Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

catadores

Variedades

Canoas sedia mutirão com foco em catadores e consciência ambiental neste sábado

Por Jonathan da Silva 04/07/2025
Por Jonathan da Silva

A 1ª edição do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, evento gratuito que marca o início do projeto Conexões Sustentáveis nos municípios de Canoas e Esteio, será atração neste sábado, 5 de julho, no Complexo Esportivo e Cultural Praça da Juventude Nelson Mandela, no bairro Guajuviras, em Canoas. A iniciativa busca valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e incentivar a separação e o descarte correto de resíduos.

Organizado pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras, o projeto tem como objetivo estruturar e fortalecer o desenvolvimento socioprodutivo de catadores. O evento também reforça a importância da consciência ambiental em um contexto de intensificação dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, um ano após as enchentes de 2024.

Educação ambiental e integração comunitária

O evento é voltado à educação ambiental e à integração comunitária, com atividades culturais, oficinas e ações práticas. O público poderá levar resíduos recicláveis, como papel, papelão, PET, latas e plásticos, que serão entregues diretamente às equipes de catadores. As cem primeiras pessoas que levarem recicláveis receberão um kit com brindes e erva-mate.

A presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis, Dione Manetti, afirmou que “esse é o primeiro evento que o projeto Conexões Sustentáveis está organizando. E a missão dele é, por meio da cultura e da interação entre a população, os catadores e os artistas convidados, trazer à tona o tema da reciclagem e da importância do trabalho dos catadores para a qualidade de vida na cidade e proteção do meio ambiente. Além disso, mostrar que cada pessoa tem sua responsabilidade e que apoiar a reciclagem é um gesto de cidadania”.

Programação variada

Durante a tarde, estão programadas apresentações musicais, oficinas de grafite e breaking dance, contação de histórias e área de recreação infantil. Também haverá uma feira com produtos de artesãos e produtores locais, além de um plantio coletivo de mudas nativas.

O projeto Conexões Sustentáveis prevê a realização de eventos semelhantes em outras praças e espaços públicos de Canoas e Esteio, além de ações permanentes em escolas e no comércio local. O trabalho já está em andamento, com mapeamento e diagnóstico de oito organizações de catadores envolvidas.

Segundo o Instituto Caminhos Sustentáveis, os dados obtidos nos encontros com os grupos de catadores estão servindo de base para a construção de planos de ação voltados à reestruturação e ao fortalecimento dessas organizações, visando maior inclusão e eficiência na gestão dos resíduos urbanos.

Serviço

  • O quê: 1º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
  • Quando: Sábado, 5 de julho, das 12h às 16h30min
  • Onde: Complexo Esportivo e Cultural Praça da Juventude Nelson Mandela – Bairro Guajuviras, Canoas
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Detalhes: Instagram: @ics.br
Foto: ICS/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/07/2025 0 Comentários 432 Visualizações
Cidades

Catadores e recicladores de Santa Cruz recebem capacitação

Por Stephany Foscarini 22/02/2022
Por Stephany Foscarini

A Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase) de Santa Cruz do Sul deu início a uma atividade inédita no município. Nessa segunda-feira (21), ocorreu o primeiro encontro com catadores e recicladores autônomos que atuam em vários pontos da cidade. A oficina, oferecida aos catadores e recicladores do loteamento Mãe de Deus, ocorreu no Cras Integrar, do Bairro Bom Jesus. No encontro, os recicladores receberam orientações sobre vários assuntos, como manuseio dos resíduos, o autocuidado na realização do trabalho, e a importância do ofício para o meio ambiente e para a comunidade.

A sociedade precisa considerar que o trabalho deles é importante para a comunidade e para o meio ambiente. E este trabalho de capacitação também tem a função de empoderá-los, de se sentirem protagonistas, de não se sentirem inferiores aos demais cidadãos”.

O titular da pasta, Everson Carvalho de Bello, destaca o protagonismo como fundamental para a autoestima dos recicladores. “A sociedade precisa considerar que o trabalho deles é importante para a comunidade e para o meio ambiente. E este trabalho de capacitação também tem a função de empoderá-los, de se sentirem protagonistas, de não se sentirem inferiores aos demais cidadãos”, declarou.

Nesta terça-feira, 22, a mesmo atividade ocorre no Cras Beatriz Jungblut, no Bairro Santa Vitória. A estimativa é de que 35 recicladores residem nessa região.

As oficinas ocorrem em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através do projeto de trabalho técnico social da universidade.

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/02/2022 0 Comentários 602 Visualizações
Cidades

Programa Catavida inaugura novo espaço

Por Gabrielle Pacheco 04/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

Por redação

Foi inaugurada a nova sede do programa Catavida, formado pelos catadores da Cooperativa de Construção Civil e Limpeza Urbana – Coolabore de Novo Hamburgo. A abertura oficial do novo espaço para armanezamento de resíduos ocorreu na manhã desta quarta-feira (4). Com 520 m², o galpão agora possui esteira, refeitório, vestiário, sala de reuniões e banheiros.

O evento teve início com apresentação do Coral Catavida, regido por Tita Calcon, que cantou, entre outras músicas, peças de Alceu Valença, Caetano Veloso e Marisa Monte.

Em seguida, Alex Cardoso, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR),  lembrou que esse não é um projeto individual, mas sim coletivo. “Um dia estivemos abandonados, puxando um carrinho, revirando o lixo, com uma carroça e um cavalo, e hoje estamos com nossa própria estrutura, um galpão, com iluminação, com prensa, com caminhão, contrato, valorização, reconhecimento pelo trabalho, e isso está estampado não só na nossa voz, mas no jornal da cidade”, refletiu.

O secretário de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, Roberto Daniel Bota, parabenizou os catadores pela nova casa, afirmando que o trabalho efetuado por eles é exemplar.

“Vocês não são catadores, vocês são educadores. Dentro da nossa cidade, precisamos  dessa consciência de cuidar do que a gente destruiu. Vocês, todos os dias, nos ensinam essa lição”, mencionou.

Já a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, reforçou a fala de Bota, indicando que os catadores do Catavida são, de fato, educadores ambientais.

“Vocês dão um exemplo fantástico para a cidade. Esse trabalho que vocês fazem é tão importante que não pode ficar só entre nós e um grupo pequeno de pessoas,  temos que levar isso para a comunidade, até mesmo como um trabalho de conscientização para o descarte regular do lixo. Nesse espaço novo, sabemos que vocês farão o melhor trabalho possível”, disse a prefeitra.

Udo Sarlet, secretário de Meio Ambiente, avaliou que “esse galpão é muito mais do que merecido. Vemos um espaço bem iluminado, ventilado, e com condições muitos melhores do que o local anterior. Isso me deixa muito feliz, porque sou um grande fã do trabalho de cooperativas, sempre acreditei nisso”.

 

O evento contou ainda com a presença do presidente da Coolabore bairro Industrial, Claudir Frederico, catadores da Cooperativa Coolabore e imprensa.

Cerca de 50 toneladas de materiais recicláveis são recolhidos mensalmente pelo Catavida. Os cooperados recolhem os resíduos seguindo o roteiro estabelecido e, no galpão, os materiais são separados por tipologia, enfardados e vendidos.

Fotos: Laura Poersch Schommer
04/09/2019 0 Comentários 750 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO