Cine Iberê exibe filme ícone do Cinema de Invenção

Por Gabrielle Pacheco

No domingo, 2 de dezembro, às 16h, a Fundação Iberê Camargo apresenta o filme Bang Bang, do cineasta Andrea Tonacci, protagonizado pelo ator Paulo César Pereio e realizado em 1971. A sessão única e gratuita será comentada pelo professor doutor em comunicação e audiovisual Jamer Guterres de Mello. Com curadoria de Marta Biavaschi, a programação do Cine Iberê integra as atividades paralelas às exposições Subversão da Forma e Iberê Camargo: formas em movimento.

Filme ícone do cinema de invenção – importante movimento do cinema brasileiro – Bang Bang é anárquico, satírico, burlesco e metalinguístico, com inspiração no cinema policial e na linguagem das histórias em quadrinhos. Trazendo como tema o cinema e o processo autoral, o filme é uma potente referência do cinema experimental, inspirando novos realizadores desde seu lançamento até os dias de hoje.

Sinopse

O ator de um filme em realização (Paulo César Pereio) vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado, sua autoimagem… A comicidade, os motivos da perseguição, as situações, os personagens, a cenografia, os diálogos e a trilha sonora – que utiliza temas conhecidos de outros filmes – remetem a símbolos, metáforas e a recusa da possível lógica narrativa, permitindo ao espectador uma sensação análoga à do personagem central. Uma viagem bem-humorada e visualmente moderna. Assista o trailer.

O cineasta italiano radicado no Brasil Andrea Tonacci (1944-2016) foi um dos realizadores com maior e mais potente experimentação de linguagem do cinema brasileiro. Além de Bang Bang (1971), destacam-se em sua filmografia Olho por Olho (1966), BláBláBlá (1968), Os Arara (1980) e Conversas no Maranhão (1983). Em 2013, realizou seu último filme Já Visto Jamais Visto, com Cristina Amaral, sua companheira e montadora. Em 2016 foi o grande homenageado da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Mina Gerais, e em 2017 foram realizadas retrospectivas de sua obra no Cinéma du Réel, Centre Georges Pompidou, em Paris, e no Art of the Real, Lincoln Center, em Nova York.

Jamer Guterres de Mello é doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, com estágio de Doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Educação pela UFRGS. Atua como pesquisador na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual e Teorias da Comunicação, nos temas: cinema documentário; cinema experimental; história e teorias do cinema, estéticas da comunicação, videoinstalação; e relações entre artes visuais e cinema. Realizou seu Pós-Doutorado com projeto de pesquisa sobre as videoinstalações do artista e cineasta alemão Harun Farocki, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar