Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

feira

Variedades

Empresa leopoldense Higra leva tecnologias em bombas para a Expointer 2025

Por Jonathan da Silva 27/08/2025
Por Jonathan da Silva

A empresa gaúcha Higra apresentará suas soluções em bombas anfíbias, submersas, aeradores e turbogeradores na Expointer 2025, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A participação da indústria marca também a celebração de seus 25 anos de atuação e será voltada a demonstrar inovações em produtividade, eficiência e sustentabilidade no campo.

Entre os principais produtos que estarão em exposição estão as bombas anfíbias, utilizadas durante as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul para drenar mais de 16 bilhões de litros de água em áreas atingidas. Outro destaque será o Turbogerador Anfíbio (TGA), voltado para geração de energia hidráulica limpa. A tecnologia integra o conceito de Central de Geração Hidráulica Anfíbia (CGHA), aproveitando quedas d’água de barragens de irrigação ou outros desníveis para gerar eletricidade de forma contínua.

Autossuficiência energética no campo

De acordo com o CEO da Higra, Alexsandro Geremia, o equipamento pode contribuir para a redução da dependência de propriedades rurais em relação à rede elétrica tradicional. “São mini usinas que podem ser, facilmente, instaladas nas fazendas, cooperativas e instalações agrícolas que buscam não apenas reduzir sua dependência da rede elétrica convencional, mas também contribuir ativamente para a transição energética”, afirmou Geremia.

Portfólio completo

Além das soluções para geração de energia hidráulica e das bombas anfíbias, a Higra apresentará pacotes de irrigação desenvolvidos para atender diferentes condições de uso, com foco em confiabilidade operacional e versatilidade de instalação.

O que é a Higra

Com sede em São Leopoldo, a Higra tem como carro-chefe as bombas anfíbias e mantém em seu portfólio aeradores e misturadores para tratamento de efluentes, bombas submersas, bombas para esgoto e turbogeradores. Todos os produtos são desenvolvidos internamente e a empresa emprega atualmente 115 profissionais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/08/2025 0 Comentários 335 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo realiza 12ª Femictec em setembro

Por Jonathan da Silva 27/08/2025
Por Jonathan da Silva

A 12ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec) será realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro, nos pavilhões 1, 2 e 3 da Fenac, em Novo Hamburgo. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), reunirá quase 800 estudantes orientados por mais de 200 professores, com a apresentação de 190 trabalhos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Todas as 91 escolas municipais estarão representadas na Feira, além de instituições convidadas da rede privada.

Os projetos apresentados são resultado de etapas preparatórias, como feiras e mostras internas realizadas pelas próprias escolas, que selecionaram os trabalhos que chegam agora à fase municipal. A expectativa da organização é de receber cerca de 2 mil visitantes por dia.

Incentivo à pesquisa

O coordenador da 12ª Femictec, Carlos Batista Bach, afirmou que a feira busca estimular o ensino pela pesquisa e consolidar a investigação científica como ferramenta pedagógica. “A Femictecé um espaço de descobertas e de valorização do protagonismo dos estudantes. Cada trabalho apresentado revela o potencial criativo e investigativo que temos em nossas escolas”, destacou Bach.

Importância para a rede

Para o secretário de Educação de Novo Hamburgo, André Luís da Silva, o evento é um dos maiores da pasta e reforça a importância da postura investigativa entre os estudantes. “Buscamos fomentar a postura investigativa dos alunos e, assim, potencializar os processos de aprendizagem”, enfatizou o titular da pasta. Silva também ressaltou a disciplina de Articulação de Saberes, oferecida aos alunos do final do Ensino Fundamental, como incentivo à pesquisa e à investigação.

Vitrine para novos projetos

Além da mostra científica, a Femictec também funcionará como vitrine para identificar projetos que poderão representar Novo Hamburgo em eventos científicos de maior abrangência. A programação contará ainda com a 8ª Olimpíada Municipal de Robótica, que integra a Feira e amplia as experiências na área da tecnologia.

Serviço

  • O quê: 12ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec)
  • Quando: 4, 5 e 6 de setembro
  • Onde: Pavilhões 1, 2 e 3 da Fenac, em Novo Hamburgo
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Arquivo/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/08/2025 0 Comentários 365 Visualizações
Variedades

Sementes crioulas de Lomba Grande estarão na Expointer

Por Jonathan da Silva 26/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Emater/RS-Ascar levará variedades de sementes crioulas cultivadas por agricultores da localidade de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, para a Expointer, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A iniciativa busca valorizar grãos mantidos ao longo de gerações sem alterações genéticas e fortalecer a agricultura familiar da região.

As sementes crioulas são produzidas localmente por cerca de 25 agricultores, conhecidos como guardiões, com apoio da Emater e do Gabinete de Desenvolvimento Rural hamburguense. Segundo o extensionista rural e biólogo da Emater, Carlos Roberto Rocha, o cultivo é resultado de seleção natural feita ao longo de gerações. “As sementes crioulas são o ponto de partida. Aqui em Lomba Grande, todas as matrizes são produzidas localmente pelos próprios trabalhadores rurais, que são chamados de guardiões”, destacou Rocha.

Entre as variedades que estarão expostas estão capim sudão, milho branco, arroz sequeiro, milho cunha, batata cará e a pipoca crioula. Elas ocuparão um dos 20 espaços da Emater na Expointer, voltado à diversidade e às plantas tradicionais cultivadas na agricultura familiar.

Valor cultural e econômico

O trabalho vem sendo desenvolvido em Lomba Grande há cerca de duas décadas e, além de manter a tradição, contribui para a economia local. Alguns produtos derivados, como a pipoca crioula, também serão comercializados durante a feira. “As sementes crioulas representam um acervo genético valioso e merecem ser preservadas”, enfatizou Rocha.

Um dos exemplos de guardiões é o agricultor Lotário Cornely, de 94 anos, considerado o maior produtor de sementes crioulas em Lomba Grande. Por causa da idade, ele será representado na Expointer por Rocha, enquanto sua filha Maria Cornely dá continuidade ao trabalho iniciado pelo pai.

Expansão da prática

O objetivo de levar a iniciativa para a Expointer também é incentivar sua adoção em outras localidades. “Algumas espécies, inclusive, serão compartilhadas com outros municípios para que o banco de sementes continue se expandindo”, comentou Rocha. Além das sementes, pelo menos 10 produtores de Novo Hamburgo participarão da feira com coelhos, ovelhas, gado e plantas ornamentais.

Encontro regional em setembro

Após a Expointer, Novo Hamburgo sediará no dia 17 de setembro o 7º Encontro Regional da Biodiversidade, que incluirá o Seminário Regional de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável. O evento ocorrerá no salão da Igreja Católica de Lomba Grande e reunirá guardiões de sementes crioulas do município e de regiões vizinhas.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/08/2025 0 Comentários 331 Visualizações
Business

Cooperativas gaúchas alcançam R$ 5,2 milhões em vendas na Expoagas 2025

Por Jonathan da Silva 26/08/2025
Por Jonathan da Silva

As cooperativas gaúchas movimentaram R$ 5,2 milhões em vendas durante a Expoagas 2025, realizada entre 19 e 21 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O balanço parcial divulgado pelo Sistema Ocergs, responsável pelo estande multicooperativo na feira, indica que o volume pode dobrar nos próximos dias com o fechamento de negócios iniciados no evento.

Nos três dias de feira, foram registrados 213 contatos qualificados, que podem gerar novas transações. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, afirmou que o desempenho reforça a estratégia da intercooperação. “Este balanço parcial mostra que a decisão de investir em um estande multicooperativo foi assertiva. Mais do que números, estamos falando de oportunidades que fortalecem as cooperativas, abrem portas em novos mercados e comprovam a capacidade do setor em competir com qualidade, inovação e propósito”, destacou Hartmann.

Estande com 12 cooperativas

Esta foi a primeira vez que o Sistema Ocergs participou da feira com um espaço coletivo, investimento de quase R$ 1 milhão. O estande reuniu 12 cooperativas: Ouro do Sul, Cotripal, Cotrifred, Cootravipa, Sicredi Origens, Cresol Raiz, Languiru, Cooprado, CCGL, CAAL, Cotricampo e Cotrisel, todas utilizando o selo SomosCoop.

Novos produtos apresentados

O espaço também foi palco para lançamentos, como o feijão Sepé (Cotrisel), o iogurte natural (Languiru) e os vinhos frisantes Primo Fior Branco e Rosé (Cooprado). A gerente de Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, avaliou os números parciais como positivos. “O estande coletivo cumpre seu papel estratégico: projetar as marcas, dar visibilidade a lançamentos e, principalmente, conectar supermercadistas a fornecedores confiáveis. Estamos muito satisfeitos com os resultados até aqui e confiantes de que teremos ainda mais negócios fechados em breve”, pontuou Simone.

Demais participações

Além do espaço coletivo, outras cooperativas gaúchas marcaram presença com estandes próprios, como a Vinícola Aurora, Santa Clara, Canmpal, Vinícola Nova Aliança, Vinícola Garibaldi e Sicoob, ampliando a representatividade do setor no evento.

O que é a Expoagas

A Expoagas é considerada a maior feira do setor supermercadista do Cone Sul. Em sua 42ª edição, reuniu 576 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo e recebeu mais de 69 mil visitantes. Entre os inscritos, estiveram representantes de 7,8 mil empresas de todos os estados brasileiros e de nove países.

Foto: Sistema Ocergs/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/08/2025 0 Comentários 341 Visualizações
Variedades

Com programação diária, Expointer terá mais de 50 atrações culturais

Por Jonathan da Silva 25/08/2025
Por Jonathan da Silva

A 48ª Expointer, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contará com mais de 50 apresentações de artistas gaúchos e grupos de dança no palco montado junto às três esferas, símbolo da feira. As atrações serão realizadas diariamente, a partir das 14h, e estarão disponíveis ao público sem custo adicional.

A agenda cultural foi estruturada para oferecer apresentações durante todos os dias da feira. O espaço ao lado das esferas será o ponto central das atividades, reunindo música e dança em apresentações abertas aos visitantes.

Ópera Gaúcha

Um dos destaques será a Ópera Gaúcha, que nesta edição apresenta o espetáculo inédito “O Legado de um Povo”. A apresentação ocorrerá no sábado, 30 de agosto, às 19h30min, na Pista Central do Parque, ampliando a programação cultural com uma produção de grande porte.

Incentivo cultural

A programação cultural da Expointer 2025 conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Lei Rouanet e com patrocínio do Detran, garantindo a realização das atividades artísticas paralelas à feira.

Programação completa

Sábado, 30 de agosto

2º Festival Cultural de Esteio
  • 14h – Grupo de Danças do CTG Rancho da Saudade
  • 14h30min – Renato Borghetti
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Kelly Collares e Banda
  • 16h – Grupo Tagrarrado
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025  
  • 17h – Marcelo Oliveira
  • 18h – Grupo Sina Fandangueira

Domingo, 31 de agosto

2º Festival Cultural de Esteio 
  • 14h – Grupo de Danças do CTG Brazão do Rio Grande
  • 14h30min – Ricardo Comasseto
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Rodrigo Silva
  • 16h – Grupo Os Chacreiros
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025 
  • 17h – Capitão Faustino
  • 18h – João Luiz Corrêa

Segunda-feira, 1º de setembro

2º Festival Cultural de Esteio
  • 14h – Grupo de Danças do CTG Gildo de Freitas
  • 14h30min – Luciano Maia
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Nycolas Pereira
  • 16h – Maria Luiza Benitez
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025 
  • 17h – Angelo Franco
  • 18h – César Oliveira e Rogério Melo

Terça-feira, 2 de setembro

2º Festival Cultural de Esteio
  • 14h – Grupo de Danças Querência Amada
  • 14h30min – Elmer Fagundes
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Nenito Sarturi
  • 16h – Guri de Uruguaiana
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025 
  •  17h – Vinicius Brum
  • 18h – Pedro Ernesto Denardin

Quarta-feira, 3 de setembro

2º Festival Cultural de Esteio
  • 14h – Edison Gaúcho e Grupo Força Gaúcha
  • 14h30min – Fofa Nobre
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Grupo Xixando
  • 16h – Jean Kirchoff
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025 
  • 17h- Robson Paines e Grupo Canto A Terra
  • 18h – Érlon Péricles

Quinta-feira, 4 de setembro

2º Festival Cultural de Esteio
  • 14h – Grupo de Danças do CTG Independência Gaúcha
  • 14h30min – Marcello Caminha
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Marines Siqueira
  • 16h – Grupo Eco do Pampa
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025 
  • 17h – Luiza Barbosa
  • 18h- Elton Saldanha

Sexta-feira, 5 de setembro

2º Festival Cultural de Esteio

  • 14h – Agrupamento Biriva Tranca-Fio
  • 15h – Aluizio Rochemback
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Beto Caetano
  • 16h – Ênio Medeiros
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025 
  • 17h – Mauro Moraes
  • 18h – Cristiano Quevedo
Show especial 
  • 19h – Luiz Marenco

Sábado, 6 de setembro

2º Festival Cultural de Esteio
  • 14h – CTG Rodeio de Encruzilhada
  • 14h30min – Fabiano Harden
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Fabio Duzac
  • 16h – Lucas e Felipe
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025 
  • 17h – Juliana Spanevello
  • 18h – Joca Martins

Domingo, 7 de setembro

2ª Mostra da Cultura Gaúcha do Parque Assis Brasil 
  • 14h – Grupo de Danças Folk D´ Espora
  • 14h30min – Jean Carlos Godoy
Projeto Estrada Cultural 
  • 15h – Aline Bosa
  • 16h – Lucas Rodrigues
Projeto Mostra Musical da Expointer 2025 
  • 17h – Marcelo Cachoeira
  • 18h – Daniel Torres
Foto: Fernando Dias/Arquivo Seapi/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/08/2025 0 Comentários 353 Visualizações
Variedades

Produtor rural de Novo Hamburgo leva gado Gir Leiteiro à Expointer

Por Jonathan da Silva 20/08/2025
Por Jonathan da Silva

O produtor rural Cassiel Nerbas, de Lomba Grande, representará Novo Hamburgo na Expointer 2025, que começa no próximo dia 30 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Nerbas levará quatro animais da raça Gir Leiteiro — duas bezerras de oito meses, uma novilha de dois anos e outra de um ano e meio — para participar da maior feira agropecuária da América Latina, que tem como foco o aprimoramento genético.

Esta será a segunda vez que a cabanha lomba-grandense participará da Expointer. Em 2023, conquistou premiações com um bezerro campeão na categoria 8-9 meses e outro reservado de campeão na categoria Júnior Menor. Para este ano, Nerbas afirma que a expectativa é de aprendizado e visibilidade. “Nossa expectativa na Expointer deste ano é trocar ideias com outros produtores, aprender mais, sanar dúvidas dos visitantes, prospectar novos compradores e apresentar a nossa genética para o mercado”, destacou o produtor rural.

Criação em família

Há quatro anos, Cassiel divide a atividade com o pai, Valério Nerbas. Para o filho, participar do evento é uma forma de valorizar a produção local. “É gratificante mostrar que Lomba Grande produz algo diferenciado, que agrega valor e dá visibilidade tanto ao Município quanto à nossa criação”, afirmou Cássio Nerbas.

Apoio da Prefeitura

O produtor destacou ainda o suporte oferecido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete de Desenvolvimento Rural, no acompanhamento técnico e no fortalecimento dos produtores locais. “Nossa propriedade é assistida pelo médico veterinário e pelas agrônomas do gabinete. Toda análise de solo para a pastagem dos nossos animais e a parte de sanidade é feita por eles. É muito importante o apoio dado aos produtores”, explicou Nerbas.

Presença hamburguense

Além de Nerbas, ao menos dez produtores rurais assistidos pela Prefeitura devem participar da Expointer 2025, que será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio.

Foto: Vinícius Campos/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/08/2025 0 Comentários 253 Visualizações
Ensino

Fecitec premia melhores projetos do ensino fundamental e médio em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 14/08/2025
Por Jonathan da Silva

Campo Bom premiou, na noite desta terça-feira (12), os melhores trabalhos das categorias ensino fundamental e ensino médio da 1ª Fecitec – Feira da Ciência e Tecnologia, realizada no Ginásio do CEI. O evento, iniciado na segunda-feira (11), teve programação até esta quarta-feira (13), quando houve também a premiação da educação infantil.

Na Categoria B (1º ao 3º anos), o primeiro lugar foi para o projeto Abelhas: pequenas, mas essenciais para a vida, da EMEF Duque de Caxias. Em segundo lugar, ficou o projeto Cada um com sua digital! Descobrindo o mistério que mora na ponta dos dedos, da EMEF Emílio Vetter, e, em terceiro, Deixados para trás, histórias que precisam ser vividas, da EMEF Princesa Isabel.

Na Categoria C (4º ao 6º anos), o primeiro lugar foi para Libras em ação, mãos que falam e conectam, da EMEF Adriano Dias. Em segundo, Inovar também é proteger: como a tecnologia pode ajudar mulheres em situação de risco?, da EMEF Edmundo Strassburger. O terceiro lugar ficou com Desacelerando a gente aprende, da EMEF Emílio Vetter.

Na Categoria D (7º ao 9º anos), venceu o projeto A realidade do plástico: entendendo o que pode ser ou não seu plástico amigo, da EMEF Borges de Medeiros. Em segundo, A inteligência artificial (IA) em meio à sociedade atual, da EMEF Lúcia Mossmann. O terceiro lugar foi para Singularidades que ensinam: hiperfoco como ferramenta pedagógica, da EMEF 25 de Julho.

Na Categoria E (Ensino Médio), o primeiro lugar foi conquistado pelo Colégio Sinodal Tiradentes, com o projeto A relevância do currículo jurídico na educação básica: a inserção do conhecimento em direito civil como ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Em segundo, o Colégio Santa Teresinha apresentou IPTU Verde em Campo Bom – uma iniciativa sustentável.

Destaques pelo voto popular

Na votação popular, a Categoria B foi vencida pelo projeto Horta fluída, descobrindo a hidroponia, do Colégio Sinodal Tiradentes, com 217 votos. Na Categoria C, o mais votado foi O mistério do sal no oceano, da EMEF Borges de Medeiros, com 137 votos. Na Categoria D, venceu A realidade do plástico: entendendo o que pode ser ou não o seu plástico amigo, da EMEF Borges de Medeiros, com 326 votos. Já na Categoria E, o projeto IPTU Verde em Campo Bom – uma iniciativa sustentável, do Colégio Santa Teresinha, recebeu 84 votos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2025 0 Comentários 335 Visualizações
Variedades

Feira calçadista Zero+ passará a ser realizada em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 12/08/2025
Por Jonathan da Silva

A feira calçadista “Zero+”, promovida pela Merkator Feiras e Eventos, passará a ser realizada em Novo Hamburgo a partir de 2025. A primeira edição em solo hamburguense acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, nos pavilhões da Fenac. O evento, que apresenta a moda outono/inverno em calçados e acessórios para o Brasil e países da América Latina, foi realizado pela primeira vez em 2011, em Gramado, e, desde 2012, era sediado no Centro de Eventos do Serra Park, na cidade serrana.

Segundo a diretora da Merkator, Roberta Pletsch, a mudança faz parte de uma readequação dos eventos da promotora. “Esta nova mudança se deve a uma readequação dos nossos eventos para os quais estamos trabalhando desde o último ano, com reposicionamento das nossas marcas, especialmente as voltadas para o calçado e o incremento de outros produtos”, afirmou Roberta.

De acordo com a organizadora, a decisão também foi motivada por um movimento do setor identificado após a última edição do SICC – Salão de Inovação do Couro e do Calçado, realizada em maio. Sindicatos da indústria sugeriram mudanças, incluindo o local do evento, destacando a importância de valorizar a produção calçadista de Novo Hamburgo, reconhecida como Capital Nacional do Calçado e polo de fornecedores, maquinário e empresas de design demandadas por marcas nacionais e internacionais.

União de entidades

A transferência conta com o apoio de 11 sindicatos industriais dos Vales do Sinos, Paranhana e serra gaúcha. “São nos municípios desta área geográfica onde estão localizadas as empresas responsáveis pela maior parcela da produção brasileira de calçados. Nada mais legítimo do que termos um encontro nacional com os profissionais que compõem este cluster, trazendo para cá o varejo que é o elo comercial desta cadeia. É a união deste ciclo que garante o sucesso da indústria e gera um número significativo de empregos e riqueza que engrossa o PIB nacional”, destacou Roberta Pletsch.

Mobilização

O movimento, articulado nos últimos 70 dias por líderes sindicais parceiros da Merkator há quase duas décadas, resultou no aumento de sete para 11 sindicatos apoiadores. Participam o Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas; Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul; Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo; Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes para Calçados de Igrejinha; Sindicato da Indústria de Calçados de Campo Bom; Sindicato das Indústrias de Calçados de Farroupilha; Sindicato das Indústrias de Calçados de Estância Velha; Sindicato das Indústrias do Vestuário, do Calçado e de Artefatos de Couro de São Leopoldo; Sindicato das Indústrias de Calçados de Parobé; Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos; e Sindicato das Indústrias de Calçados de Sapiranga. Também apoiam a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Serviço

  • O quê: Feira calçadista Zero+, com lançamentos de moda outono/inverno em calçados e acessórios para o Brasil e países da América Latina
  • Quando: 17, 18 e 19 de novembro de 2025
  • Onde: Pavilhões da Fenac (R. Araxá, 505 – Ideal, Novo Hamburgo)
Foto: Dinarci Borges/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2025 0 Comentários 408 Visualizações
Ensino

Campo Bom realiza sua 1ª Feira de Ciência e Tecnologia na próxima semana

Por Jonathan da Silva 08/08/2025
Por Jonathan da Silva

A 1ª edição da Feira da Ciência e Tecnologia (Fecitec) de Campo Bom terá início na próxima segunda-feira, 11 de agosto, no Ginásio do CEI. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), terá programação até a quarta-feira, dia 13, e contará com a participação de alunos e professores das redes municipal, estadual e privada, que irão apresentar projetos de pesquisa desenvolvidos ao longo dos últimos meses. A cerimônia de abertura oficial está marcada para segunda-feira, às 13h30min.

Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão especializada, e os destaques receberão troféus e medalhas em diferentes categorias. As premiações ocorrerão em dois momentos: na terça-feira, 12, às 18h, para estudantes do ensino fundamental e ensino médio, e na quarta-feira, 13, às 17h30min, para a educação infantil.

O tema central da Fecitec é a aplicação da ciência no cotidiano, com projetos desenvolvidos desde a educação infantil até o ensino médio. Além da mostra de projetos, a programação inclui planetário, trilhas, oficinas, hora do conto e atividades com o Cemea.

IGestão destaca incentivo à pesquisa

O prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes (MDB), afirmou que o incentivo à pesquisa é um dos focos de sua gestão. “Toda a atividade que instigue nossas crianças e jovens à criatividade e à pesquisa encontrará guarida na nossa gestão. A Fecitec foi preparada com muito esmero e, tenho certeza, será impactante na vida de muitos dos nossos alunos, não somente da rede municipal, mas também das escolas estaduais e privadas”, afirmou o chefe do executivo campo-bonense.

A secretária de Educação e Cultura do município, Mara Daubermann, reforçou o impacto do evento na formação dos estudantes. “A Fecitec é mais uma iniciativa que reforça nosso olhar para uma educação transformadora. Estimular a pesquisa e a ciência desde cedo é abrir portas para um futuro mais consciente, criativo e preparado”, expressou a titular da pasta.

Serviço

  • O quê: 1ª Fecitec – Feira da Ciência e Tecnologia
  • Quando: De 11 a 13 de agosto
  • Onde: Ginásio do CEI (Av. dos Estados, 1080, Campo Bom)
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/08/2025 0 Comentários 357 Visualizações
Variedades

Moveleiros de Campo Bom participam da Fimma em Bento Gonçalves

Por Jonathan da Silva 07/08/2025
Por Jonathan da Silva

Um grupo de moveleiros de Campo Bom participou nesta semana da Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil), realizada em Bento Gonçalves. A visita foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) campo-bonense com o objetivo de aproximar os empresários locais das inovações e oportunidades de negócios do setor moveleiro.

A Fimma Brasil, que possui mais de 30 anos de atuação, reúne expositores de segmentos como máquinas, ferramentas, ferragens, matérias-primas, tecnologia, tintas, acessórios e embalagens, entre outros voltados à cadeia de madeira e móveis. O evento tem como foco a geração de negócios e o fortalecimento do setor no país.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Bom, Régis Thoen, destacou a relevância da participação. “A Fimma possui uma sólida caminhada de mais de 30 anos promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva de madeira e móveis em todo o Brasil, oportunizando a geração de negócios entre expositores e visitantes”, afirmou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/08/2025 0 Comentários 336 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO