficial do Festival de Cinema de Gramado, considerado um dos eventos do setor audiovisual no país, reunindo produções, profissionais e público em torno da exibição e valorização do cinema.

Foto: Marcelo Oliveira/ALRS/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/03/2026 0 Comentários 121 Visualizações
Projetos especiais

Cooperativa de reciclagem de Gramado avança com capacitação na Braskem

Por Jonathan da Silva 27/03/2026
Por Jonathan da Silva

A primeira cooperativa de reciclagem de Gramado, a Cooperativa de Gestão Integrada de Resíduos e Economia Circular (ReCCiclo), deu mais um passo em sua estruturação ao participar, nesta quarta-feira (25), de uma imersão na Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo. A atividade reuniu profissionais que irão atuar na futura cooperativa e teve como foco a capacitação em temas como reciclagem, economia circular e inovação. A iniciativa ocorre enquanto o grupo valida o modelo de negócio da entidade, que busca atuar na gestão de resíduos ligados principalmente à atividade turística do município.

A agenda teve relação com o processo de criação da cooperativa, incentivado pela Comissão Temporária de Desenvolvimento Sustentável de Gramado após visita de uma comitiva da Câmara Municipal à Braskem, em novembro de 2025. A partir desse contato, a proposta de implantação da ReCCiclo passou a ser desenvolvida, com foco na organização da cadeia de resíduos na cidade.

Modelo de atuação

De acordo com a coordenadora de projetos e relacionamento institucional da ReCCiclo, Elisandra Chaves, a cooperativa terá atuação voltada à gestão de resíduos provenientes do setor turístico, incluindo rede hoteleira, restaurantes, comércio, serviços, parques e eventos, que correspondem a cerca de 70% do total gerado no município. Na fase inicial, o trabalho abrangerá resíduos plásticos, papel, vidro, metal e eletrônicos. “Nosso objetivo é trabalhar em sinergia com a coleta seletiva feita pelo Poder Público. Queremos gerar valor econômico, social e ambiental a partir dos resíduos, fortalecendo a economia circular, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável de Gramado”, explica Elisandra.

Segundo a coordenadora, a previsão é de que a cooperativa entre em operação ainda neste ano, com metas alinhadas ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos de Gramado.

Experiências compartilhadas

Durante a imersão, a Braskem apresentou projetos relacionados à inovação e à economia circular, incluindo o programa Ser+, voltado à melhoria das condições de trabalho de profissionais da cadeia da reciclagem. A iniciativa reúne unidades de triagem em municípios como Porto Alegre, Triunfo e Montenegro, responsáveis pela gestão de 3,8 mil toneladas de resíduos no último ano, com aumento de 39,8% em relação ao período anterior, além de crescimento médio de 70,6% na renda dos trabalhadores envolvidos.

O gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, destacou a importância da troca de experiências. “A cadeia da reciclagem é estratégica para o desenvolvimento sustentável de toda e qualquer comunidade. Por isso mantemos uma atuação ativa junto a parceiros que fazem a diferença nas comunidades, trocando informações e experiência sobre boas-práticas, inovação e oportunidades de crescimento com viés social”, ressaltou Fleischer.

Foto: José Pedro Jobim/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/03/2026 0 Comentários 135 Visualizações
Cidades

Gramado realiza arborização em praças urbanas

Por Jonathan da Silva 26/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado iniciou o plantio de mudas em praças do município nesta quarta-feira (25), como parte do Projeto de Revitalização das Praças Urbanas. A ação começou na Praça dos Canarinhos, no bairro Piratini, com a participação das secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer. O objetivo é ampliar a arborização e qualificar os espaços públicos de convivência por meio de um cronograma técnico que será expandido para outras regiões da cidade.

Na Praça dos Canarinhos, foram plantadas mudas de espécies como ipês, jacarandás, cedros e áceres. A iniciativa integra um planejamento de arborização que prevê a introdução de vegetação adequada aos espaços urbanos, contribuindo para a organização paisagística das áreas públicas.

Bairros atendidos

O projeto já foi implementado também nos bairros Moura e Prinstrop, com a proposta de estender as ações a outros pontos do município de forma gradual. Segundo a administração municipal, o cronograma seguirá critérios técnicos para definir as próximas áreas atendidas.

Benefícios ambientais

De acordo com a Prefeitura, o plantio de árvores em áreas urbanas contribui para a purificação do ar, redução de ruídos, controle da temperatura e melhoria na drenagem da água da chuva. A iniciativa também busca preservar o ecossistema local e ampliar o uso dos espaços públicos pela população.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2026 0 Comentários 119 Visualizações
Cidades

Gramado abre inscrições para nova etapa de planejamento do turismo rural

Por Jonathan da Silva 26/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Turismo de Gramado abriu inscrições até 1º de abril para a segunda etapa do planejamento estratégico do turismo rural e de base comunitária no município. A reunião será realizada no dia 6 de abril, das 14h às 17h, na propriedade de Fátima Marcon, na Linha 28, em Gramado. A atividade integra o projeto Gramado Rural e busca avançar na definição de ações e projetos para o desenvolvimento do turismo no interior, com participação da comunidade.

A nova etapa dá sequência ao trabalho iniciado em fevereiro, quando ocorreu a primeira oficina participativa com a presença de empreendedores, produtores rurais, lideranças e representantes do poder público. Na ocasião, foram definidos os princípios que orientam o projeto.

Neste encontro, o foco será a construção de propostas práticas que devem orientar o desenvolvimento do turismo rural e de base comunitária. A condução técnica da atividade será realizada por Luciana Thomé.

Participação da comunidade

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, destacou a importância da participação popular no processo. “Estamos evoluindo para uma fase prática do planejamento, onde vamos transformar ideias em projetos concretos. A participação da comunidade é essencial para garantir que o turismo rural de Gramado seja construído com identidade, valorizando nossa história, autenticidade e território”, afirmou o titular da pasta.

A reunião é aberta a interessados no desenvolvimento do turismo rural e de base comunitária no município. As inscrições devem ser feitas previamente até o prazo estabelecido pela Secretaria de Turismo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2026 0 Comentários 153 Visualizações
Política

Gramado e Sindilojas firmam parceria para ações de desenvolvimento econômico em 2026

Por Jonathan da Silva 25/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado e o Sindilojas Região das Hortênsias formalizaram, nesta semana, um cronograma conjunto de ações para 2026 voltado ao fortalecimento da economia local. O planejamento foi definido por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor, em parceria com a entidade representativa do comércio. A iniciativa prevê a realização de eventos, capacitações e participação do Sindilojas na Feira Feito em Gramado, com foco na qualificação empresarial e na integração entre setor público e privado.

O alinhamento estratégico foi estabelecido em reunião que contou com a presença do secretário de Inovação, André Castilhos dos Reis, do diretor de Inovação, Heitor Noel, e do coordenador de Projetos, Jeferson Teixeira. Representando o Sindilojas Região das Hortênsias participaram o presidente Sandro Luís Schmidt e o gerente geral executivo, Nilvio Castanheiro.

Entre as ações previstas está a participação do Sindilojas em um espaço dentro da “Arena”, área da Feira Feito em Gramado destinada a debates sobre desenvolvimento econômico. A entidade deverá integrar um painel da Secretaria de Inovação voltado à discussão de temas relacionados ao setor.

Capacitações e apoio ao empreendedor

A parceria também inclui a realização de workshops e palestras com foco em gestão empresarial e inovação tecnológica. Estão previstas ainda rodadas de conexão entre empreendedores, com o objetivo de simplificar processos e contribuir para a desburocratização de atividades econômicas no município.

De acordo com o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, André Castilhos dos Reis, a proposta busca aproximar empresários das políticas públicas. “Queremos conectar os empresários às políticas públicas de inovação e às capacitações que serão promovidas ao longo do ano. A integração entre o poder público e a entidade de classe é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico municipal”, afirmou o titular da pasta.

Divulgação das atividades

A agenda completa das ações será divulgada de forma gradual. A Secretaria de Inovação e o Sindilojas orientam os empreendedores a acompanharem informações sobre eventos e inscrições por meio dos canais oficiais nas redes sociais das instituições.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/03/2026 0 Comentários 114 Visualizações
Cidades

Secretaria de Trânsito de Gramado apoia eventos no fim de semana

Por Jonathan da Silva 25/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização de Gramado prestou apoio a dois eventos realizados no domingo (22) no município, com atuação voltada à organização do trânsito e à segurança dos participantes. As ações ocorreram durante a Corrida Volta ao Lago Negro e a Procissão em Honra a São José, com o objetivo de garantir mobilidade urbana e suporte às atividades que movimentaram diferentes pontos da cidade.

A Corrida Volta ao Lago Negro reuniu adultos e crianças em provas individuais e de revezamento realizadas no entorno de um dos principais pontos turísticos do município. Já na localidade de Linha Bonita, a comunidade católica promoveu a Procissão em Honra a São José, reunindo fiéis em celebração religiosa.

De acordo com a administração municipal, as equipes da secretaria atuaram na orientação do trânsito e no acompanhamento das atividades, com foco na segurança viária e na organização dos fluxos durante a realização dos eventos.

Avaliação da secretaria

O secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização de Gramado, Tiago Procópio, avaliou o andamento das ações. “O bem receber é uma marca de Gramado e os nossos agentes ofereceram todo suporte necessário para o sucesso dos eventos”, afirmou o titular da pasta.

Segundo o secretário, as duas atividades ocorreram dentro da normalidade, sem registro de ocorrências relevantes e com participação do público ao longo do domingo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/03/2026 0 Comentários 124 Visualizações
Esporte

​Associação Gramadense de Jiu-Jitsu conquista vice-campeonatos em torneio regional

Por Jonathan da Silva 23/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação Gramadense de Jiu-Jitsu conquistou dois vice-campeonatos no evento Charlie Gentle Tour, realizado neste domingo (22), em Bento Gonçalves. A equipe representou o município com uma delegação de 35 atletas e alcançou o segundo lugar nas categorias Kids com kimono e Adulto Master com kimono. A participação contou com apoio da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e reforça a presença da modalidade em competições regionais.

Durante o torneio, os atletas competiram em diferentes categorias e obtiveram resultados que garantiram à equipe as colocações de destaque. A delegação contou com participantes de várias faixas etárias, evidenciando a atuação da associação na formação esportiva.

Apoio ao esporte

A participação da equipe teve apoio do poder público municipal. O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, destacou a importância do incentivo aos atletas locais. “É uma grande satisfação ver nossos atletas representando tão bem Gramado em competições importantes. Seguiremos apoiando iniciativas que promovam o desenvolvimento esportivo e oportunizem crescimento para nossos talentos”, avalia o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/03/2026 0 Comentários 119 Visualizações
Cidades

Gramado participa de seminário estadual de assistência social

Por Jonathan da Silva 19/03/2026
Por Jonathan da Silva

Representantes de Gramado participam, nesta semana, do 3º Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, realizado no município de Restinga Seca. O evento reúne gestores, técnicos e especialistas para discutir políticas públicas, inclusão social e o fortalecimento da rede de proteção no estado. A comitiva gramadense acompanha as atividades até esta quinta-feira, dia 19, com o objetivo de qualificar os serviços de assistência social e buscar novas estratégias de gestão.

A representação de Gramado é composta pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Luciano Stahl, pela coordenadora do Cadastro Único, Bárbara Correa, pela psicóloga Camila Webster e pela assistente social Ana Claudia Tozzi Piassa. O grupo participa de painéis, oficinas e trocas de experiências com representantes de outros municípios.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Luciano Stahl, o seminário aborda temas relacionados à qualificação das políticas públicas. “Também estamos tratando de temas como proteção à infância e adolescência, segurança alimentar e ampliação do acesso a direitos”, informa Stahl.

Reconhecimento ao município

Durante o evento, Gramado receberá o Selo Ouro de Município Amigo da Família Acolhedora, além de uma premiação no valor de R$ 60 mil. O reconhecimento está relacionado ao trabalho desenvolvido pelo município na proteção e acolhimento de crianças e adolescentes.

Qualificação dos serviços

O secretário de Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes, destacou a importância da participação no seminário para a qualificação dos serviços prestados. “A presença da nossa equipe técnica neste evento evidencia o empenho de Gramado em investir na capacitação de seus profissionais e na busca por inovação na gestão pública, fortalecendo a rede de assistência social e garantindo mais eficiência na promoção de direitos e no cuidado com as pessoas”, afirma Gomes.

De acordo com Luciano Stahl, o evento também possibilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. “É um espaço fundamental para atualização, troca de conhecimento e alinhamento com as diretrizes estaduais. Voltamos com ideias práticas para qualificar ainda mais o atendimento à nossa população”, finaliza o presidente do Conselho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/03/2026 0 Comentários 134 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO