A cada quadrimestre, a Secretaria de Administração e Fazenda de Picada Café realiza audiências públicas junto ao Legislativo para apresentar o comportamento das receitas e despesas municipais. A próxima apresentação será no dia 19 de maio, às 19h30min, na sala de sessões da Câmara de Vereadores. Em função da pandemia que impõe restrições de concentração de pessoas o limite de presentes será de 20 pessoas. Para facilitar o acesso à audiência, a Secretaria de Administração e Fazenda disponibilizou um canal no site, para uma visualização prévia das informações que serão repassadas dia 19. No mesmo espaço podem ser formalizadas perguntas pela comunidade. Elas serão respondidas durante a audiência pública na Câmara, que também será transmitida ao vivo pelo Facebook da Administração Municipal.
Tag:
comunidade
A solidariedade segue mobilizando a comunidade e os empresários para ajudarem a quem precisa de atenção especial neste período de pandemia que impõe distanciamento social e limita atividades. O Grupo Arezzo, ao repetir o gesto de um mês atrás, doou à Prefeitura, na tarde desta quarta-feira, dia 6, mais 5 mil máscaras. Elas foram recebidas pelo diretor de Turismo, Deivid Schu, que destaca a atitude como fundamental no combate ao coronavírus. “É um momento importante, de grande necessidade de ajuda e empenho de quem pode olhar para o outro”, afirma o diretor, que recebeu o material na Fenac.
E mais empresários se mobilizam para ajudar no combate ao coronavírus. Também nesta quarta-feira, a empresa a Hypnotize Fashion Beach, localizada no bairro Pátria Nova, doou à Prefeitura 6 mil máscaras de tecido tipo TNT reutilizáveis. “São gestos como este que fortalecem ainda mais nossas ações e nos dão a tranquilidade do quanto muitos estão realmente envolvidos na luta contra a pandemia”, destacou o vice-prefeito dr. Antônio Fagan, agradecendo o envolvimento da empresa.
As máscaras serão destinadas ao Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e ao Consultório na Rua, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que atuam nas abordagens a pessoas em situação de rua. “É uma parcela da população vulnerável, que merece toda a atenção da Gestão Pública, completou Fagan, lembrando o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social na estruturação do Abrigo Emergencial, no bairro Guarani, para abrigar estas pessoas.
As máscaras também estão sendo destinadas ao Centro de Convívio para População sem Domicílio, no antigo Hotel Fenac, destinado exclusivamente à população hamburguense (pessoas em situação de rua, idosos que moram sozinhos ou em lares de idosos e encaminhados a isolamento social em razão de sintomas de Covid-19).
Ação reforça a entrega de cestas básicas
E foi na Fenac também que chegaram mais 54 cestas básicas no início da tarde de hoje como resultado da ação dos servidores que atuam na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Cada cesta básica contém ainda uma máscara também doada pela iniciativa. “Decidimos nos reunir para esta ação por que um grupo sempre é mais forte que uma ação individual, assim, mobilizamos também amigos que contribuíram com alimentos e valores em dinheiro, que já foram convertidos nas cestas básicas e estão aqui para serem distribuídas a quem passa por um momento de dificuldade”, afirma a titular da Seduh, Roberta Gomes de Oliveira.
A Fenac segue sendo o “QG” de recebimento das doações feitas pela comunidade. É lá que também diariamente chegam materiais que são encaminhados aos profissionais da saúde que atuam fortemente nesta guerra contra a Covid-19. Desde o início da pandemia, contabilizam-se os seguintes números em doações para profissionais da saúde: 170 aventais, 13 mil máscaras, 3 mil pro pés, 16 mil pares de luvas, 500 pares de sapatilhas e sapatos brancos, 220 lençóis, 8 colchões, 1190 protetores faciais em acrílico. E as doações seguem sendo aceitas, quem quiser colaborar, pode se dirigir à Fenac pela entrada da Rua Araxá, 505, no bairro Ideal, das 12h às 18h. Entre os alimentos, os itens de maior necessidade são óleo, feijão ou lentilha, açúcar e sal.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Todos concordam que preservar a natureza é fundamental. No caso de uma Unidade de Conservação (UC) é muito mais do que isso. É lei. Mas poucos sabem o quanto é difícil equilibrar a preservação de um parque natural com as possibilidades de utilização pela comunidade. Por esse motivo, de cinco em cinco anos, a Lei Federal n° 9.985/2000 exige que seja feito um Plano de Manejo.
E é justamente o que vem sendo feito no Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão. Já em fase de conclusão pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ele deve ser apresentado à comunidade em agosto na 2ª Reunião Técnica de Planejamento onde os moradores poderão sugerir possíveis correções e alterações no estudo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, o Plano de Manejo é um instrumento de equilíbrio entre a natureza e o convívio da comunidade no parque. “Queremos que a população se aproprie do que é seu, sob o aspecto de usar e proteger o local. O Plano não representa impedimento de uso, mas sim um regramento para que todos possam usar e preservar o seu espaço”, explica Sarlet.
Entre as principais ações que o plano prevê estão o regramento nas questões de educação ambiental, comunicação, fiscalização, programas de pesquisas e, especialmente, corte e manejo das espécies de árvores exóticas invasoras.
O corte de árvores é sempre motivo de debate e polêmica entre a comunidade. No entanto, ele é necessário quando se fala em preservação de uma Unidade de Conservação. “Espécies como pinheiro, jambolão e eucalipto precisam ser removidas, pois elas se proliferam sem controle e representam uma ameaça para espécies nativas e para o equilíbrio dos ecossistemas. Nos últimos anos tivemos um crescimento muito grande de árvores tanto exóticas quanto nativas”, explica o secretário.
Para os visitantes, o Plano de Manejo vai ajudar na utilização correta do parque. “Adoramos vir ao parque e aproveitar esse espaço de contato com a natureza. Mas é preciso que todos se conscientizem do que a preservação representa”, diz a moradora do bairro Canudos Maria Aparecida Plentz, 52 anos, que costuma levar a neta para brincar nos brinquedos infantis da praça.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Uma reivindicação da comunidade de Novo Hamburgo será atendida pela Comusa Serviços de Água e Esgoto a partir do próximo mês. A autarquia passa a reduzir o prazo pedido para a instalação de ligações novas. Atualmente o prazo em vigor para os novos pedidos é de até 30 dias. Com a redução a autarquia passa a atender essas solicitações em até 20 dias.
Desde que passou a operar o abastecimento de água na cidade o prazo para as novas ligações foi fixado em 30 dias. “Esse não era um prazo longo e era necessário para que as nossas equipes dessem conta de todas as demandas que temos. No entanto, mesmo sendo um período razoável, a Comusa vinha recebendo pedidos para que esse período fosse reduzido”, explica o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.
A redução no prazo vinha sendo estudada nos últimos meses. Para viabilizar a alteração a autarquia realizou uma reestruturação do setor responsável. “Estamos otimizando os prazos e processos internos para garantir mais agilidade para a comunidade. Sempre que possível nós já realizamos as novas ligações em menor prazo e isso se mantém”, ressalta o diretor-geral.
Reorganização
A reorganização interna que levou à redução do prazo para novas ligações faz parte de um processo de reestruturação de algumas áreas realizado pela direção da Comusa. “Alguns setores estão mudando fisicamente de lugar e estamos qualificando a nossa infraestrutura, inclusive de armazenamento de materiais e as condições de salubridade dos servidores. O objetivo é sempre melhorar os serviços que prestamos à comunidade”, reforça Lüders.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
O Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch recebeu, na noite de 5 de setembro, voluntários da festa e integrantes dos grupos dos 31 projetos participantes da iniciativa, além de representantes da diretoria da AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), autoridades, imprensa e convidados, em um momento de confraternização e apresentação dos resultados. Em 2018 as ações sociais beneficiaram 159.247 pessoas.
“São muitas pessoas que se unem com a preocupação de tornar a vida do próximo melhor. Esse projeto é um dos maiores exemplos da essência da Oktoberfest, que é compartilhar e multiplicar o amor e a solidariedade!”, destacou o presidente da 31ª Oktoberfest de Igrejinha, Luis Carlos Schüller.
Promovido pela Comissão de Relações Sociais, sob a responsabilidade da Coordenação de Projetos Sociais, a ação ultrapassa o número de 400 mil pessoas beneficiadas ao longo de suas sete edições. “Este ano, aumentamos o número de grupos que poderiam se inscrever e tivemos total receptividade na comunidade. Temos grupos que participam desde a primeira edição e, também, muitas equipes novas, o que muito nos alegra e mostra que estamos no caminho certo, mobilizando cada vez mais pessoas para as causas do bem”, comemora Mariela Machado, uma das coordenadoras, ao lado de Lidiani Lehnen, Daiani Bellini e Eduardo Pereira.
As ações sociais realizadas pelos grupos tinham o objetivo de auxiliar as comunidades onde estão inseridos e foram realizadas em seis municípios – Igrejinha, Três Coroas, Taquara, Parobé, Rolante e Novo Hamburgo. A arrecadação de recursos e de donativos – como alimentos, produtos de limpeza e roupas – para ajudar famílias carentes e entidades assistenciais está entre as ações mais realizadas; peça de teatro para estudantes e palestras para a conscientização em temas como drogas, educação e sustentabilidade; além de integração em lar de idosos; campanha de doação de sangue; triagem oftalmológica em escolas municipais; limpeza de áreas públicas, como o Rio Paranhana e a Estrada Geral da Serra Grande, também figuram entre as atividades desenvolvidas pelos participantes.
Os grupos inscritos contaram com a participação de mais de 1.400 voluntários, que criaram, organizaram e promoveram as ações sociais. “Os números impressionam, mas não mais do que o sentimento envolvido, a emoção que percebemos ao receber os relatos. Cada vez temos mais certeza que quem faz as ações tem sido infinitamente beneficiado também. Essa corrente de amor e solidariedade enche nosso coração de boas expectativas. A ação mostra que, se cada um fizer sua parte, podemos, sim, ter um mundo melhor!”, salienta a coordenadora Lidiani Lehnen.
A apresentação dos resultados do Projeto de Socialização foi aberta à participação da comunidade, que ao final foi presenteada com uma apresentação musical de Lukas e Alex.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Gigi Martins, decoradora e organizadora de eventos há mais de 20 anos, está promovendo o lançamento da Calçada da Felicidade, localizada na Rua Rondônia, em Novo Hamburgo.
A iniciativa partiu de uma ideia de Gigi. “Eu ficava triste ao ver o muro do Cemitério Luterano sujo e abandonado, em frente ao prédio em que moro. Em tempos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, tive a ideia de envolver os vizinhos do seu condomínio para revitalizar do muro que fica em frente ao condomínio Paul Cezanne”, conta.
Segundo ela, foram utilizados utensílios de seu acervo pessoal e de vizinhos para a concretização do projeto, que levou um mês para ser executado. Suportes de madeira com vasos de flores e um poste com diversas placas com palavras de motivação, e coqueiros foram revestidos com crochês em formato de flores dão um colorido à rua, no bairro Boa Vista.
No dia 9 de junho, ocorre o evento de inauguração oficial do espaço. Das 14h às 18h, terão muitas atrações planejadas: banda gospel, DJ, show de violino, violão e voz, além de brechó, antiguidades, embelezamento de pets, infláveis para crianças e artistas animando a festa. A praça de alimentação que será instalada no local promete diversas opções e uma mesa comunitária com doces e salgados doados por vizinhos e empresas da cidade.
Serviço
O quê: Lançamento da Calçada da Felicidade
Quando: 9/6, das 14h às 18h (em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 16/06)
Onde: Rua Rondônia, bairro Boa Vista, Novo Hamburgo
Quanto: Entrada franca
Foto: Divulgação
Notícias mais antigas

