Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

festival

Cultura

Programação do 42º Kerb de Estância Velha é divulgada

Por Jonathan da Silva 11/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha anunciou nesta semana a programação oficial do 42º Festival de Kerb, que ocorrerá 1º e 11 de maio. O evento conta com organização da administração municipal e parceria da Associação Gaúcha Estanciense (AGE), com aprovação do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Entre as atrações confirmadas está a dupla Israel e Rodolfo, além de diversas bandas locais e atividades culturais.

O festival terá um novo layout no Centro da cidade, entre o PAC e a Praça 1º de Maio, com uma única pista e ingresso de valor único para todos os dias. Também será realizado um desfile temático e um concurso para eleger a Melhor Cuca da Cidade. “Teremos uma festa ainda mais animada e integrada com a nossa comunidade”, afirmou o prefeito Diego Francisco (PSDB).

Valorização da tradição

Além das atrações musicais, o evento contará com apresentações folclóricas, concursos culturais, Festwagen e a Casa dos Reis do Kerb. O festival resgata tradições da cultura alemã na região e faz parte do calendário oficial do Rio Grande do Sul desde 2021. “A nossa festa agora é um patrimônio cultural e um evento autossustentável que movimenta a economia local”, afirmou o prefeito.

Rei e Rainha de 2025

O casal Marlon Evandro Diel e Dariana Oliveira Diel foi escolhido para ser o Rei e a Rainha do Kerb 2025, substituindo Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich. Ambos possuem descendência alemã e participam ativamente do evento desde a infância.

Programação completa

Sábado, 26 de abril
  • 9h: Festwagen – Desfile Caminhões Temáticos (Saída: Praça 1° de Maio)
  • 20h30min: Baile de Pré-Kerb (Sociedade Flor da Rosa)
Quinta-feira, 1º de maio
  • 18h: Abertura do evento
  • 19h30min: Abertura solene (Sociedade Canto União)
  • 20h30min: Baile de abertura – Paulinho e Fábio
  • 22h30min: Show nacional – Israel e Rodolfo
Sexta-feira, 2 de maio
  • 18h: Bandinha Típica Periquito – Itinerante
  • 20h: Bibiana Bolacell
  • 22h: Banda Corpo e Alma
Sábado, 3 de maio
  • 8h: Feira do Produtor Rural
  • 9h: Vem Brincar no Kerb (PAC)
  • 13h30min: Desfile Temático de Kerb (Avenida Presidente Vargas)
  • 15h30min: Banda Portal New
  • 18h: Banda Passarela
  • 20h: Luiz Henrique e Renan
  • 22h30min: Banda Black Tie
Domingo, 4 de maio
  • 9h: Culto ecumênico de Kerb
  • 12h: Transmissão da faixa ao novo casal Reis do Kerb
  • 15h: Apresentações folclóricas
  • 17h: Concurso de chopp em metro
  • 18h: Concurso da melhor cuca
  • 19h: Paulinho Mocelin
  • 21h30min: Banda Os Montanari
Quarta-feira, 7 de maio
  • 13h: Baile da melhor idade com Banda Baila Baila
Quinta-feira, 8 de maio
  • 13h: Baile de Kerb da Apae
  • 19h: Encontro de Carros Antigos (Rua Portão)
Sexta-feira, 9 de maio
  • 17h: Bandinha Típica Periquito – Itinerante
  • 20h: Lucas e Felipe
  • 22h: Banda Rainha Musical
Sábado, 10 de maio
  • 9h: Jogos Germânicos das escolas municipais
  • 13h30min: Jogos Germânicos dos Grupos de Camiseta
  • 17h30min: Polonaise
  • 18h: Banda Os Atuais
  • 20h: Banda Indústria Musical
  • 22h: Pagode do Madre
Domingo, 11 de maio
  • 8h: Missa rezada em alemão
  • 15h: Apresentações folclóricas
  • 17h: Concurso de chopp em metro
  • 18h: Banda Brilha Som
  • 20h30min: Super Banda Choppão
Domingo, 18 de maio
  • 12h: Almoço de Re-Kerb (Sociedade Chimarrão)
Sábado, 24 de maio
  • 20h: Jantar baile de Re-Kerb (Comunidade do Campo Grande)

Atividades paralelas

Durante todo o festival, os visitantes poderão desfrutar de gastronomia típica, apresentações de danças folclóricas, concursos culturais, bandinhas típicas e de baile, além do Museu do Kerb.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/04/2025 0 Comentários 704 Visualizações
Cultura

Quarteto de Cordas da Camerata Presto se apresenta na Ostern Fest em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 10/04/2025
Por Jonathan da Silva

O Quarteto de Cordas da Camerata Presto se apresentará nesta sexta-feira, 11 de abril, às 20h, no 1º Festival de Páscoa – Ostern São Léo, realizado no Largo Rui Porto, em São Leopoldo. O evento, que ocorre de 9 a 12 de abril, tem entrada gratuita e prevê atividades educativas, culturais e recreativas inspiradas nas tradições pascais alemãs.

A diretora da Presto Produções e Promoções Artísticas, Lucia Passos, destacou a importância da participação do quarteto no evento. “Será uma excelente oportunidade para divulgar a música clássica para um público diversificado, além de marcarmos presença neste evento que exalta uma das tradições alemãs”, afirmou Lucia.

Perspectivas para o evento

O Ostern São Léo é organizado pelo Sesc/Fecomércio-SL, com apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo e patrocinadores. A expectativa é receber 1.500 crianças ao longo dos quatro dias de programação, além de moradores da cidade e visitantes.

O festival é voltado principalmente para estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais, com idades entre 5 e 10 anos. A programação inclui apresentações teatrais, brinquedos infláveis, oficinas de pintura de ovos de Páscoa e a montagem da Osterbaum, um símbolo tradicional da Páscoa na cultura alemã. Além disso, a economia solidária estará presente com oferta de alimentação e artesanato local.

Na sexta-feira e no sábado, o festival será aberto para toda a comunidade, com food trucks e espetáculos voltados para diversos públicos.

Programação completa

Quarta-feira, 9 de abril
  • 8h às 11h – Oficinas de “Pintura e Decoração em Pingente de Páscoa” e de “Coelho de Embalagem de Papel”;
  • 9h às 10h – “Aventura de Páscoa” – Grupo Ueba;
  • 10h às 11h30min – Brinquedos infláveis;
  • 13h30min às 16h30min – Oficinas de pintura e decoração;
  • 14h30min às 15h30min – “Aventura de Páscoa” – Grupo Ueba;
  • 15h30min às 18h30min – Brinquedos infláveis.
Quinta-feira, 10 de abril
  • 8h às 11h – Oficinas de pintura e decoração;
  • 9h às 10h – “Aconteceu na Páscoa” – Fantomania;
  • 10h às 11h30min – Brinquedos infláveis;
  • 13h30min às 16h30min – Oficinas de pintura e decoração;
  • 14h30min às 15h30min – “Aconteceu na Páscoa” – Fantomania;
  • 15h30min às 18h30min – Brinquedos infláveis.
Sexta-feira, 11 de abril
  • 13h30min às 16h30min – Oficinas de pintura e decoração;
  • 14h30min às 15h30min – “Vivinho, O Coelhinho que não era de Páscoa” – Grupo Aquarela;
  • 15h30min às 20h30min – Brinquedos infláveis;
  • 20h – “Páscoa In Concert” – Quarteto de Cordas da Camerata Presto.
Sábado, 12 de abril
  • 16h – Espetáculo “Vivinho, O Coelhinho que não era de Páscoa” – Grupo Aquarela;
  • 17h às 20h – Brinquedos infláveis;
  • 17h às 20h – Oficinas de pintura e decoração;
  • 19h – Cotral Sesc Maturidade Ativa;
  • 19h30min – Cerimônia de encerramento;
  • 20h – Espetáculo “Paixão de Cristo”.
Foto: Tiago da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/04/2025 0 Comentários 298 Visualizações
Cultura

Festival de Teatro de Caixa acontece neste fim de semana em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 04/04/2025
Por Jonathan da Silva

O 1º Festival de Caixas de Teatro será realizado neste fim de semana, entre sexta-feira, 4 de abril, e domingo, dia 6, em Novo Hamburgo. O evento gratuito ocorrerá nos bairros Santo Afonso, Boa Saúde e Hamburgo Velho, levando ao público 12 espetáculos em miniatura, cada um apresentado para um espectador por vez. A iniciativa é da Cia. de Teatro Entre Linhas e conta com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Novo Hamburgo.

As Caixas de Teatro, também conhecidas como Teatro Lambe-Lambe, surgiram na Bahia na década de 1980, inspiradas nos antigos fotógrafos lambe-lambe. O formato consiste em uma pequena estrutura onde o público pode espiar e assistir a uma encenação em miniatura, com cenário, trilha sonora, iluminação e manipulação de bonecos. “É um formato que chama atenção do público pela curiosidade em saber o que tem ali dentro e pelo mistério que envolve cada caixa antes da apresentação”, explica a diretora da Cia. de Teatro Entre Linhas, Alice Ribeiro.

No festival, serão apresentados trabalhos de artistas de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Viamão e Gramado. Os espetáculos duram em média dois minutos e abordam diferentes temáticas.

Programação do festival

As apresentações começam na sexta-feira, dia 4, às 14h, para participantes do projeto Ação Encontro, da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), no bairro Santo Afonso. Serão exibidos os espetáculos No Fundo do Mar, de Alice Ribeiro; Renascer, de Mani Torres; Onda Acústica, de Luana Garcia; e Balé da Coelha de Páscoa, de Joice Rossato Lima.

No sábado, 5, as apresentações ocorrerão na Praça Ceu – Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Boa Saúde (Rua do Bosque, s/nº), a partir das 10h. O público poderá assistir a Festa no Céu, de Tadzio Oswaldo; Família das Cordas, de Jéssica Ulmann; Ouvi Dizer, de Luana Garcia; e Cinderela, de Recilda Torres.

O festival será encerrado no domingo, 6 de março, a partir das 15h, no Parque Henrique Luís Roessler (Parcão), em Hamburgo Velho (Rua Barão de Santo Ângelo, s/n°). Os espetáculos do dia serão Clair de Lune, de Jéssica Ulmann; Brincante, de Amanda Senna; Era do Dia, de Recilda Torres; e Vila do Amanhã, de Niltamara Gomes. Em cada dia, serão 90 minutos de apresentações, com quatro espetáculos acontecendo simultaneamente.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo Instagram do projeto, em instagram.com/entrelinhasnh, ou pelo telefone (51) 99998-3388.

Foto: Adriane Costa/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/04/2025 0 Comentários 350 Visualizações
Cultura

53ª edição do Festival de Cinema de Gramado bate recorde de inscrições

Por Jonathan da Silva 02/04/2025
Por Jonathan da Silva

O 53º Festival de Cinema de Gramado, que será realizado entre 13 e 23 de agosto na serra gaúcha, registrou um recorde de inscrições para as mostras competitivas brasileiras. No total, 1.378 filmes foram submetidos até o encerramento do prazo, no último dia 30 de março. O volume representa um aumento de 44,93% em relação à edição anterior.

Entre os inscritos, estão 1.090 curtas-metragens, 143 longas-metragens brasileiros e 145 longas documentais. Para a competição deste ano, serão selecionados até oito longas brasileiros, cinco longas documentais e doze curtas-metragens nacionais. O regulamento completo da edição está disponível no site oficial do festival.

Curadoria e premiações

A curadoria do evento conta com o jornalista, professor da Universidade Feevale e crítico de cinema Marcos Santuario, o ator e diretor Caio Blat e a atriz Camila Morgado, que estreia na equipe. O festival premiará 14 categorias para Longas-Metragens Brasileiros, 12 para Curtas-Metragens Brasileiros e uma categoria de Melhor Filme para Longa-Metragem Documental. Além dos tradicionais Kikitos, os vencedores receberão premiação em dinheiro, além de troféus concedidos em parcerias com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS).

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, destacou o impacto do recorde de inscrições. “Para a Gramadotur este número tão expressivo é uma demonstração da força do cinema brasileiro e do prestígio do Festival de Gramado”, enfatizou Rosa Helena.

Mostras paralelas e novas inscrições

O evento também contará com Mostras Paralelas fora de competição, cuja programação será definida pela organização. As inscrições para as mostras de longas e curtas gaúchos serão abertas em abril, com data a ser divulgada em breve.

Foto: Diego Vara/Pressphoto/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/04/2025 0 Comentários 475 Visualizações
Cultura

Festival de Cinema de Gramado recebe 500 inscrições em uma semana

Por Jonathan da Silva 18/03/2025
Por Jonathan da Silva

O 53º Festival de Cinema de Gramado, que será realizado entre 13 e 23 de agosto de 2025, alcançou a marca de 500 inscrições para as mostras competitivas brasileiras já na primeira semana do processo seletivo. Entre os títulos cadastrados, estão 35 longas-metragens de ficção e 44 documentais. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de março pelo site inscricoescinema.com.br.

Este ano, a seleção do festival prevê até oito longas-metragens brasileiros, até cinco longas documentais e doze curtas-metragens nacionais. O regulamento completo pode ser acessado no site oficial do evento, em festivaldegramado.net. A curadoria da edição de 2025 é composta pelo jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Santuário, pelo ator e diretor Caio Blat e pela atriz Camila Morgado, que estreia na equipe de curadores.

Critérios de seleção

Podem participar da competição longas-metragens de ficção, documentários e curtas brasileiros produzidos por empresas nacionais independentes e finalizados a partir de maio de 2024. Os longas e documentários não podem ter sido exibidos comercialmente no Brasil, enquanto os curtas precisam ser inéditos no Rio Grande do Sul. As inscrições para as mostras de longas e curtas gaúchos ocorrerão em abril, com datas a serem divulgadas posteriormente. Produções gaúchas também podem ser inscritas nas mostras nacionais.

Premiações

O festival distribuirá o troféu Kikito em 14 categorias para Longas-Metragens Brasileiros, 12 para Curtas-Metragens Brasileiros e uma para Melhor Filme na categoria Longa-Metragem Documental. Os vencedores da 53ª edição também receberão prêmios em dinheiro, além dos troféus concedidos pelo Festival de Gramado e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) na Mostra Gaúcha de Curtas e na Mostra de Longas Gaúchos, que possuem regulamento próprio.

Além da competição oficial, o evento contará com mostras paralelas não competitivas, cuja programação será definida pela organização.

Foto: Diego Vara/Pressphoto/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2025 0 Comentários 427 Visualizações
Cultura

Festival de Gramado inclui prêmio de Melhor Figurino na Mostra de Curtas Gaúchos

Por Jonathan da Silva 18/02/2025
Por Jonathan da Silva

A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado terá uma novidade na Mostra Gaúcha de Curtas. O evento, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, incluirá o prêmio de Melhor Figurino, elevando para 12 o total de categorias premiadas na 22ª edição do Prêmio Assembleia Legislativa. Além dos troféus, os vencedores receberão prêmios em dinheiro.

A definição da nova categoria foi discutida em reuniões entre representantes da Gramadotur e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira passada (13), a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e a diretora de Eventos da entidade, Tatiana Ferreira, participaram da segunda reunião virtual com a diretora de Cultura da ALRS, Michele Limeira, e a coordenadora da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Clarissa Isabel Veiga de Oliveira.

A primeira reunião, realizada em 31 de janeiro, contou também com a participação da superintendente de Comunicação e Cultura da ALRS, Vânia Lain, e do futuro diretor de Jornalismo, Gustavo Machado.

Incentivo à produção audiovisual

A Mostra Gaúcha de Curtas tem como objetivo fomentar a produção audiovisual no estado, incentivando estudantes de cursos de cinema e produção audiovisual de universidades gaúchas parceiras. Além das premiações individuais, o evento concede o troféu Sirmar Antunes, destinado a reconhecer a trajetória de uma produção local curta ou média-metragem indicada pela comissão técnica organizadora.

O festival acontece entre os dias 13 e 23 de agosto na Serra Gaúcha e segue sendo o festival de cinema mais antigo do Brasil em atividade contínua.

Categorias premiadas na Mostra Gaúcha de Curtas

  • Melhor Filme
  • Melhor Ator
  • Melhor Atriz
  • Melhor Direção
  • Melhor Roteiro
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Montagem
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Música (Trilha Sonora)
  • Melhor Edição de Som (Desenho de Som)
  • Melhor Produção Executiva
  • Melhor Figurino (categoria inédita em 2025)
Foto: Diego Vara/Agência Pressphoto/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/02/2025 0 Comentários 483 Visualizações
Cultura

Estância Velha promove Festival de Kerb no litoral norte gaúcho

Por Jonathan da Silva 11/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha realizou neste sábado (8) uma ação no litoral gaúcho para divulgar o 42º Festival de Kerb, que acontecerá de 1º a 11 de maio no Centro da cidade. A iniciativa buscou aproveitar o verão e a presença de gaúchos no litoral para promover a festa. A comitiva contou com a participação da Bandinha Municipal e dos Reis e Rainhas do Festival, incluindo os recém-coroados Marlon Evandro Diel e Dariana Oliveira Diel. Pela manhã, a divulgação ocorreu em Imbé, enquanto à tarde as atividades foram realizadas em Capão da Canoa.

Durante a ação, os visitantes puderam acompanhar apresentações musicais, danças típicas e jogos germânicos, além da distribuição de chopp. O Festival de Kerb, evento tradicional de Estância Velha, celebra a cultura alemã e reúne uma série de atrações voltadas à comunidade e visitantes.

Foto: Dhani Weiss/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/02/2025 0 Comentários 505 Visualizações
Cultura

Kerb de Estância Velha será divulgado no litoral norte neste sábado

Por Jonathan da Silva 06/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha realizará neste sábado, 8 de fevereiro, uma ação de divulgação do 42º Festival de Kerb no litoral norte do Rio Grande do Sul. A comitiva, formada pela Bandinha Municipal e pelos Reis e Rainhas do Festival, levará música, dança e brincadeiras para os veranistas. O Kerb propriamente dito ocorrerá entre os dias 1º e 11 de maio, no Centro de Estância Velha.

A ação litorânea começará pela manhã do sábado, a partir das 10h30min, em Imbé, na Avenida Beira-Mar, nº 726. À tarde, a comitiva seguirá para Capão da Canoa, onde a divulgação ocorrerá a partir das 14h, próximo à Avenida Beira-Mar, nº 1947. Entre os participantes da caravana estão os recém-coroados Reis do Festival, Marlon Evandro Diel e Dariana Oliveira Diel.

O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), afirmou que a ação é uma forma de promover o festival para um grande público. “Nada melhor do que aproveitar o verão para reforçar essa divulgação. Sabemos que a beira-mar do nosso litoral é um ponto de encontro de moradores das mais diversas cidades do nosso estado”, destacou o chefe do executivo estanciense.

Música, dança e distribuição de brindes

Além da presença da Bandinha Municipal, a ação no litoral contará com apresentações de dança e um mini-festwagen. O prefeito convidou os veranistas a participarem. “Muitos estarão devidamente trajados, então quem estiver por lá, já pode se preparar para uma grande polonaise”, brincou Diego Francisco. A programação incluirá ainda distribuição de brindes e brincadeiras.

Foto: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/02/2025 0 Comentários 484 Visualizações
Cultura

Gramado in Concert inicia neste sábado com programação gratuita de música erudita

Por Jonathan da Silva 28/01/2025
Por Jonathan da Silva

A 11ª edição do festival internacional Gramado in Concert começa neste sábado, 1º de fevereiro, em Gramado, na serra gaúcha. O evento, que segue até o dia 8 de fevereiro, terá uma programação gratuita que inclui apresentações de música erudita, oficinas para estudantes e atrações culturais distribuídas em diferentes locais da cidade, como a Rua Coberta e o Expogramado.

A abertura do festival será marcada pela apresentação de uma opereta cômica executada pela Orquestra Sinfônica de Gramado, em formato de Camerata Sinfônica. O espetáculo acontecerá no Expogramado, às 20h, com entrada gratuita.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o festival reforça a posição de Gramado como referência cultural. “A chegada do XI Gramado in Concert é um momento muito especial para a nossa cidade. Este festival não apenas enriquece a agenda cultural de Gramado, mas também oferece uma experiência única ao público e aos jovens músicos que participam das oficinas”, destacou Rosa Helena.

Durante o evento, o público poderá conferir performances de grupos de câmara selecionados, como Quintisimo (Chile), Cuarteto Bucaré (Uruguai), Quinteto Hora Zero (Peru) e NewChoro (Brasil), além de músicos de renomadas orquestras jovens brasileiras, incluindo a Orquestra Jovem de São Paulo e a Orquestra Filarmônica da UFRGS.

Espaços e horários das apresentações

  • Rua Coberta: Apresentações de grupos de câmara, com repertórios populares e eruditos, às 17h nos dias de semana e às 11h nos finais de semana.
  • Palco Araucária: Recitais de alunos e grupos de câmara, com repertório mais formal, às 18h30min.
  • Palco Hortênsia: Grandes concertos e recital de professores, às 20h, exceto no concerto de encerramento, que será às 19h.

Oficinas e formação de jovens músicos

O festival também contará com oficinas e aulas para estudantes de música, abrangendo regência coral, canto coral e instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, sopros e percussão. As atividades serão ministradas por nove professores especializados, incluindo nomes como Paulo Bosisio (violino), Elisa Fukuda (violino) e Márcia Fernandes (percussão).

Entre os participantes, destacam-se os maestros Cláudio Cruz (Orquestra Sinfônica A do festival) e Leandro L. Serafim (Orquestra Sinfônica B), além do pianista Eduardo Knob e uma equipe de coordenação composta por Allan John Lino, Alison Seben, Bernardo Grings, Ailton Abreu e Enya Ludmilla.

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/01/2025 0 Comentários 411 Visualizações
Cultura

Casal é escolhido como Rei e Rainha do 42º Festival de Kerb de Estância Velha

Por Jonathan da Silva 24/01/2025
Por Jonathan da Silva

O casal Marlon Evandro Diel e Dariana Oliveira Diel foi escolhido como Rei e Rainha do 42º Festival de Kerb de Estância Velha, que ocorrerá em 2025. O convite oficial foi realizado pelo prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), em parceria com o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), durante um jantar familiar no dia 13 de janeiro, surpreendendo o casal.

Com descendência alemã e forte ligação cultural com o Kerb, Marlon e Dariana participam do evento desde a infância. Ambos estiveram presentes em atividades como grupos de dança folclórica, gincanas e o tradicional desfile de caminhões, além de celebrações em família após as missas do festival. Segundo Dariana, sua família mantém o hábito de falar alemão até os dias de hoje.

A escolha como representantes oficiais foi recebida com surpresa e emoção. “Deu aquele nervoso na hora, não sabia nem para que lado iria me esconder. Mas eu amei demais a surpresa”, contou Dariana sobre o momento do convite. Após a nomeação, o casal vestiu trajes típicos e celebrou ao som da banda municipal e da comitiva presente.

Preparativos e compromissos oficiais

Embora aguardem a agenda oficial para os preparativos do evento, Marlon e Dariana já começaram a representar o município, participando recentemente do Kerb In Ivoti. “É uma satisfação enorme nascer e crescer em Estância Velha, um lugar que tem meu coração, é um sentimento de gratidão e alegria ao mesmo tempo”, afirmou Marlon. “Representar a cidade de Estância Velha é uma honra […] amo morar aqui e com certeza darei o meu melhor para divulgar e fazer desse Kerb um Kerb incrível”, reforçou Dariana.

O Kerb como patrimônio cultural

O Festival de Kerb em Estância Velha resgata as tradições alemãs na região, inicialmente comemorando a fundação ou consagração de igrejas. Com o tempo, o evento ganhou novos elementos, tornando-se parte da identidade cultural da cidade e sendo transmitido por gerações como uma forma de celebração da união étnica.

Desde 2021, o festival passou por um processo de resgate histórico e cultural, sendo oficializado como parte do calendário do Rio Grande do Sul. Segundo o prefeito Diego Francisco, a oficialização é uma conquista importante. “A nossa festa é, agora, um patrimônio cultural, e a trajetória para este feito é recompensadora. Além disso, é um evento autossustentável, que movimenta a economia local e divulga o nome da nossa cidade para todo o estado”, destacou o chefe do executivo estanciense.

Foto: Cleberton Baruffi/Decom/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/01/2025 0 Comentários 572 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO