Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Concidade

Cidades

Novo Hamburgo realiza 6ª Conferência Municipal das Cidades em junho

Por Jonathan da Silva 22/05/2025
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo realizará, nos dias 6 e 7 de junho, a 6ª Conferência Municipal das Cidades, na Casa das Artes, no Centro, etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. Organizado pelo Conselho da Cidade de Novo Hamburgo (Concidade), o encontro tem como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social” e busca discutir políticas públicas para o desenvolvimento urbano do município.

A conferência tem como objetivo reunir autoridades, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater soluções para os desafios urbanos e propor ações voltadas ao desenvolvimento sustentável das cidades. Durante o evento, também serão eleitos os delegados que representarão Novo Hamburgo na Conferência Estadual das Cidades.

Programação da conferência

Sexta-feira, 6 de junho
  • 13h– Credenciamento
  • 13h30min – Abertura da 6ª Conferência Municipal das Cidades
    Participações:
    • Prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP)
    • Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti
    • Diretor-geral de Desenvolvimento Urbano, Valtemir Goldmeier
    • Presidente do CONCIDADE, Eduardo Frapiccini
  • 14h– Palestra: “Cidade e criança – O desafio de uma cidade boa para todas as pessoas”
    Palestrante: Alencar Massulo de Oliveira, arquiteto e urbanista da equipe de Gestão Territorial da Prefeitura de Osório
  • 14h45min – Palestra: “Sistema de coleta e esgoto cloacal de Novo Hamburgo”
    Palestrante: Neri Chilanti, diretor técnico da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa)
  • 15h30min – Direcionamento dos Grupos de Trabalho (GTs)
  • 15h40min – Discussão dos temas nos GTs para elaboração das propostas
  • 16h40min – Apresentação das propostas
  • 17h10min – Debate e finalização das propostas
  • 18h– Encerramento
Sábado, 7 de junho
  • 8h30min – Credenciamento
  • 9h– Palestra: “Urbanismo e Emergência Climática: Estratégias Integradas para Cidades Saudáveis e Resilientes”
    Palestrante: Tiago Balem, professor doutor da Universidade Feevale e doutor em Planejamento Urbano e Regional
  • 9h45min – Palestra: “Políticas de Habitação e Regularização Fundiária”
    Palestrante: Rafael Bazzan, secretário de Planejamento de Gramado
  • 10h30min – Direcionamento aos GTs
  • 10h40min – Discussão dos temas nos GTs para elaboração das propostas
  • 11h30min – Apresentação das propostas
  • 11h45min – Debate e finalização das propostas
  • 12h15min – Eleição dos delegados da etapa estadual
  • 12h45min – Discussão da composição do Concidade
  • 13h – Encerramento

Serviço

  • O quê: 6ª Conferência Municipal das Cidades
  • Quando: 6 e 7 de junho
  • Onde: Casa das Artes (Rua 1º de Março, 59, Centro, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Gratuito, mediante inscrição prévia pelo link novohamburgo.rs.gov.br/form/cadastro-de-participantes-da-6a-
Foto: Arquivo/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2025 0 Comentários 568 Visualizações
Business

Plano Diretor de Novo Hamburgo será discutido em Audiência Pública

Por Amanda Krohn 24/01/2023
Por Amanda Krohn

A Prefeitura Municipal convoca a população a contribuir com a revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA) de Novo Hamburgo. Desta vez, será realizada a primeira Audiência Pública, em 2 de fevereiro, para discutir e pactuar as propostas que foram elaboradas por especialistas, juntamente com as sugestões da comunidade. A audiência ocorrerá das 19h às 21h15, na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na rua Almirante Barroso, nº 261, no Centro. Com coordenação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), a população conhecerá o estágio atual da revisão e, mais uma vez, poderá contribuir com a evolução do Plano. Os estudos que embasam a revisão são realizados pela empresa URBTEC™.

A secretária a SEDUH, Roberta Gomes de Oliveira, destaca a importância da participação da população. “Reforço o convite para incentivar a participação da comunidade nessa audiência pública, que vai tratar do futuro da nossa cidade”, afirma. Desde o início do processo, já foram realizados cerca de 60 eventos, como encontros celebrados com gestores e parlamentares, equipes técnicas, profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia e construção civil, representantes de diversos setores da sociedade civil, além de membros do Conselho da Cidade (Concidade).

O Plano Diretor Urbanístico Ambiental está sendo construído de forma coletiva e com pleno envolvimento dos atores sociais. As contribuições podem ser feitas a qualquer momento pela página do PDUA no site oficial da Prefeitura, onde é possível consultar todos os documentos elaborados e outras informações sobre o Plano. Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura de Novo Hamburgo.

Serviço

O que: 1ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo – Etapa 3,  Elaboração, Discussão e Pactuação de Propostas
Quando: 2 de fevereiro de 2023 (quinta-feira), das 19h às 21h15
Onde: Câmara Municipal de Vereadores – Rua Almirante Barroso, 261, Centro, Novo Hamburgo

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/01/2023 0 Comentários 692 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO