Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Desfile

Cultura

Inscrições para desfile da Oktoberfest de Igrejinha serão abertas no dia 15

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

A 37ª Oktoberfest de Igrejinha abrirá inscrições entre os dias 15 de junho e 31 de julho para que famílias, escolas, empresas, entidades e grupos sociais participem do desfile oficial da festa. A atividade ocorrerá em 10 de outubro, primeiro sábado do evento, com saída da Rua da Independência e chegada ao Parque de Eventos Almiro Grings, em Igrejinha. A iniciativa faz parte de um novo formato de desfile que unifica características do Desfile Oficial e da antiga Parada Festiva, com o objetivo de ampliar a participação popular e reforçar o caráter comunitário da Oktoberfest.

O desfile terá início às 10h30min e pretende transformar o percurso em uma celebração coletiva, permitindo que moradores e visitantes participem ativamente da programação. A proposta foi anunciada pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), responsável pela realização do evento.

Participação da comunidade

A presidente da 37ª Oktoberfest de Igrejinha, Aline Hess, afirma que a principal mudança está na ampliação do espaço destinado à participação popular. “O objetivo do desfile deste ano é fazer com que as pessoas se sintam pertencentes a ele. Para aqueles que gostariam de participar e ainda não tiveram oportunidade, participem conosco neste ano. Queremos que seja um momento ainda mais festivo, resgatando os antigos desfiles da Oktober de Igrejinha, nos quais se caminhava até o parque da Oktoberfest com os amigos e a família”, convida Aline.

As inscrições estarão abertas para famílias, empresas, escolas, entidades, clubes, grupos folclóricos, patrocinadores, grupos sociais autônomos e demais grupos previamente autorizados pela coordenação do evento. O regulamento oficial do desfile está disponível no endereço eletrônico informado pela organização.

Para apresentar o novo formato e esclarecer dúvidas dos interessados, a Amifest promoverá um encontro aberto à comunidade no dia 1º de julho, às 19h, no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch. Durante a reunião serão detalhadas as regras de participação, o processo de inscrição e as novidades previstas para o desfile.

A diretora artístico-cultural da Amifest, Liége Brusius, destaca o objetivo de ampliar o envolvimento da população com a programação. “Queremos convidar a todos para participar deste momento que tem o objetivo de brindar ao que nos move, fazendo um desfile que tenha a cara da nossa festa”, afirma Liége.

Resgate de uma tradição

Além de ampliar a participação popular, o novo modelo busca recuperar uma característica presente nas primeiras edições da Oktoberfest de Igrejinha, quando moradores e visitantes percorriam as ruas da cidade até o parque do evento.

De acordo com a presidente Aline Hess, a proposta é transformar o público em participante da celebração. “Será uma forma de renovar a experiência dos visitantes e moradores, que é justamente sair das suas cadeiras, da calçada e poder desfilar, caminhar e festejar junto com a gente até o parque. Também é uma maneira de resgate do que é a nossa festa, já que anos atrás as famílias participavam”, recorda Aline.

Estamos abrindo as portas para que todos possam festejar conosco nesse momento tão importante e que é um símbolo da Oktoberfest”, complementa Aline Hess.

Personalização dos grupos

O regulamento da edição de 2026 também prevê maior flexibilidade para os grupos participantes. Embora os trajes típicos germânicos continuem sendo incentivados, serão aceitas camisetas e outras vestimentas personalizadas relacionadas à Oktoberfest.

Cada grupo poderá escolher uma música a partir de uma playlist oficial disponibilizada pela organização para ser reproduzida durante o percurso. Também será permitida a utilização de músicas autorais, desde que autorizadas previamente pela comissão organizadora. A inclusão de bandinhas típicas ou similares também dependerá de autorização prévia.

Os participantes deverão providenciar seus próprios veículos de som e receberão da Amifest um estandarte de identificação para utilização durante o desfile.

Para a presidente da festa, a proposta reforça a ideia de que o evento é construído pela comunidade. “Com esse novo formato queremos destacar que todos fazem parte da Oktoberfest Igrejinha e que juntos somos fortes. Através dessa união construímos um legado de tradição, cultura, alegria e, principalmente, de amor ao próximo. Queremos todos juntos na rua festejando e brindando ao que nos move e à alegria de pertencer à maior festa comunitária do Brasil”, finaliza Aline.

37ª Oktoberfest

A 37ª Oktoberfest de Igrejinha acontecerá de 9 a 18 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. O evento é promovido pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e terá como presidente Aline Hess e Tiago Rech, com Kenny Thomas e Marqueli Heidrich na vice-presidência.

A festa é realizada por mais de 3 mil voluntários e destina seus resultados financeiros para entidades da região.

Foto: Cleiton Miguel/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 52 Visualizações
Cultura

Carnaval de Rua em Estância Velha será no dia 21 de fevereiro

Por Jonathan da Silva 13/02/2026
Por Jonathan da Silva

O 32º Carnaval de Rua de Estância Velha será realizado no próximo dia 21 de fevereiro, um sábado. O evento ocorrerá na Avenida Presidente Vargas, com desfile de comitivas, apresentação da nova corte e participação de escolas de samba. A festa é organizada pela Prefeitura local, em uma parceria entre Secretaria de Educação e Cultura (Semec) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit).

A programação terá início às 18h, com abertura da praça de alimentação e dos pontos de venda de bebidas. A abertura oficial está marcada para as 20h30min, seguida pelo desfile das comitivas e da nova corte do Carnaval.

Na sequência, entram na avenida a Escola de Samba Unidos da Ponte, do bairro União, e a Academia de Samba Asas da Liberdade, do bairro Rincão dos Ilhéus. O encerramento da noite ficará a cargo do Bloco do Biro.

Escolha da corte

A preparação para o evento incluiu a escolha da nova Corte do Carnaval, realizada no dia 1º de fevereiro. Isabella Klein, 18 anos, foi eleita Rainha do Carnaval 2026. Maria Fernanda Rosas Marques, 19 anos, recebeu o título de Princesa. Ao lado do Rei Momo Edson Lobão, elas farão a estreia oficial na Avenida Presidente Vargas durante o desfile do dia 21.

Programação

  • 18h – Abertura da Praça de Alimentação e pontos de venda de bebidas do evento
  • 20h30min – Abertura oficial – Desfile de Comitivas
  • 21h – Desfile da Escola Unidos da Ponte
  • 22h30min – Desfile da Escola Asas da Liberdade
  • 23h30min – Show com Bloco do Biro
  • 0h30min – Encerramento da programação

Serviço

  • O quê: 32º Carnaval de Rua de Estância Velha
  • Quando: Sábado, 21 de fevereiro, a partir das 18h
  • Onde: Avenida Presidente Vargas, em Estância Velha
  • Quanto: Acesso gratuito
Foto: Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/02/2026 0 Comentários 202 Visualizações
Projetos especiais

Pet Week promove desfile de Carnaval e campanha de adoção em Canela

Por Jonathan da Silva 12/02/2026
Por Jonathan da Silva

O Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra), da Prefeitura de Canela, realiza o 2º Pet Week neste sábado, dia 14, com um desfile de fantasias de Carnaval para cães e gatos, a partir das 15h30min, na Praça João Corrêa. O objetivo da ação é de incentivar a adoção responsável dos animais acolhidos pela instituição, por meio de uma ação aberta à comunidade e integrada ao Bloco Me Adote.

Durante o evento, os animais abrigados pelo Cempra participarão de um desfile caracterizados com fantasias e acessórios de Carnaval. A proposta é dar visibilidade aos cães e gatos disponíveis para adoção e aproximar a comunidade da causa da proteção animal.

A coordenadora do Cempra, Ione Couto, explicou a proposta da atividade. “Nossos cães e gatos estarão fantasiados e toda a comunidade é convidada a participar do bloco, celebrando o Carnaval e, ao mesmo tempo, apoiando a adoção responsável”, detalhou Ione.

Ação conjunta

O desfile integra o Bloco Me Adote, iniciativa voltada à mobilização do público em torno da adoção responsável. As fantasias e acessórios utilizados durante o Pet Week e no desfile contam com o patrocínio da empresa Império Tecidos.

De acordo com a organização, os filhotes adotados durante o evento receberão uma nova roupa quando crescerem, que poderá ser retirada posteriormente na loja pelo tutor.

Animais disponíveis para adoção

Atualmente, o Cempra abriga dois gatos e 110 cães, todos aptos para adoção. Interessados em conhecer os animais podem entrar em contato pelo telefone (54) 3282-5148 ou pelo WhatsApp (54) 99903-3293, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h.

Foto: Júlio Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/02/2026 0 Comentários 202 Visualizações
Variedades

Primeiro desfile da Christkindfest ocorre nesta terça em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 16/12/2025
Por Jonathan da Silva

O primeiro desfile temático da Christkindfest 2025 será realizado na noite desta terça-feira, 16 de dezembro, em Santa Cruz do Sul. O evento ocorre a partir das 20h30min na Rua Marechal Floriano, no centro da cidade, com sete carros alegóricos, figurantes e músicas natalinas.

O produtor responsável pelas alegorias, Sérgio Ávila, convida a população para o espetáculo. “Convidamos a comunidade para que prestigie. Será um lindo espetáculo, com muitas cores, luzes e emoção do Natal”, enfatizou Ávila.

Ordem e tema dos carros alegóricos

A abertura será com o carro “Abre Alas”, representando a fábrica do Papai Noel. Em seguida, o segundo carro traz as soberanas da 40ª Oktoberfest dando as boas-vindas ao Natal. O terceiro carro, “Esperando o Natal”, apresenta gnomos, fadas e a Vovó Noel. O quarto carro representa “O Nascimento”, com foco no menino Jesus.

O quinto carro, “A diversão”, retrata brinquedos e sonhos infantis. O sexto, “A Neve”, exibe bonecos de neve e ursos polares. O desfile se encerra com o sétimo carro, “O Bom Velhinho”, com o trenó do Papai Noel.

O segundo desfile

O segundo desfile da Christkindfest está programado para sábado, 20 de dezembro, também a partir das 20h30min, na Rua Marechal Floriano.

Realização

O evento é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com financiamento do Pró-Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização é da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Mitren e da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, e apoio da Florestal e da Extinvec.

Serviço

  • O quê: Primeiro desfile da Christkindfest 2025
  • Quando: Terça-feira, 16 de dezembro, a partir das 20h30min
  • Onde: Rua Marechal Floriano, centro de Santa Cruz do Sul
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2025 0 Comentários 357 Visualizações
Cidades

Desfile do Natal dos Anjos terá duas apresentações em Dois Irmãos

Por Jonathan da Silva 19/11/2025
Por Jonathan da Silva

O Desfile de Natal do 30º Natal dos Anjos será realizado em duas edições, nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro, às 20h30min, na Avenida São Miguel, em Dois Irmãos. O evento reunirá cerca de 200 participantes em uma apresentação comunitária que marca as três décadas do evento e resgata sua trajetória por meio de carros alegóricos e encenações.

A organização informa que o desfile contará com a participação de entidades culturais, dançarinos, atores e voluntários. Ao longo da avenida, serão apresentadas cenas com anjos, presépio vivo, famílias e outras representações associadas ao simbolismo natalino. As árvores de Natal terão destaque em alusão à árvore que se tornou símbolo do período festivo no Rio Grande do Sul.

Celebração dos 30 anos

Para marcar as três décadas do Natal dos Anjos, o enredo trará carros alegóricos que recuperam a história do evento e apresentam elementos que representam sua identidade ao longo dos anos. A proposta busca valorizar o envolvimento comunitário que caracteriza o desfile desde sua criação.

Concepção artística

O roteiro do desfile foi elaborado pela roteirista Thaís Backes. A montagem dos carros alegóricos está a cargo da artista plástica Ana Kuhn e da equipe do galpão do Natal, responsável pela produção artesanal que identifica o evento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/11/2025 0 Comentários 327 Visualizações
Variedades

Desfile de tratores marca abertura da Oktoberfest em Gramado

Por Jonathan da Silva 29/09/2025
Por Jonathan da Silva

Mais de 50 tratores percorreram a Avenida Borges de Medeiros, em Gramado, em um desfile que abriu oficialmente a 1ª Oktoberfest do município neste sábado (27). O evento, promovido em parceria com a Secretaria da Agricultura, teve como objetivo valorizar a produção das agroindústrias familiares locais e convidar moradores e turistas para a programação, que ocorre no Expogramado até 5 de outubro.

O desfile atraiu a atenção do público e simbolizou a integração entre a zona rural e a área urbana. O secretário da Agricultura de Gramado, Eliézer Lima, destacou a relevância da iniciativa. “Este desfile demonstrou a força e a pujança do nosso interior. Foi um grande sucesso e um convite para que todos venham nos visitar e celebrar a tradição alemã conosco na 1ª Oktoberfest de Gramado”, afirmou o titular da pasta.

Expogramado com atrações germânicas

Durante o período do evento, o Expogramado foi transformado em um espaço de inspiração germânica, com música, apresentações culturais, gastronomia típica e chope. A área externa, inspirada na Festa da Colônia, conta com feira de produtos, “bier gartens” e espaços gastronômicos, com acesso gratuito durante todos os dias da programação.

Reconhecimento aos produtores locais

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), ressaltou a importância da participação das famílias rurais no evento. “Ficamos muito felizes de ver a alegria dos produtores locais, que puderam demonstrar um pouco do trabalho que realizam todos os dias em suas propriedades rurais em Gramado”, expressou o chefe do executivo gramadense.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/09/2025 0 Comentários 325 Visualizações
Cultura

Desfile a Cavalo leva tradição farroupilha aos bairros de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 22/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Desfile a Cavalo marcou o Dia do Gaúcho em Novo Hamburgo neste sábado (20), reunindo cerca de 80 cavalos em um trajeto que saiu do CTG Terra Nativa, no bairro Canudos, percorreu ruas centrais e retornou ao mesmo bairro, encerrando-se na Praça Augusto Severo. Pela primeira vez, o cortejo integrou os Festejos Farroupilha de forma descentralizada, iniciativa promovida pela 30.ª Região Tradicionalista (RT) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que buscou aproximar ainda mais a tradição da comunidade.

A novidade deste ano foi a escolha de um trajeto fora do Centro, com o objetivo de ampliar o alcance da celebração. O coordenador da 30ª RT, Carlos Alberto Moser, destacou a importância da mudança. “Ver a comunidade prestigiando e aplaudindo quem estava sobre o lombo do cavalo é um momento ímpar do tradicionalismo em Novo Hamburgo”, afirmou Moser.

O secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Angelo Reinheimer, reforçou a relevância da parceria entre a 30ª RT e a Prefeitura. Segundo ele, o novo formato trouxe a tradição para mais perto da população. “Encerramos a cavalgada com a sensação de dever cumprido. Foi um belo evento concluído com sucesso e que mostrou o quanto a cultura gaúcha é valorizada em nossa cidade”, acrescentou o titular da pasta.

Participação das famílias

Entre os cavalarianos, o empresário William Andrei Nunes, integrante do CTG Essência da Tradição, participou ao lado da família e destacou o caráter de união dos desfiles. “A importância é cultivar a família e a tradição, algo que a gente gosta muito”, relatou Nunes.

O desfile também foi especial para o empresário, que comemorou o primeiro aniversário da filha Helena durante o evento. Ao lado da esposa Camila Azeredo e da pequena Luísa, de 3 anos, filha de uma amiga da família, ele ressaltou o valor de transmitir a cultura às novas gerações. “É uma forma de não deixar a tradição morrer e de mostrar às crianças o valor de nossas origens”, expressou o morador.

Tradição fortalecida

Para o coordenador Carlos Alberto Moser, a realização do cortejo vai além da comemoração da data. “Nós cultivamos a tradição de maneira filosófica durante os 365 dias do ano. Ver a população participando e apoiando nos dá a certeza de que teremos ainda mais 20 de setembro pela frente”, destacou Moser.

Foto: Vinícius Campos/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/09/2025 0 Comentários 341 Visualizações
Esporte

Campeãs do handebol desfilarão em caminhão de Bombeiros no sábado em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 29/08/2025
Por Jonathan da Silva

As atletas da Associação Esportiva Campo Bom (AECB), campeãs do Campeonato Brasileiro de Clubes de Handebol Infantil Feminino, desfilarão em caminhão do Corpo de Bombeiros neste sábado, 30 de agosto, em Campo Bom. A carreata terá início às 11h, em frente ao Parcão Sady Arnildo Schmidt, e seguirá em direção ao Centro da cidade, em evento organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel).

A ação dá continuidade às comemorações do título conquistado no dia 24 de agosto, quando a equipe venceu a final disputada no Ginásio Municipal de Campo Bom.

Conquista com ginásio lotado

O Campeonato Brasileiro de Clubes de Handebol Infantil Feminino ocorreu entre os dias 18 e 24 de agosto em Campo Bom. A decisão foi contra a equipe Aadec Atibaia, de São Paulo, e terminou empatada no tempo normal e em duas prorrogações. A definição veio nos tiros de sete metros, diante de um ginásio lotado que apoiou as campo-bonenses durante toda a partida.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/08/2025 0 Comentários 254 Visualizações
Cidades

Desfile celebra o Dia do Imigrante e Colono em Igrejinha

Por Jonathan da Silva 21/07/2025
Por Jonathan da Silva

Mais de 150 veículos participaram do desfile em comemoração ao Dia do Imigrante e Colono realizado neste domingo (20) em Igrejinha. A atividade contou com a presença de carreteiros, tratoristas e produtores rurais, que percorreram ruas e avenidas do município para homenagear o setor agrícola local.

O trajeto iniciou na Avenida Ildo Meneghetti, em frente ao Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause, no bairro 15 de Novembro. A comitiva seguiu pela Avenida Presidente Castelo Branco e pelas ruas Theobaldo Fleck e Marechal Arthur da Costa e Silva, encerrando no Parque de Eventos Almiro Grings.

Durante o desfile, o público acompanhou a passagem de mais de 140 carreteiros de diversos municípios e mais de 30 máquinas agrícolas. A patrulha mecanizada, serviço oferecido pela Secretaria de Agricultura de Igrejinha, também esteve representada, assim como a Secretaria de Obras e Trânsito, que participou com seus equipamentos.

Homenagem aos produtores rurais

O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle (PP), ressaltou o papel da agricultura no desenvolvimento do município. “O desfile é tradicional como forma de comemorar e homenagear todos os produtores e agricultores que trabalham diariamente para manter o segmento em Igrejinha. Podemos destacar estes números através das mais de 400 famílias produtoras agrícolas que valorizam a cultura e o trabalho desenvolvido no campo”, afirmou o chefe do executivo municipal.

Foto: PMI/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/07/2025 0 Comentários 346 Visualizações
Projetos especiais

Dois Irmãos arrecada garrafas PET para desfile dos 30 anos do Natal dos Anjos

Por Jonathan da Silva 23/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Turismo e Cultura de Dois Irmãos iniciou uma campanha de arrecadação de garrafas PET transparentes de 2 litros para a produção de elementos decorativos do desfile dos 30 anos do Natal dos Anjos. A iniciativa tem como objetivo replicar árvores que marcaram edições anteriores do evento e convida a comunidade a participar com doações.

As garrafas devem estar lavadas e sem rótulo, e podem ser entregues até o dia 4 de julho, em horário comercial, no QG do Natal dos Anjos, localizado na Avenida 10 de Setembro, 1054, no Centro de Dois Irmãos.

Segundo a chefe do Departamento de Turismo de Dois Irmãos, Djenifer Kronbauer, a ação busca envolver a população nas comemorações e reforçar o caráter colaborativo e sustentável do evento natalino. “Agradecemos desde já a colaboração de todos que puderem contribuir com esse gesto simples, mas que fará grande diferença na composição do nosso Natal”, enfatiza Djenifer.

Foto: Photogenia/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
23/06/2025 0 Comentários 350 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO