Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

apoio

Variedades

Gramado manifesta apoio ao Aeroporto Internacional das Hortênsias, em Canela

Por Jonathan da Silva 22/05/2024
Por Jonathan da Silva

A administração municipal de Gramado manifestou apoio à viabilização do Aeroporto Internacional das Hortênsias, em Canela, durante reunião entre autoridades no Grande Hotel Canela realizada na tarde desta terça-feira (21). O encontro marcou a remobilização da região em torno do projeto. A necessidade de avanço é impulsionada pelo fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e pela limitação de voos do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul.

Gramado esteve representada pelo prefeito Nestor Tissot (PP), pelo vice-prefeito Luia Barbacovi e pelo secretário de turismo Ricardo Bertolucci Reginatto. A reunião ainda teve participação do secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, pelos prefeitos de Canela, Constantino Orsolin (MDB) e de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli (PP), e por outros representantes do Governo do Estado.

Autoridades da região na reunião

Na ocasião, o representante da empresa Cápsula, Alan Furlan, apresentou o projeto e o estudo de viabilidade do Aeroporto Internacional das Hortênsias, que deverá ter um custo entre R$ 600 milhões e R$ 720 milhões. De acordo com Furlan, o modelo que está sendo proposto seria viabilizado pela iniciativa privada através de concorrência pública.

Em pronunciamento, o prefeito Tissot reafirmou que Gramado é parceiro desta iniciativa e apoia o projeto. “Nós queremos o aeroporto de Canela e queremos o aeroporto de Vila Oliva também, pois um não inviabiliza o outro. Gramado apoia e está junto pelo Aeroporto das Hortênsias, já que este é um equipamento fundamental para nossa atividade turística. Em nome da comunidade de Gramado reafirmo que estamos de acordo com essa proposta e para isso temos que nos unir, poder público e iniciativa privada. Um aeroporto há cinco minutos do Centro de Canela, há 15, 20 minutos do Centro de Gramado, transformará a nossa região”, declarou o chefe do executivo de Gramado.

Prefeito de Gramado manifestou apoio ao aeroporto durante o encontro

Fotos: Cleiton Thiele/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2024 1 Comentário 628 Visualizações
Variedades

Fundadora do South Summit mobiliza ajuda internacional para o RS

Por Jonathan da Silva 10/05/2024
Por Jonathan da Silva

A fundadora e presidente do South Summit, María Benjumea, tem realizado mobilização internacional para o envio de ajuda ao Rio Grande do Sul diante das enchentes que assolam o estado. A executiva está encabeçando, diretamente da Espanha, a busca de auxílio financeiro via empresas, startups e comunidade internacional.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande, Simone Stülp, demonstrou apoio a iniciativa. “Estamos focados, neste momento, em buscar todo o apoio possível de parceiros para reconstruir nosso Estado. A María Benjumea é uma figura importante no meio empresarial internacional e tem uma grande identificação com o Rio Grande do Sul. Ela prontamente atendeu ao nosso chamado”, pontuou Simone.

Esta terra me adotou com os braços abertos e me fez sentir uma ‘gaúcha-espanhola’, como costumo dizer. Estamos super comprometidos com o Rio Grande do Sul e nossa querida Porto Alegre. Estamos fazendo e seguiremos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para aliviar esta profunda dor que vivem”, declarou María Benjumea.

Além de buscar fundos junto a empresas, organizações e startups, a fundadora do South Summit está auxiliando na disseminação em âmbito internacional da iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e de parceiros. O objetivo é mapear soluções para o enfrentamento de desastres naturais no estado.

Foto: Joel Vargas/Ascom GVG/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/05/2024 0 Comentários 596 Visualizações
Projetos especiais

Procuradoria Especial reúne mães de crianças com autismo em busca de políticas públicas de apoio

Por Marcel Vogt 24/07/2023
Por Marcel Vogt

As histórias distintas de vida se interligam como um quebra-cabeça nos pontos que tratam de sobrecarga física, emocional e medo, sensações que acometem toda família que recebe o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao buscar uma resposta para características dissonantes de seus filhos. Preocupada com a ausência de rede de apoio às mães que dedicam sua trajetória aos cuidados de crianças, adolescentes e adultos com o distúrbio neurológico, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo reservou a tarde da última terça-feira (18), para debater o tema “Quem cuida de quem cuida?”, trazido a público pelas painelistas Isa Reichert, arteterapeuta, Jaque Raffler, advogada, e Natália Magalhães, musicoterapeuta e presidente da Associação de Musicoterapia do RS (AMT-RS). Realizada no Plenarinho do parlamento municipal, a iniciativa foi louvada pelos presentes, em sua maioria mulheres que vivenciam diariamente os desafios de educar e proteger seus filhos e parentes autistas.

Devido à repercussão positiva do bate-papo entre o público participante, o encontro deve ser repetido em breve no intuito de auxiliar as famílias que enfrentam as dificuldades de conclusão de diagnóstico, atendimento e compreensão da sociedade.

“As participantes que assistiram à atividade disseram que se encontraram através dos depoimentos e das falas das palestrantes. Tive a certeza de que nós devemos promover mais esse tipo de evento, de apoio às mães que têm filho com autismo. As pessoas que aqui vieram saíram radiantes, e elas nos cobraram o retorno do próximo evento. Não vamos parar por aqui”, avaliou a vereadora Lourdes Valim, titular da Procuradoria da Mulher.

Para Isa Reichert, mãe de Indiara, de 10 anos, filha adotiva diagnosticada com autismo, ações dessa natureza ajudam outras famílias a perceberem que não estão sós. “Eu entendo que ser mãe atípica nos tira de muitas possibilidades financeiras, inclusive. A gente abdica muitas vezes da nossa profissão para estar com as crianças. Isso tudo implica e impacta justamente os tratamentos que a gente precisa oferecer para eles. O Estado oferece possibilidades, mas ainda é pouco”, afirmou Isa, que deixou para trás uma carreira bem-sucedida como fotógrafa e optou por tornar-se arteterapeuta para acompanhar Indi, como a chama carinhosamente, em tudo que fosse necessário para ajudar no seu desenvolvimento.

Assim como Isa, a advogada Jaque Raffler entende ser urgente um olhar atento ao autismo no município. “O balanço do encontro foi extremamente positivo. Poderíamos ter reunido mais pessoas, mas ainda é o primeiro passo. Grandes projetos começam de uma forma mais lenta. Novo Hamburgo precisa evoluir muito”, analisou a mãe de João, de 3 anos, autista não verbal, que, devido a outras questões de saúde, precisou ser submetido a diversas cirurgias e cuidados redobrados de seus pais para conseguir sobreviver desde seu nascimento.

Na abertura do evento, a servidora da Procuradoria Carolyne Andersson trouxe uma notícia que deu um pouco de alento às mães presentes ao Legislativo. Conforme informação confirmada pela administração municipal, Novo Hamburgo está entre as três cidades da região que terão recursos para a implantação de um Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe, do governo estadual. Ao todo, foram selecionados 20 projetos em cidades gaúchas. A unidade hamburguense funcionará junto ao Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), no bairro Rondônia. Os atendimentos, cuja meta mínima será de 1,2 mil consultas mensais, serão encaminhados via unidades básicas de saúde (UBSs).

Esse avanço, segundo Jaque, precisa estar associado a outras políticas públicas para atender a contento a população da cidade. “O Município se credenciou para ter um centro de referência do autismo, mas as consultas ainda são em um número muito pequeno. Os atendimentos seriam de 150 usuários mensais, se não me engano. Novo Hamburgo, pelo que a gente tem registrado de autistas que possuem a carteira de identidade, são mais de 600 meninos e 283 casos de meninas”, informou a advogada, que defende o acolhimento em saúde e a inclusão das crianças na rede de ensino de forma respeitosa e atenta às necessidades.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/07/2023 0 Comentários 598 Visualizações
Projetos especiais

Estação novo hamburgo da Trensurb recebe mais uma ação do projeto Help

Por Marcel Vogt 02/06/2023
Por Marcel Vogt

Neste sábado, 3, das 10h às 12h, a Estação Novo Hamburgo da Trensurb recebe mais uma vez a ação “Vida sobre Trilhos”, do projeto Help, focada em saúde mental e valorização da vida. Voluntários do projeto irão distribuir mensagens motivacionais aos usuários do metrô e oferecer um local de escuta qualificada, o chamado “Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição pessoas para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional. Além disso, será promovido dinâmicas interativas, buscando incentivar que o público participante da ação alcance suas próprias histórias de superação. O projeto disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 4200-0034.
 
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas em todo o planeta sofrem de depressão. A cada 40 segundos, uma pessoa, no mundo, tira a própria vida. E o Rio Grande do Sul, historicamente, é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Buscando contribuir para mudar essa realidade, os voluntários do Help prestam serviços à comunidade, ao conscientizar sobre a saúde mental e valorização da vida e também amparar aqueles que lidam com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desejos de suicídio, entre outros.

Os participantes do projeto são, em geral, pessoas que já venceram esses problemas, muitas vezes vistos como tabu na sociedade. Desse modo, eles procuram realizar um trabalho social, apresentando, através de suas próprias histórias de vitória, ferramentas para que outras pessoas também possam superar questões de ordem emocional e reconstruir sua saúde mental. A ação de sábado será a 34ª, alcançando, ao longo das edições, 8,5 mil usuários do metrô nos seis municípios atendidos pela linha do trem. Ao todo, 128 pessoas foram atendidas no Cantinho do Desabafo e mais de 150 voluntários participaram das atividades.
 
Estão programadas ações nas estações até o fim deste mês, sempre aos sábados, das 10h às 12h:
 03/06, na Estação Novo Hamburgo;
10/06, na Estação Mathias Velho;
17/06, na Estação Sapucaia;
24/06, na Estação Mercado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/06/2023 0 Comentários 591 Visualizações
Variedades

Granpal promove reunião em apoio ao projeto de investimento em rodovias da região Metropolitana

Por Stephany Foscarini 17/05/2022
Por Stephany Foscarini

A Granpal promoveu, nesta segunda-feira (16), uma reunião com representantes do governo do Estado, deputados e de associações de outras regiões para discutir o Projeto de Lei n° 51/2022, que trata da destinação de recursos estaduais para melhorias em rodovias federais. O PL é o segundo projeto previsto para votação dos parlamentares nesta terça-feira, 17, de acordo com a ordem do dia.

Esse investimento será fundamental na melhoria da mobilidade urbana das nossas cidades e também na atração de novos empreendimentos. É importante para a logística da região da Granpal, que é composta por 19 municípios e concentra 40% da população do RS e 37% do PIB do Estado”.

O presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do Estado. “Esse investimento será fundamental na melhoria da mobilidade urbana das nossas cidades e também na atração de novos empreendimentos. É importante para a logística da região da Granpal, que é composta por 19 municípios e concentra 40% da população do RS e 37% do PIB do Estado”, ressaltou.

O presidente da Granpal também enfatizou que a entidade apoia o projeto e espera a sensibilidade dos deputados neste assunto, pois permitirá obras imediatas nas BRs 116 e 290.

Temos recursos, planejamos e queremos executar. Para uma sociedade se desenvolver é preciso investimento público. Nós podemos alocar esses quase R$ 500 milhões e não faltarão recursos para outros municípios”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr., destacou que são obras estruturantes, com redução do tempo de deslocamento e melhorias em rotas de escoamento da produção do Estado. “Temos recursos, planejamos e queremos executar. Para uma sociedade se desenvolver é preciso investimento público. Nós podemos alocar esses quase R$ 500 milhões e não faltarão recursos para outros municípios”, afirmou.

Lemos também ressaltou que mais de três mil quilômetros de rodovias estão em obras no Estado. A reunião teve as presenças, pela Granpal, dos prefeitos de Esteio, Leonardo Pascoal, e de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues. Participaram ainda prefeitos e representantes das Associações dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP), da Região Carbonífera (ASMURC), da Fronteira Oeste (AMFRO) e da Costa Doce (ACOSTADOCE). Também integraram a reunião o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Luciano Faustino, o engenheiro Hiratan Pinheiro, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e os deputados Adolfo Brito, Airton Lima, Frederico Antunes, Juvir Costella e Mateus Wesp.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/05/2022 0 Comentários 666 Visualizações
Cidades

Consepro pede ajuda da Câmara de Novo Hamburgo para ampliar apoio aos órgãos de segurança

Por Stephany Foscarini 15/03/2022
Por Stephany Foscarini

Atendendo a convite do vereador Vladi Lourenço (PSDB), o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro), Jurandir dos Santos, compareceu à sessão desta segunda-feira (14), para apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade. Durante sua manifestação, ele falou sobre o compromisso da atual diretoria em resgatar a credibilidade e a força da instituição e pediu o apoio do Poder Legislativo.

“Vocês são conhecedores das necessidades da nossa segurança pública. Quase que diariamente os órgãos nos procuram solicitando verba para as mais diferentes finalidades. No final do século passado, o Consepro tinha uma arrecadação significativa. Com essa receita, conseguia atender muitas demandas. Temos um compromisso de fazer ressurgir o nosso Consepro, que permaneceu durante muito tempo adormecido. Buscamos apoio em algumas empresas e instituições bancárias. O Município também tem nos recebido. Temos muito a fazer, mas, sem recursos, nada fazemos”, pontuou Santos, que ocupa a presidência da entidade desde 2020.

Formado por membros voluntários, o Consepro tem por objetivo colaborar com os órgãos públicos de segurança por meio do repasse de equipamentos e promoção de cursos e treinamentos. O conselho conta com representantes de entidades comunitárias e empresariais e sobrevive de doações da comunidade. Embora seja uma pauta de responsabilidade do Estado, o conselho busca agilizar os serviços prestados pelos órgãos de segurança por meio de processos mais céleres. A instituição também se dedica a ouvir reclamações e sugestões da comunidade e pleitear soluções junto ao poder público.

Aporte da Câmara

No final do ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo indicou a destinação de R$ 300 mil para o Consepro. Santos salientou a importância dos aportes de outras instâncias governamentais para o aparelhamento das forças de segurança. “Temos acompanhado em outros municípios um apoio muito importante das prefeituras. Elas ajudam seus respectivos conselhos, que revertem os valores em investimentos que beneficiarão a própria comunidade”, explicou.

Em 2021, as verbas arrecadadas pelo Consepro em Novo Hamburgo permitiram reformas em sedes da Brigada Militar e da Polícia Civil, bem como a aquisição de equipamentos e uniformes. As necessidades, contudo, são bem maiores. O objetivo do conselho é ampliar as fontes e volumes de doações para garantir investimentos em videomonitoramento e cercamento eletrônico e a compra de viaturas, motocicletas e drones.

Dedução do ICMS

Um dos trabalhos realizados pelo Consepro consiste na abordagem a empresas da cidade explicando a existência do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (Piseg). A iniciativa governamental possibilita o direcionamento de parte dos valores recolhidos como ICMS para o Fundo Comunitário Pró-Segurança. “Estamos trabalhando para que esses recursos venham com destinação certa e não caiam em um caixa único do Estado”, acrescentou Santos.

Temos que trabalhar também com os nossos deputados, que sempre podem contribuir. É com parcerias formadas que conseguiremos construir algo”.

Integrantes da Comissão de Segurança Pública da Câmara, os vereadores progressistas Felipe Kuhn Braun e Gustavo Finck se colocaram à disposição do Consepro. “O tema da segurança é muito caro para nós, hamburguenses. Somos reféns do próprio medo”, alertou Felipe. “Temos que trabalhar também com os nossos deputados, que sempre podem contribuir. É com parcerias formadas que conseguiremos construir algo”, sugeriu Finck.

Com reconhecimento de utilidade pública desde 1980, o Consepro de Novo Hamburgo ocupa hoje uma sala junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL NH). Para doações e mais informações, é possível entrar em contato pelos telefones (51) 3594-3610 e (51) 99989-4239. “O Consepro nunca parou totalmente, mas queremos ressurgir como uma força importante para os órgãos de segurança”, finalizou o presidente.

Foto: Daniele Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/03/2022 0 Comentários 516 Visualizações
Cidades

Prefeita busca apoio para que não fechem a UTI pediátrica em Santa Cruz

Por Milena Costa 02/08/2021
Por Milena Costa

A semana teve início com mais um movimento em favor da luta pelo não fechamento da UTI Pediátrica em Santa Cruz do Sul. A pedido da prefeita Helena Hermany, uma reunião virtual com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, ocorreu hoje pela manhã e reuniu representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Hospital Santa Cruz, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

“Nossa UTI Pediátrica foi construída e implementada com o esforço de muita gente, com muito apoio da comunidade. Fechar os leitos será um retrocesso e a população não vai entender isso.”

No encontro a prefeita fez um forte apelo ao governo do Estado para que os dois leitos pediátricos sejam mantidos em Santa Cruz do Sul. Ela reiterou que o Município não é contra a abertura de leitos pediátricos regionais em Venâncio Aires, mas que não aceita perder a estrutura existente no Hospital Santa Cruz, fruto de uma grande mobilização comunitária na década de 90. “Nossa UTI Pediátrica foi construída e implementada com o esforço de muita gente, com muito apoio da comunidade. Fechar os leitos será um retrocesso e a população não vai entender isso. O Estado precisa estimular a convergência regional nas políticas públicas e não gerar divergências”, disse ela.

De acordo com a PGM, nos autos de um inquérito civil de 2017, que tramita junto ao Ministério Público Federal (MPF), não houve em nenhum momento determinação para que fossem extintos os dois leitos pediátricos em Santa Cruz, mas para que houvesse sim uma readequação. Nesse sentido o Município vai buscar atender as condições técnicas, mas antes disso é preciso que o Estado aponte as providências necessárias para manutenção da UTI mista.

Nesta terça-feira, uma reunião virtual convocada pelo MPF, reúne novamente Prefeitura, HSC e 13ª CRS.

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/08/2021 0 Comentários 711 Visualizações
Variedades

Superação de mãos dadas, 15 anos de luta contra o câncer de mama

Por Milena Costa 29/06/2021
Por Milena Costa

Um dos maiores medos de uma mulher é ser diagnosticada com câncer de mama, pois os seios têm uma ligação forte com a feminilidade e a maternidade. Quando isso acontece, a primeira sensação é de impotência e questionamento, porque, além das preocupações normais quanto a qualquer tumor, também podem surgir inseguranças em relação à aparência dela.
Foi através do mastologista Dr. Damasio Macedo Trindade que surgiu o grupo Amigas de Mãos Dadas.

Em 2006, ele solicitou à assistente social Flávia Regina Trevisan que encontrasse uma psicóloga para trabalhar com ele, pois muitas mulheres recebiam a notícia da doença e não retornavam mais por falta desse suporte. A partir disso, em 30 de junho daquele ano, essa corrente do bem teve início, coordenada pela assistente social Flávia Trevisan e pela psicóloga Marlise Bernd. O grupo era pequeno e, com o passar dos anos, foi aumentando: são 148 participantes, mas, no total, já foram acolhidas mais de 250 mulheres ao mesmo tempo.

“Nunca mais tinha conseguido falar com cada uma individualmente, e a pandemia me proporcionou isso”.

Atualmente, os encontros têm sido realizados no salão Nobre da Catedral São Luiz Gonzaga. Durante a pandemia, Flávia e Marlise tentaram manter o grupo unido – mesmo a distância, nunca deixaram qualquer integrante desamparada. “Nunca mais tinha conseguido falar com cada uma individualmente, e a pandemia me proporcionou isso”, comenta Flávia.

A importância do grupo

“Sempre tive muito apoio do meu marido, meus filhos, minha mãe, mas tem coisas que eu não queria conversar com eles, coisas que eles não entendiam”.

Regina Beatriz da Silva, 63 anos, descobriu a doença aos 48. Integrante desde a primeira reunião e hoje voluntária, ela conta que o grupo foi uma forma de apoio, onde podia desabafar assuntos com os quais não se sentia confortável falando para a família. “Sempre tive muito apoio do meu marido, meus filhos, minha mãe, mas tem coisas que eu não queria conversar com eles, coisas que eles não entendiam. Foi muito difícil me ver sem cabelo, e no dia em que a Marlise conseguiu uma peruca para mim, foi maravilhoso”, destaca ela.

“As pessoas falam que vou ficar bem, mas não estão na minha pele. Já no grupo é diferente, consigo me tranquilizar e sanar todas as minhas dúvidas e medos”.

Já Isabel Cristina Ferreira, 50 anos, está no estágio inicial da doença e juntou-se ao grupo recentemente. Ela conta que a descoberta do câncer foi sem querer. Em uma consulta de rotina com o dermatologista durante a campanha do Outubro Rosa, o médico perguntou se ela queria fazer a mamografia – ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce. “Tenho muito apoio da minha família, mas, no grupo, temos a oportunidade de ouvir histórias de mulheres que já passaram por isso. As pessoas falam que vou ficar bem, mas não estão na minha pele. Já no grupo é diferente, consigo me tranquilizar e sanar todas as minhas dúvidas e medos”, destaca ela.

Neste mês, o grupo completa 15 anos e irá promover, no dia 30 de junho, uma comemoração no Salão Nobre da Catedral São Luiz, em Novo Hamburgo.

Foto: Milena da Costa/Divulgação | Fonte: Milena da Costa

 

29/06/2021 0 Comentários 622 Visualizações
Cultura

Amrigs apoia projeto Expresso Cultural Móvel

Por Gabrielle Pacheco 11/08/2020
Por Gabrielle Pacheco

O projeto Expresso Cultural Móvel convida diversos artistas para realização de shows pelas ruas de Porto Alegre. Com isso, o público pode acompanhar as atrações de dentro de suas casas respeitando o distanciamento social, em função da pandemia de coronavírus. A estreia, realizada no bairro Petrópolis no dia 30 de julho, contou com DJ Capu e a Banda + Amor Por Favor. No sábado, 08 de agosto, o Expresso passou pelas ruas do bairro Restinga, com o grupo Três de Sax como atração musical. Para o gestor do Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Eduardo Baldasso, o investimento é válido.

“Para a Amrigs, investir em cultura e bem estar é investir em saúde. Estamos trabalhando com a saúde mental da população”

A ideia era um sonho antigo de Eduardo, que acabou virando realidade diante do cenário instaurado com a pandemia de Covid-19.

“Ter o Teatro Amrigs fechado é algo que nos deixou muito tristes. Este projeto veio para sanar essa questão e para conseguir levar um pouco de alegria para as pessoas de um jeito diferente. Meu sentimento é de muita felicidade em contribuir para a cidade onde vivemos”, afirmou Baldasso.

“Demos o nosso total apoio e concordância com o projeto, pois nada é mais importante agora para promover a saúde mental das pessoas do que proporcionar momentos de lazer. Todos estão em casa, passando por uma ansiedade grande e nada melhor do que ajudar levando alguns minutos de alegria para as famílias”, afirmou o diretor de Patrimônio e Eventos e diretor Científico e Cultural Interino da Amrigs, Daltro Nunes.

Algumas das próximas atrações previstas são Rafa Machado, Júlia Reis, Edu Berdi, Comediante Erick Clepton, Índio Behn, Maikinho Pereira, Camila Lopez e Blue Box. Entre os demais bairros que serão contemplados estão Centro, Cristal, Partenon, Teresópolis, Rio Branco, Sarandi, Bela Vista, Santana, Cidade Baixa, Vila Jardim, Floresta, Rubem Berta, Lindóia, São João, Bom Fim, Medianeira, Tristeza, Ipanema e Três Figueiras.

As ações ocorrem nas terças, quintas e sábados das 19h às 21h. O roteiro inclui um ponto de partida e três paradas em locais estratégicos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2020 0 Comentários 637 Visualizações
Variedades

Taurus apoia circuito de lives beneficente com artistas do Rio Grande do Sul

Por Gabrielle Pacheco 31/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Taurus, uma das principais fabricantes de armas do mundo, está apoiando o Festival Gaúcho Coração. O projeto promove uma ampla programação de lives com artistas conhecidos do Rio Grande do Sul. Ao menos 25 apresentações musicais online estão previstas até setembro. O objetivo é beneficiar centenas de artistas e milhares de trabalhadores do setor da música, muito prejudicado pela pandemia de coronavírus, sem shows presenciais há meses.

Além disso, os recursos e alimentos arrecadados com o patrocínio de empresas privadas e do público serão destinados para hospitais, como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e entidades filantrópicas.

Segundo o presidente da Taurus, esta é uma importante iniciativa cultural neste momento difícil de pandemia. “Somos uma empresa brasileira com operações há 80 anos no Rio Grande do Sul, onde crescemos junto com a população. Temos muito orgulho da riqueza cultural gaúcha, por isso consideramos importante ajudarmos e apoiarmos nesse momento. O apoio ao Festival Gaúcho Coração é uma contribuição da Taurus para os músicos, entidades sociais e para os hospitais da região, assim como para proporcionar um pouco de divertimento e distração às diversas famílias neste período”, diz Salesio Nuhs, presidente da Taurus.

As lives acontecem sempre nos canais dos artistas no YouTube. A programação dos próximos dias inclui Ângelo Franco, Cristiano Quevedo, Erlon Péricles, Joca Martins e participação especial de Gujo Teixeira neste sábado (1º). Já no domingo (2), a atração é o grupo Tchê Guri.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/07/2020 0 Comentários 707 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO